introduÇÃo 1 histÓria da saÚde no brasil … · meta do presidente era a reurbanização do rj...

66
INTRODUÇÃO 1 HISTÓRIA DA SAÚDE NO BRASIL BRASIL COLÔNIA - A Saúde não era preocupação de Portugual. - Cada Indivíuo era responsável pela sua própria Saúde. - Destacavam-se nesta época: PAJÉS, CURANDEIROS e BOTICÁRIOS (pessoas que viajavam pelo país).

Upload: phungdung

Post on 08-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

INTRODUÇÃO

1HISTÓRIADASAÚDENOBRASIL

BRASIL COLÔNIA

- A Saúde não era preocupação de Portugual.- Cada Indivíuo era responsável pela sua própria Saúde.- Destacavam-se nesta época: PAJÉS, CURANDEIROS e BOTICÁRIOS (pessoas que viajavampelo país).

INTRODUÇÃO

1HISTÓRIADASAÚDENOBRASIL

FAMÍLIA REAL

- Chegada da Família Real fugindo de Napoleão- Acostumados com um padrão mais refinada e preocupados com a saúde de todos criou-se:- A) Escola de Cirurgia do Rio de Janeiro- B) Colégio Médico Cirúrgico no Real Hospital de Salvador.

INTRODUÇÃO

1HISTÓRIADASAÚDENOBRASIL

BRASIL IMPÉRIOEm 7 de setembro de 1822, Dom Pedro I declarou a independência do Brasil.A Saúde teve poucos avanços sem seu reinado, mas com destaque para:- Instauraçãoda vacinação contra varíola em todas as crianças.- Criaçãodo Instituto Vacínico do Império- Lei da Junta Central de Higiene Pública para controlar a tuberculose, Malária e febre amarela.

INTRODUÇÃO

1HISTÓRIADASAÚDENOBRASIL

INÍCIODO SÉCULOXX

Presidente da República Rodrigo Alves nomeia o médico Oswaldo Cruz como Diretor do Departamento Nacional deSaneamento e Saúde.Meta do Presidente era a reurbanização do RJ porque a cidade era estreira e muito suja, sendo foco para inúmerasdoenças.Foi instituída a Lei 1261/04 – LEI DA VACINAÇÃO OBRIGATÓRIA. Como o povo não foi educado, ocorreram inúmerasrevoltas gerando a famosa REVOLTADA VACINA.

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

1HISTÓRIADASAÚDENOBRASIL

LEI ELOI CHAVES (1923)- Marco inicial da previdência social no Brasil onde se instituiu as Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPS) para os

ferroviários, organizando todo um sistema de aposentadoria e saúde dentro das empresas, sendo financiadas peloGoverno, Empregadores e Empregados.

- Nesta época a saúde era privada, apenas as Santas Casas de Misericórdia e Instituições de Caridade ofereciam saúde aquem não podia pagar.

- Na década dos anos 30 surgiu os Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPS) organizado pelo Governo na era GetúlioVargas. (IAPM – Marítimo; IAPC – Comerciários; IAPB – Bancários; IAPI – Industriários)

DÉCADADE20 DÉCADADE30

CAPSORGANIZADOPELAS EMPRESAS

IAPSORGANIZADOPELOGOVERNO

INTRODUÇÃO

1HISTÓRIADASAÚDENOBRASIL

CRIAÇÃODOMINISTÉRIODA SAÚDE (1953)- Desmembrado do Ministério da Educação, pois antes eraMinistério da Educação e Saúde Pública.- 2ª. Conferência Nacional da Saúde.- Nesta época sua atividade era restrita à saúde preventiva, promoção da saúde. Ex: Imunização.

CRIAÇÃODO INSTITUTODE PREVIDÊNCIA SOCIAL – INPS (1966/1967)- Unificação de todos os IAPS em 10/01/67.- Ms ficou mais forte com vigilância sanitária sanitária em fronteiras e portos, controle de drogas e pesquisa.

SIMPASé DIFÍCILDataPrevInpsFunabemÍnampsCemeIapas

INTRODUÇÃO

1HISTÓRIADASAÚDENOBRASIL

CRIAÇÃODO INAMPS (1977)

O Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), autarquia federal, foi criado em 1977, pela Leinº 6.439, que instituiu o Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social (Sinpas), definindo um novo desenhoinstitucional para o sistema previdenciário, voltado para a especialização e integração de suas diferentes atividades einstituições. O novo sistema transferiu parte das funções até então exercidas pelo Instituto Nacional de Previdência Social(INPS) para duas novas instituições. A assistência médica aos segurados foi atribuída ao INAMPS e a gestão financeira, aoInstituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (Iapas), permanecendo no INPS apenas acompetência para a concessão de benefícios.

INTRODUÇÃO

1HISTÓRIADASAÚDENOBRASIL

1ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE ATENÇÃOPRIMÁRIA À SAÚDE (1977)- Aconteceu na cidade de Alma-Ata (Antes era do México), justo por isso surgiu a Declaração de Alma Ata onde a OMS

propôs a seguinte meta:

- SAÚDE PARA TODOS NOANO DE 2000.

- CONCEITO DE SAÚDE: COMPLETO BEM-ESTAR FÍSICO, MENTAL E SOCIAL E NÃO SIMPLESMENTE A AUSÊNCIA DEDOENÇAS OU ENFERMIDADE.

INTRODUÇÃO

1HISTÓRIADASAÚDENOBRASIL

IMPLEMENTAÇÃODAS AÇÕES INTEGRADAS DE SAÚDE –AIS (1983)- Sendo um programa de atençãomédica para áreas urbanas.

