informativo 8

16
18 de outubro • Dia do Médico Caminhar, educar, cuidar e sorrir. Verbos que se transformam em atitudes. Atitudes que se transformam em lição de vida. 13 de outubro • Dia do Fisioterapeuta 13 de outubro • Dia do Fisioterapeuta 15 de outubro • Dia do Professor 25 de outubro • Dia do Dentista 25 de outubro • Dia do Dentista SEFAS informativo edição 8 - outubro/2013

Upload: associacao-franciscana-de-assist-a-saude-sefas

Post on 11-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo 8

18 de outubro • Dia do Médico

Caminhar, educar, cuidar e sorrir. Verbos que se transformam em atitudes.Atitudes que se transformam em lição de vida.

13 de outubro • Dia do Fisioterapeuta 13 de outubro • Dia do Fisioterapeuta 15 de outubro • Dia do Professor

25 de outubro • Dia do Dentista 25 de outubro • Dia do Dentista

SEFASSEFAS informativoedição 8 - outubro/2013

Page 2: Informativo 8

2

Rua Barão do Triunfo, 1320 Santa Maria - RS | (55) 3222.4921 | [email protected] [email protected]

PRODUÇÃO E EDIÇÃO:Equipe integrada de comunicação: relações públicas,publicidade e propaganda, design e jornalismo.

Expediente

Rua Floriano Peixoto, 1913

(55) 3223. 2419 - [email protected]

Santa Maria - RS

Tiragem: 2.000 exemplares

Editorial

SEFAS

Associação Franciscana de Assistência a Saúde - SEFAS

Diretora Presidente: Ubaldina Souza e Silva

Diretora Vice-Presidente: Dirce Stein Backes

Diretora Secretária: Claricia Terezinha Thomas

Diretora Tesoureira: Ursula Ana Stein Ruckhaber

Ubaldina Souza e SilvaDiretora Presidente

EditorialRetiroespiritual

Foi realizado dia 14 de setembro mais um retiro espiritual para os colaboradores Sefas. Na oportunidade, além de muitos momentos de reflexão e oração, o grupo participante pôde conhecer um pouco mais da vida e história de São Francisco de Assis. Irmã Dirce Backes que conduziu as atividades, falou da importância de realmente compreender a espiritualidade franciscana, seguida por diversas pessoas no mundo todo. O dia foi muito emocionante, pois além da integração entre os colaboradores, foi muito harmonioso e reflexivo.

Dia de São Francisco de Assis – 04 de outubro. Dedicamos este dia a São Francisco de Assis, o patrono da ecologia, o arauto da paz, o homem da paz e do bem e tanto outros títulos que são atribuídos a este grande santo. Nós, Irmãs Franciscanas, seguimos a espiritualidade de Francisco de Assis, reverenciando toda a criação, pois tudo é obra do Deus Altíssimo, o Sumo Bem. Dia do Fisioterapeuta - 13 de outubro. Profissão regulamentada em 1969. Com isso, pode-se dizer que é uma profissão nova, pois foi reconhecida oficialmente apenas há 44 anos. Muitas conquistas estes profissionais obtiveram no decorrer desses anos. Parabéns fisioterapeutas!!! Vocês têm um papel importantíssimo na equipe de profissionais de saúde que atuam dentro de nossos estabelecimentos. Dia do Professor - 15 de outubro. Quem de nós não lembra pelo menos um professor especial que tivemos. Também o quanto esses mestres foram importantes na nossa formação. Obrigada prezado professor pelos ensinamentos, pelo carinho e pelas lições de vida. Dia do Médico - 18 de outubro. Profissionais que desempenham importante papel na equipe de saúde. Se deparam com as mais diversas situações. Precisam estar atentos a muitos sinais e escutar muito. Senhores médicos honrem a profissão que escolheram e parabéns pela confiança que transmitem aos seus pacientes. Obrigada pela esperança que despertam em tantas pessoas que os procuram em nossos estabelecimentos. Parabéns! Dia do Dentista - 25 de outubro. Apesar de não ser agradável sentar na cadeira desses profissionais não podemos deixar de fazê-lo em determinadas ocasiões. Paciência, delicadeza, firmeza, penso ser algumas das virtudes desses profissionais. Parabéns! Vocês são muito importantes pelo trabalho que realizam nos nossos estabelecimentos. Neste mês são estes profissionais lembrados, mas são tantos outros que integram as nossas equipes de trabalho, importantes da mesma forma que os citados aqui. Esta riqueza de conhecimento, de visão, torna o trabalho e a convivência, dentro de nossos estabe-lecimentos, prazerosa e repleta de novos conheci-mentos, a cada dia. Que sejamos capazes de unir nossos conhecimentos e fazermos o mundo cada dia melhor. Parabéns a todos e muitas bênçãos de Deus na condução dos trabalhos de cada um.

