imprensa oficial do município de valinhos - edição 1407 parte 1

30

Upload: prefeitura-de-valinhos

Post on 01-Apr-2016

226 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Publicação oficial da Prefeitura de Valinhos, instituída pela Lei Municipal 262/60. Circula semanalmente, todas as sextas-feiras.

TRANSCRIPT

Page 1: Imprensa Oficial do município de Valinhos - Edição 1407 parte 1
Page 2: Imprensa Oficial do município de Valinhos - Edição 1407 parte 1

PÁGINA 2

SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 Edição 1407 Valinhos - SP

Este Boletim Municipal (instituído pela Lei nº 262/60) é uma publicaçãooficial da Prefeitura de Valinhos que circula semalmente às sextas-feiras.

Jornalista responsável:Jurandyr Bueno - MTb 43.095

Revisão:Wagner Zambon Faneco

Produção e fechamento:Departamento de Imprensa da Prefeitura do Município de Valinhos

Impressão:Jornal Cidade de Rio Claro Ltda.

CAPACITAÇÃO

A Prefeitura, por meio do FundoSocial de Solidariedade, está cominscrições abertas para os cursos dePadaria Artesanal e Auxiliar de ca-beleireiro, que têm como foco pro-porcionar inclusão social, capaci-tação para o mercado de trabalho egeração de renda. Também serãoabertas inscrições para o curso deInclusão digital para a 3ª Idade.

Segundo a primeira-dama SueliMachado, presidente do Fundo deSolidariedade, o curso de PadariaArtesanal objetiva a capacitaçãoprofissional e habilita expressivocontingente de pessoas ao trabalho,favorecendo a geração de renda,melhoria da qualidade de vida epromoção da autonomia, sociali-zação, trabalho em equipe e auto-valorização do indivíduo.

“Já o curso Auxiliar de Cabelei-reiro é destinado à área de imagem ebeleza, que cresce e exige a cada diaprofissionais qualificados para atua-rem no setor”, acrescenta a primeira-dama. Já o curso de Inclusão Digital,segundo Sueli Machado, ensina comoutilizar o computador, para melhornavegar na Internet, criar e-mailpessoal, entre outros serviços, que-brando o mito de que informática einternet são utilizadas somente porjovens.

As inscrições gratuitas podem serfeitas até o próximo dia 18 de julho,das 9 às 11 horas e das 13 às 16 horas,na sede do Fundo Social de Solidarie-dade, localizado à Rua José Milani,nº 15. Documentação necessária: RG,CPF, comprovante de endereço e derenda. Mais informações podem serobtidas pelos telefones 3849-4000ou 3871-2988. As vagas sãolimitadas e destinadas apenas para osmoradores de Valinhos.

Fundo Social abreinscrições paracursos gratuitos

O Centro de Treinamento doSenai de Valinhos está com vagasdisponíveis para dez cursos deFormação Continuada: AjustadorMecânico, Comandos Elétricos,Operação de Empilhadeira, Progra-mador e Operador de Torno CNC.As vagas são direcionadas a jovense adultos que necessitam de capa-citação para ingressar no mercadode trabalho ou querem se atualizartecnologicamente.

A carga horária dos cursos variade 32 a 240 horas/aulas e osvalores oscilam entre R$ 320 e R$1150. Os Cursos de FormaçãoContinuada têm caráter profissio-nalizante e propiciam capacitaçãoprofissional, de forma rápida eefetiva, em mais de 50 ocupaçõesindustriais. Também atendem àsnecessidades de especialização tec-nológica dos profissionais já inse-ridos no mercado de trabalho.

Os interessados devem compa-recer de segunda a sexta-feira, das 8às 21 horas, no Senai Valinhos, na RuaAmericana, 498 – São Cristóvão, parainformações sobre a quantidade devagas disponíveis para cada curso ematrículas. Mais detalhes pelo te-lefone (19) 3829-7800 ou pelo sitewww.sp.senai.br/valinhos.

Senai tem vagaspara cursos

profissionalizantes

No mês das férias escolares, o projeto ‘Café Cultural’, promovido todos osmeses pela Prefeitura, lançará exposição de arte infanto-juvenil, bem comoreunirá crianças e jovens alunos do Centro Cultural ‘Vicente Musselli’, emapresentações que mesclam música e dança. Em sua 10ª Edição, o ‘CaféCultural’, será desenvolvido na Biblioteca Pública Municipal ‘Doutor MárioCorrea Lousada’, na próxima quinta-feira (24), a partir das 15 horas.

Nesta edição, crianças e adolescentes até 16 anos que estejam interes-sadas em expor obras de arte devem entrar em contato com a Biblioteca, pelotelefone 3871-6022 ou pelo email [email protected]. Nãohá taxa de inscrição nem custo para participação. A única exigência é que ostrabalhos estejam emoldurados, para que possam ser fixados adequadamente.

Conforme a artista plástica Ana Massara, chefe de Relações Público-Privado da Secretaria de Cultura e Turismo, a 10ª edição do ‘CaféCultural’ representa excelente oportunidade para jovens talen-tos. “Queremos incentivar a criatividade e a formação artística destesjovens talentos de nossa sociedade, e para isso a Biblioteca se voltarápara artes infanto-juvenil neste mês de julho.” Entrada gratuita e limi-tada à capacidade máxima do espaço.

PREPARAÇÃO

Ajustador mecânico é um dos cursos

Café Cultural teráarte e dança infantil

ESPETÁCULO

Page 3: Imprensa Oficial do município de Valinhos - Edição 1407 parte 1

PÁGINA 3

SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 Edição 1407 Valinhos - SP

UM NOVO TEMPO NA SAÚDE

Dar início a um novo tempo na Saú-de. Este foi o compromisso assumidopelo prefeito Clayton Machado (PSDB)durante a cerimônia de inauguraçãoda Unidade de Pronto Atendimento(UPA) de Valinhos, em 15 de março.

Hoje, cerca de quatro meses apósa abertura da nova Unidade, pacien-tes comprovam a veracidade das pa-lavras pronunciadas pelo chefe doExecutivo: a Saúde de Valinhos viven-cia uma fase inédita, bem distante dosproblemas que marcaram o setor aolongo dos últimos anos.

De acordo com dados do InstitutoNacional de Assistência à Saúde e àEducação (Inase), organização socialresponsável pela gestão da UPA 24horas, até o dia 8 de julho, 53.955pessoas haviam sido atendidas naUnidade.

Entre os cerca de 55 mil aten-dimentos, 6.788 foram prestados apacientes de cidades como Campinas,Vinhedo, São Paulo, Hortolândia,Monte Mor, Sumaré, Louveira, entreoutras, o que equivale a mais de 12%do total.

Em dezenas de depoimentosespontâneos divulgados por meio dasredes sociais, cartas registradas naUnidade ou entrevistas concedidas a

UPA ultrapassa 50 mil atendimentos econsolida-se como referência regional

veículos de comunicação, usuários daUPA ‘Prefeito José Spadaccia’ elogiama qualidade, a humanização e aagilidade do atendimento.

É o caso da moradora de Horto-lândia, Mariana Jamilly, que afirma terido até a UPA por indicação de umaamiga. “Acredito que não exista aten-dimento gratuito tão eficaz em toda aregião. Mesmo sendo longe de ondemoro, compensa muito vir até aquiem Valinhos para ser atendida porestes profissionais”, destaca a jovemde 29 anos.

O campineiro Jairton dos SantosRocha, de 45 anos, também elogia aqualidade da UPA. “Moro em Cam-pinas e lá o atendimento de Valinhostem sido bastante elogiado pelapopulação. É inacreditável como aqui

as pessoas têm qualidade no serviçode saúde. Mesmo morando em outracidade, só opto agora pela UPA deValinhos”, garante.

Já o valinhense Alexandre DiasCravo, de 27 anos, reafirma que aSaúde de Valinhos vive um novomomento. “O atendimento na UPA foium presente para Valinhos. No antigoCentro de Atendimento eu levavahoras para ser atendido. Hoje, a nossarealidade é outra. Vejo um númerogrande de enfermeiros circulandopela Unidade e contamos com muitosmédicos, o que acelera o atendimentode toda a população”, afirma.

Excelência - Os depoimentos

provam que a UPA de Valinhos,recentemente considerada por

consultor do Ministério da Saúdeuma das melhores Unidades dePronto Atendimento do Brasil, temse tornado referência em toda aregião.

Para o prefeito Clayton Machado,o novo modelo de gestão adotado pelaadministração municipal é o granderesponsável pela excelência no aten-dimento. “Quando optamos pela con-tratação do Inase fizemos uma sériede análises que nos provaram que estemodelo de gestão traria excelentesresultados”, afirma o prefeito.

Ainda de acordo com ClaytonMachado, a gestão por organizaçãosocial permite, por exemplo, maioragilidade nos processos de contrata-ção de profissionais, de compra demateriais de insumo e de aquisiçãode equipamentos. “Além disso, aocontratarmos uma organizaçãosocial para administrar uma unidadede saúde podemos cobrarresultados efetivos. Hoje, estamoscompletamente satisfeitos com otrabalho desenvolvido pelo Inaseem nossa cidade. A UPA de Valinhostem se tornado referência ematendimento à saúde e esta é a maiorprova de que estamos no caminhocerto”, afirma.

