ime novo comando · escola de engenharia existente no brasil. em 1874, a “escola central”...

18
IME NOVO COMANDO 2017.2 – Ano XXII – nº 81

Upload: haphuc

Post on 16-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

IME NOVO COMANDO 2017.2

– A

no X

XII

– n

º 8

1

2

Cliiiiiiiiii

IIIIIIIIII

Dona Maria I – Rainha de Portugal

NOTIME

Responsável pela criação da "Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho” (1792),

Berço do IME.

Uma História de Sucesso

A história do IME remonta ao ano de 1792, quando, por ordem de Dona Maria I, Rainha de Portugal, foi instalada, na cidade do Rio de Janeiro, a “Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho”. Essa foi a primeira Escola de Engenharia das Américas e a terceira do mundo, sendo instalada na “Casa do Trem de Artilharia”, na Ponta do Calabouço, onde atualmente funciona o “Museu Histórico Nacional” (ao lado do Aeroporto Santos Dumont - RJ).

A “Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho” tornou-se a base para a implantação da “Academia Real Militar”, criada em 23 de abril de 1811, por ordem de D. João VI. Em 1858, após receber diferentes denominações, essa Academia recebeu a designação de “Escola Central do Exército”.

Além de Oficiais combatentes, formava Engenheiros Militares e também Engenheiros civis, uma vez que era a única Escola de Engenharia existente no Brasil.

Em 1874, a “Escola Central” desligou-se das finalidades militares, passando para a jurisdição da antiga Secretaria do Império, com a missão exclusiva de graduar Engenheiros civis, sendo batizada de “Escola Politécnica” (atual UFRJ). Os Engenheiros Militares e os Oficiais combatentes passaram a ser formados na “Escola Militar da Praia Vermelha” (1874 a 1904), que tempos depois foi transferida para o bairro do Realengo.

Sob influência alemã, o Exército Brasileiro suspendeu a formação de Engenheiros Militares no Brasil, que só foi retomada em 1928, com a criação da “Escola de Engenharia Militar”.

.

NOTIME

Em 1933, essa Escola ganhou a denominação de “Escola Técnica do

Exército”. Em 1959, com a fusão com o “Instituto Militar de Tecnologia”,

criado em 1949, nasceu o atual“ Instituto Militar de Engenharia”.

1938 marca o início da construção do atual edifício da Praia Vermelha, que

foi inaugurado em 1942.

A partir de 1964, o IME passou a admitir civis que, ao final do curso, conquistavam a condição de Oficial da reserva. Em 1988, o IME iniciou a formação de Oficiais da ativa, que podem seguir a carreira até o posto de General de Divisão.

No ano de 1997, mediante concurso em igualdade de condições, o Instituto recebeu

a primeira turma de mulheres, divididas entre as concludentes do ensino médio, e as Engenheiras formadas em instituições civis.

Conheça mais sobre a história do IME e da Engenharia Militar:

1. Mais informações

2. Breve histórico

3

1. Implantação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) - Volta Redonda (RJ) - por intermédio do então Capitão QEM Macedo Soares;

2. Criação do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) - São José dos Campos (SP) - por intermédio do então Major QEM Montenegro;

3. Atuação no estabelecimento da infraestrutura nacional em transportes, comunicações, indústria de base, indústria automobilística e estatais (Embratel, Telebrás, Petrobrás, etc);

NOTIME

O Instituto Militar de Engenharia (IME) é subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), sendo a Escola Militar que tem por missão formar e graduar os Engenheiros Militares, visando atender as necessidades do Exército Brasileiro em Ciência, Tecnologia e Inovação (C&T&I).

Além de ser o berço da Engenharia Brasileira, o IME é um reconhecido Centro de Excelência, com grande prestígio nacional e internacional.

O IME também oferece cursos de pós-graduação a civis e a militares (ativa e reserva), para atender as crescentes demandas em áreas sensíveis de C&T&I, de interesse da Defesa Nacional.

Principais Realizações da Engenharia Militar

4. Desenvolvimento do padrão Pal-M para a TV a cores no Brasil;

5. Formação de inúmeras gerações de Engenheiros que muito contribuíram para a disseminação do conhecimento e da cultura científico-tecnológico, criando as condições necessárias para garantir o desenvolvimento nacional;

6. Desenvolvimento de inúmeros projetos de interesse militar (radares, blindados, armamentos, etc), como a Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP) Guarani.

