imigrantes de sucesso 2016

20

Upload: jorge-portugal

Post on 02-Aug-2016

248 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Edição de 2016 da revista do encontro anual de imigrantes brasileiros em Portugal "Imigrantes de Sucesso".

TRANSCRIPT

Page 1: Imigrantes de Sucesso 2016
Page 2: Imigrantes de Sucesso 2016

ÍNDIAS – Vasco da Gama , o herói imperfeito da história de Portugal.

Pêro da Covilhã rumou às Índias por terra, mas não regressou. Vasco da Gama chegou até lá por mar e regressou para receber todas as mordomias. D. Manuel I determinou que este seria então o capitão-mor de todas as armadas que partissem do reino em direcção às Índias. Porém, logo na primeira armada, a maior, a mais lustrosa, o seu nome foi afastado e a glória coube a Pedro Álvares Cabral.

Porquê?Porque era odiado pela Igreja, pelos nobres, pelos comerciantes, pela Ordem Militar da Cruz de Cristo e pela Ordem de Santiago? Porque era odiado por todos e tinha a admiração de D. Manuel I?Para encontrar a resposta que os livros de história esqueceram, vamos revisitar a vida de Vasco da Gama, a sua personalidade, as suas relações, os seus ódios e a sua ligação ao rei D. Manuel I.Na segunda viagem de Gama às Índias, os relatos das suas crueldades chocaram o reino, mas continuou a receber mordomias e é hoje aclamado como o grande herói nacional.É sabido que a história dos homens e dos povos é pó solto em vendaval, leva por isso muita reviravolta. Como pôde um homem tão cruel ser endeusado por Camões n Os Lusíadas e ganhar o estatuto de figura cimeira dos Descobrimentos Portugueses?

João Morgado

João Morgado nasceu em 1965, em Aldeia do Carvalho, Covilhã, Portugal. É formado em Comunicação pela Universidade da Beira Interior e tem um mestrado em Estudos Europeus na Universidade de Salamanca, Espanha. Trabalhou como jornalista e, para além da imprensa regional, escreveu no diário “Público” e semanário “Sol”. Consultor de comunicação nos meios empresariais e políticos, é actualmente chefe de Gabinete do Presidente da Câmara de Belmonte. Na literatura, afirmou-se com dois romances: «Diário dos Infiéis», 2010, e «Diário dos Imperfeitos», 2012. Estas duas obras foram adaptadas ao teatro pela ASTA – Associação de Teatro e outras Artes.A sua incursão no romance histórico deu-se com o lançamento de «VERA CRUZ», sobre a vida desconhecida de Pedro Álvares Cabral e que apresenta uma original tese sobre a descoberta do Brasil. Esta temática dos descobrimentos deu origem a uma segunda obra, «ÍNDIAS», um romance biográfico sobre Vasco da Gama, os seus sucessos e a polémica dos seus actos. Entre os livros publicados, destacamos ainda «Meio-Rico», contos, 2011; «Pássaro dos Segredos», conto ilustrado, 2014; «Para Ti», poesia, 2014.

• Prémio Nacional de Literatura LIONS 2015• Prémio Literário Fundação Dr. Luís Rainha Correntes d’ Escritas 2015• Prémio Literário Alçada Baptista 2014• Prémio Literário Vergílio Ferreira 2012

www.joaomorgado.net

Page 3: Imigrantes de Sucesso 2016

Nedy Rodrigues

Nedy é ser humano único e incapaz de ser recriado. Ativa, incansável, empreendedora, inigualável, dona de uma imensa simpatia, mãe corajosa e exemplo a seguir. Há uma década ela veio do Brasil, especificamente de Janaúba, estado de Minas Gerais, até chegar na Beira Interior, na capital Castelo Branco.Vinda do país de rios caudalosos e grandes florestas, onde tudo é imenso e fabuloso, Nedy cruzou o Atlântico e parou nas margens do rio Tejo, onde iniciou o caminho que marcaria a sua vida. Durante dez anos foi uma verdadeira embaixadora de seu país, e no meio da caminhada – dado que se dedicava em apresentar aos turistas a bendita Terra de Belmonte, onde nasceu Pedro Álvares Cabral, o descobridor e conquistador do seu querido país – surge a ideia de uma empresa de turismo. Durante esse tempo muitos brasileiros passaram por essa vila empreendedora e guerreira, famosa por seus produtos artesanais, como os finíssimos queijos e o azeite, considerado um dos melhores do mundo. Na sequência do seu amor a Belmonte, Nedy escolheu esta vila para festejar o seu 50.º aniversário, em Abril de 2016.