Valinhos ----------------- 47.607Campinas --------------------- 5.682Vinhedo -------------------------- 1 4 4São Paulo -------------------------- 88São Paulo ------------------------- 7 2Hortolândia ----------------------- 5 1

Atendimentos prestados a pacientesde Valinhos e outras cidades*

Monte Mor ------------------------ 4 1Sumaré ---------------------------- 2 7Louveira --------------------------- 1 7Jundiaí ----------------------------- 1 3Outros ---------------------------- 2 1 3 *de 15 /3 a 8/7

Page 4: Imprensa Oficial do município de Valinhos - Edição 1407 parte 1

PÁGINA 4

SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 Edição 1407 Valinhos - SP

ALERTA À POPULAÇÃO

Uma em cada dez pessoas quemexem com fogos de artifício temmembros do corpo amputados. Alémdas mutilações, as explosões causadaspor manuseio incorreto podem pro-vocar também lesões de córnea, perdade visão, danos no tímpano e surdez.As principais vítimas são homens comidade entre 15 e 50 anos e crianças dequatro a 14 anos.

As estatísticas também mostramque as lesões agudas da mão sãoresponsáveis por 20% de todos ostraumas que chegam às emergênciasdos hospitais no Brasil. Preocupadacom esses índices, a Prefeitura deValinhos, em parceria com o Insti-tuto Nacional de Assistência à Saúdee à Educação (Inase), lançou campa-nha para alertar a população quantoaos cuidados com o manuseio de fo-gos de artifício.

Desde a última semana, os mate-riais da campanha, que trazem umasérie de dicas para evitar que as

UPA 24h reforça campanha de orientação eprevenção a acidentes com fogos de artifício

festas tradicionais terminem emtragédia, estão fixados em pontosestratégicos da Unidade de ProntoAtendimento (UPA) de Valinhos etambém podem ser vistos em todos

os canais de redes sociais daPrefeitura de Valinhos.

“O risco de acidentes com fogos,tradicionalmente, aumenta nesteperíodo, em função das festas

juninas e julinas. Poucos sabem, noentanto, que esta atividade aumentaem 50% a incidência de pacientescom queimaduras nos hospitais detodo o Brasil”, destaca a secretáriade Saúde de Valinhos, Rita Longo.

A secretária adverte ainda que, deacordo com a Sociedade Brasileira deCirurgia de Mão (SBCM), a impru-dência e a falta de informação são osprincipais motivos para esta alar-mante incidência. “Muita gente tempor hábito comemorar os gols com aexplosão de fogos e chega até a per-mitir que crianças e adolescentesfaçam uso destes artefatos, sem seatentar para o grande risco destaprática”, afirma.

Dados da SBCM revelam aindaque cerca de 70% das pessoasvítimas de acidentes com fogos deartifício sofrem queimaduras; 20%apresentam cortes e dilacerações;e 10% têm amputação dos mem-bros superiores.

Lesões agudas da mão respondem por 20% dos traumas na emergência

Na última quinta-feira (3), o CentroMunicipal de Atendimento Psicope-dagógico e Fonoaudiológico (CEMAP),denominado ‘José Natal Capovila’,celebrou 32 anos de existência.

O evento foi direcionado a famíliasdas crianças cadastradas no programae contou com a presença do prefeitoClayton Machado, da secretária daSaúde, Rita Longo; do ex-prefeito LuizBissoto e de demais autoridades locais.

Durante a atividade foram reali-zadas ações recreativas, como brinca-deiras, peça teatral e distribuição dealgodão doce para a garotada.

Segundo Rita Longo, o CEMAP rea-liza com excelência aproximadamente600 atendimentos por semana. Jápassaram pelo serviço e foram bene-ficiadas cerca de 8.100 crianças.

“O Centro de Atendimento é odiferencial em nossa saúde, pois atendeas crianças de forma integral, aten-tando-se a cuidar e tratar das neces-

CEMAP ‘José Natal Capovila’ comemora 32 anos de história e sucessosidades da infância em seus váriosaspectos de desenvolvimento, sempremantendo a interlocução com a famí-lia, comunidade e Rede de Proteção”,relata Rita Longo.

De acordo com a secretária daSaúde, o Centro Municipal ofereceatendimento especializado emsaúde para crianças de formainterdisciplinar nas especialidadesmotora, de aprendizagem, lingua-gem, emocional e social.

“A unidade ainda disponibilizaequipe técnica composta por psicó-logos, fonoaudiólogos, pedagogos,assistente social, terapeuta ocupa-cional, neuropediatra e psiquiatrainfantil, além da equipe de apoio quedá toda assistência a população danossa Valinhos”, completa RitaLongo.

O CEMAP funciona na AvenidaBrasil, 53, na Vila Santana. Maisinformações: 3869-1422 e 3871-1998.

DIFERENCIAL NA SAÚDE

Estiveram no evento famílias cadastradas no programa

Page 5: Imprensa Oficial do município de Valinhos - Edição 1407 parte 1

PÁGINA 5

SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 Edição 1407 Valinhos - SP

‘QUEM QUER UM AMIGO LEVANTA A MÃO!’

A Prefeitura iniciou uma ação iné-dita com o objetivo de incentivar a pos-se responsável e encontrar um novolar para os animais que estão no Centrode Controle de Zoonoses (CCZ). A cam-panha ‘Quem quer um amigo levanta amão!’ leva à cidade, por meio das pá-ginas da Imprensa Oficial do Município,imagens e detalhes de cães e gatosabandonados nas ruas da cidade.

Publicada pela primeira vez naedição 1406 da Imprensa Oficial domunicípio, a nova campanha ganhouelogios de populares e também dovereador César Rocha, que é um dosdefensores e pioneiros em projetos dedefesa da causa animal no município.“Trata-se de uma ação exemplar daPrefeitura, que certamente será se-guida por outras cidades do Estado deSão Paulo”, enfatizou.

Na avaliação de César Rocha,existem quatro pilares da causaanimal: adoção, castração, identifi-cação e conscientização. “Em pa-ralelo a esta realidade, esta nova pá-gina na Imprensa Oficial, idealizadapelo prefeito Clayton Machado, re-presenta a conquista de um dos pi-lares mais importantes da causa,pois é a adoção que dá um lar para ocão ou o gato que muitas vezes éabandonado na rua”, comenta.

A página especial da mídia oficialda Prefeitura também beneficiará asinstituições que cuidam de animais

Prefeitura incentiva adoção de cães e gatoscom página inédita em mídia oficial

abandonados. A nova campanhadivulgará as feiras de adoção, quesão realizadas nos finais de sema-nas pela Organização de ProteçãoAnimal (OPA), localizada em frenteao Centro de de Especialidades de

Valinhos (CEV), na Avenida dosEsportes próximo à Oficina ‘Pur-guinha’ e na Praça Brasil 500 anosem frente ao Pet Shop Tanakão (Fei-ra ‘Adota Valinhos’).

Cerca de 50 animais, entre cães e

gatos, estão no CCZ e nas instituiçõesde Valinhos à espera de uma família.São diversos animais, a maioria SemRaça Definida (SRD), de pelagem curta,longa, filhotes, adultos, idosos, detodas as cores e que não os impedemde interagir e dar muito amor às pessoas.

O CCZ tem o objetivo de sen-sibilizar a população sobre a impor-tância da adoção de cães e gatos, quetraz benefícios para a relação entreas pessoas no ambiente familiar. Aideia é desenvolver nas pessoas opropósito de uma adoção mais cons-ciente: o processo contribui para aredução do número de animais aban-donados nas ruas, prevenindo agres-sões, acidentes de trânsito, maus-tratos e crueldade contra os animais.

Para adotar é preciso ter mais de 18anos de idade, levar um comprovantede residência e gostar de animais. Apessoa também passará por umaentrevista com funcionários do setorde adoção, assinará um termo de guar-da responsável, comprometendo-se azelar pela segurança do bicho.

Os adotantes recebem informaçõesimportantes sobre guarda responsávele demais orientações sobre o animal,que são fornecidas por esses funcio-nários. No ato da adoção o animal seráregistrado em nome do adotante (quedeve ser maior de idade). É necessáriolevar coleira e guia para adotar cães ecaixa de transporte para adotar gatos.

A média de vida de um cão é de 12 a 15 anos. Os interessados emadotar um novo amigo devem refletir sobre pontos importantes:

- Ter um animal em casa será uma mudança grande na vida detoda a família e, por isso, todos devem compartilhar da sua decisão.

- Seu estilo de vida também vai mudar. Os cães adoecem e precisamde cuidados, às vezes no meio da noite. Eles exigem investimentoscom alimento e veterinário e, ainda, as mãos do dono para limpar

as sujeiras que deixam pelo caminho.

- É importante estabelecer limites nessa relação como, por exemplo,definir horários para alimentação e brincadeiras. É fundamental

que você dedique um tempo para passear com seu cachorro.

1. Antes de adquirir um animal considere que seutempo médio de vida e a disposição de toda a família.

2. Adote animais do Centro de Controle deZoonoses ou entidades sérias (vacinados e castrados),em vez de comprar por impulso.

3. Informe-se sobre as características enecessidades da espécie escolhida: tamanho,peculiaridades, espaço físico.

4. Mantenha o seu animal sempre dentro de casa,jamais solto na rua. Para os cães, passeios sãofundamentais, mas apenas com coleira/guia econduzido por quem possa contê-lo.

5. Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo,alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veteriná-

rio. Dê banho, escove-o e exercite-o regularmente.6. Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção,

carinho e ambiente adequado a ele.7. Eduque o animal, se necessário, por meio de

adestramento, mas respeite suas características.8. Recolha e jogue os dejetos (cocô) em local

apropriado.9. Identifique o animal com plaqueta e registre-o

no Centro de Controle de Zoonoses. Também érecomendável uma identificação permanente (micro-chip ou tatuagem).

10. Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castreos machos e fêmeas. A castração é a unica medidadefinitiva no controle e não tem contra-indicações.

Guia pela posse responsável de cães e gatos

Page 6: Imprensa Oficial do município de Valinhos - Edição 1407 parte 1

PÁGINA 6

SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 Edição 1407 Valinhos - SP

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS

Entre os próximos dias 14 e 25será realizada em Valinhos a vistoriasemestral de transporte escolar. Noperíodo, cerca de 120 veículos quetransportam estudantes no muni-cípio deverão passar pela fiscali-zação promovida pela Prefeitura ecoordenada pela Secretaria deTransportes e Trânsito.

A fiscalização feita por Valinhosé reconhecida pela Empresa

Vistoria semestral vistoria de transporte escolar começa no próximo dia 14Almoxarifado Municipal (Rua Mar-ques de Itu, nº 170) para a vistoriaagendada e realizada pela própriaSecretaria Municipal de Trans-portes e Trânsito.

O agendamento deve ser feito nasede da Secretaria, localizada naRua Orozimbo Maia, 248 – VilaSantana, ou por telefone pelonúmero 3871-5857.

A inspeção no Almoxarifado

Quinze pessoas foram atendidas noprimeiro dia de funcionamento doSebrae Móvel em Valinhos. Em par-ceria com a Prefeitura, a van doServiço Brasileiro de Apoio às Micro ePequenas Empresas está nesta sexta-feira na frente da Matriz de SãoSebastião, das 10 às 16 horas. Os in-teressados devem levar documentosde identificação como RG, CPF ecomprovante de endereço.

O caminhão atendeu segunda-feira(7) em frente ao Paço Municipal, terça-feira (8) no CACC ‘Adoniran Barbosa ena quinta-feira (10), em frente à IgrejaMatriz de São Sebastião.

Um dos consultores do Sebrae Mó-vel, Glebe Rossini Junior, conta quecerca as pessoas que passaram peloatendimento procuravam orientaçãosobre e como iniciar o planejamentopara abertura de uma empresa. Tam-bém queriam detalhes sobre consulto-ria de finanças e marketing, de comoatingir seu público-alvo, dentre outrasinformações típicas de quem começaou estrutura sua atividade empresarial.

“Muitas vezes este bate-papo járesolve o problema, sendo possívelesclarecer todas as dúvidas. Mas, casonão resolva, o empreendedor é dire-cionado a um de nossos especialistas,na unidade de Campinas, onde podeparticipar de palestras gratuitamentepara se capacitar”, explica o consultor.

A comerciante Tânia Simões, de 32anos, vai abrir um negócio próprio esoube da consultoria móvel pela im-prensa. Ela elogia o atendimento do

Empreendedores aprovam parceria entrePrefeitura e Sebrae para atendimento gratuito

Metropolitana de Transportes Urba-nos (EMTU) devido ao seu rigor.

Os selos de vistoria e os alvarássão fornecidos pela Prefeitura emconjunto com a Ciretran (Circuns-crição Regional de Trânsito) sópara os veículos que estiverem emperfeitas condições de funciona-mento.

Os condutores estão convocadosa comparecer de 14 a 25 de julho ao

ocorrerá das 8 às 10h30 e das 13 às15h30, de segunda a sexta-feira.

Documentação - Os conduto-res devem estar munidos de duascópias dos seguintes documentos:habilitação, documento do veículo,comprovante de residência (água ouluz de até três meses), do contratosocial e CNPJ quando empresa e docertificado de aferição do tacógrafo.

MAIS FISCALIZAÇÃO

Consultor do SEBRAE dá orientações em Van equipada para empreendedores

Sebrae Móvel. “Esta consultoria (emgestão e marketing) me ajudou muitoa me organizar com os próximospassos, após a abertura de minhaempresa. Espero futuramente tambémparticipar de palestras promovidaspelo Sebrae”, disse.

Quem também enalteceu o serviçofoi o vendedor Rafael Souza, de 29 anos,que pretende abrir uma perfumaria.“Achei uma boa oportunidade paraaprender, pois pretendo ter meu

negócio em breve e novos conheci-mentos sempre são bem vindos.”

Nesta quinta-feira (10) a unidademóvel ofereceu atendimento em frenteda Igreja Matriz de São Sebastião.

“O Sebrae Móvel presta atendi-mento gratuito e ajuda as pessoas quedesejam abrir o próprio negócio e nãosabem por onde começar, e aosempresários a tirar todas as dúvidas”,diz o secretário de DesenvolvimentoEconômico, André Barduchi, que aindadestacou a chance dos empreen-

dedores inovarem suas ideias na gestãoou na criação de uma empresa deforma segura e planejada.

“As micro e pequenas empresasmerecem atenção especial para quepossamos fomentar o desenvol-vimento da economia local. Elasrepresentam 90% da economia do país,tanto na geração de emprego comotambém na importância para o desen-volvimento social e econômico”, desta-ca o diretor de Divisão de Desenvol-vimento Econômico, Jorge Torrezin.

Page 7: Imprensa Oficial do município de Valinhos - Edição 1407 parte 1

PÁGINA 7

SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 Edição 1407 Valinhos - SP

TRÂNSITO SEGURO

A Prefeitura de Valinhos, pormeio da Secretaria de Transportese Trânsito, programou uma série deatividades destinadas a motoristas,motociclistas, ciclistas, pedestres,além de outros usuários detrânsito. A ação educativa ‘A VidaPede Passagem: Respeite oPedestre’ será realizada dia 3 deagosto no Centro de Artes, Culturae Comércio (CACC) ‘AdoniranBarbosa’, das 9 às 13h30.

A programação contará comconcentração no CACC, apresen-tação musical e até mesmo bênçãode veículos, em alusão ao Dia dosMotoristas (25 de julho) e ao Dia dosMotociclistas (27 de julho). Duranteas atividades, a Polícia Militar, aGuarda Civil Municipal e fiscais detrânsito darão suporte ao passeiomotociclístico.

“O objetivo da ação, além decomemorar as datas, é despertarno sentido de que reflitam sobre opapel de cada um no trânsito, seusdireitos e deveres, suas responsa-

Prefeitura anuncia ação educativa ‘A VidaPede Passagem: Respeite o Pedestre’

bilidades e valores, além do respei-to ao pedestre, o que garantirá maissegurança e consequentemente aredução de acidentes de trânsito nomunicípio”, destacou o secretáriode Transportes e Trânsito, José deAlmeida Sobrinho.

Roteiro – A ação ‘A Vida PedePassagem: Respeite o Pedestre’ incluiem seu roteiro as seguintes vias públi-cas Avenida dos Esportes, Avenida dosImigrantes, Avenida Gessy Lever, alçade acesso ao Viaduto Laudo Natel, RuaRio Grande do Sul, Rua Orozimbo Maia,

Avenida Doutor Altino Gouveia, Ro-dovia Flávio de Carvalho sentido Bair-ro/Centro, Rua Doze de Outubro, Via-duto Laudo Natel, Avenida Invernada,Avenida Doutor Adhemar de Barros,Avenida dos Esportes novamente e,por fim, chegada ao CACC.

Durante o passeio, equipes defiscais de trânsito e agentes mirinsfarão abordagens e entrega de kitscom material educativo aos moto-ciclistas e motoristas no cruzamen-to semafórico da Avenida Onze deAgosto com a Avenida dos Espor-tes, no sentido Bairro/Centro.

Após o circuito haverá apresen-tação de palestra aos motoristas, moto-ciclistas, ciclistas e pedestres. Na se-quência será realizada simulação deacidente de trânsito, com participaçãode equipe do resgate. Além de apre-sentação de banda musical e sorteio debrindes fecharão a programação e porúltimo ocorrerá o encerramento oficialdo evento. Informações podem serobtidas na Secretaria de Transportes eTrânsito, pelo telefone 3871-5857.

Campanha destacará, entre outras ações,travessia segura de vias públicas

A ‘Década de Ação para a Segurançano Trânsito’, definida pela Organizaçãodas Nações Unidas (ONU), tem resul-tado em uma série de ações propo-sitivas desenvolvidas pela Prefeiturade Valinhos. Nesta semana, por deter-minação do prefeito Clayton Machado,foram distribuídos 500 exemplares doCódigo de Trânsito Brasileiro (CTB).

A ação foi coordenada pela Secre-taria Municipal de Transportes eTrânsito. Foram entregues 110exemplares para Guarda Civil Muni-cipal; 61 para Policia Militar; 20 acondutores escolares; e 25 a fiscaisde trânsito e de transportes. Todosos que receberam o Código partici-param de palestra educativa.

“Nosso objetivo foi reunir a GCM, aPolicia Militar, os fiscais de trânsito ede transportes, e, ao mesmo tempo, acategoria de prestadores de serviço detransporte escolar. Esse encontro fezparte das ações do Programa Muni-cipal de Educação para o Trânsito, que

Exemplares do Código de Trânsito Brasileiro são distribuídos a guardas e motoristas

envolve toda a sociedade no esforçopara a redução de acidentes”, explicao secretário José de Almeida Sobrinho.

A palestra foi ministrada pelocabo PM Polizelli, que enfatizou a im-portância do desenvolvimento devalores, comportamentos e atitudes,

no sentido de garantir o direito de ire vir dos cidadãos, além de escla-recer dúvidas apontadas pelos con-dutores de escolares.

