isep: manual de acolhimento dos novos alunos 2014-2015

42
MANUAL DE ACOLHIMENTO NOVO ALUNO 2014/15 www.isep.ipp.pt

Upload: isep

Post on 03-Apr-2016

225 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

MANUAL DE ACOLHIMENTONOVO ALUNO 2014/15www.isep.ipp.pt

Page 2: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO2

Page 3: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

3MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO

Índice

MeNSAGeM de BOAS-ViNdAS 05

dicAS 06

iNStitUtO SUPeRiOR de eNGeNhARiA dO PORtO 09

cOMPROMiSSO de ReSPONSABiLidAde SOciAL 10

Rei: Rede de eStUdANteS VOLUNtÁRiOS dO iSeP 11

OFeRtA FORMAtiVA 13

LiceNciAtURAS 13

MeStRAdOS 15

PÓS-GRAdUAÇÕeS 16

iSeP FORGLOBe: FORMAÇãO cONtíNUA de cURtA dURAÇãO 19

i&d e PReStAÇãO de SeRViÇOS 21

GRUPOS de iNVeStiGAÇãO e deSeNVOLViMeNtO 21

ceNtROS de PReStAÇãO de SeRViÇOS 23

iSeP eM Rede 26

SeRViÇOS de APOiO, ASSOciAÇãO de eStUdANteS e deSPORtO 29

ALiMeNtAÇãO e ALOJAMeNtO 33

BOLSAS e PRéMiOS 34

cONtActOS iSeP 35

cOMO cheGAR 37

cAMPUS iSeP 39

cALeNdÁRiO eScOLAR 40

Page 4: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO4

Page 5: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

5MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO

MensageM de Boas-Vindas

Olá, caro estudante!

Parabéns pela tua entrada no ensino superior! Sê bem-vindo ao iSeP.

dizem que serão os teus “anos de ouro”, estes que vais viver enquanto fores estudante do ensino superior... Mas será tudo flores? Na verdade, muito dependerá da forma como te ajustares à nova realidade — a chamada integração académica, que não termina ao fim de umas semanas após as atividades de receção, mas antes se estende ao longo do percurso académico.

Nesse processo terás que superar um conjunto muito diverso de desafios que vão desde um novo papel de aluno (novas formas de ensinar e de aprender, tipologia de aulas e métodos, ritmos de trabalhos diferentes) ao afastamento do espaço da vida familiar e da convivência habitual com os amigos, à necessidade de novas formas de organização do tempo...

Ora tantas coisas novas que coincidem (para a grande maioria) com uma altura da vida em que se travam outras “lutas” como conquistar uma maior independência dos pais, construir relações de amizade ou amorosas importantes, ser mais autónomo, saber melhor quem se é e refletir sobre o sentido da sua vida, pode levar à vivência de períodos de stress e de uma espécie de crise pessoal. calma!... Não é certo que seja uma fase dramática, nem todos os estudantes vivem esta etapa da mesma forma. Mas para isso contará, certamente, a maneira como trabalhas para o teu bem-estar pessoal, equilibrando a atenção que dedicas aos lados físico, emocional, financeiro, académico, social, cultural, espiritual e ambiental da tua vida.

e o ensino superior está também recheado de oportunidades para resolveres positivamente mui-tos destes desafios: a hipótese de te sentires satisfeito e realizado com a tua escolha vocacional, o diversificares a tua rede social de apoio com pessoas diferentes de ti (em idade, origem, experiên-cias e opiniões), a experiência de um ambiente onde o sentido crítico é bem-vindo e a segurança de que estás a investir no teu projeto profissional!

Não tens que ser igual a ninguém, podes descobrir o caminho para te sentires bem na tua própria pele... e nesta “nova” casa que é o iSeP.

iSeP|GO - Gabinete de Orientação ao Aluno

Page 6: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO6

O Gabinete de Orientação (iSeP|GO) é um espaço dedicado aos estudantes do instituto Superior de engenharia do Porto, apoiando-os ao nível integração, bem-estar psicológico, sucesso acadé-mico e transição profissional.deixamos-te algumas “dicas” do iseP|go para este percurso que agora inicias:

01. entraste no ensino superior! deves celebrar, mas também pensar nos teus próximos objeti-vos... Ou vais ficar por aqui!? depois de definires as tuas metas, faz um planeamento semanal e diário para te manteres na linha, não te esquecendo de ires monitorizando os resultados periodicamente.

02. constrói o teu futuro passo a passo: estás certo do que podes fazer com o teu curso? conheceres as saídas profissionais da tua área e compreenderes o “para que serve” certas matérias dar-te-á motivação e garra para o momento presente.

03. cria bons hábitos! Fala lá em casa sobre os teus colegas novos, sobre as aulas e acontecimentos do dia-a-dia... Será mais fácil falar das dificuldades ou insucessos e obteres apoio se estes não “caírem” como uma bomba inesperada.

04. descobre as regras do jogo: fica a par dos objetivos e critérios de avaliação a todas as unidades curriculares. Poupa-te ao tão frustrante “ah mas eu não sabia!...”

05. As amizades mais antigas são para manter. Mas tens espaço para amigos do iSeP? Não fiques à espera dos outros, toma tu a iniciativa. Poderás ter boas surpresas...tanto na companhia que poderão ser como no apoio para um estudo menos solitário.

