issn 1645-6289 jogos tradicionais um dia de convívio ginÁstica · cântaro, a corrida de sacos, a...

8
Ano 15, nº 55 - abril 2017 Publicação trimestral - Distribuição gratuita Edição: ISSN 1645-6289 A AS - Associação Subportela irá promover no dia 11 de junho, uma vez mais, a edição de jogos tradicionais em parceria com a APEES- Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas de Subportela. O convívio que se realizará no Monte de S. João, terá um programa apetrechado de variadas atividades. Da parte da manhã, pelas 10:30 h, a APEES tem agendada uma caminhada com um percurso de 5 Km, de dificuldade baixa, para que todos, de qualquer idade, possam participar. Após a caminhada, será tempo de almoço em ambiente de convívio sob as aprazíveis sombras daqueles excelsos carvalhos presentes no Monte de S. João Novo. Pelas 14:30 horas, a associação AS dará início às atividades da tarde, com jogos tradicionais, atuação do grupo popular Ás das Cantigas e a escola de dança (hip-hop) que também proporcionará uma aula aberta a todos aqueles que queiram participar e experimentar esta modalidade. Em simultâneo, a APEES promoverá outras atividades de diversão, direcionadas para os mais jovens. Nesta tarde de domingo são vários os jogos tradicionais que poderão ser praticados por pessoas de todas as idades, como o mata-galo, o jogo do cântaro, a corrida de sacos, a tração da corda, o jogo da malha, a corrida dos 1000 metros, e outros. Entre os benefícios dos jogos tradicionais encontra-se a estimulação de diversas capacidades, como a imaginação, a adaptação e a espontaneidade, sendo também uma forma de promover, manter e passar esta tradição às gerações mais novas. A associação AS e a associação APEES convidam todos a participar, a conviver e a desfrutar de uma tarde agradável e bem animada no panorâmico Monte de S. João Novo em Subportela. Andreia Belo AS - Associação Subportela Melhor qualidade de vida GINÁSTICA Todas as 2.ª e 5.ª Feiras com início às 21 horas Jogos Tradicionais... um dia de convívio

Upload: others

Post on 03-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ISSN 1645-6289 Jogos Tradicionais um dia de convívio GINÁSTICA · cântaro, a corrida de sacos, a tração da corda, o jogo da malha, a corrida dos 1000 metros, e outros. Entre

Ano 15, nº 55 - abril 2017 Publicação trimestral - Distribuição gratuita

Edição:

ISSN 1645-6289

A AS - Associação Subportela irápromover no dia 11 de junho, uma vezmais, a edição de jogos tradicionaisem parceria com a APEES- Associaçãode Pais e Encarregados de Educaçãodas Escolas de Subportela.O convívio que se realizará no Montede S. João, terá um programaapetrechado de variadas atividades.Da parte da manhã, pelas 10:30 h, aAPEES tem agendada uma caminhadacom um percurso de 5 Km, dedificuldade baixa, para que todos, dequalquer idade, possam participar. Apósa caminhada, será tempo de almoçoem ambiente de convívio sob asaprazíveis sombras daqueles excelsoscarvalhos presentes no Monte de S.João Novo.

Pelas 14:30 horas, a associação ASdará início às atividades da tarde, comjogos tradicionais, atuação do grupopopular Ás das Cantigas e a escola dedança (h ip-hop) que tambémproporcionará uma aula aberta a todosaqueles que queiram participar eexperimentar esta modalidade. Emsimultâneo, a APEES promoverá outrasatividades de diversão, direcionadaspara os mais jovens.Nesta tarde de domingo são vários osjogos tradicionais que poderão serpraticados por pessoas de todas asidades, como o mata-galo, o jogo docântaro, a corrida de sacos, a traçãoda corda, o jogo da malha, a corridados 1000 metros, e outros.Entre os benef íc ios dos jogos

tradicionais encontra-se a estimulaçãode diversas capacidades, como aimaginação, a adaptação e aespontaneidade, sendo também umaforma de promover, manter e passaresta tradição às gerações mais novas.A associação AS e a associação APEESconvidam todos a participar, a convivere a desfrutar de uma tarde agradávele bem animada no panorâmico Montede S. João Novo em Subportela.

