informativo prêmio antp de qualidade n. 62

12
Informativo do Prêmio ANTP de Qualidade Nº 62 • Edição Especial Prêmio ANTP de Qualidade reconhece 15 organizações do setor de Transporte e Trânsito O Prêmio ANTP de Qualidade premiou no dia 08 de outubro de 2013 as empresas que se destacaram na nona edição do Ciclo. Realizada durante o 19º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito. A cerimônia ocorreu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, e contou com cerca de 1.500 participantes. A cerimônia premiou 15 organizações do setor público e privado com os Troféus Referencial de Excelência, Ouro, Prata e Bronze, conforme o grau de aderência aos critérios do Prêmio e os resultados obtidos. Foi um momento de reconhecimento às empresas que adotaram os critérios do programa e que a partir disso, melhoraram sua organização. A coordenadora Nacional do Prêmio, Denise Cadete Gazzinelli, fez um balanço das atividades e da ampla di- vulgação do mesmo em eventos representativos para o setor, destacando que a premiação é o coroamento de todas as ações desenvolvidas ao longo dos dois anos de duração do ciclo. Todas as empresas inscritas foram visitadas e receberam seu relatório de realimentação. Destaque e reconhecimento para os homenageados Páginas 2 e 3 De olho no futuro: estratégia e competitividade são debatidos no 9º Ciclo Página 12 Conheça os premiados do 9º Prêmio ANTP de Qualidade Páginas 4 a 7 “Com a autoavaliação é possível melhorar as práticas de gestão, e em consequência melhorar o desempenho da organização”, disse. Ao todo, as ações do Prêmio envolveram 711 organi- zações, que participaram das atividades de mobilização e capacitação. As candidatas foram avaliadas segundo oito critérios: liderança; estratégias e planos; foco nos clientes; foco na sociedade; informações e conhecimento; gestão de pessoas; gestão de processos; e resultados. Em seu discurso, o presidente da ANTP, Ailton Bra- siliense, destacou que o prêmio é uma forma de dar visi- bilidade ao trabalho que é feito para os usuários o que se reflete em melhorias para todo o sistema de transporte. “A cidade será melhor se tivermos um transporte púbico melhor do que temos. O objetivo da ANTP é provocar empresários e entidades públicas para termos cidades melhores com pessoas que estejam se sentindo bem amparadas nos seus processos do dia a dia, pois há um contingente de profissionais trabalhando para isso”. QUALIDADE

Upload: premio-antp-de-qualidade

Post on 22-Feb-2016

226 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo Prêmio ANTP de Qualidade N. 62

Informativo do Prêmio ANTP de QualidadeNº 62 • Edição Especial

Prêmio ANTP de Qualidade reconhece 15 organizações do setor de Transporte e Trânsito

O Prêmio ANTP de Qualidade premiou no dia 08 de outubro de 2013 as empresas que se destacaram na nona edição do Ciclo. Realizada durante o 19º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito. A cerimônia ocorreu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, e contou com cerca de 1.500 participantes.

A cerimônia premiou 15 organizações do setor público e privado com os Troféus Referencial de Excelência, Ouro, Prata e Bronze, conforme o grau de aderência aos critérios do Prêmio e os resultados obtidos. Foi um momento de reconhecimento às empresas que adotaram os critérios do programa e que a partir disso, melhoraram sua organização.

A coordenadora Nacional do Prêmio, Denise Cadete Gazzinelli, fez um balanço das atividades e da ampla di-vulgação do mesmo em eventos representativos para o setor, destacando que a premiação é o coroamento de todas as ações desenvolvidas ao longo dos dois anos de duração do ciclo. Todas as empresas inscritas foram visitadas e receberam seu relatório de realimentação.

Destaque e reconhecimento para os homenageados

Páginas 2 e 3

De olho no futuro: estratégia e competitividade são debatidos no 9º Ciclo

Página 12

Conheça os premiados do 9º Prêmio ANTP de Qualidade

Páginas 4 a 7

“Com a autoavaliação é possível melhorar as práticas de gestão, e em consequência melhorar o desempenho da organização”, disse.

