indexação - tempo editorial

4
1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA COORDENADORIA DE ESTÁGIOS Campus Universitário– Trindade – 88040-900 – Florianópolis – SC – Brasil Fone: (48) 3721-9304 – E-mail: [email protected] RELATÓRIO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO GARRIDO, Isadora dos Santos. Indexação de imagens no arquivo da empresa Tempo Editorial. Relatório de Estágio Obrigatório. Florianópolis, 2011. 4 p. RESUMO Este relatório descreve de que modo realizou-se o estágio obrigatório na empresa Tempo Editorial, com a classificação e a indexação de imagens fotográficas. O estágio ocorreu entre os meses de agosto de novembro de 2011. Foi realizado um estudo prático de indexação e classificação de imagens fotográficas para compreensão dos metadados e posteriormente foi feita uma revisão do índice de palavras-chave utilizadas pelo acervo. Palavras-chave: Estágio Obrigatório. Indexação. Organização da Informação. Tempo Editorial – Arquivo Fotográfico. 1 Dados de Identificação 1.1 Estagiária Nome: Isadora dos Santos Garrido. Matrícula: 08126024 Horário e período de realização do estágio: das 9h às 13h Carga horária realizada: 240 horas 1.2 Local do estágio Instituição e unidade de informação: Tempo Editorial LTDA. Endereço: Rua dos Ilhéus, 46, sala 103. Centro CEP: 88010-560. Florianópolis/SC Horário de funcionamento da unidade de informação: das 9h às 17h30min Bibliotecária orientadora: Marchelly Pereira Porto Número de registro no CRB-14: 1177 Telefone/fax, e-mail: (48) 3224-4929 [email protected] 2 Atividades desenvolvidas Diagnóstico da Instituição A empresa Soma Fotojornalismo teve seu banco de imagens fundado em 1988, primeiramente a partir de imagens com viés jornalístico. A partir de 1995, com a edição da primeira publicação multimídia, passou a chamar-se Tempo Editorial. Trata-se de uma Semestre 2011/2 CIN5050

Upload: dora-garrido

Post on 05-Jun-2015

898 views

Category:

Education


1 download

DESCRIPTION

Relatório Final de Estágio Obrigatório na Tempo Editorial, 2011-2.

TRANSCRIPT

Page 1: Indexação - Tempo Editorial

1

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA

COORDENADORIA DE ESTÁGIOS Campus Universitário– Trindade – 88040-900 – Florianópolis – SC – Brasil

Fone: (48) 3721-9304 – E-mail: [email protected]

RELATÓRIO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

GARRIDO, Isadora dos Santos. Indexação de imagens no arquivo da empresa Tempo Editorial. Relatório de Estágio Obrigatório. Florianópolis, 2011. 4 p.

RESUMO

Este relatório descreve de que modo realizou-se o estágio obrigatório na empresa Tempo Editorial, com a classificação e a indexação de imagens fotográficas. O estágio ocorreu entre os meses de agosto de novembro de 2011. Foi realizado um estudo prático de indexação e classificação de imagens fotográficas para compreensão dos metadados e posteriormente foi feita uma revisão do índice de palavras-chave utilizadas pelo acervo. Palavras-chave: Estágio Obrigatório. Indexação. Organização da Informação. Tempo Editorial – Arquivo Fotográfico.

1 Dados de Identificação 1.1 Estagiária Nome: Isadora dos Santos Garrido. Matrícula: 08126024 Horário e período de realização do estágio: das 9h às 13h Carga horária realizada: 240 horas 1.2 Local do estágio Instituição e unidade de informação: Tempo Editorial LTDA. Endereço: Rua dos Ilhéus, 46, sala 103. Centro – CEP: 88010-560. Florianópolis/SC Horário de funcionamento da unidade de informação: das 9h às 17h30min Bibliotecária orientadora: Marchelly Pereira Porto Número de registro no CRB-14: 1177 Telefone/fax, e-mail: (48) 3224-4929 – [email protected] 2 Atividades desenvolvidas

Diagnóstico da Instituição

A empresa Soma Fotojornalismo teve seu banco de imagens fundado em 1988, primeiramente a partir de imagens com viés jornalístico. A partir de 1995, com a edição da primeira publicação multimídia, passou a chamar-se Tempo Editorial. Trata-se de uma

Semestre 2011/2 CIN5050

Page 2: Indexação - Tempo Editorial

2

empresa de pequeno porte: 10 funcionários no total sendo que para o arquivo alocam-se 1 estagiária, 1 auxiliar de arquivo fotográfico e 1 bibliotecária responsável.

