informe anual 2009 - afs intercultura brasil

38
1 INFORME ANUAL 2009

Upload: hugo-rocha

Post on 06-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Informe Anual 2009 - AFS Intercultura Brasil

TRANSCRIPT

Page 1: Informe Anual 2009 - AFS Intercultura Brasil

1

INFORMEANUAL2009

Page 2: Informe Anual 2009 - AFS Intercultura Brasil

AFS InterculturA BrASIl Rua General Dionísio, 14 Rio de Janeiro RJ - CEP 22271-050 Tel.: (21) 3724 4464 / Fax: (21) 3724 4400 www.afs.org.br [email protected]

cOnSelHO DIretOr PresidenteAlmir Oliveira Ramos

Vice Presidente Cristiane Kaitel

MembrosAlexandre Nogueira Beatriz Vaghetti Andersson Sirlene Aparecida Fabris Costa Alexandre da Silva Barra Vandré Luiz Menezes Brilhante Wilson Costa

SecretArIA eXecutIVA Gerente Geral Interina Rita Santos

Gerente de Programas de Intercâmbio Rita Santos

Gerente Financeiro Administrativo Fernando Vieira

Gerente de Desenvolvimento de Voluntariado Andrea Pereira Goeb

Gerente de Suporte e Qualidade Renata Malizia

cOOrDenAÇÃO eDItOrIAl Gerente Geral Interina Rita Santos

Departamento de Marketing Andrea Goeb, Luiza Fischer e Janaína Linhares

Projeto Gráfico e Diagramação Vínculo Design

RevisãoRaphael Gomes

expediente

Page 3: Informe Anual 2009 - AFS Intercultura Brasil

3

Mensagem do Presidente e da Superintendente

Conheça o AFS Intercultura Brasil

Programas de Intercâmbio Intercultural

Onde o AFS atua

Comitês e Representações

Nossos Voluntários

Relatórios Financeiro

Conselhos

Escolas que Hospedaram Estudantes do AFS em 2007/2008/2009

Bolsas de Estudo

Agradecimentos

sumário

4

6

9

11

12

13

16

18

24

36

38

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Page 4: Informe Anual 2009 - AFS Intercultura Brasil

4

mensagemdo presidente

Um garoto de seis anos chega da escola, almoça e se apressa para ligar o videogame; quer jogar com seus amigos. O interessante é que o garoto está no Brasil, enquanto seus amigos estão em diferentes lugares do mundo. Em tempo real, o menino interage diariamente com outras línguas e culturas.

Pode ser clichê dizer que a sociedade está em constante transformação, que o mundo muda em um piscar de olhos. Mas o fato é que vivemos dias que, guardadas as devidas proporções, são comparados aos vividos por nossos antepassados durante a Revolução Industrial.

O AFS vive essas mudanças desde 1914, sempre como protagonista. Primeiro, foi sua atuação solidária nas duas grandes guerras do século XX, com os seus motoristas de ambulância.

Depois da guerra, estes corajosos voluntários vislumbraram uma organização de intercâmbio cultural para evitar conflitos. Alguns céticos não acreditaram que isto seria possível.

É verdade que a visão destes pioneiros não acabou com todos os conflitos, mas eles não desistiram de suas convicções e, há mais de sessenta anos, o AFS coloca pessoas de várias diferentes culturas e formações lado a lado, frente a frente. O choque cultural e a busca pelo entendimento das diferenças aproximam os povos e fazem da organização uma das principais especialistas em aprendizagem intercultural no mundo.

Todos os dias, milhares de voluntários em muitos cantos do planeta fazem girar uma engrenagem gigantesca. Indivíduos, famílias, escolas e instituições doam seu tempo, energia e amor por acreditarem em nossa missão. São eles os principais responsáveis por tantos sorrisos estampados em fotografias multiculturais, tantas histórias rabiscadas para o resto da vida, tantos sentimentos forjados pela vivência intercultural e tantos cidadãos impactados pelo AFS.

Page 5: Informe Anual 2009 - AFS Intercultura Brasil

5

em trAnSFOrmAÇÃO

Revoluções tecnológicas e transformações comportamentais são vistas em novas formas de interatividade, de software livre, de fóruns de discussão e de colaborativismo. Nesse mundo convergente, cada vez mais, o indivíduo desempenha papéis de colaboração, voluntariado e coautoria. Ele deseja ser atuante na elaboração da informação e na produção do que vai consumir. São os novos consumidores com novos hábitos de consumo.

Esse contexto, em que o menino de seis anos já conheceu pronto, gera novas demandas, reelabora os desafios do AFS e crava um terceiro marco da história da nossa organização: Primeiro, o trabalho de socorrer feridos da guerra, depois o intercâmbio de estudantes.

O presente mostra grandes oportunidades para sermos mais abrangentes na facilitação da aprendizagem intercultural, no entendimento entre os povos e no desenvolvimento humano. São dias de quebras de paradigmas e, como nossos percussores, temos a responsabilidade de conduzir a organização a um novo patamar.

Acreditamos na manutenção e no fortalecimento dos nossos programas escolares e na diversificação dos nossos serviços e parceiros. Nossos esforços em estabelecer programas para maiores de 18 anos, e outros de curta duração, por exemplo, mostram que já estamos no caminho.

Outro foco da organização, em curto prazo, deve ser a busca de novas formatações dos conceitos de aprendizagem intercultural e voluntarismo; aproveitando as plataformas digitais disponíveis e a crescente demanda dos vários setores da sociedade.

Adoramos as possibilidades apresentadas e temos orgulho de sermos “os motoristas de ambulâncias” do nosso tempo. Com a mesma visão do início de nossa história, continuaremos a contribuir nos próximos anos com ações para um mundo melhor, empunhando a bandeira dos nossos pioneiros e perpetuando, cada vez mais, uma rede de inclusão e aceitação das diferenças.

Almir Ramos

Page 6: Informe Anual 2009 - AFS Intercultura Brasil

6

Conheça o AFs progrAmAs de intercâmbio interculturAl

O AFS Intercultura Brasil é uma organização sem fins lucrativos, de base voluntária e promotora da paz, fundada em 1956.

A organização atua há mais de 50 anos no Brasil com programas de aprendizado intercultural. O antigo American Field Service nasceu do trabalho de 74 americanos que atuavam como motoristas de ambulância, retirando feridos de guerra das linhas de conflito. Durante a guerra, o número de motoristas voluntários cresceu para quase 2.500. Eles não usavam armas, tinham a missão de ajuda e solidariedade, não de conflito. Desse modo, perceberam que a melhor forma de evitar a guerra seria através da promoção do entendimento cultural entre as nações.

Em 1956, sete jovens do Brasil viajaram para os Estados Unidos, para fazerem seu intercâmbio escolar, dando início aos primeiros intercâmbios do AFS no país. Estes jovens eram: Meton Gadelha, Gilda Grillo, Ivone Moraes, Isis Almeida, Ignez Martins, Gilson Freitas de Souza e Anna Maria Santana.

Atualmente, promovemos mais de 660 intercâmbios anuais com o apoio de mais de 1000 voluntários em 94 comitês e representações.

mISSÃO DO AFS InterculturA BrASIl

O AFS oferece a oportunidade de aprendizagem intercultural para contribuir com as pessoas no desenvolvimento do conhecimento, das habilidades e do entendimento necessários para criar um mundo com mais justiça e paz.

