notícias afs/10

4
Petizes e traquinas já somam mais de um milhar nos encontros distritais Pub. AFS [email protected] Director> Sousa Marques N tícias Mensal > Jan. 2011 Edição n.º 10 € 0.50 Campeonato Distrital de infantis “A” entra na fase nal 011 0.50 >> PÁG. 3 Este jornal faz parte integrante do Semmais e não pode ser vendido separadamente Concluídos os cinco primeiros encontros distritais dos escalões de petizes e traqui- nas, a AFS já contabilizou mais de um mi- lhar de crianças envolvidas nesta iniciativa. Alcochete e Sarilhos Pequenos receberam as duas últimas acções. >> PÁG. 3 >> PÁG. 3 Pub. Almada e Sesimbra à descoberta de guarda-redes Numa iniciativa que visa sensibilizar jovens alunos para a prática do futebol na posição de guarda-redes, a Federação Portuguesa de Futebol tem em agenda duas acções de for- mação em escolas de Almada e Sesimbra. Arbitragem festeja aniversários do NCAFCS e NAFAS Os núcleos de árbitros de Santiago do Ca- cém e de Almada/Seixal comemoram este mês, 32 e 51 anos de vida, respectivamen- te. No âmbito das comemorações, ambos promoveram colóquios interessantes e muito participados. >> PÁG. 4 O presidente da AFS, Sousa Marques, confia na aprovação dos novos estatutos da FPF, na Assembleia Geral de hoje O dirigente diz que as mais recentes me- didas punitivas da Secretaria de Estado do Desporto foram intempestivas Com o cenário de eleições na federa- ção em vista, Sousa Marques vai esperar para ver candidatos e projectos Associação garante voto para bem do futebol >> PÁG. 2

Upload: noticias-afs

Post on 26-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Janeiro 2011

TRANSCRIPT

Page 1: Notícias AFS/10

Petizes e traquinasjá somam maisde um milhar nosencontros distritais

Pub.

[email protected] Director> Sousa Marques

N tíciasMensal > Jan. 2011Edição n.º 10 € 0.50

Campeonato Distritalde infantis “A”entra na fase fi nal

0110.50

>> PÁG. 3

Est

e j

orn

al

faz

pa

rte

in

teg

ran

te d

o S

em

ma

is e

o p

od

e s

er

ve

nd

ido

se

pa

rad

am

en

te

Concluídos os cinco primeiros encontros distritais dos escalões de petizes e traqui-nas, a AFS já contabilizou mais de um mi-lhar de crianças envolvidas nesta iniciativa. Alcochete e Sarilhos Pequenos receberam as duas últimas acções.

>> PÁG. 3

>> PÁG. 3

Pub.

Almada e Sesimbraà descoberta de guarda-redesNuma iniciativa que visa sensibilizar jovens alunos para a prática do futebol na posição de guarda-redes, a Federação Portuguesa de Futebol tem em agenda duas acções de for-mação em escolas de Almada e Sesimbra.

Arbitragem festejaaniversários doNCAFCS e NAFASOs núcleos de árbitros de Santiago do Ca-cém e de Almada/Seixal comemoram este mês, 32 e 51 anos de vida, respectivamen-te. No âmbito das comemorações, ambos promoveram colóquios interessantes e muito par ticipados.

>> PÁG. 4

O presidente da AFS, Sousa Marques, conf ia na aprovação dos novos estatutos da FPF, na Assembleia Geral de hoje

O dirigente diz que as mais recentes me-didas punitivas da Secretaria de Estado do Despor to foram intempestivas

Com o cenário de eleições na federa-ção em vista, Sousa Marques vai esperar para ver candidatos e projectos

Associação garante voto para bem do futebol

>> PÁG. 2

Page 2: Notícias AFS/10

[2] vipNotícias AFS > Janeiro 2011 bancada

SEIXAL FUTEBOL CLUBE

A caminho do centenário, o clube seixalense, nascido em 5/02/1925, está envolvido na prática do futebol com cerca de 150 jovens, desde os escalões traquinas a juniores. Ao todo, são sete as equipas que vestem as cores do clube do Estádio do Bravo.

