informativo esmatesmat.tjto.jus.br/portal/images/esmat/publicacoes/informativos/... · secretaria...

12
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TOCANTINENSE ANO 2013 ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT I S G T A R M A T A U D R R A O I T O R C E P A U N S T I A N L E O N C S S E E I S G T A R M A T A U D R R A O I T O R C E P A U N S T I A N L E O N C S S E E E T S A M E T S A M INVESTINDO NA FORMAÇÃO INVESTINDO NA FORMAÇÃO Informativo ESMAT Informativo Oficial da Escola Superior da Magistratura Tocantinense Janeiro a Junho de 2013 - Ano 3 - Número 5

Upload: buiduong

Post on 30-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ESCOLA SUPERIOR DAMAGISTRATURA TOCANTINENSE

AN

O 2

013

ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMATESMAT

ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT ESMAT

ISG TA RM A TA UD RR A

O I TOR

CEP A

U N

S T IA N

L E

O N

C S

S EE

ISG TA RM A TA UD RR A

O I TOR

CEP A

U N

S T IA N

L E

O N

C S

S EE

E TS AME TS AM

INVESTINDO NA FORMAÇÃOINVESTINDO NA FORMAÇÃO

Informativo Informativo ESMATInformativo Oficial da Escola Superior da Magistratura Tocantinense

Janeiro a Junho de 2013 - Ano 3 - Número 5

ESMAT

Expediente

Conselho Institucional e Acadêmico

Editorial

Informativo ESMAT - 1º Semestre - 2013www.tjto.jus.br/esmat

2

Presidência do ConselhoDesembargador Moura Filho

Diretoria Geral da ESMATDesembargador Marco Villas Boas

1ª Diretoria Adjunta - Conselho EditorialDesembargador Ronaldo Eurípedes

2ª Diretoria Adjunta - Conselho de CursosJuiz José Ribamar Mendes Júnior

3ª Diretoria Adjunta - Conselho de AltosEstudos e Pesquisa CientíficaJuiz Helvécio de Brito Maia Neto

Presidência da ASMETOOcélio Nobre da Silva (vice-presidente)

Diretor Geral do TJTOFlávio Leali Ribeiro

Ano 3, 1º Semestre 2013

Redação:Alessandra Malta, Irla Honorato

Edição:Alessandra Malta, Lily Sany Leite

Arte e Diagramação:Roberto Pires

Revisão Ortográfica:Maria Ângela Barbosa Lopes

Fotógrafos:Vinícius Fernandes, Heber Luis Fidelis,Ednan Cavalcanti

Supervisão:Lily Sany Leite

Tiragem: 1000Impressão: Gráfica Tocantins

m 2011, publiquei o artigo "Formação e Aperfeiçoamento da Magistratura Brasileira", no Boletim nº 12 da Escola Nacional de Formação e E Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) com uma frase que se

destacou em vários sites, entre eles o JusBrasil, que frisou os dizeres: "Juízes lidam com os mais preciosos bens do ser humano. Por isso, devem estar bem preparados, sob todos os aspectos".

Escrevi essa frase e todo o artigo na certeza da importância que a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) tem para a formação de magistrados e servidores no Tocantins, assim como as escolas de todo o Brasil têm para a Justiça Brasileira.

Centenas de cursos de formação, qualificação e aperfeiçoamento são ofertados diariamente nas modalidades presencial e à distância, possibilitando, com isso, que todas as comarcas do Tocantins também participem.

Em 2013, o ritmo dos trabalhos cresceu, é o ano do investimento na formação. Três Pós-Graduações Lato Sensu e um Mestrado. Conquista inigualável e de merecimento ao esforço da Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins, que acredita e investe em nossa Escola.

Nesse contexto, a formação inicial e contínua que a Esmat aplica tem aprimorado a percepção desses profissionais quanto a seus objetivos funcionais, e definido o papel-motor da formação na construção de um Poder Judiciário mais forte a partir do reconhecimento fundamental da "educação" como parâmetro imposto ao desenvolvimento.

Conscientes da necessidade de criarmos continuamente condições que permitam aos magistrados e servidores adquirir e manter esse nível elevado de consciência global que comporta suas funções com profissionalismo e diligência é que a cada ano a Esmat avança.

Nessa perspectiva, ficou reafirmada a missão da Escola Superior da Magistratura Tocantinense preparar, formar e aperfeiçoar cada vez mais nossos magistrados e servidores como apresenta este informativo.

