“jesus quer estabelecer no mundo a devoção ao meu ... · pdf fileconheceu...

4
Director: Pedro Sottomayor Directora Adjunta: Maria Lúcia Ferraz de Andrade Boletim trimestral do Grupo da Imaculada ANO VII - N.º 32 13 de Outubro de 2009 Pedimos que conserve os Boletins trimestrais que servirão para recordar normas e suas explicações! Pelo motivo das Comemorações dos 25 anos do Grupo da Imaculada, esta edição foi antecipada duas semanas. GRUPO DA IMACULADA 25 ANOS EM MISSÃO “Jesus quer estabelecer no mundo a devoção ao Meu Imaculado Coração” (Nossa Senhora em Fátima, 13 de Junho de 1917) Como os pastorinhos rezemos: “Ó Santíssima Trindade eu Vos adoro; meu Deus, meu Deus, eu Vos amo no Santíssimo Sacramento”. IGREJA DA SANTÍSSIMA TRINDADE 17 de Outubro de 2009

Upload: buidiep

Post on 30-Jan-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: “Jesus quer estabelecer no mundo a devoção ao Meu ... · PDF fileconheceu Inácio de Loyola, com quem fez amizade, e que repetidamente o ... o Menino Jesus, Nossa Senhora e S

Director: Pedro SottomayorDirectora Adjunta: Maria Lúcia Ferraz de AndradeBoletim trimestral do Grupo da Imaculada ANO VII - N.º 32 13 de Outubro de 2009

Pedimos que conserve os Boletins trimestrais que servirão para recordar normas e suas explicações!Pelo motivo das Comemorações dos 25 anos do Grupo da Imaculada, esta edição foi antecipada duas semanas.

GRUPO DA IMACULADA25 ANOS EM MISSÃO

“Jesus quer estabelecer no mundo a devoção ao Meu Imaculado Coração”

(Nossa Senhora em Fátima, 13 de Junho de 1917)

Como os pastorinhosrezemos:

“Ó Santíssima Trindadeeu Vos adoro;meu Deus, meu Deus,eu Vos amo no Santíssimo Sacramento”.

IGREJA DA SANTÍSSIMA TRINDADE17 de Outubro de 2009

Page 2: “Jesus quer estabelecer no mundo a devoção ao Meu ... · PDF fileconheceu Inácio de Loyola, com quem fez amizade, e que repetidamente o ... o Menino Jesus, Nossa Senhora e S

Francisco Xavier nasceu em Espa-nha em 1506; so-freu com a guerra, onde aprendeu a nobreza e a valen-tia; com dezoito anos foi para Paris estudar, tornando-

-se doutor e professor.Vaidoso e ambicioso, buscava

glória de si próprio até ao dia em que conheceu Inácio de Loyola, com quem fez amizade, e que repetidamente o alertava:

“ Francisco, de que adianta ao ho-mem ganhar o mundo inteiro se vier a perder a sua alma?”

Com o tempo, e intercessão de Iná-cio, o coração de Francisco foi ceden-do ao amor de Jesus, até que entrou no verdadeiro processo de conversão; o resultado vê-se no facto de se ter tornado co-fundador da Companhia de Jesus.

Já como Padre, e empenhado no caminho da santidade, Francisco Xavier recebeu de Inácio de Loyola a missão no Oriente. Nas Índias, fez um enorme trabalho de evangelização que abrangeu todas as classes sociais e todas as idades; seguindo para o Ja-pão, submeteu-se aos seus costumes e aprendeu a língua, a fim de anunciar a Boa Nova do Evangelho. Ambicio-nando a China para Cristo, pôs-se a

Página 2 13 de Outubro de 2009 Grupo da Imaculada

S.Francisco Xavier (3 de Dezembro)Patrono Universal das Missões

INTENÇÕES TRIMESTRAIS DO GRUPO DA IMACULADA

1º Pelas missões2º Pelas almas do Purgatório3º Pelas intenções do Grupo da Imaculada

SAIBA QUE:

Foi na aparição de 13 de Outubro de 1917 que os pastorinhos tiveram a visão da Sagrada Família - o Menino Jesus, Nossa Senhora e S. José. Vem pois a propósito que, neste mês de Outubro e ao começar a celebração dos 25 anos do Grupo da Imaculada, lembremos que um dos objectivos deste Grupo é a união das famílias como verdadeiras Igrejas domésticas. Essa união constrói-se e mantém-se no amor entre os membros da família, devendo ser esse amor um reflexo do amor de Deus.

