introdução

3
Introdução Segundo Moreira (1998), a melhoria da qualidade remete à diminuição de custos devido à redução do trabalho, dos materiais desperdiçados, do tempo perdido, dos erros em geral, além de proporcionar eficácia e eficiência produtiva, que gera a ascensão da empresa em relação a concorrência e eleva o lucro e a mantém no mercado. Para se alcançar o sucesso, é de fundamental importância que as empresas tomem como base de suas estratégias a questão dos custos e desperdícios em seus processos de produção. A estratégia visa otimizar o desempenho de uma empresa sem que se altere o custo de um produto (já que é o mercado quem define este), mas que altere o modo como se produz. Nesse contexto, Porter (1990) estabelece três estratégias genéricas amplas para se obter vantagem competitiva, são elas: Liderança via custos – Significa diminuir os custos de produção de seus produtos para obter vantagem sobre o preço do concorrente. Liderança via diferenciação – Quer dizer que a empresa procura se sobressair em relação à concorrência fazendo com que seus produtos tenham um diferencial, que pode ser: qualidade, prazo, flexibilidade e confiabilidade Liderança via enfoque – Pretende obter vantagem competitiva em um determinado ambiente de uma indústria. Seleciona-se um segmento da indústria e faz a adaptação de sua estratégia para atende-lo pela focalização nos custos ou na diferenciação. É imprescindível que quem deseja vantagem competitiva estabeleça metas e selecione quais dimensões competitivas se quer fazer sobressair. Desenvolvimento Robles Jr. (1996) subdivide os custos da qualidade em dois grupos: Custos de Controle: ligado a atividades que visam a prevenção de ocorrência de erros, antecipando-se quanto a possível ocorrência de falhas e monitorando os processos.

Upload: wellington-wellemen

Post on 13-Nov-2015

222 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

IntroduçãoIntrodução

TRANSCRIPT

IntroduoSegundo Moreira (1998), a melhoria da qualidade remete diminuio de custos devido reduo do trabalho, dos materiais desperdiados, do tempo perdido, dos erros em geral, alm de proporcionar eficcia e eficincia produtiva, que gera a ascenso da empresa em relao a concorrncia e eleva o lucro e a mantm no mercado.Para se alcanar o sucesso, de fundamental importncia que as empresas tomem como base de suas estratgias a questo dos custos e desperdcios em seus processos de produo.A estratgia visa otimizar o desempenho de uma empresa sem que se altere o custo de um produto (j que o mercado quem define este), mas que altere o modo como se produz.Nesse contexto, Porter (1990) estabelece trs estratgias genricas amplas para se obter vantagem competitiva, so elas: Liderana via custos Significa diminuir os custos de produo de seus produtos para obter vantagem sobre o preo do concorrente. Liderana via diferenciao Quer dizer que a empresa procura se sobressair em relao concorrncia fazendo com que seus produtos tenham um diferencial, que pode ser: qualidade, prazo, flexibilidade e confiabilidade Liderana via enfoque Pretende obter vantagem competitiva em um determinado ambiente de uma indstria. Seleciona-se um segmento da indstria e faz a adaptao de sua estratgia para atende-lo pela focalizao nos custos ou na diferenciao. imprescindvel que quem deseja vantagem competitiva estabelea metas e selecione quais dimenses competitivas se quer fazer sobressair.

DesenvolvimentoRobles Jr. (1996) subdivide os custos da qualidade em dois grupos: Custos de Controle: ligado a atividades que visam a preveno de ocorrncia de erros, antecipando-se quanto a possvel ocorrncia de falhas e monitorando os processos. Custos das Falhas de Controle: remete aos custos decorrentes do erro j ocorrido, e que caracterizam um mau investimento nos custos de controle, j que esses custos se relacionam de forma inversamente proporcional, ou seja, quanto mais se investe em preveno e avaliao, menos falhas ocorrem no processo produtivo.

Ainda, Slack (1996) subdivide essas macro categorias em quatro categorias, acima evidenciadas.

Custos de Preveno: ocorrem quando se busca prevenir problemas futuros. o que se gasta durante a observao e identificao de problemas antes da execuo ou produo de determinado bem. Custos de Avaliao: So os custos referentes ao controle de qualidade. Ocorrem quando os agentes envolvidos diretamente no processo produtivo checam a possibilidade de existncia de problemas e erros que podem acontecer durante o processo de fabricao. Podemos citar aqui os custos com controle estatstico, amostragem. Custos de Falhas Internas: Custos de Falhas Externas: