introduÇÃo 3 medo do dentista 5 profissional...

20
GUIA COMPLETO PARA CRIANÇA SUPERAR O MEDO DO DENTISTA

Upload: ngocong

Post on 30-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: INTRODUÇÃO 3 MEDO DO DENTISTA 5 PROFISSIONAL …tepe.com.br/wp-content/uploads/2017/02/guia-completo-para-criana... · Saber observar os sinais que a criança dá e a maneira como

GUIA COMPLETO PARA CRIANÇA SUPERAR O MEDO DO DENTISTA

Page 2: INTRODUÇÃO 3 MEDO DO DENTISTA 5 PROFISSIONAL …tepe.com.br/wp-content/uploads/2017/02/guia-completo-para-criana... · Saber observar os sinais que a criança dá e a maneira como

INTRODUÇÃO 3

MEDO DO DENTISTA 5

PROFISSIONAL ESPECIALIZADO 8

AMBIENTE LÚDICO 12

ACOMPANHAMENTO EM CASA 15

CONCLUSÃO 18

SOBRE A TEPE 20

Page 3: INTRODUÇÃO 3 MEDO DO DENTISTA 5 PROFISSIONAL …tepe.com.br/wp-content/uploads/2017/02/guia-completo-para-criana... · Saber observar os sinais que a criança dá e a maneira como

INTRODUÇÃO

Page 4: INTRODUÇÃO 3 MEDO DO DENTISTA 5 PROFISSIONAL …tepe.com.br/wp-content/uploads/2017/02/guia-completo-para-criana... · Saber observar os sinais que a criança dá e a maneira como

4 INTRODUÇÃO

Os cuidados com a saúde bucal e as visitas ao consultório odontológico devem começar bem cedo, ainda nos primeiros anos da infância. Porém, por se tratar de um

ambiente desconhecido e cheio de novidades, muitas crianças desenvolvem o medo do dentista.

A fobia pode tornar a experiência no consultório odontológico um momento difícil e desagradável para os pequenos, além de prejudicar os cuidados com a limpeza dos dentes em casa.

Com o passar do tempo, as crianças podem sofrer com várias disfunções de saúde bucal, tais como cáries, gengivite ou problemas de oclusão.

Para evitar que isso aconteça e preservar a saúde bucal de meninos e meninas desde sempre, preparamos este e-book, um guia completo que vai orientar todos os passos necessários para que a criança possa superar o medo do dentista.

Entender o que é o medo do dentista e o porquê das crianças se sentirem tão desconfortáveis quando começam a visitar o consultório odontológico é fundamental para contornar esse problema, conforme você verá agora, no primeiro capítulo do nosso e-book. Boa leitura!

Page 5: INTRODUÇÃO 3 MEDO DO DENTISTA 5 PROFISSIONAL …tepe.com.br/wp-content/uploads/2017/02/guia-completo-para-criana... · Saber observar os sinais que a criança dá e a maneira como

MEDO DO DENTISTA

Page 6: INTRODUÇÃO 3 MEDO DO DENTISTA 5 PROFISSIONAL …tepe.com.br/wp-content/uploads/2017/02/guia-completo-para-criana... · Saber observar os sinais que a criança dá e a maneira como

6 MEDO DO DENTISTA

Toda criança tem necessidade de movimento, de descoberta e de brincadeira. É explorando o ambiente ao redor de maneira lúdica e percebendo as sensações

do seu corpo que desenvolvemos e aprendemos uma série de habilidades cognitivas e motoras.

Ficar quietinho e em silêncio na cadeira do dentista, observando todos aqueles equipamentos desconhecidos e ouvindo sons estranhos pode ser um grande desafio para as crianças, além de se tornar ameaçador quando elas sentem algum desconforto ou dor.

Diante da dor, o consultório odontológico pode se tornar tão desagradável para os pequenos que eles terão dificuldades até mesmo para realizar os cuidados diários com a higiene bucal, o que pode causar cáries ou tornar a fase de troca dos dentes muito complicada.

Diferenciar se o comportamento de uma criança em relação ao dentista é apenas a dificuldade em permanecer parada por muito tempo ou é, de fato, uma reação de medo e angústia é muito importante.

Saber observar os sinais que a criança dá e a maneira como ela se comporta, mesmo antes de chegar ao consultório odontológico, é o que vai possibilitar toda a acolhida e ajuda que ela precisa para vencer o medo do dentista.