Page 3: Informativo 8

3

casa de

saúde

Rua Ari Lagranha Domingues, 188

(55) 3028-9401

O Hospital Casa de Saúde será homenageado com uma congratulação pelos serviços prestados às vítimas da tragédia de Santa Maria, durante o XII Congresso Estadual das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado, que acontece em Gramado de 17 a 19 de outubro. A Diretora Presidente da Sefas, Ubaldina Souza e Silva, receberá a homenagem em nome do Hospital, durante o Ato de Reconhecimento à Força Nacional do SUS pelo trabalho desenvolvido na tragédia. Ubaldina recebeu o convite e a notícia do reconhecimento do Presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filan- trópicos do RS, Julio Dorneles e do Diretor Administrativo Sergio Valin, durante uma visita ao Hospital Casa de Saúde.

Casa de Saúde recebe reconhecimento em Gramado

Administrador Sergio Valin, Ubaldina Souza e Silva e o Presidente da Federação das Santas Casas

e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS, Julio Dorneles

CRIANÇAS COM CERTIDÃO DE NASCIMENTO RECEBERAM PRESENTES Durante a semana da criança, de 7 a 11 de outubro, o Hospital Casa de Saúde promoveu a Semana da Conscientização da Importância do Registro de Nascimento e fez a alegria de centenas de crianças, chamando a atenção para um antigo problema que é o registro de nascimento. Mais de cem crianças de 0 a 12 anos que apresentaram a certidão de nascimento na recepção do Hospital receberam vários brindes como livros, brinquedos e roupas. A ação fez parte da mobilização nacional pela Certidão de Nascimento e Documentação Básica. A iniciativa surgiu em um encontro em Porto Alegre que tratou sobre a questão do sub-registro de crianças com mais de 15 dias de vida e sem certidão de nascimento. Conforme a coordenadora de internação do Hospital Casa de Saúde, Kelly Souza Cezar, além da campanha, o hospital deve receber um posto de registro interno até o ano que vem. O objetivo é que todos os recém-nascidos saiam com certidão do hospital.

Recepcionista Solimar Carmargo Costa entregou brinde para Marielle Dornelles Pendezza com a mãe, Janaína do Nascimento Dornelles

Page 4: Informativo 8

4

Compra de 8 aparelhos de ar-condicionado com recursos do Nota Fiscal Gaúcha O Hospital Casa de Saúde adquiriu recentemente 8 aparelhos de ar-condicionado com recursos arrecadados através das doações do Programa Nota Fiscal Gaúcha. A Diretora Presidente da SEFAS, Ubaldina Souza e Silva, destaca que, a adesão ao programa por parte das pessoas, é um gesto de entendimento e compromisso em ajudar entidades que trabalham para o bem-estar da comunidade. "Ficamos agradecidos por sermos contemplados. Os aparelhos serão instalados nos próximos dias no setor de Radiologia do Hospital e beneficiarão pacientes e também familiares", comenta.

Profissionais da SEFAS participam do Dia Nacional da Construção Social Diversos colaboradores do SAMU e Hospital Casa de Saúde participaram do Dia Nacional da Construção Social, realizado no dia 17 de agosto no SESI de Santa Maria. Os profissionais passaram orientação aos participantes sobre primeiros socorros, verificação de pressão, controle de obesidade e sobre o curso de gestantes promovido pelo hospital. O evento proporcionou um dia de acesso gratuito a serviços de saúde, cidadania e lazer para o trabalhador da construção civil e sua família. Com abrangência nacional, o evento teve como objetivo fortalecer o exercício da Responsabilidade Social da Indústria da Construção Civil, por meio de atividades que promovem a cidadania. Em Santa Maria, mais de 1.200 pessoas participaram da ação promovida pelo Sinduscon-SM, o evento foi organizado pela Maldaner Comunicação e Marketing, reunindo dezenas de profissionais e instituições parceiras que, através dos serviços oferecidos aos trabalhadores da construção civil e seus familiares, garantiu um evento de grande qualidade e sucesso.

Optando por comprar em estabelecimentos credenciados no Programa Nota Fiscal Gaúcha e incluindo o número de CPF na nota, qualquer pessoa de Santa Maria e de todo o estado estará ajudando o Hospital Casa de Saúde. Esse programa foi criado pelo governo e visa fomentar a cidadania fiscal, a concorrência leal e o aumento da arrecadação através do estímulo a emissão de documentos fiscais pelas empresas e sua exigência por parte dos consumidores. O cadastramento não é obrigatório, contudo, se o cidadão quiser participar do programa para concorrer aos sorteios de prêmios e colaborar com as entidades sociais através da pontuação de suas compras, precisará efetuar antes o cadastro no site: www.nfg.sefaz.rs.gov.br.