GINÁSIO CLUBE DE CORROIOS

O emblema seixalense, fundado em 10/02/1946, apre-senta-se com mais de 160 atletas, desde traquinas até juniores. A juntar a seis equipas envolvidas nas provas distritais, que actuam no A.M. Pequeno, o Corroios está representado no Nacional de iniciados.

FUTEBOL CLUBE SILVEIRENSE

Com a prática na Academia do FC Barreirense, o futebol do Silveirense, clube fundado em 15/02/1956, aposta na formação de jovens futebolistas. Com três dezenas de atletas inscritos, o clube participa nas provas distri-tais de infantis e benjamins.86

.º A

NIV

ERSÁ

RIO

65.º

AN

IVER

SÁR

IO

55.º

AN

IVER

SÁR

IO

Francisco CardosoPresidente da Assembleia-Gera l da Assoc iaç ão de Futebo l de Setúbal

Ao terminar o Ano 2010, foi notória a força do nosso Futebol Distrital, com a realização de cerca 180 jogos semanais, nos diversos Campeonatos, tendo sempre em todos os jogos Árbitros para poderem dirigir os respec-tivos encontros. Mesmo aqueles que não possuem forças da segurança, o que tem gerado alguma controvérsia, em virtude dos acompanhantes dos jovens jogadores dessas categorias não terem um comportamento mais cor-recto para com os jovens árbitros nessas mesmas partidas.O que se espera em 2011 é que essas situações deixem de acontecer, porque os Clubes que jogam na condição de visi-tados devem ter um maior desempenho pedagógico para com os acompanhan-tes dos seus jogadores, afim de concluirmos os Campeonatos sem casos de maior, porque os jogos que não terminaram esta Época Desportiva, em 2010, foram jogos com a presença das forças de segurança.Nesse sentido vão os meus votos de um maior des-portivismo até ao final dos Campeonatos e que todos os agentes desportivos da nossa Associação tenham um maior relacionamento entre si.

Saudações Desportivas

Bom Anode 2011

Editorial

Hoje pode ser o primeiro dia do resto da nova vida da Federa-

ção Portuguesa de Futebol (FPF). Da Assembleia-Geral Extraordinária federativa que se realiza, na sede da FPF, tudo aponta, para que sejam fi nalmente aprova-dos os novos estatutos da federação, adequados ao Regime Jurídico das Fed-erações Desportivas (RJFD), factor fundamental para que o Governo devolva em pleno o Estatuto de Utilidade Pública e o fute-bol nacional respire uma renovada harmonia.Sousa Marques, presidente da Associação de Futebol de Setúbal, confi a que o dia 29 de Janeiro de 2011, fi que na história «como uma data marcante», pela aprovação dos tão bada-lados estatutos, mas não hesita em tecer criticas à forma como todo o pro-cesso tem vindo a ser de-senvolvido. Aponta o dedo à Secretaria de Estado do Desporto e comenta a po-sição da AFS a propósito das futuras eleições da FPF.Ao Notícias AFS o líder as-sociativo, que hoje estará presente na reunião mag-na, começou por recordar que, apesar da discordância da AFS face aos normativos legais, «houve um trabalho de continuidade com outras associações, no sentido de haver uma tentativa de apro-ximação entre a proposta de alteração estatutária apre-sentada pelas associações, na Assembleia-Geral de 22 de Maio de 2010, e apro-vada, embora sem maioria qualifi cada necessária, e aquilo que são as propostas da Liga Portuguesa de Fute-bol Profi ssional (LPFP)». Con-tactos fundamentais, «para que, nesta altura, fruto desse aproximar de posições, seja possível vislumbrar a apro-

vação por maioria qualifi -cada na AG deste sábado», destaca.

