hoje macau 2 mai 2013 #2842

24
AGÊNCIA COMERCIAL PICO 28721006 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ QUINTA-FEIRA 2 DE MAIO DE 2013 ANO XII Nº 2842 PUB TIAGO ALCÂNTARA PUB VENHAM MAIS CINCO (SÉCULOS) Ter para ler MOP$10 AGUACEIROS OCASIONAIS MIN 19 MAX 23 HUM 80-95% EURO 10.2 BAHT 0.2 YUAN 1.2 PUB TAIWAN Delegação local acusada de explorar funcionários Pouco formosa YAO MING VS GARY PAYTON Basquetebol deu show no Venetian CENTRAIS SIN FONG GARDEN Residentes vão ter de pagar primeiro PÁGINA 7 PROTECÇÃO ANIMAL NO MUNDO Comparação deixa Macau mal visto PÁGINA 4 POPULAÇÃO DEU COR ÀS RUAS EM DIA CINZENTO PÁGINAS 2 E 3 Os trabalhadores locais que exercem funções na delegação de Taiwan na RAEM dizem que andam a ser explorados desde 2003. Em conversa com o Hoje Macau, o rol de queixas passa por falta de contratos, falta de pensão de reforma, aumento de apenas 3% desde a transferência de soberania de Macau e a retirada de 13.º mês e subsídio de Natal. Para os trabalhadores, que aguentaram tudo isto devido para “preservar as boas relações entre a RAEM e a Formosa”, existe falta de sentido democrático e, por isso, o seu silêncio terminou. “Não temos medo de ser despedidos.” PÁGINA 6

Upload: jornal-hoje-macau

Post on 26-Mar-2016

248 views

Category:

Documents


22 download

DESCRIPTION

Edição do jornal Hoje Macau N.º 2842 de 2 de Maio de 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Hoje  Macau 2 MAI 2013  #2842

AgênciA comerciAl Pico • 28721006 D irector carlos morais josé • quinta-feira 2 de maio de 2013 • Ano Xi i • nº 2842

pub

tiAg

o Al

cânt

ArA

pub

Venham mais cinco (séculos)

Ter para lermop$10

aguaceiros ocasionais min 19 max 23 hum 80-95% • euro 10.2 baht 0.2 yuan 1.2

pub

TaiWan Delegação local acusada de explorar funcionários

pouco formosa

yao ming vs gary Payton

Basquetebol deu show no Venetian

centrais

sin fong garden

Residentes vão ter de pagar primeiro

Página 7

Protecção animal no mundo

Comparação deixa Macau mal visto

Página 4

PoPulação deu cor às ruas em dia cinzento Páginas 2 e 3

Os trabalhadores locais que exercem funções na delegação de Taiwan na RAEM dizem que andam a ser explorados desde 2003. Em conversa com o Hoje Macau, o rol de queixas passa por falta de contratos, falta de pensão de reforma, aumento de apenas 3% desde a transferência de soberania de Macau e a retirada de 13.º mês e subsídio de Natal. Para os trabalhadores, que aguentaram tudo isto devido para “preservar as boas relações entre a RAEM e a Formosa”, existe falta de sentido democrático e, por isso, o seu silêncio terminou. “Não temos medo de ser despedidos.” Página 6

Page 2: Hoje  Macau 2 MAI 2013  #2842

tiag

o al

cânt

ara

quinta-feira 2.5.2013dema o2 www.hojemacau.com.mo1º.

Cecília [email protected]

Rita Marques [email protected]

A missão foi cumprida. Cerca de 200 pessoas, entre membros da Ju-ventude Dinâmica de

Macau, e associados da Macau Consciência, Forefront of the Macau Gaming e do grupo de cristãos, entregaram cinco cartas de protesto a cinco departamentos públicos e privados. Mas se nem a chuva ininterrupta os deteve durante hora e meia, o mesmo não sucedeu com o cordão de polícias que os interceptaram na recta da meta, a poucas centenas de metros da sede do Executivo.