Saiba mais - A Assembleia-Geral

das Nações Unidas editou, em março

de 2010, uma resolução definindo operíodo de 2011 a 2020 como a‘Década de Ações para a Segurança noTrânsito’.

O documento foi elaborado combase em um estudo da OrganizaçãoMundial da Saúde (OMS) quecontabilizou, em 2009, cerca de 1,3milhão de mortes por acidente detrânsito em 178 países. Aproxima-damente 50 milhões de pessoassobreviveram com sequelas.

Se nada for feito, a OMS estimaque 1,9 milhão de pessoas devemmorrer no trânsito em 2020 e 2,4milhões, em 2030. Nesse período,entre 20 e 50 milhões de pessoassobreviverão aos acidentes a cadaano com traumatismos e feri-mentos. A intenção da ONU com a‘Década de Ação para a Segurançano Trânsito’ é preservar, por meiode planos nacionais, regionais emundial, pelo menos 5 milhões devidas até 2020.

Cabo PM Polizelliesclareceu dúvidasdos participantes

Page 8: Imprensa Oficial do município de Valinhos - Edição 1407 parte 1

PÁGINA 8

SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 Edição 1407 Valinhos - SP

ESTIAGEM ATÍPICA

Os principais veículos de comu-nicação da Região Metropolitana deCampinas (RMC) destacaram namanhã desta segunda-feira (7) asnovas ações da Prefeitura para am-pliar a oferta de água no município.

Uma das mais importantes emis-soras de rádio do país, a CBN (CentralBrasileira de Notícias) informou:“Para enfrentar a crise hídrica, omunicípio de Valinhos inicia a captação emergencial de água noCórrego da Ponte Alta, que é afluentedo Ribeirão dos Pinheiros”.

No final de semana, outro nomede peso da mídia regional, o jornalCorreio Popular, destacou que até oinício da segunda quinzena deste mêsa operação será estendida tambémpara o Córrego da Invernada.

“Juntas as novas captações darãoum incremento de mais 5% no volu-me de água bruta para abastecer apopulação neste período de estia-gem”, informaram os veículos regio-nais, acrescentando que “a cidadecapta água do Rio Atibaia, que estácom baixa vazão”.

No último domingo, a vazão regis-trou 4,3m3 por segundo. Valinhos é a primeira cidade da região a adotaro rodízio na distribuição. O raciona-mento levou a uma redução de 20%de água tratada na cidade.

Imprensa regional destaca nova ação daPrefeitura para combater crise hídrica

Pacote de obras – Na mesma

linha de combate à crise hídrica,outra notícia que ganhou destaque foi

o pacote de obras avaliadas em R$9,5 milhões anunciado pelo prefeitoClayton Machado no último dia 11,

ao lado do presidente do Departa-mento de Águas e Esgotos de Va-linhos (DAEV), Luiz Mayr Neto.

A Prefeitura pretende investir R$ 4milhões na ampliação da Estação deTratamento de Água (ETA) II, R$ 1,650milhão em três novos reservatórios deágua tratada, R$ 900 mil na substitui-ção de 12 mil hidrômetros, R$ 300 milna compra de bancada de micromedi-ção, R$ 300 mil na aquisição de 10macromedidores e R$ 200 mil emduas novas captações emergenciais deágua, totalizando R$ 7,35 milhões emrecursos próprios.

Outros R$ 2,15 milhões serãoinvestidos em parceria com empre-endedores, com base na Lei de Dire-trizes Nº 2.688/93 e no Decreto Nº4.668/97, que define e regulamenta,respectivamente, a arrecadação defundos para a elaboração e a execuçãode projetos de obras ou serviços nasáreas de saúde, educação, cultura,assistência social, esportes, turismo,serviços urbanos, meio ambiente,transportes, agricultura, segurança,saneamento básico e lazer, entre outrosde interesse público.

As obras contemplam uma adutorade 2,2 quilômetros de extensão, aconstrução de casa de bombas esubstituição de bombas na EstaçãoElevatória da Rua Campos Sales.

O prefeito Clayton Machado e o vi-ce-prefeito e presidente do Departa-mento de Águas e Esgotos, Luiz MayrNeto, firmaram convênio com o go-verno do Estado na última semana (dia4), no Palácio dos Bandeirantes, em SãoPaulo, para viabilizar a construção dointerceptor de esgotos da Chácara dasNações. A verba, proveniente do Pro-grama Estadual de Apoio à Recupera-ção de Águas (Reágua), é de R$ 193,5mil e deve ser paga em duas parcelas,de acordo com o cronograma de açõesda autarquia estadual.

O Reágua foi criado para auxiliar naampliação da disponibilidade nasbacias com maior escassez hídrica, pormeio do apoio a projetos e ações quese proponham a aumentar a dispo-

nibilidade de água, melhorar a quali-dade das águas mediante implantaçãoou ampliação de sistemas públicos detratamento de esgotos e desenvolveraspectos técnicos, operacionais einstitucionais dos prestadores deserviços de saneamento.

Pelo projeto, desenvolvido peloDepartamento de Planejamento, Obrase Fiscalização, o DAEV vai bancar todaa infraestrutura que interligará o esgo-to de condomínios como Quaresmei-ras e outros imóveis da região próximadas Chácaras das Nações às galeriasque levam até a Estação de Tratamentode Esgoto (ETE) Capuava. A primeiraparcela do dinheiro, correspondentea 70%, virá com a entrega da obra e asegunda, quando atingir a vazão completa.

Valinhos recebe recursos do Estado para esgoto na Chácara das Nações

Correio Popular

Prefeito e vice assinam convênio com Estado no Palácio dos Bandeirantes

Page 9: Imprensa Oficial do município de Valinhos - Edição 1407 parte 1

PÁGINA 9

SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 Edição 1407 Valinhos - SP

DESTAQUE REGIONAL

Desde o início da 58ª edição dosJogos Regionais, no dia 3, até a manhãde quinta-feira (10), os atletas querepresentam Valinhos conquistaram33 medalhas, sendo 14 de ouro, 10 deprata e 11 de bronze. Os resultadosforam comemorados pela SecretariaMunicipal de Esportes, incentivadoradas equipes esportivas da cidade.

Os principais destaques ficarampara as modalidades Atletismo PCD,Natação e Karatê, nas quais Valinhosconquistou medalhas de ouro, prata ebronze. “Nossos atletas voltaram aregistrar a performance elogiável daedição de 2013 de uma das mais impor-tantes competições esportivas do in-terior paulista”, destacou o secretáriode Esportes, Paulo Sabioni ‘Periquito’.

O atleta Rodrigo Fagnani ‘Popó’competiu no Atletismo PCD e garantiutrês medalhas de ouro nas categoriasPeso, Disco e Dardo. O atleta, que tam-bém é vereador em Valinhos, competedesde 2005 nos Jogos Regionais edesde então tem ficado em primeirolugar. São 9 anos ininterruptos de gran-des conquistas esportivas, o que lheassegurou índices para competiçõesainda mais difíceis, como os JogosAbertos.

“Em Jogos abertos, fui o primeiro

Valinhos já conquistou 35 medalhasnos 58º Jogos Regionais em Itatiba

atleta do município de Valinhos atrazer medalha de ouro para a cidade.Ao longo destes anos já conquistei maisde 50 medalhes só no Atletismo”, contao competidor que se constitui emexemplo de determinação e de supe-ração. Este ano, aliás, ‘Popó’ reconheceque não teve tempo para treinar, emrazão de seus trabalhos legislativos, e,portanto, não acreditava em umaperformance tão positiva.

O secretário Paulo Sabioni exaltatoda a delegação valinhense: “As ex-pectativas são as melhores. Nossosatletas em sua maioria foram formadosem nossa cidade e estamos chegandona final da maioria das modalidadescoletivas, com excelentes resultadosnos esportes individuais e a conquistade número expressiva de medalhas”.

MEDALHAS DE OURO:- Rodrigo Fagnani ‘Popó’, 3 medalhas: Atletismo (peso, disco e dardo);

- André Macedo, 3 medalhas: Atletismo (peso, disco e dardo - categoria F44);- Gabriela Chaves, medalha: Atletismo (salto em altura);

- André Menegheti, 3 medalhas: Natação (100 metros livre - categoria s11, 100metros borboleta e 50 metros livre);

- Alexandre Postale, 2 medalhas: Natação (100 metros livre- categoria s6 e 50 metros livre); e

- Jéssica Fonseca, medalha: Karatê (peso leve).Observação: A Equipe de Revezamento 4x400 (formada pelos atletas Lorella,

Amanda, Giulia e Rosângela) também conquistou medalha de ouro.

MEDALHAS DE PRATA:- Aldair Amancio, 3 medalhas: Atletismo (peso, disco e dardo - categoria F57);

- Lorella Miranda, medalha: Atletismo (200 metros);- Ana Luiza Freire, medalha: Atletismo (salto em distância);

- Tomas Bachiega, medalha: Atletismo (lançamento de dardo);- Amanda Brandão, medalha: Karatê (peso pesado); e

- Eudjair Junior, medalha: Natação (100 metros borboleta)

Observação: Equipe Feminina de Karatê (formada pelas atletas Jéssica,Amanda, Andressa e Josieli) conquistou medalha de prata.

Equipe feminina de Revezamento 4x100 (formada pelos atletas Gabriela,Lorena, Ana e Raquel) também conquistou medalha de prata.

