itens 9ºano doenças cardiovasculares

6
Escola S/3 Arquiteto Oliveira Ferreira (Cód. 403337) Construção de itens de Ciências Naturais 2013 9.º Ano de Escolaridade Grupo I Documento 1 Mulheres deviam preocupar-se com doenças cardiovasculares Estudo da FMUP mostra prevalência de diversos fatores de risco cardiovascular antes da gravidez. A gravidez é uma oportunidade para sensibilizar as mulheres e reeducá-las em termos de hábitos de saúde. As mulheres de estatuto socio- económico mais baixo têm maior risco de sofrer de uma doença cardiovascular, sugerem investigadores do departamento de Epidemiologia, Saúde Pública e Medicina Preditiva da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). O estudo conduzido pelos cientistas, publicado recentemente no International Journal of Public Health, é o primeiro a apresentar a prevalência de diversos fatores de risco cardiovascular antes da gravidez, em mulheres portuguesas, que tiveram pelo menos um filho. Durante as experiências, os investigadores avaliaram mais de oito mil mulheres que deram à luz em cinco maternidades do Porto. Os resultados demonstraram que, antes de engravidar, mais de 20 por cento das mulheres tinham excesso de peso e 8,8 por cento eram obesas. Além Trabalho realizado por: Daniela Maia, 9º C, nº 6 Jorge Alonso. 9º D, nº 14 Miguel Brandão, 9º C, nº 21 Figura 1 - A gravidez é uma oportunidade para sensibilizar as mulheres e reeducá- las em termos de hábitos de saúde.

Upload: deolinda-silva

Post on 22-Dec-2014

336 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Itens 9ºano   doenças cardiovasculares

Escola S/3 Arquiteto Oliveira Ferreira (Cód. 403337)

Construção de itens de Ciências Naturais 2013

9.º Ano de Escolaridade

Grupo I

Documento 1

Mulheres deviam preocupar-se com doenças cardiovascularesEstudo da FMUP mostra prevalência de diversos fatores de risco cardiovascular antes da gravidez.

A gravidez é uma oportunidade para sensibilizar as mulheres e reeducá-las em termos de hábitos de saúde.As mulheres de estatuto socio-económico mais baixo têm maior risco de sofrer de uma doença cardiovascular, sugerem investigadores do departamento de Epidemiologia, Saúde Pública e Medicina Preditiva da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).O estudo conduzido pelos cientistas, publicado recentemente no International Journal of Public Health, é o primeiro a apresentar a prevalência de diversos fatores de risco cardiovascular antes da gravidez, em mulheres portuguesas, que tiveram pelo menos um filho.Durante as experiências, os investigadores avaliaram mais de oito mil mulheres que deram à luz em cinco maternidades do Porto. Os resultados demonstraram que, antes de engravidar, mais de 20 por cento das mulheres tinham excesso de peso e 8,8 por cento eram obesas. Além disso, uma em cada quatro dessas mulheres fumou nos meses que antecederam a gestação. A prevalência de hipertensão e de dislipidemia (existência de níveis altos de gordura no sangue) autodeclaradas foi de1,7 por cento, enquanto a da diabetes se situou nos 0,6 por cento. Finalmente, 3,7 por cento das mulheres analisadas tinham, pelo menos, um fator de risco cardiovascular e 0,2 por cento, dois ou mais fatores em simultâneo.Segundo Elisabete Alves, autora principal deste trabalho, apesar da baixa prevalência de hipertensão, dislipidemia e diabetes, a “clara tendência para agregação destes três fatores de risco revela um perfil de risco cardiovascular desfavorável em jovens mães, desde o período preconcecional”.A equipa de investigação concluiu também que a idade estava progressiva e significativamente associada ao excesso de peso. O mesmo foi observado para a existência de gravidezes anteriores (mais do que uma), ou seja, quanto maior for o número de filhos, maior é a probabilidade de a mulher ter um peso excessivo.

Trabalho realizado por:

Daniela Maia, 9º C, nº 6Jorge Alonso. 9º D, nº 14

Miguel Brandão, 9º C, nº 21

Figura 1 - A gravidez é uma oportunidade para sensibilizar as mulheres e reeducá-las em termos de hábitos de saúde.

Page 2: Itens 9ºano   doenças cardiovasculares

Escola S/3 Arquiteto Oliveira Ferreira (Cód. 403337)

Para Elisabete Alves há ainda falta de consciência relativamente ao risco cardiovascular em mulheres jovens. Por este motivo, a cientista diz ser necessário intervir mais cedo, antes do aparecimento dos primeiros sintomas.“Seria desejável que se interviesse o mais precocemente possível, de forma a prevenir a evolução da doença, a reduzir os custos físicos e psicológicos que o desenvolvimento de uma doença crónica acarreta e, em última análise, a reduzir os custos financeiros que recaem sobre o doente e sobre o Estado”, refere.A Investigadora da FMUP defende que, para além das consultas previstas durante a gestação, se deve investir no acompanhamento da saúde destas mulheres antes da gravidez e após o parto.

