informação a aderentes - c38091 seguro de vida crédito ...§ões... · informação a aderentes...

24
Informação a Aderentes - C38091 Seguro de Vida Crédito – Protecção Linha de Crédito

Upload: trankiet

Post on 07-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Informação a Aderentes - C38091

Seguro de Vida Crédito– Protecção Linha de Crédito

Protecção Completa de Crédito Pessoal

Apólice de Seguro de Grupo n.º C38091

Unicre – Instituição Financeira de Crédito S.A.

Documento Informativo para a(s) Pessoa(s) Segura(s).

Este documento destina-se a informar a(s) Pessoa(s) Segura(s) sobre a Apólice de Seguro celebrada entre a MetLife e o Tomador do Seguro.

1. Partes no Contrato ................................................42. Âmbito e Objecto do Contrato ..........................43. Condições de Elegibilidade ................................64. Início e Duração das Coberturas ........................75. Direito de Livre Resolução ..................................86. Âmbito Territorial ..................................................87. Exclusões ................................................................88. Limites das Coberturas ......................................139. Período de Requalificação das

Coberturas de ITT, H e D....................................1310. Carência e Franquia Absoluta............................1411. Alterações Contratuais ......................................14

12. Omissões ou Inexactidões Negligentese Dolosas................................................................14

13. Incontestabilidade................................................1614. Procedimentos em Caso de Sinistro ................1615. Beneficiário do Seguro........................................1816. Prémio ....................................................................1917. Lei Aplicável ........................................................2018. Reclamações e Litígios ......................................2019. Tratamento de Dados Pessoais..........................2120. Relatório sobre Solvência

e Situação Financeira..........................................22

Índice

1. Partes no Contrato

Segurador: MetLife Europe d.a.c – Sucursal emPortugal, e MetLife Europe Insurance d.a.c. –Sucursal em Portugal, empresas do GrupoMetLife, Inc., com estabelecimento na Av. daLiberdade, 36, 4.º, 1269-047 Lisboa, matriculadasna Conservatória do Registo Comercial de Lisboa,com os números únicos de matrícula e de pessoacolectiva 980479436 e 980479428, respectivamente,com sede social em 20 On Hatch Street Dublin 2,415123 Irlanda, doravante designadas conjuntamentepor MetLife, sem que isso restrinja ou altere oâmbito de actividade de uma ou de outra;

Tomador do Seguro: Unicre – InstituiçãoFinanceira de Crédito, S.A., pessoa colectivaresponsável pelo pagamento do Prémio à MetLife;

Pessoa Segura: Aquela cuja vida se segura e quese encontra sujeita aos riscos cobertos peloContrato;

Beneficiário Irrevogável: Unicre – InstituiçãoFinanceira de Crédito, S.A, entidade a favor dequem revertem as prestações da MetLife, nostermos do Contrato.

2. Âmbito e Objecto do Contrato

Ao abrigo das Condições Gerais, a MetLife Europed.a.c. – Sucursal em Portugal garante comocobertura principal do Ramo Vida o risco deMorte, “M” da(s) Pessoa(s) Segura(s) e comocoberturas complementares os riscos deIncapacidade Total Temporária, “ITT” eHospitalização de trabalhadores por contaprópria, “H”, e a MetLife Europe Insurance d.a.c. –Sucursal em Portugal garante como coberturaprincipal do ramo Não Vida o risco deDesemprego involuntário de trabalhadores porconta de outrem “D”.

Informação a Aderentes | C38091 Seguro de Vida Crédito – Protecção Linha de Crédito

4

Coberturas

Cobertura principal de M:Em caso de M da Pessoa Segura, emconsequência de Doença ou de Acidente, aMetLife pagará à Unicre o capital que correspondeao valor em dívida, de acordo com o plano deamortização do Contrato Financeiro, existente àdata da ocorrência do sinistro até ao limite docapital máximo garantido.

Coberturas complementares de ITT e H:Entende-se por ITT a impossibilidade física total etemporária da Pessoa Segura, susceptível deconstatação médica, de exercer a sua profissãohabitual, em consequência de doença ouacidente.

Em caso de ITT, a MetLife pagará à Unicre asprestações mensais devidas pela Pessoa Segura noâmbito do Contrato Financeiro, dentro dos limitesda cobertura.

Entende-se por “H” a estadia da Pessoa Seguranum hospital em virtude de doença ou acidente,em regime interno, por um período superior a 24horas completas.