MEDALHAS DE BRONZE:

- Rodrigo Ortiz, medalha: Capoeira (peso-médio)- Helton Luiz de Moraes - Capoeira – (peso-pesado)- Lorella Miranda - Atletismo PCD - 400 metros rasos

- Gabriela Hoer – Atletismo (100 metros rasos);- Bruno Vitorino – Atletismo (lançamento de dardo);

- Cristian Boonen – Atletismo (lançamento de disco);- Itamar Batista - Karatê (peso-pesado)- Andressa Mussi – Karatê (peso-pena);

- Marcos Ferreira da Silva – Natação (50 metros peito); e- Eudjair Junior – Natação (200 metros borboleta)

Observação: Equipe Masculina de Futsal (formada pelos atletas Alan, Anteogeno,Bruno, Claudinei, Diogo Aureliano, Diogo Andrade, Fernando, Jason, Leonardo,

Luiz, Marcelo, Paulo, Rubens e Tiago) também conquistou bronze.

Confira os principais resultados da delegação valinhense em Itatiba:

Atletas de Valinhos ocupam o lugar mais alto do pódio em Itatiba

Atletismo PCD: ouro para Valinhos

Page 10: Imprensa Oficial do município de Valinhos - Edição 1407 parte 1

PÁGINA 10

SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 Edição 1407 Valinhos - SP

REDE BILÍNGUE

O prefeito Clayton Machado esteveno gabinete do governador GeraldoAlckmin, na capital paulista, paraformalizar convênio no valor de R$ 1,9milhão que serão destinados à cons-trução de inédita Creche-Escola, noJardim São Luís.

As obras deverão se iniciar apósprocesso de licitação, que ocorrerá embreve. O governador do Estado disseque já foram firmados 315 convêniose, ao todo, serão construídas mais 439em todo o interior. Em Valinhos, oEstado disponibilizará recursos para

Prefeitura assina convênio para inédita Creche-Escola em Valinhos construir e equipar a Creche-Escola.

Segundo o secretário da Educação,Danilo Sorroce, o programa propõetrês modelos de creche, que foramprojetados pela Fundação para oDesenvolvimento da Educação (FDE),com a finalidade de minimizar oscustos de construção e manutençãodo prédio.

“São edifícios térreos, com todos osambientes necessários ao atendimentodas crianças, como sala de atividades,berçário, fraldário, lactário, cozinha,refeitório e lavanderia, entre outros.

Haverá também uma sala de uso múl-tiplo, equipada com computadorespara iniciar as crianças na linguagemdigital”, explicou.

O prédio deve atender aos padrõesde acessibilidade previstos na legisla-ção, bem como às exigências de susten-tabilidade. Os projetos adotam aqueci-mento solar e especificações pararedução do consumo de água e energia.A capacidade de atendimento varia de70 a 150 crianças, de acordo com afaixa etária.

O prefeito Clayton Machado

enfatizou a união entre Estado e mu-nicípio para valorizar o setor educa-cional. “Esta parceria é fundamentalpara o desenvolvimento da nossaValinhos. Entendo que não pode-mos poupar esforços para investirna educação de qualidade tanto paracrianças como aos jovens”, ressalta.

O convênio é válido por dois anos,podendo ser prorrogado por até 60meses. A verba repassada deverá serdestinada exclusivamente para des-pesas de investimento, ou seja, emobras e material permanente.

MAIS RECURSOS PARA A EDUCAÇÃO

Pelo segundo ano consecutivo, aPrefeitura desenvolverá parceria coma ONG norte-americana ‘Learning En-terprises’ (Empresas de Aprendiza-gem) para ampliar a difusão da LínguaInglesa na América do Sul. Valinhos éa única cidade do Brasil que realiza esteprojeto, destinado a todos os alunosda rede de ensino e sem ônus para amunicipalidade.

“A primeira edição deste projetono ano passado foi um sucesso e esteano, por determinação do prefeitoClayton Machado, resolvemos esten-der às Escolas Municipais de EnsinoBásico (EMEB), pensando no aprendi-zado e na vivência dos alunos e volun-tários participantes”, disse o secretáriode Educação, Danilo Sorroce.

O projeto que beneficiará cerca decinco mil alunos será realizado entre operíodo de 16 de julho a 15 de agosto,reunindo 13 universitários (10 dos Es-tados Unidos da América e três da Ir-landa), enviados pela ONG para minis-trar aulas para os alunos valinhenses.Todos darão aulas de Inglês para alu-nos interessados do ensino fundamen-tal (5º ao 9º ano) de todas as escolasmunicipais no contraturno escolar.

“Após as três semanas de trabalhona rede municipal, a pedido do prefeitoClayton Machado, os jovens univer-sitários, na faixa etária de 19 a 22 anos,

ONG norte-americana amplia projeto inéditode Língua Inglesa para beneficar mais alunos

levarão o projeto de ensino de LínguaInglesa também para integrantes doPrograma de Atendimento ao Idoso epara a comunidade em geral”, informao secretário de Educação.

A ação é liderada pela estudanteAmanda Leardini Dudley, filha devalinhense, que mora em Washing-

ton, nos EUA, que é membro da ONG.Na próxima segunda-feira (14), ela sereunirá com o prefeito Clayton Ma-chado e com o secretário da Edu-cação. Anteriormente, houve tam-bém reunião com diretores, coorde-nadores pedagógicos e professoresde Inglês das escolas municipais.

“O desenvolvimento desse pro-jeto é um incentivo para nossosalunos terem maior contato com alíngua e cultura inglesa. Os univer-sitários, por sua vez, conhecerãomais sobre a cultura brasileira”,destaca Sorroce. Durante todo operíodo de intercâmbio, os univer-sitários ficarão alojados em casasde famílias.

“A primeira etapa do projeto,realizada no ano passado, foi extrema-mente positiva. E, neste ano, resolve-mos ampliar o projeto aos alunos doensino fundamental de toda as escolasda rede municipal. Nossos alunossairão enriquecidos culturalmente epoderão colocar em prática tudoaquilo que aprenderam em sala deaula”, afirmou Danilo Sorroce.

ONG - A missão das Empresasde Aprendizagem é ampliar os ho-rizontes das pessoas por meio deaulas de inglês com base em con-versa ministradas por voluntáriosamericanos e internacionais. E, deacordo com a ONG, o programabeneficia crianças de países emdesenvolvimento que participamdas aulas, as famílias de acolhi-mento que abrem suas casas e men-tes para voluntários e voluntáriosque trabalham como professores.

Escolas de Valinhos voltam a receber universitários para curso de idiomas

Page 11: Imprensa Oficial do município de Valinhos - Edição 1407 parte 1

PÁGINA 11

SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 Edição 1407 Valinhos - SP

REFERÊNCIA NACIONAL

A Prefeitura, por meio da Se-cretaria de Transportes e Trânsito,convocou para 31 de julho Au-diência Pública, a partir das 18horas, na Sala “Ivan Fleury Mei-relles”, para apresentação de es-tudos e discussão do projeto quetrata sobre a elaboração do pri-meiro Plano de Mobilidade Ur-bana do município.

Participação democrática- A Audiência Pública é peçafundamental no processo, poispermitirá a efetiva participaçãoda população que poderá con-tribuir com sugestões ao projeto.

Para isso, os interessados emse manifestar devem ser inscreveraté o dia 25 deste mês, junto aoProtocolo Geral da Prefeitura, nohorário de expediente, das 9 às 16horas (exceto feriados, pontosfacultativos e finais de semana).

Os detalhes sobre as regraspara a participação popular einscrições podem ser vistos noedital de convocação da Audiên-cia publicado na edição daImprensa Oficial do Município dodia 27 de junho e também pormeio do site oficial da Prefeitura:www.valinhos.sp.gov.br.

Além disso, a íntegra do termopropositivo referente ao Plano deMobilidade Urbana, cujo proces-so administrativo recebeu o nº10.339/14, permanecerá à dispo-sição dos interessados para con-sulta até 25 de julho, das 9 às 16horas, na Secretaria de Trans-portes e Trânsito, localizada naRua Orosimbo Maia, nº 248/254,na Vila Santana.

O inédito Plano de Mobilidade Ur-bana, que está sendo desenvolvidopela Prefeitura de Valinhos emparceria com a Fundação UNESP,ganhou repercussão regional. O jor-nal TodoDia, em sua edição domi-nical, reservou meia página paratrazer os detalhes da iniciativa doprefeito Clayton Machado, que aten-de a exigências de legislação federale que está sendo considerada referen-cial na Região Metropolitana deCampinas (RMC).

“A Prefeitura de Valinhos deuinício à criação de diretrizes para seuprimeiro Plano de Mobilidade Urba-na. Segundo a administração, a me-dida visa evitar um colapso futuro notrânsito da cidade, cuja situação atualjá é considerada preocupante. Umaaudiência pública foi marcada para odia 31 para tratar sobre a elaboraçãodo estudo”, informou o jornal, quecircula nas 20 cidades da RMC.

Uma das principais emissoras derádio da RMC, a Rádio Brasil JovemPan, também deu grande destaque emsua programação, ao entrevistar osecretário de Transporte e Trânsitode Valinhos, José Almeida Sobrinho.A integra da entrevista pode serouvida no site Rádio Brasil JovemPan: www.brasilcampinas.com.br/site/ouvir_noticia.php?id=3990

“O Plano Municipal de Mobi-lidade Urbana integrará futura-mente o Plano Diretor de Valinhosque cuida da movimentação depessoas e objetos nas vias do mu-nicípio. A elaboração deste novoPlano de Mobilidade tem comoobjetivo definir metas para melhorutilizar as vias abertas à circulação,assim como melhorar o transportepúblico e a acessibilidade”, justi-ficou Almeida Sobrinho.

