informativo 5... · web viewem tempos atuais onde ouvimos de forma quase incessante o clamor pelo...

8
Mensagem do Presidente Amigos panathletas, Em tempos atuais onde ouvimos de forma quase incessante o clamor pelo profissionalismo em todas as áreas do esporte, não podemos deixar de render graças àqueles que tanto fizeram por ter intrinsecamente uma virtude: o amadorismo. O amadorismo pode ser definido como qualidade daquele que detém o amor por algo e no esporte isso se evidencia notoriamente, por se tratar de uma mescla que une e move por meio da paixão, admiração, obstinação, desejo, coragem, entrega, disciplina, dedicação, sonho, conquista e celebração. Sem dúvida alguma, a história do esporte amador da nossa cidade é constituída pelo resultado da somatória de todas essas características e sentimentos acima elencados, que ao longo de décadas gloriosas multiplicaram-se com o surgimento de grandes personagens que abrilhantam o rol do esporte amador da nossa amada Santos. O resultado não poderia ter sido outro, galerias e salas de troféus de clubes e agremiações abarrotadas com as recordações da época áurea do esporte amador, acervos que preservam a memória jornalística, escrita e fotográfica, gravações em áudio com relatos dos veteranos que tanto se dedicaram e fizeram pelo desporto santista. O melhor disso tudo amigos é que tudo isso está vivo, talvez um pouco esquecido, mas vivo! Precisamos estimular principalmente nas novas gerações, a busca pelo conhecimento e resgate da memória esportiva da nossa cidade. Um povo só pode ser denominado sábio se demonstrar que realmente conhece suas verdadeiras raízes. Panathlon club santos Fundado em 12 de agosto de 1988 Filiado ao 1º de maio Dia do

Upload: ngohanh

Post on 16-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo 5... · Web viewEm tempos atuais onde ouvimos de forma quase incessante o clamor pelo profissionalismo em todas as áreas do esporte, não podemos deixar de render graças

Mensagem do Presidente Amigos panathletas,Em tempos atuais onde ouvimos de forma quase incessante o clamor pelo profissionalismo em todas as áreas do esporte, não podemos deixar de render graças àqueles que tanto fizeram por ter intrinsecamente uma virtude: o amadorismo.O amadorismo pode ser definido como qualidade daquele que detém o amor por algo e no esporte isso se evidencia notoriamente, por se tratar de uma mescla que une e move por meio da paixão, admiração, obstinação, desejo, coragem, entrega, disciplina, dedicação, sonho, conquista e celebração. Sem dúvida alguma, a história do esporte amador da nossa cidade é constituída pelo resultado da somatória de todas essas características e sentimentos acima elencados, que ao longo de décadas gloriosas multiplicaram-se com o surgimento de grandes personagens que abrilhantam o rol do esporte amador da nossa amada Santos. O resultado não poderia ter sido outro, galerias e salas de troféus de clubes e agremiações abarrotadas com as recordações da época áurea do esporte amador, acervos que preservam a memória jornalística, escrita e fotográfica, gravações em áudio com relatos dos veteranos que tanto se dedicaram e fizeram pelo desporto santista. O melhor disso tudo amigos é que tudo isso está vivo, talvez um pouco esquecido, mas vivo! Precisamos estimular principalmente nas novas gerações, a busca pelo conhecimento e resgate da memória esportiva da nossa cidade. Um povo só pode ser denominado sábio se demonstrar que realmente conhece suas verdadeiras raízes.No mês do “Esportista Amador” o Panathlon Club Santos deseja muita VIDA à memória dos grandes esportistas e suas realizações e, ainda, que as homenagens não se restrinjam a um único mês ou data comemorativa, mas a todos os dias do ano, assim como em outras épocas, onde o que ditava o ritmo não era qualquer outro tipo de interesse, senão o amor genuíno ao esporte. Afinal, disso não abrimos mão. Que em nossa cidade, o esporte e as questões correlatas sejam sempre tratadas com amor.

Prof.º Wagner Bessa TeixeiraDia 26 de maio, às 10 horas, no Cemitério da Filosofia (Saboó), em comemoração ao “Dia do Esportista Amador de Santos, serão homenageados atletas que no passado honraram seus clubes e as seleções da cidade, com suas conquistas desportivas. Para o Mausoléu do Esportista Amador serão trasladados os despojos da nadadora Marion Mathilde Meier, campeã santista, do interior, paulista, brasileira e sul- americana e no Monumento serão afixadas placas homenageando Waldemar Rodrigues de Souza, o Vadico (Tênis), Antônio Jorge Pereira de Nóbrega (Voleibol), Professora Yolanda Miguel Elias Baldia (Educação Física) e Professor Guaraná da Costa Rodrigues (Educação Física).

Panathlon club santos Fundado em 12 de agosto de 1988

Filiado ao Panathlon International “De Utilidade Pública” – Lei Municipal nº 1.614, de 19/09/1997 12 de agosto – “Dia Municipal do Panathletismo” – Lei nº 1.703, de 26/10/1998

Boletim nº 5 Maio – 2013 1º de maio

Dia do Trabalho

Page 2: Informativo 5... · Web viewEm tempos atuais onde ouvimos de forma quase incessante o clamor pelo profissionalismo em todas as áreas do esporte, não podemos deixar de render graças

Panathletas , prestigiem o evento. Ludis Iungit.

Taubaté também brilhou na acolhida aos panathletas e na qualidade dos programas elaborados para o 13º Congresso Nacional e a 20ª Assembleia Distrital

Nicolini – P.Internacional Cel. Corrêa – P.Int. Wiliam – Dist. Brasil Gobbo - Taubaté

Wagner – Santos Lapa – Recife Pinetti – Rib. Preto Kátia – S.J. dos Campos

Valber – Cosmópolis Aristides – São Paulo J.C. Lamarca - Jundiaí Pedro - Sorocaba

Gilmar – Juiz de Fora Marcos L.S Mello C.Jordão Panzoldo – Jabuticabal Bramante - Sorocaba

Nos dias 28, 29. 30 e 31 de março de 2014, a 21ª Assembleia Distrital será em Campos do Jordão. Que grande oportunidade de

Page 3: Informativo 5... · Web viewEm tempos atuais onde ouvimos de forma quase incessante o clamor pelo profissionalismo em todas as áreas do esporte, não podemos deixar de render graças

Participantes do 13º. Congresso Nacional e da 20ª. Assembleia Distrital. Campos do Jordão, Cosmópolis, Jabuticabal, Juiz de Fora, Jundiaí, Recife, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Taubaté.

Page 4: Informativo 5... · Web viewEm tempos atuais onde ouvimos de forma quase incessante o clamor pelo profissionalismo em todas as áreas do esporte, não podemos deixar de render graças

Representando o clube de Santos, José Eustáquio Fonseca Neto, Elny Abdelaziz Alves de Camargo e o Presidente Wagner Bessa Teixeira.

Nicolini (87) presenteando Elny(84) pelos 65 anos de amizade, confirmando a verdade do nosso lema: ”LUDIS IUNGIT” – O esporte une.

Grupo de panathletas, no SEDES – Sistema Educacional de Desenvolvimento Social.

Os presidentes Gobbo (Taubaté) e Wagner (Santos) plantando a muda de “Pau Brasil”.

Grande Mitsuaki Ando, vice-presidente do Clube de Taubaté, fotografando os eventos, registra para a história as ações panathléticas.

Plantio da 61ª muda do Pau Brasil, ação panathlética idealizada por Vitorino Augusto Ramos, efetuada em Taubaté, em 06/04/2013.

Para SER e ESTAR (P), ainda que haja pedras a ferirem seus pés a todo instante, continue firme a sua caminhada em busca do ideal panathlético.

* * * * *“Se não compartilhares nada de ti mesmo

Page 5: Informativo 5... · Web viewEm tempos atuais onde ouvimos de forma quase incessante o clamor pelo profissionalismo em todas as áreas do esporte, não podemos deixar de render graças

ANIVERSARIANTES DO MÊS DE MAIO

12 – Cláudia da Silva Miranda Martini17 – Eda Finco Agia19 – Judith Martins Marques23 – Renato Marques Campos

Aos aniversariantes, os cumprimentos panathléticos.

RETRATO DE MÃE

PRESENÇA DO PANATHLON

04, 05, 06 e 07 – Do Presidente Wagner Bessa Teixeira e dos panathletas José Eustáquio Fonseca Neto e Elny Abdelaziz Alves de Camargo no 13º Congresso Nacional e na 20ª Assembleia Distrital, realizada em Taubaté.