CONFIANÇANA APROVAÇÃO

Será, portanto, com base nas afi nações que têm de-corrido, sobretudo nas úl-timas semanas, que Sousa Marques assume confi ança numa tão desejado com-promisso associativo gene-ralizado para que o futebol nacional reencontre o ca-minho da tranquilidade.«A confi rmar-se a aprova-ção dos novos estatutos, será possível inverter as me-didas punitivas aplicadas pela Secretaria de Estado do Desporto, reconquistar o Estatuto de Utilidade Públi-ca para a FPF, avançar para a composição de uma nova AG de acordo com os novos estatutos e encetar o pro-cesso de eleições de novos órgãos sociais.Com a garantia que os 14 votos da AFS vão no senti-do da aprovação estatuária, Sousa Marques espera que a reunião «decorra com nor-malidade e elevação e que seja um marco na resolução dos problemas com que a federação se debate e que, por consequência se têm refl ectido nas associações».

NÃO HAVIANECESSIDADE

Num processo que se tem arrastado e prejudicado o futebol, o líder da AFS não esquece os recorrentes dis-paros oriundos do Governo e a anunciada visita de ob-servadores do futebol in-ternacional. «Considero in-tempestivo o agravamento das medidas punitivas apli-cadas pela Secretaria de Es-tado do Desporto, uma vez que eram conhecidos os de-senvolvimentos do trabalho relativo às adaptações esta-

tutárias levado a cabo por algumas associações». Às críticas de Sousa Marques não escapam igualmente a presença da FIFA e UEFA na AG deste sábado. «Se não concordámos com a inge-rência abusiva do Estado no Desporto, também não po-demos concordar que seja necessário a presença de observadores externos para verifi car como vai decorrer o funcionamento de uma AG de uma federação au-tónoma». «Não precisamos que os ‘Capacetes Azuis da FIFA e da UEFA’ venham ver como decorre um acto in-terno à Federação como é a sua AG», lamenta.

DECISÕES ELEITORAISAINDA POR DEFINIR

Para dia 5 de Fevereiro es-tão previstas eleições no seio da FPF. No entanto, este cenário poderá dissi-par-se, caso este sábado seja essa a decisão dos sócios federativos, e que vai ao encontro das inten-ções da AFS. «A Associação afastou-se deste processo eleitoral por entender que o mesmo é inoportuno. Num momento em que se está a fazer uma tentativa de adequar os estatutos da FPF ao regime jurídico, entendemos que não faz qualquer sentido desenca-dear um processo eleitoral com base nos estatutos antigos», explica Sousa Marques. Mas o dirigente, apesar de ir no sentido da aprovação estatutária, não refreia a posição antes assumida em relação ao regime ju-rídico. «Ainda que o man-dato dos órgãos sociais da federação tenham terminado e que a nossa posição seja muito critica em relação ao regime ju-rídico, consideramos que, passado todo este tempo

desde a publicação do do-cumento e das formas de luta desencadeadas pelo movimento associativo, não há outra forma que

não adaptar os estatutos e continuarmos a lutar no sentido de ser alterar um regime jurídico que consi-deramos mau e injusto».

O dia das decisões na federaçãosegundo Sousa Marques

ficha técnica

Director: Sousa Marques. Redacção: Joaquim Guerra, Ricardo Lopes. Fotografi a: Notícias AFS. Departamento Comercial: Cátia David e Carla Sacramento. Departamento Gráfi co: Marisa Batista e Rita Martins (MediaSado). Serviços Administrativos e Financeiros: Sandra Cruz. Propriedade e editor: Corrente Media, Lda. R. Almoinha, n.º 46 – R/C Dt.º 2970-037 Sesimbra. Telefone: 934760896 E-mail: [email protected] Impressão: Empresa Gráfi ca Funchalense, SA – Rua Capela Nossa Senhora Conceição, 50 – Moralena 2715-029 – Pêro Pinheiro. Tiragem: 45.000 (média mensal).Distribuição: VASP, MediaSado e Corrente Media. Registo na ERC n.º 125899 Periodicidade: Mensal.