Em caso de H, a MetLife pagará à Unicre asprestações mensais devidas pela Pessoa Segura noâmbito do Contrato Financeiro, dentro dos limitesda cobertura.

Cobertura principal de D:Entende-se por “D” a situação da Pessoa Seguraque, ocupando um emprego permanente emregime de contrato individual de trabalho semtermo, com a mesma entidade, há pelo menos 12meses consecutivos, com um mínimo de 30 horassemanais, com inscrição na Segurança Social,passa para uma situação de inexistência total einvoluntária de emprego, estando com capacidadee disponibilidade para o trabalho, comprovadaatravés da inscrição no Centro de Emprego, desdeque não tenha recusado emprego alternativo.

Informação a Aderentes | C38091 Seguro de Vida Crédito – Protecção Linha de Crédito

5

Em caso de D, a MetLife pagará à Unicre asprestações mensais devidas pela Pessoa Segura noâmbito do Contrato Financeiro, dentro dos limitesda cobertura.

Qualquer que seja a cobertura, excluem-se dosmontantes devidos pela MetLife em caso desinistro, as Prestações Pecuniárias vencidas e nãoliquidadas ao Tomador do Seguro pelo clienteassim como taxas e juros de mora.

3. Condições de Elegibilidade

Para efeitos de Adesão ao Seguro, o(s) candidato(s)a Pessoa(s) Segura(s) deve(m) preencher osseguintes requisitos:

a) ter mais de 18 anos e menos de 65 anos de idade;

b) residir em Portugal;

c) ter uma actividade profissional remunerada,assalariada ou não;

d) não ter estado, nos últimos 12 meses, parcialou totalmente incapaz para o trabalho devido adoença ou acidente, por mais de 30 diasconsecutivos ou não, ou hospitalizado, pormais de 7 dias consecutivos ou não, e nãoestar sujeito actualmente a controlo ouacompanhamento médico regular;

e) desconhecer uma possível situação dedesemprego, suspensão com ou sem perda deretribuição, licença ou situação de reforma,antecipação de reforma ou pré-reforma;

f) encontrar-se de boa saúde à data de Adesão,não estando sujeito a controlo ouacompanhamento médico regular por razão dedoença ou acidente.

As condições de elegibilidade aplicam-se a todosos candidatos a pessoas seguras.

Informação a Aderentes | C38091 Seguro de Vida Crédito – Protecção Linha de Crédito

6

4. Início e Duração das Coberturas

A adesão ao Contrato de Seguro entraimediatamente em vigor, após a aceitaçãoexpressa pela Pessoa Segura durante acomunicação telefónica.

No prazo de 14 dias, após a aceitação pela PessoaSegura, esta receberá na sua morada adocumentação contratual (declaração de adesãoque vale como certificado individual de adesão aoseguro e o documento informativo) relativa àApólice, em papel ou outro suporte duradouro.

As coberturas da Apólice mantêm-se em vigorpara cada uma das Pessoas Seguras, enquantovigorar o contrato financeiro, salvo se se verificaruma das ocorrências de cessação automática dascoberturas a seguir referidas ou denúncia daadesão pela Pessoa Segura ao Tomador doSeguro, com pelo menos 30 dias deantecedência sobre a data pretendida.

As coberturas da Apólice cessarãoautomaticamente, sempre que se atinja aprimeira das seguintes datas ou se verifiquequalquer uma das seguintes ocorrências:

a) A data do 70º aniversário da Pessoa Segurapara a cobertura de M;

b) A data do 65º aniversário da Pessoa Segurapara a cobertura de H;

c) À data do aniversário da Pessoa Segura quepermita o reconhecimento do direito àpensão de velhice, nos termos que estiverprevisto no Regime Jurídico da Protecçãonas Eventualidades Invalidez e Velhice(aprovado pelo Decreto-Lei n.º 187/2007, de10 de Maio, com posteriores alterações), ououtro diploma legal que o substitua paratodos os efeitos legais, para as coberturas deITT e D;

d) Sempre que seja pago o Capital Seguro emcaso de M;

Informação a Aderentes | C38091 Seguro de Vida Crédito – Protecção Linha de Crédito

7

e) Sempre que seja pago o número máximo deprestações por sinistro de ITT, H ou D, ouatingido o capital máximo garantido;

f) Quando a Pessoa Segura beneficiar de umapensão de reforma ou pré-reforma,relativamente às coberturas de ITT e D;

g) Morte da Pessoa Segura,independentemente do pagamento dequalquer capital, nos termos da Apólice;

h) Por cessação do contrato financeiro,incluindo por pagamento antecipado,liquidação total, resolução ou denúncia;

i) Por cessação de vigência do Contrato deSeguro ou da adesão a este Contrato.

