informativo da mendes júnior - ano vi - nº 24 - maio de ...mendes_junior... · o engenheiro civil...

12
n tícias Informativo da Mendes Júnior - ano VI - nº 24 - maio de 2008 Mendes Júnior é responsável pela obra de melhoria da estrutura do Porto de Maceió SAIBA MAIS NESTA EDIÇÃO No caminho do mar No caminho do mar Vista dos 109 metros de cais já executados

Upload: vuongthien

Post on 11-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo da Mendes Júnior - ano VI - nº 24 - maio de ...Mendes_Junior... · O engenheiro civil Carlos Alberto, há 20 anos na Mendes Júnior, atua na Área de Engenharia da Administração

n t í c i a sInformativo da Mendes Júnior - ano VI - nº 24 - maio de 2008

Mendes Júnior é responsável pela obra de melhoria da estrutura do Porto de Maceió

SAIBA MAIS NESTA EDIÇÃO

No caminho do marNo caminho do mar

Vista dos 109 metros de cais já executados

Page 2: Informativo da Mendes Júnior - ano VI - nº 24 - maio de ...Mendes_Junior... · O engenheiro civil Carlos Alberto, há 20 anos na Mendes Júnior, atua na Área de Engenharia da Administração

2

INVISTA EM VOCÊ - Especial

Nesta edição, o Invista em Você, espaço do informativo que indica livros e vídeos, apresenta o livro “Conceitos Básicos de Planejamento, Custo e Resultados Gerenciais na indústria da Construção Pesada”, elaborado pelo colaborador Carlos Alberto Czarnobai.

O engenheiro civil Carlos Alberto, há 20 anos na Mendes Júnior, atua na Área de Engenharia da Administração Central como Coordenador de Desenvolvimento de Propostas. Participou de projetos como a execução das obras de duplicação da rodovia SP-310 e de licitações de Projetos como Linha Vermelha/RJ, Alunorte-Montagem/PA, Porto de Maceió/AL e Boulevard Arrudas/MG.

Primeiro contrato assinado pela empresa em 2008, o GASCAC é mais um grande projeto da Mendes Júnior no segmento de dutos, em consórcio com a empresa Azevedo & Travassos Engenharia. Com prazo de 25 meses para a sua execução, a obra consiste nos serviços de análise do projeto básico e executivo, construção e montagem do trecho 3A do Gasoduto Cacimbas-Catu, na Bahia.

O gasoduto terá 188,7 km de extensão e 28 polegadas de diâmetro.

Novos Projetos

MJ Notícias - Qual é a idéia central do livro “Conceitos Básicos de Planejamento, Custo e Resultados Gerenciais na indústria da Construção Pesada”? Carlos - O livro aborda os aspectos técnicos do negócio da prestação de serviços de engenharia no ambiente da construção pesada. Abrange todas as etapas do negócio, desde a participação em licitações, até o planejamento, o controle do andamento e dos resultados das obras, bem como os resultados financeiros para a empresa.

MJ Notícias - Quanto tempo levou para produzi-lo?Carlos - Levei aproximadamente seis anos. O prazo foi longo em função da pouca disponibilidade de tempo e da elaboração dos exercícios práticos para o leitor, além da análise detalhada do seu conteúdo.

MJ Notícias - Quais são os principais assuntos abordados?Carlos - O livro detalha os conceitos básicos para a realização de um planejamento de obra e dos custos diretos e indiretos, acompanhamento e controle, cálculo e acompanhamento dos resultados gerencias das obras e da empresa. Além disso, são apresentadas ferramentas de trabalho e exercícios para facilitar o aprendizado e entendimento do leitor.

MJ Notícias - Nos agradecimentos, você cita várias pessoas da Mendes Júnior. Qual foi a contribuição que elas e a empresa lhe proporcionaram para fazer o livro?

Carlos - Os colegas de trabalho tiveram uma participação intensa

na elaboração do meu livro. Todos eles, técnicos ou estagiários, me

auxiliaram muito na elaboração de desenhos, leiaute, exercícios,

formatação dos textos, elaboração de planilhas de cálculo e

montagem do volume original.

A maior contribuição da empresa foi proporcionar que eu

pudesse adquirir a experiência que está transcrita no livro.

MJ Notícias - A quem o livro se destina?

Carlos - Creio que as pessoas mais interessadas serão os

estudantes de engenharia, os engenheiros em treinamento,

técnicos de planejamento e engenheiros de planejamento de

obra ou licitação. De modo geral, é destinado aos profissionais

quem tenham interesses nas áreas abordadas no livro, já que

são raras as publicações relativas aos assuntos tratados.

MJ Notícias – Onde é possível encontrar o livro?

Carlos - Elaborei alguns volumes e cópias em CD´s para ampliar

a divulgação. Esses CD´s foram entregues a professores

universitários, consultores, amigos e profissionais do setor de

construção. Além disso, é possível obter o exemplar em meio

digital, solicitado através do meu telefone (31) 2121-9462 ou

pelo e-mail [email protected].

