igreja missões giro até os confins da terra: prêmio ... · transformador, o seu lugar é no...

24
DOMINGO, 24 DE NOVEMBRO DE 2013 ANO 47 EDIÇÃO Nº 47 IGREJA BATISTA DA LAGOINHA MISSÕES GIRO IGREJA 100 dias de conquistas Prêmio Santander Universidades 2013 Até os confins da terra: Conheça nossos missionários » Membro da nossa igreja é agraciada com o Prêmio Santander. Página 18 » Missionários da nossa igreja cumprem o chamado de Deus em várias nações. Páginas 10 a 13 » Nesta semana coloque a casa missionária em ordem. Página 9 Foto: Jean Assis

Upload: vudat

Post on 02-Dec-2018

226 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: igreja missões giro Até os confins da terra: Prêmio ... · transformador, o seu lugar é no CTMDT ... todo o Brasil. ... “quantos missionários vocês sustentam?”

domingo, 24 de novemBRo de 2013 Ano 47 edição nº 47 igRejA BAtistA dA LAgoinhA

missões giroigreja

100 dias de conquistas

Prêmio Santander Universidades 2013

Até os confins da terra: Conheça nossos missionários

» membro da nossa igreja é agraciada com o Prêmio santander. Página 18

» missionários da nossa igreja cumprem o chamado de deus em várias nações. Páginas 10 a 13

» nesta semana coloque a casa missionária em ordem. Página 9

Foto

: Jea

n As

sis

Page 2: igreja missões giro Até os confins da terra: Prêmio ... · transformador, o seu lugar é no CTMDT ... todo o Brasil. ... “quantos missionários vocês sustentam?”

Se você deseja conhecer mais sobre a Bíblia e adquirir ferramentas para tornar-se um líder transformador, o seu lugar é no CTMDT (Campus Belo Horizonte).

Local das aulas: Central das RedesPara conhecer a grade curricular e as orientações para o Processo Seletivo, leia o EDITAL 2014, disponível em nosso site: www.ctmdt.com

Outras informações: (31) 3641-5112.

CURSOS DURAÇÃO

Curso Intensivo em Liderança e Transformação 1 ano

Curso de Teologia Pastoral 3 anos

Custo? Apenas 20 reais

Informações: Fábrica de Artes

(31) 3478-2300

Onde comprar os ingressos?

- Fábrica de Artes (Rua Formiga, 450, São Cristóvão),de 2ª a 6ª feira, das 8 às 22 horas

- Tenda da Bênção, aos domingos, após os cultos

3 de dezembroLocal: Teatro Ney Soares(Rua Diamantina, 463, Lagoinha, dentro do Uni-BH).

Page 3: igreja missões giro Até os confins da terra: Prêmio ... · transformador, o seu lugar é no CTMDT ... todo o Brasil. ... “quantos missionários vocês sustentam?”

Domingo, 24 de novembro de 2013 Atos hoje 3

A “onda missionária” que vem inundando o Brasil nos últimos 20 anos, fazendo despertar gigantes que só inves-tiam em prédios de educação religiosa e outras benesses proporcionadas por cofres cheios, parece-me, já ganhou todo o Brasil. Antes dos anos 90, a expressão “fazer ou re-alizar missões” era algo reservado a alguns guetos deno-minacionais e assunto quase paraeclesiástico – tinha a ver com a Igreja, mas nem tanto. Agora, não, todo mundo está surfando nessa onda. É bem verdade que cada um a seu modo e, alguns, até confundindo missões com ação social e outros com palanque político. Todavia, graças a Deus, a maioria parece estar realmente focada na expansão do Rei-no de Deus, o alvo principal de ações missionárias.

E a nossa Igreja Batista da Lagoinha? Ela é missionária? A primeira pergunta de um missiólogo de plantão seria: “quantos missionários vocês sustentam?” Munido da res-posta – 56 missionários –, o estudioso faria uma compara-ção com o número de membros – 56 mil – e diria que temos, aproximadamente, 1 missionário para cada 1.000 membros e, claro, concluiria de imediato que estamos bem aquém do que deveríamos. Será que ele estaria certo? Não seria uma conclusão simplista e precipitada?

Um dos versículos que fundamenta a obra missionária é Atos 1.8: “Mas recebereis poder quando o Espírito Santo descer sobre vós; e sereis minhas testemunhas, tanto em Je-rusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da Terra”. Assim sendo, a missão de cumprir o “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho” (Mc 16.15) ordenada por Jesus não se limita a Jerusalém, Judéia, Samaria ou aos con-fins da Terra, mas a todos esses lugares ao mesmo tempo e, melhor, por todas as pessoas, de geração em geração. Resu-mo: realizar missões é ação de todos e sua área de atuação é desde a nossa casa até os confins do mundo. Dessa forma, quem faz missões não é somente aquele que está na lista de missionários profissionais sustentados pela igreja e vivendo nos longínquos países. Alguns estão nos “confins da Terra”, enquanto, nós, em Jerusalém, Judéia e Samaria que tipifi-cam Belo Horizonte, Minas Gerais e Brasil. Portanto, o tal missiólogo de plantão estaria equivocado se medisse nossa pulsação missionária apenas pelo número de missionários no campo em relação à membresia.

Nossa igreja não tem apenas 56 missionários. Cada um dos nossos quase 200 ministérios que atuam localmente tem, no mínimo, um líder que poderíamos chamar de mis-sionário em Jerusalém – sem contar seus atuantes lidera-dos. Também locais poderíamos considerar nossas quase 1.500 células. Nelas, no mínimo, em cada uma temos entre 2 e 4 irmãos totalmente envolvidos com a expansão das células, somando, então, mais ou menos, cerca de 4.500 missionários locais. Atualmente, temos 35 núcleos e igrejas IBL que realizam missões locais e estaduais. Em cada uma, estão atuando pastores e pastoras, diáconos e líderes de ministérios e outras áreas. Se colocássemos, por exemplo, 20 pessoas por núcleo ou igreja, teríamos mais 700 poten-ciais missionários. Não podemos nos esquecer também que alguns cantores e pastores da nossa igreja viajam o Brasil e o mundo pregando e ensinando sem estarem necessa-riamente arrolados na nossa Secretaria de Missões como missionários. Não é necessário fazer cálculos e confrontar o nosso missiólogo. Ele já entendeu que Lagoinha é um “tran-satlântico missionário” que merece respeito.

Concluímos, então, que nossa igreja é de fato missioná-ria, todavia, uma outra questão se apresenta: “será que não estamos com muito missionário para pouco espaço?” Penso que não. Basta observar que temos ainda muito a fazer em nossa cidade. Agora, porque temos muito trabalho local, estadual e nacional seria sábio deixarmos de lado o tra-balho internacional? Quando Jesus disse “e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da Terra” ele falava a um único grupo reunido. Essa missão “por completo” era para todo o grupo. Em outras palavras seria o mesmo que dizer que alguns ali trabalhariam em Jerusalém, outros em Samaria e Judeia, e outros nos confins da Terra. A expansão do Reino é como um time de futebol onde o técnico precisa de atletas em todas as posições para que o time jogue. Por isso é ne-cessário que enviemos alguns para Contagem, outros para Pará de Minas, outros para Niterói, outros para o Amazonas e outros para a Índia.

Depois de tudo bem considerado, você me pergunta: “e o que eu tenho a ver com isso?” Tudo. Nosso “tran-satlântico missionário” está em alto mar. Por todos os lados há um oceano de pessoas precisando ouvir a Pa-lavra de Deus. E nossos missionários nos ministérios, núcleos, igrejas, células, bem como, em outros estados e países estão com muito trabalho e precisando de mais missionários aliados. Glória a Deus que surpreendemos o missiólogo, mas nem por isso vamos ficar sentados fes-tejando. Essa “onda missionária” precisa se transformar num “tsunami missionário” e arrastar vidas para o Reino de Deus. Ao redor do mundo, a cada dia, nascem 259.000 pessoas, enquanto morrem 146.000. Ou seja, o mundo cresce, aproximadamente, 113 mil pessoas por dia. Veja o tamanho da nossa responsabilidade. Por isso, nem pense em ficar parado. Se envolva em missões o quanto antes – orando, contribuindo e indo. Enquanto você leu apenas este texto, milhares de pessoas se perderam. Nossa igreja é missionária e você faz parte desse exército missionário.

O Jornal ATOS HOJE é uma publicação da Igreja Batista da LagoinhaPresidente: Pr. Márcio ValadãodiretOr de COmuniCaçãO:Pr. Charles CamposeditOr-Chefe:Pr. Atilano MuradasdiretOr de arte:Junio AmaroJOrnalistas:Atilano Muradas, Kátia Brito e Priscilla VieiradiagramaçãO:Junio Amaro e Luciana CristinarevisãO:Adriana Santos e Nicibel SilvaCOlaBOraçãO:Rafael Guimarães, Nádila Pelosi, Pr. Hernandes Dias Lopes, Danielle Sóther, Feliciano e Érica Santos.imPressãO:Sempre Editora LTDA.tiragem: 25.000 exemplaresCOntatO COm a redaçãO:[email protected] COmerCial:[email protected](31) 3253-3300

Os anúncios contidos, nesta edição, são de única e exclusiva responsabilidade dos anunciantes, não tendo a Igreja Batista da Lagoinha qualquer responsabilidade sobre o conteúdo e veracidade de tais anúncios, inclusive pelo fato de que os espaços para tais são abertos a terceiros, empresários e/ou prestadores de serviços com os quais a igreja não tem relacionamento de qualquer espécie, e sobre os quais a igreja não tem nenhuma condição de exercer fiscalização e muito menos garantir a efetividade dos produtos ou serviços anunciados. Fica também a critério da Igreja Batista da Lagoinha selecionar os anúncios que serão veiculados de modo que sejam apenas anúncios que não firam ou contrariem a moral e os costumes cristãos ou os dizeres contidos na Bíblia Sagrada. Reprodução permitida mediante citação da fonte.

JOrnal atOs hOJeAvenida Professor Magalhães Penido, 460 . São Luís . CEP 31270-700 | Belo Horizonte - MG Tel.: (31) 3253-3300siga@lagoinha_com

faCeBOOKwww.facebook.com/igrejabatistalagoinha

EXPEDIENTE

Pr. Atilano [email protected]

Foto

: Cha

rles

Cam

pos

Nossa igreja é missionária

editorialFoto do II Acampamento de Pastores e Obreiros da IBL, 19 e 20 de novembro.

Page 4: igreja missões giro Até os confins da terra: Prêmio ... · transformador, o seu lugar é no CTMDT ... todo o Brasil. ... “quantos missionários vocês sustentam?”

4 Atos hoje Domingo, 24 de novembro de 2013

Esclareça dúvidas » Quer se transferir para a Lagoinha?

(31) 3429-9450 / 8489-2685 / 8489-2625

» Precisa atualizar seus dados? (31) 3429-9450, [email protected]

» Quer se batizar? (31) 3429-1500 / 1350

» Deseja anunciar casamento ou nasci-mento do seu filho? (31) 3429-9400 / 8793-2299

» Deseja informar o falecimento de um parente? (31) 3429-9400 / 8793-2299

■ transferências

■ falecimento

■ nascimento

■ BatismosAsafe Dominique Fernandes, Brendaw Au-

gusto Garajau, Carla Luciana da Silva Souto, Clemirdes Rodrigues Ferreira Silva, Cristiano Amacio de Souza, Eliete Vanessa da Silva, Geni Ferreira de Moura, Geovanni José Marcos, José Antônio Agostinho Marques, Josimar Marçal Si-queira, Juliano Carlos dos Santos, Leatrice Ribei-ro Santos, Leonardo Eustaquio Costa, Lidiomar Batista de Souza, Luana Ribeiro Santos, Marcos Anselmo Gonçalves, Maria Regina Oliveira Nas-cimento, Mathaues Henrique Corlaize Alexan-

dre, Natália Gandra de Abreu, Rafaela Francisca Gomes, Rayane Aline de Alcântara, Rayssa Mar-celle de Alcântara, Renata Francisca Da Concei-ção, Renata Rodrigues Damaceno, Rodrigo da Rocha Diniz Souza, Rogério Ricardo da Cruz Cor-rêa, Romildo Graciano de Souza, Rosilene Linha-res Campos, Sidnei José dos Santos, Sidnei Junio Souza Santos, Thiago José Grasiano de Souza, Vagner Francisco Batista de Souza e Vitor Hugo Leonardo Abrantes.

Abgail Ester Gomes, Adeildo Vicente da Silva, Adélia Rosa de Paula Pimentel, Adenice Maria de Souza, Adriano Antônio de Almeida, Adriano Donizeti Ernesto, Advaldo Leite, Alan Lopes de Sales, Alcides das Neves da Luz, Aline Ferreira Lacerda, Ana Carolina da Silva Ferreira, Ana Ca-rolina de Almeida, Anderson Luiz Pereira, Antô-nio Carlos Pinto, Brenda Cavalcante Gomes, Ca-rine Luciana do Carmo Souza, Carliane Pereira de Jesus, Carlos Roberto de Freitas Júnior, Cíntia Mara Sousa de Jesus, Claudiney Perpetuo Gomes Lacerda, Cleidson Martins Antônio, Cristiane Ferreira Costa, Cristiano Fernandes Cunha, Da-niel Alves Vieira de Sales, Daniel dos Santos, Da-niel Ferreira Costa, Daniela Marques Gonçalves, Daniela Moreno de Oliveira Martins, Davi Alves Moreira, Dayse Alves de Melo, Diego Henrique Alves Miranda, Edircilene Moreira Lima do Nas-cimento, Ednaldo Antônio de Oliveira, Edson Lima do Nascimento, Eduardo Camilo Ferreira, Eduardo Feliciano, Edvardo Rita da Silva, Eliane Andrade de Freitas, Eliane dos Anjos Queiroz Pereira, Eny da Conceição dos Santos Gomes, Er-lãndia dos Reis Santos, Eunice de Oliveira Bran-dão, Fellipe Juvêncio Dias Nunes, Flavio Horácio de Jesus, Geisiane Amaral Santana, Geraldo Ma-gela da Silva, Geruza Nascimento Rondon, Gisle-ne Lopes de Souza, Hudson Bruno Cares Carajá, Hudson Rozo Suecco, Janaina Nascente Rocha de

Almeida, Jean Marwin da Silva, Jhônata Resende Simão Vaz, Joana Darc Costa Rodrigues, Joelma Evangelista Maia e Silva, José Márcio de Souza Ferreira, Juciara Silvano da Cruz Leite, Juliana Soares Pinto, Karine Daiane Inácio, Keyner do Nascimento Silva, Ladyne Ferreira Rezende, Laurilene Gomes da Costa Ferreira, Lenice Soa-res Pinto, Lorrane Santos Andrade, Luiz Cláudio Alair de Souza, Marco Antônio Fontes, Marcos Elcias Nascimento, Maria Aparecida dos Santos Simões, Maria Aparecida Pereira, Maria Cristina Reis de Brito Souza, Maria Geralda das Graças Braz, Maria José Rodrigues Xavier, Maria Mada-lena Amaral Nascimento, Matheus Chamone Ro-drigues, Mírian Aparecida Reis de Oliveira, Nai-ra Paula de Souza Cordeiro, Nayane Cristina da Cruz Soares, Poliana Costa dos Santos, Polliana de Almeida Silveira, Raimundo Mateus Cordei-ro, Raphael Heitor Mória da Conceição, Raquel Delaine da Cruz Leite, Raquel Leandro de Jesus, Raquel Tinoco Ferreira, Regiane de Jesus Mar-tins, Regina dos Reis Pereira de Souza, Reinaldo Araujo, Renata Flávia Saldanha, Rita de Cássia Menezes de Souza, Robson Breno Cares Carajá, Rodrigo Magela de Souza, Samara Dias da Silva, Samuel Rodrigues da Silva, Santo Zeferino de Souza, Sheila Araújo de Oliveira, Tamares Luiza Efigênia, Tânia de Souza Azeredo Oliveira e Val-deci Gomes.