AFS espera para ver

candidatos e projectos

>> No que respeita à possibilidade da AFS vir a

apoiar, desde já, algum nome para encabeçar uma

lista às eleições da FPF, Sousa Marques é categórico:

«Não nos vamos precipitar. Há nomes a ecoar no

domínio público, mas não tomaremos qualquer

posição porque é ainda muito cedo. A serem

aprovados os novos estatutos, deverá haver eleições

primárias para a composição de uma nova AG fed-

erativa e depois logo veremos as candidaturas e os

projectos que serão apresentados, para decidirmos».

Uma coisa é garantida: «A AFS irá sempre defender

os interesses dos clubes fi liados», assumiu Sousa

Marques, que deseja, após todo este processo con-

cluído, que «o movimento associativo volte a unir-se

para retomar a colaboração anterior».

Not

ícia

s A

FS

O presidente da AFS deseja ver aprovados os novos estatutos da FPF

Page 3: Notícias AFS/10

CLUBE DESPORTIVO “OS PELEZINHOS”

São quase 150 os jovens futebolistas que vestem a ca-misola do emblema sadino, nascido a 9/02/1983, nos escalões de juvenis, iniciados, infantis, benjamins e tra-quinas. Em Setúbal, o Municipal da Várzea é o campo onde actuam na condição de visitados.

[3]Notícias AFS > Janeiro 2011

GRUPO DESPORTIVO RECREATIVO “O SINDICATO”

Fundado em 8/02/1977, o clube setubalense dinamiza, no Municipal da Cova, a prática do futebol de forma-ção nos escalões de juniores, juvenis e iniciados a 60 atletas. Nas provas distritais cabe aos juniores e juvenis defender as cores do emblema.34

.º A

NIV

ERSÁ

RIO

29.º

AN

IVER

SÁR

IO

28.º

AN

IVER

SÁR

IO

Mais de quatrocentas crianças reforçam encontros distritais de traquinas e petizesConcluídos os cinco primeiros encontros distritais para os esca-lões de petizes e traquinas, a As-sociação de Futebol de Setúbal já contabilizou a adesão de mais de um milhar de crianças nos eventos promovidos. Um núme-ro que refl ecte a adesão dos clu-bes e que confi rma a continuada aposta associativa na promoção do futebol de base.Depois do Lavradio ter recebido o I Encontro de Petizes, Alfarim (I Tra-quinas) e do Campo do Brechão acolher o evento de traquinas, este mês a animação das crianças à volta da bola esteve concentrada em Alcochete e no campo “Casta-nheiro”, em Sarilhos Pequenos.A agenda dos encontros previstos para este mês arrancou no dia 15, no Complexo Desportivo António Almeida Correia (Foni), com o 3.º Encontro Distrital de Traquinas (6 e 7 anos). Sobre o relvado alco-chetense estiveram 259 atletas,

em representação de 22 clubes, que fi zeram alinhar 29 conjuntos.Uma semana mais tarde, no Cam-

po de Jogos “Castanheiro”, em Sari-lhos Pequenos, Moita, foi a vez de dos petizes (5 e 6 anos) entrarem

em campo para assinalarem a re-alização do seu segundo encontro da época, que esteve previsto para 8 de Dezembro, mas que acabou adiado devido às condições clima-téricas não o permitirem.Desta vez, as 161 crianças inscritas no encontro mostraram forte ani-mação e festejaram a prática des-portiva em clima de grande en-tusiasmo, conquistando mais um patamar de evolução desportiva. Refi ra-se que no relvado sarilhen-se a dinamização contou com 20 equipas, que vestiram a camisola de 17 clubes fi liados na AFS.Com um total de 16 encontros pre-vistos, a AFS já tem calendarizado o 4.º Encontro Distrital de Traqui-nas. O evento está marcado para o dia 12 de Fevereiro, no Campo de Jogos Vale d’Abelha, em Paio Pires.Recorde-se que a AFS fecha o prazo de inscrições para os clu-bes no dia 7 e para os jogadores no dia 8 de Fevereiro.