Victório Semionato (esq.), Diretor de Engenharia, e Carlos Alberto Czarnobai (dir.) entregam o livro para o Diretor-presidente, Dr. Murilo Valle Mendes

Assinado em janeiro de 2008, esta obra consiste nos serviços de projeto executivo, construção civil, montagem eletromecânica, condicionamento, pré-operação, sistemas auxiliares, infra-estrutura, fornecimento de materiais e equipamentos, partida e operação assistida de duas unidades de HDS (Hidrodessulfurização de Nafta Craqueada) da REPLAN.

A refinaria está localizada na cidade de Paulínia, a 118 km da capital do estado de São Paulo. O projeto, que possui prazo de 32 meses para execução, está sob a responsabilidade da Mendes Júnior, em consórcio com as empresas MPE Montagens e Projetos Especiais e Setal Engenharia, Construções e Perfurações.

GASCAC – Gasoduto Cacimbas-Catu REPLAN – Refinaria de Paulínia

Page 3: Informativo da Mendes Júnior - ano VI - nº 24 - maio de ...Mendes_Junior... · O engenheiro civil Carlos Alberto, há 20 anos na Mendes Júnior, atua na Área de Engenharia da Administração

3

O desenvolvimento da infra-estrutura é um reflexo de que o país está crescendo, principalmente no setor de transportes, demonstrado no aumento do trânsito de pessoas e cargas, no comércio entre as regiões e até mesmo entre países. O Brasil se encontra justamente nesta fase, o que impacta vários segmentos da construção. A Mendes Júnior participa de diversas frentes em todo o país. No nordeste, uma das obras em execução pela empresa é a expansão do Porto de Maceió, em Alagoas.

A construção do novo cais proporcionará um complexo portuário mais moderno e funcional, o que melhora a qualidade dos serviços e reduz os custos de operação pelo cliente, a Companhia Docas do Rio Grande do Norte – CODERN. Com isso, o porto será mais competitivo, o que contribui diretamente para o desenvolvimento do estado de Alagoas.

A Mendes Júnior é responsável pelas obras do cais para contêineres, que terá 407,6 metros, sendo que 80,6 deles complementam o cais geral do porto e o restante será ligado ao terminal açucareiro. O cais está sendo construído a partir de estacas tubulares pré-moldadas em concreto protendido, com 0,80 m de diâmetro. Dividida em quatro fases, a obra já executou os serviços de fragmentação, carga e transporte de arenito, fabricação de pré-moldado e da superestrutura do cais, produção das estacas e pré-moldados da superestrutura. No momento, o projeto se encontra na fase de fabricação das 80 estacas-pranchas e na cravação de estacas cilíndricas.

Porto de Maceió - saiba mais

Colaborou para a produção dessa matéria: Luciano Vilela de Araújo, Engenheiro de Planejamento e Controle do Projeto Porto de Maceió.

Vista das estacas cravadas ao lado do canteiro de obras

• Estacas Cilíndricas: 403 un (622.808 kg de armação)

• Derrocagem: 48.750 m3

• Dragagem: 75.941 m3

• Estacas-pranchas: 650 un (726.000 kg de armação)

• Dimensão: 0,60 x 0,60 x 25,8 m (concreto armado

protendido)

• Cais: 407,6 m (877.000 kg de armação)

• Aterro: 65.100 m3

Projeto Porto de Maceió - principais números

Para construir uma unidade portuária, é necessário lidar com desafios como as peculiaridades do solo, a corrosão de materiais e o fato de que muitas fases são executadas na água. Além disso, na construção do novo cais do Porto de Maceió, os maiores desafios são a disponibilidade de concreto para atender a demanda do projeto e a cravação das estacas no tempo correto, de acordo com a resistência do material.

Com previsão de conclusão para maio de 2009, o projeto conta hoje com 130 colaboradores – diretos e indiretos – e tem como principais responsáveis: José Arnaldo Rodrigues Alves – responsável pela Área de Negócios de Infra-estrutura, Antônio Carlos de Ávila – Engenheiro de Planejamento – e Roberto Buzzette – Assistente Financeiro.

Page 4: Informativo da Mendes Júnior - ano VI - nº 24 - maio de ...Mendes_Junior... · O engenheiro civil Carlos Alberto, há 20 anos na Mendes Júnior, atua na Área de Engenharia da Administração

4

Centro Administrativo de Minas Gerais

Mendes Júnior está presente em mais um grande projeto arquitetônico

Belo Horizonte é conhecida nacionalmente pelas belíssimas obras arquitetônicas espalhadas pelas ruas da cidade, sendo o Conjunto Arquitetônico da Lagoa da Pampulha uma das mais tradicionais. Idealizado por Oscar Niemeyer, o conjunto é composto por construções em linhas curvas que acompanham as formas da lagoa, um marco na arquitetura moderna brasileira.

Agora, a capital mineira irá ganhar mais um grande projeto do Niemeyer: o Centro Administrativo do Estado de Minas Gerais. Localizado às margens da MG-10, rodovia que liga Belo Horizonte ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins (MG), o projeto da nova sede do Governo do Estado será construído numa área de 804 mil metros quadrados. Dessa área, 200 mil são destinados às edificações do Palácio do Governo e das 17 secretarias estaduais.