Soneto a una Cenicienta que llego Reina desde Minas Gerais a Tierras de As Beiras.

Dicen que una onda de los maresSalio cual Galeon desde BrasilLlena de caracolas y peces de coloresSurcando selvas, montes y aguas mil.

Paso mareas, tormentas y mar calmallegando por el Tajo al rio PonsulAmen su coraje, cuerpo y almaUna mañana clara de cielo azul.

Bajo a la arena lusitanaUna Reina de tierras AmazonaRitmos entre cantos multicolores

Son de tambores universalesRememorando calor de carnavalesReciben a NEDY I, REINA DE CORAZONES.

por José Miguel SantolayaVillamayor – Salamanca – Abril 2016

Siga-nos em: facebook.com/imigrantesdesucessoE-mail: [email protected]

Page 4: Imigrantes de Sucesso 2016

Gilson Lopes52 anos, carioca, publicitário e ilustrador

Sou um profissional de comunicação com mais de 30 anos de trabalhos realizados na publicidade como director de arte e, no mercado editorial, como ilustrador. Nasci no Brasil, filho de pai brasileiro e mãe portuguesa e em 2015 completei 26 anos, a metade do tempo de minha vida, a viver em Portugal.

Dirijo uma empresa de serviços de marketing e publicidade há 16 anos e sou casado há 4

anos com a escritora portuguesa Inês Pedrosa. Em 1989 resolvi viver em Lisboa. Em 1999

achei que já era hora de montar o meu projecto e assim nasceu a Above Below Comunicação e Marketing,

empresa que hoje dirijo. Atualmente, continuo a dividir o meu tempo entre a publicidade e a ilustração. O meu último trabalho nesta área foram as ilustrações que fiz para “Desnorte”, o último livro de Inês Pedrosa. São estas as ilustrações que fui convidado a expor no evento “Imigrantes de Sucesso 2016”.

Jean Cremona

Jean Cremona 38 anos. Brasileiro, reside em Portugal a 14 anos. Participou dos Ídolos 2004, ficando em 5.º lugar, o único brasileiro na final de um programa português. Lançando a seguir um CD titulado como “Menina Levada” onde recebeu no programa do Herman José o disco de ouro de 10 mil cópias vendidas. Depois em 2008 lançou um novo trabalho sendo vocalista do grupo Dança Brasil. Com os bailarinos da troupe Brasil. Onde foi um grande sucesso. Em 2010 lançou o vs “Metade da metade”, que foi muito bem recebido na Europa. Juntamente tinha um programa diário na TV Record Europa junto com o apresentador brasileiro João Kleber onde fazia as pegadinhas e também o boneco Xispito que foi um sucesso, com a companhia do grande amigo César Casa Nova, que me ajudou muito no início da minha trajetória em Portugal e a amiga Andressa Pedrid. Hoje Jean actua na churrascaria Sabor Mineiro da Charneca da Caparica e tem um programa de rádio na Popular FM às sextas feiras, das 12h às 14h. Está lançando seu novo trabalho SONS DO BRASIL que sairá no mês de Julho, uma produção de Jefferson Negreiros onde espera o mesmo resultado de sempre.Contactos: 0351-926712430 / Facebook: Jean Cremona / E-mail: [email protected]

Page 5: Imigrantes de Sucesso 2016

Mona Martins

A artista e empresária Luso-Brasileira Mona Martins, vive em Portugal desde 2007, país onde instalou o seu atelier, dedicado à construção de figurinos e adereços para o mercado de

entretenimento infantil, publicidade e marketing.Mona Martins nasceu na cidade de São Paulo, Brasil,

a mesma onde estudou Design de Comunicação na ETE Carlos de Campos. Cursou igualmente

Técnica em Modelagem na Escola SENAI-Moda, obtendo a Licenciatura em Design de Moda e em Artes na FPA.Na mesma faculdade fez uma pós-graduação, em Arte Comunicação e Educação, e na UNESP outra, Lato Sensu em Fundamentos da Cultura e das Artes.Em Portugal, frequentou o Mestrado em

