hoje macau 14 mai 2012 #2609

20
TEMPO MUITO NUBLADO MIN 26 MAX 30 HUMIDADE 75-95% • CÂMBIOS EURO 10.1 BAHT 0.2 YUAN 1.2 AGÊNCIA COMERCIAL PICO 28721006 PUB MOP$10 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ SEGUNDA-FEIRA 14 DE MAIO DE 2012 ANO XI Nº 2608 PUB Ter para ler TENSÃO COM CHINA Agências suspendem viagens às Filipinas PÁGINA 6 LIGA AO RUBRO Ka I volta a perder pontos para rival PÁGINA 14 ATRÁS DA RESIDÊNCIA Casamentos falsos sobem 70% por causa do BIR PÁGINA 4 ENTREVISTA A UTE LEMPER Diva alemã entusiasmada com primeira vinda a Macau CENTRAIS Por causa da elevada abstenção, especialistas ocidentais defendem a democracia representativa. Aqui ainda se luta pelo sufrágio universal. Vale a pena? Vozes da política de Macau dizem que sim, mas algumas apontam outras prioridades. Como repensar o papel das associações. Um debate único, com opiniões de Gabriel Tong, James Fishkin, Jorge Godinho, Leonel Alves, Paul Chan Wai Chi, Pereira Coutinho e Sales Marques. PÁGINAS 2-3 Académicos norte-americanos também querem uma reforma política A democracia falida do Ocidente

Upload: jornal-hoje-macau

Post on 22-Mar-2016

284 views

Category:

Documents


55 download

DESCRIPTION

Edição do Hoje Macau de 14 de Maio de 2012 • Ano X • N.º 2609

TRANSCRIPT

Page 1: Hoje Macau 14 MAI 2012 #2609

TEMPO MUITO NUBLADO MIN 26 MAX 30 HUMIDADE 75-95% • CÂMBIOS EURO 10.1 BAHT 0.2 YUAN 1.2

AGÊNCIA COMERCIAL PICO • 28721006

PUB

MOP$10 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ • SEGUNDA-FEIRA 14 DE MAIO DE 2012 • ANO XI • Nº 2608

PUB

Ter para ler

TENSÃO COM CHINA

Agências suspendem viagensàs Filipinas

PÁGINA 6

LIGA AO RUBRO

Ka I volta a perder pontospara rival

PÁGINA 14

ATRÁS DA RESIDÊNCIA

Casamentos falsos sobem 70% por causa do BIR

PÁGINA 4

ENTREVISTA A UTE LEMPER

Diva alemã entusiasmada com primeira vinda a Macau

CENTRAIS

Por causa da elevada abstenção, especialistas ocidentais defendem a democracia representativa. Aqui ainda se luta pelo sufrágio universal. Vale a pena? Vozes da política de Macau dizem que sim, mas algumas apontam outras prioridades. Como repensar o papel das associações. Um debate único, com opiniões de Gabriel Tong, James Fishkin, Jorge Godinho, Leonel Alves, Paul Chan Wai Chi, Pereira Coutinho e Sales Marques. PÁGINAS 2-3

Académicos norte-americanostambém querem uma reforma política

A democraciafalida do Ocidente

Page 2: Hoje Macau 14 MAI 2012 #2609

ANTÓ

NIO

FALC

ÃO

CITAÇÕES

2 política segunda-feira 14.5.2012www.hojemacau.com.mo

“Primeiro temos de analisar o diagnóstico da saúde politica. Não vale a pena copiar e curar com remédios vindos do exterior. Como será o processo de nomeação dos deputados por parte do Chefe do Executivo? Onde está a transparência? Por que é que as comissões não são abertas, como na Europa e nos EUA? Oculta-se tudo, há uma escuridão politica”

“Não temos uma democracia plena. Temos grandes problemas com um défice de fiscalização. E não é só na AL. Na AL só há quatro deputados que servem a população, temos de melhorar o nosso sistema”

JOSÉ PEREIRA COUTINHO

“No que diz respeito ao sistema ‘um cidadão, um voto’, depende muito da performance das pessoas e das associações que se propõem para a AL”

LEONEL ALVES

“Nos EUA é evidente que é preciso regulamentar o sistema financeiro, que permite especulação a mais e riscos excessivos. Mas aprovar reformas implica enfrentar lobbies e o cidadão sente-se impotente. É o drama da democracia no início deste século”

JORGE GODINHO

“As instituições têm uma justificação de existência com base na história, mas é algo que não é justificado para o futuro. Cada associação deve explicações à sociedade”

GABRIEL TONG

“Existe abstenção porque a elite que governa, com base na legitimidade do voto, acaba por não respeitar e governa de acordo com os seus próprios interesses. Há separação e distanciação entre a legitimidade que o voto dá e as práticas do Governo”

JOSÉ SALES MARQUES

Ocidente repensa sufrágio universal. O mesmo que Macau deseja

O fuso horário das democraciasApós largas semanas a discutir a reforma política, Macau acabou por mudar pouco o seu sistema, ao contrário do que desejavam os adeptos do sufrágio universal. Do Ocidente vem agora uma corrente a pedir o oposto: uma democracia representativa

Andreia Sofia [email protected]

PARA chegar ao lugar má-ximo do Governo de Hong Kong, Cy Leung teve de ouvir as vozes que ecoa-

vam das ruas e que clamavam pelo acesso ao sufrágio universal para a eleição do Chefe do Executivo. Em Macau, os mesmos pedidos ecoaram no inicio do processo da reforma política. A tempestade abrandou quando, de Pequim, os responsáveis da Assembleia

Popular Nacional assumiram que sufrágio universal só daqui a “um futuro longínquo”.

Os que defendem esta proposta acreditam estar-se perante a mais democrática das formas de elei-ção. Contudo, na Europa e nos Estados Unidos começam a surgir vozes que dizem o contrário. Um artigo intitulado “Menos eleitores, melhores eleições”, publicado na revista Wired deste mês, dá conta de uma proposta que regressa à Grécia Antiga, onde um grupo considerado representativo da

população fazia as suas escolhas eleitorais.

A publicação faz referência ao facto de “o sistema de um homem, um voto estar falido”, devido às elevadas abstenções que acabam por retirar a representatividade de uma larga fatia da população.

David Chaum, criptógrafo e especialista em tecnologia de elei-ções, é citado na Wired graças ao seu modelo “eleição com amostra aleatória”, que defende o fim da publicidade massiva e acaba por influenciar a opinião pública na hora de votar. O eleitor é escolhi-do como se de uma sondagem se tratasse e pode reflectir e discutir antes de submeter a sua votação online.

“ARGUMENTO FALACIOSO”A publicação também cita o traba-lho de James Fishkin, director do Centro de Democracia Deliberati-

va da Universidade de Stanford. É ele o autor da teoria da sondagem deliberativa, que serviu de base à discussão da Lei de Imprensa no território. Ao Hoje Macau, Fishkin explicou porque é que este proces-so é mais democrático, com base “numa amostra cientifica que é um microcosmos fiel de cada socieda-de”. “Vejo-as [as sondagens] como um processo assente em valores democráticos fundamentais. A de-mocracia deliberativa é a mais alta forma de democracia, porque liga decisões de cidadãos que pensam, depois de bem informados, aos resultados das políticas.”

Jorge Godinho, número dois da Voz Plural, associa as altas abstenções aos problemas econó-micos e à elevada proximidade entre os sectores privados e os Governos. “Um dos factores que existe são certos interesses na política. As pessoas sentem que

Page 3: Hoje Macau 14 MAI 2012 #2609

ATENAS, CIDADE-MÃEDA DEMOCRACIA

3políticasegunda-feira 14.5.2012 www.hojemacau.com.mo

No século V A.C., a democracia nasceu em Atenas, capital grega, tendo-se consolidado durante o governo de Péricles. Mandavam as regras que o poder de governar pertencia aos cidadãos, mas tal estatuto pertencia apenas a 10% da população. Para se ser cidadão e participar na vida política da chamada polis (cidade) era necessário ser-se homem, filho de pai e mãe ateniense e ter mais de 18 anos. Mulheres e metecos (estrangeiros) não tinham poder de voto, enquanto os escravos eram encarados como meros objectos.

Ocidente repensa sufrágio universal. O mesmo que Macau deseja

O fuso horário das democracias

os actores políticos podem mudar, mas as coisas ficam imutáveis. Há promiscuidade entre o público e o privado, que é poluente para o sistema politico.”

Contudo, o também jurista rejeita completamente as teorias propostas. “Parece um retrocesso evidente, uma forma de ‘demo-cracia’ restrita, a la século XIX, mas com bases estatísticas, cuja validade, pertinência e interesse é mais do que duvidosa. Parece não passar de uma especulação com-pletamente irrealista por alguém que claramente não aprendeu ou não quer aprender as lições e os avanços do século XX em matéria de democracia representativa.”

José Sales Marques, presidente do Instituto de Estudos Europeus, considera que é “um argumento falacioso”. “O mundo avançou e não vejo fundamento. Não há forma mais equilibrada do que ‘um voto, uma pessoa’. O proble-ma é a qualidade do exercício da democracia.”

O OCIDENTE E AS RAEOlhando para o contraste do debate entre o Ocidente e o Oriente, as vo-zes ouvidas pelo Hoje Macau falam em passos diferentes do sistema democrático. Segundo o deputado José Pereira Coutinho, a Europa e os Estados Unidos “estão em etapas diferentes” e Macau “ainda não chegou lá”. “É evidente que o povo perde a confiança, é isso que está a acontecer. O processo democrático ainda não terminou e a Ocidente estão numa fase mais avançada. O nosso percurso nem sequer é infantil, está abaixo disso.”

Leonel Alves, deputado pela via indirecta, afirma que Macau está a evoluir gradualmente. “Desde 1999 que os cidadãos têm vivido dentro da Lei Básica. É o momento oportuno para ampliar o número de deputados na AL e os membros na Comissão Eleitoral. É uma evolução gradual do sistema, o processo não termina agora.”

O pró-democrata Paul Chan Wai Chi também fala num processo mais “maduro” face a Macau. “No Ocidente, tal como nos Estados Unidos, começam a existir vozes contra o sistema um voto, um cida-dão, porque é um processo já existe há muito tempo. Apesar de achar que existem abusos, é um sistema maduro. Em Hong Kong e Macau, a democracia ainda está no início.”

Para tal, o deputado acredita que o sufrágio universal pode aju-dar os cidadãos a melhorar a sua consciência face à democracia. “A maioria dos residentes ainda tem pouco conhecimento sobre isso, ou tem o nível básico. Acredito que devemos mudar o sistema para a eleição geral.”

O LUGAR DAS ASSOCIAÇÕESNa sociedade da RAEM, o sufrágio universal existe para eleger os de-putados por via directa para a AL,

através do papel desempenhado pe-las associações que entram no jogo político. O problema, a existir, não é no sistema, mas sim nos processo internos de eleição dos grupos.

“No que diz respeito ao sistema ‘um voto, um cidadão’, depende muito da performance das pessoas e das associações que se propõem à AL”, diz Leonel Alves. “É algo que tem sido discutido e nos pró-ximos 12 meses é um tema que estará em cima da mesa.” Segundo o deputado, “é consensual” que a mudança deve acontecer. “Deve-se repensar a distribuição de votos e reflectir sobre as leis eleitorais. É o momento oportuno.”

José Sales Marques, antigo presidente da Câmara do Leal Senado de Macau, também levanta questões. “As associações têm elas próprias um sistema de escolha, mas será que é verdadeiramente representativo? Será que é legítimo que um grupo desportivo ou cultu-ral tenha logo o objectivo de eleger alguém para a AL? Será que é uma verdadeira forma de democracia, é a representatividade do quê? Uma coisa é eleger para a AL, outra é ter um grupo com actividades, mas cada associação sabe de si.”

“REMÉDIOS MAIS AVANÇADOS”Sales Marques diz pertencer a algu-mas associações que “felizmente” são democráticas. “Há dirigentes que devem ter 20 ou 30 associa-ções e consideram isso um grande feito. Essas situações não devem

ser encaradas como as melhores, nem a melhor forma para eleger deputados.”

Pereira Coutinho aponta críti-cas ao processo interno de escolha dos candidatos, dentro das asso-ciações. “Na AL são quase sempre os mesmos a levantar questões e temos uma fase teatral, em que os deputados escondem quem os no-meou. Mesmo esses 12 deputados são eleitos em jantares e compra de votos. E isso vai repetir-se nas próximas legislativas.”

Para o deputado, é “uma uto-pia” pensar em adoptar sistemas como o de Fishkin ou Chaum, porque “não se adaptam a Macau”,

onde há necessidade de “primeiro, mudar o sistema político”. “É uma doença simples, há falta de democracia e de responsabilidades. Na Europa e nos Estados Unidos discutem-se ideias e problemas, há propostas. Aqui não há nada. Não vamos trazer remédios mais avançados para resolver problemas antigos.”

Sales Marques é peremptório em afirmar que, a nível mundial, “o problema da falta de democracia não tem a ver com a forma como se vota”, dado que o Sufrágio universal “é considerado o estado máximo” da participação que é dado por um indivíduo. “O que

acontece é que as elites eleitas ficam de costas voltadas para aqueles que elegem. O princípio um homem, um voto tem toda a legitimidade.”

Como académico, o também deputado nomeado Gabriel Tong acha difícil “avaliar qual é a forma perfeita” para garantir a represen-tatividade dos cidadãos, porque tudo depende do lugar onde se está. Quanto às associações, têm o seu papel histórico, que não perdura para sempre. “Devem explicar e fundamentar às pessoas a sua existência e continuação. Porque se não o fizerem, um dia vão ser abandonadas.”

Page 4: Hoje Macau 14 MAI 2012 #2609

4 sociedade segunda-feira 14.5.2012www.hojemacau.com.mo

Cecília [email protected]

DE acordo com o secretá-rio para Segurança de, Cheong Kuoc Vá, no primeiro trimestre deste

ano, as autoridades já descobriram 70 casos de casamentos falsos apenas realizados para obtenção de Bilhete de Identidade de Residente (BIR). Esses casos representam um aumento de 70%, comparando com 2011.

Com uma economia em alta, um baixo desemprego e boas condições de vida, Macau torna-se, cada vez mais um local ideal para os residentes da China continental.

Com o anúncio das estatísticas de criminalidade de Macau, o secretário para a Segurança apontou que a au-toridade dará atenção a esta questão. “Estamos atentos à nova vaga de casamentos fictícios e as autoridades

vão agir em conformidade”, referiu Cheong Kouk Vá.

Para já, o contacto entre polícias – de Macau e da China continental - será fortalecido no sentido de “uma rigorosa aplicação” da lei no caso de uniões entre casais. “É preciso apurar, de verdade, se o casamento entre um local e um forasteiro é verdadeiro ou não.”

Os dados apontam, igualmente, que o rácio entre homens e mulhe-res que procuram um casamento de conveniência com pessoas de Macau é igual.

CHEGA PARA LÁ QUE SÓ QUERO A RESIDÊNCIAÉ público que os residentes do con-tinente têm muitas restrições para imigrar para a RAEM e o estatuto do “imigrante-investidor” já não funciona no território.

Assim sendo, é difícil para os chi-

neses do continente terem algum tipo de regalia, referida na lei, que possa ser aplicada numa vinda definitiva para Macau.

Com tantas dificuldades, os ca-samentos entre pessoas da RAEM e chineses do continente estão cada vez mais em voga na sociedade. E um casamento falso com o intuito de tirar proveito de uma situação é considerado crime.

Existem até agências que ajudam o “casal” neste processo que começa na China e depois vem para Macau. Um casamento fictício pode custar até 100 mil patacas e, por norma, assim que o membro “estrangeiro” do casal recebe o BIR iniciam o processo de divórcio. Há casos de pessoas que nunca mais se viram depois do casamento e isso terá de ser, de acordo com Cheong Kuoc Vá, “muito bem verificado”, para assegurar que o casamento em Macau é um processo “rigoroso”.

A criminalidade em Macau aumentou 12,3% para

3.151 casos no primeiro tri-mestre deste ano face ao mes-mo período de 2011, numa subida que o Secretário para a Segurança justifica com o aumento do turismo para o território. “Há mais turistas, mais 7,9% do que no primeiro trimestre do ano passado, há maior concentração de pesso-as e há uma tendência natural para aumentarem os furtos”, afirmou Cheong Kuoc Va, ao salientar que apenas 50 dos 1.106 casos de furto registados em Macau nos três primeiros meses tinham pessoas do continente chinês como autores.

O mesmo responsável explicou que nos 50 casos de furto perpetrados por pessoas do continente chinês estavam envolvidas 74 pessoas, o que reflecte um aumento de três casos e 11 pessoas face ao trimestre homólogo de 2011.