A Mendes Júnior, em consórcio com as empresas Camargo Corrêa e Santa Bárbara Engenharia, é responsável pelos serviços do Lote 1 do Centro Administrativo, que compreende as obras de infra-estrutura geral, do Palácio do Governo, do Auditório e da Praça Cívica, e inclui ainda os serviços de engenharia e fornecimento, montagem e instalação de equipamentos.

Iniciado em dezembro de 2007, as principais fases do projeto são a liberação dos platôs finais de terraplenagem, drenagem profunda e ampliação da barragem do lago existente no local, fundações diversas do Palácio e do Auditório, execução das coletoras e acessos internos ao empreendimento. O projeto se encontra ainda nas fases de terraplenagem, drenagem e fundações do Palácio e do Auditório. Até agora, já foram executados 330.000 m3 de terraplenagem, 1.000 m de redes de drenagem profunda e fundações diversas.

Page 5: Informativo da Mendes Júnior - ano VI - nº 24 - maio de ...Mendes_Junior... · O engenheiro civil Carlos Alberto, há 20 anos na Mendes Júnior, atua na Área de Engenharia da Administração

Este é o terceiro projeto do arquiteto Oscar Niemeyer executado pela Mendes Júnior e, assim como nos outros, construir grandes vãos livres em estruturas de concreto e dar formas curvas são os seus maiores desafios. O projeto do Palácio do Governo prevê a construção do maior vão livre em concreto armado já construído no mundo. Com 150 metros de extensão sem junta de dilatação, o prédio será sustentado por tirantes metálicos protendidos. Além disso, a construção do Palácio e do Auditório representa um grande desafio tecnológico, principalmente pela sua concepção estrutural e seqüência executiva.

Atualmente, o projeto possui 290 colaboradores diretos e indiretos, estando prevista a contratação de 571 colaboradores no seu pico. Pela Mendes Júnior, os principais responsáveis pelo Projeto são: José Arnaldo Rodrigues Alves – responsável pela Área de Negócios de Infra-estrutura, Fernando Henrique Linhares – representante do Conselho Diretivo – e Carlos Adriano Meira de Moura – coordenador de Planejamento e Controle.

Perspectiva do Auditório e do Palácio do Governo

Vista geral do Projeto Centro Administrativo do Estado de Minas Gerais

Colaborou para a produção dessa matéria: Carlos Adriano Meira de Moura,

coordenador de Planejamento e Controle do Projeto Centro Administrativo.

Projeto Centro Administrativo - Lote 1 principais números:

• Volume de terraplenagem: 1 milhão de metros³

• Peso de aço CA 50 / 60: 2.030 t

• Peso de cordoalha aço CP 190 RB: 219 t

• Peso da estrutura metálica: 201 t

• Volume de concreto: 30.300 m³

• Drenagem em redes tubulares de concreto: 7.000 m

• Base de brita graduada: 43.000 m³

• CBUQ – Concreto Betuminoso Usinado a Quente: 15.500 t

5

Page 6: Informativo da Mendes Júnior - ano VI - nº 24 - maio de ...Mendes_Junior... · O engenheiro civil Carlos Alberto, há 20 anos na Mendes Júnior, atua na Área de Engenharia da Administração

MJ Notícias - Fale um pouco da REGAP e da história da refinaria em Minas.João Lafraia - A comemoração dos 40 anos da Petrobras em Minas foi uma decisão tomada a partir de uma pesquisa de comunicação que verificou que a Petrobras não era percebida no estado como uma empresa mineira. A partir daí, foi feito um trabalho de aproximação da empresa com a sociedade, que resultou na idéia de comemorar os 40 anos. A REGAP é um marco da atuação da Petrobras em Minas Gerais. A partir dela surgiram as bases de distribuição de combustível e para a construção de oleodutos, por exemplo.

MJ Notícias - Qual é a importância da REGAP no contexto da produção de combustíveis da Petrobras?João Lafraia - O papel da REGAP no contexto de negócios da Petrobras está intimamente ligado aos negócios desenvolvidos na Bacia de Campos, o que deriva em grande atratividade e rentabilidade da refinaria para a Petrobras. Além disso, esta é a refinaria responsável por abastecer Minas Gerais, o terceiro estado do país.

MJ Notícias - Como você pode caracterizar o momento atual da refinaria? Além da obra realizada pelo Consórcio Andrade Gutierrez / Mendes Júnior / KTY Projectus, existem outras em andamento? Quais?João Lafraia - Os projetos em desenvolvimento na refinaria fazem parte do programa de melhorias da Petrobras. O site em que o Consórcio Andrade Gutierrez / Mendes Júnior / KTY Projectus atua faz parte deste programa, que viabilizará a produção de gasolina com menor teor de enxofre. Este combustível será distribuído nas regiões metropolitanas com o objetivo de reduzir a emissão deste elemento na atmosfera, além de posicionar este produto em um nível internacional de combustível.