Agradecemos às famílias, escolas, ONGs e voluntários que contribuem para que o AFS possa cumprir sua missão e trabalhar por um mundo melhor.

Page 7: Informe Anual 2009 - AFS Intercultura Brasil

7

Page 8: Informe Anual 2009 - AFS Intercultura Brasil

8

em números

mais de 1000 voluntários ativos;

663 intercâmbios no ano de 2007; 666 no ano de 2008; 704 no ano de 2009;

intercâmbio para 35 países;

94 Comitês e representações em todo o brasil.

Page 9: Informe Anual 2009 - AFS Intercultura Brasil

9

programas de intercâmbio culturAl

Em 2009, estiveram disponíveis no AFS três opções de programas de envio de intercambista e duas opções de programa de recebimento de intercambista.

PrOgrAmAS De enVIO

programa escolar

programa para professores

programa de trabalho voluntário

PrOgrAmAS De receBImentO

programa escolar

programa de trabalho voluntário (destaque para o programa bmZ)

Page 10: Informe Anual 2009 - AFS Intercultura Brasil

10

PrOgrAmA eScOlAr

O programa tem durações médias de quatro a seis meses ou de dez a onze meses, e oferece ao estudante a oportunidade de cursar um período letivo no exterior e conviver com uma família hospedeira. Além de aprender sobre a diversidade cultural, o participante pode conhecer novos lugares e fazer novas amizades.

Neste programa, o AFS também promove Bolsas Corporativas. Com este programa, empresas, em parceria com o AFS, podem incrementar sua linha de benefícios a funcionários e seus filhos ou beneficiar jovens das comunidades onde suas filiais, fábricas ou escritórios estão estabelecidos.

PrOgrAmA PArA PrOFeSSOreS

Este programa tem duração aproximada de seis meses e possibilita ao participante aprender novos métodos de ensino e amadurecer pessoal e profissionalmente, trocar experiências com professores locais, lecionar em diversas classes e conviver com uma família hospedeira, com outra cultura.

PrOgrAmA De trABAlHO VOluntárIO

Este programa tem duração aproximada de seis meses e oferece aos participantes a possibilidade de fazer o trabalho voluntário em outro país. O voluntário será orientado por uma organização local que desenvolve projetos de apoio à saúde, meio ambiente, educação, entre outros na comunidade hospedeira. O participante viverá com uma família anfitriã ou na própria organização, caso esta ofereça alojamento, e participará de sua vida cotidiana e das atividades da organização em que irá trabalhar. O programa é uma oportunidade para conhecer a cultura de outro país, desenvolver habilidades em uma nova língua e conhecer novas pessoas.

O BmZ

O Ministério de Desenvolvimento e Cooperação Econômica da Alemanha - Bundesministerium für wirtschaftliche Zusammenarbeit und Entwicklung (BMZ), interessado em fomentar a aprendizagem e a visibilidade de questões globais na sociedade alemã, financia o trabalho voluntário através da sua Política Global de Desenvolvimento. O objetivo do Ministério (BMZ) é promover o serviço voluntário de jovens alemães de baixa renda e fortalecer parcerias entre o Terceiro Setor da Alemanha e dos países em desenvolvimento. Para isso, em 2008, o BMZ começou a investir em programas internacionais que promovam o trabalho voluntário. O Programa tem a duração de um ano e os participantes ficam hospedados em casas de famílias brasileiras.

PrOgrAmAS De receBImentO

Participar de um programa de recebimento pro-porciona, à família hospedeira, o convívio com outras culturas sem sair da sua própria casa. As famílias brasileiras recebem jovens estrangeiros voluntariamente, ensinam a eles sobre nossa cultura e aprendem sobre a história, hábitos e modo de vida de outros povos. O período de hospedagem varia de quatro a doze meses. É um programa de cidadania, de aprendizado in-tercultural e de construção de sólidos vínculos afetivos, sem qualquer compensação financeira.

Page 11: Informe Anual 2009 - AFS Intercultura Brasil

11

onde o AFs AtuA

Obs.: Os países com marcação em cinza são aqueles com os quais o AFS Brasil oferece Programas de Intercâmbio.

• África do Sul

• Alemanha

• Argentina (desde 2007)

• Austrália

• Áustria

• Bélgica

• Bolívia

• Canadá

• Chile

• China

• Colombia

• Costa Rica

• Dinamarca

• Equador

• Egito

• Eslováquia

• Espanha

• EUA

• Filipinas

• Finlândia

• França

• Gana

• Guatemala

• Holanda

• Honduras

• Hong Kong

• Hungria

• Indonésia

• Islândia

• Índia (desde 2008)

• Itália

• Japão

• Letônia

• Malásia

• México (desde 2007)

• Noruega

• Nova Zelândia

• Panamá (desde 2008)

• Paraguai (desde 2009)

• Peru

• Portugal

• Reino Unido

• República Dominicana

• República Tcheca

• Rússia

• Suécia

• Suíça

• Tailândia

• Tunísia

• Turquia

• Venezuela

Page 12: Informe Anual 2009 - AFS Intercultura Brasil

12

Região Axé

01 Feira de Santana - BA

02 Iguaí - BA

03 Ilhéus - BA

04 Itapetinga - BA

05 Litoral Norte - BA

06 Poções - BA

07 Salvador - BA

08 Vitória da Conquista - BA

09 Boa Nova

10 Itabuna

11 Planalto

12 Águas Vermelhas (fechado

desde 2008)

Região noRdeste

75 Vale do Açu

76 Caicó - RN

77 Campina Grande - PB

78 Currais Novos - RN

79 Fortaleza - CE

80 João Pessoa - PB

81 Mossoró - RN

82 Natal - RN

83 Recife - PE

Região inteRioR pAulistA

24 Assis - SP

25 Barra Bonita - SP

26 Jaú - SP

27 Mococa - SP

28 Ourinhos - SP

29 Ribeirão Preto - SP

30 São José do Rio Pardo - SP

31 Palmital - SP

32 São Carlos (fechado desde 2008)

33 Bauru (fechado desde 2008)

34 Arceburgo (fechado desde 2008)

Região sudeste

66 Campos dos Goitacazes -RJ

67 Macaé - RJ

68 São Mateus - ES

69 Vitória - ES

70 Rio de Janeiro - RJ

71 Cachoeiro de Itapemirim - ES

72 Vila Velha - ES

73 Niterói (fechado em 2009)

74 Guarapari (fechado desde 2008)

Região extRemo sul

35 Antonio Prado - RS

36 Caxias do Sul - RS

37 Cruz Alta - RS

38 Lajeado - RS

39 Porto Alegre - RS

40 Região das Hortênsias - RS

41 Rio Grande - RS

42 Santa Maria - RS

43 Santa Rosa - RS

44 Vale do Sinos - RS

45 Frederico Westphalen - RS

46 Carlos Barbosa / Região dos Vinhedos

– RS (mudança de nome em 2008)

47 Santo Ângelo - RS

48 Passo Fundo / Tapejara – RS (mudança

de nome em 2009)