No âmbito da criminalida-de em Macau registou-se um aumento de 17% e para um total de 1.825 casos dos crimes contra o património - que inclui roubos, furtos, extorsão e usura -, uma subida de 11,7% para 601 casos dos crimes contra a pessoa e de 20,7% da crimi-nalidade violenta.

A procuradora-geral da República de Timor-

-Leste, Ana Pessoa, de-fendeu a necessidade de promover a cooperação bilateral com as institui-ções judiciárias de Macau, em declarações à Lusa no final de uma visita oficial ao território. “Sentimos necessidade de estrei-tar relações com Macau, que é um território que tem traços comuns, uma história partilhada, e tem certamente aspirações como nós temos, enquan-to comunidades falantes da Língua Portuguesa”, disse Ana Pessoa à Agên-cia Lusa, apontando que “não faz sentido que es-tando relativamente perto, Timor-Leste não tenha um contacto mais próximo, designadamente a nível institucional”.

A área do legal ou do judiciário é um cam-po que “não tem sido tão explorado”, avaliou a procuradora-geral, ao elencar as “excelentes re-lações” entre Timor-Leste e a China em sectores tão distintos como o comércio, a saúde ou a agricultura.

“Não podemos esquecer que durante muitos anos, o mesmo Boletim Oficial publicava as leis para Macau e para Timor e, por-tanto, há raízes identitárias que é preciso repescar e valorizar, dar-lhe outra dimensão porque o mundo em que vivemos não é o mesmo daquele tempo, mas isso não inviabiliza”, disse. “Pelo contrário, deve servir para valorizar laços antigos de cultura que nos diferenciam aqui na região. Portanto, achei que era importante vir a Macau especificamente para isso”, disse Ana Pes-soa, que esteve no territó-rio pela última vez há dois anos para participar num encontro internacional da IAACA (International Association of Anti-Cor-ruption Authorities).

VISITAS DE CORTESIADurante os encontros que manteve no território, com a delegação que chefiou, Ana Pessoa introduziu alguma legislação de que se orgulha, como o Có-digo Penal ou a lei da violência doméstica, aos

representantes das insti-tuições judiciárias locais, nomeadamente ao seu homólogo, Ho Chio Meng, ao presidente do Tribunal de Última Instância, Sam Hou Fai, e ao presidente da Assembleia Legislativa (AL), Lau Cheok Va.

Ana Pessoa esteve ainda reunida com o chefe do executivo de Macau, Chui Sai On, tendo vi-sitado entidades como o Instituto de Acção Social para se inteirar da forma de protecção das vítimas.

Agora, a procuradora--geral espera receber a visita de Ho Chio Meng em Timor-Leste, algo que espera que se concretize ainda este ano.

Por seu turno, o Pro-curador da Região Admi-nistrativa Especial disse acreditar que a visita “irá promover a cooperação entre Macau e os países de Língua Portuguesa, con-tribuindo para intensificar contactos entre o Ministé-rio Público de Timor-Leste e o de Macau e reforçar a relação de cooperação ami-gável entre as instituições judiciárias “. - Lusa

Casamentos falsos aumentam 70% em relação ao ano passado

Um BIR de muito valor

Criminalidade aumentou 12,3% no primeiro trimestre

De olho bem aberto Macau e Timor-Leste querem

reforçar cooperação judiciária

Estreitar o DireitoO Secretário para a Se-

gurança salientou que no primeiro trimestre foi regis-tado um homicídio - caso já resolvido pela Polícia Judici-ária - e 15 casos de sequestro, menos 14 do que no primeiro trimestre de 2011.

Em queda estava também a delinquência juvenil, com menos 46,2% dos casos para um total de 21.

Com uma centena de casos, o auxílio, acolhimen-to e emprego de imigrantes ilegais caiu 20%, o tráfico e venda de drogas subiu 15,6% para 37 casos e o consumo de droga subiu 57,8% para 71 casos.

Ainda nos primeiros três meses deste ano, as polícias de Macau detetaram 287 pessoas do interior da China sem documentação (menos 1,7%), 1.219 pessoas da China com o visto indivi-dual expirado (mais 3,4%), 7.073 pessoas do interior da China com visto ou outro documento expirado (mais 29,4%) e 680 estrangeiros com excesso de permanência (menos 6,5%).

Nos primeiros três meses de 2012, as autoridades de Ma-cau conduziram ao Ministério Público para acusação 1.039 pessoas, mais 6,3% do que no mesmo período de 2011.

Page 5: Hoje Macau 14 MAI 2012 #2609

5sociedadesegunda-feira 14.5.2012 www.hojemacau.com.mo

Rita Marques [email protected]

NO âmbito das co-memorações do Dia da Capitania dos Portos (CP),

foram programadas durante o fim-de-semana viagens de barco pelo Porto Interior na embarcação “Guia”, um barco de passageiros com mais de 10 anos, que habitualmente funciona como escola de navegação. Além de navegarem pelas mesmas águas das pequenas e grandes embarcações al-fandegárias e cargueiros, os visitantes puderam também ter acesso ao “dia público” do Estaleiro de Construção Naval -junto ao Edifício Portuário no Fai Chi Kei - e ao interior do Farol da Guia, aberto ao público também nos próximos dias 19 e 20 de Maio. Foram 640 os resi-dentes que fizeram a passeata entre a Doca da Ilha Verde e a Porta do Entendimento, em embarcações lotadas de hora a hora, tendo a CP registado

Cecília [email protected]

“O Instituto de Acção Social do Governo da RAEM

(IASG) recebeu 15 casos de vio-lência doméstica, o que mostra a tendência de queda em relação aos anos anteriores. Devido à violência doméstica, com a sua complexidade, as autoridades não vão facilitar, admitindo mesmo cooperar com a polícia para re-forçar os sistema informatizado, para também descobrir mais casos potenciais”, apresentou a vice--presidente. Revelou também que as disposições da lei de violência doméstica estão numa fase de alteração, vão esforçar-se mais

População deve evitar viagens às FilipinasAs autoridades de Macau emitiram um alerta para que a população evite deslocações às Filipinas, como medida de segurança devido à crescente tensão entre Pequim e Manila (ver mais na página 6). Em nota oficial, o Gabinete de Gestão de Crises de Turismo salienta não existirem actualmente “excursões nas Filipinas”, mas diz não ser possível determinar se algum residente de Macau está naquele país asiático a título individual. O alerta das autoridades de Macau surge depois da Administração Nacional do Turismo da China ter emitido um comunicado em que alerta, pelo que, não só não aconselha deslocações ao país, como sublinha a importância do reforço de medidas preventivas de segurança.

Homens querem licença de paternidadeAs mulheres já têm direito às férias pelo nascimento dos filhos e agora, tal como elas, os maridos exigem o mesmo direito, de acordo com a vice-presidente da Associação Geral das Mulheres de Macau (AGMM). “ Hoje em dia, as mulheres já não são todas donas de casa, precisam de trabalhar antes e depois do nascimento das crianças. Por isso, a disponibilidade de cuidados dos maridos depois do nascimento do bebé é boa tanto para o filho como para a mulher. As férias remuneradas dos maridos podem trazer um ambiente mais calmo à mulher, reduzindo o risco de depressão pós-parto. Mais de 40 países e regiões já deixam as férias pagas para os recém-pais, de duas semanas a um ano. 90% pessoas dos entrevistados no inquérito feito pela AGMM concordam que essas férias sejam aprovadas na Assembleia Legislativa. – C.L.

Dia da Mãe deixa cidade a celebrarOntem foi o dia da Mãe na China, um dia em que é comum as famílias escolherem ter refeições fora de casa. Por isso, os restaurantes estiveram quase todos cheios e houve marcações de mesas em restaurantes, por residentes, com antecedências de reserva de uma ou duas semanas antes o dia. Com o aumento do preço de alimentos, os pacotes do dia de Mãe também se aumentam, mas isso não surpreendeu os filhos - era fácil ver as filas longas em frente a cada restaurante. Além dos restaurantes, pastelarias e floristas também receberam grande número dos ordens. Só Kam Mun Tong, uma pastelaria que fica na rua da bacia sul, recebeu mais de cem ordens para os bolos do dia de Mãe. Parece que o dia da Mãe já se tornou um dia para todo o residente em Macau celebrar. – C.L.

Até 20 de Maio celebra-se o Dia da Capitania dos Portos

Seiscentos ao sabor da maré no Porto Interior

15 casos contabilizados no primeiro trimestre

Lei de violência doméstica vai lutar na AL

até ao Fim do Ano, entrando em processo legislativo.

Vong Yim Mui disse que, em-bora o declínio na taxa de desem-prego, o ajuste do índice mínimo de subsistência, bem como as mais medidas para anti-pobreza ajudam as famílias carentes da pressão de inflação, o número de famílias que aplicar a assistência

financeira permaneceu estável em mais de 5,000. Ela acredita que os problemas familiares actuais são reflectidos em incidentes de vio-lência doméstica, a comunicação entre pais e filhos nas famílias monoparentais. “Contactámos com 30 organizações não-gover-namentais que dão os serviços da família para explorar casos mais

potenciais, para fortalecer a rede de apoio, preventiva bom, de de-senvolvimento trabalho.”

A Lei de Violência Doméstica foi concluída após consulta pública no ano passado. Vong Yim Mui disse que o texto de projecto de lei estava a ser revisto e o palco perfei-to, iam esforçam-se para este ano finalizado o processo legislativo.

cerca de 4000 mil inscrições prévias.

Em exposição no único estaleiro de Macau ainda em funcionamento, esteve o último barco construído por mãos de locais, a embarca-ção de serviço alfandegário A2. Desde então, todos são importados de fora, de Can-tão, Jiangxi e Taiwan. Steve Chou, director do estaleiro de construção naval, garante que acaba por ser mais ba-rato importar nos dias que correm porque “os prazos de execução são mais curtos e controlados”, ou seja, “é mais prático neste sentido”. Mas, garante, a nova solu-

estar sempre de portas aber-tas aos curiosos que visitam Macau, que nada, ou pouco, sabem da Administração portuguesa e do legado lusi-tano. “A primeira impressão de Macau que nos é dada são os casinos mas depois de ter visto o Farol - quando o avistei a partir da praça do Tap Seac -, o teatro D. Pedro V e a Casa do Mandarim descobri que em Macau há lugares fantásticos para os turistas.”

O Farol da Guia, já perdeu a sua função, mas mantém a sua essência, iluminando Macau inteira. No interior encontra-se a exposição sobre iluminação de Macau antigo, quando a luz circulava pelo território pelas mãos de funcionários que manualmente davam à turbina, desde o anoitecer ao amanhecer. Hoje é tudo a motor.

Lorcha Macau

ção não foi uma opção de Governo. “Já não há mão--de-obra. Os residentes de Macau não querem fazer este trabalho porque é muito especializado e trabalhoso.”

Além desta embarcação de patrulhamento, nos ma-res de Macau navega um modelo semelhante (a A1, construída em 1999) e em breve receberão o modelo mais actual e também mais longo (com cerca de 30 metros). “Vamos lançar ao mar no fim de 2012, altura em que chegará de Taiwan”, conta Chou que garante que acaba por ser mais barato importar estas embarcações nos dias que correm porque “os prazos de execução são mais curtos e controlados”, ou seja, “é mais prático neste sentido”. Mas, garante, a nova solução não foi uma opção de governo. “Já não há mão-de-obra, os residentes de Macau não querem fazer este trabalho porque é muito especializado e trabalhoso.”

PASSEIO DE PESCADORESA CP prepara-se também para lançar uma actividade de passeios de barco de pes-ca para dar a conhecer a vida e trabalho dos pescadores. À semelhança do último ano, em finais de Maio a Capita-nia dos Portos, em conjunto com os Serviços de Turis-mo, vai ajudar a recolher fundos para a Associação

de Auxílio de Pescadores, através da venda dos bilhetes de passeio. “A actividade piscatória está-se a diluir no tempo, já que há cada vez menos pescadores mas não queremos que se perca essa memória social da cidade”, revela fonte da Capitania dos Portos. Além de ver de perto esta actividade, o pú-blico pode inclusivamente saber na primeira pessoa as experiências de quem enche os mercados de Macau com peixe fresco.

“O FAROL DEVIA ESTAR SEMPRE ABERTO”Turistas do continente, da Índia, Austrália e dos quatro cantos descobriram ontem o Farol da Guia, num dos qua-tro dias do ano em que está aberto. Ng, turista da China, foi peremptória ao dizer que este tipo de monumentos do património local deveriam

HOJE

MAC

AU

Ontem na exposição do Estaleiro de Construção Naval (ECN), podia-se ver a “Lorcha Macau” em ponto pequeno. Nos dados indicativos da réplica de antigas embarcações de madeira que navegavam pela China, podia ler-se que quem a tutela é a Unidade de Apoio da Marinha (UAM) Portuguesa, algo que em Março o Hoje Macau fez saber que não é verdade. A embarcação, actualmente em Portugal, é da responsabilidade da Fundação Oriente, desde que a recebeu para a Expo 98, e não se encontra a ser utilizada para qualquer fim. Isto porque, a mesma

embarcação histórica, construída no ECN em 28 de Junho de 1988, está em estado degradado. “É uma embarcação bem bonita, combinando o estilo português e chinês, que foi para Macau na altura da transferência”, apresenta Steve Chou, sem saber que se encontra deteriorada sob a tutela da FO. “Era património de Macau, dá-me pena pensar que esteja a apodrecer por Portugal”, revela.

Page 6: Hoje Macau 14 MAI 2012 #2609

6 nacional segunda-feira 14.5.2012www.hojemacau.com.mo

Tempestadefaz 40 mortosQuarenta pessoas morreram na sequência de uma breve, mas violenta tempestade na região montanhosa do noroeste da China na quinta-feira, informou ontem o governo local. Além das vítimas mortais registadas no condado de Min, província de Gansu, 18 pessoas continuam desaparecidas e 87 ficaram feridas, tendo sido transportadas para o hospital, informaram as autoridades através da página de internet. As chuvas torrenciais registadas durante 60 minutos e acompanhadas de granizo obrigaram à retirada de 29.300 pessoas. A tempestade afectou 18 localidades do condado e mais de dois terços dos seus 450 mil residentes, informou a agência Xinhua, dando conta de estragos nas vias de comunicação e cortes nas telecomunicações e energia. O condado de Min fica a 150 quilómetros do município de Zhouqu, onde um deslizamento de terras causado pelas chuvas matou cerca de 1.500 pessoas em Agosto de 2010.

Extraditado suspeito de homicídio de 13 marinheirosUm suspeito de ser traficante de droga e orquestrar o homicídio de 13 marinheiros chineses no Rio Mekong no ano passado foi extraditado do Laos, informou a agência Xinhua. Naw Kham viajou de avião acompanhado pelas autoridades chinesas na manhã de quinta-feira. A televisão estatal emitiu em directo a sua chegada. Nove soldados tailandeses envolvidos no caso não serão extraditados. As autoridades tailandesas prosseguem as investigações e a polícia irá à China este mês para ouvir as famílias das vítimas. Os marinheiros estavam em dois navios de carga chineses sequestrados em Outubro no Triângulo Dourado, região do sudeste asiático conhecida pela produção e tráfico de drogas. A China, Birmânia, Laos e Tailândia iniciaram patrulhas conjuntas ao rio em Dezembro, após os assassinatos.

O ministério chinês da Defesa desmentiu na sexta-feira as intenções que lhe eram atribuídas de se preparar para entrar em guerra contra as Filipinas, para

fazer valer os seus direitos sobre um atol no Mar do Sul da China. O desmentido foi feito apesar de alguns artigos na imprensa oficial indicarem que a China estava pronta para o combate, para pôr fim ao impasse político entre os dois países.

“Os artigos que indicam que a região militar de Guangzhou (sul), a frota do mar da China Meridional e outras unidades estão mobilizadas para preparar a guerra são falsos”, indicou o ministério num breve comunicado colocado na sua página da internet.

O conflito territorial tem por base o atol de Scarborough, uma ilha de pequenas dimensões situada a cerca de 230 quilómetros a oeste da principal ilha filipina, Lução.

Os dois países estão envolvidos num con-flito diplomático devido às reivindicações de

O presidente sul-coreano Lee Myung-Bak disse ontem que

um futuro teste nuclear da Coreia do Norte seria considerado inaceitável por Coreia do Sul, China e Japão. “Os nossos três países acordaram não aceitar novos testes nucleares ou outras provocações por parte da

O presidente da Rússia, Vla-dimir Putin, visita a China

de 5 a 7 de Junho, na primeira deslocação ao estrangeiro, uma vez que decidiu não participar na cimeira do G8 nos Estados Unidos, declarou sexta-feira uma fonte diplomática.

Durante esta visita, Putin vai reunir-se com o presidente chinês, Hu Jintao, e participar na cimeira da Organização de Cooperação de Xangai, acrescentou a mesma fonte, citada pela agências noticiosas russas.