E essa História Continua...

4

5 NOTIME

Visita da Delegação Militar de Honduras, chefiada pelo General Francisco I. Alvarez Urbina, Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas de Honduras, acompanhado dos

Comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica daquele país.

Cliiiiiiiiii

VIIIIIII

Comitiva Militar de Honduras

Corpo de Alunos Começando Bem o Dia

O treinamento físico-militar (TFM) do Corpo de Alunos (CA) é uma atividade realizada diariamente, com muita energia e vibração.

6 NOTIME

Em cerimônia realizada com a presença do General Barroso Magno, Comandante do IME à época, os Recrutas incorporados no presente ano receberam a Boina.

Familiares e amigos dos Recrutas prestigiaram o evento, marcante na vida de todos os presentes.

Recrutas, Sejam Bem-Vindos ao IME!

Prêmio CREA-RJ

A 1º Ten Raíssa Gouvêa e a

1º Ten Amanda Martins foram agraciadas por ocasião da “5ª Edição do Prêmio do

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ) de

Trabalhos Científicos e Tecnológicos”, realizado no Rio Othon Palace.

O prêmio foi entregue pelo General de Divisão Barroso Magno, então Comandante do IME.

O prêmio é o reconhecimento pela excelência do trabalho realizado ao longo do 5º ano, do Curso de Engenharia de Materiais do IME, em parceria com o Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e com o Centro de Componentes Semicondutores (CCS), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O Professor Carlos, do IME, e o Coronel Bortolini foram os orientadores do Projeto de Fim de Curso (PFC).

O tema do PFC foi: “Fabricação de Microcomponentes de Óxido de Vanádio”. Atualmente, a 1º Ten Raíssa Gouvêa serve no Centro de Avaliações do Exército (CAEx) e a 1º Ten Amanda Martins, no CTEx.

O prêmio é concedido com o objetivo de valorizar, reconhecer e divulgar produções acadêmicas da área de Engenharia, contribuindo para a criação tecnológica e inovadora de produtos, processos e serviços para a sociedade brasileira.

O reconhecimento público pela excelência do trabalho.

NOTIME 7

8 NOTIME

revelou o altíssimo nível técnico dos competidores. Os melhores colocados foram agraciados com prêmios, reconhecendo o empenho e o crescente potencial dos futuros Engenheiros.

Tais atividades são verdadeiros exercícios em preparação para outras competições, dentro e fora do Exército, nas quais os Alunos do IME têm alcançado resultados expressivos. Na foto, Alunos do IME que se destacaram na competição.

Parabéns aos Alunos do CMC O Colégio Militar de Curitiba (CMC) foi

destaque na “Olimpíada Brasileira de Física” de 2016. A premiação ocorreu no último dia 20 e, somando a etapa estadual e a federal, conquistou 45 medalhas, sendo agraciado também com o título de “Escola Premiada pela terceira vez”.

Segurança da Informação

Esse assunto está sempre na pauta do dia. Por isso, há mais de um ano, Alunos do IME criaram um grupo de estudos para debater a questão. Em cada reunião, conhecimentos são compartilhados em áreas estratégicas, como criptografia, redes, exploração web e binária, entre outras. Recentemente, foi organizada uma competição, com a participação de integrantes do ITA.

Esse evento teve a duração de 7 dias e

9 NOTIME

O objetivo desse evento é aprimorar os conhecimentos dos Militares e Servidores Civis, integrantes da administração do IME.

Foram apresentados novos procedimentos, referentes às diretrizes orçamentárias, financeiras e patrimoniais, estabelecidas pelos órgãos de controle interno e externo, entre eles, a Secretaria de Economia e Finanças (SEF) do Exército.

O evento ocorreu nos dias 10, 11, 17 e 18 de abril.

Simpósio de Administração do IME

O IME prestou uma homenagem ao General UBIRATAN de Salles, por motivo de sua transferência para a reserva, após mais de 40 anos de serviços prestados ao Exército Brasileiro. Ao antigo Aluno do Instituto e brilhante Oficial do QEM, foram formulados os votos de merecida

realização e sucesso nessa nova etapa que se inicia, junto à sua distinta família.