Desembargador Marco Villas BoasDiretor Geral

Informativo ESMAT - 1º Semestre - 2013www.tjto.jus.br/esmat

3

PALAVRA DA PRESIDENTE

PRESIDENTE EMPOSSA NOVOS MEMBROS DO CONSELHO INSTITUCIONAL E ACADÊMICO DA ESMAT

DESEMBARGADOR MARCO VILLAS É RECONDUZIDO AO CARGO DE DIRETOR GERAL DA ESMAT

ntendo como fundamental propiciarmos o aperfeiçoamento, a qualificação e o intercâmbio pessoal e profissional dos magistrados e Eservidores, e atualizá-los sobre as inovações da Ciência Jurídica e dos

demais ramos do conhecimento. Aprofundar o estudo de disciplinas especializadas e promover o debate de questões relevantes ao exercício da magistratura é fundamental para a excelência da prestação jurisdicional.

A Escola Superior da Magistratura Tocantinense se reveste de grande significado para o Poder Judiciário Tocantinense e também para os demais Estados, por ser referência nacional em educação. É um farol norteador que permite a magistrados e servidores a aquisição de conhecimento de alto nível, garantindo a formação e o aperfeiçoamento na busca de uma Gestão Judiciária que contribui efetivamente para a justiça célere, acessível e de resultados que todos nós almejamos.

Desembargadora Ângela PrudentePresidente

desembargador Marco Villas Boas foi reconduzido ao cargo de diretor geral da Escola Superior da Magistratura OTocantinense, na solenidade de posse da nova mesa

Diretora do Tribunal de Justiça no dia 1º de fevereiro. A cerimônia aconteceu na sala de sessões do Tribunal Pleno.

Assumiu a Presidência da Corte a desembargadora Ângela Prudente; a Vice-Presidência, o desembargador Moura Filho; a Corregedoria Geral de Justiça, o desembargador Luiz Gadotti.

A gestão do desembargador Marco Villas Boas foi elogiada pelas autoridades e em especial pela nova presidente que frisou a importância da Esmat para uma prestação jurisdicional mais célere e eficaz.

presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, desembargadora Ângela Prudente, empossou os novos Amembros do Conselho Institucional e Acadêmico da

Esmat, composto pelo vice-presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargador José de Moura Filho; 1º diretor adjunto, desembargador Ronaldo Eurípedes; 2º diretor adjunto, Juiz José Ribamar Mendes Júnior; 3º diretor adjunto, Juiz Helvécio de Brito Maia Neto; o Juiz Océlio Nobre da Silva, representante da Asmeto e Flávio Leali Ribeiro, diretor geral do Tribunal de Justiça.

Na oportunidade, a presidente visitou as novas instalações da Esmat, acompanhada do diretor geral da Escola, desembargador Marco Villas Boas. Nessa visita, foi lançada a placa que registrou a data de abertura ao público e visita às novas instalações da Escola.

Informativo ESMAT - 1º Semestre - 2013www.tjto.jus.br/esmat

4

UM SALTO PARA A FORMAÇÃO: MESTRADO EM PRESTAÇÃO JURISDICIONAL E DIREITOS HUMANOS

AULA MAGNA

m junho de 2011 o desembargador Marco Villas Boas deu os primeiros passos para a concretização de um grande projeto ao E assinar um convênio com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) para a realização de Mestrado Profissional na área de Direito.

O segundo desafio era ter o projeto aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que é minuciosa na avaliação dos projetos. No dia 2 de julho a comemoração, o Ministério da Educação divulgou a aprovação do curso de Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos para magistrados e servidores do Poder Judiciário Tocantinense e membros da comunidade. A ESMAT e a UFT não mediram esforços para que o projeto fosse realizado com sucesso.

Em fevereiro, foi realizada uma Oficina de Prática Docente, a qual envolvia os professores da Universidade Federal do Tocantins que atuam no curso de Pós-Graduação Stricto Sensu e professores do corpo docente da Esmat. A oficina foi ministrada pelos professores da centenária faculdade de Coimbra, os doutores Jónatas Eduardo Mendes Machado e Maria Alexandra de Souza Aragão, que oportunizaram ao corpo docente da UFT e da ESMAT a realização do mapeamento e monitoramento das ações educativas, a fim de consolidar o programa no Tocantins.