5. Direito de Livre Resolução

As Pessoas Seguras podem livremente resolver asua adesão ao Contrato de Seguro, no prazo de30 (trinta) dias contados a partir da data de

recepção da documentação contratual, medianteenvio à Metlife de uma comunicação escritaassinada.

6. Âmbito Territorial

As garantias são válidas em todo o mundo (mas a incapacidade tem que ser inicialmenteconstatada por um médico que exerça a suaactividade num país membro da União Europeia).

7. Exclusões

7.1. Em caso de M:

a) o suicídio durante os dois primeiros anosa contar da data de adesão da(s)Pessoa(s) Segura(s);

b) os riscos de navegação aérea em que seutilize um avião sem certificado denavegabilidade válido ou conduzido por

Informação a Aderentes | C38091 Seguro de Vida Crédito – Protecção Linha de Crédito

8

piloto não munido do respectivo brevet,ou não autorizado legalmente a pilotar aaeronave em causa;

c) os riscos de pára-quedismo departicipação em certames aeronáuticos,acrobacias aéreas, recordes de voo, suastentativas e ensaios preparatórios, bemcomo voos experimentais;

d) o risco de guerra civil ou internacional,tenha ou não sido formalmente declarada;

e) os tremores de terra ou outrosfenómenos da natureza;

f) os actos de terrorismo e sabotagem,atentados, tumultos ou quaisquer outrasalterações da ordem pública;

g) As consequências de reacção ou radiaçãonuclear e contaminação radioactiva;

h) os riscos decorrentes de acto criminosode que a Pessoa Segura seja autormaterial ou moral ou de que tenha sido

cúmplice ou em que, por qualquer outraforma, tenha participado;

i) os riscos decorrentes do uso deestupefacientes ou fármacos nãoreceitados clinicamente, bem como osriscos decorrentes de acção ou omissãoda Pessoa Segura sob o efeito de álcooldesde que sejam ultrapassados os limiteslegalmente estabelecidos;

j) o risco que resulte, directa ouindirectamente, de qualquer acidenteocorrido nos 12 meses anteriores à data deentrada em vigor da adesão ou de qualquerlesão, deficiência ou doença diagnosticadanos 12 meses anteriores à data de entradaem vigor da adesão ao seguro, que fossemou devessem razoavelmente ser doconhecimento da Pessoa Segura e que estanão tivesse declarado na Proposta;

k) morte resultante da prática profissionalou amadora de desportos perigosos.

Informação a Aderentes | C38091 Seguro de Vida Crédito – Protecção Linha de Crédito

9

7.2. Em caso de ITT:Além das exclusões referidas no n.º 7.1, éexcluída a ITT resultante:

a) da prática profissional ou amadora dedesportos, desde que integrada emcampeonatos e respectivos treinos, bemcomo caça a animais ferozes, desportosde inverno, boxe, karaté e outras artesmarciais, pára-quedismo, tauromaquia,alpinismo, espeleologia, provas develocidade em veículos motorizados eoutros desportos análogos na suaperigosidade;

b) de gravidez e parto, interrupçãovoluntária ou não da gravidez erespectivas consequências, bem como afecundação in vitro e tratamentos defertilidade e esterilidade;

c) de doenças do foro psiquiátrico, salvose a Pessoa Segura estiverhospitalizada;

d) de qualquer patologia ao nível da colunavertebral;

e) de tentativa de suicídio da Pessoa Seguraou de qualquer outro acto intencional dasua parte; f) incapacidade temporária daPessoa Segura que se encontra semactividade profissional remunerada;

g) incapacidade resultante de qualqueracidente ocorrido antes da entrada emvigor desta cobertura ou de qualquerdoença já existente na data de efeito dacobertura, ou seu agravamento ainda queprovocado por um acidente ocorrido navigência do contrato;

h) Qualquer sinistro ocorrido dentro doperíodo de carência.