Começa hoje a derradeira fase do campeonato distrital de infantis A, competição que vai apurar o campeão deste pata-mar etário, referente à tempo-rada 2010/11.Os oitos clubes apurados pro-venientes da fase anterior são os seguintes: “Os Amarelos”, Cova da Piedade, Paio Pires “A”, Quintajense, Barreirense, Pinhalnovense “A”, Vitória de Setúbal e Ginásio de Corroios.A competição decorrerá em 14 jornadas a duas voltas, tem a primeira ronda marcada hoje, às 10h30, com os seguintes jogos: Cova da Piedade-“Os Amarelos”; Paio Pires “A”-Vitória de Setúbal; Quintajense-Pinhalnovense “A” e Barreirense-Corroios.Recorde-se que na última temporada o título de cam-peão distrital de infantis A foi conquistado pela equipa do Barreirense.

Campeonatode infantis “A”na fase fi nal

O ‘Dia do guarda-redes’ vai cativarjovens alunos em Almada e Sesimbra O Agrupamento de Escolas do Monte da Caparica, em Almada, e a EB Navegador Rodrigues Soromenho/EB Castelo, em Sesimbra, vão receber em Março e Abril, respectivamente, o ‘Dia do guarda-redes’.A acção promovida pela Federação Portuguesa de Futebol, em parceria com o ‘Desporto Escolar’ e várias autarquias, entre as quais Al-mada e Sesimbra, está, desde o passado dia 20 de Janeiro, a promover acções de forma-ção e sensibilização de jovens

e respectivos professores com o objectivo de despertar interesse para algumas áreas e sectores nos quais o futebol português tem particulares necessidades.Nesse sentido, foi criado o

‘Dia do guarda-redes’, um acção que visa sensibilizar os jovens alunos, nascidos entre 1997 e 2001, para a posição de guarda-redes e que conta sempre com a presença de treinadores da

FPF, como responsáveis pela realização dos treinos/aulas práticas, em articulação com o Coordenador Nacional de Futebol do Desporto Escolar e com o professor de educa-ção física da escola.De acordo com o calendário divulgado, depois de Odi-velas e Amadora, segue-se Almada, no próximo dia 11 de Março e Sesimbra, com uma acção agendada para o dia 8 de Abril.Esta primeira série de ac-ções terminará no dia 27 de Abril, no Estádio Nacional.

Pinhalnovense deixou boa imagem no Dragão Pela segunda época con-secutiva a equipa do Pi-nhalnovense chegou aos quartos-de-fi nal da Taça de Portugal. Mas, no passado dia 12, diante do FC Porto, em pleno Estádio do Dragão, o sonho dos pinhalnovenses em atingir, pela primeira vez, as meias-fi nais, acabou por ser travado, com dois golos sofridos já nos últimos 15 minutos do jogo.De facto, não fosse a ins-piração do avançado bra-sileiro Hulk, jogador cuja transferência está fi xada em 100 milhões, a formação de Pinhal Novo podia, pelo menos, ter obrigado os por-tistas a horas extras. Cenário que não seria totalmente descabido, depois da forma como os jogadores pinhal-novenses se bateram.Paulo Fonseca, treinador da equipa do Pinhalnoven-se, não hesitou em elogiar a prestação da sua equipa. «Os jogadores desfrutaram ao máximo e foi notório que conseguiram apresentar-se a um bom nível perante uma equipa de topo», elo-giou o técnico do único re-

presentante da AFS no Na-cional da II divisão B. «Tenho a plena consciência de que demos tudo para proporcionar uma boa ima-gem do Pinhalnovense», considerou o técnico.Depois da Taça, as ambi-ções da equipa de Pinhal Novo centram-se total-mente no campeonato, onde a promoção à Liga de Honra é um objectivo.À entrada para a 17.ª jorna-da, que se realiza amanhã, o Pinhalnovense, segue no 6.º lugar com 26 pontos, menos 10 que o líder Atlético.