dia 8 de abril de 2013 ficou marcado pela Aula Magna do pontuação, além da capacitação em si da gratificação O Mestrado. O Evento teve a apresentação da palestra do profissional; e a possibilidade de crescer na carreira acadêmica. Frei David Raimundo dos Santos, uma das mais importantes Outro fator que influenciou muito foi o fato de o mestrado ser lideranças do movimento negro brasileiro. oferecido ao Tocantins. Isso foi excelente, pois não é necessário

sair do Estado em busca de formação".A assessoria de comunicação da Escola conversou com alguns alunos sobre as expectativas desse novo Projeto. "Além da questão do merecimento e a temática dos Direitos

Humanos para quem atua na área da Infância e Juventude, o Para a professora do curso de Direito e Ciências Contábeis, Ana mestrado vai auxiliar no dia a dia, traduzindo-se em prestação Patrícia Rodrigues Pimentel, "a qualificação profissional na área jurisdicional, e fundamentar ainda mais nossas decisões". acadêmica vale como conhecimento para atuação como Julianne Freire Marques, juíza na Comarca de Araguaína, Vara professor-pesquisador; para a Instituição de Ensino como da Infância e Juventude.

Informativo ESMAT - 1º Semestre - 2013www.tjto.jus.br/esmat

5

diretor geral da Esmat participou da Reunião do Conselho Executivo da União Internacional de Juízes de OLíngua Portuguesa (UIJLP), na sede da Associação

Sindical de Juízes de Língua Portuguesa (ASJP), em Lisboa.

O encontro foi conduzido pelo presidente da UIJLP e diretor da Secretaria de Relações Internacionais da AMB, Antonio Rulli Júnior. O diretor da Esmat e presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil, desembargador Marco Villas Boas, também compôs a mesa de trabalho.

Na ocasião, o desembargador Marco Villas Boas recebeu das mãos do presidente da entidade desembargador-conselheiro José Mouraz Lopes o Medalhão da ASJP.

conjugação de esforços e vontades entre várias associações de juízes de países de Língua Portuguesa. A UIJLP é uma associação de cariz internacional que resulta da

DESEMBARGADOR MARCO VILLAS BOAS REALIZA CONFERÊNCIA EM COIMBRA

TJTO, FDUC E ESMAT TÊM TERMO DE COOPERAÇÃO ASSINADOS EM COIMBRA

DIRETOR DA ESMAT PARTICIPOU DE REUNIÃO DO CONSELHO EXECUTIVO DA UIJLP

diretor geral da Esmat, desembargador Marco Villas Boas, realizou palestra no Seminário "Formação de OMagistrados para uma Sociedade mais Justa e mais

Democrática", em Coimbra, no Centro de Estudos Sociais, com a intervenção do Professor Doutor Boaventura de Sousa Santos.

O diretor geral da Esmat sustentou, em sua apresentação, "que o ensino jurídico nas Universidades e nas Escolas de Magistratura têm sido eminentemente teóricos, dogmáticos e positivistas. Somente agora as Escolas de Magistratura e a Academia estão despertando para uma nova postura de reinterpretação do Direito de forma mais inclusiva, com a participação de outros atores do sistema e da própria sociedade para a construção de um direito mais respeitoso à dignidade

Santos, professor catedrático jubilado da Faculdade de humana, razão pela qual o magistrado deve ter acesso a uma

Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal formação e aperfeiçoamento voltados à multidisciplinaridade".

Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison e Global Legal Scholar da Universidade de Warwick.

Também como palestrante, o Doutor Boaventura de Sousa

ora já assinado pela ex-presidente desembargadora Jacqueline Adorno, e pela professora Anabela Maria Pinto de Rodrigues Miranda, a qual representou a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), Portugal.

O Termo prevê a realização de dois seminários anuais de 20 horas cada, tendo como tema Aspectos Relevantes da Organização Judiciária e Gestão Processual. Os seminários têm como objetivo fornecer aos magistrados, presentes ou futuros, um conjunto de informação que permita, no desenvolvimento do seu percurso acadêmico e profissional, compreender a realidade do Judiciário numa lógica de gestão dos tribunais e do processo, habilitando-os para uma nova compreensão das realidades do direito e da justiça, como também para a agilização de procedimentos na sua atividade diária, oi assinado em Portugal, Termo de Cooperação com o racionalizando o trabalho desenvolvido.Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, F

Informativo ESMAT - 1º Semestre - 2013www.tjto.jus.br/esmat

6

PÓS-GRADUAÇÃO EM PRESTAÇÃO JURISDICIONAL

MINISTRA CÁRMEN LÚCIA FALA PARA AS QUARENTA E DUAS COMARCAS DO ESTADO

REUNIÃO DO CONSELHO INSTITUCIONAL E ACADÊMICO DA ESMAT

oi aprovada pelo Edital nº 31/2012, publicado no Diário da Justiça nº 2.933, de 9 de agosto de 2012, a Pós-F

Graduação Lato Sensu em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos .

Ao todo, o curso disponibilizou cinquenta vagas distribuídas entre os magistrados, servidores do Poder Judiciário Tocantinense e servidores de Órgãos ou Instituições conveniadas com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense.

As aulas tiveram início no dia 13 de setembro, com o I Módulo. Atualmente, a Pós-Graduação Lato Sensu em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos está no seu VI Módulo.

recepcionada na Escola pela presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Ângela Prudente.

A ministra veio ao Tocantins a convite do desembargador Marco Villas Boas a fim de se reunir com todos os servidores da Corte do TRE-TO para falar sobre o Recadastramento Biométrico e apresentar as ações desenvolvidas pelo TSE.

Durante a visita, a presidente do TSE conheceu a estrutura da Esmat e parabenizou o diretor geral pelos trabalhos desenvolvidos.

No estúdio, durante seu pronunciamento, a ministra Cármen Lúcia ressaltou em sua mensagem "a importância da colaboração dos juízes e servidores para que se cumpra a

ministra Cármen Lúcia visitou, no dia 22 de março, a função que é entregue pelo cidadão brasileiro, qual seja, a de

Escola Superior da Magistratura Tocantinense, e, ao vivo, Aprestar uma jurisdição com ética e eficiência, fazendo com que

pronunciou para as quarenta e duas comarcas do Estado.o cidadão se sinta realmente servido. Esse é o papel dos servidores públicos," frisou a Ministra.

Acompanhada do diretor geral da Esmat e presidente do TRE-TO, desembargador Marco Villas Boas, a ministra foi

conselho Institucional e Acadêmico da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), em sua nova O

composição (gestão 2013-2014), realizou sua primeira reunião a qual contou com a presença ilustre da presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Ângela Prudente, que fez a abertura e presidiu os trabalhos.

A principal pauta da reunião foi a aprovação da Resolução de mais uma Pós-Graduação para magistrados e servidores.

Com a pós em Criminologia aprovada, a escola passa a oferecer três cursos Lato Sensu.

Informativo ESMAT - 1º Semestre - 2013www.tjto.jus.br/esmat

7

2ª TURMA DO CURSO DE SEGURANÇA JUDICIÁRIA PARA MAGISTRADOS

escola inovou mais uma vez, e em fevereiro de 2013 implementou o Certificado Digital. Os participantes dos cursos, A seminários e ciclos, promovidos pela Esmat, a partir deste ano, poderão imprimir o certificado de participação, em cursos e eventos, direto do seu computador, acessando a Secretaria Acadêmica Virtual (SAV).

A modalidade digital foi desenvolvida para agilizar a entrega dos certificados. Outro importante motivo é a preocupação da Escola com o meio ambiente. "Na era digital, economizaremos a impressão de milhares de folhas," ressalta Lily Sany Leite, supervisora tecnológica da Esmat.

O sistema está disponível no endereço eletrônico http://wwa.tjto.jus.br/secretaria_academica/

FERRAMENTA PARA IMPRESSÃO DE CERTIFICADOS DIGITAIS

PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

oi aprovada pelo Edital nº 032/2012, publicado no Diário da Justiça nº2933, págs. 11, 12 e 13, em 9 de agosto de 2012, a Pós-F Graduação Lato Sensu em Administração Pública com Ênfase em Administração do Judiciário.

Ao todo, o curso ofertou quarenta vagas distribuídas entre os magistrados, servidores do Poder Judiciário Tocantinense e servidores de Órgãos e Instituições conveniadas com a Esmat. Com duração máxima de dois anos e aulas presenciais na sede da Esmat, o curso será realizado num encontro mensal as quintas, sextas e sábados em datas e horários estipulados pela Escola.

O objetivo da Esmat, por meio dessas atividades de formação, é o de aperfeiçoar os conhecimentos dos servidores para pesquisa, desenvolvimento e aplicação na administração do Poder Judiciário.

evido ao grande sucesso da turma de 2012, a Esmat abriu a segunda turma do Curso de Segurança Judiciária para DMagistrados. No mês de abril, tiveram início as aulas na sede

campestre da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (ASMETO).