Escultura na FBAL.Possuidora de vasta cultura e domínio de

técnicas transversais a várias áreas, a artista lida com a mesma facilidade com materiais tão

diversos como tecido, fibra de vidro, gesso, espuma e ainda outros materiais. É pois pelo aliar de todas estas

técnicas e cultura, que Mona Martins se permite ser Criadora Designer de mascotes há mais de 18 anos, tendo ainda passado por experiências de trabalho tão vastas como a de professora universitária, produção carnavalesca assim como para teatro e publicidade.No seu trabalho pessoal, recolhe fragmentos da identidade e construção da mulher, criando com esses elementos, imagens várias em escultura e pintura.

Marina Célia Dias de Freitas

Marina Célia Dias de Freitas é formada em Comunicação Social, pela PUC do Rio de Janeiro. Estudou também dublagem, teatro e frequentou o curso de assistente de direcção na Academia Internacional de Cinema, em 2008. Como Assistente de Direcção, trabalhou nas curtas metragens Conversinha Mineira e Operação Mamãe e no documentário Retratos Brasileiros do Canal Brasil, sobre a actriz Rejane Medeiros. Como actriz, integrou o elenco da peça de teatro A incrível estória da Maria que emprenhou, no Teatro Bibi Ferreira e na curta metragem Operação Mamãe. De 2006 a 2008 realizou bastantes trabalhos de dublagem, desde novelas a documentários e filmes. Tem participado, ao longo do tempo, em vários festivais de cinema no Brasil. Actualmente é produtora audiovisual reconhecida pela Ancine.

Page 6: Imigrantes de Sucesso 2016

Ádria Bastos e Jean Bastos

Ádria Bastos é Médica dentista e mora em Portugal há 13 anos. Nascida no estado do Pará, concluiu sua licenciatura na UFPA (Universidade Federal do Estado do Pará).Como todos os médicos dentistas que vieram para Portugal, teve o seu percurso profissional iniciado com a busca pela equivalência do curso, que posteriormente, foi-lhe atribuída pela Faculdade de Medicina Dentária do Porto. Após essa conquista e com intenções de se tornar uma profissional com diferencial, avançou para pós-graduações nas áreas de endodontia, odontopediatria, ortodontia, implantologia, e formações na área da estética facial (botox e ácido hialurônico). Fundou há 8 anos a  Clínica de Medicina Dentária - CONCEITO FAMÍLIA, que tem como principal objectivo humanizar o atendimento na medicina dentária e oferecer aos utentes tratamentos de qualidade, com o auxílio de   equipamentos de última geração e um espaço acolhedor em que os pacientes se remetem, invariavelmente, ao seu lar. Tudo isso porque acredita que investir em formação, tecnologia e espaço friendly é essencial para um profissional que tem interesse em oferecer o melhor para o seu paciente.

É casada com Jean Bastos, engenheiro informático pela Universidade do Minho. Empresário Luso-brasileiro,

proprietário da  TECH AUTO, empresa com plataforma online que há 6 anos presta serviços

na área  das tecnologias para automóveis. O Negócio apresenta-se com boas perspectivas, graças à relação de cordialidade que estabelece diariamente com os seus clientes-amigos(como o mesmo, classifica).O casal tem duas filhas, Júlia (9 anos) e Maria Clara (4 anos), que servem de inspiração para tudo aquilo que fazem.

  Deus tem-nos abençoado muito ao longo desses anos. Podemos dizer que somos  bem

sucedidos, não só porque moramos em um País que amamos e pelo sucesso profissional, mas

principalmente porque acreditamos na frase bem famosa que diz: “O sucesso é a felicidade!”

Page 7: Imigrantes de Sucesso 2016

Maurício Cassiani

Foi em agosto de 1994, uma viagem para conhecer Portugal torna-se uma eventual oportunidade

de trabalho com um convite às “cegas”.Apesar de já estar estabelecido em São Paulo com duas clínicas, acabei por ficar e apostei tudo aqui neste país.Confesso que passei por dificuldades como todo o imigrante, resisti, e não me arrependo.

Absorvi as coisas boas desta terra e me sinto completamente integrado aqui.