06. dizem que podes comprar a senha para almoçar na cantina até às 10:30. dizem que os estu-dantes do 1.º ano não podem ter acesso ao parque. Acreditas em tudo o que ouves? confirma por ti próprio!

07. Não deixes que te passe nada ao lado! O portal, o moodle e o e-mail do iSeP são ferramentas obrigatórias no dia-a-dia!

08. tens dúvidas? Faz perguntas, mesmo que te pareçam ridículas! O que importa é obteres res-

dicas

Page 7: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

7MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO

postas e não ficares bloqueado no que não compreendes ou não sabes resolver. A ajuda exis-te! Procura-a.

09. Sabias que é esperado que dediques ao teu curso no iSeP cerca de 40 horas por semana, entre aulas, trabalhos de grupo, pesquisas e estudo individual? Para seres um(a) verdadeiro(a) ‘Pro’ terás que trabalhar todos os dias... Organiza-te!

10. Mexe-te! Participa nas atividades extracurriculares da escola. há imensas coisas diferentes que podes fazer: das modalidades desportivas às tunas académicas, dos grupos de investigação (i&d) à mobilidade eRASMUS, dos workshops de formação ao voluntariado...

Page 8: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO8

Page 9: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

9MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO

instituto suPerior de engenharia do Porto

O iSeP é uma marca de sucesso na engenharia portuguesa. desde 1852 que transporta o presente para o futuro, através da criação e partilha de conhecimento aplicado.

Somos um espaço de ensino superior público que privilegia a criatividade, a liberdade intelectual, a ética e a vontade de superação. A nossa identidade combina uma filosofia de ensino e de inves-tigação prática com uma orientação para as necessidades de mercado.

Acreditamos que o sucesso depende das capacidades de antecipação, de trabalho em rede, do empenho e da paixão.

é com este espírito que trabalhamos em soluções de desenvolvimento sustentável, de simplifica-ção de processos e de maior conforto humano.

O instituto ajuda a concretizar ambições e a desenvolver agentes de progresso que resolvem os desafios de amanhã.

O iSeP é uma casa da tecnologia, inovação e empreendedorismo.

MAiS de 160 ANOS A eNSiNAR e iNOVAR

LOcALizAdO NO PRiNciPAL PÓLO UNiVeRSitÁRiO dO PORtO

MAiS de 6500 eStUdANteS

ceRtiFicAÇãO Oe+eUR-Ace

11 LiceNciAtURAS, 11 MeStRAdOS e 13 PÓS-GRAdUAÇÕeS

FORMAÇãO cOMPLeMeNtAR iSeP FORGLOBe

10 GRUPOS de i&d e 6 ceNtROS de PReStAÇãO de SeRViÇOS

FORte cOOPeRAÇãO eMPReSARiAL

MAiS de 100 PARceRiAS iNteRNAciONAiS

MeMBRO dO cONSÓRciO cdiO

ceRtiFicAÇãO de qUALidAde iSO 9001:2008

PRéMiO GReeNLiGht 2008

PRéMiO BOAS PRÁticAS NO SetOR PúBLicO 2010

FiNALiStA dOS PRéMiOS NOVO NORte 2011

PRéMiO AGOStiNhO ROSetA 2013

Page 10: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO10

coMProMisso de resPonsaBiLidade sociaL

O iSeP pretende, através do seu compromisso de responsabilidade social, reforçar os laços com a comunidade envolvente e servir de modelo para a afirmação de boas práticas.

Preocupamo-nos em antecipar e acomodar quaisquer necessidades especiais dos estudantes, colaboradores ou visitantes. celebramos uma cultura inclusiva através do investimento em infra--estruturas e na digitalização de serviços, que premeiem um ambiente amigo do utilizador.

também estendemos o nosso empenho em favor do desenvolvimento sustentável. O iSeP foi a primeira instituição de ensino superior em Portugal a criar um Plano de Ação para a Sustentabili-dade (PASUS).

No ensino, investigação e gestão patrocinamos boas práticas de sustentabilidade, seja através de inovações em energias alternativas, racionalização de consumos ou no tratamento e reutilização de resíduos.

enquanto escola de tecnologia, avançamos soluções de inclusão social e boas práticas ambientais.

Page 11: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

11MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO

rei: rede de estudantes VoLuntÁrios do iseP

O iSeP dinamiza a Rede de estudantes voluntários do iSeP (Rei), no sentido de fortalecer o espírito de comunidade e promover uma formação mais inclusiva dos nossos estudantes.

A Rei participa em variadas ações de promoção da imagem do iSeP, integração de novos alunos e estudantes de mobilidade internacional ou apoio a serviços, sendo que os voluntários integram uma equipa de pessoas que, pelo seu perfil, se demarcam à partida como especiais.

Ao participares nas ações, beneficias de um contacto mais próximo com pessoas, serviços e atividades e poderás desenvolver capacidades de autonomia, organização, comunicação e net--working, entre outras competências frequentemente valorizadas por potenciais empregadores.

Se gostas de estar envolvido, agarra esta oportunidade de viver o iSeP participando. descarrega o formulário de inscrição no portal (https://portal.isep.ipp.pt), em qualidade / Sistema documental / Gabinete de Relações externas (GRe) / impressos / iSeP-dcc-GRe-MOd007v02 – Registo da rede de estudantes voluntários do iSeP (Rei). Preenche e entrega na divisão de cooperação e comuni-cação ou através do endereço [email protected].

descobre que o iSeP é muito mais que engenharia!