A obra realizada pelo consórcio é de suma importância para os resultados da refinaria, principalmente em relação ao cumprimento do seu prazo, uma vez que a Petrobras tem o compromisso de começar a produzir e distribuir este combustível até 2009.

MJ Notícias - Quais são os principais resultados esperados pela refinaria através da obra realizada pelo Consórcio Andrade Gutierrez / Mendes Júnior / KTY Projectus?João Lafraia - Espera-se que o Consórcio realize seu trabalho de acordo com o padrão de qualidade definido pela REGAP, dentro do prazo e dos custos previstos. Este é um projeto que, devido ao resultado esperado – capacidade de produção de combustível de nível internacional, foi entregue a empresas com alto grau de confiabilidade, como é o caso das que compõem o consórcio. Outro ponto que deve ser enfatizado diz respeito aos requisitos de responsabilidade social.

MJ Notícias - O que está sendo feito nesse sentido?João Lafraia - Está sendo realizada a mobilização de pessoas da região para atuação nas obras da refinaria, um processo que alia a necessidade de mão-de-obra da REGAP e das empresas de engenharia e a geração de emprego para as cidades da região. Ou seja: os critérios estabelecidos para a obra estão vinculados às necessidades da comunidade, inserindo, inclusive, programas de capacitação em parceria com as empresas do consórcio, a REGAP e o SESI – SENAI (veja mais nesta matéria). Até agora, mais de 3 mil pessoas já foram qualificadas.

Neste processo, é fundamental o engajamento de empresas como a Mendes Júnior, não só na REGAP, mas em outras refinarias da Petrobras, como será feito na REPLAN (SP), em que a Mendes Júnior também está presente.

6

Da esq. p/ dir.: Gilson de Campos, Victório Semionato, João Lafraia, Alberto Vilaça e Vítor Meniconi

Este ano, a Petrobras comemora 40 anos de trabalho em Minas Gerais. Sua história começou no Estado em 1968, com a instalação da Refinaria Gabriel Passos – REGAP – na cidade de Betim. Hoje, a REGAP busca um novo patamar entre as refinarias espalhadas pelo Brasil, realizando obras para o aumento da sua produção. A Mendes Júnior está presente nesta fase, em consórcio com as empresas Andrade Gutierrez e KTY Projectus, sendo responsável pelas obras de construção civil e montagem eletromecânica que compõem a Carteira de Gasolina On Site da refinaria.

Para comemorar os 40 anos da REGAP, o informativo Mendes Júnior Notícias conversou com o gerente geral da refinaria, o en-genheiro João Ricardo Barusso Lafraia, sobre o momento em que a refinaria se encontra, as perspectivas para o setor petrolífero, o projeto em execução pelo Consórcio e as ações de responsabilidade socioambiental desenvolvidas.

Na ocasião, também estiveram presentes o gerente de empreendimentos – engenharia da Petrobras, Gilson Ademar de Campos, o gerente de empreendimentos da REGAP, Vítor Meniconi, a gerente de comunicação da REGAP, Fátima Ribas, Flávia Waltrick, tam-bém da área de comunicação, o responsável pela Área de Negócios de Montagens da Mendes Júnior, Alberto Elisio Vilaça Gomes, e o Diretor de Engenharia da Mendes Júnior, Victório Duque Semionato.

REGAP comemora 40 anos da Petrobras em MinasREGAP comemora 40 anos da Petrobras em Minas

Page 7: Informativo da Mendes Júnior - ano VI - nº 24 - maio de ...Mendes_Junior... · O engenheiro civil Carlos Alberto, há 20 anos na Mendes Júnior, atua na Área de Engenharia da Administração

Vista noturna da refinaria

Perfil Refinaria Gabriel Passos – REGAP

Localização: Betim - MGÁrea: 12,5 km2 Principais Produtos: Gasolina, óleo diesel, querosene de aviação, GLP, aguarrás, asfaltos, coque e enxofre. Capacidade instalada: 151 mil barris/dia. Inauguração: março de 1968Responsabilidade do Consórcio Andrade Gutierrez / Mendes Júnior / KTY Projectus: projeto executivo e obras de construção civil e montagem eletromecânica que compõem a Carteira de Gasolina On Site da refinaria.

MJ Notícias - Qual é a visão da REGAP e da Petrobras em relação à responsabilidade social?João Lafraia - O objetivo da Petrobras é possuir ou apoiar projetos e programas que viabilizem a melhoria das condições das comunidades onde atua. Assim, a companhia reforça o seu compromisso social, o que traz conseqüências diretas para a sua produtividade, tendo em vista que o apoio a programas de capacitação gera motivação, diminui o turnover e proporciona maior produtividade � pois diminui a necessidade de paralisações da refinaria � e reduz acidentes. Um dos projetos em estudo pela REGAP é a Cidade da Solda, que terá creches e aulas de reforço estudantil, por exemplo, para os familiares da comunidade.

Percebemos que a Mendes Júnior trilha o mesmo caminho ao incorporar e praticar os quesitos definidos pela refinaria, como o programa de formação de soldadores, o que aumenta a produtividade e o comprometimento dos colaboradores.