Não saia da visão10% de Belo Horizonte

Aleluia! Pela graça do

Senhor hoje somos:

56.886Ovelhas na Lagoinha

Ceia do Senhor Data Hora Local

24 novembro(domingo)

13h e 21h Templo

1 dezembro(domingo)

6h e 8h Tabernáculo

9h e 13h Templo

9h Salão Ágape

9h Salão CEU

Para receber a Ceia em sua casa, ligue: (31) 8793-2232.

Rodrigo Dias de Araujo & Leisilene Moreira de Souza | 23 novembro (sábado), 18:00, Salão CEU - Lagoinha

Daniel Marinho Militão & Solange Aparecida Romano | 29 novembro (sexta), 21:00, Tabernácu-lo - Lagoinha

Lucas Alves Lessa & Ádria Elena Gianetti Rossi de Melo | 30 novembro (sábado), 17:00, Taberná-culo - Lagoinha

Johannes Leopold & Aline Flávia Silva | 30 no-vembro (sábado), 18:00, Salão CEU - Lagoinha

Wellington Ferreira Evangelista & Ayêska Ro-cha Pedersoli | 30 novembro (sábado), 21:00, Sa-lão CEU - Lagoinha

Giuliano Maurício Firmino de Andrade & Danie-la Alexandra da Costa Franklin | 30 novembro (sábado), 20:00,Igreja Presbiteriana de Venda Nova

■ casamentos

"Que alegria receber você em nossa igreja.

Seja bem-vindo à família de Deus!"

Foto

: Jea

n As

sis

» ERRATAFoi publicado erroneamente na edição anterior o casamento de Leonardo Estrella de Oliveira e Bárbara Kellen da Cunha. Desculpe-nos o transtorno.

A irmã Marilda H. Barroso comunica que dia 21 de nov, faleceu sua mãe Nair Alves Barroso. Console a irmã (31) 9783-2833.

O irmão Jaffar comunica o falecimento de sua mãe, Prisca Vilaça Jaffar no dia 18 nov. Conforte o irmão: (31) 7814-3532.

Wagner da Silva Nazareth e Franciane P. H. Nazareth comunicão o nascimento de Vitória Horta Nazareth no dia 23 out. Parabenize os pais: (31) 8918-4309.

Page 5: igreja missões giro Até os confins da terra: Prêmio ... · transformador, o seu lugar é no CTMDT ... todo o Brasil. ... “quantos missionários vocês sustentam?”

Domingo, 24 de novembro de 2013 Atos hoje 5

Foto

: Int

erne

t

Se fossem abertas hoje as inscrições para um festival em que seria eleito o estilo musical que representa todas as tribos do mundo, estaria deflagrado um conflito entre irmãos. Levi ia que-rer pop, Rubem ia querer samba, Judá faria um reggae, Simeão viria com um rock “pesadão”, Zebulom com uma sal-sa, e jamais chegaríamos a um consen-so. Cada tribo tem sua música, porém, todas as tribos juntas não têm uma mú-sica que as represente, nem jamais terá. Ter uma música que fale a linguagem de todas as tribos seria o mesmo que di-zer que existe uma etnia que representa todas as outras etnias do mundo. Etnia e música têm muita relação, pois, algu-mas delas são conhecidas justamente por sua música. Observe como a coisa é mais complexa do que imaginamos.

Segundo um estudo específico, o mundo é dividido em 9 raças geográfi-cas (ameríndios, polinésios, microné-sios, melanésio-papuas, australianos, asiáticos, europeus, africanos e india-nos) e 32 raças locais (europeus do no-roeste e do nordeste, alpinos, mediter-râneos, iranianos, africanos do leste, sudaneses, bantos e negros das flores-tas, túrquicos, tibetanos, chineses do norte, mongolóides clássicos, asiáticos do sudeste, hindus, dravidianos, índios da América do Norte, índios da América Central, caribenhos, índios da América do Sul, fueguinos, lapões, negrilhos, pig-meus africanos ou negritos, esquimós, ainos, murraynos, carpentarianos, bos-químanos e hotentotes, negros da Amé-rica do Norte, negros da África do Sul, ladinos, neo-havaianos). Diga-me como

agradar a tanta gente diferente com a mesma música.

Existe etnia que usa uma só pala-vra para dizer “dançar” e “cantar”, pois cantar implica dançar e vice-versa. E mais. Existe etnia que a própria língua é musical. As pessoas falam cantando. Imagine tentar agradar a todas essas raças com apenas um estilo musical. Impossível!

No Brasil, por exemplo, existem di-ferentes estilos musicais nas culturas regionais (sem contabilizar os das 256 tribos indígenas espalhadas pelo País): frevo, samba, samba-enredo, baião, maracatu, catira, forró, choro, pagode, carimbó, samba-canção, bossa-nova, sertanejo, moda de viola, choro, xote, valsa, modinha, etc. Se formos a fundo em cada região, constataremos que es-ses estilos se subdividem numa infini-dade de outros. Chegando ao intrincado mundo das tribos, então, as preferên-cias se multiplicam e se fusionam de tal forma que a música se torna híbrida. Num ufanismo filosófico, posso até crer que um dia haverá um estilo musical para cada pessoa. Tente agradar a essa turma toda.

Devido ao pouco conhecimento que se tem a respeito das tribos, em geral, os tribais são definidos com a palavra: malucos. Os Cowboys de Cristo, os Ar-tistas de Cristo, os Roqueiros de Cristo, os Caminhoneiros de Cristo, os Motoci-clistas, a turma do Hip-Hop, músicos de tendências as mais diferentes, etc, não são farinha do mesmo saco. Eles não são malucos. Cada uma dessas tribos tem seu estilo, sua música, suas parti-

cularidades, suas ideias e seus objetivos que, em geral, são autênticos, e devem ser respeitados. Eles somente são discri-minados porque vivem em tribos.

Entre os ditos “normais” também existem as tribos, apesar de não esta-rem institucionalizadas: os adolescen-tes, as meninas, os homens de negócio, os músicos, os profissionais em alguma área, o pessoal do coral, o quarteto, a banda tal – as “panelas”. Pode-se dizer até que são tribos mais radicais do que as denominadas radicais, pois são resis-tentes a misturas, fato que raramente acontece com o outro grupo de tribos.

Sendo assim, quando reunirmos vá-rias tribos, seria interessante se ter re-presentações do maior número possível de expressões tribais, tanto dos radicais caretas quanto dos radicais vanguar-distas. Cantaríamos rock, samba, hino, etc, e teríamos dança, coro, todo tipo de cabelo e roupas, muitas cores, gente de terno e gravata, homens e mulheres, novos e velhos, crianças. Cada tribo do seu jeito. Ser tribal não é coisa de jo-vem maluco. É coisa de gente que tem identidade. Algum resquício perdoável de preconceito até pode existir por par-te dos caretas, mas dos vanguardistas, nem pensar.

Quando o papo é música, é necessá-rio entender que reunião de tribos não significa termos apenas rock pesado, cabeludos batendo cabeça, gente de ta-tuagem e brinco. “Os caretas do Senhor” também são tribo que merece respeito e deve ter direito de se expressar. Os tribais não se sentem isolados nas igre-jas dos “caretas”? Pois bem. Não faça o

mesmo quando os “caretas” estiverem no meio dos tribais. Isso é pagar com a mesma moeda. Pecado não se paga com pecado, mas com perdão e amor. “Se de-pender de vós, tende paz com todos os homens” - Romanos 12.18.

Quer queiramos ou não, as ideias utilizadas pelos tribalistas, para se tor-narem tribalistas vieram dos caretas do passado: a filosofia, a música, a liberda-de de expressão, os costumes, a religião. Não acontecemos por geração espontâ-nea. Somos produto da luta de gerações passadas. Na Torre de Babel fomos uma tribo só, e nunca deixamos de ser. Evo-luímos como sociedade para descobrir que todos queremos a mesma coisa: estar juntos, apesar das diferenças. Tal qual uma família.

Portanto, quando reunirmos tribos radicais e vanguardistas, para a glória de Deus, vamos apenas trocar experi-ências, fortalecer a fé, renovar e fazer alianças. Vamos curtir todo tipo de música, de expressão, quiçá, um “sam-ba fanquiado”, um “hino roquizado” e um “street balé”. Que não haja espírito de divisão, mas de unidade. Que nos-so olhar, independente da tribo a que pertencemos, esteja em Jesus, o nosso Senhor e Salvador. Jesus não vê roupa, tatuagem, terno, gravata, esse ou aquele estilo de música. Jesus vê o coração.

Pr. Atilano Muradas

Deseja saber mais sobre o assunto ligue para o pastor Atilano: (31) 8793-9966

A música que representa todas as tribos

artigo

Page 6: igreja missões giro Até os confins da terra: Prêmio ... · transformador, o seu lugar é no CTMDT ... todo o Brasil. ... “quantos missionários vocês sustentam?”

6 Atos hoje Domingo, 24 de novembro de 2013

■ leitUra diÁria

Dom

ingo

■ SALMO 119:11 “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti”.

Segu

nda

■ Deuteronômio 6.4 “Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR”.

Terç

a

■ Deuteronômio 6.5 “Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força”.

Qu

arta

■ Deuteronômio 6.6 “Estas palavras que, hoje, te ordeno esta-rão no teu coração”.

Qu

inta

■ Deuteronômio 6.7 “Tu as inculcarás a teus filhos, e delas fa-larás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levan-tar-te”.

Sext

a

■ Deuteronômio 6.8 “Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos”.

Sába

do

■ Deuteronômio 6.9 “E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas”.

Memorize um versículo por dia

■ tema: memoriZaÇÃoVocê se considera uma pessoa idosa ou ve-lha? Acha que é a mesma coisa? Pois, então, leia o depoimento de um idoso de noventa anos:

Idosa é uma pessoa que tem muita idade. Velha é a pessoa que perdeu a jovialidade. A idade causa degenerescência das células. A velhice causa a degenerescência do espírito. Por isso, nem todo idoso é velho e há velho que ainda nem chegou a ser idoso.

Você é idoso, quando sonha. É velho, quando apenas dorme. Você é idoso, quan-do ainda aprende. É velho, quando já nem ensina. Você é idoso, quando pratica espor-tes ou, de alguma forma, se exercita. É ve-lho, quando apenas descansa. Você é idoso, quando sente amor. É velho, quando só tem ciúmes e sentimento de posse. Você é idoso, quando o dia de hoje é o primeiro do resto de sua vida. É velho, quando todos os dias parecem o último da longa jornada. Você é idoso, quando seu calendário tem “ama-nhãs”. É velho, quando seu calendário só tem “ontens”.

O idoso é aquela pessoa que tem tido a feli-cidade de viver uma longa vida produtiva, de ter adquirido grande experiência. Ele é uma ponte entre o passado e o presente, como o jo-vem é uma ponte entre o presente e o futuro. E é no presente que os dois se encontram.

Velho é aquele que tem carregado o peso dos anos, que, em vez de transmitir experi-ência às gerações vindouras, transmite pessi-mismo e desilusão. Para ele, não existe ponte entre o passado e o presente, existe um fosso

que o separa do presente pelo apego ao pas-sado.

O idoso se renova, a cada dia que começa. O velho se acaba, a cada noite que termina. O idoso tem seus olhos postos no horizonte de onde o sol desponta e a esperança se ilumina. O velho tem sua miopia voltada para os tem-pos que passam. O idoso tem planos. O velho tem saudades. O idoso curte o que resta da vida. O velho sofre o que o aproxima da mor-te. O idoso se moderniza, dialoga com a juven-tude, procura compreender os novos tempos. O velho se emperra no seu tempo, se fecha em sua ostra e recusa a modernidade.

O idoso leva uma vida ativa, plena de pro-jetos e de esperanças. Para ele o tempo passa rápido, mas a velhice nunca chega. O velho cochila no vazio de sua vida e suas horas se arrastam destruídas de sentido. As rugas do idoso são bonitas porque foram marcadas pelo sorriso. As rugas do velho são feias por-que foram vincadas pela amargura.

Em resumo, idoso e velho são duas pesso-as que até podem ter a mesma idade do cartó-rio, mas têm idade bem diferente no coração. A vida, com suas fases de infância, juventu-de, madureza, é uma experiência constante. Cada fase tem seu encanto, sua doçura e suas descobertas. Sábio é aquele que desfruta de cada uma das fases em plenitude, extraindo dela o melhor. Somente assim, na soma das experiências e oportunidades, ao final dos seus anos, guardará a jovialidade de um ho-mem sábio. Se você é idoso, guarde a esperan-ça de nunca ficar velho.