Page 12: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO12

Page 13: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

13MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO

O ensino politécnico orienta-se para a investigação aplicada à compreensão e solução de proble-mas concretos. A oferta formativa garante o desenvolvimento de competências e conhecimentos culturais, científicos e técnicos com vista à inovação e exercício profissional.

No final da licenciatura os diplomados iSeP possuem competências reconhecidas pelo mercado de trabalho, podendo solicitar a sua admissão à Ordem dos engenheiros ou à Ordem dos enge-nheiros técnicos.

• engenharia ciViLdepartamento de engenharia civil • www.dec.isep.ipp.ptdiRetORA de cURSO Professora Fátima Portela • [email protected] de dePARtAMeNtO Professor Rui Gomes dos Santos • [email protected]

• engenharia de coMPutaÇÃo e instruMentaÇÃo MÉdicadepartamento de Física • www.dfi.isep.ipp.pt diRetORA de cURSO Professora cristina Ribeiro • [email protected] de dePARtAMeNtO Professora elisabete Nogueira • [email protected]

• engenharia eLetrotÉcnica e de coMPutadoresdepartamento de engenharia eletrotécnica • www.dee.isep.ipp.ptdiRetOR de cURSO Professor Francisco Pereira • [email protected] de dePARtAMeNtO Professor José Beleza carvalho • [email protected]

• engenharia eLetrotÉcnica – sisteMas eLÉtricos de energiadepartamento de engenharia eletrotécnica • www.dee.isep.ipp.ptdiRetOR de cURSO Professor custódio dias • [email protected] de dePARtAMeNtO Professor José Beleza carvalho • [email protected]

• engenharia geotÉcnica e geoaMBientedepartamento de engenharia Geotécnica • www.deg.isep.ipp.ptdiRetOR de cURSO Professor Antonio Vega • [email protected] de dePARtAMeNtO Professor José Augusto Fernandes • [email protected]

Licenciaturas3 anos (180 unidades ectS)

oFerta ForMatiVa

Page 14: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO14

• engenharia inForMÁticadepartamento de engenharia informática • www.dei.isep.ipp.ptdiRetOR de cURSO Professor Ângelo Martins • [email protected] de dePARtAMeNtO Professor Luiz Faria • [email protected]

• engenharia de instruMentaÇÃo e MetroLogiadepartamento de Física • www.dfi.isep.ipp.pt diRetOR de cURSO Professor António Silveira • [email protected] de dePARtAMeNtO Professora elisabete Nogueira • [email protected]

• engenharia MecÂnicadepartamento de engenharia Mecânica • www.dem.isep.ipp.ptdiRetOR de cURSO Professor António Magalhães • [email protected] de dePARtAMeNtO Professora Olga Paiva • [email protected]

• engenharia MecÂnica autoMÓVeLdepartamento de engenharia Mecânica • www.dem.isep.ipp.ptdiRetOR de cURSO Professor Fernando Ferreira • [email protected] de dePARtAMeNtO Professora Olga Paiva • [email protected]

• engenharia QuÍMicadepartamento de engenharia química • www.deq.isep.ipp.ptdiRetOR de cURSO Professor Paulo Silva • [email protected] de dePARtAMeNtO Professora Maria João Meireles • [email protected]

• engenharia de sisteMas departamento de Matemática • www.dma.isep.ipp.pt diRetORA de cURSO Professora teresa costa • [email protected] de dePARtAMeNtO Professora Alcinda Barreiras • [email protected]

Page 15: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

15MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO

Mestrados2 anos (120 unidades ectS)

Os mestrados no ensino politécnico asseguram uma especialização de natureza profissional. Apoiam a aquisição de conhecimentos que estão vanguarda da sua área de trabalho e o desenvol-vimento de competências de análise, investigação e resolução de problemas para apoiar a inova-ção e criação de valor acrescentado.

Os diplomados iSeP que concluíram um ciclo de estudos conducente ao grau de Licenciado no ano letivo imediatamente anterior têm garantido o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre na área científica do curso de licenciatura ou afim.

A abertura de candidaturas é publicitada em www.isep.ipp.pt, sendo a candidatura efetuada ex-clusivamente por meios eletrónicos em www.isep.ipp.pt/mestrados.

• energias sustentÁVeisdiRetORA de cURSO Professora Nídia caetano • [email protected]

• engenharia ciViLdiRetOR de cURSO Professor Rui camposinhos • [email protected]

• engenharia de coMPutaÇÃo e instruMentaÇÃo MÉdica diRetOR de cURSO Professor carlos Ramos • [email protected]

• engenharia eLetrotÉcnica e de coMPutadoresdiRetOR de cURSO Professor José tenreiro Machado • [email protected]

• engenharia eLetrotÉcnica – sisteMas eLÉtricos de energia diRetORA de cURSO Professora teresa Nogueira • [email protected]

• engenharia geotÉcnica e geoaMBientediRetOR de cURSO Professor hélder chaminé • [email protected]

• engenharia inForMÁticadiRetORA de cURSO Professora Fátima Rodrigues • [email protected]

• engenharia de instruMentaÇÃo e MetroLogiadiRetOR de cURSO Professor Joaquim Alves • [email protected]

Page 16: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO16

• cÁLcuLo assistido de estruturascOORdeNAdOR de cURSO Professor carlos Felix • [email protected]