Quando, nas terras em que existem os Monumentos ao Imaculado Cora-ção de Maria, se faz a consagração a esse mesmo Imaculado Coração, dos lares, dessa terra e de cada pessoa em particular, está-se a abrir o coração de cada um e de cada família ao amor de Nossa Senhora, ao compromisso de A imitar e à confiança na Sua ajuda

O Grupo da Imaculada está em festa!

Em festa, porque há 25 anos espalha pelo mun-do inteiro a devoção ao Imaculado Coração de Maria. Em festa, porque difunde por todo o mun-do a devoção dos Cinco Primeiros Sábados. Em festa, porque há 25 anos promove a reza diária do terço e um maior conhecimento da Bíblia, e porque trabalha, em todas as terras onde já se encontra implantado, pela união das famílias, autênticas igrejas domésticas.

Na verdade, o Grupo da Imaculada, nestes 25 anos em missão, já chegou a todo o mundo. Em Portugal são mais de duzentas as terras que se encontram consagradas ao Imaculado Coração de Maria. No estrangeiro, são também muitos os locais onde, através da acção do Grupo da Imaculada, já se abraçou esta devoção: Brasil, Argentina, Polónia, Antilhas, S. Tomé e Príncipe, Chile, Ucrânia, Macau, Peru e Filipinas. À sua pas-sagem, o Grupo da Imaculada, deixou um marco da sua acção evangelizadora que é o Monumento em honra do Imaculado Coração de Maria, símbolo de que aquela terra quis acolher a protecção de Nossa Senhora - Refúgio, Luz e Guia que nos conduz a Jesus! E como é bonito ver, como são tantas as pessoas que já quiseram - como se vê na bandeira do nosso Grupo - entregar o seu coração a Nossa Senhora!

Neste tempo de festa, e porque ao longo destes 25 anos foram muitas as graças que o Grupo da Imaculada recebeu, não podemos terminar sem expressar a nossa gratidão à Fundadora do Grupo da Imaculada, Sr.ª Dr.ª Maria das Candeias Martins Morgado que colocou toda a sua vida, toda a sua alma e todo o seu coração ao serviço desse desejo de Jesus: “Jesus quer estabelecer no mundo a devoção ao Meu Imaculado Coração.”

Maria Lúcia Ferraz de Andrade

caminho, mas veio a morrer por causa da forte febre e cansaço.

Esse grande Santo missionário en-trou no Céu com quarenta e seis anos, e percorreu grandes distâncias para anunciar o Evangelho; se colocássemos numa linha o percurso das suas viagens, daríamos três vezes a volta à Terra. São Francisco Xavier com dez anos de apostolado tornou-se merecidamente o Patrono Universal das Missões.

Lutou sempre e incondicionalmente após se vencer e se sobrepor às vaida-des do mundo, ao fim e ao cabo, após transpor o que está representado nos dois primeiros degraus do Monumento erigido em honra do Imaculado Coração de Maria. Subindo então ao terceiro degrau, desapegou-se, das coisas do mundo, trabalhou para Deus, cumpriu a sua missão. Hoje é Santo dos Altares e Patrono Universal das Missões.

Francisco Xavier, é fonte inspiradora dos também “missionários” do Grupo da Imaculada pois, tal como ele, temos o objectivo último de contribuir para a salvação das almas.

João Brito e Faro

Um dos objectivos do Grupo da Imaculada é a união das Famílias

nos momentos difíceis da vida de cada um e de cada lar-família. Estamos a entregar-lhe as nossas vidas para que Ela as apresente a Jesus; estamos a procurar desagravar o Seu Imaculado Coração. Mas tudo isto só se consegue por meio da oração e da aproximação a Jesus nos sacramentos. A oração que nos salta à vista ao fixarmos os Monumentos é o Terço, tão pedido por Nossa Senhora e tão recomendado pe-los Papas. Tendo o Terço a “força” que tem, procuremos rezá-lo em família, na certeza de que, com essa oração, a família conseguirá vencer as suas dificuldades porque no meio delas es-tará Jesus. Se o fizermos, as famílias serão mais santas e, neste ano sacer-dotal, não podemos esquecer que as famílias são um ambiente priveligiado para as vocações sacerdotais. É pois necessário que criemos lares cris-tãos, berços de Sacerdotes.

Pedro Sottomayor

“Francisco, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se vier a perder a sua alma?”

Page 3: “Jesus quer estabelecer no mundo a devoção ao Meu ... · PDF fileconheceu Inácio de Loyola, com quem fez amizade, e que repetidamente o ... o Menino Jesus, Nossa Senhora e S

Grupo da Imaculada 13 de Outubro de 2009 Página 3

“A Senhora Dra. Maria das Candeias Martins Morgado, Fundadora do Grupo da Imaculada e da Fundação Apostolado do Imaculado Coração de Ma-ria, nasceu - ao tempo em Aldeia Nova de S. Bento, Diocese de Beja - no dia 5 de Setembro de 1924; foi baptizada a 16 de Novembro desse mesmo ano e fez a primeira comunhão a 6 de Maio de 1933.