Aparentemente, desacordos e mal-entendimentos estiveram na origem. Foi difícil, porém, apurar de que lado estava a razão. No entender dos manifestantes, a via de trânsito estava à sua mercê mas nas justificações da Polícia de Segurança Pública (PSP) isso não foi o que ficou acordado mas que deveriam seguir pelo passeio.

No fim de contas, passada hora e meia de confrontos verbais entre manifestantes e polícia, alguém teve de ceder. E, neste caso, foram os manifestantes. “Estávamos fra-cos, com fome. O que nós tínhamos proposto a fazer fizemos”, explica Lei Kuok Cheong, presidente da Juventude Dinâmica de Macau, em declarações ao Hoje Macau, depois da retirada do local. No

TAL como previsto, seis asso-ciações partiram separada-

mente da zona norte ao início da tarde para chegarem em cerca de duas horas a sede do Governo, onde cada uma entregaria a sua petição. Umas das primeiras a partir foi a Associação de Força do Operários de Macau, pelas 14h, que começou a marcha no Jardim Triangular. As vozes de protesto pediam protecção pelos direitos e interesses dos trabalha-dores locais, além do combate aos trabalhadores ilegais e de novos regulamentos para os trabalhado-res não-residentes.

Mas outros palavras de ordem se levantaram. Melhorar as ques-tões do alto preço de habitação e inflação - uma questão comum à maioria das associações em protesto - bem como a continui-dade do plano de comparticipação pecuniária no desenvolvimento económico.

À margem desta marcha, Pereira Coutinho, à margem, no passeio, ouvia os pedidos de muitos manifestantes e transeun-tes. E distribuía cumprimentos e cartões. Não se juntou a nenhuma, explica, para não causar “animo-sidades” já que se diz “amigo de

Juventude Dinâmica de Macau travada por cordão de polícias

Desmobilização na recta da metao trajecto estava praticamente cumprido. Faltavam escassas centenas de metros para chegar até ao Governo. mas essa caminhada gerou discórdia entre os manifestantes que acompanhavam o itinerário da associação Juventude dinâmica de macau e a Polícia de Segurança Pública (PSP). No entender dos protestantes, a estrada incluída no percurso acordado com as autoridades, mas a PSP travou-os dizendo que tinham de seguir pelo passeio

Seis grupos de protestantes dispersaram-sepela cidade num total de 2000 manifestantes

Estado social despedaçadotodos”. “O facto é que estou a receber muitas informações de pessoas revoltadas e insatisfeitas com o estado social em Macau. Nomeadamente, o problema dos trabalhadores ilegais, o facto das pessoas não terem uma casa de-cente para habitar, de não haver um hospital em condições. As pessoas não conseguirem chegar a horas aos locais de trabalho porque os transportes não são dos melhores. E também a vida está cada vez mais cara”, enumerou o deputado, que observou os vários protestos dos trabalhadores de perto, já que não levou a asso-ciação a que preside (Associação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau) para a frente da manifestação deste Dia do Trabalhador.

“Muita paRRa e pouCa uva”Sobre as palavras do Chefe do Executivo, Chui Sai On, que na

segunda-feira se encontrou com a Federação das Associações dos Operários de Macau (FAOM) - numa recepção organizada por ocasião do Dia Internacional do Trabalhador - e se disse disposto a ouvir os anseios da população, Pereira Coutinho falar em “muita parra e pouca uva”. “É altura de trabalhar, arregaçar as mangas e resolver os problemas sociais. Precisamos de uma lei sindical, de negociação colectiva, precisamos que os trabalhadores não sejam explorados nas horas extraordiná-rias [...] Não se atrevem a denun-ciar esses abusos porque podem ser despedidos. os trabalhadores dos casinos não têm subsidio de turno e nocturno, quando todos têm em Macau menos eles”, evidenciou.

A marchar em paralelo, a Associação de Auto-Ajuda dos Operários de Macau, com partida marcada no Jardim do Mercado do

Iao Hon mas com fim de marcha comum (na sede do Governo, para entrega de petição), pedia mais habitação pública mas falava também do estabelecimento de um salário mínimo.