7.3. Em caso de H:Além das exclusões referidas no n.º 7.1, sãoexcluídos os riscos decorrentes dehospitalização:

Informação a Aderentes | C38091 Seguro de Vida Crédito – Protecção Linha de Crédito

10

a) para convalescença, estadia em termas,asilos, casas de repouso, residências ouinstituições similares;

b) por afecção lombar ou dorsal, no caso deausência de evidência patológica;

c) por gravidez e suas complicaçõessecundárias, parto de qualquer tipo,interrupção voluntária ou não da gravideze respectivas consequências, bem comoa fecundação in vitro e tratamentos defertilidade e esterilidade;

d) por factos ou acidentes provocadosintencionalmente pela Pessoa Segura oupor tratamentos não prescritos por ummédico, bem como as consequênciasde operações cirúrgicas ou detratamentos que não sejam estritamentenecessários para a cura de uma doençaou acidente;

e) por qualquer acidente ou doença sofridospela Pessoa Segura sob o efeito dequalquer droga ou álcool;

f) por operações de cirurgia estética oucosmética que não sejam consequênciasde acidente ou doença cobertos pelaApólice;

g) por acidentes ocorridos aos membros dasforças de segurança como consequênciade uma acção violenta em que participemno cumprimento do seu dever;

h) hospitalização resultante de qualqueracidente ocorrido antes da entrada emvigor desta cobertura ou de qualquerdoença já existente na data de efeito dacobertura, ou seu agravamento ainda queprovocado por um acidente ocorrido navigência do contrato;

i) Qualquer sinistro ocorrido dentro doperíodo de carência.

Informação a Aderentes | C38091 Seguro de Vida Crédito – Protecção Linha de Crédito

11

7.4. Em caso de D:São excluídos os seguintes riscos:

a) desemprego, qualquer que seja a suacausa, notificado, quer se trate dedecisão final ou de mera intenção,anteriormente à data de produção deefeito da Adesão;

b) situação de reforma, antecipação dereforma ou pré-reforma, mesmo estandoa receber subsídio de desemprego;

c) revogação do contrato de trabalho pormútuo acordo entre as partes, mesmo nocaso de permitir a atribuição de subsídiode desemprego;

d) denúncia do contrato de trabalho porqualquer uma das partes, no períodoexperimental;

e) denúncia ou resolução – ainda quejustificada por justa causa – por iniciativado trabalhador;

f) desemprego, qualquer que seja a suacausa, desde que a Pessoa Segura estejaa trabalhar no estrangeiro, durante umperíodo superior a 30 dias consecutivos emcada ano, ou não possua contrato detrabalho ao abrigo da lei portuguesa, ou nãopossua licença para exercer uma profissãoem território nacional, ou não tenha direitoa receber prestações sociais/subsídios porparte do Estado Português;

g) desemprego sazonal, normal naactividade desenvolvida;

h) desemprego causado por actos ilícitos ouquaisquer outros motivos que constituamjusta causa de despedimento dotrabalhador;

i) desemprego seguido de actividadeprofissional por conta própria;

j) desemprego seguido de emprego parcial,a termo ou temporário;

Informação a Aderentes | C38091 Seguro de Vida Crédito – Protecção Linha de Crédito

12

k) a Pessoa Segura é titular, na data em quefica desempregada, de um contrato detrabalho a termo ou de um contrato detrabalho sem termo, com a mesmaentidade, com uma duração inferior a 12meses consecutivos, com um horáriosemanal inferior a 30 horas e que nãoesteja inscrito na Segurança Social;

l) qualquer sinistro ocorrido dentro doperíodo de carência.

8. Limites das Coberturas

Para as coberturas de M, o capital máximogarantido é € 4.500.

Para a cobertura de ITT, H e D, o capital máximogarantido corresponde a 10% do saldo em dívidaacumulado pelo titular do Contrato Financeiroconstante do último extracto mensal da contacartão anterior à data da ocorrência do sinistrocom limite máximo de € 450 por prestação

mensal e até ao limite máximo de 10 prestaçõesmensais consecutivas por sinistro ou, tratando-sede vários sinistros ocorridos durante a vigênciada Adesão, igualmente até ao limite máximo de10 prestações mensais.

9. Período de Requalificação das Coberturas

de ITT, H e D

Se tiver sido paga uma prestação ao abrigo deuma destas coberturas e a Pessoa Segura sofrerum novo sinistro originado pela mesma causa oucausas directamente relacionadas com a anterior,este novo sinistro considera-se, para efeitos deaplicação dos limites indicados no n.º 8 supracomo a continuação do anterior, a não ser quetenha decorrido entre o fim do primeiro e o iníciodo segundo sinistro um período mínimo de 6(seis) meses durante o qual a Pessoa Seguratenha realizado normalmente as funções própriasdo trabalho, ou actividade que desempenhahabitualmente.