A empresa atende as principais editoras jornalísticas e educacionais do país, agências de propaganda, órgão estaduais e nacionais ligados à cultura, atuando também como editora de livros, projetos editoriais e gráficos. Entre os tipos de documentos mais produzidos na parte editorial da empresa estão livros ilustrados, revistas, informativos editoriais e materiais gráficos institucionais.

Atualmente o banco de dados conta com 200 mil imagens entre slides e fotografias digitais, sobre os mais diversos temas. Através do atendimento aos clientes, a bibliotecária, a auxiliar e a estagiária que trabalham no arquivo podem, em conjunto, criar diferentes estratégias de busca para recuperar imagens do acervo. A busca é realizada então pelas próprias indexadoras, que também podem ser consideradas as principais usuárias do arquivo em específico. Os clientes podem ter acesso a uma parte do banco de imagens da Tempo Editorial através de seu site na Internet.

Até o ano de 2009, o software Acervo foi utilizado e a partir deste ano o software utilizado para a organização e recuperação de imagens é o FotoStation Pro 7.0. O controle do vocabulário, feito ao longo da criação e desenvolvimento do próprio arquivo, tem influência direta nos níveis de revocação e precisão na recuperação das imagens. Quando já existem imagens requeridas pelos clientes, estas são disponibilizadas. Caso não sejam recuperadas, os fotógrafos realizam a produção da imagem.

A compreensão do processamento de imagens se deu por meio de dois exercícios realizados com uma amostra de fotos e posteriormente o índice de palavras-chave foi revisado como parte principal das atividades deste estágio.

Objetivos do Estágio

Os objetivos do estágio vão ao encontro do que foi estabelecido previamente no plano de atividades, a saber: Compreender processamento de imagens; Classificar e indexar imagens; Estudar termos utilizados na indexação do acervo; Revisão e adequação da lista de palavras-chaves.

Atividades Desenvolvidas

Exercício I – Indexação de palavras-chave De 15 de agosto a 2 de setembro (60 horas).

Inicialmente, como um primeiro exercício, foram selecionados arquivos para o

tratamento de representação, chegando a um total de 173 imagens do fotógrafo Eduardo Marques. Após a análise das imagens, foi feita uma busca na base do acervo geral já existente pelos assuntos/temas tratados, para compreender de que modo os novos conteúdos poderiam ser indexados.Toda indexação pode ser considerado um trabalho de pesquisa e o contato com os profissionais de fotografia que criaram o material a ser analisado é fundamental, uma vez que eles detêm mais informações originais acerca das imagens indexadas.

Caso exista uma imagem de um lugar ou conteúdo que seja desconhecido, é necessária a interação com a equipe de produção e com os fotógrafos que realizaram as imagens. Em último caso, é realizada uma busca no Google Imagens, para se obter mais informações acerca do local ou conteúdo em questão. Este trabalho de indexação foi revisado pela bibliotecária orientadora e posteriormente foi criada uma lista das palavras-chave que foi comparada com o índice pré-existente no FotoStation.

Page 3: Indexação - Tempo Editorial

3

Exercício II – Indexação e Classificação

De 5 a 30 de setembro (80 horas). No mês de setembro foi designado um segundo exercício para indexação e

classificação com 360 imagens de conteúdos variados, com fotografias de Sérgio Vignes e Tarcísio Mattos. A indexação foi realizada de 5 a 16 de setembro. Apesar de ser um número maior de imagens, já havia um maior conhecimento sobre como era feita a indexação no FotoStation por parte da aluna.

O exercício de classificação foi realizado de 19 a 30 de setembro. A notação de classificação é criada a partir da 23º Edição (2011) da Classificação Decimal de Dewey, que é a versão mais atualizada. A notação para cada imagem é única sendo composta por: número de classificação; número seqüencial e número do fotógrafo/autor. No entanto, a classificação atribuída a uma fotografia muitas vezes não coincide com a imagem da fotografia em questão.