09/04 – Do panathleta Elny Abdelaziz Alves de Camargo, no Museu De Vaney, na reunião da Comissão responsável pelo evento “Dia do Esportista Amador de Santos”.

13/4 – Do panathleta Carlos Augusto de Carvalho, na 3ª Travessia Aquática de “São José dos Campos”, na represa Jaguari.– Nosso Secretário Carlão foi o vencedor na sua categoria, 60 + .

23/04 – Do panathleta Elny Abdelaziz Alves de Camargo, em reunião da Comissão responsável pelo evento do “Dia do Esportista Amador de Santos”.

24/04 - Do panathleta Elny Abdelaziz Alves de Camargo na reunião mensal do Conselho Municipal de Esportes, ocasião em que foi eleito para a Presidência do órgão, o Secretário Municipal de Esportes, Alcídio Michael Ferreira de Mello.

Em homenagem às mães panathletas

Uma simples mulher existe que, pela imensidão de seu amor, tem um pouco de Deus; e pela constância de sua dedicação, tem muito de anjo; que sendo moça, pensa como uma anciã e sendo velha, age com todas as forças da juventude; quando ignorante, melhor que qualquer sábio desvenda os segredos da vida, e quando sábia, assume a simplicidade das crianças; pobre, sabe enriquecer-se com a felicidade dos que ama, e rica, empobrecer-se para que seu coração não sangre ferido pelos ingratos; forte, entretanto, estremece ao choro de uma criancinha, e fraca, se alteia com a bravura dos leões; viva, não lhe sabemos dar valor, porque à sua sombra todas as dores se apagam, e morta, tudo o que somos e tudo o que temos daríamos para vê-la de novo, e dela receber um aperto de seus braços, uma palavra de seus lábios. Não exijam de mim que diga o nome dessa mulher se não quiserem que ensope de lágrimas este álbum; porque eu a vi passar no meu caminho. Quando crescerem seus filhos, leiam para eles esta página; eles lhes cobrirão de beijos a fronte; e dirão que um pobre viajante, em troca de suntuosa hospedagem recebida, aqui deixou para todos, o retrato de sua própria MÃE!

(Dom Ramon Angel Iara – Bispo de La Serena – Chile)

Ponte = felicidadeSeja passagem e não atalho; seja o caminho livre e não o pedágio. Se você não tem outro motivo para ser feliz, seja

PRESIDENTE - Wagner Bessa TeixeiraCOLABORADORES – Mitsuaki Ando,

Carlos Augusto de CarvalhoREDAÇÃO – E. A. A. C.

12 de maio

Page 6: Informativo 5... · Web viewEm tempos atuais onde ouvimos de forma quase incessante o clamor pelo profissionalismo em todas as áreas do esporte, não podemos deixar de render graças

Conheça um pouco sobre nosso companheiro Carlos Alberto Rodrigues, Cadinho

Conheça um pouco sobre nosso companheiro Carlos Alberto Rodrigues, Cadinho,Um dos mais antigos associados do Panathlon Club Santos .