Andreia Belo

AS - Associação Subportela

Melhor qualidade de vida

GINÁSTICA

Todas as 2.ª e 5.ª Feirascom início às 21 horas

Jogos Tradicionais... um dia de convívio

Page 2: ISSN 1645-6289 Jogos Tradicionais um dia de convívio GINÁSTICA · cântaro, a corrida de sacos, a tração da corda, o jogo da malha, a corrida dos 1000 metros, e outros. Entre

Página 2 | Ano 15, nº 55 | abril 2017

Extracto do RELATÓRIO DAS ATIVIDADES - ANO 2016

Page 3: ISSN 1645-6289 Jogos Tradicionais um dia de convívio GINÁSTICA · cântaro, a corrida de sacos, a tração da corda, o jogo da malha, a corrida dos 1000 metros, e outros. Entre

* Dias 14, 15 e 16 de outubro, a AScomemorou o 35º aniversário comum diversificado e muito atrativoprograma de atividades culturais, comrepresentações das pr incipaisvalências da associação: atividadesfísicas, teatro e concertos musicais.

* Dia 13 de novembro, a AS levou aefeito a Festa de S. Martinho com otradicional magusto animado com ogrupo musical L&M.

* No dia 7 de dezembro, a associação,pela primeira vez, organizou umjantar/convív io para os seusassociados que foi sem dúvida umainiciativa de sucesso.

* Dia 11 de dezembro realizou-se a habitual Festa de Natal que contou com a colaboração da Junta de Freguesia eda Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola de Subportela.

* No decorrer do ano, a Escolade Mús i ca da Assoc iaçãopromoveu audições de avaliaçãodos alunos em jeito de espetáculosabertos ao público.

* A AS – Associação Subportela,como membro integrante da CSIF– Comissão Social Inter-freguesiasda União de freguesias de Gerazdo Lima e Deão, e da União deFregues ias de Subporte la,Deocr is te e Porte la Susã,participou nas reuniões mensaise colaborou com a CSIF dentrodas atribuições que lhe sãoconferidas.

* PARCERIAS – 1 - A associação, como tem sido habitual, deu continuidade à colaboraçãopermanente com a Fábrica da Igreja no sentido de cedência de espaços para utilizaçõesem benefício das festas de S. João Novo. 2 – Colaborou com a Associação de Pais daEscola de Subportela, sempre que esta o solicitou. 3 – No desenvolvimento do Plano deAtividades, a AS foi parceira com associações e instituições, nomeadamente a CâmaraMunicipal, o IPDJ, a Fundação INATEL, a Junta de Freguesia, a Associação de Pais daEscola de Subportela e outras associações desportivas e culturais.

* A associação AS criou no início do ano uma turma de hip-hop que desenvolve a suaatividade aos sábados, com início às 14 horas.

da associação deu prioridade às atividades regulares mais dinâmicas como a cultura física,nas modalidades de ginástica e Hip-hop, e o ensino musical.

* A associação deu continuidade à publicação do boletim informativo “Arauto de Roques”.

* Também a nível de divulgação e informação, a AS esforçou-se no sentido de manter,tanto o site lnx.Subportela.com como a página de facebook sempre atualizada, e procedeuà habitual distribuição de flyers e cartazes, de forma que a informação chegasseatempadamente a todas as pessoas.

* Em nota final, a direção da AS esforçou-se quanto possível para concretizar todos osseus objetivos previstos e agradece a todos aqueles que com ela colaboraram.

Página 3 | Ano 15, nº 55 | Abril 2017

Lénia Rego

Gonçalo Maia Rego

Florinda BarbosaAna Maia RegoCipriano Costa

Heitor Ramos

Andreia Belo

AS - Associação Subportela

Continuação:Extracto do RELATÓRIO DAS ATIVIDADES - ANO 2016

Page 4: ISSN 1645-6289 Jogos Tradicionais um dia de convívio GINÁSTICA · cântaro, a corrida de sacos, a tração da corda, o jogo da malha, a corrida dos 1000 metros, e outros. Entre

Página 4 | Ano 15, nº 55 | abril 2017

“Aqui estão os Reis à porta,d i spos tos para cantar .Se o senhor nos der licença,os Reis vamos começar.”