Foto

s: É

rica

Fer

nand

es

Dia | 24 2Pe 2; Jr 43-44; Sl 140

Dia | 25 2Pe 2; Jr 43-44; Sl 140

Dia | 26 Gl 1; Jr 47-48; Sl 142

Dia | 27 Gl 2; Jr 49-50; Sl 143

Dia | 28 Gl 3.1-20; Jr 51-52; Sl 144

Dia | 29 Gl 3.21-4:20; Lm 1-2; Sl 145 8

Dia | 30 Gl 4.21-31; Lm 3-4; Sl 146

Foto

: Ren

ata

Vala

dão

Pa(i)stor Márcio, parabéns pelos 65 anos

Page 7: igreja missões giro Até os confins da terra: Prêmio ... · transformador, o seu lugar é no CTMDT ... todo o Brasil. ... “quantos missionários vocês sustentam?”

Domingo, 24 de novembro de 2013 Atos hoje 7

Agência: 4356-7Conta Corrente: 70000-2

Agência: 3484-3Conta Corrente: 3257-3

Agência: 3311Conta Corrente: 49-7 . Op.: 003

Agência: 3055Conta Corrente: 16059-6

Agência: 0299Conta Corrente: 02010219-8

Agência: 3040Conta Corrente: 13000808-5

Agência: 1750Conta Corrente: 0012886

Você pode utilizar também as máquinas de débito automático

para entregar seus dízimos e ofertas.

Jesus, o Filho de Deus, deixou a glória que tinha com o Pai, no céu, e veio ao mundo, encarnou-se e habitou entre nós. Veio como nosso representan-te e substituto. Veio para morrer em nosso lugar. Seu nascimen-to foi um milagre, sua vida foi um exemplo, sua morte foi um sacrifício vicário, sua ressur-reição uma vitória retumbante. Jesus concluiu sua obra redento-ra e comissionou sua igreja a ir por todo o mundo, proclamando o Evangelho a toda a criatura. Por essa razão, a obra missionária merece nos-sos melhores investimentos. Destacamos, aqui, dois investimentos que devemos fazer na obra missionária:

Em primeiro lugar, o investimento de recursos fi-nanceiros. A Bíblia diz que aquele que ganha almas é sábio (Pv 11.30). Investir na obra missionária é fazer um investimento para a eternidade; é fazer um investimen-to de consequências eternas. Nada trouxemos para este mundo nem nada dele levaremos. Os recursos que Deus nos dá não são apenas para o nosso deleite. Devemos em-pregar, também, esses recursos para promover o reino de Deus, levando o evangelho até aos confins da terra. A contribuição cristã não é um peso, mas um privilégio; não é um fardo, mas uma graça. Deus nos dá a honra de ser-mos cooperadores com Ele na implantação do seu reino. Não fazemos um favor para Deus contribuindo com sua obra; é Deus quem nos dá o favor imerecido de sermos seus parceiros. Estou convencido, portanto, de que a me-lhor dieta para uma igreja é a dieta missionária. Quando Oswald Smith chegou à Igreja do Povo, em Toronto, com vistas a assumir o pastorado daquela igreja, fez uma série de conferências de uma semana. Nos três primeiros dias pregou sobre missões. A liderança da igreja reuniu-se e disse ao pastor que a igreja estava com muitas dívidas e que aquele não era o momento oportuno de falar sobre missões. Smith continuou nessa mesma toada e no final da semana fez um grande levantamento de recursos para missões. O resultado é que aquela igreja, por longas déca-das, jamais enfrentou crise financeira. Até hoje, ela inves-te mais de 50% de seu orçamento em missões mundiais.

Em segundo lugar, investimento de vida. A obra de Deus não é feita apenas com recursos financeiros, mas, sobretudo, com recursos humanos. Fazemos mis-sões com as mãos dos que contribuem, com os joelhos

dos que oram e com os pés dos que saem para levar as boas novas de salvação.

Tanto os que ficam como os que vão são importantes nesse processo de

proclamar o evangelho de Cristo às nações. Os missionários que vão aos campos e as igrejas en-viadoras precisam estar alian-çados. William Carey, o pai das missões modernas, disse que aqueles que seguram as cordas

são tão importantes como aque-les que descem às profundezas

para socorrer os aflitos. Os que guar-dam a bagagem e os que lutam no cam-

po aberto recebem os mesmos despojos. Devemos fazer missões aqui, ali e além fron-

teiras concomitantemente. Devemos empregar o melhor dos nossos recursos, o melhor do nosso tempo e da nossa vida, para que povos conheçam a Cristo e se alegrem em sua salvação. Alexandre Duff, missionário presbiteriano na Índia, retornou à Escócia, seu país de origem, depois de longos anos de trabalho. Seu propósito era desafiar os jovens presbiterianos a continuarem a obra missionária na Índia. Esse velho missionário, numa grande assem-bleia de jovens, desafiou-os a se levantarem para essa mais urgente tarefa. Nenhum jovem atendeu seu apelo. Sua tristeza foi tamanha, que ele desmaiou no púlpito. Os médicos levaram-no para uma sala anexa e massagea-ram-lhe o peito. Ao retornar à consciência, rogou-lhes que o levassem de volta ao púlpito, para concluir seu apelo. Eles disseram: “O senhor não pode”. Ele foi peremptório: “Eu preciso”. Dirigiu-se, então, aos moços nesses termos: “Jovens presbiterianos, se a rainha da Escócia vos convi-dasse para ir a qualquer lugar do mundo como embaixa-dores, iríeis com orgulho. O Rei dos reis vos convoca para ir à Índia e não quereis ir. Pois, irei eu, já velho e cansado. Não poderei fazer muita coisa, mas pelo menos morrerei às margens do Ganges e aquele povo saberá que alguém o amou e se dispôs a levar-lhe o evangelho”. Nesse instan-te, dezenas de jovens se levantaram e se colocaram nas mãos de Deus para a obra missionária!

mordomia

Missões: um investimento de consequências eternas

Foto

: Rep

rodu

zido

da

Inte

rnet

Confira em quais bancos você pode depositar seus

dízimos e suas ofertas

» Se você tem dificuldades com finanças, se inscreva no Curso Crown de Finanças. Mais informações pelo telefone: (31) 3427-4130 / 8477-0034 (Pr. Célio e Inês (E-mail: [email protected] ).

Foto

: Int

erne

t

Pr. Hernandes Dias Lopes

Page 8: igreja missões giro Até os confins da terra: Prêmio ... · transformador, o seu lugar é no CTMDT ... todo o Brasil. ... “quantos missionários vocês sustentam?”

8 Atos hoje Domingo, 24 de novembro de 2013

O ministério de fabricante de tendas

O grande apóstolo Paulo, da mesma forma que a maioria dos judeus de sua

época, aprendeu uma profissão e, mesmo depois que passou a proclamar o Evangelho, continuou a

trabalhar no ofício de fabricante de tendas. Seus amigos próximos, o casal Áquila e Priscila, também exerciam a

mesma profissão (At 18.3). Hoje, a expressão “ministério de fabricante de tendas” é usada para referir-se a

pastores ou missionários que, embora tenham ganhos provenientes de um emprego ou

profissão seculares, também trabalham, às vezes, por uma quantia irrisória ou sem

receber nada, em seus ministérios.

(Fonte: 777 Curiosidades bíblicas – Ed. Vida).

Gramática missionáriaSó existem duas reações quando alguém se depara com a palavra “Mis-

sões”:1ª reação: Há os que preferem conjugar os verbos “adiar, esquecer, ca-

lar, desfrutar e estagnar”. Há os que escolhem os advérbios “depois, ama-nhã, talvez, futuramente e nunca”. Para esses, a vida é definida pelos subs-tantivos “tristeza, decepção, vergonha, descompromisso e deslealdade”.

2ª reação: Há os que preferem conjugar os verbos “falar, amar, orar, sustentar, enviar, comprometer, crescer” e escolhem os advérbios “hoje, agora, diariamente, já”. Para esses, a vida é definida pelos substantivos “alegria, realização, compromisso, lealdade e crescimento”.

Qual é a sua reação quando ouve a palavra “missões”?

(Fonte: Revista Visão Global

Curiosidades missionárias

• O mundo possui cerca de 24 mil etnias. Ainda falta alcançarmos 8 mil dessas.

• Das 6.287 línguas do mundo, 4.500 ainda não têm porção da Bíblia.

• O Brasil possui mais de 66 mil igrejas evangélicas.• Na África, as conversões chegam a 20 mil pessoas

por dia.• Na América Latina, são 400 conversões diárias.

Enquanto nasce um na Terra, nascem quatro na Igreja. No mundo esta taxa é de 3 conversões para cada nascimento natural.

• No Brasil existem cerca de 43 cidades ainda não alcançadas pelo Evangelho de Jesus Cristo e 222 cidades com 1% de evangélicos.

(Fonte: Internet)

Frases da semana1. “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a

criatura” (Jesus Cristo).2. “Chamada é uma questão de obediência ao IDE de Jesus a

todas as nações” (David Botelho).3. “O mundo está muito mais preparado para receber o Evangelho

do que os cristãos para o propagar” (George Peters).4. “MISSÕES: Deus inventou isto, Jesus morreu por isto, Paulo viveu isto,

William Carey reiniciou isto. Você está disposto a terminar isto?” (David Botelho).5. “Apoiar um trabalho missionário é um grande desafio aceito apenas por aqueles

que são portadores de uma grande visão” (Olinto de Oliveira).6. “Se Deus quer a evangelização do mundo, mas te recusas a sustentar

missões, então te opões à vontade de Deus” (Oswald Smith).7. “Por que alguém deveria ouvir do Evangelho duas vezes, quando

há pessoas que não ouviram nenhuma vez” (Oswald Smith).8. “Nós somos imortais até que cumpramos a tarefa a nós

encomendada” (James Frazer).9. “A minha paróquia é o mundo” (João Wesley).

(Fonte: Internet)

Textos: Atilano Muradas / Ilustração: Artphil7

Page 9: igreja missões giro Até os confins da terra: Prêmio ... · transformador, o seu lugar é no CTMDT ... todo o Brasil. ... “quantos missionários vocês sustentam?”

Domingo, 24 de novembro de 2013 Atos hoje 9

“Missões” está no coração de Deus e também deve estar no coração do ho-mem que foi transformado pelo poder de Deus. É impossível alguém pertencer ao Reino de Deus sem se preocupar com a obra missionária. Como disse David Botelho: “Missões: Deus inventou isto, Jesus morreu por isto, Paulo viveu isto, William Carey reiniciou isto. Você está disposto a terminar isto?” A expressão “missionária” deriva da palavra “mis-são” que nada mais é do que realizar algo desde onde o cristão está plantado até os confins da Terra. Ou seja, pregar ao nosso cônjuge e filhos é o primeiro passo missionário, que poderá se esten-der até o mais remoto e distante país. Nenhum cristão, portanto, está isento da responsabilidade de ser um missio-nário.

Nesta semana, o desafio é colocarmos em ordem nossos propósitos e objetivos missionários. Quando lemos em Mateus 9.37 que “a colheita (ou seara) é grande, mas os trabalhadores são poucos” sempre nos atemos à falta de trabalhadores; nos esquecemos que a colheita é grande. E essa grandeza não proclama apenas o expressivo número de almas a serem alcançadas. Está também se referindo à sua diversidade

de oportunidades e atividades. Se a seara é grande, então, devemos focar nossa ação em alguma área e dedicar nossa vida a ela. Não adianta tentarmos abraçar todos os campos missionários sozinhos. Há campos locais, nacionais e mundiais. O mundo possui cerca de 24 mil etnias e mais de 200 países. No Brasil existem 256 tribos indígenas e quase 100 ainda não alcançadas. As 50 cidades mais pobres do mundo estão dentro da chamada Janela 10/40 que possui 62 países que, urgentemente, necessitam de presença missionária, pois estão mergulhados no Budismo, Hinduismo e Islamismo.

É louvável e necessário trabalhar-mos na igreja local naqueles trabalhos normais, tais como, secretaria, coral, grupo de louvor, Escola Bíblica, juven-tude, adolescentes, crianças, etc. Mas precisamos ir adiante. A sociedade está muito diferente e em constante modifi-cação, com tribos de todos os tipos sur-gindo de todo lado. Então, precisamos nos adequar a essa nova ordem e fazer missões a tempo e fora de tempo, pois, a volta do Senhor está próxima e muitas vidas ainda precisam ser alcançadas.

Portanto, é hora de colocar a nossa casa missionária em ordem.

1. Trace um plano para falar de Je-sus a cada membro da sua família. Isso incluirá visitar cada um, marcar uma conversa, enviar literatura, e-mail, tele-fonar, convidar para visitar sua célula, etc. Paralelamente, ore para que Deus alcance a vida deles.

2. Trace também planos para alcan-çar os seus vizinhos. Quem não evange-liza na cidade onde mora, para as pesso-as próximas, dificilmente será um bom missionário longe dela.

3. Não se esqueça de abrir mais o leque traçando planos para alcançar os amigos do trabalho (da escola, etc).

4. Que tal planejar uma viagem mis-sionária para o ano que vem? Quem sabe, visitar um dos campos missioná-rios que sua igreja sustenta. Converse com seu pastor e saiba qual será a me-lhor opção.

5. Caso você ainda não saiba exata-mente qual trabalho missionário tem dom para realizar, leia livros e assista palestras sobre missões, para que possa encontrar com mais exatidão em qual tipo de trabalho se encaixa melhor.

6. Um trabalho missionário não se realiza só. Junte-se a alguém que tam-

bém ama algum tipo de trabalho mis-sionário e siga em frente.

7. Se você é médico(a), dentis-ta, assistente social, enfermeiro(a), cabeleireiro(a), voluntarie-se para par-ticipar de movimentos de ação social de ajuda a pessoas carentes. Essas são sempre boas oportunidades para com-partilhamento da Palavra de Deus.

8. Se você é professor, saiba que os campos missionários necessitam muito da sua cooperação no trabalho de edu-cação dos filhos de missionários. Procu-re saber a respeito disso.

9. Você tem um projeto missionário? Que ótimo. É hora de colocá-lo em prá-tica. Se ele é muito grandioso e você se acha incapaz, não se preocupe. Lembre--se que grandes realizações começam a partir de pequenas ações de coragem. E jamais se esqueça, que as pessoas à sua volta é que podem ser os seus melhores parceiros. Ninguém poderá ajudá-lo

se você não anunciar e pedir oração e apoio.