Informação a Aderentes | C38091 Seguro de Vida Crédito – Protecção Linha de Crédito

13

10. Carência e Franquia Absoluta

10.1. As coberturas de ITT, H e D só vigorarãodepois de decorrido um período de carênciade 90 dias, a contar da data de adesão àApólice.

10.2. O pagamento das prestações pela MetLife,ao abrigo das coberturas de ITT e D, apenas édevido, se a referida situação se prolongarpor um período superior a 30 diasconsecutivos, a partir do 1º dia posterior aeste período, e será feito por sucessivosperíodos de 30 dias completos econsecutivos, nos termos do n.º8 supra.

10.3. O pagamento das prestações pela MetLife aoabrigo da cobertura de H apenas é devido, sea referida situação se prolongar por umperíodo superior a 7 (sete) dias consecutivoscompletos, a partir do 1º dia completoposterior a este período.

Os períodos de franquia aplicam-seindividualmente a cada sinistro participado.

11. Alterações Contratuais

A Unicre, enquanto Tomador do Seguro, obriga-sea informar por escrito e no prazo de 30 (trinta) diasa(s) Pessoa(s) Segura(s) das eventuais alteraçõesposteriores à Adesão da Pessoa Segura.

12. Omissões ou Inexactidões Negligentes e

Dolosas

A Pessoa Segura está obrigada a declarar comexactidão todas as circunstâncias que conheça erazoavelmente deva ter por significativas paraapreciação do risco pela MetLife, nomeadamente oque se refere à Proposta que serve de base à Adesão.

Em caso de omissão ou inexactidão negligente, aMetLife poderá, no prazo de três meses a contardo seu conhecimento:

Informação a Aderentes | C38091 Seguro de Vida Crédito – Protecção Linha de Crédito

14

a) propor uma alteração à adesão, fixando umprazo não inferior a 14 dias para a PessoaSegura aceitar a alteração.

b) Fazer cessar a adesão, demonstrando queem caso algum aceitaria a adesão aoContrato com a cobertura dos riscosrelacionados com o facto omitido oudeclarado inexactamente.

c) No caso referido em b), a adesão cessa osseus efeitos 30 dias após o envio dadeclaração de cessação ou 20 dias após arecepção, pela Pessoa Segura da proposta dealteração, caso esta não responda ou arejeite.

d) Em caso de cessação da adesão, o prémio édevolvido pro rata temporis, atendendo àcobertura havida.

e) Se antes da cessação ou alteração da adesãoocorrer um sinistro cuja verificação ouconsequências tenham sido influenciadas por

facto relativamente ao qual tenha havidoomissões ou inexactidões, a MetLife cobriráo sinistro na proporção da diferença entre oprémio pago e o prémio que seria devidocaso, aquando da adesão, tivesse conhecidoo facto omitido ou declarado inexactamente;no entanto, o sinistro não será coberto e oprémio será devolvido pro rata temporis se,em caso algum, a MetLife teria aceitado aadesão com conhecimento do facto omitidoou declarado inexactamente.

Em caso de omissão ou inexactidão dolosa:

a) A adesão é anulável mediante declaraçãopela MetLife no prazo de 3 meses a contar doconhecimento do incumprimento;

b) Se tiver ocorrido um sinistro antes de aMetLife ter conhecimento do incumprimentoou no prazo referido em a), a MetLife poderánão cobrir o mesmo, seguindo-se o regimegeral da anulabilidade.

Informação a Aderentes | C38091 Seguro de Vida Crédito – Protecção Linha de Crédito

15

c) A MetLife tem direito ao prémio devido até ofim do prazo referido em a), excepto em casode dolo ou negligência grosseira da PessoaSegura.

d) Em caso de dolo da Pessoa Segura, com opropósito de obter uma vantagem, a parte doprémio relativa à adesão da Pessoa Segura édevida.

A Pessoa Segura constitui-se na obrigação dereparar perdas e danos eventualmente causadosà MetLife decorrentes da prestação dedeclarações inexactas ou omissões.

13. Incontestabilidade

No que respeita à cobertura de M, a adesão decada Pessoa Segura é incontestável, decorridosdois anos sobre a respectiva data de entrada emvigor, não podendo a MetLife prevalecer-se deomissões ou inexactidões negligentes nadeclaração inicial do risco.

14. Procedimentos em Caso de Sinistro

A Pessoa Segura ou o seu representante legal devecomunicar o sinistro à MetLife através do número808 500 005 (custo de chamada local), dias úteisno período das 8h45 às 12h45 e das 13h45 às16h45, ou do e-mail [email protected] que lheenviará de imediato o impresso de Participação deSinistro.