A tradição voltou a cumprir-se. Maisuma vez, logo após o natal, o grupode janeiras da associação apresentou-se para, efusivamente, cantar,anunciando o nascimento de Jesus edesejando um feliz ano novo. Contraas temperaturas negativas, que esteano se fizeram sentir, o grupo, comas suas melodias, animava e acaloravaos lares por onde passava.As verbas angariadas, que perfizeramum total de 2.369,46 euros, terãoc o m o d e s t i n o o a p o i o a odesenvolvimento das atividades queesta associação mantém ao longo doano, ao serviço e em benefício dacomunidade local.Aqui fica o nosso agradecimento atodos aqueles que nos abriram a portaou a janela da sua casa para nos ouvire agraciar com as suas dádivas.

Foi no passado dia 11 de fevereiroque se realizou na AS - AssociaçãoSubportela, pelas 21:30h, o 5ºencontro de Janeiras. Encontro esteque reuniu seis grupos de janeiras dediversas localidades: o grupo daEscola Básica e Jardim de Infânciade Subportela, as Cantadeiras doVale do Neiva, o Grupo de Janeirasda Senhora das Boas Novas deMazarefes, Grupo de Cavaquinhosda Associação Cultural de Mujães,os “Sementes de Deus” e o Grupoda Associação Subportela .

Ao longo da noite, os referidos grupospresentearam-nos com as suascantigas de janeiras, comas quais percorrem osc a m i n h o s d a s u afreguesia ao longo domês de janeiro; os seustrajes oficiais, que tãobem os caracterizam; asua alegria e a suaexcelente interação como público.Os vários grupos quemarcaram presença têmcomo ob j e t i vo s : am a n u t e n ç ã o epreservação da tradição;a criação de convívio; a promoção dacultura local e a angariação de fundospara o desenvolvimento das suasatividades.O encontro incluiu um verde de honra,em que todos estavam convidados aparticipar e confraternizar, que deu

origem a um momento de forteconvívio, acompanhado de música,baile e das cantorias do Grupo danossa Associação.Além disso, o grupo da AS -Associação Subportela levou otradicional Cantar das Janeiras até aoCentro Cultural, num encontro dejaneiras organizado pela CâmaraMunicipal de Viana do Castelo,realizado a 28 de janeiro, que contoucom a presença de 23 associações doconcelho. No dia antes, o grupo cantouas janeiras na Escola de Subportelanum convívio organizado pelaAssociação de Pais, onde foramprotagonistas as crianças da ditaunidade escolar, com as suas vozesmaravilhosas. A 25 de fevereiro

realizou-se o último encontro, na Casado Povo de Mazarefes.O encerramento da “temporada” foia 11 de março, assinalado com umjantar convívio entre os participantesque desfrutaram das deliciosasiguarias caseiras partilhadas por todos.

Janeiras e a tradição

Encontro de JaneirasO convívio interassociações

Page 5: ISSN 1645-6289 Jogos Tradicionais um dia de convívio GINÁSTICA · cântaro, a corrida de sacos, a tração da corda, o jogo da malha, a corrida dos 1000 metros, e outros. Entre

A 21, 22 e 23 de abril decorreu pelaprimeira vez na cidade de Viana doCastelo, no Centro Cultural, o EncontroNacional de Associações Juvenis(ENAJ) organizado pela FederaçãoNacional das Associações Juvenis(FNAJ), que contou com o apoio daCâmara Municipal de Viana do Castelo,do Instituto Português do Desporto eJuventude (IPDJ) e da Federação dasAssociações Juvenis do Distrito deViana do Castelo (FAJUVIC). Esteencontro contou com a participaçãode mais de mil jovens, provenientesde cerca de 200 associações de todoo continente e das regiões autónomasda Madeira e dos Açores.Neste encontro estiveram presentesSua Excelência, o Presidente daRepública Portuguesa, Marcelo Rebelode Sousa; o Ministro da Educação,Tiago Brandão Rodrigues; o Secretáriode Estado da Juventude e doDesporto, João Paulo Rebelo; oPresidente da Câmara de Viana doCastelo, José Maria Costa; e oPresidente da FNAJ, Júlio Oliveira.Todos trouxeram um testemunhoestimulante e otimista, com destaquepara Sua Excelência o Presidente daRepública, pela dignidade que deuàquele encontro e pela unidadeafetuosa que revelou para com todosos presentes, um gesto encorajadorde proximidade entre o poder públicoe aqueles jovens a quem tambémchamou de políticos, pelo muito quefazem ao serviço dos outros nas suascomunidades.O Encontro Nacional das AssociaçõesJuvenis é uma referência para omovimento associativo a nível nacionale para a juventude, em geral, porquenestes encontros, dada a participaçãomassiva dos jovens, são discutidosos assuntos mais prementes queafetam a juventude portuguesa,essencialmente no que toca à

