indicador de desempenho -...

6
1 BOLETIM INDICADOR DE DESEMPENHO: GESTÃO DA QUALIDADE CONSTRUÇÃO CIVIL No Brasil, a área da construção civil sempre foi reconhecida como um dos setores da indústria em que havia maior desperdício de material e acidentes de trabalho. No entanto, nas últimas décadas, estes dados rea- giram às atitudes dos empreendedores que, cada vez mais, procuraram aumentar a qualidade das edificações, de modo a oferecer um melhor produto ao mercado. Aliada a essa preocupação, surgiu a necessidade de maximizar os lucros da produção, diminuindo retraba- lhos e desperdícios, tornando o segmento mais eficiente e eficaz para garantir espaço frente à competitivi- dade dos pequenos negócios. Dessa forma, gera mais vantagens aos clientes que, atualmente, estão bem informados e exigem maior velocidade e qualidade nas obras. Nos últimos 30 anos, o mercado tornou-se mais dinâmico, mudando seus aspectos de acordo com as novas tecnologias e tendências. Assim, surgiu a necessidade de um monitoramento constante de todas as etapas da obra, do projeto à execução, de modo que pudesse ser controlado o desenvolvimento da construção, garantindo a qualidade desejada, no tempo estimado, pela produtividade monitorada. Dessa forma, desenvolveram-se programas de gestão da qualidade. Alguns deles passaram a ser exigidos por órgãos públicos e agências de financiamento imobiliário. MEDIÇÃO DO DESEMPENHO INDICADORES DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO INDICADORES DE PRODUTIVIDADE INDICADORES DE PERDA / Segundo Dayana B. Costa (2002), mestre e doutora em Engenharia Civil, os programas de qualidade consistem em:

Upload: ngothu

Post on 12-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: INDICADOR DE DESEMPENHO - sebraemercados.com.brsebraemercados.com.br/wp-content/uploads/2015/10/2014_07_17_BO... · DESEMPENHO INDICADORES DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

1

BOLETIMINDICADOR DE DESEMPENHO:

GESTÃO DA QUALIDADE

CONSTRUÇÃO CIVIL

No Brasil, a área da construção civil sempre foi reconhecida como um dos setores da indústria em que havia maior desperdício de material e acidentes de trabalho. No entanto, nas últimas décadas, estes dados rea-giram às atitudes dos empreendedores que, cada vez mais, procuraram aumentar a qualidade das edificações, de modo a oferecer um melhor produto ao mercado.

Aliada a essa preocupação, surgiu a necessidade de maximizar os lucros da produção, diminuindo retraba-lhos e desperdícios, tornando o segmento mais eficiente e eficaz para garantir espaço frente à competitivi-dade dos pequenos negócios. Dessa forma, gera mais vantagens aos clientes que, atualmente, estão bem informados e exigem maior velocidade e qualidade nas obras.

Nos últimos 30 anos, o mercado tornou-se mais dinâmico, mudando seus aspectos de acordo com as novas tecnologias e tendências. Assim, surgiu a necessidade de um monitoramento constante de todas as etapas da obra, do projeto à execução, de modo que pudesse ser controlado o desenvolvimento da construção, garantindo a qualidade desejada, no tempo estimado, pela produtividade monitorada.

Dessa forma, desenvolveram-se programas de gestão da qualidade. Alguns deles passaram a ser exigidos por órgãos públicos e agências de financiamento imobiliário.

MEDIÇÃO DO DESEMPENHO

INDICADORES DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

INDICADORES DE PRODUTIVIDADE

INDICADORES DE PERDA

/ Segundo Dayana B. Costa (2002), mestre e doutora em Engenharia Civil, os programas de qualidade consistem em:

Page 2: INDICADOR DE DESEMPENHO - sebraemercados.com.brsebraemercados.com.br/wp-content/uploads/2015/10/2014_07_17_BO... · DESEMPENHO INDICADORES DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

/ A tabela demonstra esquematicamente como pode ser avaliado e apresentado um indicador de planejamento, além disso podemos resumir todas as informações de uma forma clara e di-reta para a análise dos resultados.