• coMPutaÇÃo MÓVeL aPLicadacOORdeNAdOR de cURSO Professor Lino Figueiredo • [email protected]

• eFiciÊncia energÉtica e utiLiZaÇÃo racionaL de energia eLÉtricacOORdeNAdOR de cURSO Professor Nuno Gomes • [email protected]

• ensaios de diagnÓstico estruturaLcOORdeNAdOR de cURSO Professor carlos Felix • [email protected]

• gestÃo e ManutenÇÃo de eQuiPaMentos de eLeVaÇÃo eLeVadorescOORdeNAdOR de cURSO Professor Maurício dias • [email protected]

• ProJeto de inFraestruturas de teLecoMunicaÇÕes cOORdeNAdOR de cURSO Professor José Beleza carvalho • [email protected]

• ProJeto de instaLaÇÕes eLÉtricascOORdeNAdOR de cURSO Professor José Beleza carvalho • [email protected]

• ProJeto de instaLaÇÕes eLÉtricas esPeciais cOORdeNAdOR de cURSO Professor José Beleza carvalho • [email protected]

• reaBiLitaÇÃo urBanacOORdeNAdOR de cURSO Professor José Manuel Sousa • [email protected]

• sisteMas de seguranÇa, gestÃo tÉcnica e doMÓticacOORdeNAdOR de cURSO Professor José Beleza carvalho • [email protected]

Pós-graduações

• engenharia MecÂnicadiRetOR de cURSO Professor Alexandre Sottomayor • [email protected]

• engenharia QuÍMicadiRetOR de cURSO Professor António crispim • [email protected]

• MateMÁtica aPLicada À engenharia e Às FinanÇasdiRetORA de cURSO Professora Stella Abreu • [email protected]

Page 17: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

17MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO

• sisteMas integrados de gestÃo da QuaLidade, aMBiente e seguranÇacOORdeNAdOR de cURSO Professor Manuel Lopes • [email protected]

• tÉcnico de insPeÇÃo de estruturascOORdeNAdOR de cURSO Professor carlos Felix • [email protected]

• tecnoLogias e inForMÁtica aPLicadas À educaÇÃo cOORdeNAdORA de cURSO Professora Paula escudeiro • [email protected]

Page 18: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO18

Page 19: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

19MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO

iseP ForgLoBe: ForMaÇÃo contÍnua de curta duraÇÃo

O futuro profissional constrói-se dia-a-dia e uma formação no ensino superior é sem dúvida uma mais-valia para a futura vida profissional. No entanto, para além de uma sólida preparação técnica e científica que vais adquirir é importante que a complementes com outro tipo de conhecimentos e atividades que te farão distinguir na altura de iniciares o teu negócio ou procurares emprego.

Saber apresentar uma ideia, falar em público, ser fluente em língua estrangeiras, conhecer o proto-colo institucional, desenhar um plano de negócios ou saber como constituir e gerir uma empresa, são algumas áreas de conhecimento que poderão marcar a diferença no teu currículo e no teu desempenho.

Através do iSeP FORGLOBe, podes adquirir estas e outras competências complementares que as empresas valorizam e que te preparam para enfrentar os desafios que surgem no quotidiano.

consulta a oferta dos cursos do iSeP FORGLOBe e inscreve-te!

todas as formações FORGLOBe são modulares, de curta duração (nove horas) e decorrem ao longo do ano em horários diurnos ou pós-laborais.

A informação atualizada sobre os cursos está disponível em www.isep.ipp.pt/isepforglobe.

Para mais informações, contacta: [email protected].

Page 20: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO20

Page 21: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

21MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO

i&d e PrestaÇÃo de serViÇos

O iSeP investe seriamente em investigação aplicada para desenvolver e partilhar soluções de inovação tecnológica.

incentivamos-te a participares no interessante mundo da investigação e desenvolvimento e a be-neficiares da oportunidade de trabalhar lado a lado com peritos de renome.

• BioMarK BioMark, Sensor Research www.isep.ipp.pt/biomark • [email protected]ÁReAS de eSPeciALizAÇãO

Biosensores; sensores químicos; nanotecnologia; biomateriais.

• cideMcentro de investigação e desenvolvimento em engenharia Mecânicawww.cidem.isep.ipp.pt • [email protected]ÁReAS de eSPeciALizAÇãO

construções mecânicas; fluidos e calor; gestão industrial; materiais e processos tecnológicos.

• cieti centro de inovação em engenharia e tecnologia industrialwww.cieti.isep.ipp.pt • [email protected]ÁReAS de eSPeciALizAÇãO

Materiais e nanotecnologias; fluidos, calor e energia; proteção ambiental; bioenergia e valoriza-ção de resíduos; laboratórios remotos; teste e depuração de sistemas eletrónicos; automação, controlo e instrumentação; qualidade e eficiência.

• cistercentro de investigação em Sistemas computacionais embebidos e de tempo-Real www.cister.isep.ipp.pt • [email protected]ÁReAS de eSPeciALizAÇãO

Redes de sensores sem fios; computação paralela e distribuída; sistemas ciber-físicos; sistemas adaptativos e de tempo-real; linguagens e sistemas operativos; plataformas embebidas multi-processador.

gruPos de investigação e desenvoLviMento

Page 22: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO22

• gecadGrupo de investigação em engenharia do conhecimento e Apoio à decisãowww.gecad.isep.ipp.pt • [email protected]ÁReAS de eSPeciALizAÇãO

Ambientes inteligentes de suporte à decisão; inteligência computacional; tecnologias do co-nhecimento e aprendizagem; sistemas inteligentes em energia.