Ele explicou ainda que os estudostécnicos da Fundação de Desenvol-vimento da UNESP foram coorde-nados por Helvio Guatelli e pelosconsultores Rogério Alves Santos eCésar Augusto. “É uma entidade quepossui larga experiência neste tipo detrabalho, além de ser respaldada poruma universidade estadual. Os

trabalhos estão se concluindo e osresultados integrarão uma propostatécnica de macroconceito que seráfinalmente apresentada durante aaudiência pública”, destaca.

Preocupação - O trânsito deValinhos hoje é motivo de preo-cupação por parte da Secretaria deTransportes. Segundo o secretárioJosé de Almeida Sobrinho, hávárias ações pontuais, com modi-ficações que objetivam melhorar acirculação. “Em toda a RMC a cir-

1º Plano de Mobilidade Urbana de Valinhos ganha repercussão regional

População podese inscrever para

Audiência Pública

culação é intensa. Porém, emValinhos, com 85 mil veículos para110 mil habitantes, a situação émais preocupante”, explicouAlmeida Sobrinho.

“Há necessidade de inter-venções, para evitar um colapsofuturo, nos grandes entroncamen-tos, que são a Avenida Invernada,o Viaduto Laudo Natel, a passagemde nível do bairro Bom Retiro, a Ro-dovia Guilherme Mamprin e a Ro-dovia dos Agricultores”, acrescen-tou o secretário.

GOVERNO PARTICIPATIVO

Page 12: Imprensa Oficial do município de Valinhos - Edição 1407 parte 1

PÁGINA 12

SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 Edição 1407 Valinhos - SP

PRESERVAÇÃO E ARTE

A Prefeitura, por meio daSecretaria de Cultura e Turismo,abre nesta segunda-feira (14) pro-cesso seletivo simplificado paracontratação de monitor culturalpara atuar no curso de Dança deRua, por meio de admissão tempo-rária, prazo determinado e nascondições do edital, para ministraraulas a crianças, adolescentes,adultos ou idosos, em programas eprojetos já implantados.

As inscrições poderão ser feitasaté o próximo dia 18, em dias úteis,das 9 ao meio-dia e das 13h30 às16 horas, no Centro Cultural‘Vicente Musselli’, localizado naAvenida Joaquim Alves Correia, nº627, bairro Santo Antonio.

O edital de processo seletivosimplificado nº 002/2014, que osinteressados podem consultá-lopor meio da Imprensa Oficial deValinhos (edição 1406, do últimodia 4 de julho) ou pelo site:www.valinhos.sp.gov.br, para teracesso à sua versão eletrônica.

Aberto processoseletivo para

contratação demonitor

A escultura ‘O Guardião de Gaia’,produzida pelo artista plástico RenatoCastro, é um dos grandes destaquesdo projeto ambiental ‘Viver Valinhos’em 2014. “A obra é uma forma dereflexão sobre o que nós sereshumanos estamos fazendo com onosso Planeta que é nossa morada,nosso alimento, nossa vida”,pronunciou-se o criador em seu blog.

Com centenas de comentários elo-giosos por quem passa e admira aescultura, o artista explica o significadoda obra. “O ‘Guardião’ tem o intuito deproteger e o ‘Gaia’ simboliza a mãe-terra como um organismo vivo em suaplenitude. Todo o corpo foi feito comsucatas e cerâmica Raku, transmitindoa proposta da reciclagem”, destacou.

“O rosto feito de cerâmica simbolizao Planeta Terra, onde há uma lágrimaque escorre da sua face, revelando atristeza das devastações desenfreadasque causamos em nossas florestas,matanças de nossos animais epoluições em nossos rios, solo e ar”,detalhou Renato Castro.

O artista plástico ainda acres-centa que a mão de cerâmica pin-tada de verde remete a ele a lem-brança de um ditado antigo queouvia de sua avó: “Quando umapessoa tem a mão boa para plantar,ela tem a mão verde”, recorda.

Com uma vasta riqueza em detalhes,ele ainda menciona outros destaquesque despertam a curiosidade dopúblico: “Uma das pernas é de ave, quesimboliza a fauna existente no Planeta.A Fênix que está em sua mão representaa esperança ao renascimento em umcontexto de que mesmo com toda estadevastação que causamos o planetaainda se regenera”, disse.

Ainda segundo o artista, a serratransmite a ideia do homem que devas-ta. “A planta dentro do ‘Guardião’ é abase da vida, sendo o tronco a espinhadorsal e as folhas, o pulmão. A asa daescultura simboliza a liberdade e opoder que temos de fazer novas escolhaspara garantir um planeta saudável àsfuturas gerações”, completou.

A escultura ‘O Guardião de Gaia’

Escultura ‘Guardião de Gaia’ édestaque do projeto ‘Viver Valinhos’

decora os jardins do Paço Municipal.A imagem tem sido reproduzida àexaustão nas redes sociais, por mo-

radores de Valinhos e visitantes de vá-rias cidades da região. “Esta obra élinda. Digna de um artista tão completo.Parabéns, Renato Castro”, destacouValéria Cordeiro, em sua páginapessoal no Facebook.

Opinião semelhante tem Fernandados Santos Andrade: “Escultura lindae de profunda expressão”, disse. Jáa artista Ana Massara também comen-tou nas redes sociais: “Esta obra é lindae de uma pureza única, como o seudono, a quem admiro muito. Sua magiame encantou”, elogiou.

Prorrogação - Em atenção aosconstantes pedidos da sociedade vali-nhense, a Secretaria Municipal deObras e Serviços Públicos decidiuprorrogar até o final de agosto o pro-jeto ‘Viver Valinhos’, que transformamateriais coletados durante a ope-ração ‘Cidade Limpa’ em instalaçõesartísticas, com a proposta deconscientizar sobre a importância doreaproveitamento na construção deuma cidade sustentável.

DANÇA DE RUA

O resultado dotrabalho minuciosodo artista RenatoCastro pode servisto em frente àPrefeitura

Page 13: Imprensa Oficial do município de Valinhos - Edição 1407 parte 1

PÁGINA 13

SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 Edição 1407 Valinhos - SP

ADAPTAÇÃO DE CHICO BUARQUE

O Parque Municipal ‘MonsenhorBruno Nardini’ recebe amanhã (12)várias bandas da cidade e região no‘Valinhos Rock Festival’, a partir das10 horas. A entrada para assistir aosshows é gratuita e a organização doevento promete um dia com muitadiversão nas proximidades do Palco I.

Os shows começam às 13 horas.Estão confirmadas as bandas Rivine(Bandas Jovens de Valinhos), Máquinado Tempo, Tiobah, Truxton, Mei-vorts, Rock Records, Little Valley, Sp91, S.E.T.I. (Campinas). Já no encer-ramento, às 21h30, haverá a apresen-tação do grupo Faroeste Caboclo -Legião Urbana Cover, de Campinas,com a performance do vocalista Re-nato Nascimento, que tem grandesemelhança, tanto fisicamente comona voz, com o saudoso Renato Russo.

“Será uma oportunidade nova para

Parque Municipal recebe amanhã comentrada franca ‘Valinhos Festival Rock’

o público conhecer o trabalho destasbandas que tocarão grandes sucessosnacionais e internacionais, de variadosestilos de rock. Também estarão pre-sentes alguns Moto Clubes da região eaté de outros estados que fazem ques-tão de prestigiar o festival. Esperamosque seja um sucesso”, diz o produtorcultural da Optimum Promoções eresponsável pela organização do festi-val, Jocimar Anderson de Camargo.

O evento conta com o apoio daPrefeitura, por meio das secretarias deCultura e Turismo e de Esportes eLazer. De acordo com a organizaçãodo festival, a Guarda Civil Municipaldará apoio, assim como de segurançasparticulares contratados para o even-to, que contará ainda com praça dealimentação. Informações no telefone(19) 9-8194-8299 e também pelo e-mail: [email protected]

A 3ª Edição do projeto ‘Férias naBiblioteca’, promovido pela Prefei-tura de Valinhos, por meio da Secre-taria de Cultura e Turismo, exibiráo teatro de fantoches ‘ChapeuzinhoAmarelo’. A peça é uma adaptaçãoda obra de Chico Buarque de Hol-landa (escrita em 1979). O espetá-culo será apresentado nos dias 17,24 e 31 de julho, sempre às 15 horas.

“A história trabalha o universo in-fantil, ao resgatar brincadeiras e can-ções folclóricas, enfatizando a tãodiscutida questão de ser criança e aimportância que tem em suas vidas obrincar e o cantar. Dessa forma desen-volvem a criatividade e trabalham es-pontaneamente muitos valores positi-vos”, conta Alfredo Ribeiro ‘Piu’, res-ponsável pela direção e adaptação,além de ser protagonizada pelo mesmo,ao lado de Dani Pampanini.

O espetáculo ‘Chapeuzinho Ama-relo’ integra também o projeto ‘Teatrona Educação’ que terá apresentaçõesnas Escolas Municipais de Ensino Bá-

Projeto ‘Férias na Biblioteca’ apresentaversão de fantoches de Chapeuzinho Amarelo

sico (EMEB) entre setembro e novem-bro. A entrada é franca e limitada àcapacidade máxima do espaço.

Segundo o diretor de EspaçosCulturais da Secretaria de Cultura eTurismo, Fabricio Bizarri, o projeto‘Férias na Biblioteca’, integra o plano

de governo do prefeito Clayton Ma-chado, que visa resgatar o real valorda biblioteca e seu papel enquantoespaço de pesquisa e de utilizaçãopara os cidadãos de Valinhos.

