informativo cmc - novembro (edição 7)

8
www.cmc.ifam.edu.br Visite o site do campus> CAMPUS MANAUS CENTRO INFORMATIVO Nº 7 • NOVEMBRO de 2013 O MELHOR CURSO DE PUBLICIDADE DO AMAZONAS ESTÁ NO IFAM www.ifam.edu.br CONCEITO MÁXIMO no Mec e 30º lugar no ENADE 2012, entre 333 cursos de todo o Brasil. Professores recebem nova ferramenta para uso didático 3 Professor fala sobre experiência no doutorado do Ciência sem Fronteiras 4 Milton Hatoum no IFAM 3

Upload: instituto-federal-amazonas

Post on 25-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo CMC - Novembro (Edição 7)

www.cmc.ifam.edu.brVisite o site do campus>

CAMPUSMANAUS CENTRO

INFORMATIVONº 7 • NOVEMBRO de 2013

O MELHOR CURSO DE O MELHOR CURSO DE PUBLICIDADE DO AMAZONASPUBLICIDADE DO AMAZONASESTÁ NO IFAMESTÁ NO IFAM

www.ifam.edu.br

CONCEITO MÁXIMO no Mec e 30º lugar no ENADE 2012, entre 333 cursos de todo o Brasil.

Professores r ecebem nova ferramenta para uso didático

3

Professor fala sobre experiênciano doutorado do Ciência sem Fronteiras

4

Milton Hatoum no IFAM

3

Page 2: Informativo CMC - Novembro (Edição 7)

2 CAMPUS MANAUS CENTRO INFORMATIVO

Aluno do CMC realiza pesquisasobre rãs

Semana de Engenharia Mecânica discute a formação do engenheiro aliada ao mercado de trabalho

Nos dias 16 a 18 de outubro, aconteceu a I Semana de Engenharia Mecânica, com o intuito de discutir ideias e experiências entre os profissionais, pesquisadores e alunos do curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazo-nas (IFAM) e de outras instituições de ensino.

Durante os três dias de evento no Campus Manaus Cen-tro (CMC), foram realizadas palestras, workshops, mini-cursos, apresentações de trabalhos e visitas técnicas às empresas de Manaus.

A I Semana de Engenharia Mecânica foi promovida pelo Centro Acadêmico do Curso de Engenharia Mecânica (CAEM), com apoio do Departamento de Ensino Superi-or (DES) e da Coordenação de Ensino Superior em Enge-nharia Mecânica do Campus Manaus Centro.

Professores r ecebem n ova f erramenta p ara u so d idático

O Campus Manaus Centro fez a entrega simbólica, no dia 15 de outubro, de 177 tablets, modelo Positivo. A nova ferramenta didática para uso dos professores em sala de aula faz parte do Programa do Governo Federal vinculado ao Ministério de Educação (MEC) e Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE).

De acordo com a diretora de Ensino (DIREN), professo-ra Sheyla Luz, a nova ferramenta visa fomentar o desen-volvimento educacional com mais qualidade, proporcio-nando ao professor acesso a novas tecnologias para desempenhar junto com os alunos, em sala de aula,

uma comunicação ainda melhor. “Essa ferramenta vem somar ainda mais com a aprendizagem dos nossos alunos. Precisamos acompanhar o progresso deste mundo tecnológico. Dessa forma, o professor que antes não tinha acesso à internet, agora poderá interagir com assuntos relacionados ao curso direto com o aluno em sala de aula”, comentou.

Na ocasião, o dispositivo móvel foi entregue aos profes-sores do quadro efetivo em exercício em sala de aula, que assinaram um termo de Responsabilidade de Utili-zação de Bem Público.

Page 3: Informativo CMC - Novembro (Edição 7)

3CAMPUS MANAUS CENTROINFORMATIVO

No dia 22 de outubro, o arquiteto, professor de literatu-ra francesa e escritor amazonense, Milton Hatoum, participou em Manaus, da terceira edição da Semana com Milton Hatoum. A convite dos alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), o autor residente em São Paulo esteve no IFAM para um bate-papo, para contar sobre sua trajetória na literatura e lançar seu livro de coletâneas de crônicas “Um solitário à espreita”, uma compilação das crônicas do escritor amazonense publicadas em jornais e revistas nos últimos dez anos.