Região centRo oeste

13 Anápolis (fechado em 2009)

14 Barra do Garças - MT

15 Brasília - DF

16 Cuiabá - MT

17 Goiânia - GO

18 Gurupi - TO

19 Jataí - GO

20 Manaus - AM

21 Rio Verde - GO

22 Unaí - MG

23 Palmas - TO

Região pAntAnAl

57 Cassilândia (fechado em 2009)

58 Campo Grande - MS

59 Dourados - MS

60 Glória de Dourados - MS

61 Nova Andradina - MS

62 Ponta Porã - MS

63 Noaque - MS

64 Aquidauana

65 Bela Vista (fechado desde 2008)Região minAs

49 Belo Horizonte - MG

50 Montes Claros - MG

51 Ouro Branco - MG

52 Patos de Minas - MG

53 Rio Casca - MG

54 Ubá - MG

55 Varginha - MG

56 Viçosa - MG

Região sul

93 Balneário Camboriú -SC

94 Blumenau - SC

95 Chapecó - SC

96 Curitiba - PR

97 Florianópolis - SC

98 Francisco Beltrão - PR

99 Ilha de Santa Catarina -SC

100 Joinville - SC

101 Londrina - PR

102 Maringá - PR

103 Lages

Região sAo pAulo

84 ABC - SP

85 Americana - SP

86 Campinas - SP

87 Cosmópolis - SP

88 Santos - SP

89 São José dos Campos -SP

90 São Paulo - SP

91 São Paulo Alfa - SP

92 Sorocaba - SP

cOmItêS e rePreSentAÇõeS DO AFS

Page 13: Informe Anual 2009 - AFS Intercultura Brasil

13

nossos voluntários

Nossos voluntários são a base do trabalho do AFS. Comprometidos com a missão da organização, eles participam dos programas, acreditam e contribuem para a qualidade da ação. São eles os responsáveis pela maior parte das operações da organização: articulação de parcerias com escolas e outras organizações, orientação e seleção de candidatos para os programas de intercâmbio e orientação das famílias e estudantes. O AFS conta hoje com cerca de 1000 voluntários no Brasil organizados em 94 comitês.

O trabalho dos voluntários é essencial para o AFS, mas esta é uma parceria de mão dupla e estar na organização transforma o jeito de ver e viver a vida de muitos voluntários, que aprendem o verdadeiro sentido da interculturalidade.

Região inteRioR pAulistA

24 Assis - SP

25 Barra Bonita - SP

26 Jaú - SP

27 Mococa - SP

28 Ourinhos - SP

29 Ribeirão Preto - SP

30 São José do Rio Pardo - SP

31 Palmital - SP

32 São Carlos (fechado desde 2008)

33 Bauru (fechado desde 2008)

34 Arceburgo (fechado desde 2008)

Região sudeste

66 Campos dos Goitacazes -RJ

67 Macaé - RJ

68 São Mateus - ES

69 Vitória - ES

70 Rio de Janeiro - RJ

71 Cachoeiro de Itapemirim - ES

72 Vila Velha - ES

73 Niterói (fechado em 2009)

74 Guarapari (fechado desde 2008)

Page 14: Informe Anual 2009 - AFS Intercultura Brasil

14

“ Comecei por acaso, a convite de uma amiga, quando hospedei um estudante. Acabei me identificando muito com o trabalho, e meu envolvimento foi aumentando. Meus filhos às vezes brincam de que a gente deveria colocar na lista telefônica o nosso número como “Central de Atendimento do AFS”. Eles já se acostumaram a dividir a casa, a mesa, o quarto e até a mãe! Como todo serviço voluntário, esse é um trabalho que só se pode fazer com o coração. Assim, as coisas não parecem difíceis. Pelo contrário, tudo é feito com prazer e alegria. Comecei sozinha e, hoje, além da minha família, tenho uma equipe super legal, que me ajuda com escola, divulgação, envio. Aí ficou melhor ainda, pois além da ajuda, sinto que os laços de amizade vão se estendendo. Sinto-me super motivada em cada evento e atividade que planejo. Acho que a recompensa do meu trabalho é o próprio trabalho que eu realizo. | Telma Couto – presidente do comitê de Varginha - MG

Aprendi e aprendo muitos com os intercambistas, seja como conselheiro ou como amigo, mas o AFS também oferece oportunidades de melhorarmos e aprimorarmos nossas habilidades, tanto voluntárias quanto pessoais. Em 2005 tive um grande momento, fui eleito PRVV e, hoje, guardo com carinho esta grande homenagem que recebi justamente durante as celebrações dos 50 anos do AFS Brasil. Minha trajetória de oito anos dentro do AFS me fez e faz melhor a cada dia, seja compartilhando experiências, entendendo que as pessoas pelo mundo têm igualdades e diferenças e que isto somente é acrescentado quando entendemos o quanto são importantes a diversidade, o respeito e o entendimento entre todos. Sidclei Barbosa – voluntário de Montes Claros - MG

O trabalho voluntário é de constante aprendizado e crescimento pessoal. O conhecimento não é só adquirido, mas também repassado. O trabalho em equipe é fundamental, o que proporciona, inclusive, um círculo de amizades fora do AFS. Ser voluntário do AFS é estar envolvido em diversas atividades objetivando a missão da ONG: promover a paz mundial por meio da experiência intercultural; “Connecting lives, sharing cultures. | Renan Motta – presidente do comitê de Vila Velha - ES)

Page 15: Informe Anual 2009 - AFS Intercultura Brasil

15

Page 16: Informe Anual 2009 - AFS Intercultura Brasil

16

relAtório FinanCeiro

receItAS cOm PrOgrAmAS De enVIO em 2007

83%

receItAS cOm PrOgrAmAS De receBImentO em 2007

17%

receItAS cOm PrOgrAmAS De enVIO em 2008

82%

receItAS cOm PrOgrAmAS De receBImentO em 2008

18%

Investir em programas de intercâmbio é investir no futuro, na liderança dos jovens, na formação dos cidadãos mais envolvidos e dos participantes.

A capitação de recursos do AFS é realizada por meio do pagamento de inscrição e participação nos programas por parte dos estudantes.

Os recursos capitados pelo AFS são direcionados para a operação dos programas de intercâmbio, para a manutenção administrativa de sua estrutura e investimento no desenvolvimento contínuo de seus voluntários, por meio de cursos, encontros e treinamentos. Além disso, o AFS tem um programa de Bolsas de Estudo, gerando oportunidades a pessoas de alto potencial, porém, sem condições financeiras suficientes.

