homossexualidade e idosos

23
Homossexualidade na velhice.

Upload: alex-ale-ou-alexia-alves

Post on 31-Jul-2015

119 views

Category:

Documents


18 download

DESCRIPTION

este trabalho visa apresentar os aspectos homo-afetivos que envolvem o processo do envelhecimento.

TRANSCRIPT

Page 1: Homossexualidade e Idosos

Homossexualidade na velhice.

Page 2: Homossexualidade e Idosos

Há uma “cultura” gay que implica alguns mandamentos, como vestir roupas da moda de estilistas famosos e ter um corpo definido.

No entanto, os integrantes da comunidade homossexual parecem não se dar conta de que todas essas coisas efêmeras um dia acabam e pouco é comentado e discutido sobre a vida em sociedade dos gays idosos.

Nessa exclusão da palavra encontramos uma dinâmica que marca de maneira especial o imaginário e a sociabilidade gays se veicula preferencialmente em códigos gestuais e visuais que dispensam longos discursos, justificações ou argumentações elaboradas: um olhar, um toque, um gesto, um pequeno sinal e tudo estão dito.

Culto a beleza

Page 3: Homossexualidade e Idosos

O cenário do mundo gay se transforma diariamente e observamos mudanças comportamentais dos gays, tanto individualmente, como coletivamente.

O comportamento dos gays maduros e também dos gays idosos muda de acordo com o momento presente.

Além do comportamento, as preferências sexuais também sofrem mudanças. Hoje gays maduros estão à procura de segurança e encontram isso nos gays idosos e vice-versa.

Page 4: Homossexualidade e Idosos

Uma parcela dessa população não é visível na sociedade O gay maduro ou idoso tem uma tendência natural de aceitar relacionamentos na mesma faixa de idade ou superior por mera questão de cuidados ou afeto.

Nos Estados Unidos existem comunidades de gays maduros que apenas se relacionam com idosos, um exemplo é a cidade de Fort Lauderdale na Flórida.

Lá esses indivíduos formam seus pares e participam de grupos bem definidos – fazem viagens, festas, confraternizações com grande aceitação na sociedade.

O idoso ‘homo’ como produto da indústria cultural de hoje

Page 5: Homossexualidade e Idosos

As  religiões e o pensamento social conservador insistem em afirmar que todo homossexual é desajustado e infeliz.

Esta afirmação é carregada de preconceito e injustiça para com o homem gay. A vida tem demonstrado o contrário. Por conta do clima de maior visibilidade gay em todo o mundo, se percebe que o homossexual saudável existe e são milhares.

Existem muitos gays ajustados e de sucesso: cientistas, professores, escritores, prefeitos, parlamentares, executivos, desportistas, líderes comunitários, ministros, empresários etc.

A pessoa emocionalmente saudável é àquela pessoa que consegue administrar os conflitos do cotidiano da sua vida de forma assertiva onde não se encontra presente o sofrimento e o desequilíbrio psicológico.

O fundamentalismo religioso

Page 6: Homossexualidade e Idosos

As lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros, entre os 50 e os 95 anos, tendem a sofrer de maior solidão e depressões devido à discriminação da sua orientação sexual ou identidade de gênero, de acordo com um estudo da Universidade de Washington.

Da população de 2560 adultos nascidos na altura do "Baby boom", nos anos posteriores à II Guerra Mundial, que participaram desta pesquisa do Instituto de Saúde Multigeracional desta universidade americana, cerca de 80% dos participantes revelaram que foram discriminados e 21% admitiram que foram mesmo dispensados de um trabalho pelas mesmas razões.

De acordo com as conclusões da investigadora responsável pelo estudo, Karen Fredriksen-Goldsen, "as taxas mais elevadas de envelhecimento e as disparidades de saúde entre lésbicas, gays, bissexuais e transexuais adultos mais velhos motivam enorme preocupação para a saúde pública".

Necessidade de programas, grupos sociais para gays idosos.

Page 7: Homossexualidade e Idosos

“As disparidades refletem o contexto histórico e social de suas vidas. As adversidades graves que atravessaram podem comprometer a sua saúde e gerar relutância em procurarem os cuidados médicos na velhice", salienta.Quatro em cada 10 inquiridos admitiram que pensaram no suicídio. E muitos, como nunca puderam casar ou assumir publicamente a sua cara-metade, vivem hoje situações de isolamento.Outros 21% nunca contaram aos seus médicos a sua orientação sexual ou identidade de gênero por temerem ser-lhes recusados cuidados médicos ou receberem serviços de qualidade inferior - que 13% admitiram ter experienciado. Assim como na vida real onde os gays idosos são invisíveis para a sociedade, a violência contra gays maduros também, não aparecem nas estatísticas.A violência contra gays de qualquer idade não é recente no Brasil onde o problema somente foi trazido à tona a partir da metade dos aos 1990, através de relatórios do GGB – Grupo Gay da Bahia. A primeira vez que os jornais deram destaque a um crime contra homossexuais, foi em 1988, quando do assassinato do diretor teatral Luiz Antônio Martinez Correa, no Rio de Janeiro. Somente a partir desse fato os jornais passaram a utilizar a expressão: “assassinatos de homossexuais”. Há 20 anos numa matéria publicada pelo jornal “O GLOBO a palavra homofobia para designar “horror ao homossexual”.