O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, já tinha indicado anteriormente que Putin devia visitar a China “no início de Junho”.

Investido a 7 de Maio no cargo de presidente, Putin informou esta semana o homó-logo norte-americano, Barack Obama, que não ia participar na cimeira do G8 (grupo dos oito países mais industrializa-

China, Coreia do Sul e Japão contra testes

Nuclear na Coreiado Norte nem pensar

Presidente russo de visita em Junho

Na base do interesse comum

Coreia do Norte”, disse Lee Myung--Bak aos jornalistas após uma reunião trilateral em Pequim.

O presidente sul-coreano reuniu com o primeiro-ministro chinês Wen Jiabao e primeiro-ministro japonês Yoshihiko Noda para uma cimeira de um dia em que os programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte deverão dominar a agenda.

Receios quanto a um terceiro teste nuclear por parte da Coreia do Norte têm crescido depois de no mês pas-sado Pyongyang ter falhado o lança-mento de um alegado satélite, descrito pelos Estados Unidos e aliados como míssil balístico. “Devemos prevenir as provocações da Coreia do Norte no futuro e fortalecer a cooperação entre os três países neste sentido”, disse Yoshihiko Noda.

Wen Jiabao referiu que a região enfrenta muitos factores instáveis. “As várias partes precisam de usar a sua sabedoria, manter a paciência, e mostrar boa vontade (...) de modo a atenuar os conflitos e retomar o diálogo e negociações.”

dos - Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Canadá, Estados Unidos, Japão e Rússia), a 18 e 19 de Maio, em Camp David, devido à necessidade de formar novo governo.

A explicação foi aceite pela Casa Branca, que declarou “ter compreendido” a decisão do presidente russo.

No final de Abril, por ocasião da visita do vice-primeiro-minis-tro chinês, Li Keqiang, Vladimir Putin elogiou a qualidade “sem precedentes” das relações entre a Rússia e a China e sublinhou que os dois países não “tinham pontos de discórdia, mas inte-resses comuns”.

Pequim desmente ameaça de guerra contra Filipinas. E no entanto...

Agências suspendem excursõessoberania do atol de Scarborough, reclamado por Pequim e Manila.

A 10 de Abril, duas embarcações chinesas enfrentaram um navio militar filipino para im-pedir a detenção de pescadores chineses, que Manila acusa de estarem a trabalhar ilegalmente nas águas de Scarborough.

RIQUEZA NATURALEnquanto Pequim denominou as ilhas como Huan-gyan, Manila diz tratarem-se das ilhas Panatag.

O atol está localizado no Mar do Sul da China, numa zona potencialmente rica em recursos na-turais, como petróleo e gás natural, e faz parte de uma vasta zona que Pequim disputa com vários países como Vietname, Japão, Malásia e Brunei.

Além do alerta oficial e de acordo com a agência oficial chinesa, as maiores agências de viagens da China suspenderam a organização de deslocações às Filipinas, devido à crescente tensão entre os dois países.

Page 7: Hoje Macau 14 MAI 2012 #2609

7nacionalsegunda-feira 14.5.2012 www.hojemacau.com.mo

Pequim desmente ameaça de guerra contra Filipinas. E no entanto...

Agências suspendem excursões

O Banco Popular da China (banco central chinês) anunciou a redução do coeficiente de reservas obrigatórias (RRR, na sigla em inglês) dos bancos em 0,5 ponto percentuais a partir do dia 18 de Maio. A redução, a segunda deste tipo em 2012, deixará o RRR para as grandes

instituições financeiras chinesas nos 20% e para as pequenas e médias instituições financeiras nos 16,5%, segundo o órgão regulador. Os especialistas do sector dizem que a medida do Banco central chinês visa libertar a liquidez face à queda do ritmo de crescimento económico

decidido pelas autoridades para alterar o modelo em vigor, passando por mudanças que vão desde as exportações até ao impulso do consumo interno. A entidade reguladora da China já tinha diminuído o RRR em 0,5 pontos percentuais em 24 de Fevereiro.

O fundo soberano chinês, com activos de cerca de MOP 3,2

biliões, deixou de comprar títulos de tesouro europeus, preferindo in-vestir nos caminhos de ferro e outras infra-estruturas do continente, disse sexta-feira um jornal oficial. “Embora não queiramos comprar mais títulos do tesouro governamentais, continu-amos à procura de oportunidades de investimento na Europa”, afirmou o presidente do China Investment Cor-poration (CIC), Gao Xiqing, citado pelo China Daily.

O CIC foi criado pelo governo chinês em 2007 para diversificar a aplicação das colossais reservas cambiais da China.

Um economista citado por aquele jornal, Wang Tianlong, considerou “demasiado arriscado” a China au-mentar a sua carteira de títulos do tesouro europeus, alertando que “a Espanha poderá tornar-se outro pon-to quente da crise da dívida soberana e deteriorar ainda mais a situação”.

“Uma via mais eficiente e segura

A procura chinesa implícita por petróleo em Abril recuou para

um número mínimo dos últimos seis meses e registou o primeiro declínio anual em três anos, com a economia e os altos preços do petróleo a colaborarem para reduzir o apetite do segundo maior consu-midor mundial desta commodity.

Dados oficiais divulgados nesta sexta-feira indicam uma desaceleração global da economia, incluindo dados de produção indus-trial inferiores ao previsto, também sugerem que os ventos contrários da economia chinesa podem ser mais fortes do que se pensava.

Sendo a China um importante líder na procura, uma desacelera-ção sustentada poderia ameaçar os preços do petróleo, especial-mente este ano quando as reser-vas mundiais estão abundantes.

“A procura chinesa por pe-tróleo está a diminuir fortemente por causa da desaceleração da economia”, disse Dai Jiaquan, investigador de mercado da CNPC, mãe da PetroChina. “É agora amplamente esperado que a economia seja pressionada no segundo trimestre deste ano, influenciando assim a procura de petróleo.”

A procura implícita por petró-leo no segundo maior consumi-dor de petróleo do mundo caiu 0,5% em Abril, em relação ao ano anterior, para 9,31 milhões de barris por dia, um volume que foi o menor desde Outubro de 2011, segundo cálculos da Reuters com base em dados preliminares do governo.

A procura implícita é calcu-lada pela soma da transferência de petróleo e pelas importações líquidas de produtos refinados do petróleo, mas exclui mudanças de stocks, que raramente são divulgados pelo governo.

A inflação na China abran-dou para 3,4% em Abril, dois pontos abaixo da média de 2011 e infe-

rior, também, à meta de “cerca de 4%” fixada pelo governo para este ano.

O Índice de Preços no Con-sumidor da China (IPC), um dos principais indicadores da inflação, abrandou para 3,4% no mês passa-do, menos 0,2 pontos percentuais do que em Março e menos 0,4 pontos do que a média do primei-ro trimestre de 2012, anunciou sexta-feira o Gabinete Nacional de Estatísticas do país.

Os preços dos produtos ali-mentares, que representam um terço do cabaz em função do qual é calculado o IPC, subiram 7%, menos 0,5 pontos percentuais do que em Março, indicou a mesma fonte.

O vice-ministro do Departa-mento de Pesquisa e Consulta do Centro de Intercâmbio da Economia Internacional da China, Wang Jun, analisou estes dados. “Os números mostram que as medidas para controlar a inflação estão, gradualmente, a surtir efeito. A inflação não será o principal problema durante a primeira metade deste ano. É pro-vável que os preços demonstrem uma tendência, ao longo do ano, de progressiva diminuição. Em geral, não se espera uma altera-

Inflação na China abrandou para 3,4% em Abril

Melhor do que o pretendidoção à tendência de diminuição dos preços.”

PROMESSA CUMPRIDAEste ano, o governo chinês prometeu “manter a inflação em torno dos

4%”, cerca de 1,5 pontos percentuais abaixo da média de 2011 (5,4%).

Em Julho passado, a inflação chegou a atingir 6,5%, o valor mais alto dos últimos três anos. A China é a segunda maior economia do mundo,

Fundo soberano deixou de comprartítulos do tesouro europeus

Mudança estratégica de fundo

Procura por petróleo no consumo chinêsregista primeira queda nos últimos três anos

Ao ritmo da economia

Banco central vai reduzir coeficiente de reservas obrigatórias

para usar o elevado montante das re-servas cambiais do país é investir em projectos de construção na Europa, como auto-estradas e caminhos de ferro”, disse também Wang Tianlong, do China Center for International Economic Exchanges, um grupo de reflexão do governo chinês.

ONDE INVESTIRNa semana passada, em Bruxelas, o CIC assinou um acordo para a criação de um fundo destinado a apoiar o in-vestimento de companhias chinesas nos 27 países da União Europeia.

O CIC quer também “impulsio-nar os investimentos em África”, indicou ainda o China Daily. “Esta-mos apenas a considerar projectos com um valor de pelo menos cerca de 780 milhões de patacas e a nossa participação nunca será inferior a 10%”, disse o presidente do CIC num fórum em Adis-Abeba, na Etiópia.

As reservas cambiais da China, as maiores do mundo, aumentaram 8,5% no primeiro trimestre de 2012.

a seguir aos Estados Unidos, e após a crise financeira de 2008, tornou-se um dos principais motores da recu-peração económica global.

A meta de crescimento do Pro-duto Interno Bruto chinês apontada

para 2012 (7,5%) é a mais baixa dos últimos oito anos e está mais de dois pontos aquém da média anual registada desde o início da política de “Reforma e Abertura”, no final da década de 1970.

Page 8: Hoje Macau 14 MAI 2012 #2609

8 publicidade segunda-feira 14.5.2012www.hojemacau.com.mo

ANÚNCIO 【N.º 129/2012】

Paraosdevidosefeitosvimosporestemeionotificarosrepresentantesdosagregadosfamiliaresdalistadecandidatosahabitaçãosocialabaixoindicados,nousodacompetênciadelegadapelaalínea16)don.º3doDespachon.º09/IH/2012,publicadonoBoletim OficialdaRAEM,n.º13,IISérie,de28deMarçode2012enostermosdon.º2doartigo72.ºdoCódigodoProcedimentoAdministrativo,aprovadopeloDecreto-Lein.º57/99/M,de11deOutubro:

Nome N.ºdoboletimdecandidatura

Nome N.ºdoboletimdecandidatura

CHANINSAT 5017582 CHOISAOPIN 5016582HONGSOION 5020059 LAMUN 5002856LAIMANI 5019596 CHEANGKUOKCHAN 5020172

CHENGMANALIASCHENGSOIKUAN 5022216 LAOSAOKUAN 5008344

LEONGINTENG 5016839 NGSEKHIN 5017916UNCHUNFUN 5022517 WONGMENGPO 5001449

Deacordocomonº.2doartigo9.ºdoRegulamentodeCandidaturaparaAtribuiçãodeHabitaçãoSocial,aprovadopeloDespachodoChefeExecutivonº.296/2009,paranovaverificação,seoscandidatospreenchemosrequisitosdecandidaturaaoarrendamentodehabitaçãosocial,oInstituodeHabitação(IH)informou-ospormeiodeofício,paraquesejamentregueosdocumentosindicadosnoprazofixado,masosinteressadosacimareferidosnãoentregaramosdocumentosdentrodoprazofixado,peloquenãoreúnemnostermosdonº.3doartigo9.ºdomesmoregulamento. TendoesteInstitutopublicadoumanúncionaimprensadelínguachinesaelínguaportuguesa,nodia28deJunhode2011,asolicitaraosinteressadosacimamencionadosparaapresentaremporescritoassuascontestaçõespelosfactosacimareferidosnoprazode10(dez)diasacontardadatadepublicaçãodoreferidoanúncio,masnãofizeramaentregadassuascontestaçõesdentrodoprazoindicado.Nostermosdosartigos46.ºdoRegulamentoAd-ministrativo25/2009ealínea1)doartigo11.ºdoRegulamentodeCandidaturaparaAtribuiçãodeHabitaçãoSocial,aprovadopeloDespachodoChefedoExecutivonº.296/2009,assimcomododespachodosignatário,exaradonaInformaçãon.º 1104/DAHP/DAH/2012,asrespectivascandidaturasforamexcluídasdalistageraldeespera. Enostermosdasalíneab)don.º2doartigo145.º,n.º1doartigo154.º,n.º1doartigo155.ºen.º1doartigo157.ºdoCódigodoProcedimentoAdministrativo,caberecursohierárquiconecessáriodarespectivadecisãoadministrativa,aoPresidentedesteInstituto,noprazode30(trinta)diasacontardadatadepublicaçãodopresenteanúncio,orecursohierárquicotemefeitosuspensivo. OChefedoDepartamentode AssuntosdeHabitaçãoPública,

CheangSekLam 7deMaiode2012

EDITAL

Editalno :31/E/2012Processono :1132/BC/2011/Fe840/BC/2011/FAssunto :Demolição da obra não autorizada pela infracção às respectivas disposições do Regulamento de Segurança Contra Incêndios (RSCI)Locais :Praça de Lobo de Ávila no 12, Edf. Lai Wan, terraço sobrejacente à fracção 4o andar A, Macau. Praça de Lobo de Ávila no 12, Edf. Lai Wan, escada comum entre os 2o e 3o andares e escada comum entre os 3o e 4o andares, Macau.

ChanPouHa,subdirectoradaDirecçãodosServiçosdeSolos,ObrasPúblicaseTransportes,nousodascompetênciasdelegadaspelaalínea7)dono1doDespachono09/SOTDIR/2009,publicadonoBoletim Oficial da RAEM no16,IIsérie,de22deAbrilde2009,fazsaberporestemeioaosdonosdasobrasouseusmandatárioseaosutentesdoslocaisacimaindicados,cujasidentidadessedesconhecem,oseguinte:1 Processono1132/BC/2011/F.Localdaobra:PraçadeLobodeÁvilano12,Edf.LaiWan,terraçosobrejacente

àfracção4oandarA,Macau.OagentedefiscalizaçãodestaDSSOPTdeslocou-seaolocalacimaindicadoeverificouarealizaçãodeobrasemlicençacujadescriçãoesituaçãoéaseguinte:

Obra InfracçãoaoRSCIemotivodademolição Sanção

1.1

Construção de um compartimentonão autorizado com cobertura embetãoarmadoeparedesemalvenariade tijolo no terraço sobrejacente àfracção4o andar A.

Infracçãoaono4doartigo10o,obstruçãodocaminhodeevacuação.

Nos termos do no3doartigo87odomesmoregulamento,ésancionávelcommultade$4000,00a$40000.00patacas.

1.2 Nos termos do no3doartigo88odoRSCI,aprovadopeloDecreto-Leino24/95/M,de9deJunho, oagentedefiscalizaçãoordenouaimediatasuspensãodaobra. 1.3 Nos termos do no 1 do artigo 88o do RSCI e por meu despacho de 30/08/2011, confirmei a suspensão da

obra ordenada pelo agente de fiscalização e determinei o embargo da obra, emitindo em consequência o respectivo despacho de embargo.

1.4 De acordo com o no 1 do artigo 95o do RSCI, foi realizada, no seguimento de notificação por edital publicado nos jornais em língua chinesa e portuguesa de 05/09/2011, a audiência escrita dos interessados, mas estes não apresentaram a resposta no prazo indicado e não foram carreados para o procedimento elementos ou argumentos de facto e de direito que pudessem conduzir à alteração do sentido da decisão de ordenar a demolição da obra não autorizada acima indicada.

2 Processono840/BC/2011/F.Localdaobra:PraçadeLobodeÁvilano12,Edf.LaiWan,escadacomumentre os 2oe3oandareseescadacomumentreos3oe4oandares,Macau.

OagentedefiscalizaçãodestaDSSOPTdeslocou-seaolocalacimaindicadoeverificouarealizaçãodeobrasemlicençacujadescriçãoesituaçãoéaseguinte:

Obra InfracçãoaoRSCIemotivodademolição Sanção

2.1Instalaçãodeportãometáliconaescadacomumentreos2o e3o andares.

Infracçãoaono4doartigo10o,obstruçãodocaminhodeevacuação.

Nos termos do no3doartigo87o do mesmo regulamento, é sancionávelcommultade$4000,00a$40000.00patacas.

2.2Instalaçãodeportãometáliconaescadacomumentreos3o e4o andares.

Infracçãoaono4doartigo10o,obstruçãodocaminhodeevacuação.

Nos termos do no3doartigo87o do mesmo regulamento, é sancionávelcommultade$4000,00a$40000.00patacas.

2.3 De acordo com o no 1 do artigo 95o do RSCI, foi realizada, no seguimento de notificação por edital publicado nos jornais em língua chinesa e portuguesa de 05/09/2011, a audiência escrita dos interessados, mas estes não apresentaram a resposta no prazo indicado e não foram carreados para o procedimento elementos ou argumentos de facto e de direito que pudessem conduzir à alteração do sentido da decisão de ordenar a demolição da obra não autorizada acima indicada.