Page 17: Informe Anual 2009 - AFS Intercultura Brasil

17

2008 2007

Receitas 6.455 7.100

Custos de Programas -4.575 -4.828

Despesas Operacionais -2.247 -2.282

Resultados Operacionais -367 -10

Bolsas concedidas -106 -235

Resultado Final -473 -245

% do resultado sem a receita -7% -3%

Page 18: Informe Anual 2009 - AFS Intercultura Brasil

18

progrAmAs

Atualmente, o AFS Brasil trabalha com 35 parceiros no envio e 26 no recebimento. Nosso maior parceiro em volume de operações é a Alemanha, seguida dos Estados Unidos, Itália, Bélgica e Tailândia.

númerOS De receBImentOS nO PeríODO De 2007

américa • 26África • 01

Ásia • 38europa • 188oceania • 08Total • 261

númerOS De enVIO nO PeríODO De 2007

américa • 131África • 05

Ásia • 12europa • 225oceania • 29Total • 402

númerOS De receBImentOS nO PeríODO De 2008

américa • 22África • 00

Ásia • 28europa • 186oceania • 19Total • 255

númerOS De enVIO nO PeríODO De 2008

américa • 115África • 07

Ásia • 11europa • 253oceania • 25Total • 411

Page 19: Informe Anual 2009 - AFS Intercultura Brasil

19

númerOS De receBImentOS nO PeríODO De 2009

américa • 15África • 08

Ásia • 46europa • 222oceania • 13Total • 304

númerOS De enVIO nO PeríODO De 2009

américa • 117África • 04

Ásia • 05europa • 250oceania • 14Total • 390

Page 20: Informe Anual 2009 - AFS Intercultura Brasil

20

marketing e comunicAção

cAmPAnHA PrOmOcIOnAl

Em 2007, a campanha de divulgação do AFS

surgiu de uma parceria entre a OGILVY, agência

de publicidade do grupo WPP (grupo de

comunicação detentor da Ogilvy, JW Thompson,

Young & Rubicam, Grey e Bates Red Cell), o

AFS ARG e AFS INT. A campanha teve o slogan

“Be Different” e difundiu a proposta de marcar

as diferenças entre o AFS e sua proposta de

Aprendizagem Intercultural e as simples viagens

proporcionadas pela maioria das agências.

A campanha de 2008 seguiu o slogan “O

Mundo cabe dentro de você”. Em função da

boa aceitação da campanha e no intuito de

diminuir consideravelmente despesas com a

criação de novos materiais, a campanha foi

retomada em 2009.

Foram publicadas no Elo Virtual, novas

apresentações em PowerPoint e e-mails de

marketing, seguindo o padrão da campanha

anterior, para serem utilizadas pelos voluntários

em reuniões e eventos para recrutamento e

seleção de candidatos e escolas anfitriãs. Foram

confeccionados Cartazes de Recebimento e

Envio, Folder de Envio e Recebimento, Guia do

Candidato, Guia do Voluntário, Flash Banner

para website e Folder para as Escolas.

FeIrAS

O AFS Intercultura Brasil participa anualmente das edições da EXPOBELTA, feira de educação internacional organizada pela Belta (Brazilian Educational & Language Travel Association) que conta com a participação de instituições de ensino de mais de 30 países. A EXPOBELTA busca divulgar todas as opções de cursos que os países e instituições de ensino oferecem pelo mundo. Todos os anos, o AFS conta com um stand de divulgação na edição da feira em São Paulo, onde os interessados podem obter informações e esclarecer dúvidas.

Além da BELTA, o AFS apóia iniciativas locais de participação em feiras, enviando materiais de divulgação e banners.

SIte

O AFS conta com um site para o público (estudantes, “gringos”, famílias, escolas, jornalistas e público em geral) e uma intranet para os voluntários, o ELO VIRTUAL.

Nele se encontram as informações sobre programas de envio e recebimento, parcerias, informações institucionais, endereços dos comitês e representações no Brasil e notícias em geral.

Em 2010, realizaremos um estudo sobre uma nova estrutura de acesso, navegação e layout para torná-lo mais dinâmico, rápido e acessível a todos.

Este ano, o AFS aderiu a nova pesquisa da Rede AFS sobre aprendizagem intercultural, conhecida como Kaleidoscope Project. A pesquisa será realizada em parceria com a Universidade de Essex, com participantes dos programas do ciclo YP2010.

Além do Brasil, participarão outros 47 países da Rede e os primeiros resultados da pesquisa estão previstos para 2012.

Page 21: Informe Anual 2009 - AFS Intercultura Brasil

21

Page 22: Informe Anual 2009 - AFS Intercultura Brasil

22

conselhos

Page 23: Informe Anual 2009 - AFS Intercultura Brasil

23

cOnSelHO FIScAl

Compete ao conselho fiscal trabalhar em conjunto com o conselho diretor e com o superintendente, apresentar relatório anual das contas e execução do orçamento da organização e elaborar, sempre que solicitado, por quaisquer dos órgãos da organização, pareceres acerca da utilização dos recursos do AFS.

No ano de 2007, foram membros do conselho fiscal os seguintes voluntários:

Teresa Cristina Baumotte

Pedro Leitao Filho

Mario Brafmann

Mateus Fukujima

Carmen Gertrudes

No ano de 2008 e 2009 foram membros do conselho fiscal os seguintes voluntários:

Teresa Cristina Baumotte

Pedro Leitao Filho

Mario Brafmann

Michelle Timmers

Cláudio Miranda

cOnSelHO DIretOr

O conselho diretor é um órgão colegiado que delibera quanto às políticas da organização. Compete ao conselho diretor zelar pelo cumprimento do estatuto e das deliberações do Conselho Nacional, promover e divulgar o objetivo da organização, além de determinar normas de funcionamento e representação, zelar quanto ao bom desenvolvimento contábil, financeiro e administrativo da organização, monitorar o desempenho da superintendência, entre outros.

No ano de 2007 foram membro do conselho diretor os seguintes voluntários:

Beatriz Andersson

Marcelo Silva

Luciano Camargos

Marcel Tominato

Henrique Ramos

Maria Izabem MacDonald

Foram eleitos durante a Convenção Regional de 2007 os seguintes nomes para compor o conselho diretor:

Almir Ramos

Wilson Costa

No ano de 2008 foram membro do conselho diretor os seguintes voluntários:

Beatriz Andersson

Wilson Costa

Almir Ramos

Vandré Brilhante

Alexandre Nogueira

Luciano Camargos

Marcel Tominato

Marcelo Ceribelli

Foram eleitos durante a Convenção Regional de 2008 os seguintes nomes para compor o conselho diretor:

Beatriz Andersson (reeleita)

Cristiane Kaitel

No ano de 2009 foram membros do conselho diretor os seguintes voluntários:

Beatriz Andersson

Wilson Costa

Almir Ramos

Vandré Brilhante

Alexandre Nogueira

Cristiane S Kaitel

Luciano Camargos

Marcel Tominato

Foram eleitos durante a Convenção Regional de 2009 os seguintes nomes para compor o conselho diretor:

Alexandre Barra

Sirlene Costa

Page 24: Informe Anual 2009 - AFS Intercultura Brasil

24

escolAs que hospedaram estudAntesdo AFs

Todos os anos o Brasil recebe centenas de estrangeiros ávidos a conhecer mais da nossa cultura, costumes e realidade. Nossa língua, pouco falada ao redor do mundo, é o principal meio para adentrar este mundo diferente e além das famílias e amigos, a escola é um dos pontos centrais na estadia dos intercambista do AFS. Abaixo uma lista das 299 escolas que hospedaram estudantes nos anos de 2007, 2008 e 2009.