O convite surgiu durante as aulas de História da Ama-zônia, ministrada pelo professor Davi Avelino Leal e sugerida pelos alunos do Ensino Médio Integrado, durante debate sobre os fatos históricos dispostos no romance “Dois Irmãos” do autor. Os estudantes viram a importância de proporcionar o conhecimento da produção da literatura a partir de uma palestra com Milton Hatoum.

Milton Hatoum lança coletânea e bate papo com alunos do IFAM

Momento de reflexão sobre a mudanças que virão com a aposentadoria foi o principal objetivo do I Encontro de Edu-cação e Preparação para Aposentadoria, promovido pelo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor da Universidade Federal do Amazonas (SIASS/UFAM) junto com a Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), em parceria com instituições públicas federais, como IFAM, Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

O encontro ocorreu nos dias 6 e 7 de novembro, no auditó-rio Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES), em Manaus, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e teve como público-alvo os servidores com abono permanência, contribuição dada às pessoas com tempo de contribuição e com idade para se aposentar.

I Encontro de Educação e Preparação para Aposentadoriareúne servidores de instituições públicas

Page 4: Informativo CMC - Novembro (Edição 7)

4 CAMPUS MANAUS CENTRO INFORMATIVO

Professor fala sobre experiência no programa Ciência sem Fronteiras

uitos brasileiros sonham com a oportunidade

Mde estudar em grandes e renomadas Universi-dades pelo mundo, mas acabam esbarrando

com custos altos e a barreira de idiomas. Não é o caso do professor André Salgado, carinhosamente chama-do de Deco, pelos alunos do curso de Publicidade do IFAM, que conseguiu uma bolsa de doutorado pleno pelo Ciência sem Fronteiras (CsF) e hoje, pesquisa a imagem gráfica como ferramenta de persuasão do votante, na Universidad Autonoma de Barcelona, na Espanha.

Segundo Salgado, há duas opções quando se fala em estudar fora do Brasil: Estados Unidos ou Europa, tendo optado pela segunda opção. “Optei pela Europa por ser uma escola mais filosófica. Escolhi Barcelona por ter bons nomes na área de comunicação política e ter um governo que é exemplo nesta área, pois sabe trabalhar a comunicação no âmbito público e eleitoral”, disse o bolsista do CsF.

Morando em Barcelona, a cidade mais cosmopolita da costa europeia, Deco destaca o acesso às grandes bibliotecas e o contato com outra cultura e idioma.

“Tenho acesso a maior biblioteca da área de comunica-ção da Catalunia, que fica na Universidade onde estu-do. Por ser aluno de uma universidade pública aqui, também tenho direito de acessar o acervo das bibliote-cas de outras instituições de ensino superior daqui,

como a Universidad de Barcelona e a Pompeu Fabra. Além disso, tenho contato com pessoas e professores do mundo todo e consigo estudar o castellano e o cata-lão”, comentou André a respeito da diversidade cultural encontrada no país.

Dicas para ser um bolsista do CsF

O programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Fede-ral, tem como objetivo promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnolo-gia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. Segundo Deco, pesquisas sobre a instituição pretendi-da e a antecedência de contato com as mesmas, são informações que devem ser levadas em consideração na hora de decidir sobre a escolha da universidade.

“É importante ter a certeza se a instituição escolhida vai te proporcionar um ambiente confortável para desenvolver seus estudos. Por isso, verifique a equipe docente, as publicações e sua posição com relação à pesquisa e, o ranking de ensino. Outra dica é tirar as dúvidas existentes com antecedência por email, Skype e contato telefônico. Paralelamente a isso, vá preen-chendo o cadastro de bolsa do governo brasileiro”, ressaltou Salgado, com a certeza de que voltará ao Brasil com uma pesada bagagem cultural para ser compartilhada com os alunos em sala de aula.

Page 5: Informativo CMC - Novembro (Edição 7)

5INFORMATIVO CAMPUS MANAUS CENTRO

O projeto “Tons da terra: Fabricação de tinta ecológica a partir do solo” recebeu o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, no dia 30 de outubro. O prêmio é o reconhecimento de uma técnica reaplicável que interaja com a comunidade, por meio de uma atividade econômica sustentável.

O projeto foi desenvolvido pela química e professora, Fer-nanda Villani, em parceria com alunos do Campus Manaus Centro, como forma de ensinar química de maneira lúdica. Com a mistura de argila, água e goma de mandioca, o “Tons da Terra” tem provado que é possível fazer tinta com tecnologia social simples e barata.