Page 8: Imigrantes de Sucesso 2016

Regina Glória Pereira de Araújo

Sou natural de Pernambuco, situado no nordeste do Brasil, tenho 43 anos e sou empresária e

sócia-fundadora da Gloriah Moda Europa, empresa de importação e exportação de roupas e acessórios femininos.Em 2003 resolvi vir de férias para Portugal e apaixonei-me pela segurança e qualidade de vida da cidade templária de Tomar, onde resido até aos dias de hoje.

Com formação pedagógica, mas a publicidade e marketing como paixão, represento, como

agente musical, as cantoras brasileiras Kelly Rosa, Cristina Amaral e Tereza Nogueira, entre outros

artistas, trazendo a cultura brasileira para a animação de eventos particulares, como festas para câmaras municipais.

Sou mãe dedicada e protetora de dois filhos, Rennan Guilbert e Renato Henriques. Tenho como lema de vida “SER e ESTAR feliz, com respeito e amor ao próximo”. Além das atividades citadas, represento como distribuidora a marca americana de rejuvenescimento, Jeunesse Global.Lugar feliz é aquele em que nos sentimos bem e Portugal para mim será eternamente a minha casa. Onde morar a FELICIDADE, ali está a minha PÁTRIA.Agradeço a DEUS por tudo e nada tenho a pedir, apenas tão somente a agradecer.

Page 9: Imigrantes de Sucesso 2016

José Antonio Pereira Gonçalves

Me chamo José Antonio Pereira Gonçalves e sou filho de imigrantes portugueses que emigraram

para o Brasil nos finais dos anos 50. Nasci em Santos no estado de São Paulo. Me formei na Universidade São Francisco na cidade de Bragança Paulista-SP no ano de 1990. Iniciei logo em seguida a exercer a profissão em consultório privado na cidade de Jundiaí-

SP e também a nível hospitalar na cidade de São Paulo na área de buco-maxilo-facial,

onde comecei a estagiar a partir do 2.º ano de faculdade e acabei por me efetivar após a

conclusão do curso. Sempre me dediquei à cirurgia e acabei me especializando na área de Implantologia

e Reabilitação Oral. Minha esposa, Astrid Ferreira, também médica dentista, brasileira, se formou na UNICAMP em 1990 e veio para Portugal em 2001, acabando por obter a equivalência do curso na Universidade Medicina Dentária de Lisboa. Temos duas filhas, Ingrid de 10 anos e Larissa de 7 anos que são o nosso “xodó”. Possuímos a nossa clínica em Celorico da Beira, local onde exerço há 21 anos. Me considero um imigrante, mas também um cidadão português que venceu muitos obstáculos, apostando sempre num trabalho sério, competente, honesto e de muita dedicação e profissionalismo, pensando sempre no melhor para os nossos pacientes com constantes investimentos em tecnologia e formação profissional.

Page 10: Imigrantes de Sucesso 2016

Fotos de João Pedro Jesus

Os Melhores Momentos27 e 28 de Junho de 2015

Page 11: Imigrantes de Sucesso 2016
Page 12: Imigrantes de Sucesso 2016

Cristina Koster

Meu nome é Cristina, brasileira, e há 6 anos moro na Italia (Veneza) mas meus avós paternos eram de Friuli. Meu sonho é abrir, em Veneza, um Lunchroom de especialidades brasileiras e holandesas com ingredientes sem glúten e vegano. Com a actual crise económica o meu progeto esta em standby. Entretanto decidir começar um blog, publicando minhas receitas sem revelar todos os segredos. Tenho várias receitas publicadas nas melhores revistas italianas, dou aulas de culinária brasileira e participei com muito orgulho da famosa EXPO MILANO 2015, representando o Brasil. Quando criança eu seguia minha mãe na preparação de todas as especialidades locais (Estado de Minas Gerais) e foi aí que nasceu a minha paixão pela cozinha. Emigrei para a Holanda, onde vivi por 24 anos e com a minha sogra aprendi as receitas holandesas. Estou convencida de que a paixão para cozinhar é um dom divino, ou não, caso contrário você faz tudo com descuido, mas o que mais importa é desenvolver esse dom, porque você nunca vai parar de aprender e se especializar. Na cozinha deve haver três elementos básicos: fazer tudo com paixão, com amor e colocar seu coração. Desfrutar de uma cozinha significa viver, entrar na vida cotidiana de uma cultura, saboreando novos sabores, cores e aromas! Cozinhar me relaxa e me diverte.