10. Além dos dízimos e ofertas que você entrega na sua igreja, prepare uma oferta especial (semestral ou anu-al), como Deus colocar em seu coração, e envie a algum missionário. Seja um porta-voz da bênção de Deus para uma família que tem devotado a vida para expansão do Reino de Deus.

11. Se você não pode ir ao campo missionário, adote uma família de mis-sionários por toda a vida e seja um par-ceiro fiel.

12. Se você tem habilidade comuni-cativa, seja um promotor de missões.

Pr. Atilano Muradas

Deseja saber mais sobre o assunto ligue para o pastor João Osmar: (31) 8402-5424

100 dias de conquistas:Colocando a

CASA MISSIONÁRIA em ordem

igreja

Foto

:Arq

uivo

do

Min

isté

rio

14 áreas de nossas vidas que devemos colocar em ordemEspiritualFísicaFamiliarFinanceiraProfissionalSocialMatrimonialPessoalIntelectual

■ MissionáriaPsicológicaPatrimonialMinisterialMissionáriaComunitária

Page 10: igreja missões giro Até os confins da terra: Prêmio ... · transformador, o seu lugar é no CTMDT ... todo o Brasil. ... “quantos missionários vocês sustentam?”

10 Atos hoje Domingo, 24 de novembro de 2013

Quando Jesus ordenou “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Marcos 16.15), Ele estava diante de um grupo que seria a base da chamada igreja primitiva que, em Atos 1.8, recebeu uma promessa seguida de uma gigantesca missão: pregar até os confins da Terra. A partir desses primei-ros cristãos, todo o mundo conhecido se-ria evangelizado nas décadas e séculos seguintes, até chegar aos nossos dias. No entanto, isso só foi possível porque ho-mens e mulheres, em todas as épocas, se dispuseram a gastar suas vidas em prol da pregação do Evangelho. A esses, cha-mamos de “missionários”, pessoas que receberam de Deus a capacidade espe-cial de exercer o seu chamado no Corpo de Cristo, em um contexto cultural, dife-rente de onde nasceu e viveu.

Desde os tempos do apóstolo Paulo, há relatos de pessoas bem-sucedidas ministerialmente, quando se engajaram em obras de evangelismo ou consolida-ção de vidas em contextos diferentes ao que estavam habituados a viver. Para constatar isso, leia a história dos mis-sionários de todos os tempos e chegará à conclusão que algo sobrenatural mo-

veu essas pessoas para dedicarem suas vidas a missões.

Ao contrário do que muita gen-te pensa, nem todo missionário é um evangelista. Um missionário pode ser chamado a exercer um dom diferen-te do evangelismo, como por exemplo, ensino, socorro ou pastor. O missioná-rio com real chamado sente alegria em romper barreiras culturais e facilidade em se adaptar às particularidades de outro país, tais como, costumes, língua e alimentação.

Graças a Deus, nossa igreja sabe reconhecer aqueles que foram chama-dos para serem missionários, por isso, tem dado suporte a muitos no campo. Alguns, integralmente, outros, par-cialmente, e ainda outros, por meio de parcerias. A seguir, você conhecerá de forma sucinta quem são nossos missio-nários, há quanto tempo estão no campo e o que têm produzido para o Reino de Deus. Que suas histórias sirvam de ins-piração a todos nós que estamos na igre-ja local e fomos chamados a sustentá-los em oração, psicológica e emocionalmen-te, bem como, financeiramente.

Mato Grosso

■ Alessandro Antônio Marinho é casado com Ivalda, há 1 ano está atuando entre as tribos Terena, no Mato Grosso em apoio a igreja local, treinamento de líderes e discipu-lado.

■ Iago Freitas Gonçalves é solteiro, há 1 ano está na tribo indígena dos Terena, em Aldeia Moreira, Miranda, MT. Iago tem se dedicado ao discipu-lado, apoio a igreja indígena e ao ensino da Bíblia, utilizando-se do Português e aprendendo a língua terena. O Seminário Teológico In-

dígena Terena já está funcionando há quase 1 ano. Seu objetivo para os próximos anos é treinar missio-nários autóctones (nativos).

Amazonas

■ Bráulio Brandão de Oliveira Lopes é solteiro e atua em São Gabriel da Cacho-eira, AM. Ele está há 2 anos no campo e trabalha com tradução da Bíblia, produção de material didático para ensino na língua materna e discipulado. Para atuar nessa região com o povo

Tukano, Bráulio está aprendendo a língua tukana e se familiarizando com a cultura. Mesmo com as dificuldades iniciais, já pode auxiliar na produção de material didático em Tukano – um livro de alfa-betização e dois livros de histórias. Para o próximo ano, Bráulio vai começar a traduzir alguns textos bíblicos.

■ Cristiane Alves é solteira, está há 10 meses tra-balhando entre os ribeirinhos no Amazonas. O seu foco é a tradu-ção da Bíblia. Em 2010, Cristiane trabalhou em Sucre, Bolívia, com-partilhando e ensinando o Evan-gelho a crianças e jovens, além de

Page 11: igreja missões giro Até os confins da terra: Prêmio ... · transformador, o seu lugar é no CTMDT ... todo o Brasil. ... “quantos missionários vocês sustentam?”

Domingo, 24 de novembro de 2013 Atos hoje 11

atuar na área da alfabetização. Após esse período, passou a se envolver diretamente com a tradução da Bíblia para povos que ainda não a possuem em sua língua materna. Para isso, esteve em algumas aldeias indígenas do norte do Brasil. Cristiane tam-bém elaborou, junto a outros missionários, projeto para uma língua do Timor Leste.

■ Gislaine Pereira Saraiva é solteira e atua em co-munidades ribeirinhas do rio Ma-nacapuru, no Amazonas, há três anos. Gislaine evangeliza e planta igrejas em comunidades ainda não alcançadas pelo Evangelho. Como cirurgiã-dentista, colabora no desenvolvimento de projetos

sociais, além de realizar atendimentos odontológi-cos com consultório portátil. O seu trabalho já tem alcançado várias comunidades: uma igreja com li-derança ribeirinha na comunidade de Jacarezinho, e que já está realizando trabalhos missionários nas comunidades vizinhas; uma igreja nascendo na comunidade de Bararuá com líderes locais em for-mação; células em três comunidades vizinhas antes consideradas “não alcançadas”. Gislaine tem vários projetos, a saber: plantar igrejas em lugares estraté-gicos no rio Manacapuru; formar e capacitar líderes locais com visão missionária para que alcancem as comunidades ainda não evangelizadas; gerar fonte de renda alternativa para ribeirinhos que ainda vi-vem apenas do extrativismo.

■ Jussiana Vieira Dourado é solteira, está traba-lhando, há 9 meses, entre os ribei-rinhos no Amazonas, mais espe-cificamente em Jacarezinho onde ela é responsável pela igreja, é líder dos alunos estagiários do CTMDT, trabalha no treinamento de líderes locais e é contratada da

prefeitura como pedagoga.

■ Magno e Gislane Gomes são casados e, desde janeiro, estão trabalhando entre os ribeirinhos no Amazonas. O trabalho consiste em evangelis-mo, discipulado e implantação da igreja entre os ribeirinhos. Estão atuando na comunidade de Dominguinhos, mas saem para

as comunidades adjacentes também com o mesmo objetivo.

Alagoas

■ Raoni e Keila Matos são casados e estão no campo há mais de três anos. Eles atuam em Água Branca, no ser-tão alagoano com implantação de igrejas (evangelização, consolida-ção, ensino, pastoreio). O objetivo é alcançar o povo sertanejo. Já batizaram dezenas de pessoas e

estão preparando outras por meio do curso Primei-ros Passos. O casal de missionários visita povoados, anunciando a Palavra de Deus e realiza festas anu-ais para alcançar crianças. Para o futuro pretendem levantar líderes e ter uma escola para prepará-los, entregar uma Bíblia em cada casa e ter uma igreja em cada povoado.

Minas Gerais

■ Angélica Anaira e Silva é solteira, trabalhou cerca de 20 meses em Tirana/Albânia. O seu trabalho foi com jovens, evangelismo, dis-cipulado, células e com o mi-nistério de dança. Atualmen-te, Angélica está integrada à equipe de artes da Operação

Mobilização (OM), juntamente a Isa Coimbra com apresentações em vários países da Europa e Ásia. Angélica e Isa retornam ao Brasil, no dia 28 de novembro de 2013.

■ Carmen Cristina Schier é solteira, traba-lhou 3 anos em Foz do Iguaçu, PR, e atualmente está em sua cidade se organizando para ir a outros países.

■ Emerson Mamede Mendes é solteiro e atua há 4 anos em Carmésia, MG, alcançando os índios Pata-xós. Basicamente, suas ações consistem em evangelismo, implantação de igreja, traba-lho com crianças, aconselha-mento de casais, discipulado

e implantação de células. Dois casais já foram alcançados e estão sendo treinados, para serem pastores da comunidade. Um projeto a curto e médio prazo é a construção de uma cabana para realização dos cultos.

■ Geziel é casado e atua no mistério Jornada da Aliança e na área adminis-trativa, no ministério Homens da Promessa e com células. Geziel trabalhou por um ano na Bolívia, na prática minis-terial do curso de missões do CTMDT, focado no alcance de

jovens e crianças. Nos próximos anos, pretende se preparar melhor para novos passos missioná-rios da família.

■ Gisselda Luzia Mota é solteira e, há 2 anos, trabalha na Secretaria de Missões da Igreja Batista da Lagoinha em Belo Horizonte. Além de cuidar de toda a par-te administrativa do ministé-rio, conversa com muitos de-les encorajando, animando e suportando em cuidado e ora-

ção. Desde que assumiu a função, tem vivencia-do inúmeras situações com os missionários e re-solvido questões que têm tornado mais tranquila a vida dos missionários no campo. Seu tempo de permanência na secretaria é até que Deus lhe dê outra direção.

■ Jackson e Andressa Barreto são casados há oito anos e não têm filhos. Atuam em Lamim, MG, com implantação de igrejas, for-mação de líderes regionais, ensino bíblico teológico, dis-cipulado, ministério infantil

e desenvolvimento social (aulas de dese-nhos, pintura, violão, ballet, teatro, etc). O casal já está no campo, há 5 anos e, até o momento, já alcançou várias pessoas para o Senhor Jesus.

■ João (pr. Joãozinho) é casado e atua junto à Secretaria de Missões da Igreja Ba-tista da Lagoinha, em Belo Horizonte, com o programa de orienta-ção a vocacionados em missões, com projetos missionários de curto

prazo, e despertamento de novos vocacio-nados. Desde o surgimento da escola de treinamento de missionários, Joãozinho tem apoiado a implantação de igrejas no

Vale do Jequitinhonha, Norte de Minas, e Nordeste, participa no apoio a núcleos da IBL em diversas regiões do Brasil, busca suporte a campos missionários, apoio a projetos urbanos e realiza viagens missio-nárias de curto prazo, visando o desperta-mento de novos vocacionados.

■ Josiane Aline da Costa passou quase 2 anos na Índia. É solteira e está atuando no minis-tério Jornada da Alian-ça. Está trabalhando no preparo de novos con-vertidos para o batismo e discipulado e aguar-

dando uma nova direção de Deus.

■ Lucília Pereira da Fonseca é solteira, há 6 meses, está atuan-do no ministério Jorna-da da Aliança junto aos novos convertidos, com célula e discipulado. Lu-

Page 12: igreja missões giro Até os confins da terra: Prêmio ... · transformador, o seu lugar é no CTMDT ... todo o Brasil. ... “quantos missionários vocês sustentam?”

12 Atos hoje Domingo, 24 de novembro de 2013

cília está se preparando para se juntar a Patrícia em Moçambique.

■ Lucimar Rodrigues dos Santos é solteira e mora com a família em Belo Horizonte e serve, há 2 anos, na Igreja Batista da Lagoinha. Sua área de atuação tem sido no evangelismo, preparo de novos convertidos para o batis-mo, célula e discipulado. Con-

cluiu o curso de enfermagem na Cruz Vermelha e o objetivo é trabalhar entre os ribeirinhos do Amazonas juntamente a equipe da missão Asas de Socorro.

■ Maria Lacerda da Paz (Dorinha) atua na Igreja Batista da Lagoinha, Belo Horizonte, há mais de três anos. Basicamente, seu ministério é de ensino, aconse-lhamento e discipulado. O alvo principal são os novos mem-bros que chegam à igreja. Está

fazendo o curso teológico do CTMDT com o objeti-vo de melhor se preparar.

■ Maysa dos Reis é solteira e atua, desde agosto de 2010, em Belo Horizonte, nas áreas de ensino, discipulado e administração. Seu ministério é efetivamente de ensino da Pa-lavra, treinamento de novos lí-deres, bem como, de novos con-vertidos. Entre os seus planos

está permanecer em Belo Horizonte com o foco de se preparar ainda mais para continuar atuan-do na área do ensino.

■ Rosania Morais de Deus é solteira e atuou em Guiné Bissau por 8 meses. Agora, está de volta a Belo Ho-rizonte e trabalha na Jornada da Aliança. Seu alvo principal é consolidar os novos converti-dos e quem chega por transfe-rência. No tempo em que esteve

na África, evangelizou, batizou novos converti-dos, abriu células, fez discipulados, ministrações e praticou ação social.

■ Rivaldo e Emanuele Gonçalves são casados, têm uma filha e atuam em Ca-tas Altas da Noruega (MG) com evangelismo, discipulado e im-plantação de igrejas em zonas urbanas e rurais. Estão no cam-po, há quase dois anos, e já al-cançaram seis famílias que têm

recebido discipulado e treinamento nas células. Um projeto para os próximos anos é dar continui-dade no reforço escolar, formar liderança local e alcançar zonas rurais.

■ Samuel Roberto de Melo Silveira é casado com Lorene e atua, há 1 ano e meio, em Belo Horizonte, espe-cificamente nos ministérios Jor-nada da Aliança e El Shamah. Samuel está focado no alcance

de 10% de Belo Horizonte – gerar e discipular líde-res para o crescimento da igreja. Paralelamente, Samuel se prepara para ser enviado a um povo não alcançado.

