instituições de apoio familiar e à comunidade

14
INSTITUIÇÕES DE APOIO FAMILIAR E À COMUNIDADE MANUELA PEREIRA MIGUEL LEITE ANA SOARES

Upload: claudia-castanho

Post on 09-Aug-2015

52 views

Category:

Education


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Instituições de apoio familiar e à comunidade

INSTITUIÇÕES DE APOIO FAMILIAR

E À COMUNIDADE

MANUELA PEREIRA

MIGUEL LEITE

ANA SOARES

Page 2: Instituições de apoio familiar e à comunidade

CRIANÇAS E JOVENSCasa do Gaiato

• Também somos conhecidos com o nome de "O Gaiato". Mas o nome oficial é "OBRA DA RUA OU OBRA DO PADRE AMÉRICO".

• Obra de rapazes para rapazes e feita pelos rapazes.As Casas do Gaiato nasceram da intuição da necessidade sentida por Padre Américo Monteiro de Aguiar, visitador dos pobres e dos bairros degradados.A finalidade de cada Casa do Gaiato é acolher, educar e integrar na sociedade crianças e jovens que, por qualquer motivo, se viram privados de meio familiar normal. No dizer do fundador, P. Américo Monteiro de Aguiar, " somos a família para os que não têm família".A população média de cada Casa do Gaiato é de 150 rapazes distribuídos pelas diferentes idades desde o nascimento até cerca dos 25 anos. São Instituições totalmente particulares vivendo dia a dia o risco evangélico da solidariedade humana.Aceita Voluntariado a tempo inteiro e também a tempo parcial. Neste caso pede-se que sejam pessoas totalmente disponíveis para as crianças e jovens, com sentido de maternidade e paternidade. Naturalmente que será útil terem conhecimentos de pedagogia e psicologia.Quanto aos funcionários são exigidas as qualificações para que são contratados.As actividades de cada casa são sempre orientadas para a realização dos fins em vista proporcionando aquilo que é melhor para o desenvolvimento de cada rapaz: saúde, alimentação, estudos, formação profissional, emprego, férias, tempos livres, cultura...rapazes.

Page 3: Instituições de apoio familiar e à comunidade

CRPGCENTRO DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE GAIA

• O CRPG – Centro de Reabilitação Profissional de Gaia é uma associação de direito público, constituída através de Acordo de Cooperação celebrado entre o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas (CERCIGAIA)

• Presta serviços no domínio da reabilitação de pessoas vítimas de doenças e acidentes potenciando a sua reintegração nos contextos profissional, familiar e social. Apoia também a transição de jovens com deficiências e incapacidades da escola para a vida ativa. O CRPG trabalha ainda com cidadãos com necessidade de reforço ao nível das qualificações.

• Missão• Aumentar a autonomia social e económica das pessoas com deficiências e

incapacidades

• Visão• Uma sociedade digna, aberta e inclusiva

Page 4: Instituições de apoio familiar e à comunidade

IDOSOS CUIDADOS PALIATIVOS

• O movimento moderno dos cuidados paliativos, iniciado em Inglaterra na década de 60, e que posteriormente se foi alargando ao Canadá, Estados Unidos e mais recentemente( no último quarteirão do século XX ) à restante Europa, teve o mérito de chamar a atenção para o sofrimento dos doentes incuráveis, para a falta de respostas por parte dos serviços de saúde e para a especificidade dos cuidados que teriam que ser dispensados a esta população.

Page 5: Instituições de apoio familiar e à comunidade

• São cuidados de saúde activos, rigorosos, queos doentes de cancro avançado que carecem destes cuidados: os doentes de SIDA em estadio avançado, os doentes com as chamadas insuficiências de orgão avançadas (cardíaca, respiratória, hepática, respiratória, renal) , os doentes com doenças neurológicas degenerativas e graves, os doentes com demências em estadio muito avançado.