Page 7: INTRODUÇÃO 3 MEDO DO DENTISTA 5 PROFISSIONAL …tepe.com.br/wp-content/uploads/2017/02/guia-completo-para-criana... · Saber observar os sinais que a criança dá e a maneira como

7 MEDO DO DENTISTA

ENTENDA O COMPORTAMENTO DE CADA CRIANÇA

É verdade que cada pessoa tem um temperamento único e isso se manifesta logo na infância. Por isso, a reação e o comportamento diante da experiência no consultório odontológico difere bastante de uma criança para a outra.

Diante da novidade do ambiente e sentindo-se insegura perto do dentista, a primeira reação, muitas vezes, é a mais tradicional: o choro.

É possível que a criança se sinta tão ameaçada que as lágrimas dão lugar a uma reclamação maior, com gritos, chutes, socos e, até mesmo, a tentativa de ir embora do consultório odontológico.

Todas essas reações têm a sua razão de ser e devem ser acolhidas com respeito, ainda que seja muito difícil para os pais verem o filho chorar ou espernear.

É preciso compreender que a atitude da criança, nesses casos, não se trata de uma simples birra ou de um mau comportamento sem nenhuma razão de ser — ela está com medo.

Tudo que a criança fala ou faz mostra como ela se sente e é preciso deixá-la se expressar, para, então, acalmá-la e mostrar o porquê da visita ao consultório odontológico, mostrando que o dentista é um novo amigo e que a sala de atendimento não é um espaço ameaçador.

Para ajudar a criança a superar o medo de dentista, é fundamental saber lidar com as reações e o comportamento dos pequenos, o atendimento de um profissional especializado fará toda a diferença.

Vamos entender essa questão um pouco melhor.

Page 8: INTRODUÇÃO 3 MEDO DO DENTISTA 5 PROFISSIONAL …tepe.com.br/wp-content/uploads/2017/02/guia-completo-para-criana... · Saber observar os sinais que a criança dá e a maneira como

PROFISSIONAL ESPECIALIZADO

Page 9: INTRODUÇÃO 3 MEDO DO DENTISTA 5 PROFISSIONAL …tepe.com.br/wp-content/uploads/2017/02/guia-completo-para-criana... · Saber observar os sinais que a criança dá e a maneira como

9 PROFISSIONAL ESPECIALIZADO

Ao longo da sua formação, todo dentista é preparado para cuidar da saúde bucal de pacientes de todas as idades, tenham

eles medo do consultório odontológico ou não. Assim, qualquer profissional está apto para atender as crianças.

O odontopediatra é o profissional com formação específica, a qual possibilita um aprofundamento maior no desenvolvimento infantil como um todo e nas especificidades da saúde bucal durante a infância.

Diante das dificuldades ou do medo da criança, o odontopediatra sabe identificar o que desencadeia o comportamento infantil para, então, determinar as melhores maneiras de lidar com a situação.

Isso permitirá o desenvolvimento de uma relação de confiança com os pequenos, que tornará mais tranquila e agradável a experiência no consultório odontológico.

Conversas amigáveis, brincadeiras, músicas ou jogos são algumas das técnicas utilizadas pelos profissionais especializados no atendimento infantil para tornar a visita ao consultório odontológico uma experiência prazerosa e ajudar a criança a vencer o medo do dentista.

A parceria com os pais, no entanto, é muito importante para que a relação entre o odontopediatra e a criança seja a mais tranquila possível.

Page 10: INTRODUÇÃO 3 MEDO DO DENTISTA 5 PROFISSIONAL …tepe.com.br/wp-content/uploads/2017/02/guia-completo-para-criana... · Saber observar os sinais que a criança dá e a maneira como

10 PROFISSIONAL ESPECIALIZADO

A IMPORTÂNCIA DO COMPORTAMENTO DOS PAIS

De acordo com as descobertas da psicologia sobre o assunto, muitas vezes, o medo de dentista experimentado pelas crianças pode ser intensificado ou, até mesmo, causado pelos pais.

Ao perceberem a reação dos filhos, alguns pais podem tentar reprimir o choro, desaprovando o comportamento da criança. Isso dificulta muito o tratamento uma vez que faz o pequeno sentir-se pouco acolhido.

A simples presença dos pais durante a consulta pode ser prejudicial para o atendimento dos filhos, pois a criança percebe e sente a ansiedade dos pais como se fosse dela.