alternativa colégio - rio das ostras/rJ - 2008

anglo campinas - Unidade americana - americana/sp – 2008

anglo campinas - Unidade Galeria – campinas/sp - 2008

anglo campinas - Unidade taquaral – campina/sp - 2008

anglo cassiano ricardo – são José dos campos/sp - 2007

antares escola de 1ª e 2ª Graus – americana/sp - 2009

arte empreendimentos educacionais – objetivo – cosmópolis/sp - 2008

associação educacional de niterói – niterói/rJ - 2008

associação educacional luterana - bom Jesus/ielUsc – Joinville/sc - 2007

associação Francisquense de ensino – aFe – são Francisco do sul/sc - 2008

ccc - centro de ciência e cultura – indaiatuba/sp - 2009

ceamo - centro educacional de aprendizagem moderna – mossoró rn 08

ceFet – ceará – Fortaleza/ce - 2008

ceFet - rio Grande do norte – natal/rn - 2008

ceFet- Unidade de mossoró – mossoró/rn - 2007

cemma - centro educacional mª m. Friche passos – brumadinho/mG - 2009

Page 25: Informe Anual 2009 - AFS Intercultura Brasil

25

Page 26: Informe Anual 2009 - AFS Intercultura Brasil

26

centro de dourados de ensino integrado – dourados/ms - 2007

centro de ensino barra bonita ltda – seta – barra bonita/sp - 2007

centro de ensino cachoeirense darwin – cachoeira de itapemirim/es - 2007

centro de ensino médio de palmas – palmas/to - 2007

centro de ensino médio elefante branco – brasília/dF - 2007

centro de ensino médio tiradentes - brigada militar – porto alegre/rs - 2007

centro educacional cruz e souza s/c ltda – Florianópolis/sc - 2007

centro educacional de Gurupi – Gurupi/to - 2007

centro educacional de palmital objetivo – palmital/sp - 2009

centro educacional de planalto – planalto/ba - 2007

centro educacional exponencial s.c. – chapecó/sc - 2007

centro educacional integrado do seridó – ceis – caicó/rn - 2009

centro educacional la salle – manaus/am - 2009

centro educacional leonardo da vinci – vitória/es - 2008

centro educacional leonardo da vinci – brasília/dF - 2007

centro educacional machado de assis – Joinville/sc - 2009

centro educacional mendes e santos - colégio Índice - montes claros/mG - 2007

centro educacional nossa senhora auxiliadora – campos dos Goytacazes/rJ - 2008

centro educacional primeiro mundo – vitória/es - 2007

centro educacional Quasar – rio verde/Go - 2007

centro educacional são Judas tadeu / inst. apl. educacional – Ubá/mG - 2007

centro educacional União de professores – vitória/es - 2008

centro educacional notre dame – rio de Janeiro/rJ - 2009

centro estadual de educação tecnológica paula souza – mococa/sp - 2007

centro Federal de educação tecnológica da baHia – salvador/ba - 2009

centro Federal de educação tecnológica do espírito santo – vitória/es - 2008

centro Federal de educação tecnológica-ceFet/sc

centro metropolitano de ensino do amazonas – manaus/am – 2008

centro sinodal ens.médio Fund. evang.n. Hamburgo – novo Hambusrgo/rs - 20009

coc - Universitário - são bernardo do campo – são bernardo do campo/sp - 2009

colegio salesiano itajaí – itajaí/sc - 2008

colégio adv - Unidade barra bonita – barra bonita/sp - 2007

colégio adventista paulo césar afonso – Fortaleza/ce - 2009

colégio albert einstein – ribeirão preto/sp - 2008

colégio albert einstein (centro educacional pentágona ltda) – palmas/to - 2009

colégio alfredo dantas – campina Grande/pb - 2007

colégio alto padrão objetivo – Franca/sp - 2007

colégio análise – salvador/ba - 2009

colégio anglo – campinas/sp - 2008

colégio anglo campinas - filial indaiatuba/sp - 2008

colégio anglo campinas - Unidade americana/sp - 2007

Page 27: Informe Anual 2009 - AFS Intercultura Brasil

27

colégio anglo Xereta – assis/sp - 2007

colégio apogeu – palmital/sp - 2009

colégio arbos - são bernardo do campo/sp - 2009

colégio arquidiocesano de ouro branco – ouro branco/mG - 2008

colégio atenas – campo Grande /ms - 2009

colégio auxilium – anápolis/Go - 2007

colégio barão de mauá - mauá/sp - 2009

colégio batista albert schweitzer – itapetinga/ba - 2008

colégio batista de varginha – varginha/mG - 2009

colégio bernardo sayão de Gurupi – Gurupi/to - 2009

colégio biotécnico – montes claros/mG - 2007

colégio bom Jesus – curitiba/pr - 2009

colégio bom Jesus santo antônio – blumenau/sc - 2007/2009

colégio bom Jesus santo antônio – vacaria/rs - 2009

colégio brasileiro de educação ltda – americana/sp - 2009

colégio brasília de são paulo – são paulo/sp - 2008

colégio catarinense – Florianópolis/sc - 2008

colégio cb – são roque/sp - 2009

colégio cecília meireles – são carlos/sp - 2008

colégio cenecista catanduvas – varginha/mG - 2007

colégio cenecista José elias moreira – Joinville/sc - 2008

colégio cenecista nossa senhora do carmo – Unaí/mG - 2009

colégio cesut – Jataí/Go - 2008

colégio cezanne – americana/sp - 2009

colégio cidade de araçatuba – anglo –araçatuba/sp - 2008

colégio cidade de patos de minas – patos de minas/mG - 2009

colégio classe – Goiânia/Go - 2007

colégio colônia Holandesa – arapoti/pr - 2008

colégio coração de maria – santa maria/rs - 2009

colégio cristo redentor – Juiz de Fora/mG - 2007

colégio cruzeiro – Jacarepaguá – rio de Janeiro/rJ – 2008

colégio da lagoa – Florianópolis/sc - 2007

colégio da polícia militar – itabuna/ba - 2009

colégio da Univille – Joinville/sc - 2009

colégio de aplicação – UFsc – Florianópolis/sc - 2009

colégio diocesano santa luzia – mossoró/rn - 2007

colégio diocesano seridoense – caicó/rn - 2008

colégio dom Jaime câmara – são José/sc - 2009

colégio dos santos anjos – Joinville/sc - 2009

colégio dourado – são paulo/sp - 2009

colégio efigênia vidigal – belo Horizonte/mG - 2007

Page 28: Informe Anual 2009 - AFS Intercultura Brasil

28

colégio einstein – palmas/to - 2009

colégio elvira brandão – são paulo/sp - 2008

colégio energia - Unidade tubarão/sc - 2007

colégio equipe - ponte nova/mG - 2007

colégio equipe de rio casca – rio casca/mG - 2007

colégio equipe viçosa – viçosa/mG - 2007

colégio espaço aberto - Unidade aldeota – Fortaleza/ce - 2008

colégio espaço aberto - Unidade bezerra de menezes – Fortaleza/ce - 2009

colégio estadual alberto Jackson byinton Junior – maringá/pr - 2007

colégio estadual do paraná – curitiba/pr - 2009

colégio estadual dr. edivaldo machado boaventura – boa nova/ba - 2008

colégio estadual Jacintho Xavier martins – rio das ostras/rJ - 2007

colégio estadual nova roma – nova roma do sul/rs - 2007

colégio estadual piratini – porto alegre/rs - 2008

colégio estadual prof. Jose aloisio aragão – londrina/pr - 2007

colégio estadual professor Guido straube – curitiba/pr - 2007

colégio estadual professor Ulisses cabral – antonio prado/rs - 2007

colégio evangélico alberto torres – lajeado/rs - 2007

colégio evolução – João pessoa/pb - 2008