O curso teve como público alvo magistrados vitalícios, com o objetivo de proporcionar conhecimentos referentes à conduta de segurança, com ênfase na segurança pessoal, direção defensiva, armamento e tiro.

As aulas de defesa pessoal foram ministradas pelos instrutores Weber Silvério e Paulo César, perfazendo um total de 24 horas, com os seguintes temas: Segurança Pessoal para Magistrados; Direção Defensiva e Evasiva; Armamento e Tiro.

Informativo ESMAT - 1º Semestre - 2013www.tjto.jus.br/esmat

8

42 COMARCAS ALCANÇADAS

CURSO ATENDIMENTO AO PÚBLICO NO SERVIÇO PÚBLICO

CURSO INFORMÁTICA "CORPORATIVA”

poder Judiciário leva às 42 comarcas do Estado cursos de formação, capacitação e aperfeiçoamento por meio do sistema de O Educação à Distancia (EaD), com transmissão, ao vivo, via satélite.

Para este primeiro semestre, a Escola focou na elaboração de projetos que atendam a magistrados e servidores que atuam nas comarcas e, dessa forma, participem da vasta programação elaborada para formar, capacitar e aperfeiçoar, independentemente da distância e sem retirar o profissional do seu local de trabalho.

"Com a tecnologia de educação à distância aplicada pelo Poder Judiciário, nós servidores somos alcançados independentemente da distância de nossa Comarca. Antes, se quiséssemos nos qualificar, precisaríamos sair de nossas cidades até a capital. Com a Esmat, isso não é mais preciso, daqui mesmo recebemos os cursos de capacitação e qualificação necessários para a melhoria de nosso trabalho. Isso é evolução, que resulta especialmente em nosso desempenho." Alessandro Porto, da Comarca de Pedro Afonso.

Para este primeiro semestre, três grandes projetos estão sendo executados, são eles:

esenvolvido com o objetivo de capacitar magistrados e D servidores na utilização eficaz de recursos tecnológicos disponíveis no pacote Office e em Ambientes Virtuais de Aprendizagem do Poder Judiciário Tocantinense. Com o curso, magistrados e servidores estarão aptos para utilizar ferramentas tecnológicas importantes no desenvolvimento de suas atividades.

Poder Judiciário preocupado com o bom atendimento ao O público solicitou que a Esmat programasse este importante projeto com o objetivo de desenvolver as competências necessárias para o alcance da excelência nos serviços prestados; aprimorar a performance dos servidores com ênfase na postura ética, na educação e cordialidade; fornecer ferramentas eficazes em situações adversas, de acordo com os comportamentos que se apresentam em cada situação e desenvolver as competências relacionadas à comunicação, empatia, percepção e negociação para a efetivação de contatos produtivos e assertivos com os usuários.

ais uma vez a Esmat investe no curso de Redação Oficial. Confirmado o sucesso alcançado em 2012, a Escola realiza o curso Mcom o objetivo de aprimorar as habilidades necessárias à redação do texto oficial, que, como bem se reconhece, vai além do simples uso de fórmulas prontas. Mais do que apenas aplicar as regras gramaticais, uma boa redação necessita de ideias bem estruturadas, algo a que muitas vezes não nos atentamos, já que a preocupação desse tipo de texto está focada na utilização das diretrizes corretas.

CURSO REDAÇÃO OFICIAL

CURSOS PREVISTOS

ara o segundo semestre as atividades se intensificarão na Escola Superior da Magistratura Tocantinense. Já estão programados Pos cursos de capacitação e aperfeiçoamento nas áreas de: Técnica de Redação de Sentenças e Atualização em Direito Processual Civil. Para mais informações acesse o portal Esmat no endereço: www.tjto.jus.br/esmat

Informativo ESMAT - 1º Semestre - 2013www.tjto.jus.br/esmat

9

SEMINÁRIO SOBRE A LEI Nº 12.594, DE 2012, FOI REALIZADO EM PALMAS

ransmitido para as quarenta e uma comarcas do Estado, a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) Trealizou, no dia 10 de maio, o Seminário sobre a Lei nº

12.594, de 2012, Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).

O Seminário teve como objetivo aprofundar as questões pertinentes ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), com abordagens teóricas e práticas do processo e dos procedimentos de atendimento ao adolescente em conflito com a Lei, desde a sua apreensão até a inclusão dele no programa de egressos, quando necessário.