Ao todo, as ações do Prêmio envolveram 711 organi-zações, que participaram das atividades de mobilização e capacitação. As candidatas foram avaliadas segundo oito critérios: liderança; estratégias e planos; foco nos clientes; foco na sociedade; informações e conhecimento; gestão de pessoas; gestão de processos; e resultados.

Em seu discurso, o presidente da ANTP, Ailton Bra-siliense, destacou que o prêmio é uma forma de dar visi-bilidade ao trabalho que é feito para os usuários o que se reflete em melhorias para todo o sistema de transporte. “A cidade será melhor se tivermos um transporte púbico melhor do que temos. O objetivo da ANTP é provocar empresários e entidades públicas para termos cidades melhores com pessoas que estejam se sentindo bem amparadas nos seus processos do dia a dia, pois há um contingente de profissionais trabalhando para isso”.

QuAliDADe

Page 2: Informativo Prêmio ANTP de Qualidade N. 62

2

Homenagens do 9° CiClo

Durante a cerimônia de pre-miação do 9º Ciclo a organização do Prêmio prestou uma homenagem pública aos seus diversos colabo-radores.

Trata-se de um reconhecimento ao empenho e ao trabalho voluntá-rio nos segmentos: Apoio Institu-cional, Prêmio Regional Parceiro, Reconhecimento aos Palestrantes Apoiadores, Reconhecimento aos Examinadores, aos Juízes e à Comis-são da Qualidade e Produtividade da ANTP.

Juntamente com a Coordena-dora Denise Cadete, a equipe da ge-rência Executiva do Prêmio ANTP de Qualidade fez a entrega das placas de homenagem. Alexandre Resen-de, gerente de mobilização e capa-citação, Valeska Peres, gerente de Marketing, João Batista, gerente de

Trabalho reconhecido

Candidatura, Paulo Afonso Lopes, gerente da Banca Examinadora e Cássia Terence, gerente Financei-ro, reconheceram a importância do trabalho dos colaboradores e iniciaram as homenagens.

A Coordenadora Nacional do Prêmio, Denise Cadete Gazzinelli, também foi homenageada pela

O Prêmio ANTP de Qualidade ao longo de sua trajetória tem contado com o apoio e participação de inúmeras pessoas que estão incorporadas a sua história e aos seus bons resultados.

“O Prêmio ANTP de

Qualidade transcende a

gestão dos cinco setores

envolvidos, ele transborda

para a sociedade com uma

mensagem clara de que

há pessoas como vocês,

empresários e gestores,

trabalhando e fazendo

um transporte coletivo de

qualidade. O prêmio e as

empresas são exemplos de

capacidade e resultado.”lélis Marcos Teixeira, representando

todos os homenageados

2

Todos os homenageados e a gerência executiva do Prêmio

foram convidados ao palco com suas respectivas premiações

Page 3: Informativo Prêmio ANTP de Qualidade N. 62

3

ANTP, recebendo das mãos do presi-dente da entidade, Ailton Brasilien-se, um troféu e o reconhecimento pelo trabalho que desenvolve a fren-te do Prêmio ANTP de Qualidade.

Discursando em nome dos ho-menageados, Lélis Marcos Teixeira, presidente da Federação das Empre-sas de Transportes do Rio de Janeiro, falou sobre o prêmio e o quanto a ANTP foi visionária. “Há 36 anos a ANTP transmite conhecimento e

HOMeNAGeADOS

COMiSSãO DA QuAliDADe e PrODuTiviDADe DA ANTPw João Batista M. Ribeiro Neto – Presidente da Comissão da

Qualidade e Produtividade da ANTP

BANCA De JuízeSw Lélis Marcos Teixeira – Presidente da Federação das Empresas

de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro

PAleSTrANTeSw Miguel Sérgio Lima – Companhia de Transportes Urbanos da

Grande Vitória (Ceturb-GV – Vitória-ES) w Silvio Carlos Goulart de Leão – Empresa de Transportes Viamão

Ltda (Viamão – RS)w João Roberto Cardoso Vicente – Expresso Medianeira Ltda (Santa

Maria – RS)

BANCA exAMiNADOrAw Paulo Afonso Lopes da Silva – Gerente da Banca Examinadora

do Prêmio ANTP de Qualidadew Silvana Carvalho Hoffmann – Instrutora da Banca Examinadora

e Examinadora Sênior do Prêmio ANTP de Qualidadew Luis Francisco Tomazzi Prosdocimi – Examinador Sênior do