3. Sendo as escadas e corredores comuns e terraço do edifício considerados como caminhos de evacuação, devem os mesmos conservar-se permanentemente desobstruídos e desimpedidos, de acordo com o disposto no no 4 do artigo 10o do RSCI.4 Nestas circunstâncias, de acordo com o no 1 do artigo 88o do RSCI e no uso das competências delegadas pela

alínea 7) do no 1 do Despacho no 09/SOTDIR/2009, publicado no Boletim Oficial da RAEM no 16, II Série, de 22 de Abril de 2009, e por meu despacho de 02/05/2012 exarado sobre a informação no 06639/DURDEP/2011 (processo no 1132/BC/2011/F) e a informação no 06640/DURDEP/2011 (processo no 840/BC/2011/F), ordeno aos donos da obra ou seus mandatários que procedam, por sua iniciativa, no prazo de 8 (oito) dias contados a partir da data de publicação do presente edital, à demolição das obras acima indicadas e à reposição dos locais afectados, bem como aos interessados e aos utentes que procedam à remoção de todos os materiais e equipamentos nele existentes e à desocupação do local acima referido, devendo, para o efeito e com antecedência, apresentar na Divisão de Fiscali-zação do Departamento de Urbanização desta DSSOPT, a declaração de responsabilidade do construtor responsável por essa demolição, bem como a apólice de seguro contra acidentes de trabalho e doenças profissionais. Após a conclusão dos referidos trabalhos deverá ser comunicado o facto à DSSOPT para efeitos de vistoria.

5 Findo o prazo da demolição e da desocupação não será aceite qualquer pedido de demolição da obra acima mencionada. De acordo com o no 2 do artigo 139o do Código do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei no 57/99/M, de 11 de Outubro, notifica-se ainda que nos termos dos nos 1 e 2 do artigo 89o do RSCI, a DSSOPT, em conjunto com outros serviços públicos e com a colaboração do Corpo de Polícia de Segurança Pública, procederá a partir do termo do prazo atrás referido à execução dos trabalhos acima referidos, a expensas do infractor. Além disso, tendo o prazo da demolição e da desocupação voluntárias expirado, a DSSOPT dará início aos trabalhos da demolição e da desocupação, não podendo ser cancelados os referidos trabalhos uma vez iniciados. Por fim, os materiais e equipamentos deixados no local acima indicado serão depositados no local indicado à guarda de um depositário a nomear pela Administração. Findo o prazo de 15 (quinze) dias a contar da data do depósito e caso os bens não tenham sido levantados, consideram-se os mesmos abandonados e perdidos a favor do governo da RAEM, por força da aplicação do artigo 30o do Decreto-Lei no 6/93/M, de 15 de Fevereiro.

6 As obras acima indicadas infringem o disposto no RSCI, pelo que, os infractores são sancionáveis com a respectiva multa. Além disso, de acordo com o no 4 do artigo 87o do mesmo regulamento, em caso de pe-jamento dos caminhos de evacuação, será solidariamente responsável a entidade que presta os serviços de administração ou segurança do edifício.

7 Nos termos do no 1 do artigo 97o do RSCI e das competências delegadas pelos nos 1 e 4 da Ordem Executiva no 124/2009, publicada no Boletim Oficial da RAEM, Número Extraordinário, I Série, de 20 de Dezembro de 2009, da decisão referida no ponto 4 do presente edital cabe recurso hierárquico necessário para o Secre-tário para os Transportes e Obras Públicas, a interpor no prazo de 8 (oito) dias contados a partir da data de publicação do presente edital.

Aos 02 de Maio de 2012 ASubdirectoradosServiços

EngaChanPouHa

Page 9: Hoje Macau 14 MAI 2012 #2609

9regiãosegunda-feira 14.5.2012 www.hojemacau.com.mo

UMA pequena cidade portuária na costa meridional da Coreia do Sul sofreu uma

transformação de cerca de MOP 80 mil milhões para receber a ex-posição internacional de Yeosu, inaugurada este sábado.

Yeosu proclama-se como “o modelo da nova cultura mari-nha”, que equilibra desenvol-vimento e protecção do meio ambiente, apostando nas ciências do mar “como o caminho para avançar em direcção a um futuro sustentável”, de acordo com a organização.

Com o tema “O Oceano e a Costa Vivos”, a exposição inter-nacional de Yeosu, de 12 de Maio a 12 de Agosto, espera atrair 11 milhões de visitantes, locais e estrangeiros, sobretudo da China.

Portugal, que organizou a Expo 1998 com o tema “Os Oceanos: um Património para o Futuro”, não estará presente em Yeosu, de acordo com o site da exposição, que conta com a presença de 105 países, dez organizações internacionais e várias empresas.

O secretário-geral da comis-são organizadora da Expo Yeosu 2012, Kim Keun Soo, explicou que o principal objectivo do en-contro é partilhar a sabedoria (e

Incêndio em hotel japonês faz sete mortosUm incêndio deflagrado ontem de manhã num hotel japonês causou a morte de sete dos 10 feridos transportados para o hospital já inconscientes, informaram o departamento de bombeiros e a polícia locais. “Sete pessoas - três homens e quatro mulheres – morreram”, disse um agente da polícia local, sem avançar mais detalhes. O fogo deflagrou num hotel em Fukuyama, a 600 quilómetros a oeste de Tóquio, no município de Hiroshima, indicou a mesma fonte. As causas do incêndio, já controlado, estão a ser investigadas, informou a polícia.

MNE de Timor-Leste em viagens cruciaisO ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, Zacarias da Costa, vai realizar visitas oficiais aos Estados Unidos e à China ainda este mês para celebrar os 10 anos de estabelecimento de relações diplomáticas. “A viagem à China será nos dias 29 e 30 e, em princípio, a viagem aos Estados Unidos ocorrerá entre 24 e 26”, afirmou à agência Lusa o chefe da diplomacia timorense, salientando que se tratam de dois parceiros muito importantes para Timor-Leste. “A China é um país incontornável, não só por aquilo que é e representa, mas porque nós temos uma relação histórica que já vem de há muitos anos. Creio que antes dos portugueses chegarem a Timor já se falava de chineses na região.” Para o chefe da diplomacia timorense, Timor-Leste só irá lucrar tendo a China como parceiro.

PM tailandesa rejeita alterar lei de lesa-majestadeA primeira-ministra tailandesa, Yingluck Shinawatra, garantiu sexta-feira que o governo vai manter a lei de difamação da monarquia, que prevê duras penas para os culpados, após um idoso preso ao abrigo da lei ter morrido na cadeia. Ampon Tangnoppakul, de 62 anos, morreu na terça-feira no hospital prisional de Banguecoque, enquanto cumpria uma sentença de 20 anos por ter enviado, em 2010, uma mensagem de telemóvel que os tribunais consideraram insultuosa para a monarquia tailandesa. Numa referência aos apelos de reforma da lei a PM tailandesa disse que “Quanto a essa questão, quero reafirmar que a política do meu governo é não fazer nada. Já disse aos grupos que pedem reformas que a missão urgente do governo é resolver os problemas económicos.”

O primeiro-ministro japonês, Yoshihiko

Noda, afirmou que a crise da dívida na zona euro é o principal factor de risco para a economia japonesa, numa entrevista ontem divulgada. “É arriscado ficar de fora a olhar. Não se trata só da Europa, há uma possibilidade de se propa-gar à economia mundial. É evidentemente o principal factor de risco para a economia japonesa.” Isto porque, acrescentou, os acontecimentos na Europa são uma das causas da valorização do iene.

O primeiro-ministro japonês defendeu que a Europa deve tomar medidas para evitar o contágio a outras regiões, mas os países exteriores à zona euro não podem assistir sem fazer nada. Depois, garantiu que as autoridades japonesas acompanham o mercado de câmbio e a evolução do iene. “Estamos a mo-nitorizar o mercado para ver se os mais recentes desenvolvimentos re-sultam do estado real da economia ou se são fruto da especulação.”

O primeiro-ministro não descartou a possi-bilidade de uma acção unilateral para fazer face à nova apreciação da moeda japonesa. “Há momentos em que temos de agir sozinhos. Pode haver várias aborda-gens.”

Yoshihiko Noda afir-mou esperar “medidas ousadas” do Banco do Japão. “Partilhamos com o Banco do Japão a ideia de que um iene forte e a deflação são desafios para a economia, que devem ser abordados.”

Expo 2012 inaugurada sábado na Coreia do Sul

O mar volta a ser centro de atenções

Noda diz que crise na zona euro é perigosa para economia japonesa

Risco de contágio

tecnologia) coreana sobre a im-portância dos oceanos sãos. “Será um fórum dirigido para o debate e definição de soluções para os problemas que já se identificaram nos oceanos, pelas mudanças climáticas, sobreexploração e contaminação.”

A “Declaração de Yeosu”, acrescentou, será um documento que propõe a protecção dos ecos-sistemas marinhos a nível global.

TROCAR EXPERIÊNCIASO projecto de declaração, que não será vinculativa, está a ser

estudado pelos países partici-pantes na Expo e destaca os esforços internacionais para identificar modelos sustentáveis de desenvolvimento e protecção do mar, estabelecendo a trans-ferência de tecnologia de países desenvolvidos para países em desenvolvimento, garantindo a sua aplicação.

O tema da exposição defende a recuperação das zonas mari-nhas e ecossistemas oceânicos depauperados, a integração racional num sistema de pro-dução sustentável e a troca de

conhecimento científico sobre alterações climáticas.

A proposta de Yeosu 2012 é, de acordo com os organizadores, desenvolver um crescimento económico verde, apoiado nos recursos marítimos e numa exploração e protecção coope-rativas. O mar, sublinharam, é “a última fronteira para a cooperação e coexistência da humanidade”.

GUIA DE PRÁTICASA exposição coreana apresenta, pela primeira vez na história das feiras aprovadas pelo Organismo Internacional de Exposições (BIE), guias de práticas ambien-talistas que asseguram a origem dos materiais de construção, controlo das despesas e favorece as energias limpas.

No seu pavilhão, isento de emissões de carbono e ali-mentado com energia solar e térmica oceânica, a Coreia do Sul apresenta-se como país líder em tecnologias limpas e sem exploração de recursos marinhos e propõe renovar o valor cultural do Oceano (“seavilization”, a partir da junção das palavras inglesas mar e civilização).

Com 250 mil metros quadra-dos, alguns dos quais conquista-dos ao mar, o recinto da expo-sição alberga vários pavilhões, um aquário gigante, um par de silos de cimento abandonados e transformados em torre pano-râmica e uma enorme estrutura circular para espectáculos de luz sobre o mar.

Yeosu 2012 decorre entre as exposições mundiais que se realizam a cada cinco anos. A última realizou-se em Xangai (China) em 2010 e a próxima vai ser em Milão (Itália) em 2015.

Page 10: Hoje Macau 14 MAI 2012 #2609

10 segunda-feira 14.5.2012www.hojemacau.com.moentrevista

Rita Marques [email protected]

Pela forma como fala do composi-tor judeu-alemão Kurt Weill, pode--se afirmar que divulgar a história e obra dele se tornou uma missão?Faz parte da minha vida, assim como da minha identidade artística. As raízes do meu repertório estão intimamente ligadas à sua música. Com isso iniciei um estudo do meu passado e, até, da história do meu país. Ele deixou um legado riquíssi-mo e fascinante. Vale a pena reviver as suas obras no mundo actual e a ligação que é permitida fazer entre a sua palavra e a sua música.

Weill é um compositor muito cínico em relação ao romantismo. Não acredita em histórias de amor?Ó meu Deus (risos). Na minha vida privada sou uma pessoa muito ro-mântica. Amo o amor. Crio amor e beleza através de escolhas simples, mas sempre essenciais para a minha vida. Tenho quatro filhos e, junta-mente com o meu marido, amo-os a todos há muitos anos. Aliás, o meu marido é também o meu melhor amigo. Vivo sempre apaixonada por ele e pela vida. Tudo junto faz-me ter uma grande vida.

Acredita que Brel, Piaf, Brecht, Weill ou Piazzolla pisam o mesmo terreno, apesar de todas as suas diferenças?O que une todos esses autores é o sen-tido de contar histórias na música. As histórias são existenciais e descrevem o lado puro e romântico da vida. As personagens são marginais, figuras exóticas e sensuais que lutam pela sobrevivência numa sociedade deca-dente. Todas as canções desses autores, apesar de diferentes, procuram a verda-

LEMPER

Diva alemã do cabaret actua pela primeira vez no território a 7 de Junho

“É minha responsabilidade protegera dor de quem sofre com o Holocausto”

Em tournée mundial, diz-se muito entusiasmada por trazer até Macau“Ute Lemper Cabaret - O Último Tangoem Berlim”, o seu mais recente espectáculo. Ao Hoje Macau faloude canções, romantismo e da forma comoo pesadelo nazi ainda influencia o que faz

UTE

de, contando histórias de negligência e injustiça, muitas vezes também num contexto social ou político.

O que mais lhe agrada no seu repertório?Acima de tudo, adoro a brincadeira e a sátira de língua afiada. Mas também me agrada a forma como a aborda-gem ao amor é feita, quase de um modo cru e emocional. O repertório agarra-me e sinto que vivo a vida das pessoas que fazem parte dessas histórias. Basicamente, admiro a for-ma como a liberdade “vive” nesses repertórios, porque falam sobre tudo, incluindo solidão, opressão política, herança ou identificação cultural.

Agrada-lhe, portanto, a ideia de brincar com a sátira política e social?Algumas músicas têm um lado provocante e é claro que é divertido poder actualizar essa dimensão no mundo contemporâneo.

Quem a ouve pode mesmo fazer essa comparação com a política contemporânea?Bom, estas não são músicas políticas num contexto primário. Compõem uma associação satírica no fim de contas divertida. Na verdade, e na sua maioria, retratam os conflitos latentes do mundo actual como o

caos económico e a crise mundial. Não nos podemos esquecer que há pessoas a manipular a economia, tudo contra a igualdade e a justiça. Refiro-me às grandes empresas que patrocinam figuras políticas com o sentido de estabelecer o jogo de poder e influências.

E que outros campos da sociedade?Também há as religiões, um problema antigo. Grosso modo, vivemos num mundo desequilibrado, em que há uns super-privilegiados em comparação com outros. É claro que existe a guerra dos sexos e o materialismo, e toda uma panóplia de valores negativos. Temos, por exemplo, a indústria do cinema de Hollywood, e as restantes máquinas de entretenimento, a mandar nas mentes das pessoas. Isso arruína a educação das pessoas, não tenho dúvidas.

O que significou para si regravar músicas que tinham sido banidas pelos nazis, durante o Terceiro Reich, para o seu álbum de 1996 “Berlin Cabaret Songs”?Primeiro, foi importante fazê-lo. Faz parte da minha herança alemã e quero continuar a falar sobre o terror nazi porque há muito ainda por responder. Acima de tudo, pergunto-me: como é que isso pode ter acontecido? Ou-tra coisa que me suscita interesse é a partilha de responsabilidades e a culpa dos alemães.

Pode especificar?O Holocausto, por exemplo, foi explorado de forma intelectual por Daniel Goldhagens. Há uma questão que é importante não esquecer e me levanta permanentemente interro-gações. Como é que uma nação altamente culta e organizada pôde ser convencida a matar seis milhões de judeus, de forma bárbara? Pesso-almente, não consigo superar isso. E quando digo não, é não para sempre. Há uma dor imensa que ainda me faz tremer por dentro. Não consigo entender por que é que a maioria dos alemães não derrama uma lágrima sobre o assunto. E mesmo que se trate de algo que sucedeu há muitos anos, é minha responsabilidade, como artista, proteger a dor de quem sofre com o Holocausto, mantendo-o vivo e cantando-o.

Se o nazismo não tivesse existido haveria hoje um cabaret evoluído?Sem dúvida. O cabaret existia antes de os nazis o destruírem. Foi criado entre 1918 e 1933, com a revolução cultural de Weimar.

Como é que está hoje na Alemanha?Já não vivo na Alemanha, mas sei que existe de uma forma muito superficial.

É por causa do dramatismo da história recente da Alemanha que não vive lá?Não, eu adoro a Alemanha de hoje, tem uma grande vida cultural e um sistema educativo de altos padrões. O que se passa é que sou muito conhecida lá e gosto de ter o meu anonimato no dia-a-dia, como me acontece em Nova Iorque, onde moro. Assim posso ser uma pessoa normal com uma vida normal.