colégio Êxito – Jataí/Go - 2007

colégio Fênix – Guaratinguetá/sp - 2008

colégio Franciscano santa clara – salvador/ba - 2009

colégio Franciscano sant'anna – santa maria/rs - 2008

colégio Frei matias – ijuí/rs - 2008

colégio Galileu – itabuna/ba - 2008

colégio Geo Garcia e brito – mossoró/rn - 2009

colégio Geração – cassilândia/ms - 2007

colégio Geração beira-mar – Florianópolis/sc - 2008

colégio Gregor mendel pituba – salvador/ba - 2009

colégio Helyos – Feira de santana/ba - 2009

colégio Hipócrates - João pessoa/pb - 2009

colégio Hugo sarmento – são paulo/sp - 2009

colégio ideal – taguatinga/dF - 2007

colégio imaculada conceição - campina Grande/pb – 2007

colégio integração - são vicente/sp - 2007

colégio integrado Jaó – Goiânia/Go - 2007

colégio integrado lumbini - sociedade de educação e cultura – suzano/sp - 2008

colégio integrado manoel lobo – iguaí/ba - 2007

colégio interação – salvador/ba - 2009

colégio Janusa corrêa – caucaia/ce - 2009

colégio Jardim pueri domus – santo andré/sp - 2008

Page 29: Informe Anual 2009 - AFS Intercultura Brasil

29

colégio Jesus adolescente – catanduva/sp - 2007

colégio Jesus cristo rei – cachoeiro de itapemirim/es - 2009

colégio Jesus maria José – Franca/sp - 2008

colégio Koelle – rio claro/sp - 2007

colégio la salle – Xanxerê/sc - 2009

colégio leonardo da vinci – patos de minas/mG - 2007

colégio limite – Feira de santana/ba - 2009

colégio losango de Ubá - sistema anglo Ubá/mG - 2007

colégio luterano arthur Konrath – estândia velha/rs - 2007

colégio madre bárbara – lajeado/rs - 2009

colégio madre imilda – caxias do sul/rs - 2007

colégio maria imaculada – mococa/sp - 2009

colégio maria lara machado – belo Horizonte/mG - 2009

colégio maria montessori – campo Grande/ms - 2009

colégio marista champagnat – taguatinda/dF - 2009

colégio marista de brasília – brasília/dF - 2009

colégio marista são Francisco – chapecó/sc - 2009

colégio marista são José - montes claros/mG - 2007

colégio martinus – curitiba/pr - 2007

colégio marupiara – são paulo/sp - 2008

colégio máster – Fortaleza/ce - 2009

colégio mater christi – mossoró/rn - 2007

colégio mauá – santa cruz do sul/rs - 2009

colégio mendel – vilas – lauro de Freitas/ba - 2009

colégio metodista americano (imec) – porto alegre/rs - 2008

colégio metodista bennett – rio de Janeiro/rJ - 2009

colégio metodista Granbery – Juiz de Fora/mG - 2008

colégio modelo luis eduardo magalhães – vitória da conquista/ba - 2007

colégio módulo macaé – macaé/rJ - 2008

colégio motiva – campina Grande/pb - 2009

colégio motiva - Unidade ambiental – João pessoa/pb - 2007

colégio mundo novo – sorocaba/sp - 2009

colégio mutirão de caxias do sul – caxias do sul/rs - 2009

colégio nossa senhora auxiliadora – rio de Janeiro/rJ - 2008

colégio nossa senhora das neves – natal/rn - 2008

colégio nossa senhora de lourdes – Farroupilha/rs - 2008

colégio nossa senhora do calvário – catanduvas/sp – 2007

colégio notre dame – são vicente/sp - 2007

colégio notre dame – brasília/dF - 2008

colégio objetivo – Unaí/mG - 2008

colégio objetivo - são José dos campos/sp - 2007

Page 30: Informe Anual 2009 - AFS Intercultura Brasil

30

colégio oficina – salvador/ba - 2009

colégio opção – vitória da conquista/ba - 2009

colégio oswald de andrade-caravelas – são paulo/sp - 2007

colégio pablo picasso – sertãozinho/sp - 2007

colégio padrão – mossoró/rn – 2009

colégio padre machado – belo Horizonte/mG - 2007

colégio particular opção de ensino – vitória da conquista/ba - 2007

colégio paulo Freire – Jundiaí/sp - 2008

colégio pentagono santo andré – santo andré/sp - 2008

colégio perfil – lauro de Freitas/ba - 2009

colégio plante – paraty/rJ - 2009

colégio platão – maringá/pr - 2007

colégio policial militar Feliciano nunes pires – Florianópolis/sc - 2009

colégio potencial campo largo – campo largo/pr - 2009

colégio presidente Kennedy – santos/sp - 2008

colégio projeção – taguatinga/dF - 2008

colégio protásio alves – porto alegre/rs - 2008

colégio regina mundi – dois vizinhos/mG - 2008

colégio ressurreição santa maria – assis/sp - 2008

colégio rodrigues alves – são paulo/sp - 2007

colégio rui barbosa - anglo Xereta – assis/sp - 2009

colégio sagrada Família – blumenau/sc - 2008

colégio sagrado coração de maria – Ubá/mG - 2008

colégio salesiano dom bosco – santa rosa/rs - 2008

colégio salesiano são José – sorocaba/sp – 2008

colégio santa clara – coc – assis/sp - 2009

colégio santa maria da ressurreição – assis/sp - 2007

colégio santa teresa de Jesus – rio de Janeiro/rJ - 2008

colégio santo antonio – Joinville/sc – 2009

colégio santo antônio - belo Horizonte/mG - 2007

colégio santo antonio - Feira de santana/ba - 2007

colégio santo antônio – ourinhos/sp - 2009

colégio são bento – salvador/ba - 2008

colégio são carlos/rs - 2007

colégio são domingos/sp - 2009

colégio são Francisco de assis – anápolis/Go - 2009

colégio são Jorge dos ilhéus – ilhéus/ba - 2008

colégio são José – são leopoldo/rs - 2007

colégio são José – santos/sp - 2009

colégio são José – tubarão /sc – 2008

colégio são José - caxias do sul/rs - 2008

Page 31: Informe Anual 2009 - AFS Intercultura Brasil

31

colégio são José - são miguel do oeste/sc - 2008

colégio são Jose - vila velha/es - 2008

colégio são luis – são leopoldo/rs - 2009

colégio são paulo – salvador/ba - 2007

colégio sinodal tiradentes – campo bom/rs - 2007

colégio sistema moderno de educação – itabuna/ba - 2009

colégio stella maris – santos/sp - 2007

colégio sun port – são paulo/sp - 2009

colégio super star – Feira de santana/ba - 2007

colégio técnico industrial prof. mário alquati – rio Grande/rs - 2008

colégio toledo – araçatuba/sp - 2008

colégio tupy – Joinville/sc - 2009

colégio Uirapuru – sorocaba/sp - 2009

colégio Unigrau – são José do rio pardo/sp - 2007

colégio Unisep – dois vizinhos/pr - 2008

colégio Universitário de caicó – caicó/rn - 2009

colégio villa lobos – salvador/ba - 2007

colégio vip – são paulo/sp - 2009

colégio visão – Formosa/Go – 2009

colégio visão - Feira de santana/ba - 2008

colégio Zeta – birigui/sp - 2008

complexo educacional regina coeli – campina Grande/pb - 2007

conjunto educacional pedro ii – blumanau/sc - 2009

coopema - escola interativa – barra do Garças/mt - 2009

coopen / colégio são tomas – rio verde/Go - 2007

cooperativa educacional de barra bonita – barra bonita/sp - 2008

cooperativa educacional de ensino – educativa – são carlos/sp - 2007

cooperativa educacional de imbituba – imbituba/sp - 2007

cotil - colégio técnico de limeira – limeira/sp - 2008

curso e colégio alliança – Francisco beltrão/pr - 2007

curso e colégio energia – blumenau/sc - 2007

curso e colégio energia – chapecó/sc - 2008