Juliana Alexandre de Almeida

Ser imigrante é atrever-se a procurar um novo mundo. O sucesso faz-se através de muito

trabalho e persistência. Porque a qualquer momento surge um obstáculo ou uma porta que se fecha, mas nós, como bons brasileiros que somos, nunca desistimos. Abrir caminhos em terras desconhecidas é apenas para aqueles que realmente sabem

o que querem e que lutam por uma vida melhor..., mas isso não é fácil.

Depois de 10 anos em Portugal, o balanço é muito positivo! Tenho alguns amigos verdadeiros

e principalmente tenho uma família linda. Adquiri muitos conhecimentos que transportarei por toda a

minha vida e que faço questão de transmitir ao meu filho. Este país é pequeno fisicamente, mas já é a minha casa, ensinou-me muito e proporcionou-me alegrias infinitas. Agradeço a Deus e à minha família que soube gerir as fortes saudades em momentos cruciais. Obrigada.

“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito bela para ser insignificante.”Charles Chaplin

Page 13: Imigrantes de Sucesso 2016

Alexandre Burhkardt

Em Abril de 2007, desembarquei em Lisboa com o intuito de adquirir a nacionalidade portuguesa e para, logo que resolvida a situação, partir para os Estados Unidos. No entanto, devido à demora de dois anos para a obtenção dos documentos, fui ficando em Portugal sem saber o que seria da minha vida e enfrentando bons e maus momentos.Vivi alguns meses numa caravana muito velha e pequena, esquecida no mato, onde passei várias noites tristes e solitárias. Comia muitas vezes o que me davam, bebia água e tomava banho em água muito fria, proveniente de fontes. Tomar banho era sempre uma tormenta e até saltitava e chamava por Jesus, tal era o frio a que tinha de me sujeitar.Contudo, embora encontrando-me nestas condições, fui conquistando bons amigos e um, em especial, que se chamava Diogo (o meu mano por consideração) ajudou-me muito nos piores momentos. O meu primeiro trabalho em Portugal foi na área do calçado.Entretanto, fui abençoado por uma dádiva vinda de Deus: conheci a minha esposa, de nacionalidade Portuguesa, Isabel Roxo, que hoje se chama Isabel Burhkardt, e ficámos tão amigos que acabámos por nos casar. Vivemos dois anos em Santiago de Compostela e regressámos a Portugal. Estamos casados há já 8 anos. Hoje exerço uma profissão que muito amo, sou protésico e estamos neste exato momento construindo o nosso próprio laboratório com todo o empenho, esforço, sacrifício e dedicação porque nada nesta vida é fácil e, mais importante de tudo, contando com toda a ajuda do nosso Deus.

Page 14: Imigrantes de Sucesso 2016

Eny Lima da Costa

Cheguei pela primeira vez a Portugal, dia 30 de Abril de 2005, repleta de boas esperanças,

mas, em simultâneo, com medo do que o futuro reservava para mim aqui. Fiquei em Lisboa nos primeiros meses, com o apoio de pessoas amigas que lá viviam e, ainda em Lisboa, tive a primeira surpresa. Descobri que tinha vindo grávida! Nessa altura tive muitas

dúvidas se continuava aqui ou se voltava para o Brasil, uma vez que seria complicado criar

uma criança, em Portugal, estando ilegal e sem documentos. Contudo, também pensei que se

regressasse, poderia nunca mais ter oportunidade de voltar. Decidi ficar e, felizmente, as pessoas certas

foram surgindo no meu caminho. Algumas ajudaram diretamente, outras indiretamente, cada uma como podia. Sou grata a todas elas. Já a viver na Covilhã, consegui começar a trabalhar em restauração e foi nessa altura que fui apresentada, por minha amiga Nedy Rodrigues e Lázaro Baltazar (Lalá), a um casal que me apoiou muito, Isabel Ginja e Doutor Paulo Murad. Este, médico, também Brasileiro e de muito bom coração, certificou-se de que eu era acompanhada durante a gravidez. No final da gravidez, não podendo continuar a trabalhar, acolheu-me em sua casa, agregando-me à sua família, como ele dizia. A minha filha nasceu em Fevereiro de 2006 e ele esteve comigo, assim como toda a família. Não estava previsto o seu acompanhamento no parto por cesariana até porque não estaria de serviço nesse dia, estava apenas a acompanhar-me. No entanto, quis o destino que ele participasse no nascimento de Maria Cecília, sendo convidado, à última hora, para ajudar na cesariana. Tudo correu muito bem! Continuei a viver com eles, já com a minha filha, até poder voltar a trabalhar. Hoje continuo a trabalhar em restauração, estando já legalizada. Contudo, a luta continua dia após dia.

