igeja dos remedios

16
Feito por:Jéssica Barbosa Lucas Santos Mateus Lima 9°C

Upload: mateus-bessa

Post on 13-Jul-2015

548 views

Category:

Design


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Igeja Dos Remedios

Feito por:Jéssica Barbosa Lucas SantosMateus Lima

9°C

Page 2: Igeja Dos Remedios

A Igreja Nossa Senhora dos Remédios se localiza no centro de Manaus entre a Rua Miranda Leão e Rua dos Andradas.

Page 3: Igeja Dos Remedios

Foi inaugurada no ano de 1879.

Page 4: Igeja Dos Remedios

  A igreja atual, em estilo neoclássico, com influência

do renascentismo italiano, foi construída no inicio do século XX e teve sua planta elaborada pelo italiano Filintho Santoro, dando-lhe a aparência monumental que apresenta atualmente.

 

Page 5: Igeja Dos Remedios

No século XX Lourenço Amazonas informa que a capela de Nossa Senhora dos Remédios foi fundada pelo Major Joaquim do Paço, que assumiu o governo em 1818, mas uma manifestação popular denominada “revolução da independência”, esta construção foi destruída pela população.

Page 6: Igeja Dos Remedios

Em 1850,quando passou por Manaus,o naturalista Alfred Wallace observou que as duas igrejas existentes, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição e a capela dos Remédios, eram “muito pobres e bem inferiores a de Santarém”. Naquele ano, a igreja Matriz foi destruída por um incêndio e a capela dos Remédios passou a substituí-la nos cultos religiosos.

 

Page 7: Igeja Dos Remedios

Em abril de 1852, o presidente da província, João Baptista de Figueiredo Tenreiro Aranha, lamentava a distancia em que estava localizada a capela dos Remédios, a “quase um quarto de léguas da cidade”, e no “tempo de cheia” a única maneira de chegar a ela era através de pequenas canoas “com eminente risco de perda de vida” ou por uma estrada “ainda mal preparada” que tornava mais longa e demorada a distancia.

Page 8: Igeja Dos Remedios

Em 26 de janeiro de 1857, o presidente João Pedro Dias Vieira anunciava terem levantado uma torre na igreja, mas as chuvas não tinham ainda “consentido” fazer os últimos rebocos. O interior do prédio estava totalmente redecorado,tendo sobre a entrada principal um coreto para musica e ao lado do altar-mor uma tribuna.

Page 9: Igeja Dos Remedios

Em 1863 a Assembléia liberou a quantia de 2:000$000reis para obras na igreja e no relatório de 25 de março de 1870, o presidente J.Wilkens de Mattos informava que a igreja encontrava-se transformada,pouco faltara para “considerar uma completa reedificação”,pois as obras “tornaram-na mais espaçosa,clara e arejada”.

Page 10: Igeja Dos Remedios

Mas cinco anos depois destas obras,a igreja já necessitava de novos reparos e em 16 de março de 1875 ,o vice-presidente Monteiro Peixoto comunicava ter mandado reparar a torre da igreja “que começara a desabar em conseqüência das muitas chuvas”caídas nos primeiros meses do ano anterior.

Page 11: Igeja Dos Remedios

Em fevereiro de 1833,quando Enersto Mattoso passou pela cidade,a Igreja dos Remédios estava em obras, e em maio daquele ano, a Assembléia liberava 20:000$000 réis para a continuação da obra. Em 1885,discutia-se,novamente,na Assembléia,a liberação de 250:000$000 réis para serem empregados “com a construção da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios”,de acordo com o plano e novo orçamento aprovados.

Page 12: Igeja Dos Remedios

  Em março de 1889, o vigário da paróquia participava ao

presidente que o prédio encontrava-se em estado pouco seguro e solicitava a nomeação de uma comissão para averiguar. Em 25 de abril daquele mesmo ano, o presidente Oliveira Machado mandou que o diretor das Obras Públicas organizasse e remetesse ao Tesouro Provincial o orçamento das despesas, ficando o diretor autorizado a mandar executar os trabalhos depois de arrematados.

Page 13: Igeja Dos Remedios

Um dos raros documentos a auxiliar nesta tarefa é uma fotografia reproduzida no álbum promocional publicado em 1893, sob o titulo The City of Manas and the Country of Rubber tree. A aparência da igreja era muito singela e não apresentava nenhum elemento arquitetônico destacado. A construção tinha somente um pavimento e na fachada quatro janelas e umas porta.

Page 14: Igeja Dos Remedios

Sobre a cornija sem platibanda, erguia-se um frontão triangular com um óculo e, na parte posterior do prédio, erguia-se uma parede com a altura de dois pés-direitos; provavelmente executavam obras de ampliação, alem de uma das paredes da torre, que atualmente se encontra no local.

 

Page 15: Igeja Dos Remedios
Page 16: Igeja Dos Remedios