Podemos tomar como exemplo o assunto "Mercado Público" nas fotografias de Sérgio Vignes. Embora todas as imagens tenham sido registradas no Mercado Público de Florianópolis, algumas são de assuntos diferentes, como por exemplo, a “Casa da Alfândega” ou “Brinquedos” que foram fotografados em uma “Feira de Artesanato” que ocorria dentro do Mercado Público.

Exercício III – Revisão do índice de palavras-chave do arquivo

De 3 de outubro a 14 de novembro (124 horas). Durante o estágio, foi encontrado um conjunto de 5276 palavras-chaves no

FotoStation. A base de dados do Microsoft Office é utilizada como atalho para que a lista seja melhor visualizada e manipulada. A revisão das palavras-chave foi iniciada em 3 de outubro de 2011. A análise das palavras e a aproximação de sua padronização de acordo com as normas foram verificadas de acordo com os objetivos da empresa. Nesta revisão foram encontradas algumas características particulares entre outras ocorrências na lista de palavras-chave, que serão brevemente descritas na lista a seguir:

Abreviações: - Barco de TR. – PFL; – Proeb; - Cristo (significa Jesus Cristo ou Cristo Redentor?) - [Exceção] Universidades: escolha entre sigla ou nome por extenso.

Adjetivos: Brincalhão; Jovem de espírito; Estrangeirismos:

- Bodyboard; - Boy (ver Office-boy) – Scuna (em português, Escuna) - Cocker (cachorro, definir raça como Cocker Spaniel); - Deck / Deque – Fillet / Filé – Ballet / Balé – Yoga / Ioga.

Fatoração: - Algumas palavras-chave não passam por fatoração pois a especificidade é necessária na recuperação da informação. Exemplos encontrados: “Aldeia Yanomami”; “Corte de Cana de Açúcar”

Grafia:

- Hidroelétrica / Hidrelétrica – Matadeiro / Matadouro - Sinal óptico / Sinal Ótico (observar nova regra ortográfica) - Vergamota / Bergamota

Page 4: Indexação - Tempo Editorial

4

Sinonímia:

- Aleitamento / Amamentação – Bíblia / Bíblia Sagrada - Decoração de natal / Decoração natalina; - Desflorestação / Desflorestamento / Desmatamento. - Antena de comunicação / Antena de Telecomunicação / Antena de Transmissão.

Substantivos: Lembrança da cidade (Souvenir, estrangeirismo) Verbos: Ajoelhar; Consolar; Criar laços; Ficar de pé; Fotografar; Sentar-se; Vencer Dificuldades; Em alguns assuntos, as palavras-chaves são consideradas por extenso, uma vez

que a necessidade dos clientes exige esta especificidade, quando da recuperação da informação. Entre estes temas podemos encontrar: Casas (Casa açoriana Artes e Tramóias, Casa Batló, Casa das Rosas), Praias, Rios, Rodovias Salas e Ruas. De modo geral, a indexação na Tempo Editorial é feita de modo coeso e voltada diretamente para os objetivos de recuperação da empresa. As características apontadas neste estudo podem refletir na criação de uma política de indexação mais específica e própria da empresa, que corresponda às suas necessidades e objetivos como um todo. Conclusões e sugestões Considerações O cuidado com o tratamento e a representação das informações deve ser uma

constante, para que exista uma recuperação satisfatória para a empresa; Para a estagiária foi importante como experiência poder aliar o conhecimento

teórico em organização da informação com a parte prática; Uma análise terminologia realizada periodicamente pode influenciar diretamente

não apenas na qualidade do banco de imagens, bem como na eficácia da recuperação das imagens.

Sugestões Criação de uma Política de Indexação própria para a empresa, que atenda às

necessidades específicas da Tempo Editorial e que sirva como manual para futuros profissionais e estagiários que trabalharão com o acervo;

Controle de vocabulário: basear o desenvolvimento da política tanto nas normas vigentes (ISO, NBR) quanto na literatura da área, sempre adaptando às necessidades da empresa e seus clientes;

A revisão dos termos deve ser realizada integralmente a cada dois anos;