Ana Augusta Costa

Empreendedorismo, persistência, serenidade, profissionalismo, empenho e otimismo são palavras-chave que a caracterizam.A Dr.ª Ana Augusta Costa é médica dentária, empresária, esposa e mãe dedicada.Certamente um exemplo a seguir por todos aqueles que deixam a sua terra natal, sujeitando-se muitas vezes a um burocrático processo migratório, em busca de um futuro melhor.Proprietária de três clínicas dentárias na região Centro de Portugal (em Caria, Peso e Unhais da Serra), esta imigrante e empreendedora de sucesso revela que o segredo para o êxito, profissional e pessoal, passa pela capacidade de inovar, ter pensamentos positivos e saber sorrir.

Page 15: Imigrantes de Sucesso 2016

Larissa Lima

Sou Larissa Janina Azevedo Lima, nascida em Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, licenciada em Educação Física pela UFRN, com Pós - Graduação em Dança pela UFRN e Certificada no Autêntico Método Pilates, em São Paulo, pela The Pilates Studio Brasil.Depois da certificação no Autêntico Método Pilates, em São Paulo, fui convidada para trabalhar com Pilates, pela minha Mestra Inelia Garcia, em Lisboa, em 2004, no Estúdio de Pilates do Ginásio Mega Craque, em Telheiras. Comecei a trabalhar com recibo verde, e logo passados 4 anos, abri minha empresa, tornei-me empresária, e comecei a gerir o Estúdio de Pilates, do Mega Craque. Passados mais 4 anos abri um segundo estúdio de pilates, nas Avenidas Novas, em sociedade e, actualmente, tenho um terceiro estúdio de pilates, nas Amoreiras, também em sociedade.Todo esse percurso não foi fácil, enfrentei muitos obstáculos e preconceitos, mas com muito esforço, dedicação e honestidade fui vencendo a cada dia e consegui chegar aonde estou pelos meus próprios méritos, sempre tendo comigo muito presente, mesmo distante, a minha família e a fé.Hoje faço parte do corpo docente, juntamente com minha mestra Inelia Garcia, responsável pela certificação de Instrutores no Autêntico Método Pilates, do The Pilates Studio Portugal.Hoje sou cidadã portuguesa, e passei a gostar muito de Portugal, mas minhas origens nunca esqueço, nordestina e brasileira.

Page 16: Imigrantes de Sucesso 2016

Hudson Rodrigues Rocha

Há cinco anos em Portugal, e atualmente cursando o último ano em Fisiologia Clínica (cardiopneumologia + neurofisiologia clínica), na Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, em Castelo Branco, almejo um futuro promissor em terras lusas.Apesar das dificuldades e da saudade – “ando devagar porque já tive pressa e levo esse sorriso porque já chorei de mais” – hoje me sinto mais forte e feliz. Vou conhecendo novas culturas, inovando na gastronomia, e assim entendendo este meu novo país.De mãos dadas neste percurso, além de minha mãe (Nedy), ganhei dois grandes amigos – Zezinho, minha referência – e Dr. Paulo Murad (na foto, ao meu lado), cuja ajuda e disponibilidade têm sido de inestimável valor. Esse grande homem, que nos ensina a cultivar simples valores na alma e grandes ideais em nosso coração.

Ana Paula Rodrigues Brito

Mineira, 26 anos, natural de Janaúba – MG. Cirurgiã Dentista, graduada pelas Faculdades

Unidas do norte de Minas. Uma jovem aprendiz em Portugal, me apaixonei por esse país que me acolheu com imenso afeto. Vim em busca de novos horizontes e sonhos. Começarei o processo de equivalência na Universidade Fernando Pessoa, pretendo

traçar novas metas. “A persistência sempre foi uma virtude dos vencedores”. Que Maria e

Deus iluminem meus passos e meu caminho.