A Associação da Reunião Fa-miliar, talvez o grupo com mais participantes (à volta de 800 pes-soas), mantém a mesma luta que vem travando há anos: a reunião com os filhos maiores, muitos já com família constituída, que se encontram no continente e não se podem fixar em Macau. Estimam hoje que haja 2300 filhos que não podem estar junto dos seus pais.

Um dos protestantes, a título individual, Ao Ieong, juntou--se à Associação da Juventude Dinâmica de Macau, sobretudo para protestar contra a falta de transparência, informação e au-to-censura do jornal Ou Mun. “O jornal Ou Mun só sabe bajular o Governo e as pessoas influentes.

Todos os anos recebe dinheiro do Governo mas não conta as verdades ao público. Em Macau há falta de liberdade de imprensa, sempre há censura”, explicou ao Hoje Macau. Em seu entender, outro dos problemas é a falta de independência do poder judicial, já que são todos liderados por membros do Governo. “O caso de Ao Man Long não é isolado. Deve haver mais pessoas a dar concessão de terras desenfreada-mente. E, por exemplo, no caso das campas, os suspeitos ainda conseguem fugir às responsabili-dades. A corrupção dos directores do Governo é muito grave, se os directores de corrupção não saí-rem do cargo, o futuro de Macau é pessimista.”

À rua saíram ainda a Associa-ção de Construção e Armação de Ferro e Aço de Macau, Associação de Força do Povo de Macau, que ajudaram a compor os 2000 ma-nifestantes associados aos grupos liderados por seis associações. As cinco conseguiram entregar a petição ao Chefe do Executivo, a excepção recaiu apenas na Ju-ventude Dinâmica de Macau, que não conseguiu chegar à sede do Governo. – C.L. e R.M.R.

Page 3: Hoje  Macau 2 MAI 2013  #2842

Os palavrões da discórdia

3quinta-feira 2.5.2013 www.hojemacau.com.mo

Maior liberdade de impren-sa, mais transparência nas

eleições e sufrágio universal. Estas foram as palavras de ordem mais ouvidas entre os manifestantes que acompanhavam a Juventude Dinâmica de Macau, que encabe-çava mais de 300 jovens ligados à associação Novo Macau, à as-sociação Forefront of the Macao Gaming (trabalhadores do jogo), ao grupo Macau Consciência e ao grupo de cristãos de Macau. Neste passeio, que se desenrolou desde a alameda da Tranquilidade até à avenida Panorâmica do Lago Sai Van, os pontos de paragem para entrega de cartas foram: o jornal ou Mun, a estação televisiva TDM, o departamento de trânsito da Polícia de Segurança Pública (PSP), o Edifício da adminis-tração Pública e a Direcção dos Serviços de Educação e Juventude (DSEJ).

Nos dois primeiros locais de paragem, as vozes de protesto não variaram muito. “o que pedimos é que não haja controlo dos média. os meios de comunicação tradi-cionais são altamente controlados pelo Governo porque embora sejam privados têm o apoio fi-nanceiro do Executivo por isso só falam do que é bom. Esquecem os activistas ou abordam-nos levia-namente”, explica Gino Lai, 21 anos, membro da Juventude Dinâ-mica de Macau. Envergando nas camisolas o slogan “Não ficamos mais em silêncio face a injustiças”, Joe Chan, ambientalista, encabe-çou o grupo de cristãos e pedia sobretudo “justiça nas notícias, sem favoritismo”.

a carta seguinte relacionava-se com a publicidade às multas dos veículos. “Pedem solução para o problema de estacionamento. as pessoas não querem violar as regras sobre as três horas de estacionamento, nem preten-