INTRODUÇÃO

1HISTÓRIADASAÚDENOBRASIL

8º. CONFERÊNCIANACIONAL DE SAÚDE (1986)

- Marcada sua realização para 17 a 21 de março de 1986, em Brasília. A conferência seria precedida de pré-conferênciase reuniões estaduais preparatórias a serem realizadas em todo o país e seriam elaborados documentos técnicos queserviriam de base para estas reuniões prévias e de teses a serem debatidas na VIII CNS. Para a presidência da VIII CNSfoi designado o prof. Antônio Sérgio da Silva Arouca, presidente da Fiocruz, ficando a vice-presidência com o dr.Francisco Xavier Beduschi, superintendente da SUCAM e Guilherme Rodrigues da Silva, da FMUSP foi designado relatorgeral. Os temas propostos foram: 'Saúde como Direito', 'Reformulação do Sistema Nacional de Saúde' e 'Financiamentodo Setor'.

- Foi a primeira CNS a ser aberta à sociedade; além disso, foi importante na propagação do movimento da ReformaSanitária, muito em função do relatório final da Conferência ter servido como base para os debates na AssembleiaConstituinte, visto que representavam demandas do movimento popular.

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Prof. Sérgio Arouca, presidente da 8ª CNS, realizada em março de 1986 e um dos líderes e grandes entusiastas da Reforma Sanitária da década de 1980.

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

1HISTÓRIADASAÚDENOBRASIL

IMPLANTAÇÃODOSISTEMAUNIFICADOE DESCENTRALIZADODE SAÚDE – SUDS ( JULHOR 1987)- Nesta data a saúde estava a cargo do INAMPS, mas com a implantação do SUDS introduziu algumas propostas visando

implementar reformas sanitárias trazendo a:a) UNIVERSALIZAÇÃOb) DESCENTRALIZAÇÃO PELAVIA DA ESTADUALIZAÇÃOc) DEMOCRATIZAÇÃODAS INSTÂNCIASGESTORAS

Resumindo: o SUDS foi um protótipo do SUS.

ANTESDOSUDS APARTIRDE1988

SÓPOSSUIA DIREITOASAÚDETRABALHADORESCOMCARTEIRAASSINADA

SAÚDEÉUMDIREITODETODOSEDEVERDOESTADO– MUDANÇADEPARADIGMA

Art.196.AsaúdeédireitodetodosedeverdoEstado...

INTRODUÇÃO

1HISTÓRIADASAÚDENOBRASIL

CONSTITUIÇÃOFEDERAL (1988)- A Constituição Federal cria a Seguridade Social com o PAS.

INCORPORAÇÃODO INAMPS PELOMINISTÉRIODA SAÚDE (1990)- O Ministério da Saúde incorporou o INAMPS.

ORGANIZAÇÃO/ESTRUTURAÇÃODOSUS- SUS não foi criado com a CF. Ele foi instituido a partir dela....O SUS é uma construção de longo período...- Lei 8.080/90 (Lei Orgânica da Saúde).- Como houveram muitos vetos principalmente na parte de transferências de recursos e com grande movimentação por

parte da sociedade e profissionais da saúde, fazendo governo voltar em sua decisão criando imediatamente a Lei8.142/90 (Regulamentou os repasses do Governo Federal para Estados e Municípios).

INTRODUÇÃO

1Ano:2014Banca:FUNDEP(GestãodeConcursos)Órgão:COPANORProva:AdministraçãoARevoltadaVacina,queeclodiunoRiodeJaneiro,em1904,foicontraavacinaçãoobrigatóriaa)dafebreamarela.b)dapólio.c)dosarampo.d)davaríola.

2Ano:2014Banca:CESPEÓrgão:CâmaradosDeputadosProva:AnalistaLegislativoAcercadahistóriasocialepolíticadoBrasil,julgueoitemsubsecutivo.Emnovembro de1904,ocorreu,noRiodeJaneiroaRevoltadaVacina,manifestaçãopopulardegrandesproporções ecujoestopimfoiarecusadasautoridadesemprocederàvacinaçãoemmassadapopulaçãocontraavaríola.

INTRODUÇÃO

3Ano:2016Banca:IBFCÓrgão:SES-PRProva:AssistenteSocialBravo(2006)indica-nosumasériedeeventosafetosaodesenvolvimento históricoesocialdaSaúdenoBrasil.Dentreesseseventos,aautoracitaasCaixasdeAposentadoria ePensões(CAPs).Considerando ascolocaçõesdaautorasobreasCaixasdeAposentadoriaePensões(CAPs),julgueositensabaixo:I.Opresidentedasmesmaseranomeadopelopresidentedasempresaseospatrõeseempregadosparticipavamparitariamentedaadministração.II.AsCAPs eramfinanciadaspelaUnião,pelasempresasempregadorasepelosempregados.III.AcriaçãodasCaixasdeAposentadoria ePensões(CAPs)aconteceuem1923pormeiodaLeiElóiChaves.IV.AsCAPs eramorganizadaspeloEstado,demodoquesóosgrandesestabelecimentostinhamcondiçõesdemantê-las.Estãocorretos:a)OsitensI eII.b)OsitensIIeIII.c)OsitensIIeIV.d)OsitensIIIeIV.

INTRODUÇÃO

4Ano:2017Banca:IDECANÓrgão:MSProva:AnalistaTécnicodePolíticasSociaisAsConferênciasdeSaúdenoBrasilforaminstituídasem1937,noprimeirogovernodeGetúlioVargas.Naquelaépoca,foicriadooMinistériodaEducaçãoeSaúdecompostopeloDepartamentoNacionaldeEducaçãoepeloDepartamentoNacionaldeSaúde.AcriaçãodoMinistériodaSaúde,independente daáreadaeducação,foiumgrandemarconoanode1953equeaconteceuapósarealizaçãoda:a)1ªConferênciaNacionaldeSaúde.b)2ªConferênciaNacionaldeSaúde.c)3ªConferênciaNacionaldeSaúde.d)4ªConferênciaNacionaldeSaúde.e)5ªConferênciaNacionaldeSaúde.