Page 17: Imigrantes de Sucesso 2016

Sofia Lourenço

Um ano se passou… E este é mais um evento maravilhoso para ficar gravado na nossa memória. Com a garra da nossa amiga Nedy tudo funciona e as pessoas se reúnem com um principal intuito… fazer com que a chama brasileira não se apague estando em qualquer parte do mundo mas especialmente onde tudo começou… em Belmonte.Quanto a mim, agora já são vinte anos, de muito trabalho, estudo e essencialmente a busca incessante da qualidade do trabalho nas três instituições que tenho orgulho de ser responsável, a Clinibeira, Clínica Médica e Medicinas Naturais, a Escola de Formação Profissional e Produção de Eventos Saberformar e a Associação Artística e Cultural da Beira Interior Art’Acontece. Ao longo deste último ano, muitos projetos foram concretizados, nas várias vertentes académicas que tenho a sorte de ter me especializado ao longo de mais de 25 anos de estudo.No campo da Nutrição, consegui levar avante projetos formativos para crianças, jovens, adultos e idosos tendo como principal objetivo consciencializar sobre a importância de uma alimentação saudável para viver com qualidade, em várias instituições públicas e privadas por toda a região. Na área clínica, o trabalho de avaliação e aplicação de tratamentos com técnicas de medicinas complementares no campo de Ortomolecular, Fitoterapia e Acupuntura, tem mostrado o quanto vale a pena, com o sorriso de um paciente em recuperação e a divulgação através dos resultados positivos.No campo artístico, atuações nacionais e internacionais fazem parte do currículo, contribuindo com a divulgação da cultura luso brasileira, música, dança, teatro e muita alegria são ingredientes essenciais.De sangue português e brasileiro, de São Paulo para Castelo Branco desde 1996 tenho a certeza que ainda há muito para fazer e, para isso, a união entre as pessoas, o esforço pelo trabalho de qualidade e a preocupação de melhorar a cada dia, com responsabilidade social, temos a receita perfeita.Sejam felizes mas, façam por isso… a cada dia…

Page 18: Imigrantes de Sucesso 2016

MENSAGEM PÓSTUMA

Querido Amigo,

Tua partida repentina deixou-nos surpresos: quem de nós, teus amigos, havia de suspeitar que ela haveria de acontecer, ali, naquele momento, se, às vésperas, festejávamos ainda, por entre risos e abraços, a alegria de viver? Quem de nós, teus admiradores, poderia imaginar que tua partida estava à porta se, também à porta, ainda ríamos contigo por entre libações e petiscos e ditos e histórias?

Talvez o soubesses tu acerca do momento que te estava reservado, ou de sua iminência… No teu espírito intuitivo, talvez já tivesses te antecipado a nós todos, e entre nós rias com saudade; com a descansada ironia de quem já não está, talvez ainda nos contasses histórias engraçadas de um passado que dali a pouco teria o seu ponto final...? Na tua sensibilidade premonitória, talvez que entre nós ainda naqueles derradeiros momentos nos olhasses com o desencanto impessoal de quem já nada mais espera deste mundo; ou com a certeza experiente dos que conhecem seu caminho, talvez nos visses ainda iludidos pelos artifícios de ouropéis de que são feitos os sonhos humanos... Com a segurança de tua sabedoria, quem sabe ainda nos alimentasses, a nós fartos de vida, e nos alertasses, a nós surdos de amor, nos ilustrasses, a nós cegos do fogo fátuo das paixões, sobre a inevitabilidade do fim e sobre a transitoriedade da glória terrena.

Depois, estupefactos pela tua saudade, que se apossou de nós como o manto de densa neblina que tudo encobre, depois do choro ansioso que a dor da ausência provoca, depois de estancado o sangue da ferida que teu romper com a vida nos trouxe, teremos o tempo que nos sobrar de nossa vida para rever teu exemplo, para recontar de ti histórias e estórias de que não poderemos esquecer, e para dizer-te, onde quer que estejas, que nossa amizade é “aquela de sempre”, que nosso carinho não mudou, que nossa admiração cresceu, e que em nossa lembrança e em nossos corações tens o lugar reservado aos amigos mais amados.

GVS

Page 19: Imigrantes de Sucesso 2016
Page 20: Imigrantes de Sucesso 2016