• gicecGrupo de investigação e consultadoria em engenharia civilwww.gicec.isep.ipp.pt • [email protected]ÁReAS de eSPeciALizAÇãO

tecnologia das construções; engenharia de estruturas; infraestruturas; gestão da construção; novos sistemas para a engenharia de fachadas; otimização de recursos; análise do comporta-mento, reabilitação e reforço de património edificado.

• giLtGraphics, interaction and Learning technologies www.gilt.isep.ipp.pt • [email protected]ÁReAS de eSPeciALizAÇãO

Jogos e interação; realidade virtual e aumentada; multimédia e comunicações; multimédia e medicina; tecnologias de aprendizagem.

• graQ-reQuiMteGrupo de Reações e Análises químicaswww.graq.isep.ipp.pt • [email protected]ÁReAS de eSPeciALizAÇãO

química analítica (desenvolvimento de métodos cromatográficos para quantificação de pes-ticidas, disrutores endócrinos, fármacos, hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, ácidos gor-dos, toxinas, vitaminas; monitorização de metais; desenvolvimento de (bio)sensores; controlo e monitorização de amostras ambientais, alimentares e biológicas); saúde ambiental (avaliação de bioacumulação de compostos em tecidos adiposos; análise da qualidade do ar e impacto potencial na saúde pública; avaliação de exposição da população a poluentes, micotoxinas e agentes patogénicos); remediação de águas e solos contaminados usando tecnologias limpas; valorização de resíduos (desenvolvimento de tecnologias limpas de baixo custo para valoriza-ção de resíduos naturais, agroalimentares e de subprodutos industriais); remoção de poluentes orgânicos (corantes têxteis, pesticidas, fármacos) e inorgânicos (metais) de efluentes industriais e urbanos.

Page 23: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

23MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO

• inesc tec (roBÓtica, PÓLo iseP) www.lsa.isep.ipp.pt • [email protected]ÁReAS de eSPeciALizAÇãO

coordenação e controlo; navegação distribuída; sistemas embebidos de tempo-real; sensores e perceção; visão artificial; aeronaves não-tripuladas; robótica marinha e subaquática; robótica móvel.

• LeMa-cMuPLaboratório de engenharia Matemáticawww.lema.isep.ipp.pt • [email protected]ÁReAS de eSPeciALizAÇãO

Matemática industrial; engenharia matemática.

• acadeMias isePwww.academias.isep.ipp.pt • [email protected][email protected]ÁReAS de eSPeciALizAÇãO

centros de formação especializados em tecnologias de redes cisco e tecnologias Microsoft.Formação em ccNA, ccNP e ccNAS.National Academy Support centre e National instructor training centre.

• cea centro de estudos de Águaswww.cea.isep.ipp.pt • [email protected]ÁReAS de eSPeciALizAÇãO

Análises físico-químicas e bacteriológicas das diferentes matrizes de águas, lamas e outros re-síduos sólidos, incluindo compostos para a agricultura e de depósitos de corrosão; ações de formação e informação.

• LaBcargaLaboratório de cartografia e Geologia Aplicadawww.deg.isep.ipp.pt • [email protected]ÁReAS de eSPeciALizAÇãO

cartografia aplicada/SiG; hidrogeologia e recursos hidrominerais e geotérmicos; geomecânica e geologia estrutural de maciços rochosos; geociências de engenharia; valorização do património geológico-mineiro.

centros de Prestação de serviços

Page 24: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO24

• LgMcLaboratório de Geotecnia e Materiais de construçãowww.deg.isep.ipp.pt • [email protected]ÁReAS de eSPeciALizAÇãO

Mecânica das rochas e dos solos; materiais de construção; agregados; controle de vibrações; caraterização física, mecânica e química de rochas e solos; ensaios in situ; avaliação de recursos minerais; prospeção geotécnica

• nec Núcleo de estudos da construçãowww.nec.isep.ipp.pt • [email protected]ÁReAS de eSPeciALizAÇãO

conservação e reabilitação de edifícios; estudos de eficiência energética de edifícios; métodos e técnicas de construção; sistemas construtivos; materiais de construção; políticas e estratégias.

• tidtecnologia, investigação e desenvolvimentowww.isep.ipp.pt/tid • [email protected]ÁReAS de eSPeciALizAÇãO

eletrónica, instrumentação, informática e energia.

Page 25: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

25MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO

Page 26: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO26

iseP eM rede

PortaLhttp://portal.isep.ipp.pt

A gestão da tua vida académica também passa pelo portal do iSeP. Podes escolher e inscrever-te nas disciplinas, turmas e exames, efetuar pedidos de certidões, consultar notas e regulamentos, efetuar requerimentos ou obter referências para pagamentos de serviços. consegues obter quase todas as informações e efetuar quase todos os pedidos através do portal, sem necessidade de te deslocares à divisão Académica.