participação dos jovensna soc iedade . Ostrabalhos, que tiveraminicio no dia 21 com as e s s ã o f i n a l d oOrçamento Participativode Portugal (OPP),foram marcados peladiscussão das políticasde juven tude emPortugal com váriostemas de entre osjovens e a política,sobretudo com o poderlocal, a educação, o

emprego, a inclusão social. Asconclusões dos três dias de trabalhosserão apresentadas aos responsáveispolíticos.

Subportela marcou presença...A Associação Subportela não poderiadeixar de marcar presença nos painéissobre os jovens e nas comunicaçõesmotivacionais, com Luís Filipe Borges( h u m o r i s t a ) , F e r g a l B a r r(humorista/intervencionista socialirlandês) e Rita Marrafa de Carvalho(jornalista); participou também nosgrupos de trabalho em que sediscutiram vários temas no âmbitodas políticas de juventude e na sessãofinal do "Orçamento Participativo dePortugal". O Orçamento ParticipativoPortugal é um processo democrático,direto e universal, através do qual aspessoas podem decidir como gastar3 milhões de euros em investimentos

públicos de diferentes áreas: cultura,ciência, agricultura e educação eformação de adultos.A Associação Subportela foi tambému m a d a s a s s o c i a ç õ e s q u eabr i lhantaram este encontro,mostrando aos participantes umarepresentação de dança, com um solode contemporânea exibido pela Prof.ªSofia Miranda, e com um concertomusical apresentado pela nossa Escolade Concertinas.

AS uma escola de Associativismo...Neste 15.º ENAJ decorreram tambémas eleições para os novos órgãossociais da FNAJ – Federação Nacionalde Associações Juvenis, em que foieleita a Lista A, consagrando-se comoPresidente eleito da FNAJ, TiagoManuel Rego (do Centro Recreativo eCultural das Neves) e eleito para vogalde Direção, Rui Gonçalo Maia Rego(da Associação Subportela). Assim, aAS tem agora dirigentes, quer naestrutura distrital (Andreia Belo), quernacional, o que parece indiciar a ASc o m o u m a b o a e s c o l a d eassociativismo jovem. Deixamos votosde sucesso para este mandato de2017-2019, da Federação Nacional,para que, mantendo o espírito deserviço público, a nova gerência possadar um bom contributo ao movimentoassociativo português.

Andreia Belo

Página 5 | Ano 15, nº 55 | abril 2017

Movimento Associativo Português15.º ENAJ... mais uma vitória

Page 6: ISSN 1645-6289 Jogos Tradicionais um dia de convívio GINÁSTICA · cântaro, a corrida de sacos, a tração da corda, o jogo da malha, a corrida dos 1000 metros, e outros. Entre

Página 6 | Ano 15, nº 55 | abril 2017

Sempre com o objetivo de fazermelhor, a associação promoveu, nopassado dia 11 de abril, a Audição dePáscoa preparada pelos alunos eprofessores da escola de música quemereceram os aplausos acaloradosduma plateia composta por váriasdezenas de pessoas.

Estão de parabéns os alunos, peloempenho que tiveram, e estão deparabéns os professores, pelo trabalhoe dedicação que demonstraram.

Nessa audição, realizada a 11 de abril,tivemos também a oportunidade de

assistir a uma atuação da escola dedança, um grupo recentemente criado,sobre a orientação da Open DanceScholl. A professora Sofia Mirandadirige e desenvolve vários estilos ded a n ç a : h i p - h o p , j a z z ec o n t e m p o r â n e o . N o m e s m oespectáculo estreou-se em palco ogrupo "Ás das Cantigas". Este gruponasceu no passado dia 13 de março,por iniciativa dos alunos da classe deconcertinas e diz que "veio para ficar".