A Alemanha ainda tem, por remo-tos que sejam, sentimentos nazis? Por exemplo, o autoritarismo que por estereótipo se associa ao povo germânico faz algum sentido ou é apenas um preconceito externo?Bem, existe um certo sentido de obediência, a disciplina dos alemães sempre me assustou um pouco. Mas aacredito que seja um preconceito terrível e estúpido. Agora claro que há diferenças e, no meu caso, sinto--me muito mais livre e descontraída por viver numa sociedade altamente progressista como é Nova Iorque.

Por que escolheu, há uns anos, exilar-se em Paris?Estava a trabalhar em Paris, não foi propriamente um exílio... mas, mais uma vez, ficar lá teve que ver com a minha busca de anonimato, de passar despercebida. Além disso, adoro várias coisas dos franceses: a poesia, o cinema, o estilo.

Enquanto actriz de cinema, gostou mais de interpretar Sally Bowles ou Velma Kelly?Sally Bowles, sem dúvida, foi um pa-pel mais profundo e bastante trágico.

Ainda pensa em voltar aos filmes?Neste momento não estou à procura de qualquer projecto.

Voltando à música, qual a sua cantora preferida de sempre: Piaf ou Dietrich?Nenhuma. No topo das minhas pre-ferências intemporais estão Sarah Vaughn, Ella Fitzgerald, Barbra Streisand e Nina Simone.

E das canções que a acompanham há mais tempo, qual é aquela que mais a emociona, que mais memó-rias lhe traz?“Ne Me Quitte Pas”... É sobre perda, não há nada mais difícil na vida.

Por que decidiu começar a escrever as suas próprias canções?Gosto muito de criar o meu próprio universo de música e poesia. É bas-tante satisfatório ter conseguido isso. Tenho muito prazer em tocar piano, tenho sempre ideias e palavras na minha cabeça... E, claro, emoções. Junto tudo e as canções simplesmen-te começam a surgir.

O que pensa dos compositores pop contemporâneos?Há imenso talento... Coldplay, John Mayer, Dave Matthews... e muitos outros.

Quais as suas expectativas quanto à actuação em Macau?Estou muito entusiasmada por vir pela primeira vez ao território, não só por cantar mas pela própria visita. Es-tou feliz pela oportunidade de levar o público local numa odisseia musical através do livro das grandes canções europeias do século passado. Faz parte da minha

herança alemã e quero continuar a falar sobre o terror nazi porque há muito ainda por responder. Acima de tudo, pergunto-me: como é que isso pode ter acontecido?

No topo das minhas preferências intemporais estão Sarah Vaughn, Ella Fitzgerald, Barbra Streisande Nina Simone

Page 11: Hoje Macau 14 MAI 2012 #2609

11segunda-feira 14.5.2012 www.hojemacau.com.mo entrevista

Diva alemã do cabaret actua pela primeira vez no território a 7 de Junho

“É minha responsabilidade protegera dor de quem sofre com o Holocausto”

Estou muito entusiasmada por vir pela primeira vez a Macau, não só por cantar mas pela própria visita. Estou feliz pela oportunidade de levar o público local numa odisseia musical através do livro das grandes canções europeias do século passado

Por onde irá começar?Pelos loucos anos 20, em Berlim, com Brecht e Weill, as canções dos cabarets locais, até aos dias de hoje. Haverá muitas passagens pela “chan-son francesa” e também uma visita aos clássicos argentinos de Piazzolla, terminando nas minhas próprias canções. Depois regresso à Europa, via Nova Iorque e o seu fantástico mundo do Jazz e do Musical.

Uma viagem, no fundo, que reflecte as suas próprias viagens.Sim. Vivi em todos estes sítios por muitos anos e são todos parte da minha vida, pessoal e artística. Estou ansiosa por partilhá-la com o público de Macau.

Como acha que a audiência vai viver os géneros musicais que lhes apresenta, tão distantes da sua realidade?Espero que me sigam e se deixem mergulhar profundamente nas his-tórias e na beleza da música, assim como na intensidade da performan-ce. Irei cantar em cinco línguas diferentes e espero que o espectáculo seja entendido como um momento emocional.

Page 12: Hoje Macau 14 MAI 2012 #2609

12 vida segunda-feira 14.5.2012www.hojemacau.com.mo

Macau Sã Assado

É MELHOR IR DE ESCADAS, POR TUDO• Se c’è un’emergenza non usare l’ascensore. Mi scuso: “elevadore”. Mas se o italiano não lhe der jeito, deixe tudo “off” e vá de escadas.Porque Macau Sã Assi mas também Sã Assado

Foto: Ana Croce

*NOTA DA REDACÇÃOO Hoje Macau substituiu a rubrica “Click Ecológico” por outra, intitulada “Macau sã assado”. O desafio serve para mostrar diversos aspectos do quotidiano caricato do território. Os nossos leitores ficam assim convidados a enviar fotos para o e-mail [email protected], em assunto “Macau sã assado” e uma breve legenda. As fotos devem retratar os momentos mais engraçados e insólitos do dia-a-dia de Macau e deverão ser identificadas com o nome do seu autor.

Gonçalo Lobo [email protected]

AQUELE cão que é o rosto de uma cam-panha lançada pela Grey2K USA para

protecção dos galgos, está ainda hospitalizado. Brooklyn, cão vencedor de diversas corridas no Canídromo de Macau, sofreu um acidente na passada semana e “aparentemente, as suas lesões não são graves”. “Até agora ain-da não obtivemos qualquer expli-cação de qual vai ser o futuro do animal”, referiu o presidente da ANIMA – Sociedade Protectora dos Animais de Macau, Albano Martins, ao Hoje Macau.

Para Albano Martins, tudo passará pela aposentação excep-cional e não pela execução do cão, que é o rosto da campanha “Salvem o Brooklyn”. “Normal-mente eles matam os cães que não podem voltar a correr mas desta vez estou convencido que não o vão liquidar.”

Albano Martins ainda aguar-

O Parlamento Europeu decidiu cancelar a sua

participação na conferência Rio+20, lançando mais um ponto de interrogação rumo ao mega-evento das Nações Unidas sobre o desenvolvi-mento sustentável. Líderes de países centrais para as negociações – como os Es-tados Unidos, Reino Unido e Alemanha – também não vão estar presentes.

Para os eurodeputados, o principal problema são os custos. O preço dos hotéis disparou para valores que chegam a 600 euros por noite. Além disso, apesar de a conferência oficial decorrer apenas entre 20 e 22 de Junho, os hotéis só estão a aceitar reservas para períodos mais alargados, dado que os even-tos paralelos começam dia 13. “A Rio+20 oficial tem apenas três dias. Alguns membros do Parlamento planeavam reservar apenas duas noites, mas teriam de pagar sete a dez noites”, justificou ao PÚBLI-

Brooklyn recupera das lesões sofridas

Futuro em suspenso

Parlamento Europeu desiste de participar na Rio+20

Protecção ambiental para quê?– incluindo o primeiro-minis-tro português Pedro Passos Coelho – confirmaram a sua participação na Rio+20. Mas alguns líderes das principais economias mundiais não es-tarão presentes. O presidente norte-americano Barack Obama e o primeiro-ministro britânico David Cameron já tinham anunciado que não iriam. Na semana passada, foi a vez da chanceler alemã Angela Merkel, que comuni-cou por telefone à Presidente do Brasil, Dilma Roussef, que não poderá participar, devido à votação do orça-mento alemão.

Por outro lado, o novo Presidente francês, François Hollande, confirmou nesta quarta-feira que irá ao Rio, assim como o Presidente russo, Vladimir Putin. Do lado das maiores economias emergentes, está para já garantida a participação dos primeiros-ministros da Chi-na, Wen Jiabao, e da Índia, Manmohan Singh.

CO o eurodeputado holandês Gerben-Jan Gerbrandy, que lideraria a delegação.

O custo total rondaria os 200 mil euros, dos quais cerca de 50 mil euros seriam para pagar noites de hotéis que não seriam utilizadas. “Não deveria ser assim. O Governo brasileiro deveria ter cuidado melhor disso”, diz o eurodeputado.

Resultado: o Parlamento não terá uma delegação for-mal na Rio+20. “Infelizmente é a nossa decisão final”, afir-ma Gerbrandy, que tentará ir, mesmo assim, com o seu próprio orçamento pessoal como eurodeputado.

UMA QUESTÃO DE CUSTOSOs elevados custos da partici-pação na Rio+20 têm vindo a

ser criticados tanto por delega-ções de países com menores recursos, como por organi-zações não-governamentais. Várias pediram à Comissão Europeia para utilizar saldos de projectos seus financiados por Bruxelas para poderem es-tar presentes no Rio. Mas não tiveram sucesso. “Há uma de-missão da União Europeia em relação ao Rio”, afirma João José Fernandes, presidente da associação humanitária por-

tuguesa Oikos, que também recebeu um “não” de Bruxelas e aguarda financiamento para poder ir à conferência.

A própria Comissão Eu-ropeia irá reduzir a sua de-legação à Rio+20, segundo Gerben-Jan Gerbrandy. Para o eurodeputado, estas dificulda-des acrescem aos obstáculos nas próprias negociações do que será aprovado no Rio. “Há também o problema do conteúdo da conferência”,

diz Gerbrandy. A cimeira da ONU pretende dar um rumo concreto a planos anteriores para o desenvolvimento sus-tentável, delineados há duas décadas na Conferência das Nações Unidas sobre Am-biente e Desenvolvimento, a Eco-92. Mas o discussão sobre o documento central a aprovar em Junho arrasta-se sem grandes resultados, com grandes divergências sobre o estabelecimento de metas para a sustentabilidade e so-bre a aposta economia verde como solução dos problemas do planeta. “As negociações não estão a ir na direcção certa”, lamenta Gerbrandy.

PASSOS COELHO DEU OKMais de uma centena de che-fes de Estado ou de Governo

da uma resposta oficial do Go-verno depois de ter enviado duas cartas dirigidas, respectivamen-te, à Direcção de Inspecção e Coordenação de Jogos (DICJ) e ainda outra dirigida ao Chefe do Executivo, Fernando Chui Sai On.

O também economista preo-cupa-se com a imagem de Macau. “A pressão vinda de fora é muito grande e todos estão atentos ao desenrolar da situação.”

A organização norte-ameri-cana Grey2K USA luta, desde 2001, pela extinção das corridas de galgos. A campanha que lançou com o rosto de Brooklyn começou no final do ano passado, após visita de uma representante dos activistas a Macau. Na al-tura, para além da parceria feita com a ANIMA, a organização norte-americana lançou uma campanha para convencer os proprietários Companhia de Corrida de Galgos de Macau Yat Yuen a permitir que Brooklyn fosse adoptado após a retirada das corridas.

Page 13: Hoje Macau 14 MAI 2012 #2609

13vidasegunda-feira 14.5.2012 www.hojemacau.com.mo

UTILIZAR a imagem de um terrorista numa

campanha publicitária está a sair caro a uma das mais importantes organizações norte-americanas que con-testam a tese das alterações climáticas.

A campanha durou apenas um dia e trazia, num outdoor numa via rápida perto de Chicago, a foto do norte--americano Ted Kaczynski – o Unabomber, que matou três pessoas e feriu 23 com bombas enviadas pelo correio entre 1978 e 1995 – e uma única frase: “Eu ainda acredito nas alterações climáticas. E você?”. Resultado: várias empresas decidiram retirar o apoio financeiro que davam ao Instituto Heartland – o pro-motor da campanha – e alguns oradores de uma conferência da organização agendada para este mês cancelaram a sua participação.

O instituto – um “think tank” liberal, que tem sido particularmente activo contra as evidências de que a Terra está a aquecer por culpa hu-mana – foi além da imagem do Unabomber. Um comu-nicado divulgado no dia em que a campanha foi lançada, a 3 de Maio, dizia que, entre os principais defensores do aquecimento global, estavam também o assassino Charles Manson, Fidel Castro (“um tirano”), Osama bin Laden e o militante ambientalista James J.Lee, que em Setembro de 2010 barricou-se com reféns na sede do canal Discovery, em Washington, e foi morto pela polícia. “Os líderes do movimento do aquecimento global têm uma coisa em comum: estão dispostos a usar a força e a fraude para levar adiante a sua teoria marginal”,

HOJE NO PRATO

Maçã

Paula BichoNaturopata e Fitoterapeuta • [email protected]

NOME BOTÂNICO: Malus communis Poir. e Malus domestica Borkh.FAMÍLIA: Rosaceae

A Maçã é o fruto da Macieira, uma das árvores mais antigas e disseminadas pelo mundo. É originária da Ásia Ocidental, onde o seu parente ancestral ainda se encontra em es-tado selvagem. A sua cultura é muito antiga, existindo actualmente inúmeras variedades. O seu genoma foi descodificado em 2010.Fruto muito apreciado, integra a mitologia e a religião de várias culturas. Os seus benefí-cios são referidos nos textos antigos. A Maçã simboliza o amor e a fecundidade.

COMPOSIÇÃOA Maçã contém vitaminas (A, B1, B2, B3, biotina, ácido fólico, C, E e K), betacaroteno, sais minerais (cálcio, cloro, enxofre, fósforo, magnésio, potássio, sódio) e oligoelementos (bromo, crómio, ferro, manganês, silício e zinco), ácidos orgânicos, açúcares, taninos, e uma fibra solúvel, a pectina. A sua casca é rica em pectina e antioxidantes. Com a maturação do fruto aumenta o seu teor em açúcares e pectina. Nutricionalmente, as diferentes variedades são comparáveis.

ACÇÃO TERAPÊUTICAPela sua riqueza em nutrientes e acção fi-siológica, a Maçã é uma fruta muito indicada para os bebés e crianças, idosos, convales-centes e asténicos. Tónica e desintoxicante, dá saúde e trata.A Maçã estimula o apetite, as secreções sa-livares e as glândulas digestivas, facilitando a digestão; protege a mucosa gastrintestinal, acalmando os ardores; regula a função di-gestiva e o trânsito intestinal, apresentando simultaneamente propriedades antidiarreicas e laxativas; beneficia o funcionamento do fígado, fluidifica a bílis, absorve o colesterol existente nos ácidos biliares impedindo a sua precipitação e prevenindo os cálculos, e favorece o esvaziamento da vesícula; é anti-séptica e anti-infecciosa. Útil nas más digestões, inflamação e úlcera do estômago e intestinos, gastrenterites, obstipação e diarreia, disenteria e síndrome do cólon irritável. É uma escova de dentes natural ao eliminar uma grande quantidade de bactérias da nossa flora bucal.

OUTRAS PROPRIEDADESAlém de depurativa, esta fruta é igualmente fluidificante do sangue, consolida as artérias e facilita a circulação, reduz os níveis de co-

lesterol e combate as hemorragias, sendo um poderoso aliado na prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares (colesterol ele-vado, arteriosclerose, hipertensão arterial, enfarte, etc.). Pelo seu teor em ácido fólico e ferro é indicada nas anemias.Sedativa do sistema nervoso, favorece um sono tranquilo e repousante, sendo benéfica em situações de nervosismo e insónia. Pensa--se que a Maçã também poderá ter uma acção protectora do cérebro no caso de patologias como o Alzheimer e Parkinson.Este magnífico fruto pode ainda combater alguns dos malefícios provocados pelos maus hábitos do consumo de tabaco e de álcool: desintoxica a boca, protege os pulmões dos malefícios do fumo, remove a nicotina das paredes intestinais e combate a acção do álcool no organismo.

COMO CONSUMIRQuis a natureza presentear-nos com a Maçã durante quase todo o ano para que a possa-mos consumir. Deve ser comida bem madura, mastigando bem, preferencialmente no início das refeições, mas também durante o dia ou à noite ao deitar. Consumir logo que descascada ou cortada pois oxida-se facilmente. Perde algum valor quando cozinhada.De enorme versatilidade, aqui ficam umas sugestões:• Em sumo: simples ou com laranja, cenoura ou outros vegetais.• Crua simplesmente ou ralada.• Assada no forno, com açúcar ou mel, nozes e um pau de canela.• Em assados de carne no forno: Lombo de porco com maçã, frango recheado com maçã e passas de ameixa.• Como acompanhamento de pratos de carne de porco: Maçã cozida e reduzida a puré, com pimenta, cravinho e sal.• Adicionada ao puré de batata: 2/3 de puré de batata e 1/3 de puré de maçã.• Adicionada a saladas frutas ou de vegetais.• Em compota ou geleia; pode aromatizar-se com hortelã.• Adicionada a bolos, queques, tortas, tartes, crepes e pudins.• Como snack, laminada e desidratada.• Em tisana (a maçã ou as cascas): 2 minutos de fervura.

PRECAUÇÕESA Maçã é muito bem tolerada, no entanto, as pessoas mais sensíveis podem consumi-la co-zida ou em sumo. Devem ser evitadas as maçãs verdes pois podem ser irritantes para o intestino.

Anúncio com terrorista afasta financiadores de instituto do clima

Terrorista inimigo do ambiente

disse o presidente do Instituto Heartland, Joseph Bast, citado no comunicado.