“Trazer as crianças valoriza o es-paço da biblioteca, assim conse-

O projeto ‘Cine Viva Itália’ apre-senta nesta sexta-feira (11), noAuditório do Fundo Social de Soli-dariedade (Rua José Milani, 15, an-tiga sede da Câmara Municipal deValinhos), o filme ‘HabemusPapam’, estrelado por Michel Pic-coli, Nanni Moretti. A sessão, comentrada franca, começa às 19h30.

O ‘Cine Viva Itália’ foi implantadoem 2010 pela Prefeitura, por meio deparceria entre a Secretaria de Culturae Turismo e a Associação Ítalo-Brasileira ‘Abruzzo Forte’.

“O projeto tem como objetivoreunir membros da colônia italianada cidade, confraternizando e fazen-do com que os mesmos recordem edividam suas memórias em relaçãoaos seus ancestrais”, diz o vice-presidente da entidade, FrancoPetrocco, que incentiva a realização

‘Cine Viva Itália’ apresenta nesta sexta-feira (11) o filme ‘Habemus Papam’

do projeto juntamente com o presi-dente Ricardo Leite de Moraes.Ambos convidam a comunidade paraassistir, que será exibido em italiano.

Após a apresentação será servidolanche tradicional da Itália e vinho.Informações pelo fone 3871-3646.

O filme - ‘Habemus Papam’

conta a história do Cardeal Mel-ville, interpretado por Michel Pic-coli, que sofre um ataque de pânicoquando tem de falar à multidão naPraça de São Pedro depois daeleição no conclave de cardeais.

Os cardeais tentam manter acrise entre as paredes internas doVaticano e contratam um psicó-logo, interpretado pelo próprioMoretti, para tratar a depressão doPapa, que, por fim, decide nãoassumir o cargo.

guimos atrair também pais e fami-liares para conhecer e participar detodos os demais programas e proje-tos, como a ‘Campanha de Troca deLivros’, o ‘Projeto Caia na Rede’ e o‘Café Cultural’, integrando-os de for-ma mais completa”, explica.

Projeto - Lançado em julho de2013, o ‘Férias na Biblioteca’ já ofe-receu outras peças de teatro infantil. Oespetáculo ‘Chapeuzinho Vermelho eo Lobo Caipira’, por exemplo, foiassistido por 15 mil alunos da redemunicipal de ensino de Valinhos.

Na segunda edição, realizada emjaneiro deste ano, foram realizadasquatro sessões de contação de histó-rias com o professor de teatro doCentro Cultural ‘Vicente Musselli’,Luciano Corrêa, que atendeu a cercade 200 crianças, que com apoio daFundação EDUCAR da D’Paschoal epresenteou cada uma delas comlivros infantis, utilizados na conta-ção de histórias.

MÚSICA NO PARQUE CINEMA DE GRAÇA

Com criatividade, o teatro de fantoches desperta valores positivos nas crianças

Page 14: Imprensa Oficial do município de Valinhos - Edição 1407 parte 1

PÁGINA 14

SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 Edição 1407 Valinhos - SP

Page 15: Imprensa Oficial do município de Valinhos - Edição 1407 parte 1

PÁGINA 15

SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 Edição 1407 Valinhos - SP

Page 16: Imprensa Oficial do município de Valinhos - Edição 1407 parte 1

PÁGINA 16

SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 Edição 1407 Valinhos - SP

Page 17: Imprensa Oficial do município de Valinhos - Edição 1407 parte 1

PÁGINA 17

SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 Edição 1407 Valinhos - SP

SECRETARIA DE

ASSUNTOS JURÍDICOSE INSTITUCIONAIS

LEIS

P.L. nº 78/14 – Mens. nº 11/14 – Aut. nº 49/14– Proc. nº 2.158/14-CMV – Proc. n° 8.872/14 -

PMV

LEI N° 5.013DE 4 DE JULHO DE 2014

Dispõe sobre as Diretrizes Orçamentáriasrelativas ao exercício de 2015.

CLAYTON ROBERTO MACHADO, Prefeitodo Município de Valinhos, no uso das atribuiçõesque lhe são conferidas pelo artigo 80, inciso III, daLei Orgânica do Município,

FAZ SABER que a Câmara Municipal aprovoue ele sanciona e promulga a seguinte Lei:

Capítulo I - Das Diretrizes Gerais

Art. 1º. A proposta orçamentária relativa aoexercício financeiro de 2015 abrangerá os PoderesLegislativo e Executivo, inclusive as entidades daadministração indireta.

Art. 2º. Para a elaboração do orçamentomunicipal do exercício financeiro de 2015 deverãoser rigorosamente observadas as diretrizes geraisde que trata este Capítulo, assim como os Princípiosestabelecidos na Constituição da RepúblicaFederativa do Brasil, na Lei Complementar nº 101/00, na Lei Federal nº 4.320/64, na ConstituiçãoEstadual e na Lei Orgânica do Município, naquiloque pertinente.

Art. 3º. A propositura orçamentária anual, quecorresponde ao orçamento fiscal, será apresentadapelo Poder Executivo juntamente com:

I. o Programa Analítico de Obras a cargo dasrespectivas Secretarias Municipais;II. o Orçamento da Seguridade Social,abrangendo, no que couber, os órgãos dasaúde e da assistência social.

Art. 4º. A estrutura orçamentária daadministração pública direta e indireta, que serviráde base para a elaboração do orçamento-programa, obedecerá à disposição constante nosanexos que integram a presente Lei.

Art. 5º. A proposta orçamentária atenderá aum processo de planejamento permanente, comvistas a atender aos anseios dos vários segmentosda comunidade, priorizando, na fixação da despesae na estimativa da receita, os investimentos nasáreas sociais, a austeridade na gestão dos recursospúblicos, o equilíbrio orçamentário e amodernização na ação governamental.

§ 1°. A proposta orçamentária conterá fundoorçamentário denominado “Reserva deContingência”, disciplinado pela Lei Municipal n°1.781/80, destinado exclusivamente à fonte deanulação para cobertura de créditos adicionaissuplementares ou especiais, identificado pelocódigo 99999999, em montante equivalente a,no mínimo, 1% (um por cento) da receita correntelíquida.

§ 2°. A discriminação, na propostaorçamentária, das despesas quanto à sua naturezafar-se-á, no mínimo, por categoria econômica,grupo de natureza da despesa, modalidade deaplicação e elemento, nos termos da legislação

federal aplicável.

Art. 6º. O Poder Legislativo encaminhará aoPoder Executivo sua proposta orçamentária parcialaté o dia 30 de agosto de 2014.

Capítulo II - Das Metas Fiscais

Art. 7º. A proposta orçamentária anualatenderá às diretrizes gerais estabelecidas noCapítulo I da presente Lei e aos Princípios deUnidade, Universalidade e Anualidade, nãopodendo o montante das despesas fixadas excedera previsão da receita para o exercício financeiro.

Art. 8º. As receitas e as despesas serãoestimadas, tomando-se por base, em conformidadecom os Demonstrativos I a VIII, que dispõem sobreas Metas Fiscais:

I. o índice de inflação apurado nos últimosdoze meses;II. as modificações da legislação tributária;III. a tendência e o comportamento daarrecadação municipal, consideradamensalmente;IV. os reflexos dos planos de estabilizaçãoeconômica editados pelo Poder PúblicoFederal.

Art. 9º. O detalhamento mínimo do Programade Trabalho de Governo, a constar da propostaorçamentária do exercício financeiro de 2015, éespecificado nos Anexos V e VI.

Parágrafo único. A inclusão de novosprogramas ou a exclusão dos programasespecificados no caput, bem como os ajustamentosque se fizerem necessários na propostaorçamentária, poderão ser efetivadosconsiderando-se as necessidades apuradas,devidamente justificadas no encaminhamento doprojeto da lei orçamentária.

Art. 10. As despesas de capital não poderãoexceder quarenta por cento (40%) do valor globaldas despesas fixadas na proposta orçamentária.

Art. 11. Os pagamentos de serviços da dívidapública e de despesas com pessoal e encargossociais terão prioridade sobre as ações de expansão.

Art. 12. Na seleção das prioridadesestabelecidas no Plano Plurianual do Município, aserem incluídas na proposta orçamentária doexercício financeiro de 2015, será levada emconsideração a capacidade financeira do eráriomunicipal.

Art. 13. As alterações que ocorrerem durantea execução orçamentária do exercício financeirode 2015, por meio de abertura de créditosadicionais especiais, são autorizadas a compor oPlano Plurianual do Município, caso não estejamcontempladas em lei.

Art. 14. As diretrizes e metas constantes napresente lei para o exercício de 2015 constam doPlano Plurianual do Município, objeto da Lei n°4.957, de 13 de dezembro de 2013.

Art. 15. Os repasses de recursos financeirosdo Departamento de Águas e Esgotos, relativos aoreembolso total ou parcial de despesas devidas àadministração direta, constantes da propostaorçamentária do exercício de 2015 da Autarquia,serão sempre precedidos de requerimento comas devidas justificativas para a sua liberação,obedecidas as disposições da Lei n° 4.040, de 19de setembro de 2006.

Art. 16. Na destinação de recursos para asentidades assistenciais, filantrópicas e outrasentidades do terceiro setor, por meio de concessãode auxílios, subvenções e celebração de convênios,

deverão ser observadas obrigatoriamente ascondições e as exigências estabelecidas pela Lein° 3.650, de 02 de dezembro de 2002.