‘Homo’ idoso é referência de isolamento.

Page 8: Homossexualidade e Idosos

Gays maduros e idosos estão vulneráveis devido ao isolamento social ou à sua condição financeira, mas ao mesmo tempo são frágeis nas questões físicas. Nos locais de socialização gay, os homens comuns que praticam a violência contra os gays se infiltram no meio para tirar proveito, ou para descarregar a sua homofobia e praticar a extorsão contra os gays.

No caso da homofobia é considerado como ódio.

Numa matéria do portal UOL da data de 03/04/2012 sobre os idosos que vivem sozinhos foi informado que nos últimos dez anos houve aumento do número de pessoas idosas de ambos os sexos vivendo sozinhas nas principais cidades brasileiras.

Isso também deve ser levado em conta para a população LGBT idosa e neste cenário a exposição à violência é constante e não é fato novo.

Page 9: Homossexualidade e Idosos

Gays idosos em instituições asilares

Matéria publicada no jornal americano The New York Times fala sobre gays idosos que vivem em asilos e das dificuldades e preconceitos que a classe tem que enfrentar quando chega à terceira idade.

A reportagem dos jornalistas Jane Gross e Dan Frosch mostra a dura realidade de quem tem de voltar para o armário, ou continuar nele, como é o caso de Gloria Donadello, de 81 anos.

Sentada com pessoas que considerava amigas pediu para que não fizessem certos tipos de piadinhas pessoas que riem e fazem certos tipos de comentários, eu lhes disse:”Por favor, não façam isto, porque sou gay”.

O resultado de sua franqueza custou caro, foi rápido e impiedoso. "Todos olharam horrorizados", ela disse. Excluídas das conversas e não bem-vinda às refeições, ela caiu na depressão. Medicamentos não ajudavam. Com sua saúde emocional em deterioração, Gloria se mudou para uma comunidade adulta que atende gays e lésbicas.

"Eu me sentia como uma pária", disse Gloria. "Para mim, foi uma escolha entre vida ou morte".

Page 10: Homossexualidade e Idosos

A situação de Gloria não é incomum. A matéria cita exemplos ainda de pessoas que foram transferidas de seus quartos para outros.

A Dra. Melinda Lantz, chefe de psiquiatria geriátrica do Beth Israel Medical Center, em Nova York, diz que

“Quando você se vê sem opção e precisa transferir uma pessoa por estar sendo atacada, você acaba a colocando junto com pessoas que estão bastante confusas", disse Lantz. "Esta é uma realidade básica terrível“.

Há casos ainda mais trágicos. Um senhor de 79 anos assumidamente gay, sem família ou amigos, chegou a se enforcar em um asilo da Costa Leste estadunidense, após ter sido transferido de seu andar para acalmar os protestos de outros moradores e seus familiares.

Page 11: Homossexualidade e Idosos

A situação tem alarmado uma geração mais nova de gays e lésbicas. Preocupados com seus próprios futuros, deram início a um esforço nacional para educar os provedores de atendimento sobre o isolamento social, até mesmo sobre a discriminação aberta, que clientes lésbicas, gays, bissexuais e transexuais enfrentam.

Em Boston, Nova York, Chicago, Atlanta e outros centros urbanos, estão surgindo os chamados LGBT Aging Projects (projetos de idosos lésbicas, gays, bissexuais e transexuais), para treinamento de provedores de atendimento de longo prazo.

Também há gerentes assumidamente gays de casos geriátricos que podem guiar os clientes a serviços compassivos.Há solução. Bruce Steiner, 76 anos, é casado com Jim Anthony. O parceiro de 71 anos sofre de mal de Alzheimer há mais de uma década e não consegue mais se alimentar sozinho e nem falar. Bruce tem resistido a colocar Anthony em um asilo, apesar das várias hospitalizações no último ano. “

Futuro breve

Page 12: Homossexualidade e Idosos

O atendimento foi irregular”, disse Steiner, que não sabe se a homossexualidade foi um fator. Ele decidiu não se arriscar e contratou um gerente de caso gay que o ajudou a realizar uma "seleção".

Eles escolheram uma agência de atendimento domiciliar com reputação de tratar bem clientes gays. Na preparação para um futuro desconhecido, Steiner também visitou vários asilos, "lhes dando a oportunidade de me encorajarem ou desencorajarem". Seu favorito "é um dirigido pelas irmãs carmelitas, acima de tudo por terem senso de humor".