MENSAGEM NÃO ACEITEA mensagem não foi, porém, bem aceite pelos próprios apoiantes do instituto e, logo no dia seguinte, a campanha foi cancelada. Num segundo comunicado, a organização disse que se tratara de “uma experiência”, que conseguiu resultados: atrair a atenção das pessoas. Mostrou-se ainda surpresa pelas reacções ao anúncio, “mais veementes do que quando grandes alar-mistas comparam os realistas climáticos [como se intitulam os chamados “cépticos” das alterações climáticas] com os nazis ou declaram que estão a impor uma sentença de morte em massa às nossas crianças”, disse Joseph Bast.

Bast reconheceu que o outdoor não agradou a apoiantes do instituto, mas defendeu-o. “Não pedimos desculpas pelo anúncio, e vamos continuar a experi-mentar formas de comunicar a mensagem ‘realista’ sobre o clima”, afirmou.

Não foi, porém, o sufi-ciente. Na última semana, várias empresas anunciaram publicamente que deixarão de financiar o instituto, incluindo grandes segura-doras, como a State Farm e a United Servises Automobile Association, e o mega-grupo internacional de bebidas Diageo.

O jornal Público ques-tionou o Instituto Heartland sobre a dimensão do corte nos apoios, mas não obteve ainda resposta. Segundo o jornal britânico Guardian, as empresas que cancelaram apoios representaram 15%

do orçamento do instituto no ano passado.

HÁ ESPERA DE IMPACTOA campanha também terá algum impacto na sétima conferência sobre alterações climáticas que o Instituto Heartland realiza a 21 a 23 de Maio, em Chicago. O evento costuma reunir as principais vozes contra e teoria científica dominante sobre o aqueci-mento global, mas alguns oradores – como o economista Ross McKitrick e a blogger Donna Laframboise .

O Presidente checo Václav Klaus – também um crítico da tese do aquecimento global – mantém-se como orador principal da conferência, mas demarcou-se de campanhas “não sérias, agressivas e pro-vocativas” como a do Instituto Heartland, segundo um porta--voz citado pelo Guardian.

Em Fevereiro passado, o instituto esteve também em foco devido a documentos internos divulgados na Inter-net, que revelavam detalhes da sua estratégia – incluindo um plano para introduzir, nas escolas, visões alternativas sobre as alterações climáticas – e uma lista detalhada dos seus financiadores. A divulgação dos documentos teve origem num reconhecido cientista climático, Peter Gleick, que os recebera de uma fonte anónima e se fizera passar por membro do Instituto Heartland para confirmar a sua autenti-cidade. Acabou, dessa forma, por receber outros documentos do instituto e os divulgou a alguns jornalistas e bloggers. Gleick posteriormente pediu desculpas e afastou-se tempo-rariamente do Instituto Pacífi-co, o centro de investigação de que era co-fundador e director.

Page 14: Hoje Macau 14 MAI 2012 #2609

segunda-feira 14.5.2012www.hojemacau.com.mo14 desporto

Marco [email protected]

O Ka I voltou a não con-seguir evitar um novo percalço na corrida para o título, ao não fazer

melhor do que empate a duas bolas com o Futebol Clube do Porto, na partida inaugural da décima quinta ronda da Liga de Elite.

Longe do fulgor que apresenta-ram na primeira volta do principal campeonato de futebol de Macau, os campeões do território encontra-ram no relvado do Estádio da Taipa aquele que foi eventualmente o melhor Porto da temporada. Ainda sem o objectivo da manutenção assegurado, os dragões do território não se deixaram intimidar pelo poderio do adversário e entraram na partida determinados a discutir o resultado até às últimas conse-quências.

A ousadia do onze azul e bran-co rendeu dividendos aos doze minutos, com o Futebol Clube do Porto a marcar na sequência de um lance de bola parada. Tita inaugura a marcha do placard ao levar a melhor nas alturas sobre Jorge Galeano e ao responder com um remate fulminante de cabeça ao livre apontado por Nuno Capelo

Liga de Elite Ka I, 2 – FC Porto, 2

Vantagem hipotecadaAs últimas semanas têm sido negras para o campeão em título Windsor Arch Ka I. Perdeu para o seu mais directo rival, Monte Carlo. Perdeu o defesa-central Lucas e o médio Jé – já está a caminho do Brasil para ser operado ao joelho -, ambos por lesão. O piano está a ser carregado por Gil e por Cesinha, mas parece que já nem isso chega para ganhar jogos

no flanco direito do ataque dos dragões do território.

KA I DE BRAÇOS LEVANTADOSEm desvantagem, o Ka I pro-curou a todo o custo repor a igualdade no marcador, mas as investidas da linha ofensiva dos bi-campeões do território esbarraram quase sempre numa defesa azul e branca eficiente e bem-estruturada. A formação orientada por Joseclér só aos 39 minutos conseguiu responder ao golo do FC Porto e relançar a discussão da partida. Cesinha bate um pontapé de canto do lado esquerdo do ataque negro-rubro,

Gil aproveita a inércia da defen-siva azul e branca e empurra para o fundo da baliza de Juninho, ao aparecer sem marcação junto ao segundo poste da baliza azul e branca.

O tento da igualdade não rou-bou ânimo aos comandados de Daniel Pinto e aos 56 minutos, o Futebol Clube do Porto voltou a saltar para a frente do marcador, novamente na sequência de um lance de bola parada. Numa noite de boa memória para os dragões, Tita esteve em particular evidên-cia. O médio camaronês, que se sagrou na última época campeão de Macau com a camisola do Ka

CLASSIFICAÇÃOEQUIPA J V E D GM GS PONTOS

Ka I 15 11 3 1 48 9 36

Monte Carlo 14 10 3 1 36 12 33

Benfica 15 10 1 4 30 11 31

Lam Pak 15 8 3 4 31 19 27

Kuan Tai 15 7 2 6 25 21 23

Polícia 15 6 1 8 17 21 19

FC Porto 14 5 3 6 24 20 18

Lam Ieng 15 4 2 9 18 27 14

Sub-23 15 3 2 10 17 32 11

Hong Ngai 15 0 0 15 3 76 0

RESULTADOSKa I 2 – 2 FC Porto

Hong Ngai 0 – 3 Benfica

Polícia 0 – 1 Monte Carlo

Lam Pak 2 – 1 Sub-23

Lam Ieng 1 – 2 Kuan Tai

I, foi o carrasco da sua antiga equipa, ao apontar o segundo golo do FC Porto (segundo também da conta pessoal) com um remate cruzado à entrada da pequena área adversária, dando o melhor seguimento a um desvio deficiente de Wamba.

Em desvantagem uma vez mais, os campeões do território partiram à procura do golo do empate e criaram várias oportunidades de enfiada, mas as redes à guarda de Juninho só voltariam a tremer à passagem do minuto 76, quando o improvável Gil igualou o feito de Tita e bisou no desafio, ao res-ponder com um remate potente a

um cruzamento com peso, conta e medida de Gabriel Bueno.

LUTAR EM VÃOCom um quarto de hora ainda para jogar no relvado do Estádio da Taipa, o Ka I tentou a todo o custo chegar à vitória e manter intacta a vantagem de que dispunha na liderança da tabela classificativa e Niki Torrão foi quem mais perto esteve de garantir a tranqui-lidade desejada ao grupo de trabalho orientado por Joseclér, ao cabecear nos instantes finais do encontro para uma defesa soberba do guarda-redes Juninho. Com o empate cedido frente aos dragões do território, o Ka I poderá ter colocado em causa a revalidação do principal título do futebol de Macau. Os bi-campeões da RAEM têm agora três pontos de vantagem sobre o Monte Carlo, mas a formação orientada por Paulo Bento tem ainda em atraso o jogo com o Futebol Clube do Porto referente à décima primeira jornada. O desafio só se disputa a 27 de Maio. Em caso de vitória sobre os dragões (e na eventualidade de não somar qualquer percalço), o onze “canarinho” assume a liderança da Liga de Elite e coloca-se em posição privilegiada para festejar o triunfo no Campeonato, três anos depois de ter alcançado a sua última vitória na principal prova do futebol de Macau.

GONÇ

ALO

LOBO

PIN

HEIR

O

Page 15: Hoje Macau 14 MAI 2012 #2609

segunda-feira 14.5.2012 www.hojemacau.com.mo 15desporto

Marco [email protected]

CONTRA factos não há argumentos e o onze da Casa do Sport Lisboa e Ben-

fica de Macau explanou no desafio frente ao Hong Ngai jogou o suficiente não apenas para consolidar a terceira posi-ção que o conjunto encarnado ocupa na tabela classificativa, mas também para evidenciar que há equipas que pouco ou nenhuma competitividade trazem à Liga de Elite.

Com uma recta final de campeonato difícil pela frente, o Benfica abdicou de algumas das suas principais pedras no desafio frente ao lanterna--vermelha, mas a opção to-mada por Rui Cardoso e pela equipa técnica encarnada não tiveram efeitos perceptíveis sobre o rendimento da equipa. Frente ao frágil Hong Ngai, as águias do território não tive-ram problemas para chamar a si o controlo do desafio e cons-truíram desde muito cedo as melhores oportunidades, com jogadores como Bruno Novo e Iuri em grande evidência.

É dos pés dos jovens dianteiros encarnados que surgem as primeiras grandes iniciativas de golo do onze orientado por Rui Cardoso. A primeira oportunidade flagrante de golo por parte da formação encarnada sur-ge à passagem do primeiro quarto de hora da partida. Iuri conduz a bola até à linha final antes de abrir para o coração da área adversária, para o que poderia (e deve-ria) ter sido um golo fácil de Bruno Novo, não fosse o camisola 77 do Benfica falhar a intersecção com o esférico quando tinha a baliza do Hong Ngai prati-camente escancarada.

JOVENS ATREVIDOSA jovem linha avançada do grupo de trabalho às ordens

À décima quinta jornada, a luta pelo principal tí-

tulo do futebol do território está relançada. Depois de ter visto o Ka I hipotecar a van-tagem de que dispunha na liderança da classificação da Liga de Elite, o Grupo Desportivo Monte Carlo cumpriu com o que lhe era exigido e derrotou o Grupo Desportivo da Polícia de Segurança Pública pela margem mínima.

Depois de na ronda passada ter alcançado uma vitória sofrida mas provi-

Liga de Elite Hong Ngai, 0 – Benfica, 3

Final de época com voo tranquilo

Liga de Elite Polícia, 0 – Monte Carlo, 1

E o título ali tão pertoo primeiro e único tento da partida.

O Monte Carlo dispôs de uma grande oportunidade para reforçar a vantagem no início da segunda metade, depois de Joãozinho ter sido rasteirado no último reduto da Polícia. O avançado brasileiro tomou em mãos a tarefa de cobrar a grande penalidade, mas acabou por permitir a defesa de Leong Chon Kit. Com o triunfo, o Monte Carlo passa a somar 33 pontos e tem agora três pontos a menos que o líder

Ka I, ainda que com menos um encontro disputado. Lam Pak e Kuan Tai repe-tiram o mesmo resultado nos dois restantes encontros da décima quinta jornada. A formação orientada por Chan Man Kin derrotou a Selecção de Sub-23 por duas bolas a uma, parcial que se repetiu no desafio entre Kuan Tai e Lam Ieng, com os comandos de de João Rosa a levarem a melhor sobre o conjunto satélite do Grupo Despor-tivo Lam Pak. – M.C.

dencial sobre o líder Ka I, a formação orientada por Paulo Bento viu o Futebol Clube do Porto travar as aspirações dos campeões do território pela segunda jornada consecutiva e não desperdiçou a dádiva.

Frente ao onze das for-ças de segurança, o conjunto “canarinho” dominou sem

grandes percalços, mas só aos 36 minutos conseguiu levar a melhor sobre a exigente defesa da PSP e colocar-se em vantagem no marcador. A linha avan-çada do Monte Carlo viu o guarda-redes da Polícia negar com grandes defesas um par de oportunida-des flagrantes, mas Leong

Chon Kit nada pode fazer à passagem do trigésimo sexto minuto para evitar que os vice-campeões do território se colocassem em vantagem. O guarda--redes do onze das forças de segurança viu Márcio Luiz saltar mais alto que os seus companheiros de defesa e cabecear com sucesso para

Na recta final do campeonato, o estreante Benfica, orientado por Rui Cardoso, cimenta o terceiro lugar

GONÇ

ALO

LOBO

PIN

HEIR

O

de Rui Cardoso não baixou os braços e pouco depois é o próprio Iuri Capelo quem tenta a sorte, apenas para ver o guarda-redes Chan Ka Fai travar com classe o porten-toso remate que desferiu à entrada da área adversária.

O Benfica dava espec-táculo e criava as melhores oportunidades, mas o mar-cador manteve-se inviolado durante os primeiros 45 minutos, para desespero do

banco encarnado. Na se-gunda metade, Rui Cardoso refrescou o ataque das águias com a entrada de Vinício Alves e a aposta do técnico português dificilmente se poderia ter revelado mais acertada. O avançado ma-caense estava em campo há menos de um minuto quando a defesa do Hong Ngai co-mete a imprudência de lhe colocar a bola nos pés. O dianteiro não se fez rogado

e desferiu um remate rasteiro à entrada da área do último classificado do campeonato, batendo Chan Ka Fai pela primeira vez.

A JUSTIÇAO golo colocou alguma justiça no marcador, mas não anestesiou o Benfica, que continuou a rondar com insistência a baliza ad-versária. O mesmo Vinício Alves poderia ter dilatado o

resultado por duas ocasiões. O jovem artilheiro rematou ao poste quando tinha a ba-liza completamente aberta e, pouco depois, permitiu a defesa de Chan Ka Fai na cobrança de uma grande penalidade a punir falta sobre o brasileiro Joadson. Apesar de dominar o desafio quase sem oposição, o onze encarnado só conseguiu vol-tar a fazer mexer o placard a seis minutos do fim da

partida, com Marquinhos a dar a melhor das conclusões a um contra-ataque rápido do ataque do Benfica. O avançado brasileiro bisou menos de dois minutos, ao converter uma nova grande penalidade por falta sofrida à entrada da área do Hong Ngai. Com um triunfo sere-no que poderia ter sido uma goleada rotunda, o Benfica consolida a terceira posição da Liga de Elite.

Page 16: Hoje Macau 14 MAI 2012 #2609

16 cultura segunda-feira 14.5.2012www.hojemacau.com.mo

José C. [email protected]

A edição do Macau Indies 2012, orga-nizado pelo CCM, chegou ao fim e

ontem foi dia de atribuição de prémios no Grand Lapa Hotel. O grande vencedor do Prémio do júri deste ano, no valor de 25 mil patacas, foi a película “Aqui Estou” da jovem realizadora de Tracy Choi. O documentário filmado em Macau aborda o tema da homossexualidade, assunto ainda tabu em grande parte do planeta, e a cidade do delta do Rio das Pérolas não foge à regra.

Coube a um dos membros do júri, a produtora e crítica de cinema de Taiwan Peggy Chiao, apresentar a cerimó-nia de entrega dos prémios. Depois de assinalar que o cinema chinês está a entrar nos seus anos de ouro, Peggy Chiao salientou os progressos registados nas obras apresen-tadas no Macau Indies deste ano, destacando as enormes possibilidades que o território tem para oferecer ao cinema e desejando que a Sétima Arte ganhe força no território. A produtora de Taiwan referiu ainda como elemento positivo a diversidade apresentada na edição do Festival deste ano.

Para além do Prémio do júri foram também distingui-das com Prémios de Louvor outras três obras em diferentes categorias. Na categoria de animação o prémio foi para

O poema épico “Os Lu-síadas”, de Camões,

entrou na semana passada numa das maiores biblio-tecas do mundo, acom-panhado pelos romances “A Viagem do Elefante”, de José Saramago, e “O Esplendor de Portugal”, de António Lobo Antunes, informou sexta-feira fonte diplomática.

Os três livros fazem par-te de um lote de cerca de 50 publicações, incluindo CD, DVD e dicionários, ofere-cido pelo Instituto Camões à Biblioteca de Xangai, através do Consulado-geral de Portugal.

Portugal e a língua por-tuguesa estavam ausentes do espaço internacional daquela biblioteca, nomeadamente do seu quarto andar, dedi-cado à leitura de publica-ções estrangeiras, realçou Filipa Teles, professora na Universidade da Estudos Internacionais de Xangai.

A oferta, materializada por Filipa Teles, foi feita na terça-feira passada, no âmbito das comemorações do Dia da Língua Portuguesa (5 de Maio).

A Biblioteca de Xangai, inaugurada em 1996 numa das mais conhecidas artérias da cidade, tem um acervo com cerca de 51 milhões de peças, entre os quais quase dois milhões de livros anti-gos. “Pelo que me disseram, a única bibliografia em por-tuguês existente limitava-se a uma dezena de títulos, oferecidos por pessoas de Macau”, disse Filipa Teles à agência Lusa.