Page 5: Informativo 8

5

casa de

saúde

UNIFRA OFERECE DESCONTOS EM CURSOS Uma parceria entre SEFAS e Unifra, oferece aos colaboradores da SEFAS descontos nas seguintes categorias de ensino: Curso de Técnico de Enfermagem 40%, Cursos de Graduação 40% e Curso de Especialização 20%. Mais informações no setor de Recursos Humanos pelo telefone: 3223-5629.

PARTICIPAÇÃO EM CURSOS E EVENTOS

junho a setembro de 2013

Jul Ago Set

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DE ATENDIMENTOS E SERVIÇOS DA CASA DE SAÚDE

Jun

Número de internações 313 407 393 371

Diagnóstico por radiologia 382 382 382 383

Diagnóstico por ultrassonografia 72 10 21 36

Consultas Médicas 470 732 707 613

Fisioterapia 177 163 163 104

Mamografia 430 495 396 448

Cirurgias realizadas em pacientes internados 83 84 103 120

Cirurgias ambulatoriais 98 110 113 97

*Partos 0 68 88 74

Número de refeições servidas 8.540 8.958 7.623 9.419

No mês de maio, a enfermeira Jaqueline Rodrigues Brun, participou do treinamento em “Procedimentos de Movimentação, Transporte e Transferência de Pacientes - Guinchos de Transferência”, realizado pela Freedom Veículos Elétricos LTDA de Santa Maria.

1

2 O XI Encontro Nacional de Gerenciamento em Enfermagem, realizado pela SOBRAGEN (Sociedade Brasileira de Gerenciamento de Enfermagem) aconteceu em Gramado no mês de agosto e teve a participação da coordenadora de Enfermagem do Hospital Casa de Saúde, Cristiana Schuch, que faz parte dessa sociedade.

3As enfermeiras do Hospital Casa de Saúde, Jaqueline Rodrigues Brun, Carine Gomes, Georgina Fernandes, Caroline Zottele, Carmen Rosa e Fabiele Maurer, participaram da 4ª Jornada Interdisciplinar em Saúde, realizada pela Unifra no mês de agosto. No evento, a enfermeira Caroline Zottele apresentou o trabalho “Tecendo a Rede de Atenção Integral à Saúde da Criança: Uma Revisão Bibliografica”.

No mês de setembro aconteceu o II Seminário Internacional do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) e a IX Semana de Enfermagem do HUSM. Durante o evento, a enfermeira Caroline Zottele apresentou trabalho sobre “Contribuições do Enfermeiro no Serviço de Controle de Infecção Hospitalar”.

4

Page 6: Informativo 8

6

A Unidade Santa Isabel do Hospital Casa de Saúde é conhecida pelas modernas instalações da maternidade e o Centro Obstétrico. A unidade possui plantão médico obstétrico presencial 24 horas. A equipe é composta por sete obstetras, enfermeira em todos os turnos, técnicas de enfermagem qualificadas e é coordenada pela enfermeira Fabiele Maurer. A unidade funciona como um pronto atendimento obstétrico, atendendo livre demanda de média complexidade, realizando partos normais e tendo como referência para alta complexidade, partos cesáreas, o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). O Centro Obstétrico recebe pacientes das seguintes regiões: Dilermando de Aguiar, Formigueiro, Itaara, Quevedos, Restinga Seca, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, Toropi, Cacequi, Mata e São Vicente do Sul, além de Santa Maria e seus distritos, entre outros.

VISITA DA COMISSÃO DO

MINISTÉRIO DA SAÚDE

No mês de julho, o Hospital Casa de Saúde recebeu a visita da Comissão do Ministério da Saúde de Avaliação do Pró-Pet Saúde, representado pela assessora do Ministério da Saúde, professora Beatriz Jansen. Na oportunidade, o médico e Diretor Técnico do Hospital, Fernando Schwarcke, mostrou à Comissão como vem sendo pensado e estruturado o padrão de atendimento à população, bem como a importância de seguir normas técnicas e de pessoal. Após o encontro, aconteceu a integração das equipes: Pró-Saúde II, Pet-Saúde/Vigilância em Saúde e Pet-Saúde/Redes de Atenção e integrantes do projeto do Ministério da Saúde e Educação Pró-Pet Saúde que fizeram uma visita ao hospital e participaram de um coffee break.