Nome do indicador

Objetivo Medir a eficácia do planejamento em curto prazo

Meta 80%

Proceso em que está inserido Planejamento da produção

Vínculo com a estratégia Manutenção e aprimoramento do PCP

Como é coletado e processado Semanalmente através da planilha de planejamento de curto prazo. Esse planejamento é realizado através de reuniões semanais

Fórmula

Periodicidade Plano de curto prazo (semanal)

Responsáveis pela coleta Gerente da obra

Como é analisado

PPC - Percentual de Planos Concluídos

PCC = x 100Tcp

Ttot

Tcp Atividades programadas acumuladas

Ttot Atividades realizadas acumuladas

Os resultados são analisados e discutidos como os colaboradores, mestres de obras e fornecedores na reunião de planejamento de curto prazo da semana seguinte. Os resultados são apresentados também para os clientes do empreendimento. Os resultados são dis-cutidos com todo o corpo técnico da empresa nas reuniões semanais da engenharia semanais e também em reuniões plenária trimestrais, mas atualmente está sendo bimestral.

FONTE: COMUNIDADE DA CONSTRUÇÃO. DISPONÍVEL EM: HTTP://GOO.GL/RVKT7O. ACESSO EM: 10 JUNHO 2014.

Atualmente, muitas empresas estão optando pela implantação de sistemas de gestão da qualidade, investindo em programas de melhoria de desempenho e em processos de certificação dos produtos.

2

Dessa forma, para cada tipo de obra, deve-se avaliar qual a melhor forma de aplicar os modelos de avalia-ção, pois, com a compreensão das dificuldades será possível encontrar os meios de superá-las.

Page 3: INDICADOR DE DESEMPENHO - sebraemercados.com.brsebraemercados.com.br/wp-content/uploads/2015/10/2014_07_17_BO... · DESEMPENHO INDICADORES DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

3

Existem vários programas que permitem a qualquer organização a busca pela melhoria contínua da sua forma de gerência e, consequentemente, de produção e entrega do produto final, valorizando a qualidade, o tempo, a satisfação do cliente e a motivação dos colaboradores. Esses sistemas de gestão possibilitam o controle e padronização dos procedimentos administrativos e executivos.

Programas de qualidade – gerando indicadores

a) ISO 9001

b) PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO PBQP-H

c) QUALIDADE TOTAL (TQM)

d) PRÊMIO NACIONAL DE QUALIDADE (PNQ)

e) SELO EXCELÊNCIA ABCIC

f) PRÊMIO DE COMPETITIVIDADE PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (MPE BRASIL)

g) OUTROS PROGRAMAS

/ Na construção civil, podemos destacar os seguintes programas de gestão, como sendo os mais implantados:

ISO 9001

Permite a padronização dos vários processos, pela elaboração conjunta com a empresa de manuais e pro-cedimentos padrões para os serviços, de modo que seja possível o completo monitoramento das atividades.

Objetiva a melhor conjuntura da empresa no mercado, a racionalização dos serviços, a redução dos custos, o gerenciamento e prevenção de riscos, melhorar o desempenho dos processos, satisfação dos clientes e motivação dos colaboradores.

A ISO 9001 estabelece critérios a serem cumpridos para a garantia do desempenho, de modo que os serviços sejam executados de acordo com a norma e possibilitem a certificação da empresa. São rea-lizadas auditorias internas, pela própria empresa, a fim de verificar o cumprimento desses requisitos, periodicamente. Para a certificação da empresa será realizada uma auditoria externa, por auditores acreditados, que analisarão os processos, prazos e qualidade, por meio dos indicadores de desempenho.

a)

Programa de qualificação PBQP-h

O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-h), institucionalizado pelo Go-verno Federal, visa organizar o setor da construção civil por procedimentos, manuais, regulamentações para a melhoria da qualidade do habitat, bem como a modernização da produção.

b)

Page 4: INDICADOR DE DESEMPENHO - sebraemercados.com.brsebraemercados.com.br/wp-content/uploads/2015/10/2014_07_17_BO... · DESEMPENHO INDICADORES DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

4

Segundo o Ministério das Cidades, a busca por esses objetivos en-volve um conjunto de ações, sendo: análise da conformidade dos serviços, melhoria da qualidade de materiais, formação e espe-cialização da mão de obra, regulamentação, avaliação de novas tecnologias, informação completa ao consumidor e melhoria na comunicação entre as partes envolvidas nos processos.