Desde pequenina manifestava grande amor a Jesus e ao Imaculado Coração de Maria.

Renunciava a distracções próprias da sua idade, para se isolar e meditar nas maravilhas do Senhor.

De uma pureza irrepreensível, a sua inocência quase infantil causava admiração. Toda a sua ado-lescência e juventude foram um verdadeiro exemplo de entrega ao Senhor.

A NOSSA FUNDADORA “Desde pequenina manifestava grande amor a Jesus e ao Imaculado Coração de Maria.”

“O que mais apreciei foi ver que este movimento, sendo um Movimento de leigos, vive em obediência e em união com os Bispos e Sacerdotes”.

De Norte a Sul do País…De Norte a Sul do País, têm sido realizadas reuniões com as Comissões Locais para preparar as comemorações dos 25 anos do Gupo da Imaculada.

Nestas reuniões que já ultrapassam as 130, foi mostrado um filme com a história e a espiritualidade do Grupo. Algumas palavras recolhidas durante essas reuniões, e que a seguir transcrevemos, testemunham o entusiasmo que já se vive, mas também a necessidade de mais contactos para melhor conhecimento do Grupo da Imaculada e da sua actividade.

“Quero que continueis a ir à Cova da Iria no dia 13, que continueis a rezar o Terço todos os dias...”

19 de Agosto de 1917 (4ª aparição de Nossa Senhora em Fátima)

E Nossa Senhora disse...FICHA TÉCNICA Preço:EUR 0,10Proprietário: Fundação Apostolado do Imaculado Coração de MariaSede: Rua da Padroeira, 30, 2495-418 FátimaTipografia: Indugráfica, Indústria Gráfica, Lda. - 2495-405 FátimaI.C.S. n.º 123963 Depósito Legal n.º175351/02 Tiragem: 3.000 ex. Redacção: Alexandra Brito e Faro, António Guedes, João Brito e Faro (filho), Leonor Barbosa, Luísa Teixeira de Melo, Maria Leonor Sottomayor (filha), Pedro Teixeira de Melo, Tiago Brito e FaroAdministração: António Carlos Ferraz de Andrade, Nuno Brito e FaroAgradecemos as contribuições feitas para:

NIB 0035 0304 00003521430 08

Formou-se em História e Teologia, leccionando em alguns colégios, particularmente, o Colégio de S. Miguel em Fátima.

Fiel ao Evangelho, à doutrina e ao Magistério da Igreja, trabalhou incansavelmente nas coisas de Deus, sempre com o coração inflamado para salvar muitas almas.

Todo o tempo achava pouco para rezar, me-ditar e preparar as actividades apostólicas e missionárias do Grupo da Imaculada.

Deus chamou-a para Si no dia 20 de Agosto de 2003, dia de S. Bernardo de Claraval, de quem era muito devota; foi a sepultar no dia de Nossa Senhora Rainha, 22 de Agosto”.

Angelina Pinto Leite

No dia 18 de Outubro de 2009, no âmbito das Comemorações, será realizada uma Peregrinação a Vila Nova de S.Bento, terra natal da nossa Fundadora. De tarde, realizar-se-á a Renovação da Consagração ao Imaculado Coração de Maria, cerimónia presidida por Sua Exª. Reverendíssima, Sr. D.António Vitalino, Bispo de Beja.

Na terra natal da nossa Fundadora...

“…depois de ver este filme e de pensar nas graças que tenho recebido, lembrei-me do Imaculado Coração de Maria que tenho na sala; tenho a certeza que as graças vieram por Seu intermédio”.

“Foi a coisa mais linda que eu já vi!”

“Valeu muito a pena virem mostrar-nos o filme e virem fazer a reunião. Foi muito importante para nós. Muito obrigado”.

“O filme vale mesmo a pena! Vou ver se o Sr. Padre o passa um dia, na Igreja, para toda a paróquia poder ver”.

“Achava as normas do Movimento muito rígidas, mas agora concordo que são necessárias para manter a harmonia”.

“O filme podia ser mais longo e ir mais fundo…sente-se a mão de Nossa Senhora”.