Prêmio ANTP de Qualidade

estimula o transporte coletivo. Essa é uma mensagem de toda a socie-dade que busca um transporte de qualidade. O prêmio, com 18 anos, com uma visão antecipada, é um exemplo de iniciativa que outros se-tores precisam ter. Há dois anos fui convidado para participar da banca de juízes e foi uma honra conhecer os critérios justos e transparentes de uma equipe que faz um trabalho de referência em todo o país, dando ideia da importância do prêmio e da qualidade dentro das empresas, do seu papel na sociedade”.

3

Silvana Carvalho Hoffmann recebeu

homenagem de valeska Perez Pinto

João Batista, Presidente da Comissão da Qualidade e Produtividade da ANTP

comemorou o troféu recebido

Ailton Brasiliense, Presidente da ANTP discursa durante a solenidade de premiação

Os palestrantes Miguel Sérgio, Silvio Goulart e João vicente receberam homenagem de Alexandre resende

Page 4: Informativo Prêmio ANTP de Qualidade N. 62

4

“A Ceturb recebe o prêmio com muita honra e alegria por que representa um trabalho que se iniciou em 1995 e que hoje, através de um esforço de equipe e de busca de excelência em todos os processos de gestão da empresa, beneficia o nosso cliente máximo que é o usuário. Ao longo desse período utilizamos a metodologia do Prê-mio para aperfeiçoamento do nosso processo e recebemos o troféu com muita responsabilidade, pois o segredo do sucesso é trabalho, trabalho e trabalho.”

Léo Cruz - Presidente da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória – CETURB-GV (Categoria

Órgãos Gestores de Transporte e Trânsito)

“Somos uma empresa que já vem ao longo do tempo bus-cando a excelência, já somos certificados pela ISO 9001 desde 2001. Em 2007 participamos do Prêmio e fomos finalistas, e para nós, conquistar o troféu ouro é uma honra, por que mostra que estamos no caminho rumo à excelência. Todas as pessoas envol-vidas trabalharam muito em todos os critérios para implementar a metodologia na empresa, desenvolver e dar prosseguimento. É uma honra para a empresa ganhar este troféu e continuar buscando mais um troféu ouro no próximo ciclo e quem sabe o referencial de excelência”.

Fernando Netto - Viação Nossa Senhora das Graças S/A (Categoria Operadoras Rodoviárias Urbanas e Metropolitanas)

premiados

“O Prêmio é uma consequência do pro-cesso que foi implantado dentro da empresa durante os dois anos com trabalho desenvol-vido em prol da comunidade, da sociedade, usuários, colaboradores. O empolgante é o envolvimento dos colaboradores, que difun-dem o Prêmio, se empolgam e começam a gerir as ferramentas e o resultado é a con-gratulação. Conquistar o Prêmio não é tão difícil, o mais difícil é manter. Qualidade só tem um começo, não tem fim e no decorrer do tempo está sempre em mutação”.

Paulo Saccol - Medianeira Dourados Transportes Ltda (Categoria Operadoras Rodoviárias

Urbanas e Metropolitanas)

Page 5: Informativo Prêmio ANTP de Qualidade N. 62

5

“O Troféu Prata foi muito comemorado e avaliamos o resultado como excelente, por ser a primeira vez no Prêmio, frente a tantas outras organizações que participam a mais tempo. Esse reconhecimento só faz com que busquemos, cada vez mais, implementar novas práticas de gestão e apri-morar as já existentes para resultados melhores a cada dia. A expectativa é no próximo ciclo sair com o Troféu Ouro e nossa meta é “Vencer até 2016 o Prêmio ANTP de Qualidade”. Para a Lourdes essa competição saudável, faz com que a busca seja o máximo pela excelência, pois acreditamos que isso acarretará em um padrão na forma de gestão para todos os interessados, gerando clientes satisfeitos.”