Para a coordenadora do Seminário, a juíza Julianne Freire e trouxe aos presentes discussões importantíssimas para Marques, do Juizado Especial da Infância e Juventude da toda a sociedade".Comarca de Araguaína, "o evento supriu todas as expectativas

s encontros do Copedem visam reunir os diretores das Judiciais e de Magistratura com ênfase em “A obrigatoriedade Escolas de Magistratura e Judiciais do Brasil para discutir dos cursos de aperfeiçoamento”. Otemas relevantes ao bom funcionamento das

Instituições e traçar os objetivos pertinentes aos temas Durante a abertura do Evento o desembargador Marco Villas abordados. No XXXI Encontro do Colégio Permanente de Boas, diretor geral da Esmat, foi homenageado com a Medalha Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura, não foi de Mérito da Escola Superior da Magistratura de Pernambuco diferente. Realizado em Recife (PE) no período de 16 a 19 de (Esmape), sendo reconhecido pelos relevantes serviços maio deste ano, o Encontro abordou temas como a prestados às Escolas da Magistratura no Brasil.Autonomia Orçamentária, Financeira e de Gestão das Escolas

Na manhã de sexta-feira, 17/5, um fato marcou o XXXI Encontro do Copedem. Durante os trabalhos, foi realizada a eleição da diretoria do Colégio para o biênio 2013-2015. Por aclamação, os desembargadores Antonio Rulli e Marco Villas Boas foram reeleitos presidente e vice-presidente do Copedem.

O Copedem se tornou, importante foro de debate pelo qual se busca o aprimoramento da Magistratura Estadual, com vistas à excelência da prestação jurisdicional.

O XXXI Encontro do Copedem resultou na Carta de Recife, que se resume em diretrizes que devem assegurar a obrigatoriedade da formação e educação continuada de magistrados e servidores do Poder Judiciário, tanto no âmbito estadual quanto federal.

XXXI ENCONTRO DO COPEDEM DISCUTE OBRIGATORIEDADE DE CURSOS PARA A MAGISTRATURA

Informativo ESMAT - 1º Semestre - 2013www.tjto.jus.br/esmat

10

CURSO PARA EQUIPES MULTIDISCIPLINARES DAS VARAS DE COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR

ESMAT REALIZOU TREINAMENTO EM POLÍTICAS PÚBLICAS DE CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO EM PARCERIA COM O CNJ

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CRIMINOLOGIA

magistrados, servidores, promotores, defensores públicos, delegados e estagiários que atuam nas Varas de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, nas Comarcas de Araguaína, Gurupi e Palmas-TO.

A aulas foram ministradas na modalidade presencial, na sede da Esmat, contando com os seguintes professores: Alda Ribeiro, psicóloga e servidora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal; Maria Martins Juras, mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB), e técnica judiciária; Raquel Guimarães, mestre em Sociologia, bacharel em Serviço Social e Direito, analista judiciário – Serviço Social –; e Márcia Maria Borba Lins da Silva, especialista e analista judiciário – Serviço Social.

O curso foi realizado no Dia da Mulher, numa data tão simbólica para as mulheres. A Esmat se preocupou em

escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) promover um curso voltado para as mulheres tocantinenses, realizou, em março, o curso de Capacitação para Equipes A com o objetivo de fornecer conhecimentos e parâmetros

Multidisciplinares das Varas de Combate à Violência Doméstica quanto aos processos de trabalho e procedimentos e Familiar Contra a Mulher. operacionais padrão nas Varas de Combate à Violência

Doméstica e Familiar Contra a Mulher do Estado.O curso contou com trinta alunos matriculados entre

s inscrições para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Criminologia, promovido pela Escola Superior da A

Magistratura (ESMAT), aconteceram no mês de março de 2013. O curso terá duração máxima de dois anos, com aulas presenciais na sede da Esmat. O encontro será mensal as quintas, sextas e sábados nas datas e horários a serem disponibilizados pela Escola.

A Pós-Graduação em Criminologia divide-se em dezoito disciplinas, sendo onze professores-doutores e sete mestres. O curso tem como principal objetivo promover a formação no domínio do Fenômeno Criminógeno, numa perspectiva multidisciplinar destinada principalmente aos profissionais das áreas da Justiça, da Segurança e da Intervenção Psicossocial.

Os cinquenta alunos matriculados no curso, entre Ciências Contábeis, Pedagogia e Assistência Social, tiveram no magistrados, servidores do TJ e servidores de Órgãos mês de maio aulas dos Módulos I e II da Pós-Graduação em conveniados, profissionais do Direito, Psicologia, Letras, Criminologia.

conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com a Esmat, realizou o Treinamento em Políticas Públicas de OConciliação e Mediação, para fins de promoção por

merecimento, nos termos da Resolução nº 2 da Enfam.