MJ Notícias - Quais são os planos para o futuro?João Lafraia - As perspectivas da refinaria incluem o estudo de mais uma unidade de coque e destilação e a viabilidade do desenvolvimento de um complexo acrílico, onde a Petrobras está buscando um parceiro. Com ele, Minas Gerais passará a ser o primeiro estado com uma unidade petroquímica, o que

fomenta o desenvolvimento de empresas locais, incentiva que outras indústrias tenham unidades no Estado e, assim, trazem mais investimentos – inclusive federal. Estas melhorias poderão gerar maior arrecadação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) para o estado de Minas Gerais, além de incluir a REGAP no mesmo patamar de refinarias como a REPAR (Refinaria Presidente Getúlio Vargas), no estado do Paraná.

MJ Notícias - O que deve ser comemorado nestes 40 anos da Petrobras em Minas?João Lafraia - Podemos dizer que Minas Gerais é um estado petroleiro, e não apenas minerador. Cerca de 25% do ICMS do Estado são provenientes da distribuição de petróleo, o que reflete a posição da Petrobras como fomentadora da indústria local. O desenvolvimento do setor de energia através das ações desenvolvidas pela Petrobras possibilita que outros segmentos cresçam, trazendo grande diferencial, principalmente para a região de Betim, contribuindo, assim, para o desenvolvimento do Estado. A partir disso, há a geração de postos de trabalho e o aumento dos investimentos em saúde, educação e segurança, o que proporciona que Minas Gerais cumpra o seu papel social.

Formação em focoMendes Júnior participa da construção do SENAI de Ibrité/MG

A Mendes Júnior, em parceria com a ADAV - Associação Milton Campos para Desenvolvimento e Assistência a Vocações de Bem-dotados de Minas Gerais – e com a Petrobras/REGAP, a Orteng, a Andrade Gutierrez e a KTY Projectus, assinou em fevereiro um convênio para a construção da primeira unidade do SENAI em Ibirité, cidade localizada na mesma região da Refinaria Gabriel Passos.

Com previsão de inauguração para o segundo semestre de 2008, o SENAI será um espaço para a formação de cerca de 1.000 profissionais por ano nas funções industriais – pedreiro, soldador, carpinteiro, armador, mecânico e eletricista – e técnicos em informática.

Além de ser uma grande oportunidade de qualificação para a população do município, o empreendimento é um exemplo de como a parceria de grandes empresas pode contribuir para o desenvolvimento social.

7

REGAP comemora 40 anos da Petrobras em MinasREGAP comemora 40 anos da Petrobras em Minas

Page 8: Informativo da Mendes Júnior - ano VI - nº 24 - maio de ...Mendes_Junior... · O engenheiro civil Carlos Alberto, há 20 anos na Mendes Júnior, atua na Área de Engenharia da Administração

A escassez de recursos naturais faz da preservação e da disseminação da consciência ambiental um compromisso de todos. A preservação do meio ambiente é uma das prioridades da Mendes Júnior. Além de ser certificada de acordo com a norma ISO 14001 – Gestão do Meio Ambiente – e adotar a educação ambiental como foco das ações sociais do Projeto Solidariamendes em todas as suas unidades, a empresa formalizou há oito anos uma parceria com a ASMARE – Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável.

Fundada em maio de 1990, através de uma parceria entre 20 catadores e a Pastoral de Rua de Belo Horizonte - MG, a ASMARE tem como objetivo a geração de trabalho, renda e melhores condições de vida para os seus associados através da promoção do resgate da cidadania. A associação recolhe, por mês, cerca de 450 toneladas de material reciclável através do trabalho de coleta realizado pelos catadores e de parcerias com empresas, escolas, condomínios e órgãos públicos da cidade. Nos galpões, a associação realiza a triagem e a separação por tipos (papel, metal e plástico), prensa e balança do material coletado.

Com mais de 260 associados, a ASMARE beneficia diretamente 1.500 pessoas, oferecendo benefícios como moradia, transporte, seguro de vida, convênios com estabelecimentos de alimentação e saúde, pagamento semanal por produção e creche para os filhos de zero a seis anos de idade. Além de executar o trabalho de coleta de materiais recicláveis, os associados devem cumprir várias diretrizes da associação, sendo que uma delas é a manutenção dos filhos menores de 16 anos matriculados em escolas. A ASMARE fornece

Uma parceria que promove a consciência ambiental

Mendes Júnior e ASMARE

Dona Geralda - fundadora da ASMARE - no espaço cultural Reciclo II

Para saber mais sobre a ASMARE acesse o site www.asmare.org.br.

A dança é um dos melhores remédios para o corpo e para a alma. Além de servir como uma atividade física, dançar alivia as tensões causadas pelo estresse do dia-a-dia, desenvolve a criatividade, eleva a auto-estima e aproxima as pessoas. Enfim, dançar só faz bem!

Porta-retrato

ainda aos catadores todo o material necessário para a execução do seu trabalho, como uniformes e carrinhos coletores.