Centro Obstétrico É REFERÊNCIA NA REGIÃO

Page 7: Informativo 8

7

casa de

saúde

Festa Junina na UNIDADE DE SAÚDE MENTAL

Os integrantes da equipe da Unidade Madre Madalena, que atende pessoas em tratamento de saúde mental, realizaram no mês de junho um Casamento Caipira. Os colaboradores da equipe e pacientes da unidade entraram no clima da festa com roupas coloridas, muita maquiagem e perucas que lembram a festa junina, uma das mais lembradas do folclore brasileiro.

Estreitar laços de convivência e desfrutar de momentos de descontração e alegria, assim foi o almoço de confraternização entre colaboradores e pacientes do Hospital Casa de Saúde. A iniciativa encontrada pela equipe de colaboradores foi uma maneira de todos se conhecerem melhor e colocar em prática dons musicais.

ALMOÇO DE INTEGRAÇÃO

Page 8: Informativo 8

8

Centro de Reabilitação FísicaRua José Bonifácio, 2377

(55) 3025.2321

SEFASCLÍNICA

centro de

reabilit

açã

o

CUIDE DE SUA COLUNA VERTEBRAL

A coluna vertebral é uma das estruturas do corpo humano que atualmente mais sofre com as más posturas adotadas no dia a dia. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 80% da população mundial terá algum episódio de dor na coluna ao longo da vida (OMS, 2012). Entretanto, é possível tomar alguns cuidados que poderão reduzir as dores e proporcionar mais qualidade de vida àquelas pessoas que possuem dores advindas de doenças estruturadas da coluna ou que simplesmente apresentam dores musculares geradas pela má postura e estresse cotidiano. Entre elas podemos citar: AS TAREFAS QUE EXIGEM POSTURAS EM PÉ: Ao lavar louça, passar roupa, evite inclinar o tronco para frente e procure apoiar um pé (alternando) em um banquinho; Ao passar aspirador ou varrer, mantenha a coluna reta; Em atividades que exigem a permanência da postura agachada procure sentar-se em um banco baixo, desde que ele não lhe cause dores nos quadris ou joelho; Para arrumar a cama, ajoelhe-se ao lado da cama. AO LEVANTAR E CARREGAR PESO: Mantenha as costas estendidas e flexione (dobre) os joelhos para pegar o objeto, carregue o objeto junto ao corpo; Distribua o peso nas duas mãos; Use mochila de alças duplas.

Page 9: Informativo 8

9

AO DORMIR: O colchão deve suportar o peso do corpo sem causar deformações na coluna; Não durma de bruços; A postura mais confortável para dormir é de lado, com travesseiro mantendo a coluna cervical (pescoço) alinhado e travesseiro ou almofada entre os joelhos, dobrados. Se optar pela postura em decúbito dorsal (de barriga pra cima), coloque um travesseiro abaixo dos joelhos mantendo-os semi-fletidos (dobrados). Ao levantar-se da cama, procure deitar-se de lado, colocar as pernas para fora da cama e apoiando-se nas mãos para sentar e então levantar. DURANTE OS ESTUDOS NO ESCRI- TÓRIO: Posicione os móveis de modo que você tenha alcance aos objetos mais utilizados; Nunca ande com a cadeira de rodinhas para buscar objetos, caminhe para isso; Evite segurar o telefone entre os ombros e pescoço; A tela do computador deve estar alinhada à altura dos olhos, a cadeira próxima da mesa, apoiando os braços para digitar; A cadeira deve ter altura que você possa apoiar os pés no chão, os antebraços devem ser apoiados nos “braços” da cadeira, com encosto para a coluna lombar (cintura) e pouco inclinado para trás, ainda, o assento deve ser firme.

Morgana Christmann - Fisioterapeuta

“Queremos dedicar o mês de outubro aos fisioterapeutas que fazem parte da equipe SEFAS. O nosso mais singelo agradecimento a vocês, que com toda dedicação e carinho, fazem muitas pessoas se recuperarem e conquistarem uma melhor qualidade de vida!”

AO DIRIGIR: Ajustar o banco do carro de

forma que sua coluna fique reta, usando suporte

para lombar se necessário; Em viagens longas

faça períodos de descanso a cada 2 horas e

movimentos circulares com os tornozelos.

Preserve sua coluna, com estes cuidados

simples e sua saúde geral, praticando atividades

físicas regularmente, boa alimentação e

atividades de lazer que lhe proporcionem alívio do

estresse diário.

