instituto federal sul de minas gerais processo …...(joão bosco e aldir blanc, “o bêbado e a...

34
PROCESSO SELETIVO 2017 2° SEMESTRE · ENSINO SUPERIOR INSTRUÇÕES 1. Leia cuidadosamente cada questão da prova e ASSINALE, na contracapa, a letra correspondente à resposta escolhida. Há apenas uma resposta correta para cada questão. Para sua segurança, a contracapa servirá de rascunho. 2. Ao receber a folha de respostas, proceda da seguinte forma: Confira atentamente seu nome e número de inscrição. Transfira as respostas para a folha de respostas, preenchendo com caneta azul ou preta. 3. Até o horário fixado, entregue ao aplicador a Redação a limpo, redigida na folha específica, com caneta azul ou preta e sem rasuras. 4. Esta prova possui 33 (trinta e três) páginas. Confira o caderno e o número de páginas antes de iniciar a prova. Disciplinas Questões Pontos Língua Portuguesa e Literatura 01 a 10 14 Língua Estrangeira 11 a 15 07 Matemática 16 a 25 14 Biologia 26 a 30 07 Química 31 a 35 07 Física 36 a 40 07 Geografia 41 a 45 07 História 46 a 50 07 Redação - 30 Total 50 100 OBSERVAÇÕES A folha de respostas e a folha de redação não devem ser dobradas, amassadas, rasgadas ou rasuradas. Elas deverão ser preenchidas corretamente. Não haverá substituição delas. BOA PROVA! 04/06/2017 Caderno de prova: Ensino Superior Língua Estrangeira: Inglês INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais Inscrição: Nome do candidato:

Upload: others

Post on 21-Jan-2020

6 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO …...(João Bosco e Aldir Blanc, “O bêbado e a equilibrista”) I – No fragmento há predomínio da linguagem denotativa, característica

PROCESSO SELETIVO 20172° SEMESTRE · ENSINO SUPERIOR

INSTRUÇÕES

1. Leia cuidadosamente cada questão da prova e ASSINALE, na contracapa, a letra correspondente àresposta escolhida. Há apenas uma resposta correta para cada questão. Para sua segurança, acontracapa servirá de rascunho.

2. Ao receber a folha de respostas, proceda da seguinte forma:Confiraatentamenteseunomeenúmerodeinscrição.Transfiraasrespostasparaafolhaderespostas,preenchendocomcanetaazuloupreta.

3. Atéohoráriofixado,entregueaoaplicadoraRedaçãoalimpo,redigidanafolhaespecífica,comcanetaazuloupretaesemrasuras.

4. Esta prova possui 33 (trinta e três) páginas.Confiraocadernoeonúmerodepáginasantesdeiniciaraprova.

Disciplinas Questões PontosLínguaPortuguesaeLiteratura 01 a 10 14LínguaEstrangeira 11 a 15 07Matemática 16 a 25 14Biologia 26 a 30 07Química 31 a 35 07Física 36 a 40 07Geografia 41 a 45 07História 46 a 50 07Redação - 30Total 50 100

OBSERVAÇÕES

A folha de respostas e a folha de redação não devem ser dobradas, amassadas, rasgadas ou rasuradas. Elas deverão ser preenchidas corretamente. Não haverá substituição delas.

BOA PROVA!

04/06/2017Caderno de prova: Ensino SuperiorLíngua Estrangeira: Inglês

INSTITUTO FEDERALSul de Minas Gerais

Inscrição:Nome do candidato:

Page 2: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO …...(João Bosco e Aldir Blanc, “O bêbado e a equilibrista”) I – No fragmento há predomínio da linguagem denotativa, característica
Page 3: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO …...(João Bosco e Aldir Blanc, “O bêbado e a equilibrista”) I – No fragmento há predomínio da linguagem denotativa, característica

PROCESSO SELETIVO 2017 · 2° Semestre | Ensino SuperiorINSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS 3

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA (Questões de 01 a 10)

• Leia o texto abaixo e responda às questões de 01 a 05.

Texto I

Nós, os brasileiros

Umaeditoraeuropeiamepedeque traduzapoemasdeautoresestrangeiros sobreoBrasil.Comosempre,elesfalamdaFlorestaAmazônica,umaflorestamuitopoucoreal,aliás.Umbosquepoético,com“mulheresdecorposalvíssimosespreitandoentreostroncosdasárvores,[...]”.Nãofaltamfloresazuis,rioscristalinosetigresmágicos.

Traduzoospoemaspordeverdeofício,mascomumasecreta–enuncarealizada–vontadedeinseriraliumgrãozinhoderealidade.Nasminhasidas(nemtantas)aoexterior,ondeconvivi,sobretudo,comescritoresouprofessoreseestudantesuniversitários–portanto,genterazoavelmenteculta–eufuiinvariavelmentesurpreendidacomaprofundaignorânciaarespeitodequem,comoeoquesomos.–Asenhoraébrasileira?Comentaramespantadosalunosdeumauniversidadeamericanafamosa.–Masa senhora é loira!

Depois de ler, num congresso de escritores em Amsterdã, um trecho de um dos meus romances traduzidoeminglês,ouvideumsenhorelegante,donodeumantiquáriofamoso,queseguroucomovidominhasduasmãos:–Quemaravilha!NuncaimagineiquenoBrasilhouvessepessoascultas!Piorainda,noCanadáalguémexclamouincrédulo:–Escritorabrasileira?Ué,masnoBrasilexistemeditoras?Aculminânciafoiaobservaçãodeumacríticaberlinense,numartigosobreumromancemeueditadoporlá, acrescentando, a alguns elogios, a grave restrição: “porém não parece um livro brasileiro, pois não falanemdeplantasnemdeíndiosnemdebichos”.

DiantedostrêspoemassobreoBrasil,esquisitosparaqualquerbrasileiro,penseimaisumavezqueessedesconhecimentonão sedeveapenas ànatural (ou inatural) alienaçãoestrangeiraquantoaogeograficamenteforadeseusinteresses,mastambémaculpaénossa.Poisoquemaisexportamosdenóséoexóticoeofolclórico.

Emuma feirado livrode Frankfurt, noespaçobrasileiro, oque se via eram livros (nãomuitobemarrumados),muitacaipirinhanamesae televisõesmostrandocarnaval, futebol,praiaemato.Eeu,mulher essencialmente urbana, escritora das geografias interiores demeus personagens eróticos,senti-me tão deslocadaquanto ummacaco emuma loja de cristais.Mesmoque tentasse explicar,ninguém acreditaria que eu era tão brasileira quanto qualquer negra de origem africana vendendo acarajé nas ruas de Salvador. Porque o Brasil é tudo isso. E nem a cor de meu cabelo e olhos, nem meu sobrenome, nem os livros que li na infância, nem o idioma que falei naquele tempo, além do português, fazem-memenosnascidaevividanestaterradetãosurpreendentesmisturas:imensa,desaproveitada,instigantee(porquetermedodapalavra?)maravilhosa.

(Luft,Lya.Pensaretransgredir.RiodeJaneiro:Record,2005,pág.49–51)

QUESTÃO 01

“Poisoquemaisexportamosdenóséoexóticoeofolclórico.”Assinaleaalternativaqueconfirmaessaafirmaçãodaautora.

a)“Escritorabrasileira?Ué,masnoBrasilexistemeditoras?”b)“(...)elesfalamdaFlorestaAmazônica,umaflorestamuitopoucoreal,aliás.”c)“Nãofaltamfloresazuis,rioscristalinosetigresmágicos.”d)“(...)muitacaipirinhanamesaetelevisõesmostrandocarnaval,futebol,praiaemato.”

Page 4: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO …...(João Bosco e Aldir Blanc, “O bêbado e a equilibrista”) I – No fragmento há predomínio da linguagem denotativa, característica

PROCESSO SELETIVO 2017 · 2° Semestre | Ensino Superior INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS4

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA

QUESTÃO 02

AssinaleaalternativaemqueosignificadodapalavraemdestaqueestáINCORRETAMENTE interpretado.

a)“...vontadedeinseriraliumgrãozinhoderealidade.”(introduzir)b)“...donodeumantiquáriofamoso...”(lojadeantiguidades)c)“...alguémexclamouincrédulo.”(confiante)d)“Aculminânciafoiaobservaçãodeumacríticaberlinense(...)”(auge)

QUESTÃO 03

(...)porém não parece um livro brasileiro, poisnãofalanemdeplantas(...)

Osarticuladoresdestacadospodemsersubstituídos,semprejuízodosignificadooriginalnotexto,por:

a)noentanto,porque.b)portanto,umavezque.c)contudo,porque.d)entretanto,embora.

QUESTÃO 04

O emprego dos tempos e modos verbais desempenha um papel fundamental na construção da coerênciatextual.Partindodessaconstatação,éCORRETOafirmarque:

a)“...queeueratãobrasileiraquantoqualquernegradeorigemafricana...”Éumaformaverbalquese refere a uma forma futura com relação ao passado.

b)“...penseimaisumavezqueessedesconhecimento...”Éumaformaverbalqueserefereaumfatopassadoeconcluído.

c)“Traduzoospoemaspordeverdeofício...”Éumaformaverbalqueserefereaumaaçãofuturaecotidiana.

d)“...ninguémacreditaria...”Éumaformaverbalqueserefereaumfatopassadoeinconcluso.