cursos preve Unidade v – Jaú/sp - 2007

degrau colégio e curso – assu/rn - 2007

e. e. cel José Joaquim bittencourt – palmital/sp - 2009

e. e. de ensino médio dante Grossi – Garibaldi/rs - 2007

e. e. de ensino médio irmão irineu – antonio prado/rs - 2009

e. e. de ensino médio são rafael – Flores da cunha/rs - 2007

e. e. ed. básica Frei casimiro Zaffonato – ipê/rs - 2009

e.e. dr. Geraldo pereira de barros – barra bonita/sp - 2009

e.e. ed. básica margarida pardelhas – cruz alta/rs - 2009

Page 32: Informe Anual 2009 - AFS Intercultura Brasil

32

e.e. laurindo battaiola – barra bonita/sp - 2009

e.e. prof. Joaquim andrade meirelles – são José dos campos/sp – 2007

educandário imaculada conceição – Florianópolis/sc 2007

educandário Juvêncio terra – vitória da conquista/ba 2007

educandário nossa senhora das vitórias – assú/rn 2009

educandário santa teresinha – caicó/rn 2009

escola albert einstein – belo Horizonte/mG 2009

escola alfa –macaé/rJ 2009

escola autonomia – Florianópolis/sc 2009

escola calpúrnia caldas de amorim – eeccam – caicó/rn 2009

escola ceape - centro de ensino e aprendizagem – campo Grande/ms 2009

escola cenecista santo antonio – caxias do sul /rs 2009

escola comunitária de campinas – campinas/sp 2008

escola comunitária de campinas – campinas/sp 2008

escola contec - Unidade vitória/es 2009

escola da Fundação municipal de ensino de mococa – mococa/sp 2007

escola da serra – belo Horizonte/mG 2009

escola da vila – morumbi – são paulo/sp 2008

escola de aplicação da Usp – são paulo/sp 2007

escola de educação básica "santos dumont" – blumenau/sc 2008

escola de educação básica Feevale - escola de aplicação – novo Hamburgo/rs 2007

escola de educação básica luiz delfino – blumenau/sc 2007

escola de educação básica n. s. da salete – maravilha/sc 2008

escola de educação básica pedro ii – blumenau/sc 2007

escola de educação básica professor João Widemann – blumenau/sc 2007

escola de ensino Fundamental e médio da Finam – nova andradina/ms 2008

escola de ensino médio cruz alta – cruz alta/rs 2008

escola de ensino médio da Uri – santo ângelo/rs 2007

escola de ensino médio União de professores – vitória/es 2007

escola de ensino médio União de professores - vila velha/es 2009

escola decisivo anglo – dourados/ms 2008

escola dinâmica do ensino moderno – edem – rio de Janeiro/rJ 2009

escola dinâmica são lourenço – Jataí/Go 2008

escola estadual "d. eliseu" – Unaí/mG 2008

escola estadual adalgiza c. de campos – palmital/sp 2009

escola estadual antonio cristino côrtes – barra do Garças/mt 2008

escola estadual austrélia capilé castro – nova andradina/ms 2007

escola estadual calpurnia caldas de amorim – eeccam – caicó/rn 2008

escola estadual de ensino Fundamental e médio córrego de santa maria – são mateus/es - 2008

escola estadual de ensino médio ceciliano abel de almeida – são mateus/es 2009

escola estadual de ensino médio Guarapari – Guarapari/es 2008

Page 33: Informe Anual 2009 - AFS Intercultura Brasil

33

escola estadual de ensino médio santa catarina – caxias do sul/rs 2008

escola estadual dona carolina Francini burali – assis/sp 2007

escola estadual dr. clybas pinto Ferraz – assis/sp 2008

escola estadual dr. paulo de almeida nogueira – cosmópolis/sp 2008

escola estadual Hilda bergo duarte – Glória de dourados/ms - 2009

escola estadual Horacio soares – ourinhos/sp - 2008

escola estadual irman ribeiro de almeida silva – nova andradina/mG - 2008

escola estadual Joaquim murtinho – campo Grande/ms - 2009

escola estadual marcolino de barros – patos/mG - 2007

escola estadual marechal eurico Gaspar dutra – barra do Garças/mt - 2007

escola estadual odete ignêz resstel villas boas – nioaque/ms - 2008

escola estadual prof. eufrosina pinto – Gloria de dourados/ms - 2007

escola estadual professor antonio dias maciel – patos de minas/mG – 2007

escola estadual professor João cid Godoy – mococa/sp - 2007

escola estadual professora nair palácio souza – nova andradina/sp - 2009

escola estadual senador levindo coelho – Ubá/mG - 2009

escola estadual senhor dos caminhos – tapejara/rs - 2008

escola estadual técnica caxias do sul – caxias do sul/rs - 2007

escola estadual técnica José canellas – Frederico Westphalen/rs - 2009

escola Franciscana imaculada conceição – dourados/ms - 2009

escola Geração – astorga/pr - 2009

escola Guimarães rosa – cachoeiro de itapemirim/es - 2008

escola la salle – aguas claras/dF - 2009

escola mace – ponta porá/ms - 2009

escola magsul - ponta porá/ms - 2007

escola mappe moderna ass pontaporanense de ensino – ponta porá/ms - 2007

escola monteiro lobato – são José dos campos/sp - 2007

escola monteiro lobato – cems – vitória/es - 2009

escola ninho dom bosco – Gramado/rs - 2008

escola nossa senhora das Graças – são paulo/sp - 2008

escola nossa senhora de Fátima – brumado/ba - 2008

escola nova rio preto – Unaí/mG - 2007

escola rochel – coc – ouro Fino/mG - 2009

escola santa mônica – cruz alta/rs - 2008

escola são domingos – vitória/es - 2008

escola técnica de paulínia – etep – paulínia/sp - 2007

escola técnica estadual "comendador João rays" – barra bonita/sp - 2009

escola virgem de lourdes – campina Grande/pb - 2007

escolas integradas professor nivaldo salch stipp – barra bonita/sp - 2008

etec João belarmino - centro paula souza – amparo/sp - 2008

etep -escola técnica everardo passos – são José dos campos/sp - 2007

Page 34: Informe Anual 2009 - AFS Intercultura Brasil

34

Faat Jr ensino Fundamental e médio – atibaia/sp - 2008

Funbbe - Fundação barra bonita de ensino – barra bonita/sp - 2009

Grupo montessoriano – salvador/ba - 2009

instituição de ensino afonso linares prado – campo Grande/ms - 2009

instituição de ensino latino americano – campo Grande/ms - 2007

instituição evangélica de novo Hamburgo – novo Hamburgo/rs - 2007

instituto anglicano barão do rio branco – tapejara/rs – 2008

instituto de educação cenecista antônio prado – antonio prado/rs - 2008

instituto de educação cenecista santo antonio – caxias do sul/rs - 2007

instituto de educação ciencias e letras – sorocaba/sp - 2007

instituto de educação euclides dantas – vitória da conquista/ba - 2007

instituto de ensino ideal ltda – ilhéus/ba - 2008

instituto educacional cecília meireles – poções/ba - 2009

instituto educacional de americana- colégio bandeirantes – americana/sp - 2007

instituto educacional paulo Freire – campo Grande/ms - 2007

instituto educacional sertãozinho – sertãozinho/sp - 2007

instituto estadual de educação – Florianópolis/sc - 2008

instituto estadual de educação prof annes dias – cruz alta/rs - 2008

instituto Federal de educação, ciência e tecnologia da paraíba – João pessoa/pb - 2009