Santista, técnico em contabilidade, taquígrafo, formado em jornalismo, casado com Jane Eyre Stipanich Rodrigues, tem três filhas, quatro netas e um neto, aposentou-se como Gerente no Banespa (Banco do Estado de São Paulo S.A.).Participou de vários concursos (prosa e verso), com trabalhos publicados, compôs vários sam-bas-enredo (tri-campeão na E.S.Real Mocidade Santista – 2008/10), várias músicas para ban-das carnavalescas do SESC-Santos, tri-campeão na Banda Mil, concorreu na Beija-Flor, no Ri-o de Janeiro, obtendo o 12º lugar, entre 63 concorrentes da Baixada Santista e 60 da cidademaravilhosa. Recebeu o título de LORD, por deliberação da diretoria do “Raparigas do Último Gole”. Compõe para vários gêneros de música, destacando-se os Hinos dos Jogos Abertos do Interior, do Coral dos Esportistas Veteranos de Santos, das Equipes de Nossa Senhora, do Ciclismo Santista, da A.A. Banco do Brasil, da ACESAN-Associação dos Cronistas Esportivos, do Clube 2004, do Banespa, do LAM-Lar de Acolhimento de Meninos e Meninas, da Associação dos Ex-Alunos do Colégio Canadá, do Centenário da Agência Santos do Banco do Brasil, da Escola Cristal Encantado, da Escola Terra Brasilis, da Escola Presidente Kennedy, da Escola Gato Xadrez; compôs letra e música para a Fortaleza da Barra Grande, à cidade de Santos e Bertioga, à ABRACO, ao Centenário do Clube Internacional de Regatas, ao Clube Saldanha da Gama, à A.A.Portuguesa de Santos e, recentemente, ao Idoso. Dedica canções, quase sempre, para amigos e parentes. Como produtor musical editou um CD para o Conjunto Nostalgia, com 15 faixas. Foi autor de várias vinhetas, tanto para a política quanto para a televisão. É co-autor dos livros “Memória Esportiva de Santos – O Tamboréu” e “Banespiano não é Inca nem Asteca, é Brasileiro com muita honra”, e da revista do Centenário do Clube Internacional de Regatas. Uma de suas poesias (O Pescador) foi publicada no livro “Antologia de Poetas Caiçaras”, outra (Volte para Mim) figurou no 5º Concurso Municipal de Poesia para a 3ª Idade; participou do XV Jogo Florais de Santos, promovido pela União Brasileira de Trovadores, com o tema “Jardim” . Em prosa escreveu: Santos eu te Amo, publicado nos anais da Associação de Poetas e Escritores da Baixada Santista, Saudação à Bandeira Brasileira, promovido pelo Elos Clube de Santos, Três Caminhos Numa Só Direção do concurso Momento do Autor. No esporte, disputou campeonatos amadores de Tênis de Mesa, foi vice-campeão de Vôlei em competição estudantil, defendendo o Colégio Canadá. Jogou futebol em inúmeros clubes da várzea santista, chegando ao infantil do Santos F.C. em 1957. Ao servir o Exército, em 1958, como cabo (apto a sargento), jogou na seleção militar do 6º G.A.Cos.M., sagrando-se campeão da Baixada Santista e do Estado de São Paulo. Foi tri-campeão vicentino pela A.A.Ferroviária. Como titular do Grêmio São Luiz, do Colégio Santista, considerado a seleção da cidade, participou da preliminar entre Santos e Bahia no campeonato brasileiro de 1959, disputado no Maracanã, vencendo o Colégio Piedade,do Rio de Janeiro, pelo escore de 6x0. Como jogador amador do Jabaquara A.C. chegou a disputar algumas partidas no time profissional. Foi membro da Comissão Fiscal do C.R.Saldanha da Gama, do Clube Atlético Santista, da Associação dos Funcionários Aposentados do Banespa da Baixada Santista, diretor do Centro de Formação para o Apostolado de Santos e do Panathlon Club Santos. Idealizou, como panathleta, o “Ranking Esportivo da Cidade”, tendo sido publicado no jornal “A Tribuna”, em 1995. Dada a importância do assunto, mereceu congratulações da Câmara Municipal de Santos. O trabalho concorreu com matérias editadas em português, russo, italiano, francês, espanhol e alemão, tendo sido distinguido com “Menção Honrosa” pelo Panathlon Internacional. Em 1999, o Panathlon reeditou o Ranking Santista.Em 2003, seu projeto “Troféu Fair-Play” foi aprovado pelo Panathlon Club Santos e homologado pelo Comitê Organizador e Dirigente dos 67º Jogos Abertos do Interior.Com a intenção de divulgar o Panathlon, idealizou um concurso literário – Tributo ao Esporte Santista, voltado para os alunos de Jornalismo da Baixada Santista. Detém o título “Amigo das Crianças”, conferido pelo Panathlon Club Santos, por ocasião da 15ª edição do “Venha Brincar Conosco no Clube”.Atualmente, é membro do Conselho Arbitral do Panathlon Club Santos, do Conselho Deliberativo do Lar de Acolhimento de Meninos e Meninas, do CEFAS-Centro de Formação para o Apostolado de Santos, do Clube Atlético Santista, da Comissão Organizadora do “Dia do Esportista Amador de Santos.É responsável pela coluna “Esportistas Santistas e suas Marcas Maravilhosas” do Boletim Informativo do Centro de Memória De Vaney, da Prefeitura Municipal de Santos.

?

Page 7: Informativo 5... · Web viewEm tempos atuais onde ouvimos de forma quase incessante o clamor pelo profissionalismo em todas as áreas do esporte, não podemos deixar de render graças

Laerte Edésio Aurora Vitorino Carlão Wagner Cadinho ?