■ Yara Santos é solteira e atua como missioná-ria com foco em países da Ja-nela 10/40. Está no ministério, há sete anos, e já trabalhou com evangelismo, discipulado e pastoreio de mulheres des-cendentes de outros países, em uma cidade no Sul do Bra-

sil. No momento, atua no ministério Jornada da Aliança, trabalhando com novos convertidos, cé-lula e discipulado. Está fazendo faculdade na área da beleza com o propósito de entrar nos países com uma profissão.

VÁRIOS PAÍSESÍndia

■ Maria Dolores Santos de Andrade é solteira e atua há 1 ano, na Índia, no projeto de resgate de meninas da prostituição. Maria Dolores fala inglês e hindi. Seus planos para o futuro incluem a me-lhora na língua hindi e o lan-çamento de um trabalho com

mulheres, utilizando a estética como ferramenta para evangelismo. Após essa primeira etapa, Ma-ria pretende abrir um salão/escola de beleza com o alvo de alcançar mais mulheres, e ainda criar a oportunidade de cursos profissionalizantes, que serão fonte de renda para a população carente.

■ M. V. é solteira e está trabalhando na Índia. A atividade se constitui basicamente em sustento e desenvolvimento de meninas resgatadas da área de prostituição, ensinando a elas a Palavra de Deus e discipulando. Para isso, ela está estudando inglês e hindi. Os alvos para os próximos anos são estender o projeto para outras localidades e trei-nar as meninas para fazerem missões dentro do projeto na Índia como um todo.

■ Taís Flores Bronze é solteira e atua há 1 ano na Índia, no projeto resgaste de meninas da prostituição. Seu trabalho consiste no ensino da Palavra, discipulado e pasto-reio das meninas.

Guiné Bissau

■ Carlos André e Suerda Sales são casados, têm dois filhos, Samuel e André, e atuam em Guiné Bissau, desde 2008. O foco da missão é o povo Fula, na aldeia de Bani, e o alvo principal é ver uma igreja fula biblicamente contextualizada e consciente de sua vocação.

Por meio do convívio com o povo, a família tem

aprendido a língua e cultura local. Carlos e Suer-da desenvolvem ministério com crianças, com saúde humanitária e realizam discipulado. Entre os projetos para os próximos anos está a constru-ção da casa missionária na aldeia e um Centro de Nutrição.

■ Ivani Vicente Rodrigues é solteira, está há 1 ano em Guiné-Bissau. O seu trabalho consiste em evange-lismo, ensino, célula e acon-selhamento. Seu principal objetivo é alcançar o povo mu-çulmano. Ivani tem um cha-mado para o Senegal e crê que

no momento certo estará lá servindo esse povo.

■ Roseni Rodrigues Nascimento é casada com Alessandro, voltou recente-mente de Guiné-Bissau, Áfri-ca, para casar, depois de cinco anos fazendo um trabalho de evangelismo, ensino, discipu-lado, pastoreio e treinamento de líderes. Fruto do seu traba-

lho, muitas vidas já foram alcançadas e batizadas, vários seminários de libertação e batalha espiri-tual para mulheres foram realizados, turmas de treinamento já foram concluídas e dezenas de mulheres já foram discipuladas. Atualmente, Ro-seni está na Jornada da Aliança, onde passará um tempo enquanto Alessandro se prepara para re-tornarem a Guiné-Bissau.

■ Marilene Araújo de Souza é solteira e atua há 2 anos, em Guiné-Bissau, com evangelismo, ensino, discipu-lado, pastoreio e treinamento de líderes. Para alcançar os animistas e muçulmanos, ela precisa saber a língua france-sa e crioulo. Até o momento,

muitas vidas foram alcançadas e batizadas. Ma-rilene também faz palestras para mulheres sobre vida cristã, o que já tem gerado muitos testemu-nhos de conversão e transformação. O objetivo é permanecer até 2014 dando suporte à igreja local. O alvo seguinte é ir para o Mali, um país da Janela 10/40 que possui apenas 0,9% de evangélicos e é dominado pelo Islamismo. O Mali é um país mar-cado por golpes militares, extrema pobreza, falta de trabalho e de paz.

Albânia

■ Antônio Barbosa Coelho é solteiro e trabalha com implantação de igrejas em Tirana, Albânia, onde está há 22 anos. Para alcançar os albaneses Antônio teve que aprender a língua albanesa. Até o momento, três igrejas já foram implantadas. Para os

próximos anos, Antônio pretende dar sequência ao evangelismo, que é contínuo, bem como, con-solidar um grupo que já aceitou a Jesus, mas ain-da não foi batizado, e abrir novas igrejas.

Page 13: igreja missões giro Até os confins da terra: Prêmio ... · transformador, o seu lugar é no CTMDT ... todo o Brasil. ... “quantos missionários vocês sustentam?”

Domingo, 24 de novembro de 2013 Atos hoje 13

Angola

Marco e Lilian Faleiro são casados, têm duas filhas, Aline (19) e Raquel (21), que moram no Brasil. Estão atuando em Lubango, Sul de Angola, no Instituto Superior de Teologia Evangélico de Lubango (ISTEL), uma faculdade

teológica da Associação Evangélica de Angola (AEA), que associa 16 denominações. Marco é professor e Lilian é bibliotecária, mas ambos trabalham na tradução de um curso bíblico para pastores na língua dos Mamuilas, e em alguns processos administrativos em reformulação, no evangelismo, na formação de capelães e com a implantação do EAD (Ensino a Distância) do ISTEL.

Uruguai

■ Alessandra Costa Barros é solteira e atua em Salto, Uruguai. Basicamen-te, seu ministério consiste em apoiar os trabalhos da igreja local com evangelismo, disci-pulado de jovens, intercessão e libertação. Alessandra está há 2 anos no campo. Nesse tempo,

o foco tem sido dominar a língua hispânica e o discipulado direcionado para grupos específicos. Alessandra tem trabalhado com adolescentes e jo-vens e visto o amadurecimento deles de maneira surpreendente. Além disso, tem servido a igreja local onde enfrenta muitas lutas com a religiosi-dade.

Oriente Médio

■ A.P.M. é solteira e faz 2 meses que ela está no Líbano, estudando o árabe. Está fora do Brasil há 2 anos, sendo que, nos últimos 20 meses, traba-lhou em Tirana/Albânia na evangelização e disci-pulado de jovens e atuando também com artes na igreja por meio do teatro, com células e servindo ao corpo de Cristo com a profissão de cabeleirei-ra. Já trabalhava em missões na Igreja Batista da Lagoinha, há cinco anos – dois no CTMDT, um na África do Sul e Catas Altas da Noruega (MG) e dois na Igreja Batista da Lagoinha. Também passou períodos na tribo indígena dos Pataxós e entre os ribeirinhos do Amazonas.

Polônia

■ Cleres e Jane Pacheco são casados, adota-ram uma criança, e atuam em Bialystok, na Polônia, alcançan-do os poloneses. Basicamente, eles realizam evangelismo, pastoreio, assistência social e cursos de artes manuais. O currículo de trabalho do casal

inclui dez anos na Polônia, um ano na Inglaterra e um ano no Paraguai, trabalhando com eslavos. O casal já alcançou muitos jovens e assistiu diversas famílias com o Ministério Kidz Klub e o Ministério

de Mulheres. Cleres e Jane têm o projeto de come-çar uma casa de apoio a jovens envolvidos com drogas e marginalidade.

Haiti

■ Cristilene Pereira da Silva é solteira e atua no Haiti na área de discipula-do, ensino do português, apoio ao orfanato Mário James, e trabalho com crianças entre 3 e 12 anos na escola da comu-nidade. Para realizar o seu ministério, Cristilene necessita

aprender três línguas: crioulo, francês e inglês. Há 1 ano e meio, está no campo e já tem visto portas abertas junto à comunidade onde realiza palestras e orientação familiar para os pais na as-sociação de moradores. Nos próximos anos, Cris-tilene pretende focar no discipulado, obter conta-tos com ONGs e desenvolver projetos na área de agricultura familiar, trazendo o entendimento de que os haitianos precisam e conseguem se autos-sustentarem.

■ Dilene Lopes da Cunha é solteira e trabalha, há 2 anos, em Porto Príncipe, Haiti, no ministério pastoral, missionário, treinamento de seminaristas, evangelismo, en-sino e ajuda humanitária. O povo haitiano sem emprego, pobre, injustiçado e oprimido,

é seu alvo de atuação. Para isso tem aprendido duas novas línguas: o francês e o crioulo. Dilene tem feito um trabalho de desenvolvimento comu-nitário com a Igreja Peregrinos, na comunidade de Ti-Caju. Paralelamente, ela evangeliza por meio das três classes de ensino da Língua Portu-guesa que ministra, trabalha com um orfanato e faz palestras na comunidade sobre a inversão do papel familiar. Para os próximos anos, Dilene pretende implantar o discipulado na igreja local e continuar com ajudas humanitárias.

■ Marlon Tadeu Teixeira da Mata é solteiro e trabalha em Porto Príncipe, Haiti, com evangelismo, ensi-no, tradução de textos e pre-gação. Está no campo há 1 ano e meio e ainda aprendendo o francês e o crioulo, línguas bá-sicas para alcançar os haitia-

nos. Tem conseguido firmar parcerias com igrejas locais, para desenvolver trabalhos com crianças. Para o futuro pretende ter capacidade para re-ceber equipes e fornecer todos os recursos para trabalhos específicos de evangelismo, ensino, pre-gação da Palavra.

Rússia

■ Pedro e Karla são casados, têm dois filhos e atuam na Rússia. Basicamente, o casal trabalha equipando a igreja local com treinamento, evan-gelismo e discipulado. Apesar da família falar quatro línguas, nessa região só é requerido que saibam o russo. Pedro e Karla já possuem 18 anos

de experiência missionária, dos quais, 13, na Rús-sia. Graças a Deus, dois grandes alvos já foram alcançados pela família: falar russo e um visto específico. A ocupação oficial de ambos é a de professores. Dentre as estratégias de difusão do Evangelho está a implantação de células, seminá-rios para líderes, visitação a enfermos em hospi-tais e visitação a orfanatos.

Moçambique

■ Patrícia Garcia Soares é solteira e atua, há 1 ano e meio, em Maputo, Moçambique, com ensino nas igrejas, seminários e escolas, buscando alcançar o povo Changana. Patrícia está nesse país para tra-balhar com educação, ação social, seminários, cur-sos profissionalizantes e igrejas, aproveitando para levar a Palavra de Deus às pessoas. Até o momento, Patrícia já se envolveu na abertura de uma creche cristã e auxiliou uma escola primária, ajudando a conseguir carteiras para os alunos que se sentavam no chão. Para os próximos anos pretende implantar o discipulado e implantar cursos de treinamento.

ÁSIA

■ Roberto e Marina Pontes são casados, têm dois filhos e estão, há 13 anos, no campo missionário. De 2000 a 2006, estiveram na Albânia onde estabeleceram ministérios para crianças, jovens, louvor por meio de treinamento e discipu-lado específicos. Nesse mesmo

país estabeleceram uma congregação junto com um nacional (missionário do próprio país). Traduziram do português para o albanês e gravaram um CD in-fantil com músicas da APEC e dois CDs com músi-cas do Diante do Trono Infantil, “Crianças Diante do Trono” e “O Amigo de Deus”. De 2006 até os dias de hoje, trabalham no continente asiático, alcançando os curdos com evangelismo, discipulado, louvor e ensino, em parceria com uma igreja local. O casal lidera o Ministério de Jovens, um grupo caseiro, dis-cipulam jovens e casais, além de atuarem no louvor, no Ministério de Crianças e evangelismo de nacio-nais. Para os próximos anos pretende implantar uma igreja bilíngue.

■ G.O. e S.S. são casados e têm filhos. Atualmen-te, trabalham na Jordânia. A estratégia de evangelismo é por intermédio do esporte e das artes, bem como, visitas a residências, tendas e traba-lho com refugiados. O povo que desejam alcançar são os

jordanianos e árabes residentes no país. O casal trabalha com cerca de 400 crianças numa escola, do jardim à 6ª série e têm aproveitado as oportu-nidades para semear no coração dessas crianças não só esporte ou artes, mas o amor de Deus. Nos próximos anos pretendem continuar o trabalho e se engajarem naquilo que o Pai direcionar.

Pr. Atilano Muradas

Page 14: igreja missões giro Até os confins da terra: Prêmio ... · transformador, o seu lugar é no CTMDT ... todo o Brasil. ... “quantos missionários vocês sustentam?”

14 Atos hoje Domingo, 24 de novembro de 2013

ministérios

Casados para Sempre

“Encontro com Deus” para deficientes auditivos e visuais

Ministério realiza formatura e abre inscrições para curso que se inicia em fevereiro

As inscrições já estão abertas para evento que reunirá ministérios Ephatá e Siloé

Aconteceu no domingo, 10 de no-vembro, no Tabernáculo, a formatura de 180 casais do Curso Casados para Sempre do 2º semestre de 2013. Houve louvor, ministração da Palavra, oração, entrega e consagração dos certificados e testemunho de casais que foram edifi-cados com o conteúdo aprendido.

Eduardo Augusto e Rúbia Fernanda são casados há 12 anos, realizaram o curso e contam que estão impactados. “Logo no início das aulas, o Senhor nos mostrou que poderíamos melhorar nosso casamento. Agora, meu esposo e eu temos mais diálogo e oramos juntos, todos os dias. Estamos muito felizes e recomendamos o curso para todos os casais”, afirma Rúbia. Eduardo também está maravilhado. “Foi muita bênção em minha vida e parece que eu me ca-sei de novo há 14 semanas”, conta.

O curso Casados para Sempre apli-ca princípios da Palavra de Deus e tem a duração de 14 lições, uma a cada se-mana. As aulas ajudam a fortalecer o casamento que já está bom e a restau-rar o que precisa de um renovo. “A for-

matura foi maravilhosa e o curso é uma oportunidade de abençoar e edificar os casamentos”, afirma o pastor Narciso Marques, responsável pelo ministério Casados para Sempre juntamente a sua esposa Cláudia Márcia. O DVD da for-matura já está à venda na Casa Pastoral. Para adquiri-lo, ligue para o pastor Nar-ciso Marques (31) 8488-2764.