Caso apresente dores contínuas nas

costas você deve procurar o médico ortopedista,

para a realização de exames específicos e sempre

que indicado realizar a Fisioterapia, assim como é

possível corrigir as posturas errôneas e aliviar as

tensões com a Reeducação Postural Global (RPG)

e o Pilates, como estratégias de cuidado contínuo

adequado as alterações da coluna vertebral. Estes

serviços você encontra no Centro de Reabilitação

Física (Clínica Sefas), com profissionais

qualificados para atender as afecções da Coluna

Vertebral, com todo o carinho e respeito que você

precisa e merece.

13 de outubro Dia do Fisioterapeuta

Page 10: Informativo 8

10

SEFASCLÍNICA

Rua Floriano Peixoto, 1913 - Centro(55) 3223.4145

clínica SEFAS

Maione Ruviaro - Psicóloga Organizacional

Pensando nisso, a SEFAS percebeu a necessidade de repensar a gestão de pessoas, no sentido de deslocá-la de um posicionamento técnico funcional, ainda predominantemente em boa parte das organizações, para um posicionamento estratégico, pois entende que “Atrás de Resultado tem Gente”.

Os desafios hoje defronta-dos pela gestão de pessoas decorrem especialmente, de um lado, do novo mundo dos negócios com forte implicação na competitividade empresarial e, de outro, do mundo do trabalho em transição, com impacto relevante não só na natureza do trabalho como nas relações de emprego. A partir disso, o surgimento da sociedade do conhecimento e

da informação, que se desen-volvem em ritmo crescente e acelerado, torna os desafios mais difíceis de serem superados. Assim, é necessário e urgente repensar a gestão de pessoas, no sentido de mudá-la de uma gestão técnico funcional para uma gestão estratégica, na qual os empre-gados agregam valor as organi-zações e se constituem num importante diferencial competitivo.

Incubadora de ambientação das

pessoas com deficiência

GESTÃO DE PESSOAS DA SEFAS

Com vistas a proporcionar os alicerces para a construção de um modelo capaz de se adequar às necessidades da entidade foram elaboradas algumas ações que possibilitarão um ambiente capaz de promover um salto qualitativo que concretize uma efetiva gestão estratégica de pessoas. Assim, o setor de Gestão de Pessoas, buscando este alinhamento organizacional onde promove a captação, o desen- volvimento, a retenção e a valori-zação de talentos, cuidando do atendimento e canais de comuni- cação aos colaboradores com foco na melhoria do clima organi- zacional, promove a padroniza- ção, racionalização e melhoria continua dos processos e acom- panhamento dos resultados foca- dos nos objetivos estratégicos. Assim a área de Gestão de Pessoas alinhada com a Direção da SEFAS foi estruturada para atender, inicialmente as demandas de Recrutamento e Seleção,

Ambientação de novos colabo- radores, Centralização do setor de Recursos Humanos junto ao setor de Gestão de Pessoas, Inclusão de Pessoas com Deficiência, Desenvolvimento do Programa de Jovem Aprendiz, implementação da avaliação de acompanha- mento de 30 e 90 dias e Aplicação da pesquisa de clima a fim de estabelecer e manter condições propicias de um clima de engaja- mento das pessoas, grupos e equipes com a missão, visão e objetivos da entidade. O setor de Gestão de Pessoas da SEFAS procura assegurar um alinhamento com forte atuação de agente transfor- mador, alicerçado nos pilares “Captar, Desenvolver e Valorizar as Pessoas”, dentro de um ambiente de trabalho inovador, motivador e saudável, levando-as a contribuir e a se comprometer com a excelência de seu próprio desempenho e dos resultados da organização.

Page 11: Informativo 8

11

Irmã Irani Rupolo, Reitora da Unifra, participou do encontro e acompanhou apresentação do planejamento estratégico

MAPA MOSTRA MISSÃO E VALORES DA SEFAS O planejamento estratégico da SEFAS foi apresentado para um grupo de colaboradores das diversas unidades e teve a participação especial da Irmã Irani Rupolo, Reitora da Unifra, que apreciou o trabalho e fez algumas considerações para melhorias futuras. A equipe está cada vez mais integrada.

