informativo cmc - outubro (edição 6)

6
www.cmc.ifam.edu.br Visite o site do campus> CAMPUS MANAUS CENTRO INFORMATIVO Nº 6 • OUTUBRO de 2013 IFAM é destaque na etapa norte dos JIF´s 2013 Pág. 6 Pág. 3 IFAM divulga projetos e cursos durante a Feira Norte do Estudante Programa Mulheres Mil inicia a formação de cem mulheres em pintura e texturização de parede Planejamento das novas ações de gestão para os anos de 2014 a 2018 Pág. 3 Pág. 2 OUTUBRO ROSA Mês da Conscientização sobre o Câncer de Mama Campus Manaus Centro comemora 104 anos Pág. 4 Estudantes participam de audiência sobre o Código de Obras na CMM Pág. 6

Upload: instituto-federal-amazonas

Post on 13-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo  CMC - Outubro (Edição 6)

www.cmc.ifam.edu.brVisite o site do campus>

CAMPUSMANAUS CENTRO

INFORMATIVONº 6 • OUTUBRO de 2013

IFAM é destaque na etapa norte dos JIF´s 2013

Pág. 6

Pág. 3

IFAM divulga projetos e cursos durante a Feira Norte do Estudante

Programa Mulheres Mil inicia a formação de cem mulheres em pintura e texturização de parede

Planejamento das novas ações de gestão para os anos de 2014 a 2018

Pág. 3

Pág. 2

OUTUBRO ROSAMês da Conscientização sobre o Câncer de Mama

Campus Manaus Centro comemora 104 anos

Pág. 4

Estudantes participam de audiência sobre o Código de Obras na CMM

Pág. 6

Page 2: Informativo  CMC - Outubro (Edição 6)

2 CAMPUS MANAUS CENTRO INFORMATIVO

Aluno do CMC realiza pesquisasobre rãs

ara promover a inserção ao mercado de P trabalho e a capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade social, o 'Progra-ma Mulheres Mil' iniciou mais uma etapa de formação de 100 mulheres, no mês de setem-bro, para as aulas do Curso de Qualificação Profissional com habilitação em Pintura e Texturização de Parede. O curso é ofertado pela Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC), do Campus Manaus Centro.

Durante a cerimônia da aula inaugural foram dadas as orientações necessárias em relação aos objetivos do curso de qualificação, o rece-bimento dos benefícios de vale transporte, da bolsa de estudos e a divisão das turmas.

Programa Mulheres Mil inicia a formação de cem mulheres em pintura e texturização de parede

Representantes do Instituto Federal de Educa-ção, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) estiveram em Manaus, nos dias 19 e 20 de setembro, para ministrar a primeira aula pre-sencial do curso Capacitação em Informação, Acessibilidade e Direitos Humanos para Servi-dores Públicos Federais (CAPADHIA), no Insti-tuto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).

Na primeira turma, 40 servidores serão capacita-dos durante seis meses de curso, com os méto-dos de ensino divididos em seis módulos. Sendo que o primeiro módulo é de forma presencial, nas capitais dos estados participantes: Brasília, Fortaleza, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo.

O curso é organizado pelo IFRS, em parceria com a Secretaria dos Direitos Humanos da Pre-sidência da República e o Grupo de Pesquisa em Leitura, Informação e Acessibilidade (LEIA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Curso de capacitação em acessibilidade para servidores federais no IFAM

Page 3: Informativo  CMC - Outubro (Edição 6)

3CAMPUS MANAUS CENTROINFORMATIVO

Com o intuito de traçar planos de ações e metas para os anos de 2014 a 2018, os representantes do Conselho Superior (CONSUP), das Pró-Reitorias e seus eventuais suplentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) estiveram presentes na Reu-nião inicial para a Elaboração da metodologia de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), no Campus Manaus Centro.

A Comissão Central do PDI, sob a coordenação da pró-reitora de Desenvolvimento Institucional (PRODIN), professora Ana Maria Alves Pereira, discutiu os eixos, objetivos e metas do PDI, apre-sentando a decisão sobre o Formulário de Capta-ção de Metas e Ações para os Campi e Reitoria e formação da Comissão Local de docentes, dis-centes e técnicos administrativos. Durante a reu-nião, também ocorreu a divisão das Comissões Temáticas em Acadêmico-Técnico, Infraestrutura e Gestão, além da atribuição dos Grupos de Tra-balho (GT).

