informativo prêmio antp de qualidade n. 63

8
Informativo do Prêmio ANTP de Qualidade Nº 63 • ESPECIAL Seminário Nacional Prêmio ANTP de Qualidade QUALIDADE Seminário Nacional do Prêmio ANTP movimenta o Rio de Janeiro Nos dias 03 e 04 de abril o Rio de Janeiro sediou as atividades do 10º Ciclo do Prêmio ANTP de Qualidade. O Seminário Nacional do Prêmio – “Os melhores Gestores – As melhores Empresas”, aconteceu no Auditório do Centro de Convenções da Bolsa de Valores. Mais de 150 participan- tes entre representantes do setor, empresas premiadas, autorida- des, profissionais e convidados participaram do primeiro dia de painéis e debates. O segun- do dia teve visitas técnicas às sedes das empresas de transporte vencedoras do Prêmio. O seminário con- tou com o apoio da Fetranspor – Fe- deração das Em- Lançamento do Núcleo de Gestão pela Qualidade Páginas 2 e 3 Compromisso com a qualidade: gestão, diálogo e foco em pauta Páginas 4 e 5 Visitas técnicas aquecem atividades do Seminário Página 6 Prêmio ANTP, que tratem de gestão e projetos em busca da qualidade. “O Rio de Janeiro sempre está em pauta, especialmente, no que se refere ao transporte público. Agora é hora da capacitação das pessoas e dos gestores. A oportunidade que a ANTP traz, hoje, com o Seminário e, ao longo de todo o ciclo do Prêmio, é fundamental para que as pessoas, assim como as opera- doras, possam melhorar a qualidade do transporte público brasileiro”, enfatizou o secretário Júlio Lopes. Também presentes a gerência exe- cutiva do Prêmio ANTP de Qualidade: Alexandre Resende, gerente de mobi- lização e capacitação, Denise Cadete, Coordenadora Nacional, João Batista, gerente de candidatura, Valeska Peres, gerente de Marketing e Paulo Afonso Lopes, gerente da banca examinadora. presas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro. O dia 03 contou com nove painéis variados sobre os critérios do Prêmio como: liderança, gestão de pessoas e processos, temas da mobilidade urbana, gestão de qualidade e melhorias no transporte de todo o País. Na cerimônia de abertura oficial estiveram presentes Júlio Lopes, Secre- tário de Estado de Transportes do Rio de Janeiro, Lélis MarcosTeixeira, presidente da Fetranspor, Ailton Brasiliense, presi- dente daANTP, Denise Cadete Gazzinelli, coordenadora Nacional do Prêmio e Ana Rosa Bonilauri, diretora da Universidade Corporativa do Transporte (UCT) e de Gestão de pessoas da Fetranspor. Júlio Lopes, em seu último dia a frente da Secretaria de Estado, ressaltou a importância das realizações feitas no Rio de Janeiro e de iniciativas como o

Upload: premio-antp-de-qualidade

Post on 01-Apr-2016

223 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo Prêmio ANTP de Qualidade N. 63

Informativo do Prêmio ANTP de QualidadeNº 63 • ESPECIAL Seminário Nacional Prêmio ANTP de Qualidade

Qualidade

Seminário Nacional do Prêmio aNTPmovimenta o Rio de Janeiro

Nos dias 03 e 04 de abril o Rio de Janeiro sediou as atividades do 10º Ciclo do Prêmio ANTP de Qualidade. O Seminário Nacional do Prêmio – “Os melhores Gestores – As melhores Empresas”, aconteceu no Auditório do Centro de Convenções da Bolsa de Valores. Mais de 150 participan-tes entre representantes do setor, empresas premiadas, autorida-des, profissionais e convidados participaram do primeiro dia de painéis e debates. O segun-do dia teve visitas técnicas

às sedes das empresas de transporte vencedoras do

Prêmio.O seminário con-

tou com o apoio da Fetranspor – Fe-

deração das Em-

lançamento do Núcleo de Gestão pela Qualidade

Páginas 2 e 3

Compromisso com a qualidade: gestão, diálogo e foco em pauta

Páginas 4 e 5

Visitas técnicas aquecem atividades do Seminário

Página 6

Prêmio ANTP, que tratem de gestão e projetos em busca da qualidade.