Os petizes estiveram animados no relvado do Castanheiro, em Sarilhos

Despertar o interesse dos jovens para a baliza é objectivo da acção

Selecção Sub-16 vitoriosa em Santiago e Sines A Selecção Nacional de fu-tebol Sub-16 somou dois triunfos nos particulares realizados frente à congé-nere da Áustria, no Munici-pal Miróbriga, em Santiago do Cacém (no dia 11) e no Municipal de Sines (dia 13), por 3-2 e 2-0, respectiva-mente. A presença da jovem equipa nacional no litoral alenteja-

no visou a realização de um estágio, que envolveu os dois jogos, com vista à pre-sença no Europeu da cate-goria agendado para 2012.Refi ra-se que, entre os dois desafi os, o conjunto orien-tado pelo Seleccionador Nacional Rui Bento reali-zou uma sessão de treino no relvado do Municipal de Santo André.Em Santiago do Cacém, a equipa nacional venceu por 3-2

Em Alcochete, o Foni acolheu mais de 250 crianças no escalão de traquinas

Foto

s: A

FS

DR

C.M

.S.C

.

futebol

CENTRO SOLIDARIEDADE SOCIAL PINHAL DE FRADES

Fundado em 13/02/1982, o emblema seixalense en-volve mais de duas dezenas de jovens praticantes de futsal nos campeonatos distritais de juvenis e iniciados.O ringue de Pinhal de Frades é o local da prática des-portiva do clube.

Page 4: Notícias AFS/10

[4]Notícias AFS > Janeiro 2011 arbitragem

ESCOLINHA DE FUTEBOLANTÓNIO PICA - ASSOCIAÇÃO

FCriada na Quinta do Conde, em 6/02/2004 a ‘esco-linha do Pica’ faz sonhar mais de 60 jovens no campo do Pinhal do General. No futebol, desde as idades de traquinas a juvenis, o emblema quintacondense faz-se representar em quatro campeonatos distritais.

SONHO XXI

Nascido em 25/02/2005, o emblema setubalense, que promove a prática do futebol jovem no Futindoor Ou-tdoor, em Setúbal, faz-se representar com mais de meia centena de crianças. A competição nas provas distritais está reservada a infantis e benjamins.7.

º A

NIV

ERSÁ

RIO

6.º

AN

IVER

SÁR

IOO 32.º aniver -

sá rio do Nú-cleo de Con-fraternização

dos Árbitros de Futebol de Santiago do Cacém (NCAFSC), assinalado no passado dia 7, assumiu-se como mais um marco de referência na pro-moção e discussão ab-erta à volta das questões do futebol à semelhança daquilo que o núcleo tem vindo a garantir nos últimos anos. Desta vez, os responsáveis da arbitragem santiaguen-se reuniram, após o jantar comemorativo, destacadas personalidades ligadas ao desporto-rei para deba-terem “Os líderes e a Arbi-tragem”. Um colóquio que motivou os oradores con-vidados, nomeadamente Olegário Benquerença (ár-bitro internacional), Luís Guilherme (presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol), Oc-távio Machado (treinador de futebol) e Vítor Proença (presidente da Câmara Mu-nicipal de Santiago do Ca-cém) e mais de 70 pessoas que encheram o auditório da Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, num debate moderado pelo jor-nalista Paulo Sérgio.Ao Notícias AFS Nuno Campos, presidente da direcção do NCAFSC, mostrou-se muito satis-feito com a realização de

um colóquio que durou mais de três horas. «Foi muito positivo. Os orado-res deram um contributo assinalável na discussão do tema proposto, que acabou por ser muito par-ticipativo».O dirigente realçou as

intervenções de Octávio Machado e de Olegário Benquerença, que «com base na experiências acu-muladas, partilharam di-versas histórias», que não deixaram de entusiasmar e assumir o interesse de todos os presentes, que

saíram mais enriquecidos a propósito de liderança e importância de ser lí-der nas várias vertentes desportivas associadas ao futebol.Refi ra-se que no colóquio estiveram os presidente da Direcção e Conselho de