João Arthur Valente - Viação Nossa Senhora de Lourdes S/A

“O segredo de conquistar o Prêmio da ANTP é não querer. É de fundamental importância que a empresa compreenda o seu propósito, conheça o público para o qual presta serviços e tenha como meta atender aos requisitos da sua clientela, agregar valor a sociedade, acionistas e colaboradores. Queríamos agregar valor para às partes interessadas, mas as normas são modelos e direcionadores importantes e o Prêmio agregou muito valor para nós, por que nos levou a uma nova reflexão e trouxe um motivador importante para o nosso pessoal, mesmo que o Prêmio não seja o objetivo da empresa, ele é motivador.”

Indiara Ferreira - HP Transportes Coletivos Ltda (Categoria Operadoras Rodoviárias Urbanas e Metropolitanas)

“O Grupo Leblon por meio da aplicação dos Critérios de Qualidade da ANTP, consegue solidificar ainda mais seus princípios cristãos de excelência, simplicidade e dedicação na prestação dos serviços. Integridade, dignidade e cortesia nas relações entre colaboradores, usuários do transporte coletivo e órgão gestor, assim como o respeito e cuidado ao meio ambiente. E isso tudo só é possível graças ao empenho e dedicação de todos os nossos cola-boradores. Sendo assim, ser reconhecida entre as melhores empresas do Brasil em nosso segmento valoriza ainda mais aquilo que, para nós, faz parte de nosso dia a dia que é: Servir com excelência à Excelência”.

Haroldo Isaak - Leblon Transporte de Passageiros Ltda e Viação Nobel Ltda

Page 6: Informativo Prêmio ANTP de Qualidade N. 62

6

“Esse Prêmio tem uma importância muito grande para nós, pois traz o conhecimento de nosso negócio e estimula a superação de todos que fazem a empresa, principalmente o próprio gestor. A busca do Prêmio também gera novas ideias que acabam trazendo sempre diversas melhorias ao negócio, motivando e aumen-tando a satisfação de todos. Nossa meta é manter o foco na melhoria contínua e com isso conquistar novos prêmios, elevando nosso compromisso com colaboradores, sócios e clientes. Por fim, esse Prêmio é o coroamento do êxito do tra-balho de todos colaboradores da nossa empresa.”

Honório Gonçalves da Silva Neto - Mobibrasil Transporte

São Paulo Ltda (Categoria Operadoras Rodoviárias Urbanas e

Metropolitanas)

“A empresa tem partici-pado de prêmios de qualidade desde 1997. O planejamento tem se revelado o principal mecanismo de gestão, pois tínhamos estratégias, planos, objetivos e indicadores. Sem-pre motivamos que nossos colaboradores participassem como examinadores do Prê-mio e são experiências que se tornaram interessantes para a vida profissional. O Prêmio veio coroar todo o trabalho que vinha sendo feito pela Trensurb.”

Aldir Siefried - Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S/A –

TRENSURB (Categoria Operadoras Metroferroviárias Urbanas e

Metropolitanas)

“Participar do Prêmio é a demonstração de estar sem-pre se renovando, procuran-do aplicar as boas práticas do mercado. Vemos iniciativas assim, como forma de incen-tivar as organizações a sempre inovar e buscar o aperfeiçoa-mento de seus processos e o desenvolvimento de sua força de trabalho. O Prêmio para a Viação Urbana representa o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, e sempre que somos premiados é como se fosse a primeira vez. A cada edição, nossa responsabilidade aumenta, pois quem está no topo tem uma responsabilida-de muito maior em não perder a qualidade conquistada.”

Gustavo Porto Lima - Viação Urbana Ltda (Categoria

Operadoras Rodoviárias Urbanas e Metropolitanas)

“Há muito tempo a BHTrans tem feito O esforço de aumentar o padrão de qualidade e melhorar o nível de gestão. Refizemos o plano estratégico da empresa na linha de uma visão de futuro de uma empresa reconhecida por seus resultados com competência, pela comunidade técnica e pela sociedade e comunidade que atende. O Prêmio ainda não é o coroamento do esforço, mas mostra que estamos no caminho certo.”