“O Rio de Janeiro sempre está em pauta, especialmente, no que se refere ao transporte público. Agora é hora da capacitação das pessoas e dos gestores. A oportunidade que a ANTP traz, hoje, com o Seminário e, ao longo de todo o ciclo do Prêmio, é fundamental para que as pessoas, assim como as opera-doras, possam melhorar a qualidade do transporte público brasileiro”, enfatizou o secretário Júlio Lopes.

Também presentes a gerência exe-cutiva do Prêmio ANTP de Qualidade: Alexandre Resende, gerente de mobi-lização e capacitação, Denise Cadete, Coordenadora Nacional, João Batista, gerente de candidatura, Valeska Peres, gerente de Marketing e Paulo Afonso Lopes, gerente da banca examinadora.

presas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro. O dia 03 contou com nove painéis variados sobre os critérios do Prêmio como: liderança, gestão de pessoas e processos, temas da mobilidade urbana, gestão de qualidade e melhorias no transporte de todo o País.

Na cerimônia de abertura oficial estiveram presentes Júlio Lopes, Secre-tário de Estado de Transportes do Rio de Janeiro, Lélis Marcos Teixeira, presidente da Fetranspor, Ailton Brasiliense, presi-dente da ANTP, Denise Cadete Gazzinelli, coordenadora Nacional do Prêmio e Ana Rosa Bonilauri, diretora da Universidade Corporativa do Transporte (UCT) e de Gestão de pessoas da Fetranspor.

Júlio Lopes, em seu último dia a frente da Secretaria de Estado, ressaltou a importância das realizações feitas no Rio de Janeiro e de iniciativas como o

Page 2: Informativo Prêmio ANTP de Qualidade N. 63

2

lançamento

Fetranspor lança Núcleo de Gestão de Qualidade

“Durante o Seminário Nacional do Prêmio ANTP de Qualidade a coorde-

nadora Nacional do Prêmio, Denise Cadete Gazzineli, lembrou que o desafio da ANTP neste ciclo é ainda maior, devido aos resultados adquiridos no ciclo passado (2011/2013).

Na sequência, o presidente da Fetranspor, Lélis Marcos Teixeira, anunciou uma novidade para todo o setor: o lançamento do Núcleo de Gestão de Qualidade, que será implantando pela Fetranspor e coordenado pela Universidade Corporativa do Transporte (UCT), em parceria com a ANTP, com a finalidade de melhorar a qualidade do transporte e promover assim, melhorias na qualidade de vida da população e do cidadão.

A iniciativa pretende oferecer cursos de capacitação para geren-

de 2011 a 2013:w Foram realizados 31 eventos (entre workshops, seminários, encontros

de líderes, participação em fóruns de secretários);w Executados 12 cursos de formação de avaliadores internos;w Concretizados 10 cursos de formação e preparação da banca examinadora

do Prêmio;w Mais de 3.300 pessoas estiveram presentes nos eventos ligados ao

Prêmio ANTP;w Mais de 712 organizações participaram das atividades de mobilização e

capacitação e habilitaram suas instituições para o processo de melhoria, com base nos critérios do Prêmio;

w Efetuadas 84 adesões novas, fortalecendo a busca pela excelência;w Ao todo, 21 organizações formalizaram sua candidatura ao Prêmio.

Sendo 15 premiadas: 1 empresa atingiu referencial de excelência (por ter sido vencedora em dois ciclos anteriores), 2 instituições ganharam Troféu Ouro, 8 alcançaram o Troféu Prata e 4 receberam o Troféu Bronze, conforme o grau de aderência aos critérios do Prêmio e resultados alcançados.

tes e profissionais das empresas do setor, além de consultoria, acompanhamento e comunida-de de boas práticas. O objetivo é estimular novas perspectivas e soluções na administração das empresas de transporte de pas-sageiros.