QUESTÃO 05

Analiseaspassagensextraídasdotextoeasafirmaçõesfeitassobrecadaumadelase,emseguida,assinaleaalternativaquecontémaafirmaçãoINCORRETA.

a)“Mesmo quetentasseexplicar,ninguémacreditaria...”Afirmação:otermodestacadointroduzumacircunstânciadeconcessãoepodesersubstituídoporembora.

b)“...nemoidiomaque falei naquele tempo,...”Afirmação:aoraçãodestacadafuncionacomoumadjetivo que se refere ao substantivo idioma.

c)“NuncaimagineiquenoBrasilhouvessepessoascultas!”Afirmação:overboestánaterceirapessoa do singular concordando com o sujeito Brasil.

d)“Umaeditoraeuropeiamepedeque traduza poemas de autores estrangeiros sobre o Brasil.”Afirmação:aoraçãodestacadaexerceafunçãosintáticadeobjetodiretodoverbodaoraçãoprincipal.

QUESTÃO 06

Assinale a alternativa INCORRETAarespeitodosmovimentosliteráriosbrasileirosabaixo.

a)RealismoeNaturalismosãocontemporâneosenãosucessivoscomoaconteceunaEuropaeambosretratam a realidade objetivamente.

b)Romantismoévoltadoparaostemasnacionalistas,paraaidealizaçãodoherói,nocaso,oíndio.c)BarrocoeArcadismofiguramnaEraColonialecaracterizam-seporseressencialmentepoéticose

bastante presos, ainda, ao modelo europeu.d)Modernismo,conhecidoapartirda“SemanadeArteModerna”,caracterizou-seporserapenasumperíododetransposiçãodasvanguardaseuropeiasparaoBrasil.

Page 5: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO …...(João Bosco e Aldir Blanc, “O bêbado e a equilibrista”) I – No fragmento há predomínio da linguagem denotativa, característica

PROCESSO SELETIVO 2017 · 2° Semestre | Ensino SuperiorINSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS 5

QUESTÃO 07

Otextoabaixoépoético.Leia-ocomatençãoeresolvaasquestões.

“A lua,tal qual a dona de um bordel,pedia a cada estrela friaum brilho de aluguel. E nuvens,lá no mata-borrão do céuchupavam manchas torturadas–quesufoco!”(JoãoBoscoeAldirBlanc,“Obêbadoeaequilibrista”)

I–Nofragmentohápredomíniodalinguagemdenotativa,característicamáximadotextoliterário.II–Afunçãoreferencial,presentenotexto,transmitedadosdarealidadedeformasubjetiva.III –Nos textos literários, o autor exploradeterminadas construções coma intençãodeliberadadereforçar a mensagem.IV–Nofragmentoafiguradelinguagemevidenteéaprosopopeia.Assinale a alternativa correta após análise completa.

a)SomenteaIestácorreta.b)EstãocorretasaIIeaIIIsomente.c)EstãocorretasaIIIeaIVsomente.d)SomenteaIVestácorreta.

QUESTÃO 08

Sobreaobra“DoisIrmãos”deMiltonHatoum,considereasseguintesafirmativas:

I–O título faz referênciaadois irmãosque,supostamente, têmpaisdiferentes,nascendodaíumarivalidadequedestróividasefamílias.II–OcenárioprincipaldaobraéacidadedeManaus,valorizandooporto,asruasdocentro,aspraçase os bairros mais antigos.III–Râniacasou-secomoprimeiropretendentequeapareceuparatentaresqueceroamorquesentiapor Omar.IV–Omarenvolveu-seseriamentecomduasmulheres:DáliaePau-Mulato;porémnosdoiscasosamãe dele interveio, provocando a separação.V–Antesdemorrer,YaqubconfessouqueeraopaideNael.

AssinaleaalternativaquecontémasafirmativasCORRETAS:

a)IeII.b)IIeIV.c) II,IIIeIV.d)I,IIeIII.

QUESTÃO 09

Assinale a alternativa INCORRETAsobreaobra“DoisIrmãos”deMiltomHatoum.

a)AprimeiracenaqueseregistranoromanceéamortedeZana,mãedosgêmeosedeRânia.b)Omardeixouopresídioumpoucoantesdecumprirapenagraçasaosníqueisacumuladospor

Halim.c)Àmedidaqueahistóriaevolui,Zanavai-semostrandodominadora,moldandoodestinodomaridoedosfilhos.

d)PormeiodoprofessorAntenorLaval,onarradorfaladarepressãopolíticaemManaus.

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA

Page 6: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO …...(João Bosco e Aldir Blanc, “O bêbado e a equilibrista”) I – No fragmento há predomínio da linguagem denotativa, característica

PROCESSO SELETIVO 2017 · 2° Semestre | Ensino Superior INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS6

QUESTÃO 10

Sobreoromance“CapitãesdaAreia”,deJorgeAmado,éINCORRETOafirmarque:

a)setratadeumlivrocujapersonagemcentralécoletiva,umgrupodemeninosderua.b)asprincipaispersonagensmasculinassãoPedroBala,SemPernas,VoltaSeca,PirulitoeProfessor,eafigurafemininacentraléDora.

c)oromancepretendedenunciarumproblemasocial:aquestãodomenorabandonado.d)aobradeJorgeAmadorepresentaoCeará,descobrindomazelas,violênciaseidentificandogruposmarginalizadoserevolucionários.

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA

Page 7: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO …...(João Bosco e Aldir Blanc, “O bêbado e a equilibrista”) I – No fragmento há predomínio da linguagem denotativa, característica

PROCESSO SELETIVO 2017 · 2° Semestre | Ensino SuperiorINSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS 7

LÍNGUA ESTRANGEIRA: INGLÊS (Questões de 11 a 15)

• Texto I

Disponívelem:<https://teara90.wordpress.com/tag/cartoon/>.Acessoem:18/04/2017.

QUESTÃO 11

A evolução da comunicação é retratada com ironia no cartum. Com relação à figura e ao texto, éINCORRETOafirmarque:

a)oúltimopersonagemacreditaque140caracteressãosuficientesparadizertudo.b)oprimeiroeoúltimopersonagemusamroupassemelhantesparainsinuarqueseencontramem

estágios semelhantes da evolução.c)otítulo:The Evolution of Written Communication seria adequado, pois o tema é abordado de maneira

parcial.d)seriamaisadequadootítulo:The Decline of Communication, porque, na verdade, só houve

retrocesso.

QUESTÃO 12

Comrelaçãoàsexpressõesabaixo,assinaleaalternativacorreta.

writtenword,movabletype,mass publication

a)Aspalavrasdestacadasnãoalteramosentidodaspalavrasqueacompanham.b)Apalavrae-mail poderia compor a lista, pois a letra esignificaelectronic,queéummodificadorda

palavra mail.c)Emportuguêsaordemdaspalavrasseriaamesmanostrêscasos.d)Emboratenhamsentidosiguais,cadaumadaspalavrasdestacadastemfunçãodiferentenotexto.

Page 8: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO …...(João Bosco e Aldir Blanc, “O bêbado e a equilibrista”) I – No fragmento há predomínio da linguagem denotativa, característica

PROCESSO SELETIVO 2017 · 2° Semestre | Ensino Superior INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS8

LÍNGUA ESTRANGEIRA

• Texto II

AI Picks Up Racial and Gender Biases When Learning from What Humans Write

AI1 picks up racial and gender biases2whenlearninglanguagefromtext,researcherssay.Withoutanysupervision,amachinelearningalgorithmlearnstoassociatefemalenamesmorewithfamilywordsthancareerwords,andblacknamesasbeingmoreunpleasantthanwhitenames.

ForastudypublishedtodayinScience,researcherstestedthebiasofacommonAImodel,andthenmatchedtheresultsagainstawell-knownpsychologicaltestthatmeasuresbiasinhumans.Theteamreplicatedinthealgorithmallthepsychologicalbiasestheytested,accordingtoastudyfromco-authorAylinCaliskan,apost-docatPrincetonUniversity.Becausemachinelearningalgorithmsaresocommon,influencingeverythingfromtranslationtoscanningnamesonresumes,thisresearchshowsthatthebiases are pervasive, too.

Analgorithmisasetofinstructionsthathumanswritetohelpcomputerslearn.Thinkofitlikearecipe,saysZacharyLipton,anAI researcheratUCSanDiegowhowasnot involved in thestudy.Becausealgorithmsuseexistingmaterials—likebooksortextontheinternet—it’sobviousthatAIcanpickupbiasesifthematerialsthemselvesarebiased.(Forexample,GooglePhotostaggedblackusersasgorillas.)We’veknownforawhile,forinstance,thatlanguagealgorithmslearntoassociatetheword“man”with“professor”andtheword“woman”with“assistantprofessor.”Butthispaperisinterestingbecauseitincorporatespreviousworkdoneinpsychologyonhumanbiases,Liptonsays.