Mas a reportagem é pontual ao dizer: “Elas são a exceção, não a regra”.

Page 13: Homossexualidade e Idosos

Para gay idoso é mais difícil ‘sair do armário’, aponta estudo.

                                                                                                                                           

Um em cada três homossexuais com mais de 55 têm medo de sair do armário por receio da reação da família e dos amigos. É o que mostra o estudo realizado com o intuito de identificar as experiências e necessidades desses cidadãos LGBTs na Irlanda. As conclusões deste estudo vão ajudar a desenvolver políticas e melhorar os serviços para os LGBTs acima de 55 anos na Irlanda.

O "Visible Lives" foi produzido pela "GLEN" (Gay and Lesbian Equality Network) e "Age and Opportunity", uma organização que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas.

O estudo teve a colaboração de 144 homossexuais com mais de 55 que responderam a um questionário on-line, além disso, 36 dos voluntários também foram submetidos a uma entrevista de maior profundidade. Os resultados mostram que embora a maioria tenha revelado sua orientação sexual, muitos temem ser totalmente visíveis. 28% escondem sua homossexualidade dos vizinhos, enquanto 10% escondem até mesmo de seus parentes mais próximos.

As entrevistas demonstram que aqueles que sairam do armário sentem que ganharam um  maior grau de liberdade em suas vidas. No entanto, a reação de seus círculos de amigos e familiares são muito diversas, vão desde a plena aceitação a rejeição total. 26% dos entrevistados, devido a dificuldades que enfrentaram, foram forçados a se casarem com pessoas do sexo oposto e terem filhos.

Embora a maioria dos entrevistados (77%) disseram se sentir seguras ou muito seguras, uma em cada cinco evitam andar de mãos dadas com alguém do mesmo sexo por medo de represálias. 46% dos indivíduos pesquisados vivem sozinhos (em comparação com 15% na população heterossexual de mesma idade).

Se a vida de um cidadão LGBT já é difícil, por conta de toda a carga de preconceito, imaginem a de um cidadão LGBT idoso. A carga de preconceito é dobrada, e é encontrata mesmo nos meios LGBTs. Seria muito interessante que se fizessem um estudo parecido aqui no Brasil, tenho a impressão que os números seriam ainda mais trágicos.

Page 14: Homossexualidade e Idosos

Casamento gay, na terceira idade

e no hospital

É uma história para romântico nenhum botar defeito. O francês Jacques Beaumont e o americano Richard Townsend se casaram no último dia 2. Para se unirem, eles tiveram de lutar contra dois obstáculos. Esperaram quase 40 anos até conseguirem se casar oficialmente, segundo as leis do Estado de Nova York, que aprovou o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo no mês passado. Superado o entrave jurídico, tiveram de lutar contra a saúde fragilizada de ambos. Beaumont, de 86 anos, foi diagnosticado com leucemia. Townsend, de 77 anos, sofre de Mal de Parkinson.O casamento aconteceu dentro do hospital, o Beth Israel Medical Center, onde os dois estão internados desde julho. Eles usaram roupas brancas, oferecidas pelo hospital (eram roupas de doentes mesmo). Cada um em sua cadeira de rodas. Uma sobrinha de Beaumont trouxe uma caixa de anéis da família para que os noivos pudessem trocar alianças. O bolo, com direitinho a noivinhos no topo, também foi oferecido pelo hospital.“Quando Beaumont ficou doente”, contou Townsend ao jornal americano “The New York Times”, “nos casar se tornou algo vitalmente importante.” Eles não podiam suportar a ideia de se separar, por causa das complicações da doença, sem terem se casado. A história dos dois começou em 1972, quando foram apresentados por amigos em comum. Beaumont, que trabalhava com serviço humanitário em vários países do mundo, era casado com uma mulher. Dois anos depois de conhecer Townsend e se encantar com o dramaturgo que era “brilhante como uma estrela no céu”, Beaumont se separou. Townsend ganhou para sempre a companhia do parceiro, que lhe encantou por ter um trabalho que mexia com “o destino do mundo.” Agora, casados oficialmente, eles seguem na tarefa de cuidar um do outro até que a morte os separe, como juraram solenemente em seus votos.

Page 15: Homossexualidade e Idosos

 Homossexualidade do idoso e suas repercussões na dimensão familiar

Segundo Caldas (2006, p. 330), “uma proporção desconhecida de idosos solteiros é homossexual – tanto homens quanto mulheres. Esta população é totalmente negligenciada pela pesquisa”.

De acordo com Luco (1997), os idosos homossexuais acabam por suportar uma dupla carga de preconceitos, tornando-se ainda mais precária sua condição na medida em que, privados da possibilidade de formação de entidades familiares, sujeitam-se ao isolamento e comprometem a afirmação de sua identidade social.