Com isso, serão 211 empresas de transporte coletivo diretamente beneficiadas, e, o Rio de Janeiro passa a ser o Estado pioneiro em disponibilizar consultoria especia-lizada de capacitação e melhoria de desempenho.

lélis Marcos, presidente da Fetranspor, assinou convênio entre aNTP, Festranpor e uCT para o Núcleo de Gestão da Qualidade

2

O que estamos fazendo aqui

é mudar uma cultura. É a

incorporação de novos conceitos.

e, para nós, é uma honra enorme

trabalhar em parceria com a

aNTP, que é referência nacional,

na implantação desse programa

de gestão”, completou lélis

Marcos Teixeira.

O investimento de 1,16 bilhão fei-to no Rio de Janeiro, pela iniciativa privada em parceria com a Fetrans-por vai gerar a maior rede de BRTs do País, que vai beneficiar cerca de pelo menos 1.100 milhão de passageiros.

PRÊMiO aNTP eM NÚMeROS

Page 3: Informativo Prêmio ANTP de Qualidade N. 63

3

Fetranspor lança Núcleo de Gestão de Qualidade

alta qualidade e produtividade

Para o presidente da Fetrans-por, a educação é o único e melhor agente de transformação para al-cançar a excelência em gestão. E o objetivo do convênio entre ANTP, Fetranspor e UCT com o Núcleo é oferecer ferramentas e reflexões para que as empresas possam me-lhorar os serviços de transporte.

Na oportunidade, Lélis Mar-cos abordou ainda o “Programa em Excelência na Gestão de Trans-porte”, uma das ações do Núcleo de Gestão da Qualidade, que será desenvolvido em parceria com a ANTP, além de citar alguns pro-gramas da UCT, como Motorista Cidadão, No Ponto Certo e o MBA em Gestão de Transporte de Pas-sageiro e citou que “2013 pode ser considerado como um marco, o ano da mobilidade e da partici-pação da sociedade e do cidadão nos debates e investimentos em mobilidade e na reorganização da estrutura do transporte desse novo cenário que se desenha como um legado para 2016”, ressaltou Lélis sobre as atividades e convê-nios em andamento até os Jogos Olímpicos.

Teixeira também enfatizou a credibilidade e o alto padrão de trabalho do Prêmio ANTP de Qualidade, que já vem ao longo dos últimos 19 anos mostrando a expertise no setor e transforman-do, não só a gestão das empresas, mas também trazendo a mudança de mentalidade de gestores, dos funcionários e da população, pois são esses valores que vem sendo disseminados na busca da trans-parência com a sociedade.

Fetranspor e uCT lançam Núcleo de Gestão de Qualidade com aNTP para ajudar profissionais a melhorar os serviços de transporte

Presidente da aNTP ressaltou as mudanças que o Prêmio aNTP e o Núcleo de Gestão de Qualidade podem proporcionar

a excelência cada vez mais acessível para a linguagem dos transportes, o que é uma grande vantagem”, observou Ana.

O presidente da ANTP, Ailton Bra-siliense, também discursou durante o Seminário e destacou que o lançamento do novo núcleo faz parte do processo de reestruturação e requalificação de todo o transporte do País e que grandes projetos só se fazem com grandes parceiros.

“Estamos trabalhando para resulta-dos imediatos, mas, principalmente, para as próximas gerações. Vamos requalificar o transporte público! Esse projeto foi todo imaginado, calculado e processado para atender e ultrapassar as expectativas, pois estamos mais audaciosos. É um processo contínuo e, à medida que caminhamos, dá para notar que é o melhor caminho. E podemos chegar. No ritmo que vamos, o caminho agora é rever conceitos. En-tão vamos trabalhar para reordenar as cidades e o Governo para que o uso do solo não seja predominantemente mora-dia. Os trabalhos do Núcleo e da ANTP só vêm ajudar nessa mudança e transformação”, obser-vou Ailton.