As inscrições para o curso Casados para Sempre estão abertas e podem ser realizadas às terças-feiras, das 9 às 18 horas, na Casa Pastoral (Rua Pitangui, 527, São Cristóvão); às quintas-feiras, às 19:30, durante o culto da Família, no Ta-bernáculo, e aos domingos, das 10 às 13 horas, na Praça da Fonte. O investimen-to é de R$ 120,00 por casal (podendo ser pago em dinheiro, débito ou cartão de crédito dividido em 2x). Informações: Pr. Narciso Marques (31) 8488-2764, e--mail: [email protected] / www.casadosparasempre.net

Priscilla Vieira

Entre os dias 13 e 15 de dezembro, na Pousada Olaria do Rei, em Betim, será realizado o Encontro com Deus para deficientes auditivos e visuais. Os participantes terão um tempo de co-munhão com o Senhor e também com outros irmãos. Por meio de palestras, vídeos e dinâmicas serão preparados para desenvolverem uma relação ínti-ma com o Senhor, facilitando o aprendi-zado da oração e leitura da Palavra.

A pastora e coordenadora do Minis-tério com Surdos Ephatá, Nubia Aguila, ressalta a importância da participação no evento. “Independente da pessoa ter deficiência ou não, todos nós precisa-mos de momentos reservados para ser-mos ministrados. Esse encontro é espe-cial para os surdos porque é específico, em todas as ministrações haverá a pre-sença do intérprete de Libras – Língua Brasileira de Sinais”, ressalta a pastora Nubia.

No encontro, haverá também um grupo de voluntários fazendo a descri-ção para os deficientes visuais de tudo o que acontecerá no ambiente. “Como Corpo de Cristo, fomos chamados para andarmos juntos como Jesus nos orde-nou, independente da limitação física. Temos o chamado de Deus para pros-

seguirmos em conhecê-Lo. Creio que os participantes serão muito abençoados”, explica a pastora Geralda, coordenado-ra do Ministério com Deficientes Visuais Siloé.

O investimento para participar do Encontro vale a pena. Inclui café da manhã, almoço, jantar e transporte. Se você conhece algum deficiente visual ou auditivo e igrejas que têm ministério com surdos e cegos, faça o convite para participarem desse Encontro com Deus.

As inscrições podem ser feitas no Ministério com Surdos Ephatá e Minis-tério com Deficientes Visuais Siloé (Rua Beberibe, 106, São Cristóvão), de segun-da a sexta-feira, das 14 às 20 horas, ou após o culto do Ministério Ephatá, aos sábados, no Salão Fé, das 17:30 às 19:00; ou após o culto do Ministério Siloé, aos sábados, às 15 horas, no Salão dos Diá-conos (Rua Joazeiro, 27, São Cristóvão).

Priscilla Vieira

Mais informações: Ministério Ephatá: Pra. Nubia Aguila (31) 9425-3815 / 8451-9936 / Ministério Siloé: Pra. Geralda 8485-1263.

Foto

:Arq

uivo

do

Min

isté

rio

Foto

:Arq

uivo

do

Min

isté

rio

Page 15: igreja missões giro Até os confins da terra: Prêmio ... · transformador, o seu lugar é no CTMDT ... todo o Brasil. ... “quantos missionários vocês sustentam?”

Domingo, 24 de novembro de 2013 Atos hoje 15

igreja

Campanha “Uma carta para Deus”

Crianças da Creche Oásis passeiam na fazenda

Envie sua carta até o dia 28 de dezembro para a Super FM

Atividade integra a programação extracurricular da creche

Como participar?

1º - Escreva em uma folha todos os seus pedidos de oração para 2014. Lembre-se que, antes, esses projetos e pedidos devem ser colocados diante do Senhor em oração para serem confir-mados. Eles são uma carta para Deus.

2º - Após escrever os pedidos para 2014, coloque essa carta dentro de um envelope, enderece à Rádio Super FM, vá até os correios e envie.

3º - Depois disso, compre 11 envelo-pes e 11 selos e entregue para 11 ami-gos, parentes ou vizinhos que necessi-tam da ajuda de Deus para realizarem seus sonhos e projetos em 2014. Assim que entregar, explique a eles como fun-ciona o projeto. Eles também podem escrever para Deus os seus pedidos e enviar pelo correio.

21 dias de jejum e oração:

No dia 11 de dezembro, será inicia-da a campanha de 21 dias de jejum e oração pelos pedidos enviados nas car-tas. Esses momentos de oração serão realizados durante a transmissão do programa “Madrugada Super”, com o pastor Daniel Gomes, todos os dias, das 23 às 2 da madrugada, inclusive, nos fi-nais de semana.

» Atenção: A campanha será encerrada no dia 31 de dezembro, no Culto da virada, no mineirinho, com um grande clamor em favor dos pedidos escritos na carta.

No primeiro sábado de novembro, 39 crianças de 4 e 5 anos, moradoras de comunidades localizadas na Pedreira Prado Lopes, participaram de um pas-seio na Fazenda Maanaim, situada na cidade de Sete Lagoas (MG). Essa ativi-dade integra a programação extracurri-cular da Creche Oásis, projeto mantido pela Fundação Oásis e amparado pela nossa igreja.

A visita à fazenda foi realizada com o objetivo de aplicar na prática os conhe-cimentos apreendidos em sala de aula. Acompanhadas de duas professoras, uma secretária da creche e de 30 volun-tários da Associação Geração Samuel, projeto da nossa igreja, as crianças pu-deram vivenciar o que leram nos livros e ouviram dos professores. Antes das aulas ao ar livre, todos tomaram café numa linda mesa repleta de pães, bolos, biscoitos e um delicioso achocolatado. Depois, as crianças participaram de um período de oração e logo foram dividi-das em grupos com três integrantes e um adulto, para explorarem os espaços da fazenda. As crianças participaram de uma trilha ecológica, conheceram o pomar e os espaços onde ficam os ani-mais, o curral e o chiqueiro, andaram a cavalo, brincaram no rio e também com argila. No período da tarde, logo depois

do almoço e de um momento de descan-so, as crianças se reuniram embaixo de uma árvore para escutarem estórias e “causos” divertidos.

Para encerrar o dia, foi preparada uma linda festa com uma mesa deco-rada especialmente para as crianças. Todas amaram a surpresa e se diverti-ram ainda mais. As crianças retorna-ram a Belo Horizonte felizes com a ex-periência que tiveram na fazenda. “Foi inesquecível para eles ver e tocar nos animais, pisar na grama, brincar com argila e aprender, na prática, o que ou-viram dos professores. Até hoje, eles co-mentam a respeito da visita, sobretudo, quando veem figuras nos livros que os lembram dos lugares que visitaram na fazenda”, compartilha a pastora Cleide Fernandes, responsável pela Creche Oá-sis que atende, de segunda a sexta, das 7:30 às 16:30, crianças de 4 meses até 5 anos. No período que estão na creche, as crianças participam de aulas de in-formática, música, matemática, portu-guês, história e artes cênicas.

Kátia Brito

Informações sobre a Creche Oásis: (31) 3424-9472 / 8793-7925.

Foto

:Arq

uivo

da

Crec

heFo

to:A

tila

no M

urad

as

Participe!

Envie sua carta para a Rádio Super FM: Rua Professor Magalhães Penido, 460, São Luís – Belo Horizonte-MG – CEP: 31.270-700. Informações: (31) 3253-3339 (Rádio Super FM) / 8793-1581.

Page 16: igreja missões giro Até os confins da terra: Prêmio ... · transformador, o seu lugar é no CTMDT ... todo o Brasil. ... “quantos missionários vocês sustentam?”

16 Atos hoje Domingo, 24 de novembro de 2013

Você mulher, que está numa gravidez indesejada, sentindo-se sozinha, abandonada e não sabe o que fazer, procure o Ministério AMGI - Apoio a Mulheres numa gravidez indesejada. Ligue (31) 2551-8525 / 2552-2799 ou nos envie um e-mail [email protected].

Informações: www.engravideieagora.com.br

gravidez indesejada

Foto

s: A

rqui

vo d

o M

inis

téri

o

Page 17: igreja missões giro Até os confins da terra: Prêmio ... · transformador, o seu lugar é no CTMDT ... todo o Brasil. ... “quantos missionários vocês sustentam?”

Domingo, 24 de novembro de 2013 Atos hoje 17

ministérios

Onde?Durante os cultos e o evento “Conversa Franca”“Pra lá das 10” – Dia 28, quinta, às 22:30 no Ta-bernáculo.“Sexta Básica” – Dia 29, Sexta, às 19 horas, no Templo.“Mocidade” – Dia 30, Sábado, às 19 horas, no Templo.“Cristo Vivo” – Dia 1º, Domingo, às 20:30, no Templo.“Conversa Franca” – Dia 30, sábado, das 15 às 16:30, no Templo para as mulheres e no CEU para os homens.Atenção:Das 15 às 17 horas, na Casa da Mocidade, acon-tecerá o curso “Conectando o seu namoro a Cristo” com os pastores Richarde e Priscila Guerra.Às 15 horas, todos os jovens estão convidados

para um bate-papo especial, sobre sexuali-dade, que terá como convidados os pastores Brinco e Nana Shara da Igreja Celular Inter-nacional do Rio de Janeiro. As moças estarão reunidas com Nana Shara no Templo. Já os ho-mens estarão juntos no CEU com o Pr. Brinco. O Ministério do casal Brinco e Nana é voltado para vários temas dentre os quais, compor-tamento e aliança especialmente para casais, compromisso em santidade, corte para jovens e solteiros e sexualidade e posicionamento em santidade. Os outros preletores do seminário serão os pastores Lucinho Barreto e equipe de pastores da mocidade.

Participe!Informações: (31) 8793-1561 (Pr. Rony) / (31) 3498-6500 (Casa da Mocidade).

Mocidade realiza Congresso de Missão Integral

Do dia 5 a 8 de dezembro, a Mocidade realiza-

rá o 1º Congresso de Missão Integral. O evento será

realizado durante os cultos “Prá lá das 10”, “Sexta

Básica”, “Mocidade” e “Cristo Vivo”, sendo que, no

domingo, dia 8, os jovens participarão do Expresso

pela Vida, das 9 às 14 horas, na Pedreira Prado Lo-

pes. Participe! Informações: (31) 9260-1506 (Thiago Guedes).

Avisos1 - Batismos – Se você ainda não se batizou e deseja

descer às águas, entre em contato com o pastor Mar-

quinhos: (31) 8421-4875.

2 - Células – Atualmente, a Mocidade possui cerca

de 120 Células. Se você ainda não está envolvido em

uma, entre em contato com o pastor Flavinho: (31)

8793-7701.

SEMINárIo DE SEXuAlIDADE

Culto evangelísticoNo último sábado de outubro, dia 26, foi realizado

o Culto Evangelístico dos jovens adultos. O objetivo deste culto é que todos os jovens adultos levem pelo menos um convidado para ouvir a Palavra de Deus. Para esse culto, todos entregaram convites com uma mensagem do pastor Leozão gravada em CD. A estra-tégia funcionou, pois o Tabernáculo estava repleto de pessoas. Após um louvor abençoado, o pastor Leozão iniciou a ministração da Palavra com base no capítulo 1 do Livro de Jonas. Esta mensagem veio de encontro ao coração de muitas pessoas que decidiram parar de

fugir de Deus e se reconciliaram com o Senhor. Den-tre as pessoas que se renderam a Jesus naquela noite, tivemos testemunho de que, algumas delas, só foram até a igreja porque receberam o convite com o CD. No último sábado deste mês de novembro, teremos mais um Culto Evangelístico, portanto, já comece a orar e a convidar alguém para estar com você nesse culto. Participe e inclua no seu projeto de vida ganhar almas para o Senhor Jesus.

Danielle Sóther

jovens adUltos

Onde os jovens adultos se encontram

■ CULTO – Todos os sábados, no Tabernáculo, das 19 às 21 horas. Durante esse culto existe uma sala especial para as crianças entre 3 e 12 anos. (sala 7 - unidade I).

■ PROGRAMA ACESSO LIVRE - Todos os sábados às 22ho-ras e Reprise às terças-feiras às 23horas na Rede Super.

■ PROGRAMA “PARA MAIORES” – Na Rádio Super FM 90.1 – Aos sábados, das 11 às 12 horas.

■ SIMPLESMENTE MULHER – No dia 24 de novembro, às 18:30, no Salão dos Diáconos (Rua Joazeiro, 29).

Entre em contato com os líderes do Ministério Jovens Adultos: (31) 8402-6731 (pastores Leozão e Carol), e-mail: [email protected]

Agenda

Entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro

Foto

:Arq

uivo

do

Min

isté

rio

Page 18: igreja missões giro Até os confins da terra: Prêmio ... · transformador, o seu lugar é no CTMDT ... todo o Brasil. ... “quantos missionários vocês sustentam?”

18 Atos hoje Domingo, 24 de novembro de 2013

giro pela igreja

O Ministério Arca de Noé, que tra-balha com proteção aos animais conta agora com um espaço localizado no Nova Canaã (Rua Itapetinga, 87, São Cristóvão). O ministério oferece ser-viço de banho e tosa, vacinas, exames, consultas veterinárias, hotelzinho para cães e gatos, castrações a baixo custo e táxi dog, com um valor cobrado à parte para transportar os animais. Baseado no texto e Provérbios 12.10, o ministé-rio tem a missão de cuidar e facilitar a adoção de animais. “Amamos a criação de Deus e estamos aqui para cumprir o que a Palavra de Deus ordena”, explica a líder do Ministério Arca de Noé, Paula Maia.

O Arca de Noé é um ministério evan-gelístico da nossa igreja que visa cuidar dos animais. Para continuar abençoan-do vidas, o ministério necessita de cola-boradores que ajudem financeiramente

ou doando ração para cães e gatos, e vo-luntários para trabalharem na limpeza do local, manutenção e castração dos animais.

Outra novidade do Arca de Noé é o projeto Angel. Ele permite às crianças que ainda não têm um animal de esti-mação, a oportunidade de poder apa-drinhar um despendendo uma oferta voluntária mensal que lhe dará o di-reito de levá-lo para passar um final de semana em casa. Outra opção é passar um dia com os animais no ministério, dando banho, comida e amor. Segun-do Paula Maia, a criança pode doar qualquer valor por mês, todavia, com o compromisso de visitar ou ficar um final de semana com o animal. Devido à superlotação no ministério, o Arca de Noé não recebe doações de animais, no entanto, doa cães e gatos. Se você tem interesse em adotar um animalzinho,

participe da Feira de Adoção, hoje, 24 de novembro, a partir das 10 horas, na Praça da Fonte e no dia 8 de dezembro, no mesmo local e horário. Basta esco-lher seu futuro cão ou gato e apresentar cópia da identidade, CPF e comprovante de residência.

