boletim informativo 8 2014

7
Em Revista Em Revista UDTPP DIREX ABERTURA DE NOVAS EMPRESAS SERÁ SIMPLIFICADA NO ACRE. VEM AÍ O PROJETO VIVER SEBRAE SUSTENTÁVEL Nº 08/2014 UACA SEBRAE NO ACRE RECEBE GESTORES DO PROJETO PIRARUCU DA AMAZÔNIA II

Upload: vanessa

Post on 02-Apr-2016

227 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Em RevistaEm Revista

UDTPPDIREXABERTURA DE NOVAS EMPRESAS SERÁ SIMPLIFICADA NO ACRE.

VEM AÍ O PROJETO VIVER SEBRAE SUSTENTÁVEL

Nº 08/2014

UACASEBRAE NO ACRE RECEBE GESTORES DO PROJETO PIRARUCU DA AMAZÔNIA II

EXPEDIENTE

DIRETORIA

ASSESSORES

CHEFE DE GABINETE

GERENTES E ADJUNTOS

João Batista Fecury

DIRETOR SUPERINTENDENTE

Elizabeth Amélia Monteiro

DIRETORA TÉCNICA

Luiz Carlos Simão Paiva

DIRETOR ADMIN. E FINANCEIRO

Claudio Roberto Araújo

SUPERERINTENDENCIA

Kleber Campos

DITEC

Corina Brasil

DIRAF

Martha Martins

CDE

Suzyanny Barreto

CDE

Izabel Cristina Barros

DIREX

Lauro Santos / Maysa Gonçalves - UOE

Adriana Elizabete de Souza - UACI

Sirlânia Venturin - UACCS

Clovis Gonçalves /Soraya Neves - UAMIT

Maria do Socorro Figueiredo - UCE

Tristão José Cavalcante - UACA

Laiz Montenegro / Hellen Chaves - URJ

Elton Pantoja/ Janaina Pinheiro - UGE

Vanessa França - UMC

Wanderley Dantas / Flávia Huck - ASJUR

Cezarinete Alves - UADI

Francisco Bezerra - UDTPP

Fábio Oliveira - UGP

Luis Eduardo - UTIC

Valeria Rossy Freitas da Silva - UGA

Rosa Nakamura - UGF

Jorge Saady - URAA

INFORMATIVO ON LINE - UMC

Vanessa FrançaEditoria

Jahnnyne LimaTexto e fotografia

Evandro SouzaFotografia

James MacielTexto, Diagramação e Fotografia

Késia FaçanhaTexto

�O primeiro ponto de partida é o resultado da sua avaliação de competências. O feedback que você recebeu do seu superior, provavelmente, indica pontos de melhoria. É importante que você saiba que o Sebrae poderá auxiliá-lo a desenvolver as competências que apresentam níveis de proficiência N/A (Não Aplica), DE (Desenvolvimento) ou 9 AP (Aplicação). O

nível de proficiência SU (Superação) indica que não há necessidade de desenvolvimento.

�O segundo ponto de partida são as metas individuais que foram pactuadas com o Sebrae e que terão impacto na remuneração variável. Lembrese que ao pactuar essas metas, o avaliador e o avaliado possivelmente levaram em consideração necessidades de desenvolvimento para alcançá-las.

�O terceiro ponto de partida são outros desafios relacionados aos objetivos estratégicos da Unidade a que o colaborador está vinculado.

A partir da identificação das necessidades, cada colaborador poderá estabelecer até cinco metas de desenvolvimento.

Saiba mais no próximo informativo!

FiqueLigado.

Quais os pontos de partida para você refletir sobre suas necessidades de desenvolvimento?