Ciência Hoje, 2012-06-04

Na resposta a cada um dos itens 1 e 3, seleciona a única opção que permite obter uma afirmação correta.

1. As mulheres com maior risco de sofrer de uma doença cardiovascular são

(A) as mulheres de estatuto socio-económico mais elevado.(B) as mulheres de estatuto socio-económico mais baixo.(C) as mulheres que habitam no Sul de Portugal. (D) as mulheres que habitam no Norte de Portugal.

2. Os resultados das experiências revelaram que, antes de engravidar,

(A) 28,8% das mulheres eram obesas e que a idade contribui para o seu aumento.(B) 28,8% das mulheres tinham excesso de peso e que a idade contribui para o seu

aumento.(C) 20% das mulheres tinham excesso de peso e que a idade contribui para o seu

aumento.(D) 20% das mulheres eram obesas e que a idade contribui para o seu aumento.

3. A investigadora da FMUP defende que

(A) se deve investir no acompanhamento da saúde das mulheres antes da gravidez e após o parto, para além das consultas previstas durante a gestação.

(B) é necessário intervir logo após o aparecimento dos primeiros sintomas de uma doença cardiovascular em mulheres jovens.

(C) as mulheres já tomaram consciência relativamente ao risco cardiovascular, em especial aquelas que tiveram mais do que uma gravidez.

(D) a baixa prevalência de hipertensão, dislipidemia e diabetes não constitui um perfil de risco cardiovascular em jovens mães.

Trabalho realizado por:

Daniela Maia, 9º C, nº 6Jorge Alonso. 9º D, nº 14

Miguel Brandão, 9º C, nº 21

Page 3: Itens 9ºano   doenças cardiovasculares

Escola S/3 Arquiteto Oliveira Ferreira (Cód. 403337)

4. Faz corresponder cada uma das doenças da coluna A, à respetiva ação preventiva, que consta da coluna B. Utiliza cada letra e cada número apenas uma vez.

COLUNA A COLUNA B

(a) hipertensão(b) acidente vascular cerebral(c) enfarte do miocárdio(d) aterosclerose(e) disseção da aorta

(1) alimentação pobre em gorduras.(2) alimentação pobre em sal e

vigilância regular da tensão arterial.(3) não fumar e não consumir bebidas

alcoólicas.(4) atividade física regular.(5) Contacto com águas poluídas.(6) controlo da pressão arterial elevada

e evitar fumar.(7) exposição elevada ao sol.(8) ter cuidados higiénicos diários.

5. Qual é o objetivo do estudo da FMUP apresentado no documento.

6. Relaciona o peso da grávida e os seus hábitos antes da gravidez com a posterior incidência de doenças cardiovasculares.

Trabalho realizado por:

Daniela Maia, 9º C, nº 6Jorge Alonso. 9º D, nº 14

Miguel Brandão, 9º C, nº 21

Page 4: Itens 9ºano   doenças cardiovasculares

Escola S/3 Arquiteto Oliveira Ferreira (Cód. 403337)

Critérios de classificação

1. Opção (B)………………………………………………………………………………………………………….. 3 pontos

2. Opção (C)………………………………………………………………………………………………………….. 3 pontos

3. Opção (A)………………………………………………………………………………………………………….. 3 pontos

Níveis Número de correspondências assinaladas corretamente Pontuação

2 4 ou 5 6

1 2 ou 3 3

4. (a) - (2); (b) - (3); (c) - (4); (d) - (1); (e) - (6)……………………………………………………… 6 pontos

5. Apresentar a prevalência de diversos fatores de risco cardiovascular antes da gravidez, em mulheres portuguesas, que tiveram pelo menos um filho……………………………………. 3 pontos

6. ………………………………………………….………………………………………………………………………….. 8 pontos

A resposta deve contemplar os seguintes tópicos:

Níveis Descritores do nível de desempenho no domínio específico da disciplina Pontuação

4

A resposta apresenta:os dois tópicos de referência;organização coerente dos conteúdos;terminologia científica adequada.

8

3

A resposta apresenta:os dois tópicos de referência;falhas de coerência na organização dos conteúdos e/ou falhas na

aplicação da terminologia científica.

6

2A resposta apresenta:um dos tópicos de referência;terminologia adequada científica.

4

Relacionar os maus hábitos alimentares com o excesso de peso. Relacionar o excesso de peso antes da gravidez com a maior incidência de doenças

cardiovasculares

Total ………………………………………………………………………………………………………………………… 20 pontos

Trabalho realizado por:

Daniela Maia, 9º C, nº 6Jorge Alonso. 9º D, nº 14

Miguel Brandão, 9º C, nº 21