Fortoday’sstudy,Caliskan’steamcreatedatestthatresemblestheImplicitAssociationTest(IAT),whichis commonlyused inpsychology tomeasurehowbiasedpeople are (though therehasbeen somecontroversyoveritsaccuracy).IntheIAT,subjectsarepresentedwithtwoimages—say,awhitemanandablackman—andwordslike“pleasant”or“unpleasant.”TheIATcalculateshowquicklyyoumatchup“whiteman”and“pleasant”versus“blackman”and“pleasant,”andviceversa.Theideaisthatthelongerittakesyoutomatchuptwoconcepts,themoretroubleyouhaveassociatingthem.

Thetestdevelopedbytheresearchersalsocalculatesbias,butinsteadofmeasuring“responsetime”,itmeasuresthemathematicaldistancebetweentwowords.Inotherwords,ifthere’sabiggernumericaldistancebetweenablacknameandtheconceptof“pleasant”thanawhitenameand“pleasant”,themodel’s association between the two isn’t as strong. The further apart thewords are, the less thealgorithm associates them together.

Caliskan’s team then tested their method on one particular algorithm: Global Vectors for WordRepresentation (GLoVe) from Stanford University. GLoVe basically crawls theweb to find data andlearnsassociationsbetweenbillionsofwords.Theresearchersfoundthat,inGLoVe,femalewordsaremoreassociatedwithartsthanwithmathorscience,andblacknamesareseenasmoreunpleasantthanwhitenames.Thatdoesn’tmeanthere’sanythingwrongwiththeAIsystem,perse,orhowtheAIislearning—there’ssomethingwrongwiththematerial.

1AI: Artificial Intelligence2bias: prejudice; preconception

Disponívelem<http://www.theverge.com/>.Acessoem:18/04/2017.

QUESTÃO 13

Assinaleaalternativaqueestádeacordocomotexto.

a)AInteligênciaartificial(AI)evitapreconceitoracialedegêneroaoaprenderalinguagempormeiodetextos.

b)Nãohánadadeerradocomomaterial,mascomamaneiracomoaInteligênciaartificial(AI)aprende.

c)Oalgoritmoaprendeaassociarnomesfemininosmaiscompalavrasdocampofamiliardoquecompalavrasrelacionadasàcarreiraprofissional.

d)Otestedesenvolvidopelospesquisadorescalculaopreconceitopelotempoderespostadamáquina ao associar palavras.

Page 9: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO …...(João Bosco e Aldir Blanc, “O bêbado e a equilibrista”) I – No fragmento há predomínio da linguagem denotativa, característica

PROCESSO SELETIVO 2017 · 2° Semestre | Ensino SuperiorINSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS 9

LÍNGUA ESTRANGEIRA

QUESTÃO 14

Com relação ao teste desenvolvido pelos pesquisadores para calcular o preconceito, assinale a alternativa correta.

a)Seháumamenordistânciaentreumnomebrancoe“agradável”,aassociaçãoentreosdoisconceitos será mais forte.

b)Quantomaioradistâncianuméricaentreaideiade“agradável”eumnomenegro,maisforteseráaassociação entre eles pelo algoritmo.

c)Otestemedeotempoderespostaeadistânciamatemáticaentreduaspalavras.d)Quantomaislongeaspalavrasestão,maisoalgoritmoasassocia.

QUESTÃO 15

WhydoesArtificialIntelligence(AI)pickupbiases?

a)Becauseitincorporatespreviousworkdoneinpsychologyonhumanbiases.b)Becausealgorithmsuseexistingmaterials—likebooksortextsontheinternet—andthematerials

themselves are biased.c)Becausemachinelearningalgorithmsinfluenceeverythingfromtranslationtoscanningnameson

resumes.d)Becauseanalgorithmisasetofinstructionsthathumanswritetohelpcomputerslearn.

Page 10: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO …...(João Bosco e Aldir Blanc, “O bêbado e a equilibrista”) I – No fragmento há predomínio da linguagem denotativa, característica

PROCESSO SELETIVO 2017 · 2° Semestre | Ensino Superior INSTITUTOFEDERALDOSULDEMINASGERAIS10

MATEMÁTICA (Questões de 16 a 25)

QUESTÃO 16

Aareiaéummaterialmuitoutilizadonaconstruçãocivil,sendoaunidadedemedidautilizadaparaessematerialometrocúbico.Tiãocomprouummetrocúbicodeareia,eestafoientregueedepositadaemsua calçada, obrigando-o a transportá-la para dentro de seu quintal. Para o transporte, Tião resolveu utilizarumcaixotedemadeiranoformatodeumcubocom50cmemcadalado.Assim,paratransportartodaaareiadacalçadaparaseuquintal,onúmeromínimodeviagensqueTiãonecessitaráéde:

a)20b)10c)8d)4

QUESTÃO 17

Somos irmãos - esclareceu o mais velho - e recebemos como herança esses 35 camelos. Segundo a vontade expressa de meu pai, devo receber a metade, o meu irmão Hamed Namir uma terça parte e ao Harim, o mais moço, deve tocar apenas a nona parte (O homem que calculava. Malba Tahan).

Essadivisãointrigavaosherdeirospornãoserumadivisãoexata.Supondoquefizessemadivisãoporvaloresexatos,onúmerodecamelosquesobrariamaindaparaapartilhaseriade:

a)17b)14c)11d)4

QUESTÃO 18

Emuma turmadeSistemasde Informação formadapor30 rapazese20moças tem-sea seguinteestatística:20%dosrapazessãofumantes;30%dasmoçassãofumantes.Logo,aporcentagemdosqueNÃO fumam nessa turma é de:

a)38b)50c)60d)76

QUESTÃO 19

UmafamosaregiãorodeadapormistérioséoTriângulodasBermudas,localizadoentreailhaBermudas,Miamie San Juan (PortoRico), quepossuemcomocoordenadasaproximadas, respectivamente,(10,-4),(3,-20)e(-4,-6),dadasemgraus(Latitude,Longitude).Considerandoascoordenadasdadaspara o Triângulo das Bermudas, a área dessa região em graus quadrados será de:

a)270b)210c)105d)47

Page 11: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO …...(João Bosco e Aldir Blanc, “O bêbado e a equilibrista”) I – No fragmento há predomínio da linguagem denotativa, característica

PROCESSO SELETIVO 2017 · 2° Semestre | Ensino SuperiorINSTITUTOFEDERALDOSULDEMINASGERAIS 11

MATEMÁTICA

QUESTÃO 20

Ummaridoapaixonadoresolveuprestarumahomenagemàsuaesposa,construindoumjardimemformadecoraçãopormeiodeumquadradoedoissemicírculos,conformeafigura.Paraconstruí-lo,eleusoumudasdefloresvermelhasnarazãode200mudaspormetroquadrado.Assim,ototaldemudasutilizadasnamontagemdetaljardimfoide(Considereπ=3).

a)3.200b)5.600c)8.000d)9.600

QUESTÃO 21

Em uma plantação de maracujás, as mudas são plantadas de forma alinhadas e a uma distância de 2m umasdasoutras.Comocastigoaseufilho,umplantadordemaracujásaplicouaseguinteregra:

“Com um copo descartável molhe 15 mudas de uma fi la, um copo para cada muda, indo e voltando à bica para encher o copo.”

Sabendo-sequeabicadeáguaficaa2mdaprimeiramudaequeocopodeveserlevadoatéabicaaofimdoprocesso,essefilhocaminharáemmetros,entreidasevindas,umtotalde:

a)60b)120c)480d)930

QUESTÃO 22

Certoprofessorganhoudepresenteumacaixacom10goiabas,sendoque3delasestavamverdeseasdemaismaduras.Retirandoaleatoriamenteduasgoiabasdacaixa(semreposição),aprobabilidadedeserem retiradas duas goiabas maduras é:

a)1/15b)3/10c)6/10d)7/15

Page 12: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO …...(João Bosco e Aldir Blanc, “O bêbado e a equilibrista”) I – No fragmento há predomínio da linguagem denotativa, característica

PROCESSO SELETIVO 2017 · 2° Semestre | Ensino Superior INSTITUTOFEDERALDOSULDEMINASGERAIS12

QUESTÃO 23

Num“sapatodecromo”,ocouroétratadocomumbanhode“licordecromo”,preparadopormeiodareação representada pela equação:

Na2Cr2O7 + xSO2 + H2O → yCr(OH)SO4 + Na2SO4

Observequeexistemduasincógnitasx e y que precisam ser determinadas para que a equação esteja “balanceada”,poissegundoaLeideLavoisier,“asomadasmassasdassubstânciasreagenteséigualàsomadasmassasdosprodutosdareação”.Logo,umsistemadeequaçõespodeserutilizadoparadeterminar tais valores, a saber:Paraoenxofre(S)temosaequação x = y + 1 eparaooxigênio(O)aequação7 + 2x + 1 = 5y + 4.