instituto Federal Fluminense - campus campos centro – campos dos Goytacazes/rJ - 2007

instituto Galois – brasília/dF - 2009

instituto libertas de educação e cultura – belo Horizonte/mG - 2009

instituto madre marta cerutti – barra do garças/mt - 2007

instituto maria mazarello – recife/pe - 2008

instituto nossa senhora da Glória – macaé/rJ -2009

instituto nossa senhora da piedade – ilhéus/ba - 2008

instituto samuel Graham – jataí/Go - 2007

instituto sao tarcisio – vitória da conquista/ba - 2009

liceu salesiano do salvador – salvador/ba - 2009

logos colégio e curso – varginha/mG - 2008

mace - pedro chaves dos santos – campo Grande/ms - 2007

mace-moderna associação campograndense de ensino – dourados/ms - 2007

nossa escola – aracajú/se - 2008

nossa senhora das neves – natal/rn - 2008

núcleo educacional piaget – vila velha/es - 2009

pré saúde colégio e curso – João pessoa/pb - 2009

rede la salle - nossa senhora do carmo – caxias do sul/rs - 2008

sistema coc de educação - ribeirão preto/sp - 2008

sistema de ensino de assis – assis/sp - 2008

sistema de ensino energia – itajaí/sc - 2007

sistema educacional sorocaba – sorocaba/sp - 2008

Page 35: Informe Anual 2009 - AFS Intercultura Brasil

35

sociedade educacional posiville – Joinville/sc - 2009

sociedade visão de ensino – palmas/to - 2008

thathi coc araçatuba – araçatuba/sp - 2008

União de professores – vitória/es - 2007

Única - colégio objetivo de currais novos – currais novos/rn - 2007

Unimax colégio pré-vestibular – montes claros/mG - 2009

Universidade tecnológica Federal do paraná – curitiba/pr - 2009

apae – currais novos

centro cultural projeto aracá – são mateus

associação de voluntários do Hospital são José – Fortaleza

orfanato ebenézer - lar Hilda maria correa – dourados

instituto de Juventude contemporânea – Fortaleza

instituto de pesquisa e produção cultural – vitória

seleta sociedade caritativa – Glória de dourados

viva rio - rio de Janeiro

associação crianças do vale da luz - nova Friburgo

agência mandalla - cuité

Fundação Futuro - projeto legião mirim - assis

cieds (centro integrado de estudos e programas de desenvolvimento sustentável) - são paulo, rio de Janeiro e Fortaleza

ballet de santa teresa – rio de Janeiro

Fundação ângela borba – rio de Janeiro

lar vida - salvador

obra social nossa senhora das Graças - vitória

casa da acolhida marista de Goiânia - Goiânia

itae (instituto trilha da arte e educação) - parati

Fundação são martinho – rio de Janeiro

centro luís braille - campinas

aprecia (associação preparatória de cidadãos do amanhã) - belo Horizonte

camtra (casa da mulher trabalhadora) - rio de Janeiro

instituto Fazer - rio de Janeiro

soame (sociedade ambiental, cultural e educacional) - londrina

programa convivendo e aprendendo – centro de acolhida missionária (cenam) - rio de Janeiro

OngS

As organizações não-governamentais parceiras do AFS são a base dos programas de Trabalho Voluntário. No Brasil, as ONGs estão espalhadas por diversos estados do país. Abaixo segue a lista das organizações que fizeram parceria com o AFS nos anos de 2007, 2008 e 2009.

Page 36: Informe Anual 2009 - AFS Intercultura Brasil

36

bolsasde estudo

AFS tem uma política de concessão de bolsas de estudo que o diferencia dos outros programas de intercâmbios culturais. Entendemos que a oportunidade de uma experiência intercultural não deve se restringir somente àqueles que têm condições financeiras para investir nos programas.

Para manter esse princípio, voluntários e profissionais em 52 países, envolvendo os quatro continentes, buscam o apoio de ex-participantes, empresas e outras entidades, como forma de proporcionar uma nova oportunidade educacional a jovens de todas as faixas sociais.

FnB – FunDO nAcIOnAl De BOlSAS

0

5

10

15

2007 2008 2009

Page 37: Informe Anual 2009 - AFS Intercultura Brasil

37

“Quando eu soube que iria ser indicada ao Prêmio AFS Voluntário Jovem 2006, pelo Instituto Sou da Paz, ONG pela qual trabalho voluntariamente desde 2003, fiquei feliz e muito lisonjeada por ser escolhida entre toda a centena de voluntários, mas não cheguei a imaginar na possibilidade de ganhar.

A idéia de viajar, fazer um intercâmbio cultural, explorar o mundo e suas diferenças, era um objetivo antigo, um sonho de criança que já foi esquecido, dado como inviável por diversos motivos. Aos 23 anos, já quase formada na segunda graduação tecnológica e efetivada em um trabalho estável, a vontade de viajar para vivenciar outra cultura e conhecer mais do que como turista parecia muito distante, isso já havia perdido a prioridade no investimento de tempo, energia e dinheiro. Assim, eu me divertia com a idéia da bolsa, mas não a concebia como futuro pra mim.

Para minha surpresa, fui premiada e minha vida mudou no momento em que recebi a ligação informando do prêmio, vários meses antes da viagem. Um misto de medo, insegurança e felicidade me consumiram por todo o período que antecedeu o intercâmbio. Várias pessoas de meu convívio, amigos e familiares consideraram a idéia de viajar por 6 meses para compartilhar a vida com uma família e realizar um trabalho voluntário em uma comunidade, uma loucura não permitida a uma recém formada já com a carreira profissional iniciada.

A experiência dos 6 meses na Costa Rica certamente foi uma das mais importantes e marcantes da minha vida. Indescritível, intenso, emocionante, revigorante, divertido, enriquecedor talvez ajudem a definir meu intercâmbio. Sem dúvidas, esta experiência hoje faz diferença na pessoa que eu sou, acredito que é uma vivencia que deveria ser experimentada por todos. | Cléa Santos

Page 38: Informe Anual 2009 - AFS Intercultura Brasil

38

AgrAdecimentos

Agradecemos às centenas de famílias, escolas e ONGs de todas as cidades onde o AFS está presente e a todos os nossos voluntários que contribuíram para que o AFS pudesse cumprir sua missão e trabalhar por um mundo melhor nestes últimos anos.