A Pessoa Segura deverá enviar a Participação deSinistro no prazo máximo de 30 (trinta) dias acontar da ocorrência de qualquer sinistrosusceptível de se enquadrar nas coberturascontratuais, sob pena de o responsável peloatraso responder por eventuais perdas e danos.

Impende sobre a Pessoa Segura o ónus da provada existência do sinistro.

A participação deverá ser acompanhada doselementos seguintes:

Informação a Aderentes | C38091 Seguro de Vida Crédito – Protecção Linha de Crédito

16

a) Em caso de M: original ou cópia autenticadado Assento de Óbito, Certificado de Óbito ouAtestado Médico constatando a morte,Relatório de Autopsia e auto de ocorrência emcaso de acidente;

b) Em caso de ITT: original ou cópia autenticadado Relatório Médico que ateste a incapacidadepara o trabalho, indicando a causa e a duraçãoprovável da incapacidade; certificado deincapacidade total temporária para o trabalhopor doença emitido pelo Serviço Nacional deSaúde e o justificativo de pagamento deprestações pela Segurança Social. Este últimodeverá ser entregue mensalmente comocomprovativo da situação de incapacidadeenquanto esta se mantiver.

Avaliação do estado de ITT: em caso desinistro, a Pessoa Segura obriga-se a:i) Cumprir as prescrições médicas;ii) Sujeitar-se aos exames médicos

solicitados pelo Segurador;

iii) Autorizar os médicos assistentes aprestarem todas as informaçõessolicitadas pelo Segurador;

iv) Comunicar o recomeço da sua actividadeprofissional.

Se não houver acordo entre a Pessoa Segurae o Segurador sobre a causa ou existência daITT, cada uma das Partes designará um peritomédico para, em conjunto, decidir sobre oassunto. Em caso de desacordo, os doismédicos nomearão um terceiro médico paradesempate. Se não for possível um acordoquanto à designação deste último médico, aescolha será solicitada ao Bastonário daOrdem dos Médicos. Cada uma das partessuportará as despesas e honorários do seumédico, sendo as do terceiro médicodivididas igualmente entre as duas partes.

d) Em caso de H: Original ou cópia autenticada daNota de Alta Hospitalar e da Declaração do Hospitalonde conste o número de dias de internamento.

Informação a Aderentes | C38091 Seguro de Vida Crédito – Protecção Linha de Crédito

17

e) Em caso de D: Declaração da Entidadeempregadora indicando a causa do despedimentoe o Comprovativo de inscrição no Centro deEmprego da área da sua residência, o qualdeverá ser entregue mensalmente comocomprovativo da situação de desemprego.

Para todas as coberturas a MetLife reserva-se o direitode solicitar elementos complementares necessáriosà análise do sinistro. O sinistro não poderá serregularizado se o dossier não estiver completo.

As despesas com a obtenção dos documentoscomprovativos necessários à regularização dosinistro são de conta da Pessoa Segura ou do seurepresentante.

A Pessoa Segura obriga-se a autorizar o médicoassistente a prestar as informações necessárias àanálise do sinistro, a sujeitar-se aos examesmédicos solicitados, a cumprir as prescriçõesmédicas para evitar o agravamento do sinistro.

Após confirmação pela MetLife da ocorrência dosinistro e do preenchimento das condições depagamento, será liquidado o capital devido noâmbito da cobertura respectiva, no prazo máximode 30 dias.

No caso de a(s) Pessoa(s) Segura(s) ou a Unicreusar(em) de fraude, simulação, falsidade ou dequaisquer outros meios dolosos, bem como dedocumentos falsos para justificar umareclamação sobre a existência de sinistro, cessao direito a qualquer pagamento, conferindo aindaà MetLife o direito de proceder à resolução da(s)Adesão(ões), sem prejuízo do direito aindemnização por perdas e danos.

15. Beneficiário do Seguro

Todas as prestações previstas serãoexclusivamente liquidadas à Unicre, na suaqualidade de beneficiário irrevogável doContrato.

Informação a Aderentes | C38091 Seguro de Vida Crédito – Protecção Linha de Crédito

18

16. Prémio

16.1. Determinação do Prémio

a) O Aderente/Pessoa Segura autoriza aUnicre a cobrar o prémio mensal referenteàs coberturas do seguro, conjuntamentecom a prestação financeira devida àUnicre.

b) O prémio mensal é calculado pelaaplicação de uma taxa global única de0,60% sobre o capital em dívida em cadaextracto do Cartão de Crédito actualizadocom uma periodicidade mensal.

c) Discriminação do prémio mensal porcobertura:Morte: 0,155 %ITT: 0,187 %D: 0,254 %H: 0,004 %TOTAL: 0,600%

d) O valor do prémio a pagar pela PessoaSegura não sofrerá qualquer modificaçãodurante a vigência do contrato, salvo asdecorrentes das alterações dafiscalidade.