Aquando da paragem no lago Sai Van, um dos agentes que se encontrava na barreira policial exagerou no seu exercício da autoridade, de acordo com membros do grupo da Juventude Dinâmica de Macau, já que soltou alguns palavrões. Assim que Andrew Cheong, futuro relações públicas na campanha eleitoral da Novo Macau, lhe pediu o número de carteira, este deu o número e rapidamente se sentiu indisposto e saiu de cena. “Ele ficou branco e com medo. Tremia. Não fui eu que lhe causei esse mau-estar. Mas certamente ele sentiu receio de represálias, já que podíamos ter denunciado.” De repente, ouvem-se palavras de ordem dos manifestantes da associação Juventude Dinâmico de Macau. “Acabam com este ódio”, “Pede já desculpas”, “Quem quer saber qual o polícia que foi grosseiro que levante a mão?”. A Associação Juventude de Macau garante que vai apresentar queixa no Ministério Público, já que dizem os polícias não tem direito de fazer isto.

Eleições e auto-censura dos média foram os temas mais quentes do dia

Limpeza geral

dem parquear arbitrariamente a questão é que há falta de lugares para tantos carros em Macau, e não são os residentes que têm de ser punidos”, explica Jason Chao, que aderiu ao movimento a título individual. No local, foi entregue uma carne seca de vaca às autoridades policiais, em tom de brincadeira, já que esta é uma expressão homófona à de “multa de estacionamento”.

Dar o foraa Chu, Tam E ChanMais à frente, no Edifício da administração Pública, na rua do Campo, a questão tornou-se mais política a pensar nas eleições

de 15 de Setembro. À entrada do prédio que também alberga a Comissão para os assuntos Elei-torais, pediam a demissão de Jose Chu e raymond Tam, envolvidos em casos polémicos, enquanto membros de um órgão que se quer “transparente, isento e imparcial”. E a demissão de Florinda Chan, enquanto secretária da adminis-tração e Justiça. E, sem margem para dúvidas, nos muitos cartazes envergados, o sufrágio directo e universal para a eleição do Chefe do Executivo: “um homem, um voto”. au Kam San, deputado, corroborou inteiramente estas questões levantadas. “Precisamos mesmo de um calendário para a eleição geral do Chefe do Executi-vo. Mas até agora o Governo ainda nem deixou que entrassem mais deputados directos na assembleia Legislativa, quis sempre a mesma proporção de indirectos, numa reforma política falsa.” À porta da DSEJ, nova carta para acabar com as campanhas eleitorais nas escolas.

À parte destes pedidos, houve lugar a críticas aos trans-portes públicos e à construção desenfreada em Coloane. Houve ainda lugar a criticar o deputado Fong Chi Keong, na passagem pela sede da sua empresa de construção, já que na assem-bleia Legislativa foi muito crítico aos jovens, referindo--se mesmo a estes como “lixo” porque não querem nem estudar nem trabalhar. Uma generaliza-ção que não caiu bem a estes manifestantes. os trabalhadores do jogo, envolvidos no protesto, pediram, sobretudo, o fim do fumo nos casinos. – C.L e R.M.R.

entanto, não se mostrou satisfeito com a falta de compromisso de honra das autoridades. “a polícia já sabia deste plano, foi acordado com eles que passaríamos na rua, esse era o itinerário e agora fogem com a palavra”, dizia, à margem do protesto em plena avenida Pa-norâmica do Lago Sai Van, numa faixa cortada ao trânsito.

ao coro de protestos juntou--se, não só a má conduta de um agente da polícia (ver caixa) como a injustiça na diferença de tratamento de manifestantes - dois dias antes da manifestação do 1.º de Maio (segunda-feira) também 200 proprietários de partamentos no Sin Fong Garden liderados pela Kai Fong (União Geral das associações dos Moradores de Macau) entregaram uma carta com reclamações ao Governo - e, na caminha de protestos até ao palá-cio cor-de-rosa, passaram pela via pública. “a Kai Fong puder passar na avenida no meio da estrada e a nós foi-nos vedado esse acesso. Porquê?”, referia Lei Kuok Cheong na manifestação.