INTRODUÇÃO

5Ano:2014Banca:IADESÓrgão:EBSERHProva:NívelSuperior - EnfermeiroAssistencial(+provas)Assinaleaalternativacorretaquantoaoórgãoquepassouagerirasaposentadorias,aspensõeseaassistênciamédicadetodosostrabalhadoresformaisapartirde1966.a)INPS.b)IAPs.c)Mesp.d)CAPs.e)IAPm.

INTRODUÇÃO

6Ano:2017Banca:IDECANÓrgão:INCAProva:AnalistaemCiênciaeTecnologia JúniorL– I - GestãodeProjetosemPesquisaePrevençãodoCâncer(+provas)Nadécadade1970,oInstitutoNacionaldaPrevidênciaSocial(INPS)foidivididoemumsistemaorganizadoparaosbenefícios sociaiseoutroparaaassistênciamédicaprevidenciáriaquesedenominava:a)SUS.b)IAPs.c)CAPs.d)INAMPS.

INTRODUÇÃO

7Ano:2015Banca:FUNCABÓrgão:FUNASGProva:CirurgiãoDentistaEm1987foramcriadososSistemasUnificadoseDescentralizadosdeSaúde(SUDS).Arespeitodessessistemasanaliseasafirmativasaseguir.I.ÉpossívellocalizarnosSUDSosantecedentesmaisimediatosdacriaçãodoSistemaÚnicodeSaúde.II.OSUDStevecomoprincipaisobjetivosaunificaçãodossistemascomconsequenteuniversalizaçãodacoberturaeadescentralização.III.UmdospontosnegativosdoSUDSfoiapoucaimportânciadadaàequidadenoacessoaosserviçosdesaúde.Está(ão)correta(s)somentea(s)afirmativa(s):a)I.b)II.c)III.d)I eII.e)IIeIII.

INTRODUÇÃO

8Ano:2017Banca:INSTITUTOAOCPÓrgão:EBSERHProva:AnalistaAdministrativo - Administração (HRL- UFS)Sabe-sequeoSistemaÚnicodeSaúde(SUS)passouaserefetivamentegestadoapartirdapromulgaçãodaConstituiçãoFederalde1988efoifrutodeumlongoprocessodeevoluçãodosistemadesaúdebrasileiro.Antesdisso,osistemavigentecontavacomoProgramadeDesenvolvimentodeSistemasUnificadoseDescentralizadodeSaúdenosEstados–SUDS.AssinaleaalternativaqueapresentacorretamenteomêseoanodecriaçãodoSUDS.a)Julhode1987.b)Agostode1988.c)Maiode1978.d)Outubrode1988.e)Janeirode1985.

INTRODUÇÃO

9Ano:2014Banca:UFCGÓrgão:PrefeituradeNovaFloresta- PBProva:MédicoVeterinárioSobreohistóricodaassistênciaàsaúdenoBrasil,analiseasproposiçõesabaixo,marqueV(verdadeiro) ouF (falso)eresponda:I)AntesdacriaçãodoSUSquemadministravaasaúdenoBrasileraogoverno federal.II)ComacriaçãodoSUS,asaúdenoBrasilpassouasercontroladapelosetorpúblicoepelocontrolesocial.III)AntesdacriaçãodoSUSaassistênciaàsaúdeeraprestadapeloInstitutoNacionaldeAssistênciaMédicadaPrevidênciaSocial– INAMPSeerarestritaaosempregadosquecontribuíssemcomaprevidência.Aalternativacorretaé:a)VVV.b)F VF.c)F F V.d)VF V.e)F VV.

INTRODUÇÃO

10Ano:2015Banca:IBFCÓrgão:SSA-HMDCCProva:AnalistaAdministrativoA8ªConferênciaNacionaldeSaúde(CNS),em1986,foiummarcodaReformaSanitáriaBrasileira,naconstruçãodoSistemaÚnicodeSaúde.Aspropostasda8ªCNSnãoforamrealizadasimediatamente,pois,aindahaviaadiscussãoacercadofinanciamentoesobreaoperacionalizaçãodonovosistemadesaúde.Dessaforma,em1987,criou-se,atravésdeumapropostadoINAMPS/MPAS (MinistériodaPrevidênciaeAssistênciaSocial),umsistemaqueseapresentoucomobasenaconstruçãodoSUS.Trata-se:a)DasAIS(AçõesIntegradasdeSaúde).b)ProgramadeInteriorizaçãodasAçõesdeSaúdeeSaneamento (Piass).c)SUDS(SistemaÚnicoeDescentralizadodeSaúde).d)ProgramaNacionaldeServiçosBásicosdeSaúde(Prev-Saúde).

INTRODUÇÃO

11Ano:2016Banca:IBFCÓrgão:SES-PRProva:AssistenteSocialDentreoseventosquedemarcaram,noBrasil,conformeBravo(2006),odesenvolvimentohistóricodaSaúdenoBrasil,sobretudo noquesitodaparticipaçãopopularnadécadade80,podemos citar:a)SUSJá.b)DiretasJá.c)OMovimentodeReformaSanitária.d)A8ªConferênciaNacionaldeSaúde.