Page 11: INTRODUÇÃO 3 MEDO DO DENTISTA 5 PROFISSIONAL …tepe.com.br/wp-content/uploads/2017/02/guia-completo-para-criana... · Saber observar os sinais que a criança dá e a maneira como

11 PROFISSIONAL ESPECIALIZADO

Em casa, o comportamento em relação aos cuidados de saúde bucal também é alvo da atenção das crianças. Como elas aprendem por imitação, se os pais têm medo do dentista ou demonstram desinteresse ou desconforto durante a escovação dos dentes, a criança poderá seguir esse exemplo.

É fundamental, então, que os pais prestem bastante atenção a todas as orientações dadas pelo odontopediatra ou pelo dentista que cuida da saúde bucal de seus filhos, estabelecendo uma parceria que promoverá a superação do medo e de todas as dificuldades da criança.

Se, por um lado, contar com um dentista especializado no tratamento de crianças é uma ajuda muito importante, por outro o ambiente do consultório também pode ser planejado de modo a acolher bem e oferecer muitos estímulos positivos para as crianças, conforme veremos a seguir.

Page 12: INTRODUÇÃO 3 MEDO DO DENTISTA 5 PROFISSIONAL …tepe.com.br/wp-content/uploads/2017/02/guia-completo-para-criana... · Saber observar os sinais que a criança dá e a maneira como

AMBIENTE LÚDICO

Page 13: INTRODUÇÃO 3 MEDO DO DENTISTA 5 PROFISSIONAL …tepe.com.br/wp-content/uploads/2017/02/guia-completo-para-criana... · Saber observar os sinais que a criança dá e a maneira como

13 AMBIENTE LÚDICO

Por estar em pleno desenvolvimento, a criança é extremamente sensível aos ambientes nos quais ela se encontra. Todos os detalhes viram estímulos que podem influenciar o

comportamento dos pequenos de maneira positiva ou negativa.

Ter um consultório odontológico preparado para acolher esse público fará toda a diferença na relação delas com o dentista e com os tratamentos de saúde bucal.

A adequação do ambiente pode começar já na sala de espera, com a organização de um espaço com brinquedos, livros e materiais para desenhar e colorir. Vale a pena investir em materiais que apontem a importância dos cuidados em saúde bucal para as crianças.

No consultório, desenhos infantis podem ser utilizados na cadeira, nos itens de vestuário como toucas, máscaras, aventais e, até mesmo, nos equipamentos. As crianças costumam gostar bastante dos pregadores e adesivos colocados sobre os cabos e também na luminária.

As paredes, tanto da sala de espera quanto do consultório, podem ser decoradas com motivos infantis. Mas, existem formas ainda mais modernas de tornar a visita ao dentista ainda mais divertida para as crianças.

Page 14: INTRODUÇÃO 3 MEDO DO DENTISTA 5 PROFISSIONAL …tepe.com.br/wp-content/uploads/2017/02/guia-completo-para-criana... · Saber observar os sinais que a criança dá e a maneira como

14 AMBIENTE LÚDICO

Com as novas tecnologias, é possível criar uma zona de internet e disponibilizar tablets ou notebooks para os pequenos pacientes se divertirem enquanto aguardam o atendimento.

Se possível, é interessante investir em jogos e programas voltados para os cuidados com a saúde bucal, aproveitando o momento de diversão para também oferecer ensinamentos.

No consultório, a instalação de monitores de TV também é uma boa iniciativa, pois a exibição dos filmes ou desenhos preferidos da criança tornará a consulta um momento mais agradável.

A música também ajuda a criança a relaxar e é uma forma de tornar o espaço do dentista mais amigável

USANDO A TECNOLOGIA PARA VENCER O MEDO DE DENTISTA

para a criança, sendo que o uso da musicoterapia já é uma tendência em diversos consultórios odontológicos.

Até aqui, já falamos dos profissionais especializados e do ambiente preparado para receber os pequenos pacientes.

Falta apenas um aspecto para completar o nosso guia de cuidados que vai ajudar a criança a perder o medo do dentista.

Trata-se da dimensão mais importante para a saúde bucal das crianças, sem a qual o trabalho do dentista não terá sucesso: a rotina diária de cuidados com a higiene bucal no ambiente familiar.

Page 15: INTRODUÇÃO 3 MEDO DO DENTISTA 5 PROFISSIONAL …tepe.com.br/wp-content/uploads/2017/02/guia-completo-para-criana... · Saber observar os sinais que a criança dá e a maneira como

ACOMPANHAMENTO EM CASA

Page 16: INTRODUÇÃO 3 MEDO DO DENTISTA 5 PROFISSIONAL …tepe.com.br/wp-content/uploads/2017/02/guia-completo-para-criana... · Saber observar os sinais que a criança dá e a maneira como

16 ACOMPANHAMENTO EM CASA

Como a criança aprende a maneira de se comportar observando o exemplo dos pais, a primeira atitude que se deve

ter em relação à saúde bucal dos pequenos é demonstrar a importância da limpeza dos dentes todos os dias.

