introduÇÃo e objetivos

1
AVALIAÇÃO QUALITATIVA DAS REFEIÇÕES SERVIDAS EM CRECHES PARTICULARES Lua Maria Crespo Anastácio - IC/voluntária Orientadora: Profª Márcia Aurelina de Oliveira Alves Colaboradores: Débora Letícia Frizzi Silva, Juliane Milena Rocha INTRODUÇÃO E OBJETIVOS MATERIAIS E MÉTODOS CONCLUSÃO Bons hábitos alimentares são construídos nas situações rotineiras do dia-a-dia em residências ou creches que passam a compartilhar com os pais a responsabilidade pela nutrição adequada da criança (BIRCH, 1998). Os cardápios prescritos nas Creches são importantes fontes de informação para os pais, pesquisadores e órgãos regulamentadores sobre o que as crianças consomem diariamente(BRASIL, 2009). Objetivos: Realizar avaliação qualitativa das refeições servidas às crianças de 2 a 5 anos em Centros de Educação Infantil (CEI) particulares, localizadas no município de Curitiba/PR. Tipo de pesquisa: Pesquisa qualiquantitativa a partir da avaliação do cardápio do almoço oferecido. Período: Cardápio do mês maio/2013 de três CEIs (A, B e C) dos Bairros Jardim das Américas e Cajuru. Métodos: Avaliação realizada de acordo com o Manual de Orientação para Pré-Escolares da Sociedade Brasileira de Pediatria (2009) e, através da adaptação do método “Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio AQPC (Veiros e Proença, 2003) A partir da avaliação dos cardápios foi observada oferta adequada de cereais, leguminosas (feijões), verduras e legumes e insuficiente quanto ao oferecimento de frutas. As carnes foram fornecidas em quantidade e variedade suficientes, entretanto o CEI B poderia substituir a fritura para preparações cozidas ou REFERÊNCIAS BIRCH, L.L. Psychological Influences on the Childhood. Diet. J Nutr. v. 128, Suppl. 2, p. 407S–410S, 1998. BRASIL – Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE Resolução – CD/FNDE n° 38, de 16 de julho de 2009. Arr oz Legumes Carne bovina cozid a Mas sas Pei xe Car ne bovina fri ta Len tilha 0% 20% 40% 60% 80% 100% CEI C CEI B CEI A RESULTADOS FIGURA 1. FREQUÊNCIA DOS ALIMENTOS E GRUPOS DE ALIMENTOS PRESCRITOS NOS CARDÁPIOS DOS CEIs

Upload: gamba

Post on 16-Feb-2016

29 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

AVALIAÇÃO QUALITATIVA DAS REFEIÇÕES SERVIDAS EM CRECHES PARTICULARES Lua Maria Crespo Anastácio - IC/voluntária Orientadora: Profª Márcia Aurelina de Oliveira Alves Colaboradores: Débora Letícia Frizzi Silva, Juliane Milena Rocha. RESULTADOS . INTRODUÇÃO E OBJETIVOS . - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: INTRODUÇÃO E OBJETIVOS

AVALIAÇÃO QUALITATIVA DAS REFEIÇÕES SERVIDAS EM CRECHES PARTICULARES

Lua Maria Crespo Anastácio - IC/voluntáriaOrientadora: Profª Márcia Aurelina de Oliveira Alves

Colaboradores: Débora Letícia Frizzi Silva, Juliane Milena RochaINTRODUÇÃO E OBJETIVOS

MATERIAIS E MÉTODOS

CONCLUSÃO

Bons hábitos alimentares são construídos nas situações rotineiras do dia-a-dia em residências ou creches que passam a compartilhar com os pais a responsabilidade pela nutrição adequada da criança (BIRCH, 1998). Os cardápios prescritos nas Creches são importantes fontes de informação para os pais, pesquisadores e órgãos regulamentadores sobre o que as crianças consomem diariamente(BRASIL, 2009).Objetivos: Realizar avaliação qualitativa das refeições servidas às crianças de 2 a 5 anos em Centros de Educação Infantil (CEI) particulares, localizadas no município de Curitiba/PR.

Tipo de pesquisa: Pesquisa qualiquantitativa a partir da avaliação do cardápio do almoço oferecido.Período: Cardápio do mês maio/2013 de três CEIs (A, B e C) dos Bairros Jardim das Américas e Cajuru.Métodos: Avaliação realizada de acordo com o Manual de Orientação para Pré-Escolares da Sociedade Brasileira de Pediatria (2009) e, através da adaptação do método “Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio AQPC (Veiros e Proença, 2003)

A partir da avaliação dos cardápios foi observada oferta adequada de cereais, leguminosas (feijões), verduras e legumes e insuficiente quanto ao oferecimento de frutas.

As carnes foram fornecidas em quantidade e variedade suficientes, entretanto o CEI B poderia substituir a fritura para preparações cozidas ou grelhadas.

REFERÊNCIAS BIRCH, L.L. Psychological Influences on the Childhood. Diet. J Nutr. v. 128, Suppl. 2, p. 407S–410S, 1998.BRASIL – Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE Resolução – CD/FNDE n° 38, de 16 de julho de 2009.

Arroz

Feijão

Legu

mes

Verdura

s

Carne b

ovina

cozid

a

Frango

cozid

o

Massa

s

Polenta

Peixe

Frango

frito

Carne b

ovina

fritaOvo

s

Lenti

lha

0%10%20%30%40%50%60%70%80%90%

100%

CEI CCEI BCEI A

RESULTADOS

FIGURA 1. FREQUÊNCIA DOS ALIMENTOS E GRUPOS DE ALIMENTOS PRESCRITOS NOS CARDÁPIOS DOS CEIs