A Mendes Júnior, através do Projeto Solidariamendes, apóia a entidade através de parcerias como patrocínio de eventos e oficinas profissionalizantes, doação de equipamentos de informática e mobiliário, campanhas diversas e na viabilização do Reciclo II, um espaço cultural e gastronômico da associação, inaugurado em 2007. No local, decorado com móveis e adornos fabricados a partir de material reciclável, funciona também um restaurante e uma loja de produtos feitos nas oficinas da associação. Além disso, através do programa de coleta seletiva Reciclamendes, a Mendes Júnior encaminha todo o material reciclável coletado na Administração Central para a ASMARE.

“A parceria da Mendes Júnior foi e é para nós, da ASMARE, uma grande conquista. Além de possibilitar a ampliação de oportunidades de trabalho para os catadores e ex-moradores de rua, a parceria sensibilizou diversas empresas sobre a importância da doação de materiais recicláveis para a associação”, afirmou Maria das Graças Marçal, mais conhecida como Dona Geralda, fundadora da ASMARE.

Rosângela Maria Cunha, da Área de Tecnologia da Informação

da Administração Central (na foto com seu professor, Vander

Borges de Paula), pratica aulas de dança de salão há três anos.

Colaborador: envie a sua foto

para este espaço através do e-mail

[email protected].

8

Page 9: Informativo da Mendes Júnior - ano VI - nº 24 - maio de ...Mendes_Junior... · O engenheiro civil Carlos Alberto, há 20 anos na Mendes Júnior, atua na Área de Engenharia da Administração

9

MJ Notícias – Conte sobre a sua trajetória na Mendes Júnior.Edilson - Iniciei minha vida profissional na Mendes Júnior em setembro de 1972 como office-boy, atendendo as áreas de Recursos Humanos, Tesouraria e Diretoria Financeira, onde fui posteriormente promovido a auxiliar de escritório. Mais tarde, em 1991, fui transferido para a Mendes Júnior Montagens na área de contas a pagar, onde permaneci durante oito anos, chegando a chefe do setor. Em 2001, tive muita alegria em retornar à empresa para atuar na Área de Suprimentos e Equipamentos, na Administração Central, onde estou até hoje.

MJ Notícias – Durante os 33 anos da sua atuação na empresa, qual foi a sua maior contribuição?Edilson - Fiz a minha vida e a da minha família através da Mendes Júnior. Creio que a minha maior contribuição para a empresa foi através da dedicação, comprometimento e perseverança, sempre acreditando que os momentos difíceis seriam superados.

MJ Notícias – Qual foi o momento mais marcante que você vivenciou na empresa? Por quê? Edilson - Foi em junho de 2001, quando recebi um telefonema da Mendes Júnior solicitando o meu retorno para a empresa depois de dois anos de desligamento. Fiquei muito feliz! Desde o dia em que eu havia saído, vinha torcendo e acompanhando a trajetória da empresa.

MJ Notícias – Qual característica da empresa você considera como a que mais reflete na sua identidade?Edilson - A Mendes Júnior é formada por pessoas solidárias, sérias e leais. Isso faz com que a gente se sinta maior a partir do momento em que elas, em nome da empresa, se preocupam e se dispõem a buscar soluções para os problemas de cada colaborador, o que promove uma convivência tranqüila entre os colegas de trabalho e beneficia diretamente o desenvolvimento das atividades.

O administrador de empresas Edilson Jales, 33 anos de carreira na Mendes Júnior, casado e pai de dois filhos, é o homenageado desta edição na coluna “Gente que faz história”. Conheça um pouco da sua trajetória.

Marcas da Mendes

A construção de grandes projetos hidrelétricos nacionais e internacionais faz parte da história da Mendes Júnior. Um deles foi a Hidrelétrica de Playas, na Colômbia. Iniciado em janeiro de 1983, o projeto incluiu a execução de obras civis e de montagem eletromecânica.

As obras civis compreenderam a construção do reservatório, que armazena 85 milhões de metros cúbicos de água, barragem com 65 metros de altura, desvio do rio Guatapé através da construção de um túnel na margem direita do rio, vertedouro com 385 metros de comprimento e túneis de adução e desvio. Já a etapa de montagem eletromecânica compreendeu a montagem de equipamentos hidromecânicos no poço das comportas com revestimento metálico e profundidade de 75 m e a construção da torre de captação.

Finalizado em setembro de 1987, 57 meses após o início das obras, e com um efetivo de 715 colaboradores, a Hidrelétrica de Playas foi um dos grandes projetos energéticos da Colômbia.

Hidrelétrica de Playas – Colômbia

• Capacidade de geração de energia - 204.000 kW• Escavação em solo – 8.916.723 m3

• Escavação em rocha – 737.681 m3

• Escavação em rocha subterrânea – 64.613 m3

• Aterros – 1.600.000 m3

• Concreto – 103.170 m3

• Montagem – 572 t

Dentre os principais quantitativos, destacam-se:

Page 10: Informativo da Mendes Júnior - ano VI - nº 24 - maio de ...Mendes_Junior... · O engenheiro civil Carlos Alberto, há 20 anos na Mendes Júnior, atua na Área de Engenharia da Administração

Apesar dos diversos avanços já alcançados pela ciência, ainda não foi encontrada nenhuma substância que substitua o sangue humano. Com isso, pessoas que precisam de uma transfusão dependem exclusivamente da solidariedade e da boa vontade de cada indivíduo. Uma das grandes barreiras que os bancos de sangue encontram é a falta de doadores.

