política de indexação em bibliotecas univesitárias

12
POLÍTICA DE INDEXAÇÃO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: estudo diagnóstico na região de Marília

Upload: luciana-piovezan

Post on 25-Jul-2015

152 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Política de indexação em Bibliotecas Univesitárias

POLÍTICA DE INDEXAÇÃO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: estudo diagnóstico na região de

Marília

Page 2: Política de indexação em Bibliotecas Univesitárias

IntroduçãoA Organização da Informação abrange o

tratamento da informação em suas atividades e processos que representam os documentos tanto em suas características físicas (tratamento descritivo) quanto em seu conteúdo (tratamento temático). A indexação se encontra entre as atividades que intentam descrever o conteúdo dos documentos por meio da identificação de seus assuntos principais, referenciando-os e permitindo a sua recuperação.

Page 3: Política de indexação em Bibliotecas Univesitárias

Introdução Problema: a dificuldade em sistematizar

processos e condutas da atividade de indexação em bibliotecas, causando disparidades na maneira como é realizada e consequentemente em seus resultados.

Objetivos:• Realizar estudo teórico e metodológico sobre a

indexação como processo e política de indexação em Organização e Representação da Informação.

• Verificar a contextualização comparada do processo de indexação quanto aos elementos da política de indexação em ambientes de bibliotecas.

Page 4: Política de indexação em Bibliotecas Univesitárias

Propõe-se a realizar diagnóstico analítico da atividade de indexação em bibliotecas universitárias da região de Marília, com

base nos elementos da política de indexação descritos por Carneiro (1985), Rubi (2004, 2008) e Guimarães (2004).

Page 5: Política de indexação em Bibliotecas Univesitárias

Indexação e política de indexação em ORI

Os objetivos de uma política de indexação são • definir as variáveis que afetam o

desempenho do sistema de informação, • estabelecer o critério e princípios que

guiarão a tomada de decisões para tornar o sistema de informação mais eficiente,

• a racionalização dos processos e a consistência das operações neles envolvidas.

Carneiro (1985)

Page 6: Política de indexação em Bibliotecas Univesitárias

Metodologia Pesquisa de campo, de cunho aplicado, com

análise qualitativa.

Estudo diagnóstico composto por duas etapas:• Coleta de dados com aplicação de questionários• Coleta de dados com observação participante

3 bibliotecas universitárias• Marília• Bauru• Botucatu

Page 7: Política de indexação em Bibliotecas Univesitárias

A indexação e a política de indexação em bibliotecas: análise de contexto com pesquisa diagnóstico e observação participante

Apresenta os dados coletados por meio dos instrumentos citados agrupados em categorias de análise1. Dados gerais2. Prática de Indexação ou catalogação assunto3. Qualidades da indexação4. Ferramentas para a indexação ou catalogação

de assuntos5. Avaliação da indexação ou catalogação de

assuntos

Page 8: Política de indexação em Bibliotecas Univesitárias

Discussão de resultados Torna-se evidente na comparação do procedimento

de tratamento temático realizado por duas catalogadoras diferentes a necessidade da existência de diretrizes que padronizem a atividade.

Procuramos chamar atenção para as questões gerenciais observadas em diversos momentos, pois acreditamos que estas influenciam diretamente o objeto de nosso estudo.

todas as decisões tomadas devem estar descritas claramente em documento, garantindo a consistência e continuidade da política (CARNEIRO, 1985).

Page 9: Política de indexação em Bibliotecas Univesitárias

Considerações finais Compreendendo o catálogo on-line como a

principal ferramenta de aceso aos documentos de uma biblioteca torna-se justificável a definição de uma política de indexação que oriente a atividade profissional, minimizando a subjetividade característica da indexação e com isso obtendo ganhos à instituição

A política de indexação é um instrumento que pode ser muito útil em uma biblioteca, por buscar soluções para questões da recuperação por assunto, melhorando a visibilidade da biblioteca perante o seu usuário.

Page 10: Política de indexação em Bibliotecas Univesitárias

Considerações finaisPode ser eficaz a definição de uma política

de indexação institucional, porém esta não será eficiente se não for de conhecimento da equipe ou se for simplesmente imposta à equipe, sem que tenha sido discutida e que todos tenham compreensão da sua composição e dos objetivos de implementação da mesma.

Page 11: Política de indexação em Bibliotecas Univesitárias

ReferênciasCARNEIRO, M. V. Diretrizes para uma política de indexação. Revista da escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 221-241, set. 1985.GUIMARÃES, J. A. C. As políticas de indexação como elemento para a gestão do conhecimento nas organizações. In: VIDOTTI, S. A. G. Tecnologias e conteúdos informacionais. São Paulo: Polis, 2004.RUBI, M. P. Política de indexação para construção de catálogos coletivos em bibliotecas universitárias. 2008. 166. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2008. RUBI, M. P. ; FUJITA, M. S. L. Elementos de política de indexação em manuais de indexação de sistemas de informação especializados. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 66-77, jan./jun. 2003.RUBI, M. P.; FUJITA, M. S. L. Política de indexação na catalogação de assunto em bibliotecas universitárias: a visão sociocognitiva da atuação profissional com protocolo verbal. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v.7, n. 2, p. 118-150, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://www.sbu.unicamp.br/seer/ojs/viewissue.php?id=20>. Acesso em: 31 dez. 2010.

Page 12: Política de indexação em Bibliotecas Univesitárias

Luciana Beatriz Piovezan dos SantosProfª Drª Mariângela Spotti Lopes Fujita (Orientadora) Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC – MaríliaUNESP