A unidade de Gestão de Pessoas apresentou anteriormente a série ”PADI - Ações de Desenvolvimento”, que tem como foco proporcionar ao colaborador, informações sobre planejamento de carreira, formação profissional, cursos específicos, entre outros assuntos. Acompanhe a segunda parte deste especial, a seguir:

Acesse o Fascículo em: Intranet>ADM Geral> Documentos > Gestão de Pessoas> Fascículos> Fasciculo 4

UGP

UACA

DIREX

SEBRAE NO ACRE RECEBE GESTORES DO PROJETO PIRARUCU DA AMAZÔNIA II

Representantes do Sebrae de toda a Região Norte e gestores do Projeto Pirarucu da Amazônia II, se reuniram na Sede do Sebrae no Acre, nos dias 14 e 15 deste mês, com a participação da Coordenadora Nacional da Carteira de Aquicultura e Pesca, Newman Costa e do Gerente Nacional da UAGRO, Enio Souza. Em pauta estava a avaliação do Projeto em cada um dos Estados e as

atividades a serem desenvolvidas durante o período de execução do Projeto. O projeto é desenvolvido pelo Sebrae e tem como parceiros a EMBRAPA Pesca e Aquicultura do Estado de Tocantins e o Ministério da Pesca e Aquicultura.Além dos assuntos rotineiros discutidos, como a situação do Projeto nos Estados, a programação da reunião contou com a apresentação da Mostra Gastronômica que ocorrerá em setembro/2014 no Amazonas onde serão apresentados pratos a base de pirarucu fresco, por Chefs de todos os Estados da região Norte. Também o andamento do Convênio com Embrapa onde foram apresentados resultados parciais, com avanços nas pesquisas realizadas quanto à utilização de hormônios indutores para reprodução em matrizes, sanidade, alimentação e nutrição do pirarucu de cativeiro; a situação atual das Unidades demonstrativas do Pirarucu e também uma visita técnica ao Complexo Industrial de Piscicultura Peixes da Amazônia S/A, localizada no município de Senador Guiomard/AC.Os encontros com gestores e parceiros do projeto são importantes para o fortalecimento da cadeia produtiva do pirarucu, uma vez que as discussões, com atores chave nesse processo buscam o avanço no desenvolvimento sustentável e sócio econômico da Região Norte, por meio da geração e difusão de tecnologias acessíveis aos pequenos produtores.

O Projeto

O Projeto Pirarucu da Amazônia II, integrante da Carteira de Agronegócios do SEBRAE/AC, é um Projeto de Desenvolvimento de Produtos e Serviços, cujo objetivo é desenvolver atividades de pesquisa e transferência de tecnologias, que visa estruturar e consolidar a cadeia produtiva do Pirarucu, de forma a aumentar a produtividade e competitividade da atividade nos Estados da Região Norte.

VEM AÍ O PROJETO VIVER SEBRAE SUSTENTÁVEL

AGUARDE, NOVIDADES EM BREVE

UGA

O sistema de transporte do Sebrae tem trabalhado para otimizar a logística de seus serviços e anuncia mais uma melhoria. A partir da próxima semana veículos eventuais estarão disponíveis aos colaboradores.

De acordo com Cláudia Baima, coordenadora de logística, a modalidade é fundamental no atendimento das demandas de veículos para os finais de semana e ainda para demandas noturnas e as eventuais.

“Vamos ter uma reunião com os fornecedores, hoje, para fazer os últimos acertos e no máximo até segunda-feira, 25, faremos divulgação via e-mail para todos os colaboradores”, garante a coordenadora. Cláudia informou ainda que no e-mail de divulgação constarão informações sobre os tramites para solicitação e que a ata estará disponível na intranet.

SOBRE A RESOLUÇÃO

A melhoria nasceu de uma pesquisa realizada com os colaboradores, na primeira quinzena de julho. “A pesquisa sobre o serviço de transporte identificou que muitos reclamam da questão da não disponibilidade de veículos e essa ata vem justamente para cobrir essa lacuna que tem entre as solicitações”, explica Cláudia.

UGA ANUNCIA NOVO SERVIÇO DE TRANSPORTE

UAMIT

A Unidade de Acesso ao Mercado e Inovação Tecnológica – UAMIT realizou em ação conjunta com a Prefeitura de Assis Brasil uma consultoria do Programa de Alimentos Seguros – PAS. A capacitação, com foco no setor mesa e ambulante, aconteceu no período de 04 a 15 de agosto.De acordo com Miriam Moreno, coordenadora da ação, 15 empreendimentos foram alcançados, sendo este público composto por negócios formais e informais. “A capacitação foi importante, porque preparou os empresários para participarem das próximas feiras de comidas típicas em Assis Brasil”, ressalta a coordenadora.