O curso aconteceu na modalidade presencial, no auditório da Esmat, nos períodos matutino e vespertino, num total de 8 horas-aula. Participaram como instrutoras as professoras e magistradas do TJSE, Dauquíria de Melo Ferreira e Maria Luiza Foz Mendonça.

Os cinquenta alunos matriculados no treinamento estiveram em sala com o objetivo de capacitar magistrados quanto às práticas voltadas para a solução adequada de conflitos.

Informativo ESMAT - 1º Semestre - 2013www.tjto.jus.br/esmat

11

Artigo

Esse modelo de disciplina contará com o acompanhamento da Escola Nacional, bem como com o das Escolas Estaduais e Federais, empenhadas no propósito de bem formar o estudante vocacionado para a carreira de juiz.

Esta ação de nada valeria se, após seu ingresso, o juiz não tiver uma dimensão da importância do Poder Judiciário e sua interligação com os demais poderes da República. Assim, as Escolas Estaduais e Federais preparam os magistrados recém-ingressos para a prática da atividade forense.

Nessa trajetória inicial da carreira e aliada aos propósitos das Escolas, a ENFAM acolhe o magistrado recém-ingresso para que, na Capital da República, transite pelas instituições governamentais que orbitam em torno do Poder Judiciário e participe de uma verdadeira imersão em mecanismos de Políticas de Estado que muito podem contribuir para o bom exercício da função jurisdicional.

estudo sobre a importância de se promover a Além do contato com os diversos órgãos de governo interligados constante formação de magistrados precede à Ocom o papel do magistrado, há também o momento em que os análise quanto ao número de cursos jurídicos no Brasil. juízes vivenciam a missão constitucional atribuída aos Tribunais Superiores, oportunidade em que se reconhecem incorporados ao O tema reveste-se de grande relevância na medida em Poder Judiciário. que a formação básica dos futuros operadores do direito

repercute em todas as fases a serem percorridas no De igual forma, o trabalho de formação inicial provoca no desenrolar das carreiras jurídicas e, em especial, da magistrado recém-ingresso reflexão no sentido de que ele não faz magistratura. parte apenas de um mundo localizado na extensão de sua comarca, mas integra uma nação e seu papel como agente político o torna A Ordem dos Advogados do Brasil atestou o número de responsável pela credibilidade de um Poder exercido em nome da 1.210 cursos de direito existentes no Brasil e, desse total, República.apenas 7,4% obtiveram o "Selo OAB" (dados veiculados

em 24/11/2011), o qual representa o reconhecimento de A realização do Curso de Iniciação Funcional - Módulo Nacional visa qualidade de ensino jurídico definido com base nos alertar o magistrado ao conjunto de direitos e garantias trazidos pela índices obtidos nos Exames da Ordem e no Exame ordem constitucional de 1988.Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).

Complementar as estas iniciativas tem-se a modalidade de De acordo com esse cenário, o cuidado com a formação formação continuada do juiz, que revela não só a preocupação com básica dos futuros operadores do direito não deve se a formação propriamente dita, mas, sobretudo, com a restringir às ações desenvolvidas pelas instituições de transformação da cultura de quem vivencia a carreira há mais ensino jurídico, mas também pelas instituições que tempo.receberão os profissionais do direito, após a conclusão no

curso de graduação. Nesse cenário, a formação do magistrado deverá abandonar a tradição dogmática e reducionista da imagem deste profissional Nesse sentido, a ENFAM, de maneira inédita no Brasil, como mero autômato da aplicação da lei. Um maior preparo em sua lançou o Projeto "Magistratura - Vocação e Desafios", formação e reciclagem de seus conhecimentos são peças formando parcerias com instituições de ensino superior fundamentais para atuar nesta configuração. para a implementação de matéria eletiva, ainda na

graduação. O objetivo é chamar a atenção do acadêmico Assim, a formação adequada do magistrado brasileiro é missão para o papel institucional e humano do magistrado perene para a Escola Nacional e, bem assim, para as Escolas quando do exercício de um dos poderes da República. Estaduais e Federais de Magistrados, de modo a contribuir para o desenvolvimento justo e saudável do nosso País.A proposta trazida pela ENFAM para as faculdades de

direito tem a finalidade de provocar no acadêmico reflexão Ricardo Chimentisobre as responsabilidades que circundam a vida Juiz Auxiliar da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento profissional, social e familiar do magistrado, possibilitando de Magistrados (ENFAM)ao aluno verificar sua real vocação profissional.