Arbitragem da AFS, Sousa Marques e João Nortadas, respectivamente, bem como o presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Beja, José Soeiro, e re-presentantes dos núcleos de árbitros de Almada/Sei-xal, Barreiro, Pinhal Novo e Setúbal. Em jeito de balanço, Nuno Campos considerou a ini-ciativa «mais um sucesso» de um núcleo que, após algum adormecimento, «voltou há cerca de uma década a renovar dinâmi-cas e a fomentar o papel da arbitragem local».O dirigente do NCAFSC não esqueceu o apoio prestado pela Câmara Mu-nicipal e Junta de Fregue-sia de Santiago do Cacém, pois sem o qual não seria possível levar a efeito a re-ferida iniciativa.

Árbitros de Santiago do Cacém festejaram aniversário sob o signo da liderança

Pub.

O árbitro internacional barreirense, Bruno Paixão (na foto), foi nomeado para dirigir um dos jogos da Liga Europa agendados para os dias 15 ou 17 de Fevereiro, anunciou recentemente a FPF.A acompanhar o juiz com as insígnias FIFA, pertencente ao Núcleo de Confraternização dos Árbitros de Futebol do Barreiro, vão estar os árbitros assistentes Venâncio Tomé (Núcleo de Árbitros de Futebol de Almada/Seixal) e Ri-cardo Santos.A representação da arbitragem da AFS será igualmente assumida por João Ferreira (Núcleo de Árbitros de Futebol da Cidade de Setúbal) e Bruno Esteves (Núcleo de Árbitros de Futebol de Almada/Seixal), na qualidade de árbitros assis-tentes adicionais.

Quatro árbitros da AFSna rota da Liga Europa

António Magalhães (à esquer-da) com Lúis Guilherme

Paulo Sérgio, Olégário Benquerença, o edil Vítor Proença, Luís Guilherme e Octávio Machado em destaque

O Núcleo de Árbitros de Futebol Almada/Sei-xal (NAFAS) festejou no dia 12, em Fernão Ferro, Seixal, o seu 51.º aniver-sário, num convívio que juntou mais de 100 pes-soas, entre árbitros, diri-gentes associativos, res-ponsáveis autárquicos e governamentais.António Sérgio Maga-lhães, presidente da di-recção do NAFAS, disse ao Notícias AFS que a celebração «foi coroada de grande sucesso» e que «mostrou a força e o dinamismo do núcleo».Recorde-se que o NAFAS, no âmbito das comemora-ções, promoveu um coló-quio subordinado ao tema “ a Arbitragem e os seus Novos Desafios pós Elei-ções na FPF”, que contou com as intervenções, en-tre outros, de Vítor Pereira, presidente da CA da Liga, e Luís Guilherme, presidente da APAF.Recorde-se que o NA-FAS é um dos núcleos de árbitros do país com maior projecção, tendo nesta altura cerca de uma centena de fi liados.

Núcleo deAlmada/Seixal celebrou 51.º aniversário

FOTO

S: N

CAFS

C

NA

FAS

>> Nuno Campos (na foto) termina hoje os seus dois anos de mandato «de

actividade constante» à frente dos destinos do NCAFSC, associação com quase

meia centena de fi liados, entre árbitros, ex-árbitros e alguns amigos do núcleo.

Por motivos pessoais, o responsável deverá continuar ligado à direcção, mas

não na qualidade de presidente, cargo que diz ter desempenhado «com o

máximo sentido de entrega e responsabilidade que se exige».

Todavia, independentemente do nome do seu sucessor, há objectivos que não

mudarão no seio do núcleo. «Queremos continuar a formar árbitros e trazer mais

pessoas para a arbitragem. Tudo temos feito, dentro das nossas possibilidades, para

não refrear esta missão, assim as pessoas nos procurem e assumam este desafi o».

Recorde-se que no plano nacional, o NCAFSC apresenta dois árbitros assis-

tentes na Liga e tem uma equipa na Federação.

Formar é a grande ambição

DR