Ramon Victor Cesar - Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A BHTRANS (Categoria Órgãos Gestores de Transporte e Trânsito)

premiados

6

Page 7: Informativo Prêmio ANTP de Qualidade N. 62

7

“A gente vem aqui representando os verdadeiros ganhadores do Prêmio que são os colaboradores que estão dentro da empresa. As ações feitas para aumentar a mobilidade são antipáticas, mas precisam ser feitas. O Prêmio maior já vem sendo conquistado ao longo dos dois anos em que trabalhamos as ferramentas de gestão e apuramos o nosso know how dentro da empresa.”

Paulo Roberto Saccol - MTU – Medianeira Transporte Ltda (Categoria Operadoras Rodoviárias Urbanas e Metropolitanas)

“Foi uma honra participar e uma enorme satisfação de sermos a primeira empresa de Fretamento a recebermos a distinção de um Prêmio com representatividade nacional. Estamos trabalhando em cima dos pontos de melhorias apontados no Relatório que recebemos.”

João Bosco Benetti - Vésper Transportes Ltda (Operadoras de Serviços de Fretamento)

“É uma grande satisfação ter recebido esta premiação, que é o resultado de um traba-lho feito com muita dedicação e empenho por todos da em-presa. Este reconhecimento coloca a Viação Piracicabana entre as melhores empresas de transporte do país e significa a consolidação de nossa ima-gem no mercado, o reconhe-cimento das práticas diárias e certifica o compromisso com a qualidade na prestação de serviço. A busca pela melhoria é contínua, agora com foco no troféu categoria Ouro no próximo ciclo.”

Alceu Cremonesi Junior - Diretor Viação Piracicabana

“O prêmio ANTP nos proporciona pen-sar a empresa sob todos os aspectos e é mais um recurso importante para nos impulsionar para frente. Participamos dos dois últimos ciclos e esperamos estar presentes em 2015, porque vale à pena, independentemente do resultado que se irá obter.”

Maria Augusta Grangeiro Meirelles - Transportadora Itamaracá Ltda (Categoria

Operadoras Rodoviárias Urbanas e Metropolitanas)

7

Page 8: Informativo Prêmio ANTP de Qualidade N. 62

8

apoio instituCional

Credibilidade e qualidade

“As empresas associadas da ABRATI mantém um elevado padrão de qualidade nos serviços que presta, haja vista o alto grau de aprovação que as pesquisas apontam sobre a satisfação dos passageiros. Assim, nada mais natural que a nossa associação apoie, como vem fazendo há anos, o Prêmio ANTP de Qualidade. São metas que as nossas associadas vem perseguindo, com sucesso. É importante frisar que temos com a ANTP uma parceria semelhante com a instituição há três anos, o Prêmio ANTP/ABRATI de Boas Práticas. Sucesso absoluto junto às empresas de transporte rodoviário de passageiros, o prêmio vem atraindo cada vez mais companhias que buscam aprimorar suas práticas de gestão. Assim, agora com a Premiação do 9º Ciclo do Prêmio ANTP de Qualidade, realizada em Brasília, só temos que parabenizar a ANTP e reafirmar nosso compromisso de apoio nos próximos anos”.

Presidente da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros

PAULO ALENCAR PORTO LIMA

“A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) acredita que a melhoria da mobilidade e do trânsito nas cidades depende fundamentalmente da qualificação do sistema de transporte coletivo e do barateamento das tarifas, como forma de mudar a cultura do uso do carro. Por isso, apoia iniciativas como a realização do Prêmio ANTP de Qualidade que incentiva o treinamento, a educação e o investimento na melhoria da gestão do transporte e do trânsito nas cidades.”

Prefeito de Porto Alegre e Presidente da Frente Nacional de Prefeitos

JOSé FORTUNATI

“É muito importante para o Fórum Nacional dar o apoio ao Prêmio, por que entendemos que em se tratando de qualidade é preciso melhorar continuamente. Os secre-tários de transportes e dirigentes de trânsito e transportes se sentem orgulhosos por que podem incentivar tanto os órgãos que gerenciam o transporte quanto as operadoras. O que a gente necessita neste país é melhorar a qualidade do transporte público, então uma instituição igual ao Fórum Nacional, que agrega todos os secretários e dirigentes de transportes, precisa incentivar os secretários para que influenciem as empresas e se façam valer dos critérios do Prêmio enquanto órgãos gerenciados do trânsito e do transporte.”