§ 1°. A relação das entidades beneficiadas,referidas no caput deste artigo, consta no anexodemonstrativo da presente Lei.

§ 2°. É o Poder Executivo autorizado a procedera abertura de crédito adicional especial e/ousuplementar, quando necessário, objetivandoatender a insuficiência de recursos orçamentáriosou sua inexistência, na concessão de subvenções eauxílios às entidades assistenciais e filantrópicas,observados os limites e condições estabelecidospela presente Lei e pela Lei n° 3.650/02.

§ 3°. Os critérios e procedimentosdeterminados no Comunicado SDG nº 14/2010,expedido pelo Tribunal de Contas do Estado deSão Paulo, também deverão ser observados nadestinação de recursos às entidades referidas nocaput.

Art. 17. Os repasses financeiros destinadosao Departamento de Águas e Esgotos serãosubmetidos às normas e condições referidas noart. 15.

Art. 18. A continuidade das obras em curso,em decorrência dos recursos orçamentários efinanceiros vigentes, dar-se-á com a destinaçãode recursos suficientes no exercício de 2015,conforme anexo demonstrativo da presente lei.

Art. 19. A criação de cargos, empregos oufunções públicas para a admissão ou contrataçãode pessoal e a concessão de qualquer vantagemou aumento remuneratório autorizados por leiespecífica, de acordo com as normas constitucionaise legais vigentes, passarão a integrar as diretrizesorçamentárias estabelecidas pela presente lei nosanexos de metas e prioridades.

Art. 20. Os dispêndios com propaganda epublicidade oficial serão atendidos por dotaçõesorçamentárias específicas na lei orçamentáriaanual, em conformidade com as exigências dalegislação eleitoral vigente.

Art. 21. Os anexos relativos à demonstraçãode destinação de recursos para entidadesassistenciais, filantrópicas e outras entidades doterceiro setor, disciplinados no art. 16, assim comoos demonstrativos da execução de obras em cursoreferidos no art. 18, integram a presente lei dediretrizes orçamentárias.

Art. 22. As despesas consideradas irrelevantesnos termos do art. 16, § 3°, da Lei Complementarn° 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), sãoaquelas estabelecidas no limite atual de R$8.000,00 (oito mil reais), para a realização dedispensa de licitação, em conformidade com a LeiFederal n° 8.666/93.

Parágrafo único. O valor definido no caputdeste artigo acompanhará as alteraçõesestabelecidas para os limites da mencionadamodalidade licitatória.

Art. 23. O Poder Executivo Municipal éautorizado, nos termos estabelecidos pelaConstituição Federal, a:

I. realizar operações de crédito porantecipação da receita, nos termos dalegislação em vigor, até o limite de 10% (dezpor cento) da receita estimada;II. abrir créditos adicionais suplementares atéo limite de cinquenta por cento (50%) dasdotações do orçamento da despesa,consignadas nos quadros da “Natureza daDespesa”, com os recursos resultantes deanulação parcial ou total;III. abrir créditos adicionais suplementares até

o limite de trinta por cento (30%) das dotaçõesdo orçamento da despesa, consignadas nosquadros da “Natureza da Despesa”, com osrecursos resultantes de excesso dearrecadação.

Parágrafo único. O Poder Legislativo éautorizado a proceder, mediante Ato da Mesa daCâmara Municipal, a suplementação de suasdotações orçamentárias, desde que os recursosnecessários para as coberturas sejam provenientesde anulação de suas próprias dotações, observadoo limite referido no inciso II deste artigo, quanto aopercentual de 50% de cada dotação orçamentáriaconsignada.

Art. 24. É o Poder Executivo autorizado arealizar a proposta orçamentária, caso o autógrafoda lei orçamentária não seja encaminhado até oinício do exercício de 2015 pelo Poder Legislativo,na base de um doze avos (1/12) em cada mês.

Capítulo III - Do Orçamento Fiscal

Art. 25. O orçamento fiscal que abrange osPoderes Executivo e Legislativo, bem como asentidades da administração indireta, cumprirá asexigências constitucionais e legais quanto aoslimites:

I. de aplicação na manutenção edesenvolvimento do ensino;II. de aplicação na manutenção edesenvolvimento da saúde;III. para pagamento de despesas com pessoale encargos sociais.

Art. 26. Os orçamentos fiscais doDepartamento de Águas e Esgotos de Valinhos edo Instituto de Previdência Social dos ServidoresMunicipais de Valinhos – VALIPREV serãodemonstrados de forma global no projeto de leiorçamentária, discriminando a totalidade de suasreceitas e despesas.

Art. 27. Até trinta dias após a publicação dalei orçamentária, o Poder Executivo estabelecerá aprogramação financeira e o cronograma deexecução mensal de desembolso, para acompatibilização dos recursos orçamentários comos recursos financeiros.

Art. 28. É o Poder Executivo autorizado aestabelecer por Decreto, sempre que necessário,a limitação de empenho das dotaçõesorçamentárias e da movimentação financeira dosórgãos da administração direta e indireta,objetivando atingir as metas fiscais.

Art. 29. Nos critérios para a concessão ouampliação de incentivo ou benefício de naturezatributária, que resultarem em renúncia de receitas,nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal, seráobedecido o atendimento dos seguintes requisitosessenciais:

I. elaboração prévia de relatório de impactoorçamentário-financeiro, relativo ao exercíciode sua vigência e nos dois exercícios seguintes;II. a renúncia de receitas poderá serdemonstrada por meio das projeções de suainclusão na Lei Orçamentária Anual, semqualquer afetação das metas fiscais jádefinidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias;ou ainda por meio de compensações oriundasde aumento de receitas, resultantes damajoração de alíquotas, ampliação da basede cálculo e aumento ou criação de tributosmunicipais, obedecidas as normas do § 2° doartigo 14 da Lei de Responsabilidade Fiscal(Lei Complementar n° 101/2000);

Page 18: Imprensa Oficial do município de Valinhos - Edição 1407 parte 1

PÁGINA 18

SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 Edição 1407 Valinhos - SP

III. o excesso de arrecadação em caráter geraldas rubricas da receita orçamentáriamunicipal, também poderá ser utilizado nassituações referidas no inciso anterior, havendoopção da renúncia a ser compensada poraumento de receitas;IV.nas situações em que ocorra renúncia dereceitas, tratando-se de concessão debenefícios fiscais oriundos de anistias eremissões, a comprovação do impactoorçamentário será sempre demonstrada pormeio de perda de receitas consideradas nasprojeções da Lei Orçamentária Anual,obedecidas as metas fiscais já definidas naLei de Diretrizes Orçamentárias;V. para a concessão de quaisquer benefíciosfiscais, deverão ser cumpridas as disposiçõesdo artigo 239 da Lei n° 3915/2005 (CódigoTributário Municipal), que impede o seu gozopelos contribuintes que se encontrarem emdébito com a Fazenda Municipal.

Art. 30. Esta Lei entra em vigor na data de suapublicação.

Prefeitura Municipal de Valinhos,aos 4 de julho de 2015.

CLAYTON ROBERTO MACHADOPrefeito Municipal

THIAGO EDUARDO GALVÃO CAPELLATOSecretário de Assuntos Jurídicos e Institucionais

em exercício

ANTONIO CARLOS PATARASecretário da Fazenda

Conferida, numerada e datada nesteDepartamento, na forma regulamentar. Projeto deLei de iniciativa do Poder Executivo.

Marcus Bovo de Albuquerque CabralDepartamento Técnico-Legislativo

Secretaria de Assuntos Jurídicos e Institucionais

Page 19: Imprensa Oficial do município de Valinhos - Edição 1407 parte 1

PÁGINA 19

SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 Edição 1407 Valinhos - SP

Page 20: Imprensa Oficial do município de Valinhos - Edição 1407 parte 1

PÁGINA 20

SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 Edição 1407 Valinhos - SP

Page 21: Imprensa Oficial do município de Valinhos - Edição 1407 parte 1

PÁGINA 21

SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 Edição 1407 Valinhos - SP

Page 22: Imprensa Oficial do município de Valinhos - Edição 1407 parte 1

PÁGINA 22

SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 Edição 1407 Valinhos - SP

Page 23: Imprensa Oficial do município de Valinhos - Edição 1407 parte 1

PÁGINA 23

SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 Edição 1407 Valinhos - SP

Page 24: Imprensa Oficial do município de Valinhos - Edição 1407 parte 1

PÁGINA 24

SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 Edição 1407 Valinhos - SP

Page 25: Imprensa Oficial do município de Valinhos - Edição 1407 parte 1

PÁGINA 25

SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 Edição 1407 Valinhos - SP

Page 26: Imprensa Oficial do município de Valinhos - Edição 1407 parte 1

PÁGINA 26

SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 Edição 1407 Valinhos - SP

Page 27: Imprensa Oficial do município de Valinhos - Edição 1407 parte 1

PÁGINA 27

SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 Edição 1407 Valinhos - SP

Page 28: Imprensa Oficial do município de Valinhos - Edição 1407 parte 1

PÁGINA 28

SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 Edição 1407 Valinhos - SP

Page 29: Imprensa Oficial do município de Valinhos - Edição 1407 parte 1

PÁGINA 29

SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 Edição 1407 Valinhos - SP

Page 30: Imprensa Oficial do município de Valinhos - Edição 1407 parte 1

PÁGINA 30

SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 Edição 1407 Valinhos - SP