DAS MAIORES DO MUNDOA doação do Instituto Ca-mões incluía romances de Eça de Queiroz, traduzidos em inglês, uma antologia de poesia e várias obras de consulta sobre as artes plás-ticas, a música e a História de Portugal.

De acordo com a infor-mação afixada no seu web-site, a Biblioteca de Xangai “é uma das dez maiores do mundo em termos de espaço (83.000 metros quadra-dos)” e atende anualmente dois milhões de leitores

“Capital económica da China”, Xangai é também a maior e mais cosmopolita cidade chinesa, com cerca de 23,5 milhões de habitantes.

A entrada de Luís de Camões, Saramago e Lobo Antunes na Biblioteca de Xangai coincide com o rá-pido crescimento do ensino do português no continente chinês.

Nos últimos cinco anos, os cursos de português na-quele país quintuplicaram, abrangendo hoje cerca de mil estudantes, em mais de quinze cidades.

Há cerca de uma década, apenas duas universidades - em Pequim e Xangai - tinham licenciaturas em português.

Centro Cultural de Macau atribui prémios do Macau Indies 2012. Documentário sobre a homossexualidade distinguido com Prémio do Júri

Acabar com o preconceito

Eça, Saramago e Lobo Antunes entraram na Biblioteca de Xangai

Ao lado de Camões

“Sonho de Infância”, de Wong Meng U, nas curtas ganhou Io Lou Ian, com a película “A Senhora Cogumelo” e finalmente na categoria de Longa, o prémio coube a Fei Ho & Emily Chan, com “Um Outro Lar”.

TEMA DESEJADOA jovem vencedora do Prémio do júri, actualmente a fazer o mestrado em Hong Kong, e com família em Macau, é uma entusiasta de cinema desde pequena e ambiciona que os seus trabalhos possam um dia falar em nome das pessoas, das minorias ou em nome dela própria. Tracy Choi declarou que o tema da homossexuali-dade é ainda alvo de muitos preconceitos e talvez por

trada em acabar o mestrado em Hong Kong, mas pensa voltar a construir mais his-tórias sobre Macau. “Quero continuar ligada a Macau,

seja a fazer documentários ou outro tipo de filmes.”

A jovem realizadora de-clarou ainda, entre risos, que várias pessoas que assistiram

à projecção do seu documen-tário vieram ter com ela no final apresentando-se como sendo gays e agradecendo-lhe ter feito este filme. “Fiquei sensibilizada, porque eram pessoas que não conhecia.”

Ho Yuhang, realizador malaio várias vezes premiado, foi um dos outros membros do júri, que contou ainda com a participação de Kwan Pun Leung, prestigiado director de fotografia de Hong Kong.

Para Ho Yuhang a princi-pal razão para a escolha dos filmes vencedores da edição do Indies Macau 2012 teve a ver com a originalidade e a perspectiva diferente perspectiva como os temas foram abordados. “Alguns dos documentários que visio-námos não falavam de coisas realmente relevantes, talvez porque os autores não fizeram as perguntas certas quando escolheram o tema central das suas obras. Mas os vencedores tinham mais qualquer coisa, eram mais pessoais e foram um pouco mais longe. Não se limitaram a cumprir as regras, eram mais tocantes. A escolha foi fácil e unânime.”

O Macau Indies 2012 acabou. Para o ano há mais e Macau tem muito para ofere-cer. É só saber olhar.

COMISSÃO DE REGISTO DOS AUDITORES E DOS CONTABILISTASAviso

Torna-se público, de acordo com o n.º 1 do ponto 6.º dos Regulamentos para a prestação de provas para inscrição inicial ou revalidação de registo como auditor de contas, contabilista registado e técnico de contas, elaborados nos termos do artigo 18.º do Estatuto dos Auditores de Contas, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 71/99/M, de 1 de Novembro, do artigo 13.º do Estatuto dos Contabilistas, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 72/99/M, de 1 de Novembro, e da alínea 3) do artigo 1.º do Regulamento da Comissão de Registo dos Auditores e dos Contabilistas, aprovado pelo Despacho do Chefe do Executivo n.º 2/2005, de 17 de Janeiro, que se encontra afixada, na sobreloja da Direcção dos Serviços de Finanças, sito na Avenida da Praia Grande nos 575, 579 e 585, e colocado no respectivo “Web-site”, no local relativo à CRAC e para efeitos de consulta, a lista definitiva dos can-didatos à prestação de provas para inscrição inicial ou revalidação de registo como Auditor de Contas, Contabilista Registado e Técnico de Contas no ano de 2012, elaborada e homologada por deliberação do Júri designado para o efeito. Mais se informa que a prestação de provas foi pela Direcção dos Serviços de Educação e Juventude reconhecida como um dos itens subsidiáveis no âmbito do “Programa de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Contínuo”. Os candidatos poderão pois optar por liquidar as taxas devidas deduzindo o respectivo montante da sua conta do “Programa de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Contínuo” (adverte-se, no entanto, para o facto de que apenas se aceitará o pagamento integral do valor em causa). Em caso de dúvidas, agradecemos que contacte com a CRAC, durante as horas de expediente, através do telefone número 85990168 ou 85990139. Direcção dos Serviços de Finanças, aos 27 de Abril de 2012 O Presidente da CRAC Iong Kong Leong

PUB

isso pouco abordado, não só pelos meios de comunicação em Macau, mas também pela maioria das pessoas. “Pedi a vários amigos para falarem para a câmara, lésbicas e gays, mas muitos recusaram, talvez com medo que amigos ou colegas os pudessem ver no ecrã.”

Ela própria, depois da projecção do filme confessou “não saber como encarar o pai”, que esteve presente, juntamente com o resto da família, na apresentação da obra. “Não sei qual foi a sua reacção e não me atrevi a perguntar.”

LIGADA A MACAUQuanto ao futuro Tracy Choi declarou estar agora concen-

Page 17: Hoje Macau 14 MAI 2012 #2609

17futilidadessegunda-feira 14.5.2012 www.hojemacau.com.mo

[ ] Cinema Cineteatro | PUB

SALA 1DARK SHADOWS [C]Um filme de: Tim BurtonCom: Johnny Depp, Michelle Pfeiffer14.30, 16.30, 19.30, 21.30

[Tele]visão

Aqui há gato

Sudoku [ ] Cruzadas

REGRAS |Insira algarismos nos quadrados de forma a que cada linha, coluna e caixa de 3X3 contenha os dígitos de 1 a 9 sem repetição

SOLUÇÃO DO PROBLEMADO DIA ANTERIOR

SOLUÇÕES DO PROBLEMA

HORIZONTAIS: 1-Voar sem sair do mesmo sítio. Atar, ligar. 2-Maciço montanhoso do Níger. Produz. Liga, une. 3-Passar, decorrer rapidamente. A atmosfera. 4-Sucedido há pouco. 5-Duas vogais. Cavidade em que entram os machos do leme de uma dobradiça. Osmio (s.q.). 6-Rocha constituída por orgãos de areia fina. Voz imitativa do som da campanhia ou sineta. 7-Apelido. Lisonjeai. Profissão (Suf.). 8-Acto de fariscar. 9-Exprimir pelo som. Esvaziam. 10-Cartilha para aprender a ler. Grande doçura. Junta, soma. 11-Gritar, gemer (Gír.). Tinham conhecimento.

VERTICAIS: 1-Torcida envolvida em cera. Pagam sisa. 2-Pedagogo. Comandante de um corpo turco. Nome da noz da cola, em África. 3-Entraivecer. Instrumento cortante com cabo. 4-Fazer refegos. 5-Afixo (abrev.). Nome de homem. 6-Esmigalhem. Espécie de avental, com mangas, para as crianças (pl.). 7-Redes de arrastar. Nota musical. 8-Relativo ao etal. 9-Navio de pequena lotação. Tornai oco. 10-Indicação de limite. Cru (Pref.). Nome de mulher. 11-Pouco densas. Movam os remos.

HORIZONTAIS: 1-PAIRAR. LIAR. 2-AIR. FAZ. ATA. 3-VOAR. L. ETER. 4-I. RECENTE. A. 5-OA. FEMEA. OS. 6-GRES. TLIM. 7-SA. GABAI. OR. 8-I. FARISCO. E. 9-SOAR. B. OCAM. 10-ABC. MEI. ADE. 11-MIAR. SABIAM.VERTICAIS: 1-PAVIO. SISAM. 2-AIO. AGA. OBI. 3-IRAR. R. FACA. 4-R. REFEGAR. R. 5-AF. CESAR. M. 6-RALEM. BIBES. 7-Z. NETAS. LA. 8-L. ETALICO. B. 9-IATE. I. OCAI. 10-ATE. OMO. ADA. 11-RARAS. REMEM.

REFORMA PUDICA E O BROOKLYNAndo com muitas dores de cabeça. Primeiro esta coisa da reforma política. Discute-se tanto para nada, ou quase nada. Houve facções que pediam mais deputados directos, outras mais indirectos.Há criançada a dar opinião sobre a reforma política e há gente com cargos de responsabilidade a afirmar que tudo bem. Pior, há Obama e Cameron a assinar por baixo a proposta governamental para a reforma política. Ridículo, como ridícula é a política do território e é por isso que a população não acredita nos políticos do território como está bem patente no estudo de qualidade de vida promovido recentemente pela Universidade de São José e pela Macau Business.Assim não vamos lá, ou melhor, vamos para onde os governantes querem que o povo vá, com palas nos olhos e em manada. Tudo pelo medo de Pequim? Não me parece. A grosso modo, temos em Macau uma reforma política muito modesta, digo mesmo pudica.Em matéria de direitos animais, Macau – como um pouco por toda a Ásia – está a pecar. Albano Martins tem vindo a alertar para essa situação e, pessoalmente, isso é algo que me perturba, como devem imaginar.O que aconteceu na semana passada ao Brooklyn é inaceitável. Passamos de um cão vigoroso, vencedor, símbolo de campanha para a protecção animal, para um cão cansado, perdedor e magoado.Tudo pode acontecer. Aliás, até se coloca a possibilidade de abater o cão, o que acontecer, por ironia das ironias, deitaria por terra uma campanha que foi criada em seu torno.Mesmo assim, há algo que me deixa um pouco contente. A acontecer isso, que espero que não, Macau pode ver-se a braços com outro problema: o da sua credibilidade a nível mundial. Se executarem Brooklyn, o mundo cai em cima de nós.

Pu Yi

TDM13:00 TDM News - Repetição13:30 Jornal das 24h14:45 RTPi DIRECTO19:00 TDM Talk Show (Repetição)19:30 Amanhecer20:30 Telejornal21:00 Ásia Global21:30 Regresso a Sizalinda22:15 Passione23:00 TDM News23:30 The Other Sister (Tão Simples é o Amor)01:40 Telejornal (Repetição)02:15 RTPi DIRECTO

INFORMAÇÃO TDM

RTPi 8214:00 Telejornal Madeira14:30 República do Saber14:45 A Verde e a Cores15:15 Sexta às 916:00 Bom Dia Portugal17:00 Portugal Negócios – Com: Fátima Lopes17:30 Linha da Frente – Exército Invizível18:00 Com Amor se Paga 19:00 Estado de Graça20:00 Jornal da Tarde 21:15 O Preço Certo 22:15 Couto & Coutadas22:45 Portugal no Coração

ESPN 3013:00 America’s Cup World Series 201214:00 FIA World Touring Car Championship 201214:30 NASCAR Nationwide Series 2012 - Highlights15:30 MLB Regular Season 2012 Tampa Bay Rays vs. New York Yankees18:30 (Delay) Baseball Tonight International 2012 19:30 (LIVE) Sportscenter Asia 2012 20:00 Football Asia 2012/13 20:30 Spirit Of London 21:00 Global Football 2011 21:30 The Football Review22:00 Sportscenter Asia 2012 22:30 Football Asia 2012/13 23:00 Spirit Of London 23:30 Montreal 1976

STAR SPORTS 3112:00 (LIVE) GS Caltex Maekyung Open Day 215:00 Hot Water 2012/13 16:00 FEI Equestrian World 201216:30 Total Rugby 17:00 SBK Superbike World Championship 2012 - Highlights 17:30 2 Wheels 18:00 MotoGP World Championship 2012 - Highlights Portugal Grand Prix 19:00 HSBC Sevens World Series 2011/12 21:30 (LIVE) Score Tonight 2012 22:00 Inside Grand Prix 2012 22:30 FA Cup 2011/12 Highlights 23:00 (Delay) GS Caltex Maekyung Open Day 2 Highlights

FOX MOVIES 4012:00 Prom13:45 George Of The Jungle15:20 Neverland (Part 2 Of 2)16:50 Bio-Dome18:30 Tangled20:15 Once Upon A Time21:00 Homeland22:00 The Resident23:35 Haunted Changi

HBO 4112:00 Starsky & Hutch13:45 Big Bully15:15 It Could Happen To You17:00 Red19:00 The Mummy21:00 Game Of Thrones22:00 2 Fast 2 Furious23:45 The Rite

CINEMAX 4212:35 Ninja Iii The Domination14:15 Tank Girl16:00 Charade17:55 Hollywood Buzz18:25 Babylon 5: The Gathering20:00 Chill Factor21:45 Epad On Max22:00 Strike Back23:35 Legion

SALA 2THE AVENGERS [3D] [B]Um filme de: Joss WhedonCom: Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo14.15, 16.45, 19.15, 21.45

SALA 3LOCKOUT [D]Um filme de: James Mather, Stephen St. LegerCom: Guy Pearce, Maggie Grace14.30, 16.30, 19.30

DARK FLIGHT [3D] [C](Falado em thai e inglês, legendado em chinês)Um filme de: Isara NadeeCom: Macha Wattanapanich, Peter Knight21.30

À VENDA NA LIVRARIA PORTUGUESA

RUA DE S. DOMINGOS 16-18 • TEL: +853 28566442 | 28515915 • FAX: +853 28378014 • [email protected]

A CONFISSÃO DA LEOA • Mia Couto “[...] Os nossos jovens colegas trabalhavam no mato, dormindo em tendas de campanha e circulando a pé entre as aldeias. Eles constituíam um alvo fácil para os felinos. Era urgente enviar caçadores que os protegessem. Os caçadores passaram por dois meses de frustração e terror, acudindo a diários pedidos de socorro até conseguirem matar os leões assassinos. Mas não foram apenas essas dificuldades que enfrentaram. De forma permanente lhes era sugerido que os verdadeiros culpados eram habitantes do mundo invisível, onde a espingarda e a bala perdem toda a eficácia. Aos poucos, os caçadores entenderam que os mistérios que enfrentavam eram apenas os sintomas de conflitos sociais que superavam largamente a sua capacidade de resposta. Vivi esta situação muito de perto. Frequentes visitas que fiz ao local onde decorria este drama sugeriram-me a história que aqui relato, inspirada em factos e personagens reais.” (Mia Couto).

A VISITA INESPERADA • Agatha ChristieNuma noite de nevoeiro cerrado, o carro de Michael Starkwedder despista-se numa estrada rural. Em redor, há apenas uma casa isolada. Quando Michael se aproxima para tentar pedir ajuda, o cenário com que se depara é arrepiante: numa cadeira de rodas, jaz o cadáver de um homem; a seu lado, está uma atraente mulher com uma arma na mão. A solução do caso parece simples, não fosse o facto de o morto ter uma longa lista de inimigos. Michael percebe que está perante o cadáver de um monstro. Quem de entre os muitos alvos da sua malvadez poderá ter cometido o crime? A resposta pode estar dentro da própria casa e dos seus inúmeros suspeitos… Escrito originalmente por Agatha Christie em 1958 como uma peça de teatro, A Visita Inesperada (The Unexpected Guest) foi adaptado para romance por Charles Osborne em 1999.

DARK SHADOWS

Page 18: Hoje Macau 14 MAI 2012 #2609

18 opinião segunda-feira 14.5.2012www.hojemacau.com.mo

Steve Fuller *In Público

S eleições presidenciais fran-cesas concluídas recentemente pareciam sugerir que as antigas divisões entre esquerda e direita se mantêm tão fortes como sempre – e decerto estão na sua

terra de origem. Mas estarão?O espectro político moderno é um

artefacto da distribuição dos assentos na Assembleia Nacional francesa após a revo-lução de 1789. À direita do presidente da Assembleia sentavam-se os apoiantes do rei e da Igreja, enquanto à esquerda se sentavam os membros da oposição, cujo único ponto de concordância era a necessidade de uma reforma institucional. A divisão tirou partido de antigas associações culturais de direita e de esquerda com confiança e desconfiança, respectivamente – neste caso, do status quo.