Para estimular os cuidados com a higiene bucal dos filhos, os pais devem parabenizar a criança todas as vezes que ela escovar os dentes, pois o reforço positivo é muito importante para o aprendizado infantil.

No começo, quando as crianças ainda não conseguem fazer a escovação sozinhas, os pais devem ajudar os filhos na tarefa, limpando os dentes com o uso da escova e do fio dental.

Aos poucos, à medida que a criança cresce, é possível dar mais autonomia a ela, mostrando como segurar a escova e quais são os movimentos corretos para retirar toda a sujeira acumulada nos dentes.

Existem muitas técnicas de escovação e o dentista vai orientar qual delas é a mais adequada para cada fase da infância.

Optar por escovas especiais para o público infantil também poderá ajudar a criança a entender a importância de cuidar dos dentes e a superar o medo do dentista. O mercado oferece uma série de opções voltada para a saúde bucal dos pequenos.

Page 17: INTRODUÇÃO 3 MEDO DO DENTISTA 5 PROFISSIONAL …tepe.com.br/wp-content/uploads/2017/02/guia-completo-para-criana... · Saber observar os sinais que a criança dá e a maneira como

17 ACOMPANHAMENTO EM CASA

OUTROS CUIDADOS DIÁRIOS IMPORTANTES

Além da escovação e do uso do fio dental, os pais devem estar atentos aos hábitos alimentares dos filhos, pois a alimentação também influencia a saúde bucal.

É preciso incentivar as crianças a consumir verduras, legumes e frutas diariamente.

Também é importante orientar os pequenos quanto à mastigação dos alimentos e controlar bastante o consumo de alimentos doces, pois o açúcar é muito prejudicial para os dentes.

O hábito de beber bastante água também deve ser ensinado desde cedo, pois a hidratação adequada do organismo é fundamental para a produção da saliva que, por sua vez, ajuda a manter a boca limpa.

Tudo isso fará com que as crianças entendam como é importante cuidar da saúde bucal, sendo que os pais devem sempre lembrar que as visitas regulares ao dentista fazem parte desses cuidados, tratando esses momentos de maneira natural. Assim, a criança passará a ver o dentista como um amigo que ajuda toda a família a ficar em dia com os cuidados bucais, cuidando dos sorrisos de todos.

Page 18: INTRODUÇÃO 3 MEDO DO DENTISTA 5 PROFISSIONAL …tepe.com.br/wp-content/uploads/2017/02/guia-completo-para-criana... · Saber observar os sinais que a criança dá e a maneira como

CONCLUSÃO

Page 19: INTRODUÇÃO 3 MEDO DO DENTISTA 5 PROFISSIONAL …tepe.com.br/wp-content/uploads/2017/02/guia-completo-para-criana... · Saber observar os sinais que a criança dá e a maneira como

19 CONCLUSÃO

Chegamos ao final do nosso e-book! Agora que você já sabe como as crianças se sentem e quais são os

cuidados necessários para que elas se sintam seguras no consultório odontológico, ajudar os pequenos a superar o medo do dentista será uma tarefa fácil.

Com bastante persistência e dedicação, é possível transformar os momentos de encontro com o dentista em uma experiência agradável e repleta de aprendizado e boas lembranças para a criança.

Se você quiser saber mais sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal e conhecer o que há de mais moderno em produtos para limpeza dos dentes, confira os artigos especiais do nosso blog ou visite o nosso site.

Page 20: INTRODUÇÃO 3 MEDO DO DENTISTA 5 PROFISSIONAL …tepe.com.br/wp-content/uploads/2017/02/guia-completo-para-criana... · Saber observar os sinais que a criança dá e a maneira como

SOBRE A TEPE

Cuidar de sorrisos sempre foi uma vocação da TePe. Com mais de 40 anos de experiência no mercado de higiene bucal, a empresa trabalha para levar saúde ao maior número possível de pessoas ao redor do mundo.

Os produtos são resultado de um forte trabalho de inovação e pesquisa, desenvolvido por profissionais multidisciplinares, principalmente os dentistas. Tudo o que você encontra na TePe é de qualidade e de preço acessível.

Nascida na Suécia, já está presente em mais de 40 países. A empresa é representada pela FNL Comércio de Suprimentos Ltda, que trabalha com grandes marcas internacionais.