Atenção: No dia 8 de dezembro, ás 10 horas, na Praça da Fonte, o Ministé-rio Arca de Noé realizará um bazar com roupas e utensílios a baixo custo a fim de arrecadar fundos para o projeto de-senvolvido com os animais. Não perca!

Priscilla Vieira

Informações: Paula Maia (31) 8793-9000 / 2514-9504, e-mail: [email protected] / www.ministerioarcadenoe.com

Ana Paula Sarrizo é membro de nos-sa igreja e conhecida por seu trabalho como líder do DNA Kids. Poucos sabem, mas ela é graduanda em Produção Mul-timídia no Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Nesta semana, Ana Sarrizo foi agraciada com o Prêmio San-tander Empreendedorismo de 2013, na categoria Economia Criativa, pelo seu projeto intitulado “Rato Atrevido”, um

game para a alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro do Autis-mo (TEA). O seu orientador foi o profes-sor Anderson Pimentel Borges.

O jogo desenvolve a autonomia da criança autista por meio da escrita e da leitura, além de promover situações em que ela cria a sua relação com outras pessoas. Ana, no entanto, explica que “o game também é indicado às demais

crianças em fase de alfabetização e que apresentam a necessidade de desenvol-ver interação”. Segundo Ana, o game pode ser adotado por profissionais de saúde, professores, pais e cuidadores de crianças autistas. “Queremos criar a possibilidade de diversão e felicidade à criança autista ao mesmo tempo em que ela vai aprender a reconhecer le-tras, sílabas e palavras”, completa Ana.

O Prêmio Santander Empreendedo-rismo é destinado aos alunos de gradua-ção e pós-graduação, e tem por objetivo apoiar e reconhecer a criação e o desen-volvimento de projetos de estudantes com perfil e postura empreendedora. São 5 categorias: Economia criativa; Empresas de base tecnológica; Setores tradicionais; Biotecnologia e Saúde e Jovem Empreen-dedor Comunitário. Essa 9ª edição da pre-miação reuniu 16.838 projetos.

Ana recebeu como premiação R$ 100 mil para investir no desenvolvimento do projeto. Além disso, ela e o seu orientador ganharam uma bolsa para realizar um curso de empreendedorismo na Babson College, uma das principais escolas de negócios do mundo, localizada em Wellesley, nos EUA. Com o investimento, Ana, Anderson e equipe pretendem colocar em prática o desenvolvimento do game design. O Rato Atrevido será disponibilizado no site da Apple Store e Google Platy a um custo estimado em R$ 4,00 por licença.

Nossa igreja parabeniza a irmã Ana Sarrizo pela conquista e deseja-lhe mui-tas bênçãos, que seu trabalho possa sempre honrar o nome do Senhor. “Um dos meus objetivos com o game é tam-bém servir ao Reino de Deus”, finaliza Ana Sarrizo que é casada com Ricardo Moreira e tem dois filhos, Vitória e Pau-lo. Contatos: (31) 9602-3287 / email: [email protected].

Atilano Muradas

Ministério Arca de Noé em novo espaço

Membro da nossa igreja ganha Prêmio Santander

Hoje, dia 24, tem Feira de Adoção e, no dia 8 de dezembro, bazar de utensílios e roupas para ajudar no cuidado de animais. Participe!

Foto

s: A

rqui

vo d

o M

inis

téri

oFo

tos:

Arq

uivo

do

Sant

ande

r

Rivadavia Drummond, Anderson Pimentel, Ana Sarrizo e Ernesto Gusmon, durante cerimônia em SP

Page 19: igreja missões giro Até os confins da terra: Prêmio ... · transformador, o seu lugar é no CTMDT ... todo o Brasil. ... “quantos missionários vocês sustentam?”

Domingo, 24 de novembro de 2013 Atos hoje 19

célUlas

Agenda Notícia das Células

Testemunho

Turmas de maturidade e treinamento

Dia: Sábado Horário: 16 HorasLocal: Central das Redes

4º Curso de Liderança Infantil

Dia 10 de novembro iniciamos o nosso 4º Curso de Liderança Infantil, com o maior número de líderes inscritos, desde que começamos a realizar esse curso. Cerca de 50 líderes estão em treinamento, para ensinarem o Evangelho para as nossas crianças.

Para você que deseja ser um líder infantil, fique atento para a próxima data do curso, que será em fevereiro de 2014. Informações: (31) 3429-1350.

Conquista pela fé

Em fevereiro de 2013, movidos por curiosidade, fizemos contato com um corretor para avaliar nosso imóvel. Então, ficamos sabendo a respeito de um apartamento do jeito que sonhávamos. Perguntei ao corretor se o construtor poderia aceitar uma permuta do nosso apartamento pelo dele. E ele imedia-tamente me respondeu que não e que também não conseguiríamos negociar com outro construtor, caso o condomínio do prédio, onde morávamos, não baixasse o seu valor. Eu disse que conhecia um Deus Todo-Poderoso e que se Ele quisesse poderia sim nos dar aquela bênção. Nessa época, as Células da igreja iniciaram o estudo do livro “21 dias para receber o seu milagre”. Tais estudos, ministrados em nossa Célula por nossos líderes Vicente e Natalie Calixto, ajudaram-nos a crer que o Senhor poderia mover o sobrenatural em nosso favor. A cada capítulo do estudo, nossa mente e coração enchiam-se de confiança.

Nosso apartamento estava à venda, há três meses, então, ouvimos de Deus – através de duas pregações do Pastor Márcio – que não era o momen-to para realizarmos o nosso sonho de conquistar um apartamento maior. Surpreendentemente, o nosso coração se alegrou e começamos a glorificar ao Senhor pela sua bondade em nos resguardar de dívidas e de um provável desajuste financeiro. Descansamos, pois sabíamos que o Senhor tem sem-pre o melhor para nós. Guiados pelo Senhor retiramos o nosso apartamento da imobiliária. Em junho, recebemos a ligação do construtor do imóvel que queríamos, oferecendo o apartamento e aceitando o nosso sem intermedia-ções da imobiliária!

Não há nada melhor do que aprendermos a descansar em Deus. Quando entregamos nossas vidas e sonhos em Suas mãos, em Seu devido tempo, Ele é fiel e poderoso, para realizar aquilo que é o melhor para nossas vidas. A conta do condomínio do nosso apartamento não teve seu valor reduzido, pelo contrário, aumentou. Entretanto, isso não foi impedimento para rece-bermos do Senhor o milagre, e conquistar um novo apartamento. Aleluia!

Feliciano e Érica dos SantosCélula Cartas Vivas de Cristo

Foto

s: A

rqui

vo P

esso

al

Célula InfantilLição 20: Tolerância

Versículo para decorar: “O Senhor firma os passos de um homem, quando a conduta deste o agrada” (Salmos 37.23).

Aplicação: Você é tolerante? Tolerância é o ato de aceitar e admitir algo ou alguém. É resistir para suportar! Apesar de sermos diferentes, precisamos uns dos outros e necessitamos respeitar nosso próximo, que faz parte do corpo de Cristo. Às vezes nos aborrecemos, ficamos ofendidos com as atitudes de algumas pessoas, mas não podemos nos esquecer do exemplo de Jesus, que em todo o tempo foi tolerante com todos os tipos de pessoas. Como imitadores de Cristo, devemos buscar, no nosso dia a dia, a mesma tolerância que Ele tinha para com todos.

Desafio da semana: Peça as crianças para procurarem, nesta semana, alguém na escola ou na família, que ele reconhece não ter muita paciência ou tolerância. Desafie-os a se aproximarem dessas pessoas aprendendo a respeitá-las como a Bíblia ensina.

Informações: Ana Cláudia – (31) 3429-1351 / 8793-6191.

Foto

s: R

epro

duzi

do d

a In

tern

et

Page 20: igreja missões giro Até os confins da terra: Prêmio ... · transformador, o seu lugar é no CTMDT ... todo o Brasil. ... “quantos missionários vocês sustentam?”

20 Atos hoje Domingo, 24 de novembro de 2013

célUlas

Célula Adulto

Colaboradores ou chamados?

Quebra Gelo: Qual foi a tarefa que mais exigiu dedicação e preparo em toda sua vida? Durante esse período como você se sentiu?

Textos referência: Mateus 24.45-51; 28.18-20; Atos 20.24; 26.19.Aqueles que receberam a Jesus como seu Senhor e Salvador, têm sua vida redire-cionada para cumprir a vontade de Deus. Dessa forma, nos tornamos discípulos de Jesus. Como tal, precisamos responder ao chamado que Ele nos comissionou (Mt 28.19). No entanto, é necessário compreender a diferença entre colaborar com a obra e ser de fato chamado para a obra.

Pergunta: Em quais ministérios já atuou na igreja? O que você fazia (ou faz)?Nosso Senhor Jesus não veio à Terra nem foi crucificado por que se colocou como um colaborador; Ele veio por que foi enviado por Deus e tudo o que fez foi fruto de obediência à vontade do Pai. Muitas vezes, Ele se referiu a si mesmo como enviado e outras disse que nada fazia por Si mesmo, mas apenas cumpria a vontade do Pai. Porém, na atualidade, há no meio da Igreja de Jesus um pensa-

mento mundano que sutilmente vai encontrando lugar nos corações: a ideia de que a obra de Deus é feita com aqueles que de boa vontade desejam colaborar.Precisamos entender que Deus deseja sim que colaboremos com um coração disposto a cumprir o desejo do coração Dele. Não apenas a se dispor a “fazer algo para ajudar” das mais diversas formas, atendendo a todo tipo de necessi-dade humana. Quem tem essa mentalidade não conseguirá prosseguir servindo na obra de Deus, será um movimento que logo se dissipará.

Pergunta: Cite um ou dois trabalhos que você realizou sem um tem-po determinado para acabar, mas que por conta própria você pa-rou.Neste estudo, vamos entender que é possível ser chamado por Deus e ainda ter uma mentalidade de ser apenas um colaborador. Reconhecer o chamado de Deus é muito importante, pois se você deseja atendê-lo, deve ser coerente com suas escolhas. Por exemplo, em nossa igreja, nosso pastor tem falado que todos devem participar de uma Célula. Se a pessoa não concorda com a Célula, como pode sentir-se a vontade não seguindo a orientação do nosso pastor?

Pergunta: Quais os frutos que seu ministério tem colhido?Os colaboradores não geram frutos apenas “ajudam” a fazer um trabalho. Não estamos aqui para, meramente, fazer um trabalho e nos organizar em Célula, estamos aqui para gerar frutos para Deus. O alvo não é o trabalho, mas sim os frutos. Somente aqueles que estão convictos de seu chamado realmente fruti-ficam. Dessa maneira, seu ministério desencadeará uma sequência de poder: gente comissionada por Deus recebe autoridade de Deus. Onde quer que haja autoridade, ali se manifestará o poder de Deus. Onde quer que haja poder de Deus, ali virão os frutos. Então, você tem uma sequência clara: a pessoa comis-sionada exerce autoridade; esta, por sua vez, manifesta poder e o poder sempre produz fruto (Leia João 15.1-5). O resultado de permanecermos em comunhão com Cristo, é que daremos muito fruto e esses permanecerão.

Pergunta: Você já parou para pensar sobre isso?Que tal orar e pedir a Deus que o ajude a compreender o chamado que Ele tem para sua vida, e assim começar a caminhar nessa direção?

Na próxima semana, continuaremos esse estudo e veremos as característi-cas que diferenciam a pessoa “colaboradora” da pessoa que é “chamada”.

(Extraído do Livro: “21 dias na vida do líder de célula” do Pr. Aluízio Silva)

Atenção Líder: Adquira o livro “21 dias na vida do líder de célula” na Casa de Células ou na Tenda da Bênção, do lado externo do Templo, durante os cultos que são celebrados aos domingos.

NOVAS CéLULAS

CIDADE / BAIRRO TIPO DIA / HORA TELEFONE LÍDER

Cachoeirinha (Belo Horizonte) Homens Sexta / 20 horas (31) 9363-8715 Leonídio Rodrigues Campos

Santo André (Belo Horizonte) Mulheres Quinta / 20 horas (31) 9381-5015 Anelise Andrea Moreira Campos

Pindorama (Belo Horizonte) Jovens Quinta / 23 horas (31) 3473-1435 / 8793-7701 Flaviano Marques da Costa

Novo Eldorado (Contagem) Mulheres Segunda / 20 horas (31) 3063-0719 / 8719-3841 Rosemary Fátima de Souza

Nova Suiça (Belo Horizonte) Mulheres Sexta / 20 horas (31) 3564-9086 / 9330-9016 Pollyana Honorato Lousada

Esplanada (Belo Horizonte) Mista Sábado / 19 horas (31) 3429-1355 / 8793-1078 Ludmila Rosa Evangelista Lopes de Carvalho

R$

POR MÊS19,90

DECESSOS FAMILIAR (ASSISTÊNCIA FUNERAL)

MORTE ACIDENTAL

ASSISTÊNCIA A PESSOAS E AO DOMICÍLIO

SEGURO RESIDENCIAL

WWW.SOSSEGO.COM.BR/FAMILIA LIGUE JÁ 0800.770.0906

Foto

s: R

epro

duzi

do d

a In

tern

et

Page 21: igreja missões giro Até os confins da terra: Prêmio ... · transformador, o seu lugar é no CTMDT ... todo o Brasil. ... “quantos missionários vocês sustentam?”