16.2. Falta de pagamento do prémio:

a) A falta de pagamento do prémio mensalpelo Aderente, confere ao Tomador afaculdade de optar livremente poradiantar o montante correspondente oucomunicar ao Segurador a exclusãoimediata do Aderente com efeito nadata da adesão ou do vencimento doprémio;

b) O adiantamento referido na alínea anteriornão exonera o Aderente de pagar arespectiva parte do Prémio e os juros demora ao Tomador do Seguro,correspondente ao período em que a suaadesão tenha vigorado.

Informação a Aderentes | C38091 Seguro de Vida Crédito – Protecção Linha de Crédito

19

17. Lei Aplicável

O Contrato fica sujeito à Lei Portuguesa e aoregime fiscal português.

18. Reclamações e Litígios

18.1.Qualquer reclamação deverá ser dirigida porescrito à Sucursal da MetLife em Lisboa, paraa Avenida da Liberdade, n.º 36 – 2.º andar;para o efeito poderá consultar o sítio nainternet: www.metlife.pt.

18.2. A MetLife dispõe de livro de reclamações.

18.3. Qualquer reclamação poderá também serdirigida à entidade de supervisão da actividadeseguradora, a Autoridade de Supervisão deSeguros e Fundos de Pensões (ASF), assimcomo ao Provedor do Cliente, através de cartadirigida ao Provedor do Cliente da MetLife, aocuidado do Segurador, indicado no número

18.1., ou através de e-mail para o seguinteendereço: [email protected].

18.4. Após a apresentação de uma reclamação nostermos do número 18.1., caso o reclamantediscorde da resposta obtida ou não a tenharecebido no prazo aplicável, poderá dirigir-seao Provedor do Cliente da MetLife. Toda ainformação relativa à apresentação de umareclamação ao Provedor do Cliente pode serconsultada no sítio da MetLifewww.metlife.pt.

18.5. Em caso de litígio, além do recurso às viasjudiciais, a Pessoa Segura poderá recorrer àarbitragem e/ou a uma Entidade de ResoluçãoAlternativa de Litígios de Consumo (maisinformações em: www.consumidor.pt).

No âmbito das suas competências, cabe àAutoridade de Supervisão de Seguros e Fundos dePensões analisar e dar parecer sobre pedidos de

Informação a Aderentes | C38091 Seguro de Vida Crédito – Protecção Linha de Crédito

20

informação e reclamações apresentados porconsumidores e respectivas associações contramediadores de seguros, sem prejuízo dapossibilidade de recurso aos tribunais judiciais, emcaso de litígio emergente da actividade demediação, ou de recurso aos organismos deresolução extrajudicial que, para o efeito, venham aser criados.

19. Tratamento de Dados Pessoais

Os dados pessoais recolhidos para a adesão egestão das adesões ao contrato de seguro serãoprocessados e armazenados informaticamente. AMetLife garante a privacidade dos dados pessoaise a tomada de medidas adequadas para ospreservar de forma confidencial, reservando oacesso aos mesmos ao exclusivamente necessárioà sua actividade normal. Na sua qualidade deresponsável pelo tratamento dos dados, a MetLifegarante ao titular dos dados o direito de acesso aqualquer dado que lhe diga respeito, podendo

solicitar a sua correcção, aditamento oueliminação, por escrito [email protected], juntando cópia dodocumento de identificação pessoal.

A Pessoa Segura autoriza que os dados pessoaisrecolhidos para efeitos de adesão ao seguro ouposteriormente, nomeadamente aquando daparticipação do sinistro, sejam processados earmazenados informaticamente com a finalidadede gestão da Apólice de seguro, incluindo adisponibilização dos dados a autoridades judiciaisou administrativas em cumprimento de obrigaçãolegal da MetLife, assim como a resseguradores eempresas do Grupo MetLife, podendo envolver atransferência de informação para outros países,inclusive fora da União Europeia. Na falta dapresente autorização pelos titulares dos dadospessoais, a MetLife não poderá aceitar a adesão aocontrato de seguro.

