a comunidade familiar o que podemos fazer, concretamente, para que nossa família natural seja uma...

12
A COMUNIDADE FAMILIAR O que podemos fazer, concretamente, para que nossa família natural seja uma verdadeira comunidade de amor?

Upload: internet

Post on 17-Apr-2015

107 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A COMUNIDADE FAMILIAR O que podemos fazer, concretamente, para que nossa família natural seja uma verdadeira comunidade de amor?

A COMUNIDADE FAMILIARO que podemos fazer, concretamente, para que nossa família natural seja uma verdadeira comunidade de amor?

Page 2: A COMUNIDADE FAMILIAR O que podemos fazer, concretamente, para que nossa família natural seja uma verdadeira comunidade de amor?
Page 3: A COMUNIDADE FAMILIAR O que podemos fazer, concretamente, para que nossa família natural seja uma verdadeira comunidade de amor?

1. Comunidade de amor matrimonial

Para temos uma comunidade de

Amor, precisamos educar-nos para a conquista, de todas as maneiras possíveis.

Precisamos de um encontro profundo:

Na interioridade Na confiança No dialogo Devemos ter a alegria de ser

esposos, a alegria de viver juntos e compartilhar tudo.

Page 4: A COMUNIDADE FAMILIAR O que podemos fazer, concretamente, para que nossa família natural seja uma verdadeira comunidade de amor?

PARA QUE ACONTEÇA ESSE ENCONTRO PROFUNDO, DEVEMOS EVITAR OS

PERIGOS:

O perigo do trabalho (equilíbrio entre trabalho e vida familiar) O perigo dos amigos (que podem influir negativamente no

matrimônio) O perigo dos parentes (que infelizmente às vezes são inimigos) E dos perigos internos (a rotina, o egoísmo, a incompreensão, a

desilusão…)

Page 5: A COMUNIDADE FAMILIAR O que podemos fazer, concretamente, para que nossa família natural seja uma verdadeira comunidade de amor?
Page 6: A COMUNIDADE FAMILIAR O que podemos fazer, concretamente, para que nossa família natural seja uma verdadeira comunidade de amor?

DAÍ O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS DE SAINT‑EXUPÉRY: “AMAR NÃO É OLHAR-SE MUTUAMENTE, SE NÃO OLHAR JUNTOS NA MESMA DIREÇÃO”.

Traduzido para nós:“ Amar é olhar juntos ao mesmo Deus

transparente no outro”.

Page 7: A COMUNIDADE FAMILIAR O que podemos fazer, concretamente, para que nossa família natural seja uma verdadeira comunidade de amor?
Page 8: A COMUNIDADE FAMILIAR O que podemos fazer, concretamente, para que nossa família natural seja uma verdadeira comunidade de amor?

2. GERA,UMA COMUNIDADE DE AMOR PATERNAL-MATERNAL

Como pais e mães nossa tarefa mais importante é a de ser educadores.

Nós somos os que, definitivamente, educamos nossos filhos. Todos os demais organismos se bem são importantes, são

complementares: o colégio, a Igreja, os parentes. E se quisermos ser bons educadores, temos que começar com

nós mesmos. Diz o Padre Kentenich: “Não há nada que interfira tão profundamente na educação

como o educador educado. Na medida em que nos esforcemos vigorosamente por realizar em nós mesmos as

exigências que nos colocamos partirá de nós uma influência misteriosa, uma força misteriosa.”

Isto nos ajudará a assegurar a vida interior de nossos filhos, de orientá-la e servi-la. Ajudar-nos-á a preocupar-nos

permanentemente por eles e prepará-los para sua tarefa de vida.

Page 9: A COMUNIDADE FAMILIAR O que podemos fazer, concretamente, para que nossa família natural seja uma verdadeira comunidade de amor?

ASSUMIR O MATRIMÔNIO COMO VOCAÇÃO.

A família é o princípio da sociedade. A família cristã é aquela em que Deus é reconhecido como objeto supremo de adoração. A família cristã é a menor unidade orgânica da igreja de Deus na Terra. Também é escola onde seus membros são professores e alunos que compartilham conhecimento e aprendem uns com os outros. O objetivo da família deve ser preparar seus membros para utilidade funcional nesta vida e graduá-los para a escola de cima (a Vida Eterna).

Page 10: A COMUNIDADE FAMILIAR O que podemos fazer, concretamente, para que nossa família natural seja uma verdadeira comunidade de amor?
Page 11: A COMUNIDADE FAMILIAR O que podemos fazer, concretamente, para que nossa família natural seja uma verdadeira comunidade de amor?
Page 12: A COMUNIDADE FAMILIAR O que podemos fazer, concretamente, para que nossa família natural seja uma verdadeira comunidade de amor?