Planejamento das novas ações de gestão para os anos de 2014 a 2018

esquisas voltadas nas áreas de eletrônica e enge-Pnharia de controle e automação foram algumas das atividades apresentadas pelo IFAM, durante a Feira Norte do Estudante 2013, realizada nos dias 26 a 28 de setembro, no Manaus Plaza Centro de Convenções. Nos três dias do evento, o Instituto foi representado por alunos e servidores dos campi Manaus Centro (CMC) e Manaus Distrito Industrial (CMDI).

Além das pesquisas e projetos apresentados, os alunos realizaram teste vocacional e interações com os visitan-tes do estande com a divulgação dos cursos ofertados pelo IFAM.

IFAM divulga projetos e cursos durante a Feira Norte do Estudante

CMC participa do evento Café com Inovação e Talentos

A convite do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/AM), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Instituto Federal de Educação, Ciên-cia e Tecnologia (IFAM), por meio da direção da Pró-Reitoria (PROEX), participou no dia 20 de setembro, do evento 'Café com Inovação e Talentos'.

De acordo com a pró-reitora de Extensão, pro-fessora Sandra Magni Darwich, o intuito do evento é ajudar as instituições promovendo suporte para empresas que desenvolvem pro-jetos de inovações e pesquisas, e que fomen-tem a inserção em profissionais capacitados na modalidade de trainee no mercado de trabalho.

“Esse evento faz com que possamos encontrar alunos com vocação de empreendedorismo e com potencialidades inovadoras e tecnológi-cas”, destacou Darwich. O evento ocorreu no salão de festas do IEL/AM.

Page 4: Informativo  CMC - Outubro (Edição 6)

Campus ManausCentro comemora

104 anos

om visão voltada para valores da ética, cidadania, educação e Cresponsabilidade social, o Campus Manaus Centro (CMC) comemorou 104 anos de história e tradição, no dia 23 de setembro.

Vinculado à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o Campus Manaus Centro é a unidade mais antiga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) e com a maior quantidade de alunos e cursos de graduação e técnico.

O Campus Manaus Centro esteve presente em todas as fases que a Rede Federal passou, desde a Escola de Aprendizes Artífices até Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Um dos representantes da história da instituição é o artista plástico amazonense Moacir Andrade que, após estudar na Escola Estadual Ribeiro da Cunha e no Colégio Amazonense Dom Pedro II, seus pais resolveram oferecer um novo ensino secundário profissional, já que era um excelente desenhista e suas pinturas despertavam admirações em autoridades da época, como o ex-presidente Getúlio Vargas, o interventor do Governo Federal Álvaro Maia e o médico Djalma Batista.

4 CAMPUS MANAUS CENTRO INFORMATIVO

Page 5: Informativo  CMC - Outubro (Edição 6)

5INFORMATIVO CAMPUS MANAUS CENTRO

Em 1938, Moacir ingressou como aluno interino na Escola de Aprendizes Artífices, e em 1945, concluiu o curso de Desenho Técnico, na Escola Técnica de Manaus. “Os anos que passei na Escola Técnica foram decisivos para a minha vida até chegar à universidade. Por meio do meu esforço, o que sou hoje agradeço a esta instituição, foi ela que me ajudou a também ser reconhecido. Sou apaixonado por essa escola”, disse.

Alguns anos depois, em 1968, Moacir retornou à instituição, onde atuou como professor de Desenho Técnico e Matemática, na antiga Escola Técnica Federal do Amazonas (ETFAM), até 1997. Nesse período, foi professor do atual diretor do Campus Manaus Centro, Júlio César Araújo de Freitas, que guarda boas recordações das aulas ministradas pelo artista. “Moacir foi importante pelo fato de sempre ressaltar que nunca devemos perder a expectativa de crescimento através do estudo e sempre se sobrepor diante das dificuldades”, lembrou o gestor.

A trajetória de Júlio César é parecida com a de Moacir Andrade. O atual diretor do CMC iniciou seus estudos com 11 anos de idade na Escola Técnica Federal do Amazonas para cursar a 1ª série ginasial (equivalente ao 5º ano do fundamental), onde concluiu o curso técnico em Eletrotécnica, em 1976. No ano seguinte, ingressou na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), graduando-se no curso de Licenciatura em Física. No início da década de 80, retornou à ETFAM como professor de Física, permane-cendo até os dias de hoje. “Nosso Campus conta com aproximadamente quatro mil alunos. O avanço nos moldes atuais é muito importante com as criações dos cursos superiores e técnicos, além de ofertar alguns programas do Governo Federal e atender as diversas expectativas e responsabilidade social e de ensino”, afirmou