“Além do baixo custo, o produto não é tóxico, tem alta dura-bilidade, boa fixação e pode ser aplicada em superfícies lisas (paredes), madeira e até em tecido”, disse Villani que extrai a matéria-prima em Manaus, Presidente Figueiredo e Iranduba.

De acordo com o professor Gyovanni Ribeiro, também participante do projeto, atualmente oito cores básicas de solo são utilizadas e quando misturadas podem gerar uma grande paleta de cores.

“Temos a Caulinita, argila branca, que é facilmente encon-trada no Amazonas e que proporciona diversas tonalida-des dependendo da concentração de tinta adicionada a ela. Além disso, já iniciamos os estudos com pigmentos oriundos de extratos naturais, como o jenipapo e urucum, para que consigamos mais cores de tintas”, destacou Ribe-iro.

Projeto “Tons da Terra” recebe certificado em Tecnologia Social

A 15ª Semana Cultural e 11º Jogos do Ensino Médio Integrado do Campus Manaus Centro encerraram no dia 1º de novembro, reunindo mais de 600 alunos dos cursos técnicos de Edificações, Eletrotécnica, Informática, Mecânica e Química.

Durante o evento, foram realizadas apresentações de canção, dança, fotografia, teatro, gincana cultural, brechó e feira do livro usado, além de jogos nas modalidades individual (xadrez) e coletiva (basquetebol, futsal, hande-bol, natação, queimada e voleibol).

De acordo com o coordenador geral do Ensino Médio e Técnico (COGEMT), Raymundo Luiz de Salles Teixeira, apesar das chuvas, foi possível filmar pela primeira vez a Semana Cultural e os Jogos, dando início ao processo de registro e memória dos eventos. “Esse ano foi um dos melhores eventos e a grande participação dos alunos foi fundamental para o sucesso”, disse Teixeira.

O coordenador destaca ainda o evento como um lazer para os estudantes. “Os alunos acabam perdendo a timi-dez e novas amizades são iniciadas. A diferença é que nas edições anteriores as disputas eram entre as séries e, hoje, as competições são entre os cursos”, ressaltou.

Na avaliação de Teixeira, a Semana cultural é uma ativi-dade de ensino que desperta interesse de amizade fora da sala de aula.

Semana Cultural e Jogos do Ensino Médio Integrado chegam ao fim

Page 6: Informativo CMC - Novembro (Edição 7)

Além de promover a inserção no mercado de trabalho e a capacitação de mulheres em situação de vulnerabili-dade social, dos Programas “Mulheres Mil” e “Mulheres na Construção Civil”, ofertados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Manaus Centro (CMC), os maridos das alunas participantes dos cursos ofertados foram convidados a conhecer as atividades dos programas.

O encontro ocorreu no dia 30 de outubro e teve como objetivo socializar sobre o andamento das atividades, as propostas dos programas e apresentação das modalida-des de ensino disponíveis no Instituto, além de motivá-los a buscar uma qualificação profissional, técnica e superior de ensino.

A reunião contou com as participações da coordenadora de Assistência Comunitária e Ações Inclusivas da Pró-

Reitoria de Extensão (PROEX/IFAM), Idarcley Etelvina Silva, da coordenadora dos programas no CMC, Renata Garcia e, da responsável pelo apoio administrativo, Adri-ana Moura Barbosa.

De acordo com a coordenadora dos programas no Cam-pus Manaus Centro, Renata Garcia, as alunas têm a opor-tunidade de saírem profissionais habilitadas no curso de formação que participam. “Os cursos oferecidos são de qualidade, as alunas saem aptas para ingressar numa atividade profissional”, salientou.

Na ocasião do encontro, foi aplicado um questionário aos esposos, para verificar a demanda por cursos que o Instituto oferta, e propor a sua participação por meio do Processo Seletivo 2014 e pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).

Incentivo ao mercado de trabalho reúne maridos das alunas dos Programas Mulheres Mil e PROMULC

6 CAMPUS MANAUS CENTRO INFORMATIVO

Page 7: Informativo CMC - Novembro (Edição 7)

Oficinas de Fotografia da SAP 2013 proporcionam criatividade publicitária

A criatividade visual é uma das identidades profissio-nais que o publicitário deve possuir. A 6ª edição da Semana de Atividade Publicitária (SAP) 2013 do Insti-tuto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) teve como objetivo a promoção de atividades que especializem os participantes, para isso reuniu na tarde do dia 05 de outubro, fotógrafos profissionais para ministrar oficinas sobre fotografia descomplicada e basicamente criativa.