“O Prêmio ANTP de Qualidade é importantíssimo na medida em que estimula as empresas a se organizarem, trabalharem com a gestão mais aprimorada, mais mo-derna, onde leve em consideração os valores humanos, e qualifica mais a sua mão de obra e conseqüentemente traz resultados satisfatórios em relação à prestação de servi-ços. Todas as empresas que aderiram ao Prêmio tiveram ganhos excepcionais em imagem perante os usuários e a sociedade. Vejo como positiva a manutenção do Prêmio, que é um grande estímulo à melhoria e ao aprimoramento das empresas de transporte urbano.”

Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos

OTáVIO CUNHA

“O Prêmio é de suma importância para a qualidade da prestação de serviços e é isso o que nós buscamos como agência reguladora. O Prêmio ANTP só contribui para que atinjamos o nosso objetivo. Sempre acreditamos que este era o caminho, e o clamor das ruas vem ao encontro deste anseio e a gente tem que, cada vez mais, insistir na melhoria da qualidade das empresas para que isso se reflita na qualidade do serviço.”

Superintendente de Serviços de Transportes da Agência Nacional de Transportes Terrestres

SONIA HADDAD

“Entidade de extrema credibilidade no cenário dos trans-portes do Brasil, a ANTP representa para nós uma parceria bastante relevante. É um privilégio participar dessa história. O segmento só cresce e evolui. E é de grande importância para o desenvolvimento de nosso país, especialmente nesse momento de avanços e crescimento que vivenciamos. Apoiar esse trabalho é colaborar para que se cumpra o principal objetivo: melhorar, cada dia mais, a qualidade e a evolução dos transportes públicos de nosso país.”

Presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento

MARTINHO FERREIRA DE MOURA

RENATO GIANOLLA

Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito

8

Page 9: Informativo Prêmio ANTP de Qualidade N. 62

9

lançamentos

Comissão da Qualidade e Produtividade lança 10º caderno técnico da ANTP

No ano em que o Prêmio ANTP de Qualidade completa 18 anos de atividade ininterrupta, a Co-missão de Qualidade e Produtividade entregou mais um produto para o setor de transporte e trânsito com o lançamento do 10º caderno técnico da ANTP, intitulado “Excelência na Gestão do Transporte e Trânsito”.

Responsável por coordenar o lançamento da publicação, o presidente da Comissão da Qualidade e Produtividade da ANTP, João Batista M. Ribeiro Neto, disse em seu discurso que a Comissão tem feito o que é papel das comissões, que é “consoli-dar e consensar entendimentos e possibilitar que se tenha um posicionamento integrado, criando programas e políticas que avancem o setor”.

Segundo ele, o surgimento dos cadernos téc-nicos coincidem com a necessidade de se buscar soluções pragmáticas e operacionais que pudessem ser colocadas em prática pelo setor. “Há 20 anos discutíamos a mesma questão e fomos em busca de referenciais comparativos para o transporte e

para o trânsito e de indicadores que permitissem as empresas medirem seu desempenho. Acho que tivemos alguns sucessos ao longo dos anos até que chegou um momento em que avaliamos que seria possível criar uma outra contribuição conso-lidar estes conhecimentos e disponibilizar ao setor, surgindo a ideia de lançar o caderno técnico com foco em gestão”.

“Temos de criar sistemas que nos permitam chegar a resultados robustos e os cadernos técnicos, em especial o Excelência na Gestão do Transporte e Trânsito, colaboram para a busca desses resultados. O caderno está lançado e esperamos que seja tão útil quanto foram outras iniciativas anteriores”, disse.

O caderno “Excelência na Gestão do Trans-porte e Trânsito” foi distribuído gratuitamente entre os participantes do 19º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito num coquetel onde os autores puderam compartilhar ideias e autografar a publicação.

9

João Batista exibe o caderno técnico

Page 10: Informativo Prêmio ANTP de Qualidade N. 62

1010

patroCinadores

eM BuSCA De QuAliDADe

Prêmio ANTP/ABrATi de Boas Práticas

“A Cittati apoia este pro-grama por que acredita que só desta forma vamos ter um sistema de transporte melhor e um processo de mobilida-de urbana em que realmente traga um grande benefício para a população. O Prêmio ANTP de Qualidade tem um valor muito grande por que dá uma oportunidade para todo o sistema de transporte e trânsito discutir seu pró-prio processo operacional, a capacitação de pessoas, a eficiência e traz uma trans-parência maior para a própria operação. É o momento em que o empresário tem uma coragem muito grande de abrir seus números, abrir seus processos e se submeter a ser examinada com o objetivo de melhorar tanto a empresa quanto o sistema.”