Respeito e Reverência à

Pessoa Humana

Integralidade

Sustentabilidade Econômica, Social

e Ambiental

Resolutividade Equidade

Desenvolver o endomarketing

Recursos humanos

Aprofundar a espiritualidade Franciscana

Valorizar e potencializar talentos

Clientes

Garantir a credibilidade dos serviços

Ser referência no acolhimento

Promover ambiência agregadora

Inovação Tecnológica

Desenvolver a aprendizagem contínua

Manter e atualizar recursos tecnológicos

Qualificar processos e uxos de trabalho

Integrar os setores e serviços

Processos

Ser referência na gestão de processos e produtos

Promover autossustentação nas filiais

Ampliar a complexidade dos serviços

Sustentabilidade

Estimular o uso racional dos recursos

EspiritualidadeFranciscana

Interdisciplinaridade

Excelência eTransparência

OPÇÕES ESTRATÉGICAS

VALORES

PRINCÍPIOS

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

MISSÃO

Promover a vida e a saúde com reverência Ser referência em saúde pela

relevância dos serviços prestados

VISÃO

Fomentar a liderança proativa

Page 12: Informativo 8

12

Hospital SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Rua Joana D' Arc, 465 Bairro Nossa Senhora de Lourdes Santa Maria-RS - (55) 3028.8002

HOSPITAL

SÃOFRANCISCO

DE ASSIS

Primeira cirurgia de implante neuroestimulador em Santa Maria Foi realizada em setembro, no Hospital São Francisco de Assis, a primeira cirurgia na cidade para o implante de um neuroestimulador medular, devido à dor crônica e intratável de uma paciente. Conforme o neurocirurgião Diogo Trevisan Silveira, a paciente (que prefere não ser identificada), já havia realizado cinco procedimentos anteriores na coluna, artrodese(procedimento realizado para aliviar dor intratável em uma articulação que não pode ser manejada com medicamentos ou outros tratamentos normalmente indicados) e ainda assim permanecia com dor crônica. O neurocirurgião relata que, devido à dor incapacitante que a paciente sentia, ela estava sendo acompanhada pela Clínica da Dor em Santa Maria onde foi observado que o caso enquadrava-se naqueles indicados para tal procedimento. O neurocirurgião explica também que o procedimento foi necessário pela decorrência de várias cirurgias que a pacientejá realizou na coluna. "Esse sistema consiste em uma placa pequena com aproximadamente 16 mini-placas ou eletrodos (chips) que transmitem impulsos eletromagnéticos para a medula. O sistema é ligado a um gerador interno, localizado no subcutâneo da paciente. Ela própria regula via telemetria - controle remoto, sua própria programação, intensidade, frequência e outras características do impulso eletromagnético. Basicamente, esse procedimento é indicado para casos de dor crônica intratável. Após a implantação do sistema se espera controle da dor de pelo menos acima de 50%", relata. No caso específico dessa paciente, o procedimento foi realizado por dois profissionais neurocirurgiões, Diogo Trevisan Silveira e Fabiano Ruosso. O procedimento foi dividido em duas fases, na primeira foram colocados a placa de eletrodos com os cabos e conexões para o programador e gerador externos, com duração de duas horas. Na segunda fase, após a comprovação pela paciente do real benefício do procedimento, ou seja, controle da dor acima de 50%, sete dias após foi realizado o implante do gerador interno, com duração de 40 minutos. "Este tipo de procedimento cirúrgico foi realizado até agora na capital Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo. Ele equivale ao implante do “chip” para o Mal de Parkinson, só que nesse caso é na medula", lembra Silveira. O neurocirurgião Diogo comenta que realizará procedi- mentos neurocirúrgicos no Hospital São Francisco de Assis, conforme a demanda de pacientes. "Atualmente o Hospital já apresenta condições técnicas de procedimentos de média complexidade como traumas, colocação de válvulas, e em breve, neurocirurgia de alta complexidade", diz. Conforme Silveira, a estimulação da medula espinhal constitui uma importante ferramenta no manejo da dor crônica, sendo o índice de sucesso dependente de uma seleção apropriada dos pacientes. Outro fator importante é o custo. "Infelizmente o valor ainda é muito elevado para um país como o nosso. Há elevada carga tributária na importação desses dispositivos, que poderia cair drasticamente, já que não se trata de artigo de consumo, mas de assistência à saúde".