INTRODUÇÃO

12Ano:2017Banca:IBFCÓrgão:EBSERHProva:AssistenteSocialDeacordocomBravo;Matos(2006,p.32-33)noanode1986tivemosnoBrasilo“[...]marcohistóricomaisimportantenatrajetóriadapolíticapúblicadesaúdenessepais”.Selecione,dentreasafirmativasabaixo,aquecita,corretamente,qualfoiomarcohistóricomaisimportanteocorridonaáreadasaúdenoanode1986.a)MovimentodeReformaPsiquiátricab)Movimento DiretasJác)MovimentodeReformaSanitáriad)8ªConferênciaNacionaldeSaúdee)PromulgaçãodaConstituiçãode1988

INTRODUÇÃO

13Ano:2015Banca:INSTITUTOAOCPÓrgão:EBSERHProva:Médico- RadiologiaeDiagnósticoporImagem(+provas)Quempoderia sebeneficiardaassistênciaàsaúdedesenvolvidapeloINAMPS,antesdacriaçãodoSUS?a)Apenasostrabalhadoresinformais, sem“carteiraassinada”,eseusdependentes, ouseja,nãotinhaocaráteruniversal.b)Todosostrabalhadorestantodaeconomia formalcomoosinformaiseseusdependentes,ouseja,tinhaocaráteruniversal.c)Apenasosfuncionários públicosdaUniãoeseusdependentes, ouseja,nãotinhaocaráteruniversal.d)Apenasostrabalhadoresdaeconomia formal,com“carteiraassinada”,eseusdependentes,ouseja,nãotinhaocaráteruniversal.e)Atodapopulaçãoindiscriminadamente, demonstrandoassimocaráteruniversaldaassistência.

INTRODUÇÃO

14Ano:2013Banca:CESPEÓrgão:MSProva:TodososCargosNoquedizrespeitoàevoluçãodaspolíticasdesaúdenoBrasileàcriaçãodoSUS,julgueositensqueseseguem.OdireitoàsaúdenoBrasil,queserestringiaaostrabalhadoresseguradospelaprevidênciasocial,estendeu-seatodasaspessoas,apartirdacriaçãodoSUS,tornando-seumdireitoasseguradopeloEstado.

INTRODUÇÃO

15Ano:2015Banca:FGVÓrgão:PrefeituradeCuiabá- MTProva:AgentedaSaúde- TécnicoemRadiologia(+provas)UmadasprincipaisconquistasdaReformaSanitáriacomacriaçãodoSUSfoiadea)regulamentaraatuaçãodosserviçosprivadosdesaúde.b)fiscalizarasoperadorasdeplanodesaúde.c)consolidarascampanhassanitárias.d)incluiraspoliclínicasnosistemadesaúde.e)universalizaroacessoaosserviçosdesaúde.

CONSTITUIÇÃO:SEGURIDADESOCIALArt. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

CONSTITUIÇÃO:SEGURIDADESOCIAL

Art.194.Aseguridadesocialcompreendeumconjunto integradodeaçõesdeiniciativadosPoderesPúblicosedasociedade,destinadasaassegurarosdireitosrelativosàsaúde,àprevidênciaeàassistênciasocial.Parágrafoúnico.CompeteaoPoderPúblico,nostermosdalei,organizaraseguridade social,combasenosseguintesobjetivos:I - universalidadedacoberturaedoatendimento;II- uniformidade eequivalênciadosbenefícioseserviçosàspopulaçõesurbanaserurais;III- seletividadeedistributividadenaprestaçãodosbenefícioseserviços;IV- irredutibilidade dovalordosbenefícios;V- eqüidade naformadeparticipaçãonocusteio;VI- diversidadedabasedefinanciamento;VII- caráterdemocráticoedescentralizadodaadministração,mediantegestãoquadripartite, comparticipaçãodostrabalhadores,dosempregadores,dosaposentadosedoGovernonosórgãoscolegiados.

CONSTITUIÇÃO:SEGURIDADESOCIAL

Art.195.Aseguridadesocialseráfinanciadaportodaasociedade,deformadiretaeindireta,nostermosdalei,medianterecursosprovenientesdosorçamentosdaUnião,dosEstados,doDistritoFederaledosMunicípios, edasseguintescontribuiçõessociais:I - doempregador, daempresaedaentidadeaelaequiparadanaformadalei,incidentessobre:a)afolhadesaláriosedemaisrendimentosdotrabalhopagosoucreditados,aqualquer título,àpessoafísicaquelhepresteserviço,mesmosemvínculoempregatício;b)areceitaouofaturamento;c)olucro;II- dotrabalhadoredosdemaisseguradosdaprevidênciasocial,nãoincidindocontribuiçãosobreaposentadoriaepensãoconcedidaspeloregimegeraldeprevidência socialdequetrataoart.201;III- sobreareceitadeconcursosdeprognósticos.IV- doimportadordebensouserviçosdoexterior,oudequemaleiaeleequiparar.

CONSTITUIÇÃO:SEGURIDADESOCIAL

Art.195.§ 1º- AsreceitasdosEstados,doDistritoFederaledosMunicípiosdestinadasàseguridadesocialconstarãodosrespectivosorçamentos,nãointegrandooorçamentodaUnião.§ 2ºApropostadeorçamentodaseguridade socialseráelaboradadeforma integradapelosórgãosresponsáveispelasaúde,previdênciasocialeassistênciasocial,tendoemvistaasmetaseprioridadesestabelecidasnaleidediretrizesorçamentárias, asseguradaacadaáreaagestãodeseusrecursos.§ 3ºApessoajurídicaemdébitocomosistemadaseguridadesocial,comoestabelecidoemlei,nãopoderácontratarcomoPoderPúbliconemdelereceberbenefíciosouincentivosfiscaisoucreditícios.§ 4ºAleipoderáinstituiroutrasfontesdestinadasagarantiramanutençãoouexpansãodaseguridade social,obedecidoodispostonoart.154,I.§ 5ºNenhumbenefícioouserviçodaseguridadesocialpoderásercriado,majoradoouestendidosemacorrespondentefontedecusteiototal.§ 6ºAscontribuiçõessociaisdequetrataesteartigosópoderãoserexigidasapósdecorridosnoventadiasdadatadapublicaçãodaleiqueashouver instituídooumodificado, nãoselhesaplicandoodispostonoart.150,III,"b".§ 7ºSãoisentasdecontribuiçãoparaaseguridadesocialasentidadesbeneficentesdeassistênciasocialqueatendamàsexigênciasestabelecidasemlei.