33

luciano Vale presenteou os participantes da RiO iTa que foram sorteados com

brindes dos patrocinadores

A diretora de Pessoas da Fetranspor, Ana Rosa Bonilauri, explica que o núcleo surgiu dentro do planejamento estratégi-co da Federação, complementando toda essa movimentação de transformação que vem ocorrendo. Surge para olhar esse ou-tro lado das empresas e dos negócios, que é o lado da operacionalidade, da qualidade e de uma produtividade cada vez maior.

Segundo Ana Rosa, a finalidade é se preparar com um modelo mais consisten-te e diferenciado do transporte público, que prepara as organizações para lidar com questões como a revisão de proces-sos, a racionalização (como é o caso do bilhete único), da gestão eficiente e da lucratividade.

“O núcleo está sendo montado para estimular a gestão da qualidade. A primei-ra etapa é a sensibilização dos próprios empresários a entrar no programa. A segunda é a capacitação e a terceira é a implantação. O que se propõe é promover a troca de experiências e melhores práti-cas. E nesse sentido, o trabalho da ANTP é de suma importância, especialmente, do ponto de vista dos eixos da qualidade. A ideia central é que o Núcleo possa tornar

Page 4: Informativo Prêmio ANTP de Qualidade N. 63

4

evento

Painéis e palestrasOs trabalhos do Seminário tiveram sequência com o Painel 1, com o tema “Liderança”. Moderados por Francisco

Franciulli, engenheiro de Marketing da MAN América Latina Volkswagen Caminhões e Ônibus – patrocinador mais an-tigo do Prêmio. Os representantes do Grupo Leblon Transportes de Passageiros e da Medianeira Dourados abordaram como o critério de liderança do Prêmio ANTP é fundamental e apresentaram os trabalhos e pontos que permitiram que suas empresas chegassem a alcançar os níveis Prata e Bronze, na última edição do Prêmio ANTP de Qualidade, em 2013.

“O Prêmio ANTP sugere algo a mais, que vá sempre além de só alcançar o Prêmio em si. Entender e conhecer bem os critérios do Prêmio per-mitem uma implantação com comprometimento. No Grupo Leblon, acon-teceu isso. A empresa interpretou e aplicou da melhor forma possível. E tudo começou a fazer mais sentido. Isso foi sen-do mantido com a dedica-ção e o compromisso de todos, em todos os níveis hierárquicos, para supe-rar os resultados cada vez mais. Pensamos que não adianta só vestir a cami-sa. Tem que suar a camisa também”.

Anderson Oberdan – Grupo Leblon Transportes de

Passageiros

O alinhamento que o Prêmio ANTP proporciona é direcionado e fortalecedor. É um trabalho muito específico, voltado mesmo para os profissionais da área e

facilita muito no dia a dia. Além de ser de fácil assimilação, tem uma linguagem simples e direta. O Prêmio também pode ser facilmente adaptado para a realidade da empresa, pois cada uma tem a sua. Nós assumimos isso e conseguimos usar os critérios da ANTP para todos os processos da empresa. E desde 2004, em tudo que vem sendo feito prezamos pela qualidade e transparência.

Marcelo Saccol – Medianeira Dourados Transportes Ltda

“Conquistar o Referencial de Excelência é uma grata satisfação. Os pontos fortes que nos permitiram alcançar esse nível estão atrelados à constância de propósito, perseverança e também acreditar, no Prê-mio e no trabalho da ANTP. Estruturamos o projeto e seguimos o método. Acreditamos na visão audaciosa, mesmo exigindo um esforço maior para atingir as metas desejadas. É um orgulho estar aqui hoje, compartilhando nosso trabalho.

Miguel Sérgio Lima – Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV)

Oberdan deixou ainda uma mensagem para todos os presentes levarem para a cultura de suas empresas. “Façam com que os líderes das empresas de vocês comprem a ideia! Martelem diariamente que é importante estar sempre aberto às mudanças. É estimular homeopaticamente o engajamento da liderança. Não é só o resultado financeiro e imediato que mantém uma empresa”. por muito tempo no mercado. Façam a diferença!”, lembrou Anderson.

Em seguida, com o Painel 2 e o tema “Estratégias e Planos”, João Batista Ribeiro Neto, presidente da Comissão da Qualidade do Prêmio ANTP pautou o representante da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV – Vitória-ES) para abordar o planejamento estratégico como ferramenta de qualidade e excelência.