Homenagem ao General Ubiratan

10 NOTIME

No 19 de abril, o Cristo Redentor foi iluminado de verde-oliva em homenagem ao Exército Brasileiro.

As Mães são incansáveis no amor e no carinho e sempre fazem a

diferença em nossas vidas.

Homenagem do IME as Mães

Homenagem do IME

11 NOTIME

Cliiiiiiiiii

Em solenidade presidida pelo Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), General de Exército JUAREZ Aparecido de Paula Cunha, foi realizada a solenidade de Passagem de Comando do IME, do General de Divisão Waldemar BARROSO MAGNO Neto para o General de Divisão Hildo Vieira PRADO Filho.

Passagem de Comando do IME

O General JUAREZ presidiu a cerimônia de transmissão do Comando do General BARROSO MAGNO para o General PRADO.

O novo Comandante passou a Tropa em revista.

Nessa mesma ocasião, foi realizada a despedida do General BARROSO MAGNO, que depois de mais de 40 anos de serviços prestados ao Exército, foi transferido para a reserva.

Os Integrantes do IME desejam aos Comandantes substituto e substituído muitos êxitos e realizações nessa nova jornada.

12 NOTIME

Solenidade da passagem de Comando do IME

Inauguração do retrato do General BARROSO MAGNO, na Galeria dos Antigos

Comandantes do IME.

Passagem simbólica da réplica do Cetro Majestático de Dona Maria I, Rainha de

Portugal.

Comandantes acompanhados por seus familiares.

Miniatura do Cetro Majestático de Dona Maria I entregue ao Comandante

substituído.

Insígnia hasteada durante o Comando do General BARROSO MAGNO, entregue

como lembrança de sua passagem pelo IME.

Momentos iniciais.

13 NOTIME

Nascido em abril 1960, na cidade do Rio de Janeiro- RJ. Em 1982, formou-se Oficial da Arma de Cavalaria, pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Ingressou no Quadro de Engenheiros Militares (QEM), após a graduação como Engenheiro Mecânico e de Armamento (IME-1990).

Foi promovido ao posto de General de Divisão, em 31 de março de 2017, quando exercia o cargo de Chefe do Centro Tecnológico do Exército (CTEx) – “Centro Tecnológico General Argus”, no Rio de Janeiro (RJ).

Possui, dentro outros, os cursos de Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação, pelo Instituto Militar de Engenharia (IME); de Direção para Engenheiros Militares (CDEM); de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPAEx) e de Mestrado em Ciências Militares, pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME); de Altos Estudos de Política e Estratégia e Superior de Defesa, pela Escola Superior de Guerra (ESG); e de Pós-Graduação Lato Sensu MBA Executiva em Administração de Negócios, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Como Oficial General, além de ter sido o

Novo Comandante do IME

Currículo do General de Divisão Engenheiro Militar Hildo Vieira PRADO Filho

Chefe do CTEx, desempenhou o cargo de Chefe do Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx), em Brasília (DF) e foi Estagiário da Escola Superior de Guerra (ESG), no Rio de Janeiro (RJ).

Como Engenheiro Militar desempenhou funções no Arsenal de Guerra do Rio (AGR); na Fábrica de Material de Comunicações e Eletrônica da IMBEL; no Centro Tecnológico do Exército e nos extintos Centro de Avaliações do Exército e Campo de Provas da Marambaia, que deram origem ao atual Centro de Avaliações do Exército (CAEx). Exerceu ainda, os cargos de Instrutor da ECEME e de Diretor do Arsenal de Guerra General Câmara (RS).

Entre as condecorações que possui, destacam-se: Ordem do Mérito Militar, Grau Grande-Oficial; Ordem do Mérito Naval, Grau Comendador; Ordem do Mérito Judiciário Militar, Grau Alta Distinção; as medalhas Militar de Ouro; do Pacificador; do Mérito Tamandaré; da Vitória e da Legião do Mérito do Engenheiro Militar, Grau Distinção. Possui, ainda, o Distintivo de Comando Dourado.

É casado com a Sra. Kátia Magaly Diederichs Prado. O casal possui dois filhos:

Diogo e Kárys.