Reunião em Lagoa

Reunião em Rio Torto

Reunião em Muge

Reunião em A -Ver-o-Mar

Reunião em Santana do Mato

Page 4: “Jesus quer estabelecer no mundo a devoção ao Meu ... · PDF fileconheceu Inácio de Loyola, com quem fez amizade, e que repetidamente o ... o Menino Jesus, Nossa Senhora e S

Página 4 13 de Outubro de 2009 Grupo da Imaculada

“Jesus quer esta-belecer no mundo a devoção ao Meu Imaculado Cora-ção” (Nossa Senho-ra aos Pastorinhos, em 13 de Junho de

1917). Considero que no extremo desta vontade de Deus, está a salvação das al-mas - as nossas, as dos nossos familiares e amigos, as da humanidade inteira - que Deus quer salvar através da devoção ao Imaculado Coração de Maria.

Recorrer a São Miguel significa colocá-lo à frente, à nossa frente, abrindo o caminho com a autoridade e firmeza que Deus lhe confiou. O seu nome, Miguel, significa “Quem como Deus”, e o seu espírito é o do fiel guerreiro ao serviço do seu Senhor, é o soldado invencível , o chefe dos exércitos, o Príncipe da Milícia Celeste.

Programa do dia 17 de Outubro de 2009, Santuário de Fátima:10 h - Chegada à Igreja da Santíssima Trindade de todos os simpatizantes e membros do Grupo da Imaculada.11 h - Início da Santa Missa na Igreja da Santíssima Trindade14 h - Recitação do Terço na Capelinha das Aparições14h45m - Cortejo em direcção à Igreja da Santíssima Trindade onde decorrerá uma conferência sobre o Imaculado Coração de Maria, actuação de diversos coros com cânticos a Nossa Senhora e testemunhos de membros do Grupo da Imaculada de diversos países.

Recomendações para as Comissões locais do Grupo da Imaculada que se deslocam em autocarro. 1. Durante a viagem pede-se que rezem, podendo fazê-lo seguindo o guião fornecido para o efeito.2. À chegada a Fátima:

a. o autocarro deve estacionar no Parque número 2. b. as pessoas devem dirigir-se para a Igreja da Santíssima Trindade.

c. os Ministros extraordinários da Comunhão, devidamente identificados, deverão dirigir-se a um dos elementos da Comissão Nacional ou a um dos guardas do Santuário pedindo informações sobre como poderão ajudar na Sagrada Comunhão, se for necessário.

Observações:As diferentes localidades de Portugal e do estrangeiro, presentes em Fátima neste dia, deverão estar identificadas com as respectivas bandeiras do Grupo, faixas ou cartazes com o nome da terra.

O Grupo da Imaculada é um grupo em “missão”, ao qual é pedido este mesmo es-pírito militante e combatente. A oração a S. Miguel “…defendei-nos neste combate, sede nosso auxílio contra as maldades e ciladas do demónio”… deve encher-nos de coragem, de confiança.

Toda a missão ao serviço de Deus e da Sua Santíssima vontade exige entrega, re-signação, firmeza e sofrimento. Talvez por tudo isto a nossa Fundadora tenha também escolhido Santa Teresinha do Menino Jesus como protectora do Grupo. A sua vida é ple-na de exemplos de como se deve aceitar o sofrimento ao serviço de Deus e da salvação das almas. Chega mesmo a implorar mais sofrimento, com esse objectivo:

“Jamais teria acreditado que fosse possí-vel sofrer tanto! Jamais! Jamais! Não posso explicar isso senão pelos desejos ardentes que tenho tido de salvar almas”. (CA 30.9)

“O Bom Deus me dá coragem na pro-porção dos meus sofrimentos. Sinto que, no momento, não poderia suportar mais, mas não tenho medo, pois se Ele os aumentar, aumentará, ao mesmo tempo, a minha coragem”. (CA 15.8.6)

Estas passagens da vida de Santa Tere-sinha têm que nos servir de exemplo e de nos dar coragem, pois ela é padroeira das Missões. Confiemos na sua protecção.

Estes são os protectores do Grupo da Imaculada. A devoção a Santa Teresinha e S. Miguel foi-nos incutida, pela nossa Fun-dadora, preparando-nos para o “combate”, que já então pressentia como ia ser difícil a missão que Nossa Senhora lhe confiou.

João Brito e Faro

S.Miguel“Quem como Deus?”

(29 de Setembro)

Santa TeresinhaPadroeira das Missões

(1 de Outubro)

Há 25 anos sob a protecção de S. Miguel e de Santa Teresinha

São dois os protectores do Grupo da Imaculada, São Miguel Arcanjo e Santa Teresinha do Menino Jesus; a eles devemos suplicar ajuda e protecção na missão que nos está confiada:

P E D E - S E A M A I O R P O N T U A L I DA D E N O C U M P R I M E N T O D O PROGRAMA