E s t e g r u p o , q u e i n t e g r aaproximadamente 18 elementos,contempla diversos instrumentos

musicais: concertinas, cavaquinhos,guitarra/baixo e outros instrumentostradicionais. Tem como principalobjetivo a criação de um bom convívio,buscando reforçar o espírito decompanheirismo, união e a promoçãoda cultura local, através da recolhade cantigas populares e tradicionais,tocadas e cantadas na nossa terra notempo dos nossos antepassados,sobretudo nos trabalhos agrícolas.

O grupo, ainda em formação, tem asportas abertas e lança o convite atodas/os que queiram participar. Andreia Belo

Audição de Páscoacom estreia do grupo “Ás das Cantigas”

Page 7: ISSN 1645-6289 Jogos Tradicionais um dia de convívio GINÁSTICA · cântaro, a corrida de sacos, a tração da corda, o jogo da malha, a corrida dos 1000 metros, e outros. Entre

INGREDIENTES

PREPARAÇÃO

CULINÁRIA Couscous com legumes salteados

Bom apetite!

Página 7 | Ano 15, nº 55 | abril 2017

SAÚDE

Receita para 2 pessoasGrau de dificuldade - fácilTempo de confeção - 20 m

50 g de couscous12 folhas de acelga médiasmeia cenoura1 pimento encarnado pequenomeia courgette1 lata pequena de cogumelosazeite q.b.1 dente de alhosal e pimenta preta q.b.sumo de limão q.b.6 folhas de hortelã

1. Corte em juliana a courgette, corte ao meio as acelgas, tire tiras de cenoura com o descascador de legumes,o pimento aos cubos e pique finamente o dente de alho.

2. Numa frigideira larga cubra o fundo com azeite e leve ao lume com o alho. Deixe o alho estalar e junte oslegumes cortados. Salteie os legumes por uns 10 minutos em lume alto ou até verificar que estão cozinhados.No final junte os cogumelos laminados e escorridos.

3. Faça o couscous, deite-o numa taça, cubra-o com água a ferver e tape com folha de alumínio por uns 5minutos. Passado este tempo mexa o couscous com um garfo. Junte aos legumes. Tempere então a gosto de sal,pimenta e sumo de limão. Junte a hortelã finamente picada e mexa novamente com um garfo para misturar bemtodos os ingredientes. Rectifique os temperos e sirva.

Saúde O fator esquecido da cárie dentáriaA cárie dentária é uma dasd o e n ç a s c r ó n i c a stransmissíveis ma isfrequentes na sociedademoderna. Estima-se queem Portugal cerca de 97%da população adultatenha tido, pelo menos,uma cárie dentária.A prevenção desta doençainclui a melhoria doshábitos de higiene oral,através da adoção dasseguintes medidas:·Lavar os dentes 2 vezespor dia;·Escovar durante 2/3minutos todas assuperfícies dentárias;·Usar o fio dentário pelomenos uma vez por dia.

Ex is tem t rês fa toresprincipais relativos aoaparecimento da cáriedentária e que são: asbac té r i as o ra i s , opaciente e a dieta .Sempre que ingerimosalimentos durante o dia,

as bactérias que existemnormalmente na cavidadeoral utilizam os açúcaresprovenientes dos mesmos,produzindo ácidos quedanificam os dentes eresultam no processo dacárie dentária.Os fatores inerentes àsbactérias orais e aop a c i e n t e s ã om a i o r i t a r i a m e n t ec o n t r o l a d o s p e l ahigienização da cavidadeoral. No entanto resta umfator cuja influência nop r o c e s s o d edesenvolvimento da cárieé negligenciado: A DIETA!A maior parte das pessoasreconhece o efeito daingestão de bebidas ealimentos açucarados noaparecimento da cárie, noentanto existem outrosaspetos nos hábitosalimentares diários quepodem prejud icar oumelhorar a saúde oral.Esses aspetos incluem:

prat icar uma dietaequilibrada, reduzir onúmero de refeiçõesdiár ias e l imitar oconsumo de alimentosaçucarados ao final dasrefeições.

Considerando a importânciade cada um destes aspetos,opta-se por efetuar a suaabordagem de forma algodetalhada na próximaedição deste jornal.

Rui Filipe Araújo da Costa – Médico DentistaCédula profissional: 10546

Figura 1: Tríade de Keyes

Page 8: ISSN 1645-6289 Jogos Tradicionais um dia de convívio GINÁSTICA · cântaro, a corrida de sacos, a tração da corda, o jogo da malha, a corrida dos 1000 metros, e outros. Entre