Page 6: Instituições de apoio familiar e à comunidade

• Os cuidados paliativos definem-se como uma resposta activa aos problemas decorrentes da doença prolongada, incurável e progressiva, na tentativa de prevenir o sofrimento que ela gera e de proporcionar a máxima qualidade de vida possível a estes doentes e suas famílias.

Page 7: Instituições de apoio familiar e à comunidade

• E não são apenas os idosos que carecem destes cuidados ? o problema da doença terminal atravessa todas as faixas etárias, incluindo a infância. Estamos , por isso, a falar de um grupo vastíssimo de pessoas ? dezenas de milhar, seguramente - , e de um problema que atinge praticamente todas as famílias portuguesas. combinam ciência e humanismo.

Page 8: Instituições de apoio familiar e à comunidade

FAMÍLIA E COMUNIDADEMÉDICOS SEM FRONTEIRAS

• Quem somoshttps://www.youtube.com/watch?v=5uFibHal3Mo

• Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária internacional independente e comprometida em levar ajuda às pessoas que mais precisam sem discriminação de raça, religião ou convicções políticas.

• A organização foi criada em 1971, na França, por jovens médicos e jornalistas, que atuaram como voluntários no fim dos anos 60 em Biafra, na Nigéria.

• Em 1999, MSF recebeu o Prêmio Nobel da Paz

Page 9: Instituições de apoio familiar e à comunidade

TOXICODEPENDENTECRATO

• O CRATO é uma clínica de tratamento licenciada pelo Ministério da Saúde que se dedica ao tratamento de alcoolismo, toxicodependência, dependentes de jogo, có-dependência, problemas alimentares, tal como a anorexia e bulimia, bem como outras dependências e perturbações de personalidade.

Page 10: Instituições de apoio familiar e à comunidade

TOXICODEPENDENTE CRATO

• Proporcionamos uma desintoxicação na maior parte dos casos indolor e de curta duração.• Damos a todos os que nos procuram um

atendimento adaptado a cada caso com o objectivo de obter aabstinência total de todo o tipo drogas, substâncias alteradoras do humor incluindo o álcool.

Page 11: Instituições de apoio familiar e à comunidade

TOXICODEPENDENTECRATO

• Assim, estamos constantemente empenhados em criar um ambiente no tratamento, enriquecido pela interacção do grupo, no qual o dependente pode descobrir um novo e saudável estilo de vida.

Page 12: Instituições de apoio familiar e à comunidade

HIV-SIDAABRAÇO

• Os principais financiadores da Abraço são o Ministério da Saúde, a Segurança Social, o Instituto das Drogas e Toxicodependência, a Coordenação Nacional de Luta Contra a Sida e várias empresas e particulares.

Page 13: Instituições de apoio familiar e à comunidade

DOENÇA DO FORO MENTALMagalhães Lemos

• O que é uma “doença mental”?“Doença mental” engloba um amplo espectro de problemas patológicos que afectam a mente, usualmente provocando grande desconforto interior e alterando comportamentos. Provoca uma enorme variedade de sintomas entre as quais queixas a nível do humor, ansiedade, memória, percepção e pensamento. Diferentes sinais e sintomas reúnem-se e evoluem no tempo, caracterizando as diferentes doenças mentais, que têm em comum tornarem a pessoa disfuncional, a nível pessoal, familiar, social e laboral, alterando, tanto pela intensidade como pela persistência, o dia-a-dia da pessoa que sofre.

Page 14: Instituições de apoio familiar e à comunidade

Doenças do foro mentalMagalhães Lemos

• Lista de pistas importantes a considerar:» Deixou de falar com familiares ou amigos» Perdeu a vontade e motivação para as actividades habituais» Começou a ficar com medo(s) ou com desconfianças sem motivo» Deixou de se alimentar, come às escondidas» Dorme mal ou não consegue dormir toda a noite» Começou a ter ideias estranhas» Ouve vozes que mais ninguém consegue ouvir» Tem graves dificuldades de concentração» Diz ou escreve coisas que não fazem sentido» Abusa de álcool ou drogas