Apesar de ser um ato simples, doar sangue requer alguns cuidados. É essencial que a pessoa esteja em boas condições de saúde, tenha entre 18 e 65 anos de idade e peso mínimo de 50 kg.

Ao chegar a um banco de sangue, o candidato à doação irá passar por uma triagem clínica, ou seja, uma entrevista confidencial com várias perguntas referentes à sua vida pessoal. Esta entrevista tem como objetivo avaliar se a doação poderá trazer riscos ao doador ou para o futuro receptor. Nesta entrevista, a sinceridade é fundamental. Além disso, geralmente os bancos de sangue têm como prática servir lanche ao candidato, antes e depois da doação, para garantir que a pessoa esteja realmente alimentada e que, dessa forma, tenha maior resistência ao processo de doação.

Depois da entrevista, é realizado um teste para verificar se o candidato está com anemia. Em seguida, são conferidos o batimento cardíaco, a pressão arterial e o peso do candidato. Após estas etapas, é dado início à coleta. Em média, são coletados 450 ml de sangue por pessoa em uma bolsa esterilizada, de uso descartável. O sangue é submetido a rigorosos testes laboratoriais. É importante ressaltar que os intervalos para doação variam de acordo com o sexo: os homens podem realizar até quatro doações por ano, enquanto as mulheres, apenas três.

A Mendes Júnior apóia e reconhece a importância desta iniciativa. Sempre quando é identificada uma necessidade interna, a empresa incentiva a participação cidadã e o espírito solidário dos seus colaboradores através da oportunidade de doar sangue. Em dezembro de 2007, o Projeto 516 – Usina José Mendes Júnior – realizou no Dia V – Dia do Voluntariado – uma campanha para a doação de sangue destinada ao Hemominas da cidade de Juiz de Fora/MG, através da mobilização de 40 colaboradores voluntários da unidade.

Viver com Responsabilidade – Doação de sangue

10

Os colaboradores interessados em fazer parte do cadastro de doadores de sangue da empresa devem entrar em contato com Adaisa de Fátima - Área de Recursos Humanos – através do e-mail [email protected].

Doação de sangue durante o Dia V 2007 realizada pelo projeto 516 - Usina José Mendes Júnior

Treinamento da Brigada de Emergência

Nos dias 24 e 25 de abril foi realizado no Centro de Treinamento do Corpo de Bombeiros em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, o Treinamento da Brigada de Emergência da Administração Central.

No treinamento, estiveram presentes 43 brigadistas. O grupo foi composto por colaboradores da Administração Central – 32 pessoas – e do edifício João Pinheiro, onde a empresa está localizada. No treinamento foram abordados temas essenciais para a atuação da brigada de emergência, como a utilização de aparelhos extintores, manobras com mangueiras, táticas de combate a incêndio em ambiente confinado e resgate de vitimas.

Brigadistas da Administração Central realizam treinamento de reciclagem

Brigadistas da Administração Central durante treinamento

Page 11: Informativo da Mendes Júnior - ano VI - nº 24 - maio de ...Mendes_Junior... · O engenheiro civil Carlos Alberto, há 20 anos na Mendes Júnior, atua na Área de Engenharia da Administração

11

Da esq. p/ dir.: os colaboradores Luiz Carlos Coghi, José Caetano Vasconcelos, Juliana Gehlen, Ednilson Gonçalves, Fernando Orsini e Rozinaldo dos Santos

Se no passado o segmento de engenharia era caracterizado pelo alto nível de acidentes do trabalho, hoje é possível se orgulhar de marcas alcançadas em projetos como o Consórcio ETA – Brasília, formado pela Mendes Júnior, EMSA e Artecon. O projeto comemorou em abril deste ano a marca de 365 dias sem acidentes com afastamento.

Atingir mais de 365 dias sem nenhum acidente é uma tarefa que exige dedicação, persistência e consciência de cada colaborador. Por isso, o consórcio sempre teve como premissa o investimento permanente nas pessoas através de treinamentos e discussões temáticas relacionadas à segurança individual ou coletiva. Além de tratar o assunto na admissão do colaborador, a obra realiza os Diálogos Diários de Segurança – DDS´s, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT – e promove programas como o “Anjo da Obra”, em que os próprios colaboradores do consórcio atuam como multiplicadores das boas práticas de segurança na unidade.