CONSTITUIÇÃO:SEGURIDADESOCIAL

Art.195.§ 8ºOprodutor, oparceiro,omeeiroeoarrendatárioruraiseopescadorartesanal,bemcomoosrespectivoscônjuges,queexerçamsuasatividadesemregimedeeconomiafamiliar, semempregadospermanentes, contribuirãoparaaseguridadesocialmedianteaaplicaçãodeumaalíquotasobreoresultadodacomercializaçãodaproduçãoefarãojusaosbenefíciosnostermosdalei.§ 9ºAscontribuiçõessociaisprevistasnoincisoI docaputdesteartigopoderão teralíquotasoubasesdecálculodiferenciadas,emrazãodaatividadeeconômica,dautilizaçãointensivademão-deobra,doportedaempresaoudacondiçãoestruturaldomercadodetrabalho.§ 10.AleidefiniráoscritériosdetransferênciaderecursosparaosistemaúnicodesaúdeeaçõesdeassistênciasocialdaUniãoparaosEstados,oDistritoFederaleosMunicípios, edosEstadosparaosMunicípios, observadaarespectivacontrapartidaderecursos.§ 11.ÉvedadaaconcessãoderemissãoouanistiadascontribuiçõessociaisdequetratamosincisosI,a,eIIdesteartigo,paradébitosemmontantesuperioraofixadoemleicomplementar.§ 12.Aleidefiniráossetoresdeatividadeeconômicaparaosquaisascontribuições incidentesnaformados incisosI,b;eIVdo caput, serãonão-cumulativas.§ 13.Aplica-seodispostono§ 12inclusivenahipótesedesubstituiçãogradual,totalouparcial,dacontribuiçãoincidentenaformadoincisoI,a,pelaincidentesobreareceitaouofaturamento.

CONSTITUIÇÃO:SAÚDE

Art.196.AsaúdeédireitodetodosedeverdoEstado,garantidomediantepolíticassociaiseeconômicasquevisemàreduçãodoriscodedoençaedeoutrosagravoseaoacessouniversaleigualitárioàsaçõeseserviçosparasuapromoção,proteçãoerecuperação.

CONSTITUIÇÃO:SAÚDE

Art.197.Sãoderelevânciapúblicaasaçõeseserviçosdesaúde,cabendoaoPoderPúblicodispor, nostermosdalei,sobresuaregulamentação,fiscalizaçãoecontrole,devendosuaexecuçãoserfeitadiretamenteouatravésdeterceirose,também,porpessoafísicaou jurídicadedireitoprivado.

CONSTITUIÇÃO:SAÚDE

Art.198.Asaçõeseserviçospúblicosdesaúdeintegramumarederegionalizadaehierarquizadaeconstituemumsistemaúnico,organizadodeacordocomasseguintesdiretrizes:I - descentralização,comdireçãoúnicaemcadaesferadegoverno;II- atendimentointegral,comprioridadeparaasatividadespreventivas,semprejuízodosserviçosassistenciais;III- participaçãodacomunidade.

CONSTITUIÇÃO:SAÚDE

CONSTITUIÇÃO:SAÚDE

Art.198.§ 1ºOsistemaúnicodesaúdeseráfinanciado,nostermosdoart.195,comrecursosdoorçamentodaseguridadesocial,daUnião,dosEstados,doDistritoFederaledosMunicípios,alémdeoutrasfontes.§ 2ºAUnião,osEstados,oDistritoFederaleosMunicípiosaplicarão,anualmente,emaçõeseserviçospúblicosdesaúderecursosmínimosderivadosdaaplicaçãodepercentuaiscalculadossobre:

I - nocasodaUnião,areceitacorrentelíquidadorespectivoexercíciofinanceiro,nãopodendo serinferiora15%(quinzeporcento);II– nocasodosEstadosedoDistritoFederal,oprodutodaarrecadaçãodosimpostosaqueserefereoart.155edosrecursosdequetratamosarts.157e159,incisoI,alíneaa,eincisoII,deduzidasasparcelasqueforemtransferidasaosrespectivosMunicípios;III– nocasodosMunicípiosedoDistritoFederal,oprodutodaarrecadaçãodosimpostosaqueserefereoart.156edosrecursosdequetratamosarts.158e159,incisoI,alíneab e§ 3º.

§ 3ºLeicomplementar,queseráreavaliadapelomenosacadacincoanos,estabeleceráI - ospercentuaisdequetratamosincisosIIeIIIdo§ 2º;II– oscritériosderateiodosrecursosdaUniãovinculadosàsaúdedestinadosaosEstados,aoDistritoFederaleaosMunicípios, edosEstadosdestinadosaseusrespectivosMunicípios, objetivandoaprogressivareduçãodasdisparidades regionais;III– asnormasdefiscalização,avaliaçãoecontroledasdespesascomsaúdenasesferasfederal,estadual,distritalemunicipal

CONSTITUIÇÃO:SAÚDE

CONSTITUIÇÃO:SAÚDE

198.§ 4ºOsgestoreslocaisdosistemaúnicodesaúdepoderãoadmitiragentescomunitáriosdesaúdeeagentesdecombateàsendemiaspormeiodeprocessoseletivopúblico,deacordocomanaturezaecomplexidadedesuasatribuiçõeserequisitosespecíficosparasuaatuação.