Page 5: Informativo Prêmio ANTP de Qualidade N. 63

5

Painéis e palestras

Já para fechar a manhã do Seminário, o Painel 3, sobre “Foco nos Clientes”, foi mo-derado por Ronaldo Fontolan, representando a NEOBUS e expondo, por intermédio de Jaderson Gomes da Silva, as atividades e ações da Viação Nossa Senhora de Lourdes S/A, num modo diferenciado de transportar e transformar passageiros, que conhecem e entendem a política, o trabalho e o funcionamento da empresa.

Abrindo as atividades da tarde, o Painel 4, com o tema “Foco na sociedade”, foi moderado por Marcio Santos, representando a Prodata Mobility Brasil Ltda e, para apresentar as atividades da Viação Nobel Ltda – Fazenda Rio Grande/PR, empresa também parte do Grupo Leblon, mais uma vez subiu ao púlpito Anderson Oberdan. Ele explicou alguns diferenciais do trabalho da empresa, especialmente de respon-sabilidade social, algumas ações simples e eficazes na área de legislação, aspectos e controle ambientais que a Nobel vem desenvolvendo a exemplo de intensificar o reaproveitamento e reduzir contaminação e desperdícios, além do acompanhamento por meio de relatórios diários entre outros.

O Painel 5, sobre “Informações e conhecimento”, contou com a moderação de Samir Marroun Chahine, da Citatti e a apresentação de Carlos Toledo, da Viação Nossa Senhora das Graças que citou aspectos tangíveis e intangíveis como valoração, evolução e maturidade da empresa que ganham ainda mais força com os critérios do Prêmio ANTP.

No Painel 6, o tema “Gestão de pessoas” foi coordenado por Luciano Vale, da BGMRODOTEC - Software de Gestão para Transporte e com a apresentação de Fa-bíola Guerra, da Mobibrasil Transporte São Paulo Ltda, demonstrando que pessoas imbuídas do desejo de resultados é que fazem a diferença.

“Desde 2000, a Via-ção Nossa Senhora de Lourdes S/A começou a investir mais em quali-dade. Mas não para ter só mais um certificado na parede da empresa. Queríamos eram pro-cessos que trouxessem a satisfação para todos os nossos clientes. Em 2012, aceitar um desafio como participar do Prê-mio ANTP, atender to-dos os critérios e elevar o grau de maturidade da empresa, nos auxiliou a trabalharmos forte com mudança de cultura e alcançar o troféu Prata, que para nós represen-ta um crescimento não só da responsabilidade e do compromisso, mas do comprometimento com a qualidade”.

Jaderson Gomes da Silva - Viação Nossa Senhora

de Lourdes S/A

“Não existe estratégia, sem informação e sem conhecimento. Com algumas atividades, conseguimos agregar valor às empresas. E, seguir e atender rigorosamente os critérios da ANTP já nos permitiram estar entre os finalistas em 2007, categoria que existia anteriormente. No último ciclo, chegamos ao troféu Ouro e, para nós, essa conquista é uma honra e mostra que estamos no caminho certo para a excelência.”

Carlos Toledo - Viação Nossa Senhora das Graças S/A

“Nosso compromisso está atrelado ao investi-mento em capacitação e valorização dos profissionais que fazem a empresa acontecer. Trabalhamos com ações participativas, espírito de equipe, sistema de reconhecimento dos profissionais e nosso modelo de gestão está pautado em participação, formação, crescimento e motivação. Empenho, dedicação e disciplina são fatores que nos permitiram participar do Prêmio e chegar ao troféu Prata. Participar do Prêmio ANTP é um prazer, pois propicia uma ótima avaliação autocrítica, melhorias ao negócio, fortalece o mercado e uma troca de ideias e experiências sem igual.”

Fabíola Guerra - Mobibrasil Transporte São Paulo Ltda

Já no Painel 7, o mote foi “Gestão de processos”, moderado por Paulo Afonso Silva, representando a Banca examinadora do Prêmio ANTP e Mariana de Oliveira Naves, da HP Transportes Coletivos Ltda, expondo que, desde 1998, a empresa vem investindo em gestão por processos.