“Somos da área de seguro e ela faz parte da qualidade em transporte. Ao patrocinar o Prêmio ANTP de Qualidade estamos contribuindo de alguma forma com a redução dos custos de seguro e com a segurança do transporte, que são premissas do Prêmio ANTP de Qualidade. O Prêmio traz mais qualidade para o setor de transporte que é também o que se espera e se exige de cada empresa.”

“A Volkswagem está sempre engajada no processo de melhoria da produtividade. Ela entende que patrocinando o Prêmio ANTP de Qualidade junto a operadores de ônibus, ela vai estar contribuindo para que essas empresas melhorem a produtividade e por conseguinte os seus clientes, que são os usuários

“A Shell compartilha, junto com o Prêmio ANTP valores extremamente signifi-cativos como excelência na operação e qualidade. O Prêmio busca junto às empresas fomentar uma produtividade cada vez melhor e buscar um atendimento de excelência aos passageiros. A Shell colabora com seus parceiros através de produtos de qualidade e reconhecida alta perfomance, como o Shell evolux diesel, Shell Arla 32 e também programas que procuram junto às empresas de ônibus desenvolver conceitos de me-lhoria de perfomance saúde e segurança e meio ambiente.”

Criado em 2010, o Prêmio ANTP/ABRATI de boas práticas no transpor-te terrestre de passageiros, é uma iniciativa conjunta da Associação das Empresas de Transportes Terrestre de Passageiros – ABRATI – com a ANTP. Em sua 3º edição, o Prêmio realizado em dezembro de 2013, tem o objetivo de dar mais visibilidade e reconheci-mento aos esforços desenvolvidos pelas empresas de transporte rodovi-ário interestadual e internacional de

passageiros para melhorar continua-mente a qualidade de seus serviços.

Formada por Rodrigo Magalhães, Rogério Belda, Alexandre Rezende, Noboru Ofugi e José Luiz Paiva Mota, a banca de juízes avaliou 15 cases que relataram ações desenvolvidas em 2013 nas categorias: atendimento ao cliente, adesão aos colaboradores e responsabilidade socioambiental. O prêmio anunciou as empresas ven-cedoras da edição de 2013.

Edson Issao Kuwabara Eudes Otaviano Meira

Roberto Gonçalves Pavan

Danilo Miziara Pereira

Page 11: Informativo Prêmio ANTP de Qualidade N. 62

1111

“A Prodata, pela primeira vez, participa do Prêmio ANTP de Qua-lidade e fica muito feliz e honrada pela sua seriedade e abrangência, ainda mais neste momento do país em que a qualidade é um dos que-sitos mais importantes observados pelos usuários dos ônibus, que são nossos clientes. Eles querem qua-lidade, eficiência e soluções ade-quadas para a mobilidade urbana e nós estamos colaborando para ofertá-los.”

“A Michelin tem como missão con-tribuir para um transporte mais seguro, econômico e limpo, das pessoas e das mercadorias, oferecendo aos nossos clien-tes produtos e serviços para que o trans-portador tenha o melhor resultado para o seu negócio, atendendo às mais exigentes regras de segurança e de qualidade. Para a Michelin apoiar o Prêmio de Qualidade conferido pela ANTP é uma oportunidade de contribuir na melhoria da qualidade dos serviços para os passageiros, da segurança dos mesmos, assim como de melhorar a eficácia operacional das empresas. É mais uma iniciativa da Michelin de contribuir de forma significativa para o crescimento e a eficiência do setor de transporte no Brasil.”

“A Neobus é uma empresa que traba-lha com inovação e tecnologia a serviço da mobilidade. E o Prêmio ANTP busca, exatamente por meio da gestão, levar a inovação para as organizações, para o mercado e para a sociedade que é a maior beneficiada desse trabalho. Para nós é uma honra fazer parte desse projeto e contribuir para a inovação e os avanços da mobilidade.”