Depoisdebalanceadacomosmenorescoeficientesinteirospossíveis,elaapresenta:

a)x=2ey=3b)x=3ey=2c)x=2ey=2d)x=3ey=3

QUESTÃO 24

EUAvoltamaproduzirplutônio-238paramissõesespaciais:Oplutônio-238produz calor conformedecai. Esse caloréusadoparaproduzir eletricidadeparaalimentarosequipamentosdas sondaserobôsespaciaiseparamanteressesequipamentosaquecidosnofriodoespaçoedeplanetasdistantes,ondeaenergiasolarnãoéumaopçãoviável.OrobôCuriositylevouumacargade480gdeplutônio-238,oqueésuficienteparamantê-loemfuncionamentopor14anos.AmissãoMarte2020,comumrobôsucessor do Curiosity, deverá levar uma quantidade similar.

(Fonte:www.inovacaotecnologica.com.br,acessadoem:12/04/17).

Observeque,segundoareportagem,depoisde14anosos480gdeplutônionãoproduziammaisoesperado. Issoporqueodecaimentodoplutônio-238 seguea funçãoMf=Mie-0,008t, em que Mf é a massafinal,Mi a massa inicial e t é o tempo dado em anos.

Ográficoquemelhorrepresentaessedecaimentode480gemfunçãodotempopodeserobservadoem:

a)

Page 13: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO …...(João Bosco e Aldir Blanc, “O bêbado e a equilibrista”) I – No fragmento há predomínio da linguagem denotativa, característica

PROCESSO SELETIVO 2017 · 2° Semestre | Ensino SuperiorINSTITUTOFEDERALDOSULDEMINASGERAIS 13

MATEMÁTICA

b)

c)

d)

Page 14: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO …...(João Bosco e Aldir Blanc, “O bêbado e a equilibrista”) I – No fragmento há predomínio da linguagem denotativa, característica

PROCESSO SELETIVO 2017 · 2° Semestre | Ensino Superior INSTITUTOFEDERALDOSULDEMINASGERAIS14

MATEMÁTICA

QUESTÃO 25

Oconjuntodosnúmeroscomplexosz = a + bi com a,b reais e i = √-1possuicomooperaçõesaadição(a + bi) + (c + di) = (a + c) + (b + d)i e o produto (a + bi) ∙ (c + di) = (ac - bd) + (ad + bc)i.Essesnúmerospossuemgrandediversidadedeaplicações,desdeoentendimentodaexistênciadeburacos negros no universo até o uso em computação gráfica. Nesse último caso, trabalhando asoperaçõesdescritas,pode-setransladar,ampliaroureduzirerotacionarfigurasnateladocomputador.

Dadososnúmerosz1 = 2 + i; z2= -1 + 2i e z3 = -2 - 2i, obtém-se o seguinte triângulo:

Considerandootriângulodado,utilizandoasoperaçõesdemultiplicaçãoeadição,nessaordem,pelonúmeroz = 1 - 2iobteremosafigura:

a)

Page 15: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO …...(João Bosco e Aldir Blanc, “O bêbado e a equilibrista”) I – No fragmento há predomínio da linguagem denotativa, característica

PROCESSO SELETIVO 2017 · 2° Semestre | Ensino SuperiorINSTITUTOFEDERALDOSULDEMINASGERAIS 15

b)

c)

d)

MATEMÁTICA

Page 16: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO …...(João Bosco e Aldir Blanc, “O bêbado e a equilibrista”) I – No fragmento há predomínio da linguagem denotativa, característica

PROCESSO SELETIVO 2017 · 2° Semestre | Ensino Superior INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS16

RASCUNHO

Page 17: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO …...(João Bosco e Aldir Blanc, “O bêbado e a equilibrista”) I – No fragmento há predomínio da linguagem denotativa, característica

PROCESSO SELETIVO 2017 · 2° Semestre | Ensino SuperiorINSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS 17

BIOLOGIA (Questões de 26 a 30)

QUESTÃO 26

Produção de enzima em embriões de galinha

Ovos fertilizados de galinha foram bombardeados pormeio da técnica de biobalística e passarama expressar o gene LacZ oriundo de Escherichia coli, obtendo embriões transformados, capazes deproduzirβ-galactosidase,umaenzimautilizadanahidrólisedalactose.

AdaptadodeInsituDNAtransfertochickenembryosbybiolistics.RIBEIRO,LucianaA.etal.Disponívelem<http://dx.doi.org/10.1590/S1415-47571999000400010>

Aproduçãodaβ-galactosidasefoipossíveldevidoà:

a)duplicaçãodoDNAdogenelacZ.b)transcriçãodoRNAtransportadordogeneLacZ.c)traduçãodoRNAmensageirosintetizadoapartirdogenelacZ.d)expressãodeproteínassintetizadasapartirdoDNAoriginaldoovo.

QUESTÃO 27

Experiência mostra ser possível cultivar batatas em Marte

Emjaneirode2016,utilizandoumdossolosdaTerramaisparecidoscomodeMarte(comaté20vezesmaissaisqueamaiorpartedossolos),pesquisadoresperuanosenorte-americanosderaminícioaoprojetoBatatasemMarte.Oobjetivofoiverificarseabatatapodesercultivadaemcondiçõescomoasqueexistemnoplaneta vermelho. Embora ainda falte tratar deoutrosproblemas, osprimeirosresultados mostram que o tubérculo consegue crescer em solos tão áridos e salobros como os marcianos.

Adaptado de MIGUEL ÁNGEL 10/03/2017.Disponívelem<http://brasil.elpais.com/brasil/2017/03/09/ciencia/1489084581_023882.html>.

Nessascondiçõesocorrerá,paraforadascélulasdabatata,oprocessode:

a)osmoseb)difusãosimplesc)difusãofacilitadad)transporteativo

QUESTÃO 28

Encontrada a evidência de vida mais antiga

Uma equipe internacional de geólogos, paleontólogos e nanotecnólogos encontrou estruturas tubularesefilamentosasque,segundointerpretam,representambactériasfósseis.Foramencontradasemfumarolashidrotermaisdofundodooceanode3,77a4,28bilhõesdeanosatrás.ComoaTerratem4,5bilhõesdeanos,essesmicrofósseisrepresentamasmaisantigasevidênciasdevidadequetemosregistro até agora.

AdaptadodeEncontradaaevidênciadevidamaisantiga-JAVIERSAMPEDRO–02/03/2017

Considerandoateoriaheterotróficadaformaçãodosprimeirosseresvivos,essasbactériaseram:

a)fotossintetizantesaeróbiasb)quimiossintetizantesaeróbiasc)quimiossintetizantesanaeróbiasd)fotossintetizantesanaeróbias

Page 18: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO …...(João Bosco e Aldir Blanc, “O bêbado e a equilibrista”) I – No fragmento há predomínio da linguagem denotativa, característica

PROCESSO SELETIVO 2017 · 2° Semestre | Ensino Superior INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS18

QUESTÃO 29

Os mamutes desapareceram quando já estavam feridos de morte há milênios

Estudoobservouqueosmamutes insulareshaviamacumuladomuitasmutaçõesdaninhasemseugenoma que estavam interferindo na função dos genes. Graças a essas mudanças, os pesquisadores sabemqueosmamutestinhamperdidomuitosreceptoresolfativos,eoutrasmutaçõessugeremqueopeloqueosprotegiadofriotinhasidosubstituídoporumacapatranslúcidamuitomenoseficientepara cumprir sua função.

AdaptadodeDanielMediavilla–03/02/2017.Disponívelem<http://brasil.elpais.com/brasil/2017/02/28/ciencia/1488285879_317551.html>

Asmutaçõesemquestãoocorreram:

a)nasbasesnitrogenadasdoDNAb)nasbasesnitrogenadasdoRNAc)nadesoxirribosed)naribose

QUESTÃO 30

Estudo questiona capacidade das árvores de absorver gás carbônico

EstudorealizadonaAustráliaquestionaasestimativassobreaquantidadededióxidodecarbono(CO2)queárvorespoderiamretirardaatmosfera.SegundocientistasdaUniversidadedaWesternSydneyUniversity,árvoresnãoconseguemarmazenartantodióxidodecarbono(CO2)quantosepensava.OestudofoipublicadonarevistacientíficaNatureClimateChange.

Adaptadode<http://www.bbc.com/portuguese/geral-39193615>

Oprocessodearmazenamentodedióxidodecarbonoquestionadonotextoocorrepela:

a)transpiraçãodasplantasb)respiraçãodasplantasc)fotossíntesed)nitrificação

BIOLOGIA

Page 19: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO …...(João Bosco e Aldir Blanc, “O bêbado e a equilibrista”) I – No fragmento há predomínio da linguagem denotativa, característica

PROCESSO SELETIVO 2017 · 2° Semestre | Ensino SuperiorINSTITUTOFEDERALDOSULDEMINASGERAIS 19

QUESTÃO 31

ODDT (dicloro-difenil-tricloro-etano), verfiguraabaixo,um inseticidaorganoclorado, foiusadopelaprimeira vez na segunda guerramundial para combater osmosquitos transmissores damalária efebreamarela.Suaeficiênciaeseusupostoefeitoatóxicocontribuíramparaoseuusoindiscriminadodesdeentão.Maistardeforamcomprovadastoxidezcrônicadoprodutoesuamagnificaçãonacadeiaalimentar.

