iluminura irmãos limbourg 2

9

Upload: andre-nery

Post on 06-Apr-2016

269 views

Category:

Documents


33 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Iluminura irmãos limbourg 2
Page 2: Iluminura irmãos limbourg 2

No século XIII, "iluminura" referia-se sobretudo ao uso de douração e portanto, um manuscrito iluminado seria, no sentido estrito, aquele decorado com ouro ou prata.

Já o termo "miniatura" provém do italiano miniatura, a partir do latino miniare, que significa pintar com mínio (um óxido de chumbo de cor vermelha).1 O termo sofreu influência semântica da noção de 'pequena dimensão', expressa em latim por minor,óris, minus ("menor") e minìmum,i ("pequena quantidade"). A arte dos povos bárbaros, que conquistaram o Ocidente e se converteram ao cristianismo, era portátil, baseada em objetos pequenos. Assim, segundo Houaiss, o termo se difundiu através do francês e do inglês, no século XVI, com predominância do significado "representação em pequenas dimensões"

Iluminura ou miniatura é um tipo de pintura decorativa, frequentemente aplicado às letras capitulares no início dos capítulos dos códices de pergaminho medievais. O termo se aplica igualmente ao conjunto de elementos decorativos e representações imagéticas executadas nos manuscritos, produzidos principalmente nos conventos e abadias da Idade Média. A sua elaboração era um ofício refinado e bastante importante no contexto da arte medieval.

01

Page 3: Iluminura irmãos limbourg 2

02

No final da Idade Média manifesta-se a necessidade de um livro tornando acessível aos leigos certos elementos do breviário utilizado pelos padres. De acordo com este mode lo l i t ú rg i co desenvo lveu - se lentamente, durante o século XIV, um livro de devoções privadas que retoma o papel anterior do saltério.

Apesar das variações de formato e da abundância de ilustração, todos os Livros de Horas são concebidos segundo um mesmo esquema, que, no entanto, sofre exceções: começam com um calendário elaborado exclusivamente em função das festas religiosas. Seguem-se numerosas preces. Estas, compostas em grande parte de salmos, seguem o ritmo cotidiano — as matinas, laudas, prima, tércia, sexta e nôa, as vésperas e as completas escalonam o dia.

O livro de horas foi o best seller da baixa Idade Média, sendo que seu uso sempre ficou limitado à leitura privada, alheia às cerimônias públicas e coletivas. Todos tinham seu Livro de Horas, muitas vezes o único da estante. Mesmo os analfabetos, que decoravam suas orações. Modestos ou suntuosos, exerceram um papel de suma importância social, seja como cartilha para o aprendizado da leitura, seja como símbolo da riqueza de seus possuidores — podiam valer tanto quanto grandes propriedades, até figuravam nos inventários.

Com o Livro de Horas a iluminura alcançou o pináculo da perfeição, assim como um esplendor jamais igualado. Beneficiou-se da conjunção de numerosos grupos de artistas excepcionais com duas ou três gerações de príncipes bibliófilos, opulentos e generosos.

Page 4: Iluminura irmãos limbourg 2

03

Les très riches heures du duc de Berry ou simplesmente Les t rès r iches heures (em por tuguês , As mui r icas horas do duque de Berry) é um livro de horas r icamente i lustrado. Contém, como todo livro de horas, orações a serem ditas a cada ho ra canôn ica do d i a . Fo i encomendado po r João , duque de Berry aproximadamente em 1410. Provavelmente é o mais importante livro de horas do século XV, conhecido como lê roi dês manuscrits enluminés (o rei dos manuscritos iluminados).

Page 5: Iluminura irmãos limbourg 2

04

Página do Riquíssimas Horas representando a Anunciação.