“A associação da marca BG-MRodotec ao Prêmio ANTP de Qua-lidade vem ao encontro de nosso foco permanente: ajudar aos nossos clientes, que utilizam o Globus a aprimorar e gerenciar suas empresas com indicadores que levem informa-ções e propiciam a real redução de custos, a eliminação de retrabalhos e o melhor aproveitamento dos re-cursos empresariais. É a essência do Prêmio e também a essência de nosso trabalho. Ambos trabalhamos para melhorar os resultados das em-presas e a mobilidade urbana.”

A Viação Águia Branca apresentou a experiência “Susten-tabilidade você faz parte dela”, conquis-

tando o primeiro lugar na categoria responsa-

bilidade socioambiental. Enquanto a empresa gaúcha

Viação Ouro e Prata conquistou o pri-meiro lugar na categoria atendimento ao cliente com o projeto “Atendimento

de ouro: as iniciativas da Viação Ouro e Prata para encantar seus clientes”. Já na categoria adesão dos colaborado-res, a Expresso Guanabara desenvolve ações consignada em três projetos: 1) Qualificação permanente, que com-preende seis ações; 2) Saúde e bem estar ao alcance de todos, que envolve sete ações; e 3) Lazer e integração no ambiente corporativo, contando com seis ações.

Isabella Ferraz

Ronaldo Fontolan

Leonardo Ceragioli

Lauro Freire

lB r a s i

Paulo Porto, presidente da ABrATi

Page 12: Informativo Prêmio ANTP de Qualidade N. 62

12

sessão espeCial

Debate: gestão e implantação de modelo

Detran/eS: primeira adesão ao 10º Ciclo

De que forma os sistemas podem fazer parte da estratégia gerencial para buscar melhores re-sultados, ou, como implantar com eficiência o modelo de gestão do Prêmio ANTP de Qualidade? Para falar sobre esses dois grandes temas, a organização do Prêmio promoveu sessão especial durante o 19º Con-gresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, em que os vencedores do 9º Ciclo do Prêmio falaram sobre suas experiências e debateram os respectivos temas.

A sessão foi mediada pelo co-

Na sessão especial, a primeira adesão ao 10º ciclo do Prêmio ANTP de Qualidade pelo Detran/ES foi for-malizada com a assinatura do termo pelo diretor Carlos Augusto Lopes .

“Entendemos que a melhor forma de mostrar resultados é me-lhorando as práticas de gestão, pois tendo uma gestão de excelência, que faça as coisas da forma que precisam ser feitas, atenderemos às expecta-tivas que os cidadão têm em relação ao Detran. Nosso objetivo é tornar o Detran uma referência de gestão”.

lunista da Globonews, George Vidor e coordenada pelo Secretário Exe-cutivo da Comissão da Qualidade e Produtividade da ANTP Gilberto Baú e pela Gerente de Marketing do Prêmio, Valeska Peres Pinto.

George Vidor abriu os trabalhos falando do desafio da mobilidade urbana, que está na agenda do país em função dos eventos que irão acontecer em 2014 e 2016. “85% dos brasileiros vivem em cidades e metade dessas pessoas em 100 cidades. É uma concentração urbana gigantesca, que do ponto de vista

econômico traz um desafio igual-mente grande de infraestrutura, o que inclui a questão do transporte público de alta capacidade.

Rua Marconi, 34 conjs. 21 e 22, República - São Paulo - SPCEP 01047-000 Telefone: +5511 3371-2299 - Fax: +5511 3253-8095E-mail: [email protected] - Portal: www.antp.org.br

Patrocínio

Apoio Institucional

Coordenação Nacional do Prêmio ANTP de Qualidade Denise de Moura Cadete Gazzinelli CruzProdução Editorial: Priscilla Bittencourt - MTB 1811-ES (27) 99223-4365 / 99613-4365Diagramação: Comunicação Impressa - (27) 3319-9062Impressão: Gráfica GSA - (27) 3232-1266Tiragem: 3.000 exemplares

lB r a s i

12

Diretor geral do Detran do Espírito Santo Carlos Lopes, oficializando a primeira adesão ao ciclo