DDT (dicloro-difenil-tricloro-etano)

Fonte:CARSON,Rachel.PrimaveraSilenciosa.SãoPaulo:EditoraMelhoramentos,1969.

Osefeitosmaléficosemgeraçõesquefizeramousodoprodutoeemgeraçõesfuturassãodevidos:

a)àpresençados2núcleosbenzênicosnocompostoassociadosàsuaelevadatoxicidade.b)àsuaacumulaçãonamatériaorgânicadosoloenostecidosadipososdehumanosdevidoàsuabaixapolaridade.

c)àsuaaltasolubilidadeemáguacontaminandocorposd'águasuperficiaiseáguassubterrâneas,provocando contaminação global.

d)àpresençadasligaçõesduplasalternadasnocomposto,tornandoamoléculamaisinstável,portanto, mais reativa.

QUESTÃO 32

PotencialouEnergiadeIonizaçãoéaenergiamínimanecessáriapararetirarumelétrondeumátomoou íonnoestadogasoso.Assim,dentreos elementos 11A, 9B, 13C e 7D, qual a ordem crescente da propriedade periódica citada?

a)A<C<D<Bb)A<D<B<Cc)B<D<C<Ad)D<C<B<A

QUESTÃO 33

Osulfatodeamônioéumfertilizantemuitoempregadonas lavourasporfornecermacronutrientesprimários e secundários às plantas. Porém, não deve ser usado por anos seguidos no solo devido ao fato de que:

a)AumentaopHdosoloporqueemsoluçãoproduzcompostosbásicos.b)DiminuiopHdosoloporqueéderivadodeumácidoforteeumabasefraca.c)Propiciaumareaçãodeneutralização,vistoquereagecomoscompostosácidosdosolo

aumentando a fertilidade deste.d)Dentreoselementosquímicosformadoresdofertilizantecitado,onitrogênio,ummacronutriente

secundário, estabelece a regra do octeto ao compartilhar 3 pares de elétrons.

QUÍMICA (Questões de 31 a 35)

Page 20: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO …...(João Bosco e Aldir Blanc, “O bêbado e a equilibrista”) I – No fragmento há predomínio da linguagem denotativa, característica

PROCESSO SELETIVO 2017 · 2° Semestre | Ensino Superior INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS20

QUESTÃO 34

Emqualdasreaçõesquímicasabaixo,osreagentes,postosparareagiremumúnicorecipiente,nãolevam à formação dos produtos indicados:

a)NaCl+AgNO3 AgCl+NaNO3

b)FeS+2HCl FeCl2+H2Sc)Zn+HgSO4 ZnSO4+Hgd)2NaCl+K2S Na2S+2KCl

QUESTÃO 35

Dissolveram-se600gdeCloretodeCálcio(CaCl2)emáguasuficienteparacompletar5litrosdesolução.Pede-seaMolaridadedosíoncloretonasolução.

Dados (massas atômicas): Ca = 40g/mol; Cl = 35,5 g/mol

a)1,08mol/Lb)0,54mol/Lc)2,16mol/Ld)1,20mol/L

QUÍMICA

Page 21: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO …...(João Bosco e Aldir Blanc, “O bêbado e a equilibrista”) I – No fragmento há predomínio da linguagem denotativa, característica

PROCESSO SELETIVO 2017 · 2° Semestre | Ensino SuperiorINSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS 21

1 Hhy

drog

en[1

.007

, 1.0

09]

1 18

3 Li

lithi

um[6

.938

, 6.9

97]

4 Be

bery

llium

9.01

2

11 Na

sodi

um22

.99

12 Mg

mag

nesi

um[2

4.30

, 24.

31]

19 Kpo

tass

ium

39.1

0

20 Ca

calc

ium

40.0

8

37 Rb

rubi

dium

85.4

7

38 Sr

stro

ntiu

m87

.62

38 Sr

stro

ntiu

m87

.62

55 Cs

caes

ium

132.

9

55 Cs

caes

ium

132.

9

56 Ba

bariu

m13

7.3

87 Fr

fran

cium

88 Ra

radi

um

5 B boro

n[1

0.80

, 10.

83]

13 Al

alum

iniu

m26

.98

31 Ga

galli

um69

.72

49 Inin

dium

114.

8

81 Tl

thal

lium

[204

.3, 2

04.4

]

6 Cca

rbon

[12.

00, 1

2.02

]

14 Si

silic

on[2

8.08

, 28.

09]

32 Ge

germ

aniu

m72

.63

50 Sn

tin11

8.7

82 Pb

lead

207.

2

7 Nni

trog

en[1

4.00

, 14.

01]

15 Pph

osph

orus

30.9

7

33 As

arse

nic

74.9

2

51 Sb

antim

ony

121.

8

83 Bi

bism

uth

209.

0

8 Oox

ygen

[15.

99, 1

6.00

]

16 S sulfu

r[3

2.05

, 32.

08]

34 Se

sele

nium

78.9

6(3)

52 Tete

lluriu

m12

7.6

84 Po

polo

nium

9 Fflu

orin

e19

.00

17 Cl

chlo

rine

[35.

44, 3

5.46

]

35 Br

brom

ine

[79.

90, 7

9.91

]

53 Iio

dine

126.

9

85 At

asta

tine

10 Ne

neon

20.1

8

2 He

heliu

m4.

003

18 Ar

argo

n39

.95

36 Kr

kryp

ton

83.8

0

54 Xe

xeno

n13

1.3

86 Rn

rado

n

22 Ti

titan

ium

47.8

7

22 Ti

titan

ium

47.8

7

40 Zr

zirc

oniu

m91

.22

72 Hf

hafn

ium

178.

5

104

Rf

ruth

erfo

rdiu

m

23 Vva

nadi

um50

.94

41 Nb

niob

ium

92.9

1

73 Tata

ntal

um18

0.9

105

Db

dubn

ium

24 Cr

chro

miu

m52

.00

24 Cr

chro

miu

m52

.00

42 Mo

mol

ybde

num

95.9

6(2)

74 Wtu

ngst

en18

3.8

106

Sg

seab

orgi

um

25 Mn

man

gane

se54

.94

43 Tcte

chne

tium

75 Re

rhen

ium

186.

2

107

Bh

bohr

ium

26 Fe

iron

55.8

5

44 Ru

ruth

eniu

m10

1.1

76 Os

osm

ium

190.

2

108

Hs

hass

ium

27 Co

coba

lt58

.93

45 Rh

rhod

ium

102.

9

77 Iriri

dium

192.

2

109

Mt

mei

tner

ium

28 Ni

nick

el58

.69

46 Pd

palla

dium

106.

4

78 Pt

plat

inum

195.

1

110

Ds

darm

stad

tium

29 Cu

copp

er63

.55

47 Ag

silv

er10

7.9

79 Au

gold

197.

0

30 Zn

zinc

65.3

8(2)

48 Cd

cadm

ium

112.

4

80 Hg

mer

cury

200.

6

111

Rg

roen

tgen

ium

112

Cn

cope

rnic

ium

114

Fl

flero

vium

116

Lv

liver

mor

ium

57 La

lant

hanu

m13

8.9

89 Ac

actin

ium

58 Ce

ceriu

m14

0.1

90 Th

thor

ium

232.

0

59 Pr

pras

eody

miu

m14

0.9

91 Pa

prot

actin

ium

231.

0

60 Nd

neod

ymiu

m14

4.2

92 Uur

aniu

m23

8.0

61 Pm

prom

ethi

um

93 Np

nept

uniu

m

62 Sm

sam

ariu

m15

0.4

94 Pu

plut

oniu

m

63 Eu

euro

pium

152.

0

95 Am

amer

iciu

m

64 Gd

gado

liniu

m15

7.3

96 Cm

curiu

m

65 Tb

terb

ium

158.

9

97 Bk

berk

eliu

m

66 Dy

dysp

rosi

um16

2.5

98 Cf

calif

orni

um

67 Ho

holm

ium

164.

9

99 Es

eins

tein

ium

68 Er

erbi

um16

7.3

100

Fm

ferm

ium

69 Tm

thul

ium

168.

9

101

Md

men

dele

vium

70 Yb

ytte

rbiu

m17

3.1

102

No

nobe

lium

71 Lu

lute

tium

175.

0

103

Lr

law

renc

ium

21 Sc

scan

dium

44.9

6

39 Yyt

triu

m88

.91

57-7

1

lant

hano

ids

89-1

03

ac

tinoi

ds

atom

ic n

umbe

r

Sym

bo

l

stan

dard

ato

mic

wei

ght

2 13

14

15

16

17

K

ey:

3 4

5 6

7 8

9 10

11

12

nam

e

Not

es- I

UPA

C 2

011

Stan

dard

ato

mic

wei

ghts

abrid

ged

to fo

ur s

igni

fican

t dig

its (T

able

4 p

ublis

hed

in P

ure

Appl

. Che

m. 8

5, 1

047-

1078

(201

3);

http

://d

x.do

i.org

/10.