A consultoria aconteceu em dois momentos, sendo o primeiro voltado à realização do Diagnóstico Empresarial e sensibilização dos participantes quanto à importância de orientar os empresários quanto aos aspectos de segurança alimentar. No segundo momento foram realizadas as visitas in loco nos empreendimentos de alimentação, onde a consultora Celma Lopes pode conversar com os empresários, conhecendo a realidade dos estabelecimentos e dos próprios participantes.

PAS

O PAS tem como objetivos oferecer orientações para contribuir com as boas práticas de fabricação, manipulação, transporte e distribuição de alimentos, com a oferta de alimentos seguros, reduzir custos operacionais com a redução de desperdício, retrabalho e índice de reclamações de clientes, além do atendimento à legislação.

UAMIT REALIZA CONSULTORIA DO PAS EM ASSIS BRASIL

A coordenadora do Memorial Marilyn Lira e o Conselho Deliberativo Estadual reuniram-se com para nivelar as informações sobre a história do Sebrae no Acre. Severiano foi o

p

.

Severiano de Freitasrimeiro conselheiro e fundador do Sebrae e vai participar de uma entrevista para contar a história dele

e da participação dentro do Sebrae. O objetivo é fazer a nacionalização da história do Sebrae desde sua fundação no Acre. A entrevista será feita no Sebrae Nacional em parceria com o museu da pessoa e tem como foco dar visibilidade a história do Sebrae

A Unidade de Tecnologia da Informação e Comunicação (UTIC) informa que desde o dia 14 de julho de 2014, todos os pedidos de suporte direcionados à unidade passaram a ser feitos, obrigatoriamente, através do Sistema HelpDesk. “Agora podemos monitorar e inclusive fazer

levantamento estatísticos a respeito das unidades e colaboradores onde mais se apresentam problemas em relação ao uso dos recursos de T.I., para que possamos embasar a administração quanto a tomadas de decisões. Isto permite inclusive a ação antecipada para enfrentar problemas em potencial”, comenta Luiz Eduardo, gerente da UTIC.

O SISTEMA

O HelpDesk ou Gerenciamento de Incidentes foi lançado em abril de 2014 para testes. Trata-se de um sistema inovador que funciona como um canal de comunicação entre a UTIC e demais colaboradores. “O HelpDesk visa agilizar e organizar o atendimento da UTIC para as unidades do Sebrae no Acre, demonstrando inclusive o andamento do atendimento, e possibilitando a UTIC colher informações sobre a avaliação dos atendimentos realizados”, conta o analista técnico Fábio Ortiz.

Para auxiliar os colaboradores no bom uso do HelpDesk, a UTIC criou e disponibiliza o Manual de Utilização do Colaborador. O manual encontra-se disponível em: http://intranet/admgeral/utic/Documentos%20Compartilhados/Forms/AllItems.aspx

UTIC UTIC ATIVA O SISTEMA HELPDESK

UOE

Um dos serviços prestados pelo Sebrae para os micros e pequenos empresários são as consultorias de gestão, com objetivo de possibilitar mudanças focadas no cliente e no resultado. As consultorias constroem e disponibilizam alternativas e soluções inovadoras e eficazes. Durante todo o ano, diversos empresários recebem esse tipo de acompanhamento em todo o estado do Acre.

Na cidade de Bujari, a empresária Creonice Mendes da Silva recebeu a consultoria após identificar grande carência na área de gestão financeira da sua empresa, os resultados segundo ela, foram surpreendentes: “Se não fosse o Sebrae, eu teria fechado

as portas do meu estabelecimento, as consultorias serviram como injeção de ânimo e me levaram a repensar meu negocio, só tenho a agradecer”, afirmou.