MoodLehttp://moodle.isep.ipp.pt

O moodle iSeP é uma ferramenta informática de apoio à atividade letiva com várias funcionalida-des (fóruns de discussão, testes online, envio de trabalhos, glossários, calendário, etc.). Funciona também como repositório de informação das várias disciplinas e contém apontamentos e enun-ciados de exames de anos anteriores. Os ficheiros podem ser enviados diretamente para impres-são junto do Gabinete de Reprodução documental.

correio eLetrÓnicohttp://mail.isep.ipp.pt

O correio eletrónico é o principal meio de comunicação entre a Gestão, os Serviços e os estudan-tes. consulta com regularidade o correio eletrónico disponibilizado pelo iSeP para estares perma-nentemente informado.

Podes redirecionar automaticamente para o teu e-mail pessoal em http://suporte.ipp.pt (creden-ciais iSeP, nº de aluno e password) editar perfil / redirecionamentos.

YoutuBewww.youtube.com/isepporto

O iSeP tem uma página no Youtube para divulgar as nossas histórias de sucesso. Neste canal são disponibilizadas pequenas reportagens sobre conferências, atividades relevantes da escola, dos laboratórios, da vida académica, que ajudam a divulgar a nossa instituição.

Page 27: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

27MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO

FaceBooKwww.facebook.com/engenhariaiSeP

A página de Facebook fortalece a divulgação de eventos e iniciativas, mas é também um espaço que cumpre com o espírito de trabalho em equipa do iSeP, assumindo que o futuro se faz em rede. Junta-te a nós. é uma simples constatação: “eu gosto do iSeP”.

LinKedin e issuuA presença do iSeP nas redes sociais inclui também o Linkedin e issuu.

encontras as ligações úteis no site do iSeP.www.isep.ipp.pt

Page 28: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO28

Page 29: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

29MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO

serViÇos de aPoio, associaÇÃo de estudantes e desPorto

diVisÃo acadÉ[email protected]

Mais cedo ou mais tarde, terás que passar por aqui. inscrições em exames, pedido e esclarecimen-to de estatutos, certidões, questões académicas...

A divisão Académica está cá para te ajudar.

iseP|go [email protected]

O Gabinete de Orientação (iSeP|GO) é o espaço onde poderás encontrar coordenadas para as diversas áreas do teu percurso nesta instituição.

As psicólogas teresa espassandim e inês Magalhães oferecem-te aconselhamento desde a inte-gração, passando pelo apoio psicológico até às dicas para a transição profissional.

“Não pares, orienta-te!”

gaBinete de reLaÇÕes [email protected]

criatividade, autonomia, flexibilidade, competências linguísticas, experiência internacional e sentido de aventura são características associadas a quem cumpre um período de mobilidade noutro país.

O Gabinete de Relações externas gere mais de 100 parcerias internacionais.

Abre os teus horizontes.

BiBLioteca e saLas de [email protected]

A Biblioteca do iSeP tem uma vasta bibliografia que podes consultar ou requisitar. Podes também encomendar gratuitamente obras de outras bibliotecas ou aceder à B-On (Biblioteca do conhe-cimento on-line).

Junto à biblioteca encontras ainda as salas de estudo.

Page 30: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO30

gaBinete de reProduÇÃo [email protected]

O Gabinete de Reprodução documental é o teu centro de cópias no iSeP. Localizado no edifício B, permite-te tirar as fotocópias que precisas, mas não só.

e lembra-te que podes encomendá-las a partir do moodle.

sisteMa de iMPressÃo/cÓPia/digitaLiZaÇÃoAlém do Gabinete de Reprodução documental, o iSeP dispõe ainda de um sistema de impressão/cópia/digitalização que inclui fotocopiadoras/digitalizadoras espalhadas pelo campus.

estes equipamentos estão ao serviço de toda a comunidade académica. Para usares, basta criares uma conta corrente através do portal e autenticares os teus dados junto das máquinas. Podes também utilizar o serviço de impressão via internet (método recomendado), através do endereço https://webprint.isep.ipp.pt.

Museu do isePwww.isep.ipp.pt/museu

criado em 1998, o Museu do iSeP ajuda a contar a história do ensino da engenharia em Portugal. Localizado no centro do campus, o museu tem mais de 10.000 objetos e documentos que refle-tem evoluções do ensino industrial do séc. XiX até ao ensino superior do séc. XXi.

gaBinete MÉdico228340500 ext. 1339

Precisas de uma consulta médica? O iSeP tem um serviço de atendimento médico para estudan-tes. Só necessitas de marcar uma consulta através do telefone.

O doutor costa Lima está no campus às segundas a partir das 21:30 e aos sábados a partir das 10:00.

aeiseP www.aeisep.pt • [email protected]

A Associação de estudantes (aeiSeP) tem mais de 30 anos e é uma referência no universo da Fede-ração Académica do Porto (FAP). A Associação defende os teus direitos estudantis, mas também é importante na promoção do espírito académico. dinamiza várias atividades culturais, desportivas e sociais ao longo do ano. Na aeiSeP podes-te informar sobre os grupos académicos.

Page 31: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

31MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO

desPorto O iSeP dispõe de um ginásio no campus. com acompanhamento personalizado, sauna e banho turco e preços e horários adaptados à comunidade académica, este é um local perfeito para des-comprimir do dia-a-dia.

Junto à entrada do edifício e.

