imaginação ativa

2
Imaginação Ativa Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Imaginação Ativa (IA) é uma técnica reinventada por Carl Gustav Jung , que a trouxe de volta dos alquimistas . Consiste em uma interação com os conteúdos do inconsciente através de sua personificação . Diferencia-se de uma interpretação dos conteúdos do inconsciente na medida em que não envolve uma explanação de suas figuras, mas de um relacionamento com elas. Dessa forma não compreenderíamos o inconsciente a partir de um ponto de vista intelectual, mas a partir do sentimento, de um embate, de um confronto com os problemas que se nos deparam a partir de dentro. Segundo Jung a IA é a melhor maneira de se ativar a função transcendente , que envolve uma espécie de síntese das funções da consciência , um encontro e grande interação com a totalidade da psique (Self ou Si-mesmo) e tudo o que ela representa. http://imaginacaocriativa.blogspot.com/2008/01/imaginao- ativa.html em 09/10/2008 Imaginação ativa - Jung A Psicologia Analítica, de Carl Gustav Jung, propõe a “imaginação ativa” como uma maneira dialética particular de lidar com o inconsciente. Esta técnica consiste em quatro fases: libertar-se do fluxo de pensamento do ego; deixar que uma imagem de fantasia do inconsciente flua para o campo da percepção interior; conferir uma forma à imagem relatando-a por escrito, pintando-a, esculpindo-a, escrevendo-a como uma música ou dançando-a; confrontar-se moralmente com o material produzido/imaginado (FRANZ, 1999). Durante a “imaginação ativa” não existe uma meta que obrigatoriamente tenha que ser atingida, nenhum modelo, imagem ou texto a ser usado, nenhuma postura ou controle da

Upload: isaias-zuza-junior

Post on 14-Nov-2015

5 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Para teatro

TRANSCRIPT

Imaginao Ativa

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Imaginao Ativa (IA) uma tcnica reinventada por Carl Gustav Jung, que a trouxe de volta dos alquimistas. Consiste em uma interao com os contedos do inconsciente atravs de sua personificao. Diferencia-se de uma interpretao dos contedos do inconsciente na medida em que no envolve uma explanao de suas figuras, mas de um relacionamento com elas. Dessa forma no compreenderamos o inconsciente a partir de um ponto de vista intelectual, mas a partir do sentimento, de um embate, de um confronto com os problemas que se nos deparam a partir de dentro. Segundo Jung a IA a melhor maneira de se ativar a funo transcendente, que envolve uma espcie de sntese das funes da conscincia, um encontro e grande interao com a totalidade da psique (Self ou Si-mesmo) e tudo o que ela representa.

http://imaginacaocriativa.blogspot.com/2008/01/imaginao-ativa.htmlem 09/10/2008

Imaginao ativa - Jung

A Psicologia Analtica, de Carl Gustav Jung, prope a imaginao ativa como uma maneira dialtica particular de lidar com o inconsciente. Esta tcnica consiste em quatro fases: libertar-se do fluxo de pensamento do ego; deixar que uma imagem de fantasia do inconsciente flua para o campo da percepo interior; conferir uma forma imagem relatando-a por escrito, pintando-a, esculpindo-a, escrevendo-a como uma msica ou danando-a; confrontar-se moralmente com o material produzido/imaginado (FRANZ, 1999).

Durante a imaginao ativa no existe uma meta que obrigatoriamente tenha que ser atingida, nenhum modelo, imagem ou texto a ser usado, nenhuma postura ou controle da respirao so recomendados, o paciente no se deita e nem o terapeuta participa das fantasias.

A pessoa simplesmente comea com o que vem de dentro dela, com uma situao de sonho relativamente inconclusiva ou uma momentnea modificao do estado de esprito. Se surge um obstculo, a pessoa que medita livre para consider-lo ou no como tal; ela que resolve como deve ou no reagir diante dele (FRANZ, 1999, p. 179).