Várias agências de crédito exigem a implantação do programa para financiamentos de imóvel, um exemplo é o programa de financiamento “Minha Casa, Minha Vida”, da Caixa Econômica Federal.

Segundo Volmir Valentini, consultor Sebrae PR Regional Oeste: o PBQP-h é, talvez, o mais procurado, pela exigência das instituições financeiras ao buscar financiamento para construção de imóveis. As pequenas construtoras, normalmente, não têm condições financeiras de implantar o programa sozinhas. Apoiamos através do Sebraetec, com até 80% do valor cobrado, tanto pela consultoria de implantação quanto pela empresa certificadora. São inúmeras empresas já certificadas e implantando o programa.

FONTE: DICAS BANCÁRIAS. DISPONÍVEL EM: GOO.GL/ZF1PPS. ACESSO EM: 21 DE JULHO DE 2014

Qualidade Total (Total Quality Management - TQM)

É um estilo administrativo de gestão de qualidade, ou seja, uma estratégia que envolve organização, planejamento, monitoramento e liderança, com o objetivo de que todos os envolvidos internos (colaboradores) e também externos (fornecedores, distribuidores) participem diretamente para a conclusão dos objetivos da empresa, de forma que possa garantir a qualidade em todos os processos e serviços.

É o famoso estilo de administração instituído pela indústria Toyota.

c)

FONTE: G1. DISPONÍVEL EM: GOO.GL/5WBSZG. ACESSO EM: 21 DE JULHO DE 2014

Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ)

O PNQ, instituído pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), é destinado a empresas brasileiras que tenham características em excelência na gestão da qualidade, visando reconhecimento público nacio-nal. Atualmente, candidatar-se à concorrência do prêmio faz com que ocorra uma inteira análise do processo de qualidade da empresa, englobando todos os processos. Esse fato induz à organização e melhoria da gestão da empresa, sendo essa avaliada, com sigilo e criteriosamente, por auditores trei-nados pela FNQ.

Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil)

Esse prêmio consiste no reconhecimento estadual e também nacional das micro e pequenas empresas que estejam gerando, através da disseminação de conceitos e práticas de gestão, o aumento da quali-dade, produtividade e competitividade no setor. Vale ressaltar que as empresas inscritas recebem uma avaliação do seu sistema de gestão, permitindo melhoria.

d)

e)

Page 5: INDICADOR DE DESEMPENHO - sebraemercados.com.brsebraemercados.com.br/wp-content/uploads/2015/10/2014_07_17_BO... · DESEMPENHO INDICADORES DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

5

Selo Excelência ABCIC

O Selo de Excelência ABCIC, da Associação Brasileira da Construção Industria-lizada de Concreto, é um selo de qualidade específico para as indústrias de pré-fabricados de concreto, que institui padrões de tecnologia, qualidade e desempenho.

Segundo Fábio Blanck, engenheiro civil e gerente de projetos da em-presa Pré-Fabricar Construções, em entrevista para o Sebrae 2014: “A Pré-Fabricar possui o Nível III, o mais alto nível, envolvendo desde o controle do recebimento de matéria-prima, controles de qualidade, de engenharia, de processo, gestão ambiental, até a avaliação de impac-tos de trânsito e impactos gerados nas cidades”. Blanck acrescenta que o selo é um importante diferencial para a confiança de seus clientes, agregando maior espaço na competitividade do mercado.

Outros programas

¡ Para o segmento de cerâmicas existe o Programa Setorial de Qualidade (PSQ), segmento do PBQP-h que destina-se a qualificar o produto. Esse programa cresceu bastante nos últimos anos. Também apoiamos via Sebraetec. São 6 empresas atualmente qualificadas.