Em retrospectiva, é notável que esta divisão tenha conseguido definir alianças políticas partidárias por mais de 200 anos, absorvendo tanto o grande movimento reaccionário como os movimentos radicais dos séculos XIX e XX. Mas o decréscimo no número de eleitores na maioria das democracias actuais sugere que esta forma de conceptualizar as diferenças ideológicas pode ter-se tornado obsoleta. Houve até quem argumentasse que as ideologias e os partidos são irrelevantes num cenário polí-tico cada vez mais fragmentado.

Mas uma divisão que paira no horizonte poderia reinventar a distinção entre direita e esquerda para o século XXI: uma posição de prevenção versus uma posição de “pro-acção” em relação ao risco, como princípio de formulação de políticas. Em termos psicossociais, os decisores políticos preven-tivos definem o seu foco de regulamentação na prevenção dos piores resultados, enquanto os decisores políticos proactivos procuram

O futuro do conflito ideológico Actualmente a direita está

dividida em tradicionalistas e libertários; a esquerda em comunitaristas e tecnocratas. Sugiro que, no futuro, os tradicionalistas e os comunitaristas formem o pólo preventivo do espectro político e que os libertários e os tecnocratas formem o pólo proactivo. Estes serão a nova direita e esquerda

a promoção das melhores oportunidades disponíveis.

O princípio da prevenção é o mais co-nhecido dos dois e é cada vez mais parte integrante da legislação ambiental e de saúde. É normalmente entendido como o Juramento de Hipócrates aplicado à ecolo-gia global: acima de tudo, não prejudicar. O princípio proactivo, pelo contrário, está associado aos autodenominados futuristas, para quem a definição de ser “humano” assenta na capacidade de nos mantermos à frente do jogo quando assumimos riscos calculados, quer beneficiando do sucesso quer aprendendo com o fracasso.

A diferença entre os dois princípios é mais evidente nas suas implicações relativa-mente à relação entre ciência e tecnologia. Os decisores políticos preventivos invocam a incerteza científica para travar a inovação tecnológica, enquanto os seus homólogos proactivos incentivam a inovação como uma extensão da verificação de hipóteses científicas.

Diferem também de forma subtil no con-ceito de seres humanos. Os de tipo preventi-vo aspiram a uma humanidade “sustentável”, o que invariavelmente significa um número reduzido de nascimentos, com cada um de nós a causar um menor impacto no planeta. Aqueles que têm uma inclinação proacti-va sentem-se bem em aumentar a população humana do planeta indefinidamente, como nada mais, nada menos do que uma série de

experiências na vida, independentemente dos resultados.

Não é de estranhar que os líderes políticos e empresariais convencionais não se sintam totalmente à vontade com nenhum dos dois grupos. Afinal, os decisores políticos pre-ventivos considerariam que a conservação do valor de negócio estaria acima do cresci-mento, enquanto que com a ala proactiva, o Estado iria incentivar as pessoas a exceder as normas actuais ao invés de as seguir. Uma empresa preventiva seria parecida com uma versão em miniatura do Estado regulador de hoje, enquanto o Estado proactivo iria funcionar como um investidor de capital de risco em larga escala.

Mas o que está mais manifestamente

Aausente do pensamento tanto dos pre-ventivos como dos proactivos é talvez o antigo ideal de bem-estar do Estado – o de podermos procriar à vontade num mundo onde os nossos filhos têm a garantia de uma existência segura. Em todas as suas diver-gências substanciais, ambos descartam esta possibilidade como uma fantasia do século XX, que apenas foi temporariamente concre-tizada na Europa do Norte durante algumas décadas após a Segunda Guerra Mundial. Por trás desta recusa está a sensação de que a própria humanidade está a sofrer uma grande transformação no que diz respeito à sua auto-compreensão. No entanto, esta transformação está a seguir simultaneamente em duas direcções diametralmente opostas, a que denominei “Humanidade 2.0”.

Os de tipo preventivo levar-nos-iam de volta às nossas humildes origens animais, das quais nos desviámos durante demasiado tempo, enquanto os expoentes do princí-pio proactivo iriam acelerar a nossa retirada do passado evolutivo. No mínimo, iriam reformular a nossa biologia, senão mesmo substituí-la por completo por algum substrato intelectualmente superior e mais duradouro.

Seguramente, os princípios preventivos e proactivos mantêm-se relativamente à margem do discurso político tradicional. Mas têm o potencial para fazer girar o eixo ideológico em 90 graus. Actualmente a direita está dividida em tradicionalistas e libertários; a esquerda em comunitaristas e tecnocratas. Sugiro que, no futuro, os tradicionalistas e os comunitaristas formem o pólo preventivo do espectro político e que os libertários e os tecnocratas formem o pólo proactivo.

Estes serão a nova direita e esquerda – ou melhor, baixo e cima. Um dos grupos estará ancorado na terra, enquanto o outro estará voltado para os céus.

* Professor de Epistemologia Socialna Universidade de Warwick

Page 19: Hoje Macau 14 MAI 2012 #2609

19opiniãosegunda-feira 14.5.2012 www.hojemacau.com.mo

Propriedade Fábrica de Notícias, Lda Director Carlos Morais José Editores Nuno G. Pereira; Gonçalo Lobo Pinheiro Redacção Andreia Sofia Silva; Cecilia Lin; Joana Freitas; José C. Mendes; Rita Marques Ramos Colaboradores António Falcão; António Graça de Abreu; Fernando Eloy; Hugo Pinto; José Simões Morais; Marco Carvalho; Maria João Belchior (Pequim); Michel Reis; Rui Cascais; Sérgio Fonseca; Tiago Quadros Colunistas Arnaldo Gonçalves; Boi Luxo; Carlos M. Cordeiro; Correia Marques; Gonçalo Alvim; Helder Fernando; Jorge Rodrigues Simão; José Pereira Coutinho, Marinho de Bastos; Paul Chan Wai Chi; Pedro Correia; Peng Zhonglian; Vanessa Amaro Cartoonista Steph Grafismo Catarina Lau; Paulo Borges Ilustração Rui Rasquinho Agências Lusa; Xinhua Fotografia António Falcão, Gonçalo Lobo Pinheiro; Lusa; GCS; Xinhua Secretária de redacção e Publicidade Madalena da Silva ([email protected]) Assistente de marketing Vincent Vong Impressão Tipografia Welfare Morada Calçada de Santo Agostinho, n.º 19, Centro Comercial Nam Yue, 6.º andar A, Macau Telefone 28752401 Fax 28752405 e-mail [email protected] Sítio www.hojemacau.com.mo

curva apertadaChico Moore

B I Ó L O G O

conceito de viúva-negra refere-se às aranhas fêmeas que comem o macho – no sentido alimentar do termo – após a cópula. Esta mis-tura kinky de canibalismo e sexo viu-se rapidamente apropriada

pelos humanos, sendo aplicada na crimino-logia como denominação de mulheres que assassinam maridos para lhes ficarem com os bens. Numa definição mais lata engloba todas as mulheres, divididas em dois grupos: as que castram homens, casando-se com eles, e as que castram gatos, porque não conseguiram casar-se.

Um estudo mais recente avançou com outro conceito, também envolvendo aranhas e sexo: o “fenómeno eunuco”. Segundo o investigador Daiquin Li, da Universidade de Singapura, alguns aracnídeos tiveram uma evolução surpreendente. O macho da espécie nephilengys malabarensis é um dos exemplos - separa-se do pénis a meio do acto e tenta fugir antes de ser comido. Nesta explicação simplificada, sublinhe-se também que o membro fica preso à fêmea durante horas, continuando a bombear es-perma. O que, certamente, fará com que a fuga passe despercebida mais facilmente. Resumindo: o aranhiço não resiste à pers-pectiva de experimentar os prazeres carnais, mesmo sabendo que poderá ser só por uma vez na vida.

Esta fábula real poderia explicar ao bicho

Antes eunuco que celibatário

Segundo o investigador Daiquin Li, da Universidade de Singapura, alguns aracnídeos tiveram uma evolução surpreendente. O macho da espécie nephilengys malabarensis é um dos exemplos - separa-se do pénis a meio do acto e tenta fugir antes de ser comido

homem as vantagens de pensar com a anato-mia acima da cintura, mas a observação dele seria, provavelmente, “ganda aranhiço!”.

Na nossa espécie, em teoria com um QI superior aos insectos, o “fenómeno eunuco” atinge os homens com frequência. Muita. Não falo de momentos de cegueira mental, com desenvolvimentos imprevisíveis, por-que aí há hipótese de final feliz. O que se trata aqui são cenários letais, em que o ma-cho sabe que vai arriscar o pescoço. Género encontro com a mulher do mestre de kung fu. No escritório ao lado da aula dele. Onde existe um sofá que range imenso.

Para a comparação ao processo original ser exacta, porém, tem de contemplar outro factor: a virgindade. Porque é esse o dilema do insecto, obrigado a escolher entre o “nunca vai acontecer” e o “só acontecerá uma vez”. O

aranhiço, como a ciência comprova há muitos anos, escolheu sempre ir em frente, com aquele arrojo que se conhece – não só arrisca a vida como ainda por cima gosta das suas meninas com traseiros avantajados (as fêmeas podem pesar 100 vezes mais do que os machos). Ou seja, está para os outros insectos como os rappers para os outros homens.

A pergunta básica, portanto, é esta: um homem virgem prefere arriscar a vida para ter sexo ou viver sem perigo nunca expe-rimentando a coisa? Ora não é preciso ter a cara cheia de acne e noites com sonhos molhados para saber a resposta. Basta ser homem. Ou aranhiço.

A virgindade tem essa capacidade de-mocrática de harmonizar todos os machos do reino animal, dos insectos aos primatas, dotando-os de elefantíase localizada várias vezes ao dia, perante a passagem dos géneros femininos. Ou a visão de um tijolo.

Enquanto a estreia estiver por resolver, qualquer hominídeo ri-se da possibilidade de iniciar uma carreira forçada como soprano. Só pensa em tourada, nunca na cornada.

Seja como for, era óbvio que aproxi-mações humanas aos comportamentos de insectos repelentes não podiam dar bom resultado. Veja-se o Homem-Aranha, que apesar de super-herói surge como um eviden-te “fenómeno eunuco”. Ou acham que nunca ninguém ter visto um fecho-ecler no seu belo fatinho de spandex é só coincidência?

O

Page 20: Hoje Macau 14 MAI 2012 #2609

segunda-feira 14.5.2012www.hojemacau.com.mo

cartoonpor Steff

Pugilismo Juliana Rocha eliminadaA pugilista portuguesa Juliana Rocha foi eliminada pela tunisina Rim Jouini, na primeira ronda dos Campeonatos do Mundo de boxe feminino, que está a decorrer em Qinhuangdao, na China. No primeiro combate da categoria -60kg, a atleta do FC Porto foi incapaz de contrariar a sua oponente nos quatro assaltos do combate, acabando por perder por decisão do júri, por 16-8 (4-1, 4-3, 4-2, 4-2). Com este desaire, Juliana Rocha não conseguiu cumprir o sonho de alcançar os Jogos Olímpicos Londres 2012, pois tinha de chegar aos quartos-de-final para o conseguir.

Futebol Vingadavence campeãoO Dalian Shide, treinado pelo português Nelo Vingada, venceu em casa o líder da Super Liga chinesa de futebol, o Guangzhou Evergrande, por 3-1, subindo temporariamente ao sexto lugar da tabela. No final da primeira parte, as duas equipas estavam empatadas a um golo, mas no segundo tempo, no espaço de 11 minutos, o Dalian Shide marcou mais dois golos. Foi a terceira vitória da equipa de Nelo Vingada em dez jornadas, que subiu do 13.º para o sexto lugar, com 12 pontos, e que impôs a segunda derrota da época ao Guangzhou Evergrande, actual detentor do título e líder da prova, com 22 pontos. Já o Beijing Guo’An, orientado pelo português Jaime Pacheco, derrotou em casa o Guizhou, por 2-1, mantendo-se no quarto lugar.

NASA apostaem táxi espacialDuas empresas contratadas pela NASA estão a ultimar os preparativos para o fabrico de um táxi espacial comercial com a empresa europeia Astrium. O objectivo é construir um aparelho a partir de foguetes propulsores de uma aeronave espacial e de um protótipo de uma outra originalmente concebida para transportar a cápsula espacial Orion. O sistema Liberty é um dos quatro candidatos para a próxima fase do programa de Tripulação Comercial da Nasa, cujos projectos deverão ser entregues este Verão. Neste momento, os EUA dependem da Rússia para levar astronautas à Estação Espacial Internacional, um laboratório a cerca de 386 quilómetros da Terra, pagando em média 470 milhões de patacas por cada astronauta transportado. O objectivo é ter empresas americanas a executar essa função, a partir 2017.

Macau assina acordos com GuangdongO governador da província chinesa de Guangdong, Zhu Xiaodan, vai estar em Macau amanhã para participar da Conferência Conjunta de Cooperação Guangdong-Macau 2012 durante a qual se prevê a assinatura de vários acordos. Segundo uma nota oficial, durante o encontro, que contará com a presença do Chefe do Executivo, Chui Sai On, as partes pretendem nomeadamente efectuar um balanço dos resultados da cooperação alcançados em 2011 e abordar novas formas de concretização dos projectos estipulados no acordo-quadro de cooperação, firmado em Março do ano passado. O acordo, válido até 2020, tem o centro da sua execução na ilha da Montanha, situada em frente às ilhas da Taipa e de Coloane e onde está já definida a instalação de três projectos de Macau, ou com a participação de Macau, como o novo ‘campus’ da Universidade ou o Parque Científico e Industrial de Medicina Tradicional Chinesa.

Cheong U Cooperação entre Macau e Taiwan Durante a sua visita a Taiwan, no âmbito da abertura oficial da Delegação Económica e Cultural de Macau naquele território, o secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Cheong U, congratulou-se pelas boas relações entre Macau e Taiwan, “com bases sólidas existentes e o esforço de ambas das partes”. Para Cheong U, a criação de uma delegação da RAEM em Taipé visa incrementar o intercâmbio e as relações entre os dois territórios nos domínios da economia, comércio, turismo e cultura, no sentido de beneficiar ambas as populações. A delegação de Macau visitou ainda projectos que envolvem ambas as indústrias cultural e criativa, nomeadamente no “Songshan Cultural and Creative Park”, no “Xue Xue Institute” e no Museu Beitou.

Centenas na despedida pública a Sassetti Foram muitos os que na noite deste sábado se deslocaram à Basílica da Estrela, em Lisboa, para a despedida pública a Bernardo Sassetti. O templo, a primeira igreja no mundo dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, encheu-se de familiares e amigos, numa cerimónia as centenas de pessoas assistiram às actuações de Mário Laginha e Pedro Burmester, que tocaram piano e assim homenagearam o músico. O funeral de Bernardo Sassetti decorreu no domingo, numa cerimónia privada. O pianista e compositor morreu na última quinta-feira após cair de uma falésia, numa altura em que alegadamente tirava fotografias.

AS cerimónias da pe-regrinação de 12 e 13 de Maio ao Santuário da Cova da Iria, re-

velaram um recorde de centenas de milhares de fiéis. No total o santuário recebeu cerca de 300 mil católicos, logo na noite de sábado com a procissão de velas presidida pelo cardeal Gianfranco Ravasi.

As cerimónias, que assinalam os 95 anos da primeira aparição de Maria na Cova da Iria em 1917, foram marcadas pela tradicional bênção e o santuário foi iluminado por uma muitos milhares de pequenas chamas.

O cardeal Gianfranco Ravasi,

que preside ao Conselho Pontifí-cio da Cultura, exaltou o amor de Deus, perante os que participam nas cerimónias do primeiro dia da peregrinação de maio.

Ontem, de madrugada, de-correu uma noite de vigília, que acabou às 7 horas, com a Procis-são do Santíssimo Sacramento. Duas horas depois, às 9, foi reci-tado o rosário na Capelinha das Aparições, para depois decorrer a eucaristia de 13 de Maio.

A peregrinação do 13 de Maio terminou com as habituais bên-ção dos doentes e a tradicional procissão do adeus.

Inscritos nas celebrações estiveram pelo menos 90 grupos

de peregrinos, oriundos de 22 pa-íses, a que se juntam pelo menos 35 mil, número estimado para quem foi a pé para o santuário.

POLÍCIA A POSTOSOs cerca de 300 mil fiéis tiveram uma operação de larga escala preparada pelas autoridades. Um dispositivo de 500 efectivos da GNR foi mobilizado para o apoio aos milhares de peregrinos esperados, além de um hospital de campanha do Instituto Na-cional de Emergência Médica. A Autoridade Nacional de Pro-teção Civil anunciou que 261 operacionais foram apoiados por 89 viaturas.

Fátima recebe milhares de fiéis

Nunca antes visto