1351

/PAC

-REP

-13-

03-0

2. T

he u

ncer

tain

ty in

the

last

digi

t of t

he s

tand

ard

atom

ic w

eigh

t val

ue is

liste

d in

par

enth

eses

follo

win

g

the

val

ue. I

n th

e ab

senc

e of

par

enth

eses

, the

unc

erta

inty

is o

ne in

that

last

digi

t. An

inte

rval

in s

quar

e br

acke

ts pr

ovid

es th

e lo

wer

and

upp

er b

ound

s of

t

he s

tand

ard

atom

ic w

eigh

t for

that

ele

men

t. N

o va

lues

are

liste

d fo

r ele

men

ts w

hich

lack

isot

opes

with

a c

hara

cter

istic

isot

opic

abu

ndan

ce in

nat

ural

ter

restr

ial s

ampl

es. S

ee P

AC fo

r mor

e de

tails

.

- “Al

umin

um” a

nd “

cesiu

m” a

re c

omm

only

use

d al

tern

ativ

e sp

ellin

gs fo

r “al

umin

ium

” and

“cae

sium

.”

- Cla

ims

for t

he d

iscov

ery

of a

ll th

e re

mai

ning

ele

men

ts in

the

last

row

of t

he T

able

, nam

ely

elem

ents

with

ato

mic

num

bers

113,

115,

117

and

118,

a

nd fo

r whi

ch n

o as

signm

ents

have

yet

bee

n m

ade,

are

bei

ng c

onsid

ered

by

a IU

PAC

and

IUPA

P Jo

int W

orki

ng P

arty.

For u

pdat

es to

this

tabl

e, s

ee iu

pac.

org/

repo

rts/p

erio

dic_

tabl

e/. T

his

versi

on is

dat

ed 1

May

201

3.

Cop

yrig

ht ©

201

3 IU

PAC

, the

Inte

rnat

iona

l Uni

on o

f Pur

e an

d Ap

plie

d C

hem

istry

.

IUPA

C Pe

riod

ic T

able

of

the

Elem

ents

Inte

rnat

Ion

al

Un

Ion

of

PU

re a

nd

aPP

lIed

Ch

emIs

try

Page 22: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO …...(João Bosco e Aldir Blanc, “O bêbado e a equilibrista”) I – No fragmento há predomínio da linguagem denotativa, característica

PROCESSO SELETIVO 2017 · 2° Semestre | Ensino Superior INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS22

FÍSICA (Questões de 36 a 40)

QUESTÃO 36

NacidadedeMachadonoSuldeMinas,háumlagoartificialquetemumcomprimentocircularde1km,onde é comum as pessoas caminharem. Se neste local uma pessoa demora 10 minutos para completar umvolta,podemosdizerqueavelocidademédiaefetuadaporessapessoaseriade:

a)100m/s b)16,6m/s c)0,1km/hd)6km/h

QUESTÃO 37

Desdesua invenção,noséculoXVIII,ociclismocaiunogostopopular.Écomumemnossascidadescruzarmoscomváriosgruposdepessoaspedalando,principalmentenosfinaisdesemana.Umhomemde80kgesuaesposade60kgpedalamcomvelocidades iguais,embicicletas idênticas,mantendosempre velocidade uniforme. Se ambos sobem lado a lado uma rampa inclinada e atingem um patamar planonomesmoinstante,podemosafirmarque,nasubidadarampaatéatingiropatamar,aesposaem relação ao marido:

a)possuimaisenergiacinética.b)desenvolveupotênciamecânicamenor.c)realizoumaistrabalho.d)realizouamesmaquantidadedetrabalho.

QUESTÃO 38

Abola da figura temmassa de 200g e encontra-se encostada emumamola de constante elásticade 200N/m comprimida de 10 cm . Ao ser libertado, o carrinho sobe a rampa até a altura de 30 cm. Considerandoqueháforçasdissipativas(atrito)atuandosobreomóveleadotandog=10m/s2, o módulo da quantidade de energia mecânica dissipada no processo é:

a)55.000b)1.000c)0,3d)0,4

QUESTÃO 39

Um equipamento elétrico tem a seguinte especificação 6050W-220V. Para que esse equipamentoforneça a mesma potência em uma instalação de 110V, assinale a opção correta:

a)Deve-sesimplesmentereduziraresistência.b)Énecessárioaumentararesistênciaelétricaem4vezesde8Ωpara32Ω.c)Énecessárioreduziraresistênciaelétricaem4vezesde8Ωpara2Ω.d)Énecessárioreduziraresistênciaelétricaem2vezesde8Ωpara4Ω.

Page 23: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO …...(João Bosco e Aldir Blanc, “O bêbado e a equilibrista”) I – No fragmento há predomínio da linguagem denotativa, característica

PROCESSO SELETIVO 2017 · 2° Semestre | Ensino SuperiorINSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS 23

FÍSICA

QUESTÃO 40

OcircuitoelétricoaseguirrepresentaumgeradorcomE=10Ver=0,5Ω,alimentandoumaresistênciadeR=1,5Ω.Comointuitodemediraamperagemeavoltagem,foraminstaladosumamperímetroeumvoltímetro.

Analiseasproposiçõesaseguireconclua:

a)Aintensidadedecorrenteelétricanoamperímetroéde5A.b)Aleituradovoltímetroéde10V.c)Oamperímetroestáligadoerradamente.d)Ovoltímetroestáconectadoerroneamenteaocircuito.

Page 24: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO …...(João Bosco e Aldir Blanc, “O bêbado e a equilibrista”) I – No fragmento há predomínio da linguagem denotativa, característica

PROCESSO SELETIVO 2017 · 2° Semestre | Ensino Superior INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS24

RASCUNHO

Page 25: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO …...(João Bosco e Aldir Blanc, “O bêbado e a equilibrista”) I – No fragmento há predomínio da linguagem denotativa, característica

PROCESSO SELETIVO 2017 · 2° Semestre | Ensino SuperiorINSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS 25

GEOGRAFIA (Questões de 41 a 45)

QUESTÃO 41

A maioria da população mundial vive nas cidades. Segundo dados e previsão da Divisão de População daONU,noiníciodoséculoXX,apopulaçãourbanaerade14%.Em2010erade51,6%echegaráa67%em2050.Observeasalternativasabaixo,arespeitoderedeehierarquiaurbanas,eassinaleaque for CORRETA:

a)Aredeurbanaéformadaporumsistemadecidadesdeummesmopaísqueseinterligamàsoutras,exclusivamente,pormeiodesistemasdetransportes(rodoviário,aéreo,fluvialemarítimo)porondeocorremosfluxosdemercadorias.

b)Megacidadessãoaglomeraçõesurbanas,depaísesdesenvolvidos,quepossuemmaisde10milhõesdehabitantes.

c)Ascidadesglobaissãoosnósdaredeurbanamundial,poisoferecemosmelhoresemaisvariadostiposdeserviços,diversificadaatividadeindustrial,centrosdepesquisaetecnologiaelazer,porisso comandam a economia no mundo.

d)Asredesdecidadesmaisdensasearticuladassedesenvolveramempaísesemergentesesubdesenvolvidos devido ao elevado contingente populacional.

QUESTÃO 42

Taxa de fecundidade total – Brasil – 2000 a 2015

AtaxadefecundidadenoBrasilvemcaindoprogressivamenteconformepodesercomprovadopelatabela do IBGE.

Taxa de fecundidade total2000 2,392001 2,322002 2,262003 2,202004 2,142005 2,092006 2,042007 1,992008 1,952009 1,912010 1,872011 1,832012 1,802013 1,772014 1,742015 1,72

Fonte: IBGE, Projeção da População do Brasil - 2013.

NÃO pode ser considerada causa dessa queda:

a)adisseminaçãodousodemétodosanticoncepcionais(pílula,camisinha,DIU,etc.)b)osgastos,cadavezmaiselevados,comacriaçãodosfilhosquenecessitamdeatendimentomédico,creches,escolas,lazer.

c)omaioracessoàeducaçãoeàinformaçãoporpartedasmulheres.d)alegalizaçãodoabortocomopráticacontraceptiva.

Page 26: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO …...(João Bosco e Aldir Blanc, “O bêbado e a equilibrista”) I – No fragmento há predomínio da linguagem denotativa, característica

PROCESSO SELETIVO 2017 · 2° Semestre | Ensino Superior INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS26

GEOGRAFIA

QUESTÃO 43

https://italospagliari.jusbrasil.com.br/noticias/159525916/o-brasil-nao-tem-mais-latifundios-sra-katia

Ao analisar a charge, é CORRETOafirmarque:

a)AsterrasimprodutivastêmdiminuídonoBrasilporqueaReformaAgráriatemproporcionadoampla aquisição aos trabalhadores rurais Sem-Terra.

b)AagriculturafamiliaréaatividadequedetémomaiornúmerodeestabelecimentosruraisnoBrasil.

c)Oagronegóciocontribuiparaapreservaçãodeáreasnaturaisnopaíseafixaçãodohomemnocampo.

d)AconcentraçãodeterraséumarealidadequesefazpresentenoBrasildesdeoperíodocolonial.