¡Ainda nas cerâmicas, existe a certificação Inmetro para processos e produtos. É considerada a mais im-portante e completa do segmento. O atendimento, na implantação do programa, teve apoio do Sebrae Na-cional, em um projeto específico com recursos do Sebrae PR. Esse programa, até aqui, não teve recursos do Sebraetec, porque não há nenhum Órgão Certificador (OCP) credenciado. Atualmente são 3 empresas.

f)

g)

FONTE: PRÉ-FABRICAR. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.PREFABRICAR.COM.BR.

ACESSO EM: 21 DE JULHO DE 2014

FONTE: VOLMIR VALENTINI, SEBRAE PR.

Page 6: INDICADOR DE DESEMPENHO - sebraemercados.com.brsebraemercados.com.br/wp-content/uploads/2015/10/2014_07_17_BO... · DESEMPENHO INDICADORES DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Presidente do Conselho Deliberativo Nacional: Roberto SimõesDiretor-Presidente: Luiz Barretto | Diretor-Técnico: Carlos Alberto dos SantosDiretor de Administração e Finanças: José Claudio dos Santos | Fotos: banco de imagens

UAMSF – Unidade de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros UACIN – Unidade de Atendimento Coletivo – IndústriaConteúdo: Murilo BusarelloSEBRAE SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS

MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

WWW.SEBRAE2014.COM.BRFACEBOOK.COM/SEBRAE2014

TWITTER.COM/SEBRAE_2014

Por isso o Projeto de Inteligência Competitiva do Programa Sebrae 2014 quer saber mais sobre suas expectativas e satisfação. Responda a breve pesquisa que elaboramos especialmente para você e seu negócio!

Sua opinião faz a diferença!PARTICIPAR

Vantagens da implantação

O investimento da implantação de sistemas de gestão, quando devidamente supervisionados, tende a ser compensado em pouco espaço de tempo, pois há um aumento significativo na qualidade dos serviços. Suas principais vantagens são:

PREVISIBILIDADE DOS RESULTADOS.

RACIONALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS E REDUÇÃO DE CUSTOS

FACILIDADE NA ADAPTAÇÃO DE NOVOS COLABORADORES

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PADRONIZAÇÃO

MELHORIA E GARANTIA DA QUALIDADE

MONITORAMENTO COMPLETO DAS ATIVIDADES E MATERIAIS

CRONOGRAMA MAIS COMPATÍVEL E EFICIENTE

Segundo o engenheiro civil Nilton Speranzini, empreendedor e também professor do curso de Engenharia Civil da Universidade Regional de Blumenau/SC, em entrevista para o Sebrae 2014, a maior vantagem de implantar um programa de qualidade ISO 9001 e PBQP-h é o rastreamento dos serviços, materiais e mão de obra em cada fase da construção. Assim como a unificação, padronização e finalização dos serviços. Destacando que a troca de profissionais pode ocorrer sem grandes interferências na produtividade.

1 2 3A IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS DE GESTÃO PADRÃO ISO PERMITE O DESENVOLVIMENTO DE INDICADORES QUE DEMONSTREM UM PANORAMA PERIÓDICO PARA SUA MICRO E PEQUENA EMPRESA. ACESSE O PORTAL ISO E ENTRE EM CONTATO COM UNIDADES NO BRASIL.

SE VOCÊ FICOU INTERESSADO SOBRE A EFICIÊNCIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE (TQM), VISITE O PORTAL BRASILEIRO DE GESTÃO.

VOCÊ É PROPRIETÁRIO DE UM PEQUENO NEGÓCIO E ALMEJA MELHORAR A ADMINISTRAÇÃO, A PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DO SEU NEGÓCIO, ENTÃO VISITE O SEBRAE EAD E TAMBÉM VERIFIQUE MAIS SOBRE CARTILHA DE INDICADORES.

AÇÕESRECOMENDADAS

Os sistemas de gestão da qualidade têm se tornado indispensáveis para várias microempresas brasileiras, devido ao reconhecimento acerca da importância de aumentar a qualidade e o desempenho produtivo no setor.