Através do Politécnico do Porto também podes participar nos campeonatos de desporto univer-sitário. O iPP promove aulas de yoga, aeróbica, karaté e tem equipas de futsal, hóquei em patins, basquetebol e [email protected]

Page 32: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO32

Page 33: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

33MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO

aLiMentaÇÃo e aLoJaMento

cantinah102 • Preço: 2,60 euros (em 2013-2014)

A cantina oferece-te um serviço de três pratos à escolha (carne, peixe ou dieta), a preços de estu-dante. Necessitas comprar a senha através de http://gicant.sas.ipp.pt.

snacK-BarG100b • Preço: 2,50 euros (em 2013-2014)

é só pagar e comer... ao balcão. O preço é igualmente de estudante e não precisas de comprar a senha antecipadamente.

Bar da associaÇÃo de estudantesA107 • Preço: 1,90 - 2,60 euros (em 2013-2014)

Paragem quase obrigatória. Aqui podes comer, beber e socializar. Localizado no edifício A o bar da aeiSeP oferece-te também a melhor esplanada do campus. Relaxa...

restaurante FF231 • 5,50 – 6,25 euros (em 2013-2014)

No primeiro piso do edifício F encontras o restaurante do iSeP. com serviço self-service, sandes, francesinhas e outros pratos.

aLiMentação

residÊncias PoLitÉcnico do Portowww.ipp.pt • [email protected] ou [email protected]

As candidaturas a alojamento nas residências do Politécnico do Porto são geridas pelos Serviços de Ação Social (SAS.iPP).

A grande vantagem das residências do iPP é terem um custo inferior ao de outras alternativas de alojamento.

informa-te junto dos SAS.iPP.

aLoJaMento

Page 34: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO34

BoLsas e PrÉMios

BoLsas de aÇÃo sociaLwww.ipp.pt • [email protected] ou [email protected]

As bolsas de estudo são atribuídas pelos Serviços de Ação Social do Politécnico do Porto e supor-tadas pelo estado. Ajudam estudantes economicamente carenciados, deslocados ou portadores de deficiência, que demonstrem aproveitamento escolar.

informa-te junto dos SAS.iPP.

certiFicados dMa O departamento de Matemática atribui um certificado de distinção ao melhor aluno da licencia-tura em engenharia de Sistemas, ao melhor aluno do mestrado em Matemática Aplicada à enge-nharia e às Finanças.

Será ainda atribuído um certificado de distinção aos alunos de todos os cursos do iSeP, que se distingam nas unidades curriculares da área científica de matemática.

PrÉMios de MeLhor aLuno/aA sessão solene do dia do iPP serve para celebrar o maior politécnico do país e distinguir as pes-soas que se destacaram nas diferentes escolas do seu universo. Anualmente, este dia dá lugar à atribuição dos prémios de melhor aluno aos três estudantes com melhores médias em cada uma das escolas.

Page 35: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

35MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO

Politécnico do Porto • www.ipp.ptMinistério da educação e ciência • www.portugal.gov.ptdirecção Geral do ensino Superior • www.dges.mctes.ptPrograma de Aprendizagem ao Longo da Vida • www.proalv.ptFederação Académica do Porto • www.fap.ptcâmara Municipal do Porto • www.cm-porto.ptPorto turismo • www.portoturismo.pt

contactos iseP

PresidÊncia PReSideNte João Rocha

conseLho tÉcnico-cientÍFico PReSideNte João Rocha

conseLho PedagÓgico PReSideNte Ana Almeida

secretÁrio Alexandra Ribeiro

diVisÃo acadÉ[email protected] • entrada edifício eReSPONSÁVeL Berta Baptista

BiBLioteca e saLas de [email protected] • e249 ReSPONSÁVeL Ana Rebelo

diVisÃo de sisteMas inForMÁ[email protected] • e307 ReSPONSÁVeL José Barros Oliveira

Museu do [email protected] • cave do edifício cReSPONSÁVeL Patrícia costa

iseP|go – gaBinete de orientaÇÃ[email protected] • e145b ReSPONSÁVeL teresa espassandim

gaBinete de reLaÇÕes [email protected] • e126 ReSPONSÁVeL Alexandra trincão

gaB. de reProduÇÃo [email protected] • B104 ReSPONSÁVeL Rui Nascimento

associaÇÃo de estudanteswww.aeisep.pt • [email protected] • A105 PReSideNte Paulo Santos

gaBinete MÉdico228340500 ext. 1339 • h203 MédicO doutor costa Lima

serViÇos de acÇÃo sociaL (sas.iPP)Rua dr. Roberto Frias, [email protected] • 808203234

gaBinete de desPorto [email protected] • 225571000

Page 36: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO36

Page 37: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

37MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO

coMo chegar

Não te percas! chegar ao iSeP é fácil, mesmo para quem não conhece a zona. tens várias opções, vê qual delas é mais prática para ti.

MetroLinha Amarela (Linha d) que vai desde o hospital de São João até Santo Ovídio (Vila Nova de Gaia). Ao saíres na estação iPO, estás a menos de cinco minutos a pé do iSeP. O metro é também a opção mais prática se usares os comboios cP! entras na estação de São Bento, no sentido hospital de São João e já estás no caminho certo.

stcPtambém consegues chegar ao iSeP através dos autocarros StcP. As seguintes linhas têm todas paragem no iSeP ou perto.

LinHa destino

300 ALiAdOS >> hOSPitAL de S. JOãO

301 SÁ dA BANdeiRA >> hOSPitAL de S. JOãO

603 MARqUÊS >> MAiA

803 BOAViStA >> VeNdA NOVA

Procura informação sobre descontos para estudantes e menores de 23 anos junto do metro do Porto ou da StcP.