Informação a Aderentes | C38091 Seguro de Vida Crédito – Protecção Linha de Crédito

21

20. Relatório sobre Solvência e Situação

Financeira

O relatório sobre a solvência e a situaçãofinanceira do Segurador será anualmentepublicado na internet no sítio www.metlife.pt.

Identificação do Mediador da Apólice de Seguro

Unicre - Instituição Financeira de Crédito, S.A,com sede na Avenida António Augusto de Aguiar,n.º 122, 9º, matriculada na Conservatória doRegisto Comercial de Lisboa sob o número 47147identificação fiscal 500292841, Agente de Segurosregistado sob o número 411346313, para os RamosVida e Não-Vida.

O registo do mediador pode ser confirmado nosítio da Autoridade de Supervisão de Seguros eFundos de Pensões: www.asf.com.pt.

Qualquer pedido de informação poderá serdirigido à Unicre Instituição Financeira de Crédito,S.A., na Av. António Augusto de Aguiar, 122, 1050-019 Lisboa, na sua qualidade de Agente deSeguros ou à MetLife, Avenida da Liberdade, nº36-2º andar, em Lisboa. A Unicre e a MetLife dispõemde um livro de reclamações.

Qualquer reclamação poderá também ser dirigidapor escrito para a morada supra indicada, para oefeito consulte o sítio na internet www.metlife.pt,ou dirigida à Autoridade de Supervisão de Segurose Fundos de Pensões, entidade de Supervisão daactividade seguradora.

Participações Sociais

A Unicre não possui participações no capital dequaisquer seguradores.

Nenhum segurador detém qualquer participaçãono capital da Unicre, directa ou indirectamente.

Informação a Aderentes | C38091 Seguro de Vida Crédito – Protecção Linha de Crédito

22

Agente de Seguros não exclusivo

A Unicre pode exercer a sua actividade demediação de seguros com outros seguradores, nãoexistindo relação de exclusividade com a MetLife.

Cobrança de prémios

Os prémios devidos pelas Pessoas Seguras sãocobrados pelo Agente de Seguros que é também oTomador do Seguro.

Intervenção do Agente de Seguros nas adesões àApólice de Seguro

A intervenção do Agente no contrato de seguroconsiste no aconselhamento dos aderentes bemcomo na assistência dos mesmos ao longo davigência das adesões, nomeadamente através daprestação de esclarecimentos e resolução dereclamações. O Agente não baseia os seusconselhos numa análise imparcial.

No contrato de seguro de grupo não intervêmoutros mediadores de seguros.

Se a(s) Pessoa(s) Segura(s) pretender(em) colocarquestões sobre o Contrato, poderão semprecontactar a Unicre - Instituição Financeira deCrédito S.A. através do n.º 21 350 15 00 [email protected] ou ainda solicitar ocontacto da Pessoa Directamente Envolvida naActividade de Mediação de Seguros que colaborecom a Unicre. Adverte-se que, para os devidosefeitos legais, qualquer outra pessoa não seencontra habilitada a esclarecer dúvidas sobre oseguro, sob pena de incorrer em responsabilidadecivil e/ou contra-ordenacional.

O Aderente à Apólice de Seguro de Grupo poderásolicitar ao Agente de Seguros informação sobre asua remuneração pela prestação do serviço demediação, devendo este fornecer tal informação,em conformidade com o solicitado.

Informação a Aderentes | C38091 Seguro de Vida Crédito – Protecção Linha de Crédito

23

metlife.pt

MetLife Europe d.a.c., Sucursal em PortugalAv. da Liberdade, 36, 2.º | 1269-047 LisboaTel 213 475 031 | Fax 213 474 612 | [email protected]

808 78 68 68 (custo de chamada local)metlife.ptSiga-nos em segurosdoqueimporta.pt

MetLife Europe d.a.c. – Sucursal em Portugal registada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa com o número único de matrícula e de pessoa colectiva

980479436 e com sede na Av. da Liberdade, 36, 4º, 1269 – 047 Lisboa. A MetLife Europe d.a.c. é uma sociedade de responsabilidade limitada por acções registada na

Irlanda com o número 415123, com sede social em 20 on Hatch, Lower Hatch Street, Dublin 2, Irlanda. A MetLife Europe d.a.c. (utilizando a marca MetLife) está autorizada

pelo Central Bank of Ireland e está sujeita a uma supervisão limitada Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).

O nome e logotipo da MetLife são marcas registadas da Metropolitan Life Insurance Company e das suas filiais e sucursais.

© 2018 MetLife, Inc. Todos os direitos reservados.