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOS MAGISTRADOS PARA O PODER JUDICIÁRIO

Diretoria GeralDesembargador Marco Villas BoasDiretoria ExecutivaAna Beatriz de Oliveira PrettoAssessoria de Planejamento e Desenvolvimento InstitucionalMaria Luiza C.P. NascimentoAssessoria Acadêmica e PedagógicaDébora Regina Honório Galan

"A Esmat tem sido de suma importância para a capacitação profissional do servidor público, que está ampliando seus conhecimentos para uma melhor prestação jurisdicional. Antes nós não tínhamos essa oportunidade, cada um fazia por conta própria, da forma que podia, hoje não, a Esmat tem aberto esse leque de transmissão de conhecimento, que tem sido de fundamental importância para que cada servidor desempenhe sua função, com um trabalho de qualidade e compromisso com o Judiciário, melhorando cada vez mais sua atuação".

Mária Rodrigues NogueiraEscrivã - Comarca de Palmas

"A Esmat como uma escola, que busca a formação e a qualificação dos servidores, tem se tornado de grande importância para o Judiciário Tocantinense, haja vista que com a disposição de excelentes cursos periódicos torna-se uma incentivadora para membros e servidores, que podem buscar um aperfeiçoamento contínuo e consequentemente oferecer um serviço eficiente e eficaz a toda sociedade".

Jamisson Silva SantosContador Distribuidor - Comarca de Novo Acordo

Equipe TécnicaAlessandra Viana Malta, Andréia Teixeira Marinho Barbosa, Anna Paula A. M. Falcão Coelho, Bruno Odate Tavares, Cynthia Valéria C. Aires, Daniella Tavares de Sá, Ednan Oliveira Cavalcanti, Francisco Erasmo Batista, Grazielle Coelho Borba Neres, Irla Honorato Oliveira, Jadir Alves de Oliveira, João Leno Tavares Rosa, Leandro H. Costa Silva, Lilian Gama da Silva, Lily Sany Silva Leite, Maria Ângela Barbosa Lopes, Maria Aparecida G. B. Reis, Mária Rúbia G. da Silva Abalem, Marcela Santa Cruz Melo, Neuton Pereira Melo Junior, Paulo Ricardo Nardes Marques, Roberto Carlos Pires, Silvânia Melo de Oliveira Olortegui, Suel Martins Oliveira , Taynã Nunes Quixabeira, Vanice Lunkes Gotz, Vinícius Fernandes Barboza.

Depoimentos

www.tjto.jus.br/esmat [email protected]

"Na minha concepção, o trabalho da Esmat tem sido excepcional desde o início, com o desenvolvimento de diversos cursos e agora incrementado com o Mestrado. Isso tem sido ressaltado pelos próprios alunos nas aulas do mestrado. São cursos de extrema importância para nossa qualificação e trabalho, e o que espero é que continue com esse mesmo ritmo, porque o resultado tem sido muito produtivo tanto para os magistrados como para os servidores. Era uma reclamação constante, quando entrei na magistratura há cinco anos, a falta de qualificação, especialmente dos servidores e hoje isso já não pode mais ser reclamado porque tem sido suprido pelos cursos que a Esmat tem promovido".

Edssandra Barbosa da SilvaJuíza - Comarca de Natividade

"O trabalho desenvolvido pela Esmat é uma grande surpresa, haja vista que estou neste Estado há cinco anos e o que percebo é que o fato de o Estado ter sido criado há pouco tempo, grande parte das Instituições Públicas está em processo de amadurecimento físico e institucional. Ao contrário da Esmat que já possui amadurecimento tanto físico quanto institucional, com a parte física bem estruturada, apoio em relação aos cursos, ao material didático e aos servidores. A Esmat tem sido presente por meio do sistema EaD. Com a utilização dos vídeos-aula e dos fóruns, sentimos a presença da Esmat no interior do Estado. Desde a criação do Estado, em 1988, a Esmat, ao contrário de grande parte das instituições, tem desempenhado muito bem seu papel e permite que realidades como a minha sejam transformadas. E não tenho dúvida de que o que a Esmat é hoje se deve a quem dirige e trabalha na Escola, que não é uma ou outra pessoa, é uma série de pessoas".

Fábio Costa GonzagaJuiz - Comarca de Guaraí