Page 38: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO38

Page 39: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

39MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO

caMPus iseP

ceNtRO de cONGReSSOS [A] ASSOciAÇãO de eStUdANteS BAR

deP. de eNGeNhARiA iNFORMÁticA GABiNete de RePROdUÇãO dOcUMeNtAL

deP. de eNGeNhARiA GeOtécNicA deP. de eNGeNhARiA ciViL MUSeU dO iSeP

LABORAtÓRiO de GeOtecNiA e MAteRiAiS de cONStRUÇãO

ceNtRO de cONGReSSOS [e] PReSidÊNciA BiBLiOtecA SeRViÇOS iSeP | GO - GABiNete de ORieNtAÇãO iSePGYM - GiNÁSiO AGÊNciA de ViAGeNS

deP. de eNGeNhARiA MecÂNicA deP. de eNGeNhARiA eLetROtécNicA cideM - ceNtRO de iNVeStiGAÇãO e deSeNVOLViMeNtO eM eNG. MecÂNicA GiLt - GRAPhicS, iNteRActiON ANd LeARNiNG techNOLOGieS ReStAURANte

deP. de eNGeNhARiA qUíMicA BAR SAS.iPP

ceNtRO de cONGReSSOS [h] deP. de eNGeNhARiA MecÂNicA deP. de eNGeNhARiA qUíMicA deP. de MAteMÁticA deP. de FíSicA cANtiNA

deP. de eNGeNhARiA eLetROtécNicA GecAd - GRUPO de iNVeStiGAÇãO eM eNG. dO cONheciMeNtO e APOiO À deciSãO

deP. de eNGeNhARiA ciViL deP. de ORGANizAÇãO e GeStãO

LABORAtÓRiO de tecNOLOGiA qUíMicA LídiA VAScONceLOS

LABORiS cieti - ceNtRO de iNOVAÇãO eM eNGeNhARiA e tecNOLOGiA iNdUStRiAL

GecAd - GRUPO de iNVeStiGAÇãO eM eNG. dO cONheciMeNtO e APOiO À deciSãO

ediFíciO iNteLiGeNte

LSA - LABORAtÓRiO de SiSteMAS AUtÓNOMOS

LABORAtÓRiO AUtOMÓVeL

AcAdeMiAciScO.iSeP

BiOMARK - SeNSOR ReSeARch ceA - ceNtRO de eStUdO de ÁGUAS

ciSteR - ReSeARch ceNteR iN ReAL tiMe cOMPUtiNG SYSteMS - hANdS-ON LABORAtORY

RUA dR. ANtÓNiO BeRNARdiNO de ALMeidA

RUA cONde de AVRANcheS

RUA de S. tOMé

Page 40: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO40

caLendÁrio escoLar 2014/15

a Semana destinada à apresentação e discussão de trabalhos práticos e de avaliação contínua ou exames.

b esta época nas disciplinas de “estágio/Projeto”; “estágio”; “Projeto”; “dissertação” e outras cujo objetivo seja a realização de um estágio ou Projeto, prolonga-se até dia 23-11-2015 nas Licenciaturas e nos Mestrados. Os estudantes podem optar por realizar o exame de recurso nesta época, caso em que não o poderão realizar na época de avaliação do 1º ou 2º semestre.

c O número de semanas de avaliação será de 4 ou 5 consoante os cursos tenham previsto respetivamente 16 ou 15 semanas de aulas presenciais.

ano Lectivo 15-09-2014 31-07-2015

1º SeMeStRe 15-09-2014 14-02-2015

AtiVidAdeS LetiVAS i 15-09-2014 20-12-2014

FéRiAS de NAtAL 22-12-2014 03-01-2015

AtiVidAdeS LetiVAS ii 05-01-2015 14-02-2015

Avaliação trabalhos práticos a c 12-01-2015 17-01-2015

Avaliação (exames 1º semestre) 19-01-2015 14-02-2015

Preparação atividades 2º semestre 16-02-2015 21-02-2015

2º SeMeStRe 23-02-2015 31-07-2015

AtiVidAdeS LetiVAS iii 23-02-2015 28-03-2015

FéRiAS dA PÁScOA 30-03-2015 06-04-2015

AtiVidAdeS LetiVAS iV 07-04-2015 02-05-2015

iNteRRUPÇãO AtiVidAdeS LetiVAS 04-05-2015 09-05-2015

AtiVidAdeS LetiVAS V 11-05-2015 31-07-2015

Avaliação trabalhos práticos a c 22-06-2015 27-06-2015

Avaliação (exames 2º semestre) 29-06-2015 25-07-2015

Finalização e encerramento do Semestre/Ano Letivo 26-07-2015 31-07-2015

FéRiAS de VeRãO 01-08-2015 31-08-2015

éPOcA eSPeciAL de eXAMeS b 01-09-2015 12-09-2015

Page 41: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

41MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO

Page 42: ISEP: Manual de Acolhimento dos Novos Alunos 2014-2015

MANUAL de AcOLhiMeNtO AO NOVO ALUNO42

iseP | instituto Superior de engenharia do Porto_Rua dr. António Bernardino de Almeida, 4314249-015 Porto, Portugal_tel. 228 340 500Fax 228 321 [email protected]_