Page 6: Informativo Prêmio ANTP de Qualidade N. 63

6

O Painel 8, com o assunto “Benefícios da participação no Prêmio ANTP de Qualida-de”, foi iniciado por Eudes Otaviano Meira Júnior, da Transeguro Corretora de Seguros, mediador no painel, que já abriu os trabalhos falando da importância de se ter um Prêmio voltado para o setor, com foco na excelência e compromisso com a qualidade.

Também formaram a mesa de debate, Edson Peixoto, da Viação Urbana Ltda, Márcia Alexandra Zorn, da TRENSURB (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S/A), e Natalina Alice Couto, da BHTRANS (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A), que trataram da alta qualidade dos projetos que participaram do último ciclo do Prêmio e apresentaram seus resultados, metas e a conquista do troféu Prata, que todas as três alcançaram no ciclo passado. Edson Peixoto chegou a ressaltar que “o Prêmio ANTP é a bússola das organizações na busca da excelência”, concluiu.

João Batista M. Ribeiro Neto - Comissão de Qualidade e Produtividade da ANTP

Para finalizar as atividades do dia 03, o Painel 9, sobre “Caderno Técnico e a excelência da gestão do transporte e trânsito”, contou com a coordenação de Valeska Peres Pinto, gerente de Marketing do Prêmio ANTP e apresentação de João Batista M. Ribeiro Neto, presidente da Comissão da Qualidade e Produtividade da ANTP, enfatizando a estrutura e os processos de trabalho da Comissão na montagem do caderno.

Caderno Técnico da aNTP

a Comissão sempre vem buscando trabalhar com qualidade, de forma inteligente, para conectar, educar e inspirar avanços. Nosso caderno vai muito nesse sentido, de consolidar a aprendizagem do setor, ao longo do tempo, e concentrar em um único documento, os conceitos e as práticas decorrentes deles. esperamos que o caderno auxilie os profissionais, suas organizações e que contribua para o desenvolvimento de políticas que promovam o avanço do setor.

“Na HP, entendemos que são os processos que devem ser o subsídio para alcançar a estratégia, ou seja, é a estratégia que di-reciona nossos processos. Então, em 2012, trouxemos a visão verticalizada para dentro da empresa. E a pre-missa básica do modelo de gestão da empresa é inves-tir e desenvolver Pessoas, Processos e Tecnologia. Es-tamos numa melhoria con-tínua de processos e assim, foi uma honra alcançarmos o troféu Prata no ciclo pas-sado do Prêmio ANTP. Ago-ra o desafio é fazer algo que é novo e diferente na área de processos no Brasil.”

Mariana de Oliveira Naves - HP Transportes Coletivos Ltda

“O painel 8 teve eudes Otaviano Meira Júnior (centro), da Transeguro, mediando três das sete vencedoras do Troféu Prata no 9º Ciclo: Natalina alice Couto (esquerda), da BHTRaNS, edson Peixoto, da Viação urbana e Márcia alexandra Zorn (direita), da TReNSuRB

6

Page 7: Informativo Prêmio ANTP de Qualidade N. 63

77

O dia 04, segundo dia de ativida-des do Seminário, foi marcado pelas visitas técnicas às sedes das empresas de Transporte e Trânsito ligadas ao Prêmio: Viação Nossa Senhora das Graças, localizada em Andaraí, Via-ção Nossa Senhora de Lourdes, com sede no bairro da Penha, Grupo JCA, atuante na região do Caju, fábrica da MAN América Latina Volkswagen Caminhões e Ônibus, situada no mu-nicípio de Resende, interior do Rio de Janeiro, e fábrica da Shell, em Duque de Caxias.

Durante as visitas, foram realiza-das apresentações abordando trajetó-ria, conquistas e campos de atuação

Visitas técnicas marcam Seminário

durante a visita técnica à empresa de transportes 1001, os visitantes foram recepcionados por Fabrício longo, anderson Peixoto e pelo gerente Rio, Jovanio Helmer

a visita à fábrica da MaN américa latina Volkswagen Caminhões e Ônibus, em Resende, permitiu que os visitantes conhececem todas as etapas da linha de produção dos veículos e o funcionamento da empresa

Patrocinadores e parceiros enviaram brindes que aqueceram

os intervalos entre os painéisNas instalações da Viaçao Nossa Senhora das Graças, os visitantes foram recebidos pela gerente administrativa, ellen Paiva, a gerente

operacional Marta Couto, e as assessoras da diretoria, Hellen Cardoso e lilian Rocha

de cada empresa – que vão desde o chão de fábrica, na produção de veículos até o atendimento direto ao cidadão. Houve troca de experiências a respeito de como cada organização se desenvolve e soluciona questões

administrativas e operacionais, e fo-ram abordados temas diversos como: mercado, carreiras, funções, cargos e salários, remuneração do sistema, implantação da bilhetagem eletrônica, entre outros.

7

Page 8: Informativo Prêmio ANTP de Qualidade N. 63

8

Rua Marconi, 34 conjs. 21 e 22, República - São Paulo - SPCEP 01047-000 Telefone: +5511 3371-2299 - Fax: +5511 3253-8095E-mail: [email protected] - Portal: www.antp.org.br

Patrocínio

Apoio Institucional

Coordenação Nacional do Prêmio ANTP de Qualidade Denise de Moura Cadete Gazzinelli CruzProdução Editorial: Priscilla Bittencourt - MTB 1811-ES (27) 99223-4365 / 99613-4365Diagramação: Comunicação Impressa - (27) 3319-9062Impressão: Gráfica GSA - (27) 3232-1266Tiragem: 3.000 exemplares

lB r a s i

8

eSPaço Do PatRoCInaDoR

Prodata Mobility Brasil: soluções para a mobilidade urbana

Qualidade, eficiência e soluções adequadas para a mo-bilidade urbana. É o desejo de todos os usuários e também dos gestores que trabalham diretamente na promoção de um transporte de excelência. Além da experiência, know-how e flexibilidade, a Prodata Mobility Brasil, patrocinadora do Prêmio ANTP de Qualidade desde o último ciclo, é referência hoje por oferecer uma ampla gama de serviços para atender às necessidades das empresas de transporte público.

Empenhada nas melhorias da competitividade das empresas e organizações do setor, os processos de negócio e as relações com os clientes, a Prodata oferece soluções inovadoras, focada no cliente e serviços com custo total ideal, por meio de atividades e softwares como SUAS: Sistemas Inteligentes de Transporte, AFC: e-Ticketing e RTPI: informações em tempo real de passageiros.

Atualmente, a Prodata trabalha com soluções inova-doras para mais de 165 cidades, com mais de 75 mil valida-dores, em 150 projetos e 10 bilhões de transações anuais. Somente no Estado do Rio de Janeiro são cerca de 10 mil leitores biométricos. Para saber mais, acesse o portal da instituição e conheça: www.prodatamobility.com.

Durante o Seminário, em sua participação como moderador de um dos painéis, Marcio Santos ressaltou algumas atividades da Prodata Mobility, que participou pela primeira vez do Prêmio no ciclo passado. Ele enfati-zou como é fundamental ter organizações empenhadas em melhorar a competitividade das empresas e institui-ções do setor dos transportes públicos, seus processos de negócio e relações com os clientes como a Prodata e a ANTP fazem.

“Temos um grande prazer em participar do Prêmio ANTP de Qualidade. É uma honra e satisfação ter um parceiro confiável, experiente e conhecedor do mercado. Estamos muitos felizes e gratos pela oportunidade de estar aqui, tão próximo dos nossos clientes e parceiros, e da abrangência e qualidade que o Prêmio ANTP repre-senta”, mencionou Santos.

Marcio Santos, representantre da

Prodata Mobility Brasil ltda, ressaltou durante o

Seminário a importância de ser ter empresas como a aNTP

empenhadas no compromisso com a qualidade