14 NOTIME

Apresentação de repertório especial para os Militares visitantes.

Comitiva Americana

No período de 23 a 25 Mai 17, o IME recebeu uma comitiva do Corpo de Treinamento de Oficiais da Reserva (ROTC), do Exército dos EUA, constituída por 33 Cadetes.

Foram desenvolvidas atividades culturais e acadêmicas, com a finalidade de estreitar as relações bilaterais de cooperação e de

Comandante do IME e Comitiva dos EUA.

amizade com essa nação amiga.

As visitas a diferentes museus e organizações militares (OM) serviram para ampliar o conhecimento sobre a história e a cultura do Brasil.

O pleno sucesso dessa missão serviu para ratificar a imagem institucional positiva do Exército Brasileiro.

Banda de Música do 1º Batalhão de Guardas.

Visita ao Forte de Copacabana.

15

Visite a página oficial: www.ime.eb.br

O IME está presente nas redes sociais

NOTIME

Comandante do IME e Comitiva dos EUA

O vestibular (concurso) do IME é anual. Neste ano, as inscrições serão realizadas até 4 de agosto. As provas são divididas em 2 fases (objetiva e discursiva), e aplicadas em várias cidades espalhadas pelo Brasil.

Os candidatos, de ambos os sexos, devem ter concluído ou estar no último ano do ensino médio e idade entre 16 e 21 anos.

Os dois primeiros anos são básicos e oferecem os conhecimentos necessários para atuação profissional e acadêmica, na futura especialidade de Engenharia a ser escolhida no início do 3º ano.

Para os Alunos optantes pela carreira da ativa, essa escolha fica condicionada às vagas oferecidas e à ordem de classificação no curso.

Já os Alunos optantes pela reserva podem escolher qualquer especialidade, entre as dez oferecidas:

1) Fortificação e Construção; 2) Elétrica; 3) Eletrônica; 4) Telecomunicações; 5) Materiais; 6) Mecânica e de Automóveis; 7) Mecânica e de Armamento; 8) Química; 9) Cartográfica; 10) Sistemas e Computação.

O curso é realizado no Rio de Janeiro e os Alunos possuem alguns benefícios, em função da escolha pela carreira da ativa ou da reserva.

As matérias cobradas, as provas dos anos anteriores e demais informações de interesse estão disponíveis em:

Manual do Candidato

Informações Gerais

IME: seu futuro é o nosso presente.

Assista ao vídeo de divulgação.

16 NOTIME

Traço Cultural do IME

Centenário de FRANK SCHAEFFER

“Ciência, Tecnologia e Arte constituem o “triângulo do fazer” na expressão cultural de um povo. São manifestações da sensibilidade e do estágio civilizado que perduram pelos tempos e que retratam uma época.

A educação, metódica e disciplinada, por seu turno, como um valioso instrumento inteligente de transmissão do conhecimento na interminável busca da verdade.

O Instituto Militar de Engenharia, como organização de pesquisa científica, de ensino de formação e prestador de serviços para o desenvolvimento nacional, é vocacionado para a busca da verdade.

O tema é a “Ilha da Trindade”, que, com sua singular posição geográfica, posta-se em sentinela avançada do território nacional, evocando sentimentos de soberania, segurança e patriotismo.

Sua execução artística demandou sensibilidade humana e apurada técnica. Os conhecimentos modernos advindos da Ciência e da Tecnologia avançada permitiram essa reprodução para sua divulgação.

Seu autor é um autêntico homem do IME, identificado com sua alma, modéstia e simplicidade de vida, como o seu pai, o Dr. Alfredo Schaeffer, professor da EsTEx, no período de 1938 a 1948, aprendeu a amar o IME, ao qual associou seu destino desde 1945 até os dias correntes, mesmo após aposentar-se em 1980.

O prof. Frank Schaeffer, Engenheiro e Pintor conceituado, é sobretudo uma admirável figura humana, um exemplo vivo de dignidade profissional e dedicação ao ensino no Exército. Sua Arte é, por todos os méritos, uma manifestação do traço cultural desta Casa”.