§ 5ºLeifederaldisporásobreoregimejurídico,opisosalarialprofissional nacional,asdiretrizesparaosPlanosdeCarreiraearegulamentaçãodasatividadesdeagentecomunitáriodesaúdeeagentedecombateàsendemias,competindo àUnião,nostermosdalei,prestarassistênciafinanceiracomplementaraosEstados,aoDistritoFederaleaosMunicípios,paraocumprimento doreferidopisosalarial.

§ 6ºAlémdashipótesesprevistasno§ 1ºdoart.41eno§ 4ºdoart.169daConstituiçãoFederal,oservidorqueexerçafunçõesequivalentesàsdeagentecomunitáriodesaúdeoudeagentedecombateàsendemiaspoderáperderocargoemcasodedescumprimento dosrequisitosespecíficos,fixadosemlei,paraoseuexercício.

CONSTITUIÇÃO:SAÚDE

CONSTITUIÇÃO:SAÚDE

Art.199.Aassistênciaàsaúdeélivreàiniciativaprivada.§ 1ºAsinstituiçõesprivadaspoderãoparticipardeformacomplementardosistemaúnicodesaúde,segundo diretrizesdeste,mediantecontratodedireitopúblicoouconvênio,tendopreferênciaasentidadesfilantrópicaseassemfinslucrativos.§ 2ºÉvedadaadestinaçãoderecursospúblicosparaauxíliosousubvençõesàsinstituiçõesprivadascomfinslucrativos.§ 3º- ÉvedadaaparticipaçãodiretaouindiretadeempresasoucapitaisestrangeirosnaassistênciaàsaúdenoPaís,salvonoscasosprevistosemlei.

CONSTITUIÇÃO:SAÚDE

CONSTITUIÇÃO:SAÚDE

Art.199.§ 4ºAleidisporásobreascondiçõeseosrequisitosquefacilitemaremoçãodeórgãos,tecidosesubstânciashumanasparafinsdetransplante,pesquisaetratamento,bemcomoacoleta,processamentoetransfusãodesangueeseusderivados, sendovedadotodotipodecomercialização.

CONSTITUIÇÃO:SAÚDE

CONSTITUIÇÃO:SEGURIDADESOCIAL

1Ano:2016Banca:IBFCÓrgão:EBSERHProva:TécnicoemContabilidade(HUPEST-UFSC)Osobjetivosdaseguridadesocialsãoosdeassegurarosdireitosrelativos:a)Àsaúde;àprevidênciae;àassistênciasocialb)Àsaúde;àprevidênciae;àculturac)Àprevidência;àculturae;aodesportod)Àassistênciasocial;àculturae;aodesportoe)Àassistênciasocial;àeducação;àsaúdee;aodesporto

CONSTITUIÇÃO:SEGURIDADESOCIAL

2Ano:2015Banca:INSTITUTOAOCPÓrgão:EBSERHProva:Médico- CirurgiaCardiovascular(HC-UFG)Quantoàseguridadesocial,assinaleaalternativacorreta.a)AsaúdeédireitodetodosedeverdoEstado,garantidomediantepolíticassociaiseeconômicas,comacessopreferencialaosmaispobres.b)Asaçõeseserviçospúblicosdesaúdeintegramumaredecentralizadaeconstituiumsistemaúnico.c)AUniãoaplicaráanualmente,emaçõeseserviçospúblicosdesaúde,valornãoinferiora15%(quinzeporcento)dareceitacorrentelíquidado respectivoexercíciofinanceiro.d)Asaçõeseserviçospúblicosdesaúdenãocontarãocomaparticipaçãodacomunidade.e)AassistênciaàsaúdeéexclusivadoPoderPúblico.

CONSTITUIÇÃO:SEGURIDADESOCIAL

3Ano:2015Banca:INSTITUTOAOCPÓrgão:EBSERHProva:Médico- CirurgiaCardiovascular(HC-UFG)Quantoàseguridadesocial,assinaleaalternativacorreta.a)AsinstituiçõesprivadaspoderãoparticipardeformasubsidiáriadoSistemaÚnicodeSaúde.b)Épermitidaadestinaçãoderecursospúblicosparaauxiliarasinstituiçõesprivadascomfins lucrativos.c)ÉvedadaaparticipaçãodiretaouindiretadeempresasoucapitaisestrangeirosnaassistênciaàsaúdedoPaís,salvonoscasosprevistosemlei.d)NãocompeteaoSistemaÚnicodeSaúdeordenaraformaçãoderecursoshumanos naáreadesaúde.e)AoSistemaÚnicodeSaúde,competecolaborarnaproteçãodomeioambiente,excetoomeioambientedotrabalho.