Page 16: Homossexualidade e Idosos

A família serve como vínculo entre o indivíduo e a sociedade, constituindo-se de laços de compromisso e lealdade entre seus membros, sendo reconhecida constitucionalmente como “base da sociedade”..

Art. 226. A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado.

Este núcleo primordial é o primeiro conceito de sociedade que o ser humano agrega, sendo, portanto, o alicerce moral e espiritual de todas as pessoas.

Page 17: Homossexualidade e Idosos

De acordo com Caldas, “os idosos casados apresentam maiores níveis de satisfação de viver, de saúde física e mental, mais recursos econômicos, maior integração social e suporte social, além de apresentarem menores taxas de institucionalização”(2006, p. 336).

Dessa forma, anão-admissão da formação de entidades familiares por homossexuais acaba por privá-los desses direitos e da mais importante rede de suporte de cuidados.

Page 18: Homossexualidade e Idosos

 

Jorge: “A época mais infeliz da minha vida acho que será minha velhice. Acho que esse é o calcanhar de Aquiles dos gays. Afinal, a gente sempretem a preocupação: quem vai cuidar de mim na velhice?”;

Sílvio: “Eu morro de medo de ficar velho e sozinho” [...];

Fábio: “Eu acho a velhice mais perigosa para o gay... Porque o gay não constitui família. O homossexual tende a ficar só.”

Rivelino: “Ele falou uma frase pra mim assim [ao revelar para o pai sua homossexualidade]: “eu só queria dizer pra você que, quandovocê chegar na velhice, você vai ser muito infeliz, você vai morrer sozinho’.” 

Em depoimentos colhidos por Modesto (2006) manifesta-se a preocupação prevalente entre os homossexuais em relação à velhice:

Page 19: Homossexualidade e Idosos

A superposição de vulnerabilidades

Hekman estima que cerca de 10 a 25% dos idosos acima de 65 anos e 46% dos idosos maiores de 85 anos apresentam a síndrome clínica denominada “fragilidade”, que se manifesta por meio de uma “constelação de sintomas”, incluindo “perda de peso, fraqueza, fadiga, inatividade e redução de ingesta” (2006, p. 926). Ao lado da fragilidade, condição pessoal relativamente frequente entre idosos, revela-se a expressiva vulnerabilidade social do grupo homossexual através da violência física e, sobretudo, moral a que está sujeito. 

Page 20: Homossexualidade e Idosos

Abrindo caminhos à luz dos direitos humanos

A atual omissão legislativa e a relativa timidez acadêmica a esse respeito apontam para a incompatibilidade não apenas com os propósitos defendidos pelo Estatuto Nacional do Idoso e com o ideal dos direitos humanos, mas também, especificamente, com o compromisso político figurado no programa de ação “Brasil sem Homofobia”, cujos princípios abrangem:

inclusão da perspectiva da não discriminação por orientação sexual e

promoção dos direitos humanos de “gays, lésbicas, transgêneros e bissexuais” nas políticas públicas estratégias do governo federal,

produção de conhecimento para subsidiar a elaboração dessas políticas, além de

reafirmação de que o combate ao heterossexismo é dever do Estado e da sociedade (BRASIL, 2004).

Page 21: Homossexualidade e Idosos

Conclusões

Há de se entender que a orientação sexual é um fenômeno universal, com diversas manifestações, sendo a heterossexualidade também uma forma e uma possibilidade, embora não seja única.

Desse modo, impedir a formação de entidades familiares por homossexuais, impondo-lhes uma “esterilidade afetiva”, dificulta a criação de uma rede de suportes e cuidados quando de seu envelhecimento

  

Page 22: Homossexualidade e Idosos

Referências

https://grisalhos.wordpress.com/tag/gay-maduro/page/9/

http://www.homorrealidade.com.br/2012/04/violencia-contra-gays-idosos.html

http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=ljyvVq_mXn8C&oi=fnd&pg=PA127&dq=culto+a+beleza+fisica+gays&ots=f7PHoWKpbz&sig=Bt5jN0jJ0Rrw_Xx8ph6-05TDkog#v=onepage&q&f=false 

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Saude/Interior.aspx?content_id=2152710

http://acapa.virgula.uol.com.br/politica/gays-idosos-convivem-com-a-homofobia-em-asilos/2/13/2489

http://respeiteoidoso.blogspot.com.br/2011/08/casamento-gay-na-terceira-idade-e-no.html

http://www.nossostons.com

Page 23: Homossexualidade e Idosos

ALEXANDRA ALVESPATRICIA ROVAROTTOTHAMIRES TENORIO

6° SEMESTRE DE PSICOLOGIA

CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO.

OBRIGADA!!!