Para a Analista Técnica da Unidade de Orientação Empresarial, Sara Casas, é muito gratificante ouvir esse tipo de relato dos clientes atendidos e fazer a diferença na vida dos empreendedores; “O município de Bujari tem atraído grandes mercados e a concorrência acaba ficando desleal aos “pequenos”, porém, quando o cliente procura e acredita no serviço oferecido é impossível não obter uma melhoria visível no seu negocio”.

Para ser um empresário bem sucedido é preciso percorrer um longo e difícil caminho, mas com comprometimento e orientações corretas é possível criar diferenciais que viabilizem o sucesso do próprio negócio. Por isso, o Sebrae possui um grande leque de programas que maximizam o potencial do microempreendedores, elevando a qualidade de vida e crescimento da economia local.

INJEÇÃO DE ÂNIMO

UACI

Em celebração ao dia do panificador, comemorado em 08 de agosto, a Unidade de Atendimento Coletivo à Indústria (UACI) realizou um jantar-palestra, dia 15, no Afa Bistrô. O evento foi realizado em parceria com o Sindicato das Indústrias da Panificação e Confeitaria – Sindipan e contou com a participação de empresários do ramo de panificação do estado.Na festividade o vice-presidente do Instituto de tecnologia da panificação e da confeitaria, Sr. Emerson Amaral proferiu a palestra “Desafios e oportunidades da panificação brasileira”. O evento foi coordenado pelo analista Marcos Clay, gestor do Projeto Padaria competitiva.

UACI REALIZA JANTAR-PALESTRA EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO PANIFICADOR

UDTPP

Com o intuito de melhorar o ambiente empreendedor e desburocratizar o processo de licenciamento de novas empresas, a Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República (SMPE/PR), reuniu-se nesta quinta-feira (13) com a Junta Comercial do Acre para discutir a implantação da “REDESIM” no estado.

A REDESIM foi criada pelo governo federal através da Lei n° 11.598 de 3 de dezembro de 2007. O objetivo é simplificar e diminuir o tempo e custos necessários para a abertura de uma empresa. Para isso, promove a integração de todos os órgãos envolvidos no

processo em um só portal online, reduzindo assim, a peregrinação dos empresários. O Secretário Executivo da SMPE/PR, Nelson Hervey, acompanhado do diretor do Departamento

de Registo Empresarial e Integração (DREI), Dr. Paulo César Zumpano, esteve em Rio Branco especificamente para esta discursão e disse que será iniciado um trabalho firme para implantar a rede no Acre. “A implantação da REDESIM irá facilitar todo o processo que o empresário precisa para registrar, alterar ou baixar a empresa, pois reunirá todos os órgãos de interesse em um só lugar”. Relatou.

Nelson acrescenta ainda, que um dos principais objetivos é conseguir junto com o Corpo de Bombeiros a simplificação do licenciamento por declaração para empresas de baixo risco. “Hoje, quase 95% das atividades no Brasil são de baixo risco para todos os segmentos, o que significa a legalização da maioria das empresas do país em curto período de tempo.” Afirmou.

O gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas do Sebrae/AC, Francisco Alves, também esteve presente na reunião e informou que o Sebrae disponibilizará recursos financeiros para a elaboração de projetos em parceria com a Junta Comercial para equipar e capacitar o pessoal necessário para o funcionamento do portal que atenderá empresas de todos os portes. Na ocasião, foi discutida ainda, a criação do Fórum Estadual das Micro e Pequenas Empresas do Acre, um ambiente para discutir políticas públicas e principalmente sensibilizar os gestores públicos para comprarem cada vez do pequeno empresário. “Ao acontecer essa conscientização, o dinheiro continua na cidade e ajuda no desenvolvimento local.” Finalizou o secretário, Nelson Hervey.

ABERTURA DE NOVAS EMPRESAS SERÁ SIMPLIFICADA NO ACRE.

KELRIENE OLIVEIRA

A Unidade de Gestão de Pessoas, dá as boas vindasa nova colaboradora Kelriene Oliveira que atuará na Unidade de Acesso a Mercado e Inovação Tecnológica - UAMIT