Domingo, 24 de novembro de 2013 Atos hoje 21

2º Acampa-Escola Rhema 2013

O Ministério Rhema convida alu-nos e ex-alunos de seus cursos para o 2º Acampa-Escola Rhema 2013, que será realizado entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro, no Hotel Fazenda Canto da Siriema. Ha-verá muita comunhão, lazer e mi-nistrações poderosas da Palavra de Deus. Não fique de fora. Faça já sua inscrição. Informações: Elcinária (31) 3429-9400 / 8793-6474, ou site: www.rhemareconciliacao.net.br

Estância ParaísoSe você deseja um renovo espiri-

tual, libertação, cura interior, cres-cimento e ainda investir um tempo de qualidade com Deus, não deixe de participar dos cursos. Verdadei-ra Pérola: 29 de novembro a 1 de dezembro. Moriá: 9 a 12 de dezem-bro. Programa Renovo: 14 a 18 de janeiro. Inscrições pelo site: www.estanciaparaiso.lagoinha.org

Informações: Joana / Fernanda (31) 3691-6430 / 3691-6413 / 9272-8749, e-mail: [email protected]

Curso de Corte e Costura

O Ministério de Louvor está com inscrições abertas para o curso bá-sico de corte e costura, que iniciará em 2 de dezembro. O curso será re-alizado à Rua Joazeiro, 120, São Cris-tóvão; terá a duração de seis meses e investimento de R$ 20,00 a matrí-cula e R$ 35,00 a mensalidade. Tur-mas as segundas e quartas-feiras, das 14 às 17 horas, ou as terças e quintas-feiras, no mesmo horário. Os alunos ajudarão na confecção de figurinos para musicais e peças para o bazar, que o ministério rea-lizará em dezembro. As inscrições já podem ser realizadas no Ministério de Louvor (Rua Formiga, 450, São Cristóvão), de segunda a sexta-fei-ra, das 9 às 20 horas. Informações: Ministério de Louvor (31) 3478-2300.

Musical “Arca de Noé” Será apresentado no dia 3 de de-

zembro, no Teatro Ney Soares (Rua Diamantina, 463, Lagoinha, dentro do Uni-BH). Os ingressos já podem ser ad-quiridos a R$ 20,00 na Fábrica de Ar-tes (Rua Formiga, 450, São Cristóvão), de 2ª a 6ª feira, das 8 às 22 horas, e na Tenda da Bênção, aos domingos, após os cultos. Não perca! Informações: Fá-brica de Artes (31) 3478-2300.

Culto Chá com DeusDia 3 de dezembro, às 14:30, no

Salão Esperança, acontecerá a come-moração do aniversário de 15 anos do Culto Chá com Deus. As primeiras 100 mulheres que chegarem ganharão o livro comemorativo “Chá com Deus”. Haverá louvor, dança, testemunhos, ministração da Palavra e sorteio de brindes. Informações: Pra. Fátima Mi-randa (31) 8793-1113 / 8437-1230.

Melhor Idade1-Participe da oração matinal da

Melhor Idade no dia 6 de dezembro, das 7 às 9 horas, na Casa da Honra (Rua Joazeiro, 20, São Cristóvão). In-formações: Pra. Regina Estrella e equi-pe (31) 3429-0550 / 8489-2348.

2-Todas as quartas-feiras, às 15 horas, na Casa da Honra (Rua Joazei-ro, 20, São Cristóvão) os irmãos da terceira idade se reúnem para o Culto da Melhor Idade. Informações: (31) 3429-0550; e-mail: [email protected]

Projeto Natal na RuaO Ministério de Louvor realizará o

projeto entre os dias 8 e 12; 15 e 18 de dezembro, que consistirá em visitas a presídios, casas lar, hospitais, orfana-tos e asilos para ministrar e entregar kits de Natal. Para a montagem dos kits, o ministério necessita de doação de balas, biscoitos, sucos, achocolata-dos, chicletes, pirulitos, pipocas, do-ces, brinquedos novos, materiais es-colares, livros cristãos infantis e para adultos, dominós, varetas, quebra-ca-beças, bolas, carrinhos, petecas, cor-das, blocos de anotação e brilho labial para meninas, maquiagem, bíblias, fraldas descartáveis para adultos,

materiais de higiene pessoal (sham-poo, condicionador, sabonete, creme dental e escova de dente). As doações já podem ser entregues na Fábrica de Artes (Rua Formiga, 450, São Cristó-vão), de segunda a sexta-feira, das 9 às 20 horas. Informações: Fábrica de Artes (31) 3478-2300 / Adriana Nunes 8793-2919.

Encontro com Deus para deficientes auditivos e visuais

Inscrições abertas para o encon-tro que será realizado entre os dias 13 e 15 de dezembro, na Pousada Olaria do Rei. As inscrições já podem ser realizadas no Ministério com Surdos Ephatá e Ministério com De-ficientes Visuais Siloé (Rua Beberibe, 106, São Cristóvão), de segunda a sexta-feira, das 14 às 20 horas. Inves-timento: R$ 50,00. Mais informações: Ministério Ephatá: Pra. Nubia Aguila (31) 9425-3815 / 8451-9936 / Ministé-rio Siloé: Pra. Geralda 8485-1263.

Desperta Débora O ministério convida todas as

mães para o culto de encerramento de 2013 no dia 14 de dezembro, às 15 horas, no Salão Esperança. Infor-mações: Pra. Patrícia (31) 8793-2906 / 3429-1300.

GEDSO (GEDS) realizará um almoço

comemorativo do 20º aniversário do grupo, no dia 15 de dezembro. Os convites são limitados e estarão à venda até o dia 30 de novembro. Reserve já o seu. Informações: Elia-ne (31) 3486-0410 / 8787-0410 / 9343-3735, e-mail: [email protected]

Viúvas Cristãs em Ação

O Ministério realizará no dia 21 de dezembro, às 13 horas, na Casa da Honra (Rua Joazeiro, 20, São Cris-tóvão) o almoço de Natal para as viú-vas. Aquelas que desejam participar

devem confirmar presença, pois as vagas são limitadas. Para confirma-ção de presença no almoço ligue: (31) 8563-6784 / 3429-1300 e fale com Luzimar.

Curso Casados para Sempre

Já estão abertas as inscrições para o curso que começará em 1 de fevereiro de 2014, que tem o objeti-vo de fortalecer os casamentos, apli-cando princípios da Palavra de Deus. O curso tem a duração de 14 lições, uma a cada semana, e o investimen-to é de R$ 120,00 por casal (poden-do ser pago em dinheiro, débito ou cartão de crédito dividido em 2x). As inscrições podem ser realizadas às terças-feiras, das 9 às 18 horas, na Casa Pastoral (Rua Pitangui, 527, São Cristóvão); às quintas-feiras, às 19:30, no Tabernáculo, durante o culto da Família e aos domingos, das 10 às 13 horas, na Praça da Fonte. Informações: Pr. Narciso Marques (31) 8488-2764, e-mail: [email protected] / www.casados-parasempre.net

Curso de Finanças Crown

Estão abertas as inscrições para o curso de finanças para adultos, casais, crianças e adolescentes. O curso tem duração de três meses e se iniciará nos dias 23 e 24 de feve-reiro. Valor: Crianças e adolescentes R$ 40,00; adulto individual R$ 70,00; casais R$ 90,00. As inscrições são realizadas no site: www.financasla-goinha.com

Informações: Pr. Célio e Inês 8477-0034 / 3247-4130.

Ministério Abigail Convida mulheres cujos maridos

ainda não são convertidos para a reunião mensal do ministério, que acontece todo 2º sábado do mês, às 18 horas, na Casa Rosada (Rua Bebe-ribe, 133, São Cristóvão). Informa-ções: Pra. Imaculada Rumball (31) 8445-6040 / 3429-1300.

Central de InscriçõesSe você acessa a Inter-net, faça inscrição para muitos eventos da igreja diretamente no site: eventos.lagoinha.com

é mais fácil e prático!

AgendA“Quem examina cada questão com cuidado,

prosperará” (Pv. 16.20 )

Page 22: igreja missões giro Até os confins da terra: Prêmio ... · transformador, o seu lugar é no CTMDT ... todo o Brasil. ... “quantos missionários vocês sustentam?”

22 Atos hoje Domingo, 24 de novembro de 2013

agenda

agenda dos núcleos e igrejas iBl

IBL Ribeirão das Neves24 nov, 19 horas – Culto de aniver-sário27 a 29 dez – Acampacélulas

Núcleo Veneza30 nov, 16:30 – Chá de Mulheres com o tema “Mulheres Sábias”.

IBL em Contagem30 nov, 19 horas - 1º Chá de Mulhe-res, com o tema “Mulher de Exce-lência”.

14 dez - Culto de Crianças

IBL São Joaquim 30 nov, 19 horas - 1º Baile de Másca-ras da Mocidade.

Núcleo Ravena30 nov, 19 horas - Encontro de ca-sais15 dez, 9 horas - Confraternização anual22 dez, 19 horas - Culto de Natal29 dez, 18 horas - Culto de Ação de Graças/Ano Novo.

IBL Igarapé12 a 15 dez – Aniversário de 11 anos

» Atenção: se você deseja publicar a agenda do seu núcleo/igreja, por favor, envie-a para o e-mail [email protected]

Ministério Ponto de Partida

O encontro do Ministério Ponto de Partida acontece às segundas-feiras, 20 horas, no térreo do novo prédio do Colégio Cristão, com Célula e discipu-lado para os taxistas, sendo que na primeira segunda-feira do mês acon-tece o culto, às 19:30, no Salão Ágape. Informações: Pr. Adão Wesley (31) 8312-0074 e Glinger Adriano 8402-6993.

Curso de preparação para batismo

Para se batizar ou transferir é ne-cessário fazer a Jornada da Aliança, curso preparatório para o batismo, com duração de 3 meses, lembran-do que para se transferir, a duração do curso é de 5 semanas. O curso é gratuito e não é necessário fazer ins-crição. Turmas aos SÁBADOS, às 16 horas, no 3º andar do Templo – falar com Leila (31) 9896-5736; às 16:30, na Central das Redes, sala 3 (Rua Mano-el Macedo, 1.324, São Cristóvão – fa-lar com Priscilla (31) 8738-3788); aos DOMINGOS, às 19 horas, no Salão Esperança (Rua Manoel Macedo, 360, São Cristóvão – falar com Valéria (31) 9439-5136). Caso não tenha disponi-

bilidade de comparecer às turmas supracitadas, entre em contato com o pastor Marco Antônio – verifique ou-tras datas e horários: (31) 8421-4875 / 3478-6500. E-mail: [email protected]

Culto Plenitude da Graça

Não perca o culto Plenitude da Graça, que acontece todos os domin-gos, das 17 às 19 horas, à Rua Pitangui, 405, São Cristóvão. O responsável pela reunião é o pastor Eleonardo Ribas e os enfoques principais são ensino e discipulado. Informações: (31) 8793-2888 / 3429-9450.

Palestra consagração de filhos

Você que deseja consagrar seus filhos ao Senhor, precisa antes parti-cipar de uma das palestras de consa-gração de filhos, realizadas no 2º e 3º domingo do mês, às 9 horas, no Salão Fé. O “Culto de Consagração” acontece toda última quinta-feira do mês, no Tabernáculo, quando temos uma pro-gramação especial. Venha e traga seus convidados. Informações: Central da Família – Rodrigo ou Alexandre (31)

3429-9400, ou na Escola de Pais – Joa-quim 9755-7117, ou pelo e-mail: [email protected]

Homens unidos na caminhada

Se você deseja crescer espiritual-mente e se tornar um homem, esposo e pai segundo a Palavra de Deus, ve-nha participar, às segundas-feiras, 19:30, no Salão Fé, da reunião do Mi-nistério Homens da Promessa. Além disso, todos os sábados, às 8 horas, os participantes do ministério se encon-tram em frente à igreja da Pampulha para uma caminhada. Informações: (31) 3444-6432 / 8804-3619.

Mulheres em AçãoNão perca o culto Mulheres em

Ação que acontece todas as quartas--feiras, às 19:30, na Casa Rosada (Rua Beberibe, 133, São Cristóvão), exceto na última quarta do mês, devido ao culto Mulheres DT. O Ministério Mu-lheres em Ação prepara mulheres para ajudarem outras mulheres. O culto é dirigido pela pastora Ana Lú-cia. Contatos: [email protected] (31) 8489-2512 / 3429-1300.

Mães de Minas contra o crack

Mães, venham participar todas as quintas-feiras, às 14 horas, no CRE-DEQ (Rua Itajubá 1.138, Sagrada Fa-mília) de reuniões sobre o tema “De-pendência Química”. Uma equipe de profissionais, composta de psicólogo, advogado e assistente social, prestará esclarecimentos sobre o tema. Infor-mações: Pra. Patrícia (31) 8793-2906.

Ministério EliezerSolteiros, viúvos e divorciados,

venham cultuar a Deus e fazer novas amizades no culto do Ministério Elie-zer, que é celebrado todos os sába-dos, às 19 horas, no Salão Esperança. Informações: Pr. Marcelo Evangelista (31) 8402-9744.

Participe da Vigília Todas as sextas-feiras, às 23:30,

acontece a Vigília da Lagoinha. Este é um evento ininterrupto há mais de 28 anos, em nossa igreja. A reunião ocor-re no Tabernáculo e vai até as 6 horas da manhã. Informações: Pr. Joaquim (31) 8458-9025 / 3429-9450. E-mail: [email protected] e blog www.vigiliaibl.blogspot.com.br

Page 23: igreja missões giro Até os confins da terra: Prêmio ... · transformador, o seu lugar é no CTMDT ... todo o Brasil. ... “quantos missionários vocês sustentam?”

Domingo, 24 de novembro de 2013 Atos hoje 23

ADVOCACIA - Tel.: (31) 3295-2534AÇÃO TRABALHISTA EM GERAL

RESCISÃO INDIRETA - INSAL. - DANO MORAL/CÁLCULO

FAMÍLIA - DIVÓRCIO / PENSÃO ALIMENTICIA / INVENTÁRIOS

COBRANÇAS INDEVIDAS - SPC/SERASA

TELEFONIA, ACIDENTES DE TRÂNSITO

SOLUÇÕES RÁPIDAS / CONSULTA GRÁTIS

EDNA PEREIRA - OAB/MG-62.946 / MARÍLIA AVELAR - OAB/MG-41.692Av. Augusto de Lima, 1263 - Lj. 07B - Barro Preto

Em frente à Justiça do Trabalho - BH - MG“Não recuarei, nada temerei, comigo está o Senhor!”

Page 24: igreja missões giro Até os confins da terra: Prêmio ... · transformador, o seu lugar é no CTMDT ... todo o Brasil. ... “quantos missionários vocês sustentam?”