A segurança é uma prioridade em todas as frentes da obra, principalmente por estar localizada em uma região com

intenso tráfego de pedestres, o que exige ainda mais atenção. É fundamental que cada colaborador saiba da importância da sua atitude para a manutenção desta marca do projeto. O uso de equipamentos de proteção individual e coletiva e a prática da segurança dentro e fora do ambiente de trabalho são fundamentais. De acordo com Ednilson Ribeiro Gonçalves, responsável por Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional e Responsabilidade Social na obra, esta é uma vitória de todos: “A gerência dá apoio e incentiva os colaboradores a realizarem suas atividades, conscientes de que a segurança está em primeiro lugar”, afirma ele.

O Consórcio ETA – Brasília é responsável pela execução das obras de reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Água de Brasília. Até o momento, cerca de 500 empregos foram gerados. Com previsão de conclusão para junho de 2008, o Consórcio ETA - Brasília possui como principais responsáveis da Mendes Júnior no projeto: Fernando Orsini Nunes de Lima – Conselheiro do Consórcio e Luiz Carlos Coghi – Coordenador Administrativo-Financeiro.

Acidente ZeroConsórcio ETA - Brasília comemora um ano sem acidentes com afastamento

Colaborou para a produção dessa matéria: Ednilson Ribeiro Gonçalves, Técnico de Segurança do Trabalho do Consórcio ETA - Brasília

Page 12: Informativo da Mendes Júnior - ano VI - nº 24 - maio de ...Mendes_Junior... · O engenheiro civil Carlos Alberto, há 20 anos na Mendes Júnior, atua na Área de Engenharia da Administração

EXPEDIENTEInformativo do Grupo Mendes Júnior • Coordenação: Ângelo Alves Mendes • Redação e edição: Isabella Lopes / Bethânia Aquino • Editoração: AVI Design •Fotografias: Acervo Mendes Júnior • End: Avenida João Pinheiro, 146, 6º andar - Centro - CEP 30130-927 - Belo Horizonte - MG • Telefone: (31) 2121-9400 •Site: www.mendesjunior.com.br • e-mail: [email protected] • Impressão: Formato Artes Gráficas • Tiragem: 5.500 exemplares • Comitê de pauta: Ana Maria Souza, Fausto Flecha, Maria Bernadete Maia, Paulo Márcio de Carvalho e Victório Semionato

12

A Associação Recreativa Mendes Júnior – ARMEJ – realizou mais um evento de integração entre unidades. Desta vez, as mulheres da Administração Central e do Projeto REGAP – Consórcio Andrade Gutierrez, Mendes Júnior e KTY Projectus – realizaram uma partida de futebol em Belo Horizonte – MG.

A partida, que foi dividida em dois tempos de 15 minutos cada, foi disputada em uma quadra de futebol no bairro Buritis. Com o placar final de 6 a 0, o time da Administração Central foi o vencedor. O resultado do jogo foi comemorado pelas duas equipes, deixando a expectativa de um próximo encontro.

“Além de incentivar a prática de esportes, a competição proporcionou um momento de confraternização e diversão”, afirmou Clésio Ferreira, Diretor de Esportes da ARMEJ (na foto, à direita, de blusa azul)

As jogadoras foram:Administração Central: Bethânia Aquino, Camila Aguida,

Carolina Almeida, Flávia Lima, Marina Bretas e Rosângela Cunha.

Projeto REGAP: Adriana Andrade, Andréia dos Santos, Carine Cruz, Christiane Medeiros , Irene Silva e Vanuza Sousa.

ARMEJ realiza competição de futebol feminino

Evento promoveu a integração entre as unidades Administração Central e Projeto REGAP

Participantes da Administração Central (colete vermelho) e projeto REGAP (colete verde)

Uma das premissas estratégicas da Mendes Júnior é a manutenção das certificações do Sistema de Gestão Integrada de acordo com as normas de Qualidade (ISO 9001), Meio Ambiente

(ISO 14001), Segurança e Saúde Ocupacional (OHSAS 18001) e Responsabilidade Social (SA 8000). A empresa, certificada em 2004 e recertificada em 2007, obteve mais um resultado positivo, sem nenhuma não-conformidade, na 2ª Auditoria Semestral, realizada pelos auditores externos Paulo Silveira Ivo e Benedicto Silva de Carvalho, do Bureau Veritas Certification – BVC.

Durante a auditoria, realizada nos dias 14 e 15 de abril no Projeto 516 – Usina José Mendes Júnior (Juiz de Fora – MG) – e na Administração Central (Belo Horizonte – MG), os auditores ressaltaram o avanço da empresa em relação à prática das normas, o que pode ser percebido nos resultados da Mendes Júnior. Além disso, foi valorizada a preocupação da empresa com a evolução da qualificação das pessoas, bem como a gestão de fornecedores.

A manutenção das certificações reflete o trabalho bem-feito de toda a empresa. Diariamente, é possível perceber que cada colaborador busca melhorar os seus processos em todas as unidades da empresa, contribuindo para a evolução do sistema de gestão e, conseqüentemente, propiciando a melhoria contínua.

Certificações mantidasMendes Júnior passa por 2ª auditoria semestral do seu Sistema de Gestão Integrada sem não-conformidades

Equipe da Mendes Júnior e do BVC durante a auditoria no Projeto 516 - Usina José Mendes Júnior