Page 13: Informativo 8

13

UTI DO SÃO FRANCISCO DE ASSIS

A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital São Francisco de Assis está constantemente se modernizando, segundo o médico coordenador da unidade, Silvio Luis Marcon Ribeiro. A UTI possui 10 leitos, sendo um de isolamento em box fechado. Este é destinado a paciente com necessidade de permanecer isolado dos demais, como medida de proteção do indivíduo, em casos como o de imunodeprimidos, queimados, ou para proteção da unidade e dos demais pacientes internados, assim como no caso de doentes com infecção por germe multirresistente aos antibióticos disponíveis. Os equipamentos utilizados na unidade são modernos, como os ventiladores mecânicos para assistência ventilatória, totalmente digital e micro- processado, muito seguro e confiável, bem como ventilador de transporte (portátil). A equipe médica do São Francisco de Assis é heterogênea em sua formação, composta por dez médicos jovens de várias especialidades, como Clínica Médica, Terapia Intensiva, Oncologia, Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo, Cirurgia do Trauma, Pneumologia e Cardiologia. "Os cuidados com os pacientes, por ser uma equipe de saúde especializada em tratamento intensivo, são de excelentes resultados. Além disso, contamos com o apoio do corpo clínico do Hospital e de clínicas especializadas, com destaque para a área de radiologia, com serviço anexo à UTI, com equipe médica do Instituto de Radiologia São Lucas, de Santa Maria". RADIOLOGIA: A radiologia foi adquirida este ano pela SEFAS e modernizada, conta com equipamentos de excelente qualidade como Raio-X, inclusive equipamento portátil, para exames ao lado do leito, diminuindo a necessidade de transporte do paciente, aparelhos de ultrassom para exames como ecocardiografia, que também são realizados com o paciente no leito na UTI e a tomografia compu- tadorizada, que pela proximidade, facilita o

transporte rápido dos pacientes, diminuindo o risco de complicações durante este transporte. A Clínica Renal de Santa Maria disponibiliza também duas máquinas de hemodiálise na unidade, permitindo o tratamento substitutivo renal dos pacientes com insuficiência renal, complicação comum em pacientes graves. Recentemente o hospital passou a contar com um serviço de neurocirurgia, tendo a UTI recebido novos equipamentos para os cuidados pós-operatórios na unidade, como os monitores de Pressão Intra-Craniana (PIC), a equipe já recebe treinamento no manejo desses monitores, bem como de cuidados especiais com esse tipo de paciente. Ribeiro lembra que a UTI do São Francisco também terá uma participação importante na formação médica, com a criação de uma residência médica no sistema, sendo a unidade parte obrigatória do currículo do curso de pós-graduação. FUTURO: O coordenador conta que nos próximos anos, nos fundos do hospital, deve ser construído um novo hospital-escola. O empre- endimento terá cerca de 35 mil metros de área construída, gerará cerca de dois mil novos empregos. De acordo com Ribeiro, com a criação do Curso de Medicina do Centro Universitário Franciscano (Unifra) e o Hospital de Ensino São Francisco de Assis. Serão atendidos pacientes de alta complexidade, o que é necessário para a formação de médicos. "Em cinco anos, a unidade de saúde planeja disponibilizar cerca de 300 leitos, atendendo pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e por convênios. Na proporção de 10% de leitos de UTI, provavelmente teremos, na nova unidade, mais 30 leitos de Terapia Intensiva, tanto de adultos como pediátricos e neonatais".

A III Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) foi realizada no Hospital São Francisco de Assis, de 1 a 4 de outubro. Durante o evento foram realizadas palestras, exames de glicose, verificação de pressão e Ginástica Laboral com as alunas estagiárias de Terapia Ocupacional da Unifra. No dia 4, comemorado o dia de São Francisco de Assis, foram distribuídos para pacientes internados, acompanhantes, funcionários e visitantes o Santinho e a medalhinha do santo. No final da tarde aconteceu uma Procissão e Missa no pátio do hospital com a Imagem de São Francisco de Assis (doação anônima para o hospital) que foi abençoada e exposta no Hall de entrada.

SIPAT E MISSA EM HOMENAGEM A SÃO FRANCISCO

Page 14: Informativo 8

14

Hospital de

Caridade

SÃO PAULO

Hospital de Caridade São PauloSão Paulo das Missões/RS

Rua Independência, 265Fone: (55) 3563.1212

[email protected]

HCSPHCSP

I JORNADA DA SAÚDE

O Hospital de Caridade São Paulo, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de São Paulo das Missões, convida os colaboradores do Hospital e a comunidade paulistana a participar da I Jornada da Saúde e II Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). O evento acontece de 19 a 21 de novembro. No dia 19 acontece a palestra “Prevenção, Proteção e Ação em Situação de Incêndios”, com Sérgio Augusto Klok da EXTINTEC. No dia 20, o tema será “Relação Paciente x Profissional no Atendimento do SUS”, com a Assistente Social Ana Kurylo e, no dia 21 a palestra “Olhar Franciscano na Saúde”, com a Irmã e psicóloga Cor Maria da Anunciação.

Local: Salão Paroquial (SOCAR)Horário: 19h30minInscrições: gratuitas na recepção do Hospital de Caridade São Paulo até o dia 14 de novembro de 2013.