QUESTÃO 44

Omododeprodução industrial “flexível” que substituiu omodode produção Fordista recebeuonomedeToyotismo,porquecomeçouaserdesenvolvidona fábricadaToyotaMotor.OToyotismoconstitui-seemumnovomodelodeproduçãoeconômicaqueutilizaequipamentostecnologicamentemaisavançados,evitaodesperdícioepromovenovasrelaçõesdetrabalhonasfábricas.

Assinale a alternativa que corresponde ao Toyotismo:

a)Apráticadaterceirizaçãodamãodeobramenosqualificadaafimdeobtereconomianopagamento dos salários e aumento dos lucros.

b)Aproduçãodecarrosemsérie,comacriaçãodegrandesestoques,tornando-osmaisbaratosaoconsumo.

c)Adoçãodaesteirarolante,divisãodotrabalhoerepetiçãodastarefasnoritmodasmáquinas.d)Alienaçãodotrabalho,umavezqueooperárionãoconhecetodooprocessodeprodução.

Page 27: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO …...(João Bosco e Aldir Blanc, “O bêbado e a equilibrista”) I – No fragmento há predomínio da linguagem denotativa, característica

PROCESSO SELETIVO 2017 · 2° Semestre | Ensino SuperiorINSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS 27

QUESTÃO 45

A globalização é um fenômeno que tem várias dimensões: além da econômica, amais evidente eperceptível,tambémpossuiasocial,aculturaleapolítica,entreoutrasdemenorimpacto.Entretanto,todas essas dimensões se materializam no espaço geográfico em suas diversas escalas: mundial,nacional, regional e local. Os lugares estão conectados a uma rede de fluxos, controlada a partirdepoucos centrosdepoder econômico e político. Entretanto, não são todosos lugaresque estãointegrados ao sistema-mundo.

(SENE,E.de;MOREIRA,J.C.GeografiaGeraledoBrasil:espaçogeográficoeglobalizado.2ed.SãoPaulo:Scipione,2013)

Assinale a alternativa CORRETA:

a)Nomundoglobalizadovemocorrendoadiminuiçãoprogressivadadesigualdadeentreospovos,umavezqueaglobalizaçãointegratodosospaísesdomundo.

b)Aglobalizaçãoéumfenômenoquepromoveaberturadeeconomiasemumprocessodeintegração,aomesmotempoemqueexcluideterminadasregiões,atividadesesegmentossociais.

c)Naglobalizaçãoháumapadronizaçãodosaspectosculturais,oquecontribuiparaavalorizaçãodasculturas em escala local.

d)Aglobalizaçãopermitequeainovaçãotecnológicasejadifundidadeformaequilibradaaospaísesmenos desenvolvidos.

GEOGRAFIA

Page 28: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO …...(João Bosco e Aldir Blanc, “O bêbado e a equilibrista”) I – No fragmento há predomínio da linguagem denotativa, característica

PROCESSO SELETIVO 2017 · 2° Semestre | Ensino Superior INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS28

QUESTÃO 46

Observeoquadroabaixo:

Abolição da Escravidão:

Equador 1821Chile 1823México 1829Bolívia 1831Império Britânico 1833Uruguai 1842Argentina 1843Estados Unidos 1865Cuba 1886Brasil 1888

Fonte:VAINFAS,Ronaldoeoutros.História.SãoPaulo:Saraiva,2013,v.2,p.192,modificado.

Levando em conta as informações indicadas no quadro acima, com a cronologia da abolição daescravidãoemdiversospaísesnosanosoitocentos,econsiderandoaindaahistóriageraldoprocessoabolicionista ao longo dos séculos XIX e XX, compreende-se que:

a)paísescomfortepresençadeescravidãoretardaramseusprocessosabolicionistasnoséculoXIX.b)pressõesinglesasforamdecisivasnaaboliçãodaescravidãonosEstadosUnidos.c)Uruguai,BolíviaeCubadeveramseusprocessosabolicionistasàideologiabolivarianadesuaselites

antiescravistas.d)oBrasilfoioúltimopaísdomundoaaboliraescravidão.

QUESTÃO 47

Fonte:imagemdisponívelnainternet.Endereçoeletrônico:<https://www.ushmm.org/wlc/ptbr/media_ph.php?ModuleId=10005175&MediaId=522>.Acessoem:06deabrilde2017.

Nailustraçãoacima,publicadaemumlivroinfantilalemão,em1936,aplacadiz:"Judeusnãosãobem-vindosaqui."

HISTÓRIA (Questões de 46 a 50)

Page 29: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO …...(João Bosco e Aldir Blanc, “O bêbado e a equilibrista”) I – No fragmento há predomínio da linguagem denotativa, característica

PROCESSO SELETIVO 2017 · 2° Semestre | Ensino SuperiorINSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS 29

Aanálisedessa ilustraçãoemcontrastecomocontextohistóricoemquefoiproduzidacomportaoentendimento de que:

a)oantissemitismonazistatornou-seconhecidoapósadescobertadoscamposdeconcentração.b)judeusforamvítimasisoladasdaperseguiçãonazista.c)emboraantissemita,ogovernonacional-socialistarespeitoudireitossociaisdapopulaçãojudaica.d)medidasdeexceçãodirecionadasapopulaçõesindesejadasforamcomunsnoTerceiroReich.

QUESTÃO 48

Entre o primeiro e o segundo turnos da eleição presencial de 1989, houve dois debates entre oscandidatosColloreLula.OprimeirofoirealizadonosestúdiosdaTVManchete,noRiodeJaneiro,em3dedezembro.Osegundo,nodia14, foinosestúdiosdaTVBandeirantes,emSãoPaulo.Osdoisdebatesforamtransmitidosnaíntegradas21h30às24h,porumpoolformadopelasquatroprincipaisemissorasdetelevisãodopaís:Globo,Bandeirantes,MancheteeSBT.Nodiaseguinteàsuaexibiçãoao vivo ena íntegra, a RedeGloboapresentouduasmatérias comediçõesdoúltimodebate: umano JornalHojeeoutrano JornalNacional.Asduas foramquestionadas. (...)Mas foia segundaqueprovocougrandepolêmica.AGlobofoiacusadadeterfavorecidoocandidatodoPRNtantonaseleçãodos momentos quanto no tempo dado a cada candidato, já que Fernando Collor teve um minuto e meio a mais do que o adversário. O PT chegou a mover uma ação contra a emissora no Tribunal Superior Eleitoral.OpartidoqueriaquenovostrechosdodebatefossemapresentadosnoJornalNacionalantesdaseleições,comodireitoderesposta,masorecursofoinegado.EmfrenteàsededaRedeGlobo,noRiodeJaneiro,atoresdaprópriaemissora,juntocomoutrosartistaseintelectuais,protestaramcontraaedição(...)oepisódioprovocouuminequívocodanoàimagemdaTVGlobo.Porisso,hoje,aemissoraadotacomonormanãoeditardebatespolíticos;elesdevemservistosnaíntegraeaovivo.

“DebateCollorxLula”.Matériadisponívelnainternet.EndereçoEletrônico:<http://memoriaglobo.globo.com/erros/debate-collor-x-lula.htm>Acessoem:23deabrilde2017.

Otrechoacima,extraídodesítioeletrônicomantidooficialmentepelaTVGlobo,inclui-seempáginavirtual denominada “Memória Globo” e integra, especialmente, uma seção destinada a reconheceros“erros”cometidospelaemissoraaolongodesuahistória.AmatériadiscuteapolêmicaediçãododebateentreColloreLula,quefoiaoarnoJornalNacionaldiasantesdosegundoturnodaseleiçõespresidenciaisde1989.Ocandidatofavorecidonaediçãododebatefoieleitocom35milhõesdevotos(53%),enquantoseuoponenteobteve31milhõesdeeleitores(46,9%).

Considerandoasinformaçõeseocontextohistóricosreferidosacima,conclui-seque:

a)nãofosseaediçãotendenciosapromovidapelaTVGlobo,ocandidatopetistateriasidoeleitocomlarga margem de votos em relação a seu oponente.

b)ademonstraçãodeparcialidadepolíticaporpartedeemissoratelevisivafoieventoisoladonahistória brasileira.

c)apossívelinfluênciadaRedeGlobonoresultadodopleitoeleitoralexplicitouumafragilidadedarecente democracia brasileira.

d)denúnciasdepráticascorruptasentãoatribuídasaLulamotivaramaediçãofavorávelaCollor.