Outro servidor que teve a oportunidade de conviver com Moacir foi o atual coordenador do Ensino Médio e Técnico (COGENT/CMC), Raimundo Luiz Sales Teixeira, que há 41 anos desenvolve atividades administrativas no Campus Manaus Centro. “Eu conheço bem a instituição, apesar das barreiras, dificuldades e questões burocráticas, conquistas foram alcançadas em relação ao ensino técnico”, destacou, recordando da época na qual foi colega do professor aposentado. “Aqui me deparo com história e personalidades marcantes do Campus, como é o caso do nosso mais ilustre aluno Moacir Andrade que conheci pelos corredores”, recordou Raimundo Luiz.

Page 6: Informativo  CMC - Outubro (Edição 6)

Envie sua sugestão de pauta para>

Rosiene SenaSecretária

Júlio César Araújo de FreitasDiretor-Geral do Campus Manaus Centro

Pedro SoaresChefe de Gabinete

DIRETORIA GERAL - CMC

Josemar Antunes / Suelen RochaEstagiários de Jornalismo

Anderson FonsecaEstagiário de Produção Publicitária

COMUNICAÇÃO SOCIAL - CMC

Vanessa Sena / Ana Paula BatistaJornalistas

Erlison Soares LimaDesigner

COLABORAÇÃO

IV Semana Acadêmica deBiologia

Aluno do CMC realiza pesquisasobre rãs

6

REVELE O TALENTOQUE HÁ EM VOCÊ! Participe da

Semana Cultural 2013

Semana Cultural 2013

Aluno do CMC realiza pesquisasobre rãs

IFAM é destaque na etapa norte dos JIF´s 2013

Instituto Federal do Amazonas (IFAM) conquistou Ocinco medalhas de ouro, três de prata e uma de bron-ze, durante a primeira edição dos Jogos Brasileiros dos Institutos Federais (JIF's) – Etapa Norte. A competição foi realizada no Instituto Federal do Pará (IFPA), em Belém, nos dias 23 a 28 de setembro. O evento é promovido pelo Governo Federal via Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC).

Durante os jogos, o IFAM disputou nas modalidades de natação, handebol, futsal, voleibol, vôlei de praia, xadrez e atletismo. De acordo com o presidente da delegação do Instituto, professor Delbanor Dias Filho, o JIF's etapa norte proporcionou maior entendimento com as regras esportivas, estimulando o prazer da disputa com espírito esportivo e a integração social entre alunos da Rede Fede-ral de Educação Profissional e Tecnologia.

“O grande destaque desta edição foi a categoria feminina que se manteve campeã nos duelos de atletismo, hande-bol, natação e xadrez, garantindo medalhas de ouro nes-ses esportes”.

Com o resultado, as equipes vencedoras de cada modali-dade representarão o Instituto na etapa nacional dos JIF´s que acontecerá em Foz do Iguaçu, nos dias 18 a 22 de novembro, no Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Confira o resultado final da participação dos Jogos em Belém:

Ouro – atletismo (masculino e feminino); handebol (femi-nino); natação (feminino); xadrez (feminino)

Prata – handebol (masculino); futsal (masculino) e xadrez (masculino);

Bronze – voleibol (masculino).

Estudantes participam de audiência sobre o Código de Obras na CMM

Alunos do curso técnico integrado em Edificações do Campus Manaus Centro (CMC) participaram da tercei-ra audiência pública do Plano Diretor de Manaus que trata do projeto do Código de Obras e Edificações do Município. A discussão aconteceu na Câmara Munici-pal de Manaus (CMM), no dia 24 de setembro.

O Código de Obras e Edificações visa garantir condi-ções adequadas de habitualidade, segurança e salubri-dade dos espaços construídos, normatizando procedi-mentos para elaboração de projetos, licenciamentos e execução de obras.

Segundo o gerente da Área de Construção Civil (GEACC/IFAM), professor Roberto Bianco, a visita técnica foi um pedido feito pela GEACC com a intensão dos alunos obterem cópias e informações do Plano Diretor da cidade sobre o Código de Obras. “É de extre-ma importância que nossos futuros técnicos do curso em Edificações adquirem conhecimento para pôr em prática e, posteriormente, orientar aquelas pessoas que irão construir”, afirmou.

FOTO: ROBERVALDO ROCHA

A Semana Cultural 2013 acontecerá onos dias 28 de outubro a 1 de

novembro, no CMC, a partir das 8h30.