As oficinas tiveram como objetivo motivar os futuros publicitários e interessados na área de fotografia a produzir suas próprias imagens de forma dinâmica, interessante e que promovam marketing dos seus produtos.

O fotógrafo Paulo de Lima, um dos ministrantes convi-dados para a execução das oficinas, relata que uma fotografia criativa de pessoas ou produtos pode ser feita com equipamentos básicos.

“A proposta da oficina é promover nos participantes a vontade de criar ensaios criativos, instigando eles na

produção de fotografias, não necessariamente com um equipamento sofisticado, mas podendo explorar alternativas, por exemplo, através de uma câmera simples,” disse Lima que atualmente trabalha com ensaios fotográficos e produtos audiovisuais de pes-soas e casamentos pela empresa Luz de Noiva.

“O publicitário precisa pensar em estratégias para vender o produto e definir ideias, assim consegue passar confiança ao cliente, conseguinte, boas fotos criativas”, completou.

Para JJ Soares, ministrante da oficina Fotografia Descomplicada e profissional em books de moda e casamentos, as pessoas necessitam desmitificar o papel da fotografia, transformando-a em algo simples.

“A fotografia é algo simples de se fazer e que pode ser produzida de forma criativa e proporcionar diversão ao fotografado. A oficina foi composta de um bate-papo informal com apresentação de exemplos e teve como intuito desvendar as dúvidas dos participantes”, con-cluiu.

7INFORMATIVO CAMPUS MANAUS CENTRO

Page 8: Informativo CMC - Novembro (Edição 7)

Envie sua sugestão de pauta para>

Rosiene SenaSecretária

Júlio César Araújo de FreitasDiretor-Geral do Campus Manaus Centro

Pedro SoaresChefe de Gabinete

DIRETORIA GERAL - CMC

Josemar Antunes / Suelen RochaEstagiários de Jornalismo

Anderson FonsecaEstagiário de Produção Publicitária

COMUNICAÇÃO SOCIAL - CMC

Vanessa Sena / Ana Paula BatistaJornalistas

Erlison Soares LimaDesigner

COLABORAÇÃO

IV Semana Acadêmica deBiologia

Aluno do CMC realiza pesquisasobre rãs

8

Aluno do CMC realiza pesquisasobre rãs

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) terá novidades para o ano de 2014. Após autorização pelo Ministério da Educação (MEC), os cursos de Engenharia Civil e Medicina Veteri-nária serão ofertados no processo seletivo 2014/1, tendo em vista 80 novas vagas que farão parte do qua-dro de ensino de graduação do Instituto.

No dia 31 de outubro, o IFAM fez o lançamento oficial do curso de Engenharia Civil, no Campus Manaus Centro (CMC). O evento foi uma proposta da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) do IFAM e da coordenação do curso para divulgação da matriz curricular de Engenharia Civil, sobre as áreas específicas que compõem a grade curri-

Campus Manaus Centro lança curso superior em Engenharia Civil

cular, visando à socialização do processo de implantação e sanar as dúvidas do público presente.

De acordo com o Pró-Reitor de Ensino, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, é um momento ímpar para a histó-ria do Instituto, em que o CMC já executa cursos de gradua-ção em Construção de Edifícios e técnico em Edificações, possuindo infraestrutura e docentes para qualificação dos alunos.

“A área de construção civil está consolidada no IFAM, são mais de treze laboratórios na área civil que o Instituto oferece em Manaus. A infraestrutura e os serviços de base nós já temos, apenas necessitamos da contratação de professores específicos para algumas disciplinas no curso que serão selecionados no novo concurso que a Instituição oferecerá”, disse o professor que acrescentou que este é um momento significativo na área da construção civil na capital amazonen-se.

A partir de 2014, o curso de Engenharia Civil, passa a ser ofertado em três IES públicas e cinco instituições particulares de ensino superior no Estado do Amazonas. Segundo a pre-sidente da Comissão elaboradora do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil do Instituto, professora Jussara Socorro Cury Maciel, o processo de criação do curso no IFAM começou em 2010 e buscou preservar áreas específi-cas curriculares em gerenciamento, processos construtivos, em saneamento e transportes que não eram visados como disciplinas obrigatórias em outras instituições. facebook.com/ifamoficial