CONSTITUIÇÃO:SEGURIDADESOCIAL

4Ano:2016Banca:INSTITUTOAOCPÓrgão:EBSERHProva:Fisioterapeuta(CH-UFPA)DeacordocomoquedispõeaConstituiçãoFederal,apropostadeorçamentodaseguridadesocialseráelaboradaa)deformaintegradapelosórgãosresponsáveispelasaúde,previdênciasocialeassistênciasocial,tendoemvistaasmetaseprioridadesestabelecidasnaleidediretrizesorçamentárias,asseguradaacadaáreaagestãodeseusrecursos.b)deformaintegradapelosórgãosresponsáveispelasaúde,educação,previdência socialeassistênciasocial,tendoemvistaasmetaseprioridades estabelecidasnaleidediretrizesorçamentárias,ficandoagestãodosrecursosdecadaáreasobacompetênciaexclusivadoMinistériodaSaúde.c)peloórgãoresponsávelpelaprevidênciasocial,tendoemvistaasmetaseprioridades estabelecidasnaleidediretrizesorçamentáriasparasaúdeeassistênciasocial,ficandoagestãodosrecursossobacompetênciaexclusivadoMinistériodaPrevidênciaSocial.d)peloórgãoresponsávelpelaprevidênciasocial,tendoemvistaasmetaseprioridades estabelecidasnaleidediretrizesorçamentáriasparasaúde,educaçãoeassistênciasocialasseguradaacadaáreaagestãodeseusrecursos.e)deformaintegradapelosórgãosresponsáveispelasaúde,educação,previdênciasocialeassistênciasocial,tendoemvistaasmetaseprioridades estabelecidasnaleidediretrizesorçamentárias,asseguradaacadaáreaagestãodeseusrecursos.

CONSTITUIÇÃO:SEGURIDADESOCIAL

5Ano:2015Banca:IBFCÓrgão:EBSERHProva:Médico-Nutróloga (+provas)Assinaleaalternativacorretaquantoàsdisposiçõesdoartigo195daConstituiçãoFederal,sobreofinanciamentodaseguridadesocial.a)AsreceitasdosEstados,doDistritoFederaledosMunicípiosdestinadasàseguridadesocialconstarãodosrespectivosorçamentos,nãointegrandooorçamentodaUnião.b)Apessoajurídicaemdébitocomosistemadaseguridadesocial,comoestabelecidoemlei,nãopoderácontratarcomoPoderPúblico,maspoderádelereceberbenefíciosouincentivosfiscais.c)Qualquerbenefícioouserviçodaseguridadesocialpoderásercriado,majoradoouestendidosemacorrespondentefontedecusteiototal.d)Sãopassíveisdecobrançadecontribuiçãoparaaseguridade socialtodasasentidadesbeneficentesdeassistênciasocial.e)Amajoraçãodequalquerbenefícioouserviçodaseguridadesocialindepende defontedecusteiototal.

CONSTITUIÇÃO:SEGURIDADESOCIAL

6Ano:2017Banca:INSTITUTOAOCPÓrgão:EBSERHProva:AssistenteAdministrativo (HUJB– UFCG)ConsiderandoostemasSaúdeeSeguridadesocial,deacordocomaConstituiçãoFederal,assinaleaalterativaINCORRETA.a)AsdiretrizesquenorteiamaorganizaçãodoSistemaÚnicodeSaúdesão:centralizaçãoeatendimento integral.b)Osistemaúnicodesaúdeseráfinanciadocomrecursosdoorçamentodaseguridadesocial,daUnião,dosEstados,doDistritoFederaledosMunicípios, alémdeoutrasfontes.c)AsaúdeédireitodetodosedeverdoEstado,garantidomediantepolíticassociaiseeconômicasquevisemàreduçãodoriscodedoençaedeoutrosagravos.d)Aassistênciaàsaúdeélivreàiniciativaprivada.e)AexecuçãodeaçõesdevigilânciasanitáriaeepidemiológicaécompetênciadoSistemaÚnicodeSaúde.

CONSTITUIÇÃO:SEGURIDADESOCIAL

7Ano:2017Banca:INSTITUTOAOCPÓrgão:EBSERHProva:AssistenteAdministrativo (HUAC- UFCG)CompeteaoPoderPúblico,nostermosdalei,organizaraseguridadesocial,combasenosseguintesobjetivos, conformeCapítuloII,TítuloVIII,daConstituiçãoFederal:a)especificidadedacoberturaedoatendimento.b)uniformidade eequivalênciadosbenefícioseserviçosàspopulaçõesurbanaserurais.c)redutibilidadeexcepcionaldovalordosbenefícios.d)unidadedabasedefinanciamento.e)carátercentralizadodaadministração.

CONSTITUIÇÃO:SEGURIDADESOCIAL

8Ano:2017Banca:FUNECEÓrgão:UECEProva:AdvogadoAssinaleaopçãoquecompleta,corretaerespectivamente,aslacunasdoseguinteenunciado:“Asaçõeseserviçospúblicosdesaúdeintegramumarede_______________¹econstituemumsistemaúnico,com________________².”a)centralizadaehierarquizada¹;direçãoúnicaemcadaesferadegoverno²b)regionalizadaehierarquizada¹;direçãoúnicaemcadaesferadegoverno²c)centralizadaesemhierarquia¹;direçãoúnicapelogoverno federal²d)regionalizadaesemhierarquia¹;direçãoúnicapelogoverno federal²