Nascido em 27 de maio de 1917, na cidade de Belo Horizonte (MG), Frank Schaeffer concluiu o curso de Construção em 1938, na Escola de Politécnica de Viena, Áustria. Em 1943, graduou-se Engenheiro Civil, pela Escola Nacional de Engenharia. Amante das artes plásticas, cursou a Escola de Belas Artes e o Ateliê Fernand Lèger, como bolsista do governo francês, aprimorando a sua sensibilidade artística.

Membro da Comissão Nacional de Belas

Artes, Secretário da Comissão Brasileira da Associação Internacional de Artes Plásticas e Membro da Comissão de Desenho Técnico da Associação Brasileira de Normas Técnicas, o Professor Schaeffer ministrou Desenho Técnico no IME por mais de meio século (1945 - 2001), dividindo,

Durante um período, a título de lembrança institucional, o IME ofereceu, às autoridades e

comitivas em visita oficial, uma reprodução da obra “Ilha da Trindade”, acompanhada pelo texto abaixo,

intitulado “Traço Cultural do IME”:

Difunde, pelo ensino e nos serviços prestados, o saber gerado na pesquisa básica, conjugando, com arte, a educação na promoção da consequente evolução cultural.

O IME vale-se da Arte, externada na pintura expressionista do mestre Frank Schaeffer, para trazer sua presença cultural à sensibilidade de seus amigos, com um trabalho rico de simbolismo.

generosamente, seus conhecimentos e sua arte, com milhares de jovens Engenheiros Militares.

Ao mestre de tantas gerações, o reconhecimento do IME e de seus eternos Alunos. Assista ao vídeo em homenagem.

17 NOTIME

Jornal do IME - JI

O Jornal do IME (JI) é o mais novo canal de comunicação institucional, que tem por finalidade destacar os eventos e as

atividades de interesse geral.

No dia 18 de abril, foi concluída uma bateria de testes com a "Viatura Blindada de Transporte de Pessoal" (VBTP) Mowag Piranha IIIC e com a "Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média sobre Rodas" (VBTP-MR) Guarani.

Esses testes foram realizados no Centro de Avaliações do Exército (CAEx), com o objetivo de medir a aceleração vertical dos pontos de ancoragem da suspensão, dos assentos dos tripulantes e do centro de gravidade dos veículos, monitorando seus respectivos comportamentos dinâmicos.

Tais medições serão utilizadas no desenvolvimento das dissertações de Mestrado do Major Alejandro Oscar Peralta, do Exército da Argentina; do Capitão de Corveta André Noronha de Oliveira, da Marinha do Brasil e da 1º Tenente Caroline Goulart Campos, do Exército Brasileiro, todos Mestrandos do IME.

Mestrandos em Ação

Esse projeto, desenvolvido pelo IME em conjunto com o CAEx, servirá de subsídio para desenvolvimento de novos "Materiais de Emprego Militar" (MEM), particularmente no seguimento de viaturas blindadas sobre rodas, pelo Exército Brasileiro, pela Marinha do Brasil e pelo Exército da Argentina

(EsIE) Jornal do IME 1 (JI 1) Jornal do IME 2 (JI 2)

Gen Div Hildo Vieira PRADO Filho, Comandante do IME;

Ten Cel QEM José Ricardo Gomes Matheus, Chefe da Sec Com Soc. Editora e Diagramadora: 2º Ten Francilene

Imagens: ST Benevides, 2º Sgt Vanderlei, Cb Barros

18 NOTIME

Expediente Realização: Seção de Comunicação Social do IME Praça General Tibúrcio, 80 Praia Vermelha – RJ – CEP 22.290-270 Tel. (21) 2546.7267 – [email protected]

O NOTIME, criado pelo então Cap Art Munir, em 1997, é uma publicação trimestral, disponibilizada apenas na versão eletrônica.

Exército Brasileiro: Nós Confiamos!

Alunos do curso de Engenharia Civil, do Centro Universitário de Itajubá (MG), visitaram o IME e conheceram os laboratórios de "Materiais de Construção e Concreto", de "Ligantes e Misturas Betuminosas" e de "Hidráulica“.

O Exército oferece uma série de aulas de inglês para iniciantes, intitulada "Inglês na Caserna". O acesso é gratuito e realizado pela Internet.

Clique aqui ou na foto abaixo para assistir a primeira aula. As demais estão disponíveis no YouTube.

Inglês na Caserna Visita Universitária