HISTÓRIA

Page 30: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO …...(João Bosco e Aldir Blanc, “O bêbado e a equilibrista”) I – No fragmento há predomínio da linguagem denotativa, característica

PROCESSO SELETIVO 2017 · 2° Semestre | Ensino Superior INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS30

QUESTÃO 49

FoiporterlidoAristótelesnooriginalgrego,enãoemtraduçõeslatinasmedievais,queofilósofodoséculoXVIPietroPompanazziseconvenceudequeseupredecessormedievalSãoTomásdeAquinoseenganaraaosugerirqueAristótelesdoutrinavaaimortalidadedaalma.IstoerapôremdúvidatodaasíntesetomistaentreadoutrinacristãeAristóteles.Assim,aprocuradetraduçõesexatastevecomoinesperadaconsequênciaadescobertadequeasideiasdosmuitoadmiradosantigoseramafinalmaisremotas e estranhas do que havia sido admitido inicialmente.

BURKE,Peter.ORenascimento.Lisboa:Texto&Grafia,s/d,p.30.Adaptado

ConsiderandoocontextohistóricodoséculoXVIeascaracterísticasdoRenascimentoexploradasnotrecho acima, compreende-se que:

a)traduçõeslatinasmedievaisdeantigasobrasgregasmantiveram-sefiéisaosconceitospagãos.b)acríticaàfilosofiaescolásticaimplicouoabandonodaobradeAristóteles.c)oRenascimentopôsemdúvidaopreceitocristãodaimortalidadedaalma.d)abuscaportraduçõesmaisfiéisdosoriginaisantigosfoipreocupaçãotipicamenterenascentista.

QUESTÃO 50

Nãovounegarquemuitasobjeçõesdepesopossamsercontrapostasàteoriadadescendênciacommodificaçõesatravésdaseleçãonatural.Àprimeiravista,nadapodeparecermaisdifícildeseacreditarqueofatodequesetenhamaperfeiçoadoosmaiscomplexosórgãoseinstintosnãoemvirtudedaatuaçãodeummeiosuperiorà razãohumana,emboraanálogoaela,massimemdecorrênciadaacumulação de inúmeras variações ligeiras, todas úteis para seu possuidor. Essa dificuldade, semembargodenosparecerinsuperavelmentegrande,nãopodeserconsideradareal(...).Existeumalutapelaexistência,cujoresultadodeterminaapreservaçãodecadadesviodeestruturaoudeinstintoquesejaútilparaseupossuidor.Pensoquenãocaibamdiscussõesquantoàvalidadedessasproposições.

DARWIN,Charles.OrigemdasEspécies.BeloHorizonte:Itatiaia,2012,p.355.

AsdescobertasempreendidasporCharlesDarwinreferenciadasnotrechoacimaimpactaramaciênciae a sociedade moderna no século XIX porque:

a)respaldaramtesereligiosaacercadaorigemdasespécies.b)comprovaramqueorganismosmaioresemaisfortessobrevivemedeixamdescendentesférteis.c)evidenciaramteoriacientíficacapazdeexplicaraorigemeaevoluçãodasespéciesbiológicas.d)resultaramnaseparaçãoentreciênciasbiológicaseciênciashumanas.

HISTÓRIA

Page 31: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO …...(João Bosco e Aldir Blanc, “O bêbado e a equilibrista”) I – No fragmento há predomínio da linguagem denotativa, característica

PROCESSO SELETIVO 2017 · 2° Semestre | Ensino SuperiorINSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS 31

A partir dos textos lidos e de seus conhecimentos prévios sobre o assunto, elabore um texto dissertativo-argumentativo de no mínimo 15 linhas e no máximo 25 linhas, à caneta (preta ou azul em todo o texto), com o tema: “A CRISE DO SISTEMA CARCERÁRIO BRASILEIRO”. Respeite os direitos humanos e a norma culta da Língua Portuguesa, sem se esquecer de apresentar proposta de intervenção. Dê um título a seu texto, relacione distintas áreas do conhecimento e, se possível, insira referências de obras ou pensamentos pertinentes a essa discussão.

Texto 01

Adesestruturaçãodo sistemaprisional trazàbailaodescréditodaprevençãoeda reabilitaçãodocondenado.Nessesentido,asociedadebrasileiraencontra-seemmomentodeextremaperplexidadeemfacedoparadoxoqueéoatualsistemacarceráriobrasileiro,poisdeumladotemosoacentuadoavanço da violência, o clamor pelo recrudescimento de pena e, do outro lado, a superpopulação prisionaleasnefastasmazelascarcerárias.

Vários fatores culminaram para que chegássemos a um precário sistema prisional. Entretanto, o abandono,afaltadeinvestimentoeodescasodopoderpúblicoaolongodosanosvieramporagravarainda mais o caos chamado sistema prisional brasileiro. Sendo assim, a prisão que outrora surgiu comouminstrumentosubstitutivodapenademorte,dastorturaspúblicasecruéis,atualmentenãoconsegueefetivarofimcorrecionaldapena,passandoaserapenasumaescoladeaperfeiçoamentodocrime,alémdetercomocaracterísticaumambientedegradanteepernicioso,acometidodosmaisdegeneradosvícios,sendoimpossívelaressocializaçãodequalquerserhumano.

Texto 02

Amacrocomunidadenospresídiosédeconhecimentodopoderpúblico,noentanto,cadavezmaisa população carcerária cresce e poucos presídios são construídos para atender à demanda dascondenações. A superpopulação nos presídios representa uma verdadeira afronta aos direitosfundamentais.Nesseaspecto,bastacitaroart.5º,XLIX,daCartaMagna(aqualasseguraaospresosorespeitoàintegridadefísicaemoral),bemcomolembrarqueadignidadedapessoahumanaéumdosprincípiosbasilaresdaConstituição.

Impende salientar que a própria Lei de Execução Penal (LEP), no seu art. 88, estabelece que ocumprimentodapenasedêemcelaindividual,comáreamínimadeseismetrosquadrados.Ademais,o art. 85daLEPprevêquedevehaver compatibilidadeentreaestrutura físicadopresídioea suacapacidade de lotação.

Nessecontexto,asuperlotaçãotemcomoefeitoimediatoaviolaçãoanormaseprincípiosconstitucionais,trazendocomoconsequênciaparaaquelequefoisubmetidoaumapenaprivativadeliberdadeuma"sobrepena",umavezqueaconvivêncianopresídiotraráumaafliçãomaiordoqueaprópriasançãoimposta.

REDAÇÃO

INSTRUÇÕES

1. O rascunho da redação deve ser feito em lugar apropriado.2. Otextodefinitivodeveserescritoàtinta,nafolhaprópria,ematé25(vinteecinco)linhas.3. Seráatribuídanotazeroàredaçãoque:• apresentarmenosde15(quinze)linhasescritas;• fugiraotema;• nãoatenderaotipodissertativo-argumentativoescritoemprosa;• apresentarconteúdoquedesrespeiteosdireitoshumanos.• apresentarletrailegível.

4. AredaçãoqueapresentarcópiadostextosdaPropostadeRedaçãooudoCadernodeQuestõesterádesconsideradoonúmerodelinhascopiadas,paraefeitodeavaliação.

Page 32: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO …...(João Bosco e Aldir Blanc, “O bêbado e a equilibrista”) I – No fragmento há predomínio da linguagem denotativa, característica

PROCESSO SELETIVO 2017 · 2° Semestre | Ensino Superior INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS32

Asuperlotaçãonosistemapenitenciárioimpedequepossaexistirqualquertipoderessocializaçãoeatendimentoàpopulaçãocarcerária,oquefazsurgirfortetensão,violênciaeconstantesrebeliões.NoBrasil,asituaçãodosistemacarcerárioétãoprecáriaquenoestadodoEspíritoSantochegaramaserutilizadoscontêinerescomocelas,tendoemvistaasuperpopulaçãodopresídio.TalfatoocorreunomunicípiodeSerra,RegiãoMetropolitanadeVitória.Aunidadeprisionaltinhacapacidadeparaabrigar144presos,masencontrava-secom306presos.Semdúvida,osdireitosegarantiasindividuaisqueopreso possui não foram respeitados. Dessa forma, os presos são literalmente tratados como objetos imprestáveisquejogamosemdepósitos,istoé,emcontêineres.Afinal,parapartedeumasociedadealienada,opresonãopassade"lixohumano".

Fonte:<http://revistavisaojuridica.uol.com.br/advogados-leis-jurisprudencia/59/artigo213019-5.asp>. Acesso em 29/03/2017.

REDAÇÃO

Page 33: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO …...(João Bosco e Aldir Blanc, “O bêbado e a equilibrista”) I – No fragmento há predomínio da linguagem denotativa, característica

PROCESSO SELETIVO 2017 · 2° Semestre | Ensino SuperiorINSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS 33

RASCUNHO PARA A REDAÇÃO

05

01

10

15

20

25

Page 34: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO …...(João Bosco e Aldir Blanc, “O bêbado e a equilibrista”) I – No fragmento há predomínio da linguagem denotativa, característica

RASCUNHO PARA O GABARITO

Líng

ua P

ortu

gues

a e

Lite

ratu

ra B

rasi

leir

aLí

ngua

Estr

ange

ira

Mat

emát

ica

Biol

ogia

Quí

mic

aFí

sica

Geo

grafi

aH

istó

ria

INSTITUTO FEDERALSul de Minas Gerais