NEB

ULI

ZAD

OR

O Hospital de Caridade São Paulo adquiriu um Nebulizador Hospitalar com duas saídas, com recurso doado pelos Amigos Solidários e Liga Feminina de Combate ao Câncer, através de um Bingo Beneficente ao Hospital.

Page 15: Informativo 8

15

CAMPANHA DO HEMOCENTRO

TEVE 50 DOADORES O Hemocentro de São Paulo das Missões, em parceria com o Hospital de Caridade São Paulo e Secretaria Municipal de Saúde, realizou no dia 9 de agosto uma campanha para coleta de sangue. Conforme a administração, foram realizadas coletas de 50 doadores. O sangue foi destinado para o estoque do Hemocentro e reposição de transfusões realizadas no hospital.

A prefeita Noeli Maria Borré Ruwer

acompanhou a coleta feita pelos profissionais

do Hemocentro, hospital e Secretaria de

Saúde de São Paulo das Missões.

ATENDIMENTOS DO HOSPITAL DE CARIDADE SÃO PAULO julho a setembro de 2013

OBS até 24 horas 84 52 44Exames Laboratoriais 2.096 2.153 2.159

Radiologia - RX 201 141 185

Emergências e Consultas Médicas no PA 170 184 160

Consultas de Prof. Nível Superior 93 64 24

Pequenos Procedimentos 128 124 72(Suturas, Exereses, Drenagens, LO Curativos ...)

Internações 96 77 78

Fisioterapias 430 359 430

Refeições Servidas 1.234 1.335 1.198

Produção Lavanderia em Kg 1.163 969 901

jul Ago Set

Uma celebração religiosa no Recanto Harmonia da Criação, junto à área verde do Hospital de Caridade São Paulo, homenageou São Francisco de Assis, no dia 3 de outubro. Participaram da missa as irmãs, funcionários, autori-dades e comunidade, reunindo cerca de 80 pessoas.

CELEBRAÇÃO EM HOMENAGEM A SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Page 16: Informativo 8

16

Rua Ari Lagranha Domingues, 188

(55) 3026.1900

Junho - 673 Julho - 581 Agosto - 622 Setembro - 614

ligue:

ATENDIMENTOS DO SAMU 2013

Traumatologia é essencial à população

Para melhor atender e agilizar os exames de

Raio-X, a Rede SEFAS adquiriu um aparelho digitaliza-

dor de imagens que facilita o serviço realizado na

unidade. O aparelho tem por objetivo qualificar os

exames de Raio-X e tornar o acesso mais ágil e eficiente.

"Quando fica a suspeita de uma lesão no Raio-X

convencional não se consegue ampliar e analisar melhor

o local suspeito, com a digitalização passou a ter esse

recurso".

Para o futuro, o médico adianta algumas

perspectivas no setor. "Esperamos que em breve com o

apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria possamos

estruturar um Serviço Cirúrgico de média e baixa

complexidade no Hospital Casa de Saúde. O projeto já

foi entregue nas mãos do Secretário de Saúde e

esperamos o aval das comissões para que o mesmo

seja encaminhado ao Estado".

Esse serviço terá a finalidade de auxiliar, dentro

do possível, a população, diminuindo o fluxo de

O serviço de traumatologia atende uma demanda grande de pacientes que chegam com traumas de baixa e média complexidade que necessitam de um atendimento inicial. O médico traumatologista Tiango Ribeiro explica que, muitas vezes, não é possível dar continuidade ao tratamento final do paciente, por não possuir condições de viabilizar cirurgias no Hospital Casa de Saúde. "Porém, os pacientes que podem ser tratados conservadoramente, ou seja, com gesso e sem a necessidade de cirurgia, tem o seu tratamento todo realizado em nosso serviço". A prestação do serviço de atendimento em traumatologia tem vital importância para Santa Maria, pois é um número crescente de pacientes que são atendidos. Atualmente, são em média entre 60 e 70 atendimentos diários. “Por isso, o serviço de Traumatologia oferecido é essencial para a cidade”, comenta o médico.

junho a setembro de 2013

Jul Ago SetJun

RELATÓRIO DE ATENDIMENTOS REALIZADOS NA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA 24 HORAS):

Atendimento Médico: 4.715 4.771 4.297 4.045Exames Laboratoriais: 5.768 6.036 4.318 4.892Exames de Raio-X: 1.439 1.175 1.124 1.061Eletrocardiograma: 206 182 194 221

Suturas: 32 41 30 32Curativos: 113 88 90 107Atendimentos Odontológicos: 274 248 180 177

ATENDIMENTOS TRAUMATOLOGIA 2013

Junho: 1.408 Julho: 1.308 Agosto: 1.344 Setembro: 1.373