CONSTITUIÇÃO:SEGURIDADESOCIAL

9Ano:2017Banca:INSTITUTOAOCPÓrgão:EBSERHProva:AnalistadeTecnologiadaInformação- Processos(HUJB– UFCG)(+provas)AsaúdeédireitodetodosedeverdoEstado.DeacordocomaConstituiçãoFederalde1988,assinaleaalternativacorreta.a)AUnião,osEstados,oDistritoFederaleosMunicípios aplicarão,bimestralmente,emaçõeseserviçospúblicosdesaúderecursosmínimos derivadosdaaplicaçãodepercentuaiscalculados,nocasodosEstadosedoDistritoFederal,areceitacorrentelíquidado respectivoexercíciofinanceiro,nãopodendo serinferiora15%(quinzeporcento).b)AUnião,osEstados,oDistritoFederaleosMunicípios aplicarão,bimestralmente,emaçõeseserviçospúblicosdesaúderecursosmínimos derivadosdaaplicaçãodepercentuaiscalculados,nocasodaUnião,areceitacorrentelíquidadorespectivoexercíciofinanceiro,nãopodendo serinferiora10%(dezporcento).c)ALeiOrgânicadisporásobreoregimejurídico,opisosalarialprofissional nacional,asdiretrizesparaosPlanosdeCarreiraearegulamentaçãodasatividadesdeagentecomunitáriodesaúdeeagentedecombateàsendemias,competindo àUnião,nostermosdalei,prestarassistênciafinanceiracomplementaraosEstados,aoDistritoFederaleaosMunicípios, paraocumprimento doreferidopisosalarial.d)OscritériosderateiodosrecursosdaUniãovinculadosàsaúdedestinadosaosEstados,aoDistritoFederaleaosMunicípios, edosEstadosdestinadosaseusrespectivosMunicípios, objetivando aprogressiva reduçãodasdisparidadesregionais, serãodispostosatravésdeLeicomplementar, queseráreavaliadapelomenosacadacincoanos.e)Asnormasdefiscalização,avaliaçãoecontroledasdespesascomsaúdenasesferasfederal,estadual,distritalemunicipal serãodispostosatravésdeLeiordinária,queseráreavaliadapelomenosacadadezanos.

CONSTITUIÇÃO:SEGURIDADESOCIAL

10Ano:2016Banca:CESPEÓrgão:ANVISAProva:TécnicoAdministrativoAindadeacordocomaCF,julgueoseguinte item.OsagentescomunitáriosdesaúdepodemseradmitidospelogestorlocaldoSUSpormeiodeprocessoseletivopúblicoemconformidadecomanatureza,acomplexidadeeosrequisitosespecíficosparasuaatuação.

CONSTITUIÇÃO:SEGURIDADESOCIAL

11Ano:2016Banca:CESPEÓrgão:ANVISAProva:TécnicoAdministrativoAindadeacordocomaCF,julgueoseguinte item.Atendimento integralcomprioridade paraasatividadespreventivas,descentralizaçãocomdireçãoúnicaemcadaesferadegovernoeparticipaçãodacomunidade sãodiretrizesquedevemintegrarasaçõespúblicasdesaúde.

CONSTITUIÇÃO:SEGURIDADESOCIAL

12Ano:2016Banca:CESPEÓrgão:ANVISAProva:TécnicoAdministrativoAindadeacordocomaCF,julgueoseguinte item.Ocontroledosprodutos esubstânciasdeinteresseparaasaúdeeaparticipaçãonaproduçãodemedicamentosnãocompetemaoSUS,poissuaatribuiçãoéapenasdefiscalização.

CONSTITUIÇÃO:SEGURIDADESOCIAL

13Ano:2016Banca:INSTITUTOAOCPÓrgão:EBSERHProva:Enfermeiro (CH-UFPA)(+provas)DeacordocomoquedispõeaConstituiçãoFederal,assinaleaalternativaINCORRETA.a)Aosistemaúnicodesaúdecompete,alémdeoutrasatribuições,nostermosdalei,participardaformulaçãodapolíticaedaexecuçãodasaçõesdesaneamentobásico.b)Évedadaadestinaçãoderecursospúblicosparaauxíliosousubvençõesàsinstituiçõesprivadascomfinslucrativos.c)AsaúdeédireitodetodosedeverdoEstado,garantidosmediantepolíticassociaiseeconômicasquevisemàreduçãodoriscodedoençaedeoutrosagravoseaoacessouniversaleigualitárioàsaçõeseserviçosparasuapromoção,proteçãoerecuperação.d)Sãoderelevânciapúblicaasaçõeseserviçosdesaúde,cabendoaoPoderPúblicodispor, nostermosdalei,sobresuaregulamentação,fiscalizaçãoecontrole,devendosuaexecuçãoserfeitadiretamenteouatravésdeterceirose,também,porpessoafísicaoujurídicadedireitoprivado.e)Aprevidência socialcompreendeumconjunto integradodeaçõesdeiniciativadosPoderesPúblicosedasociedade,destinadoaassegurarosdireitosrelativosàsaúde,educação,moradiaetambémàseguridadeeassistênciasocial.

CONSTITUIÇÃO:SEGURIDADESOCIAL

14Ano:2016Banca:INSTITUTOAOCPÓrgão:EBSERHProva:TécnicoemSegurançadoTrabalho(CH-UFPA)(+provas)DeacordocomaConstituiçãoFederal,oSistemaÚnicodeSaúdeseráfinanciadoa)comrecursosexclusivosdoorçamentodaassistênciasocialedaUnião.b)comrecursosdoorçamentodaseguridadesocial,daUnião,dosEstados,doDistritoFederaledosMunicípios, alémdeoutrasfontes.c)comrecursosdoorçamentodaPrevidênciaSocialedainiciativaprivada,sendovedadaautilizaçãoderecursosdaseguridadesocial.d)comrecursosexclusivosdasreceitasdosmunicípios.e)comrecursosdoorçamentodaUnião,dosEstados,doDistritoFederaledosMunicípios, alémdeoutrasfontes,sendovedadaautilizaçãoderecursosdaseguridadesocial.

CONSTITUIÇÃO:SEGURIDADESOCIAL

15Ano:2016Banca:VUNESPÓrgão:MPE-SPProva:AnalistaTécnicoCientífico- PedagogoAConstituiçãoFederalde1988,quando tratadoatendimentoàsaúde,emseuartigo198,incisoII,estabeleceprioridadeàsatividadesa)curativas.b)preventivas.c)coletivas.d)assistencialistas.e)comunitárias.

QUESTÕESDESAÚDENOBRASIL:1D2E3B4B5A6D7D8A9A10C11D12D13D14C15E

QUESTÕESDESUSNACONSTITUIÇÃO:1A2C3C4A5A6A7B8B9D10C11C12E13E14B15B