No final do século XIV, os estilos artísticos evoluíam para o denominado alto gótico, ou gótico internacional, que influenciaria o conjunto das artes e artesanatos da Europa ocidental. A finalidade da pintura já não era contar uma história sagrada da maneira mais clara e impressionante possível, mas representar um fragmento da natureza da maneira mais fiel possível. Na iluminura, sua melhor expressão encontra-se na obra dos irmãos Limbourg, caracterizado pela graça e elegância dos ornamentos, letras iniciais e figuras.

Page 6: Iluminura irmãos limbourg 2

05

Irmãos LimbourgOs Irmãos Limbourg (em neerlandês, Gebroeders Van Limburg, Herman, Paul, e Johan), foram três famosos pintores neerlandeses renascentistas de iluminuras. Eles nasceram na cidade de Nimegue e trabalharam no século XV na França e na Borgonha. Eles criaram o que é certamente a mais famosa iluminura da época medieval: as Riquíssimas Horas do Duque de Berry.

As Riquíssimas Horas são um ricamente decorado livro de horas encomendado por João, Duque de Berry, em 1410. É provavelmente a mais importante iluminura do século XV, o rei dos manuscritos iluminados. São 416 páginas, das quais metade são páginas completamente ilustradas que estão entre as obras primas do chamado Gótico Internacional. É provavelmente um dos livros mais caros do mundo.

Cada ilustração apresenta um desenho de seu próprio hemisfério, com os signos do zodíaco, os nomes dos meses e o calendário lunar eclesiástico.

O livro encontra-se hoje no Museu Condé, no Castelo de Chantilly, na França.

Agosto Jardim do Édem

Page 7: Iluminura irmãos limbourg 2

06

Page 8: Iluminura irmãos limbourg 2

07

C'est mai, c'est le joli mois de mai!", diz uma antiga canção francesa. Chegou o belo mês de maio. May day, o primeiro dia de maio, é dia de festa, de celebração, desde a antiguidade. Na Roma antiga, entre 28 de abril e 3 de maio se realizavam as festas da primavera - a Floralia -, quando a gente comum podia se divertir com música, dança, canto, teatro e jogos. Na Idade Média, alguns costumes derivados do festival da Floralia faziam com que, no primeiro dia de maio, os rapazes saíssem para o campo em busca de pequenos ramos e que as pessoas vestissem roupas verdes. Quem não o fazia podia virar alvo de chacota. E aí está a origem da expressão francesa "je vous prends sans vert" (ou seja, literalmente: te peguei sem verde, ou, aproximadamente: te peguei bobeando). Em alguns locais era comum que os nobres distribuíssem as caras roupas verdes a seus súditos. Na deliciosa imagem dos irmãos Limbourg, trabalhando na França para o duque de Berry, Maio vem ilustrado pelas reminiscências da floralia. No arco que envolve a cena, o estado do céu revela os signos zodiacais de touro e gêmeos. Embaixo, ao som de música e acompanhando um alegre cortejo, três damas a cavalo vestem o verde da festa. Gente nobre, conforme indica a suntuosidade das roupas. O próprio duque de Berry parece ter sido ali representado, com o manto azul cravejado de flores bordadas a ouro; ele, que quando rapaz corria ao campo em busca dos ramos do may day. No segundo plano, uma densa cortina de árvores indica a floresta, mas nos deixa entrever acima, fechando o horizonte, as torres e tetos dos palácios urbanos. Estamos na aurora da Idade Moderna.

Page 9: Iluminura irmãos limbourg 2

08

http://pt.slideshare.net/producaoaudiovisualunip/livro-de-horas

http://www.escritoriodolivro.com.br/historias/horas.html#Calendário

http://carlosalexandrehistoriador.blogspot.com.br/2011/08/irmaos-limbourg.html

http://1.bp.blogspot.com/_KNW8-7G0J5c/S9xqkXv9x6I/AAAAAAAAAW8/yChMUG0a9V8/s1600/Imagem1.jpg

Trabalho - Irmãos Limbourg - Iluminurias

Disciplina: História da Arte

Professor: Eduardo Rocha

Alunos: André Nery - Alexandro Bispo

Referências: