homossexualidade natural - ufmg.br · diversas propostas existem para explicar a homossexualidade....

1
31 | 3586 2511 www.teiadetextos.com.br www.ufmg.br/ciencianoar [email protected] Aqui você vai encontrar importantes informações do curioso mundo da Ciência. Contamos com sua ajuda para conservar este texto, que também está disponível em nosso site. 17 | 7ª etapa teia de textos HOMOSSEXUALIDADE NATURAL Acho que gosto de São Paulo Gosto de São João Gosto de São Francisco e São Sebasão E eu gosto de meninos e meninas Renato Russo/ Dado Villa-Lobos/ Marcelo Bonfá No reino animal, há registros de aproximadamente 450 espécies em que relações com indivíduos do mesmo sexo acontecem casu- almente, como em golfinhos, carneiros, répteis e pássaros. Em algumas espécies, formam-se inclusive uniões estáveis tanto entre machos como entre fêmeas. Para alguns cienstas, essas uniões podem representar estratégias para diminuir tensões e agressividade nos grupos sociais. Para outros estudiosos, a relação homossexual pode ser considerada uma busca por proteção, como é o caso do macho da cobra-garter que chega a simular substâncias femininas para atrair outros machos. O estudo voltado para o ser humano é muito mais complexo e diversas propostas existem para explicar a homossexualidade. Alguns cienstas apontam fatores genécos como a principal causa da ocorrência, enquanto outros dizem ser uma influência exclusi - vamente social. Entre os estudiosos, há também uma tendência a aceitar que existe uma interação dos dois fatores. A verdade é que a ciência connua não sendo capaz de responder o que determina este po de condição sexual. Por isso, os estudos a respeito do tema connuarão, pois cabe à ciência, no mínino, trazer à luz questões angas e conflitantes. Mas o que importa mesmo é o respeito pela diferença, pelas condições e escolhas pessoais. Texto originalmente escrito por Luiz Fernando de Freitas Junior para o programa Ritmos da ciência, da Rádio UFMG Educava FM 104,5, e adaptado por Lucas Oliveira Gonçalves e Adlane Vilas-Boas. Projeto realizado com o apoio do PROEXT 2011 - MEC/SESu.

Upload: hoangkhuong

Post on 12-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: HOMOSSEXUALIDADE NATURAL - ufmg.br · diversas propostas existem para explicar a homossexualidade. Alguns cientistas apontam fatores genéticos como a principal causa da ocorrência,

31 | 3586 2511www.teiadetextos.com.brwww.ufmg.br/[email protected]

Aqui você vai encontrar importantes informações do curioso mundo da Ciência. Contamos com sua ajuda para conservar este texto, que também está disponível em nosso site.

17 | 7ª etapa

teia de textos

HOMOSSEXUALIDADE NATURAL

Acho que gosto de São Paulo Gosto de São João

Gosto de São Francisco e São Sebastião E eu gosto de meninos e meninas

Renato Russo/ Dado Villa-Lobos/ Marcelo Bonfá

No reino animal, há registros de aproximadamente 450 espécies em que relações com indivíduos do mesmo sexo acontecem casu-almente, como em golfinhos, carneiros, répteis e pássaros. Em algumas espécies, formam-se inclusive uniões estáveis tanto entre machos como entre fêmeas.

Para alguns cientistas, essas uniões podem representar estratégias para diminuir tensões e agressividade nos grupos sociais. Para outros estudiosos, a relação homossexual pode ser considerada uma busca por proteção, como é o caso do macho da cobra-garter que chega a simular substâncias femininas para atrair outros machos.

O estudo voltado para o ser humano é muito mais complexo e diversas propostas existem para explicar a homossexualidade. Alguns cientistas apontam fatores genéticos como a principal causa da ocorrência, enquanto outros dizem ser uma influência exclusi-vamente social. Entre os estudiosos, há também uma tendência a aceitar que existe uma interação dos dois fatores.

A verdade é que a ciência continua não sendo capaz de responder o que determina este tipo de condição sexual. Por isso, os estudos a respeito do tema continuarão, pois cabe à ciência, no mínino, trazer à luz questões antigas e conflitantes. Mas o que importa mesmo é o respeito pela diferença, pelas condições e escolhas pessoais.

Texto originalmente escrito por Luiz Fernando de Freitas Junior para o programa Ritmos da ciência, da Rádio UFMG Educativa FM 104,5, e adaptado por Lucas Oliveira Gonçalves e Adlane Vilas-Boas.

Projeto realizado com o apoio do PROEXT 2011 - MEC/SESu.