“EsTão a violar a lEi”o deputado da Novo Macau, au Kam San, que se absteve de falar publicamente durante todo o protesto, acabou por pegar no altifalante. “Na notificação do trajecto estava incluída esta rua e a polícia impede que o grupo prossi-ga os seus protestos até ao destino. Estão a violar a lei. Qualquer acto de ruptura ou desmembramento é punido por lei. Estão a corromper o protesto. Vamos iniciar procedi-mentos legais para perceber quem é o responsável”, garantiu o pró--democrata.

o subcomissário da PSP, Lao Kuok Hei, durante a conferência de imprensa, defendeu que a rua não estava acordada na reunião prévia na qual ficou definido o

itinerário desta associação. “Não foi prometido andar na via pública. Hoje a manifestação é igual para todos e deve ser feita como previsto na lei”, explicava. os jornalistas inquiriram sobre as razões da intransigência da polícia naquele pequena caminhada, o subcomis-sário garantiu que tal “poderia causar incómodo e insegurança para outras pessoas que usam a via pública”. Na altura, eram já 18h30, os manifestantes começavam desmobilizar. Lei Kuok Cheong explicou depois, por telefone, as “verdadeiras” razões por trás do incidente. “Há muitos conluios entre Governo e empresários e nós fizemos demasiado barulho. Não é um grupo visto com simpatia. E, por isso, quiseram travar-nos.”

ao Chefe do Executivo, Chui Sai on, deveriam ter sido entregues várias fotografias “polaroid” sobre o que tem pautado a sua agenda política nos últimos tempos.

Page 4: Hoje  Macau 2 MAI 2013  #2842

pub

www.hojemacau.com.mo

Joana [email protected]

DesDe os anos 90 do século passado que Hong Kong e Taiwan têm uma lei

que protege os animais contra a crueldade e cujas multas, em caso de desrespeito, po-dem chegar até às 200 mil patacas. Na Ásia, Macau é das regiões que continua atrasada no que a protecção de animais diz respeito. Na China continental, uma proposta de lei foi apresentada em 2009, nas Filipinas existe desde 1998, no Japão desde 1973 e na Índia desde 1960.

O Hoje Macau foi conhecer alguns detalhes dos diversos diplomas que tentam evitar o abandono e a crueldade gratuita contra os animais, o que por cá há muito se tenta fazer. Recorde-se que, no ano passado, a falta de uma lei de protecção animal levou a ANIMA – sociedade Protectora dos Ani-mais a elaborar por si própria um projecto do diploma. Há oito anos que se esperava por uma lei deste tipo, mas o executivo nunca arranjou tempo para se dedicar à sua elaboração. O regulamento, analisado pelo Hoje Macau na altura, previa criar punições para quem maltrata os animais. A ideia de Albano Martins, presidente da ANIMA, era introduzir alterações num despacho que já existe, de forma a colmatar as lacunas que há actualmente no território quanto à posse de animais, abandono e diversos tipos de crueldade. O documento pede sanções no valor entre 10 a 60 mil patacas para cruelda-de contra os animais, que inclui abandono, impedimento de adopção e posse de animais por um período de cinco anos.

Regulamentos deste tipo acontecem, por exemplo, na China. Parece absurdo que a actual segunda maior economia do mundo não tenha qualquer regime que proteja os animais.

Um projecto de lei deste género, contudo, começou a ser elaborado em 2009. Ainda não foi aprovado, mas sabe-se que vai prever a protecção dos animais de companhia, dos animais selvagens criados em cativeiro e dos animais de laboratório, que sofrem com as experiencias, normalmente, em produtos feitos para os humanos. A lei da China conti-nental contempla ainda normas para a forma como os animais para alimentação humana são criados, transportados e mortos.

Olhar para Os OutrOsem Hong Kong, há mais de meia dezena de regulamentos respeitantes à protecção animal. Aprovado em 1997, o diploma foi sendo alterado para serem introduzidas algumas melhorias. No site governamen-tal do executivo de Hong Kong, pode ler-se que “as alterações foram feitas, tendo como base a comparação de leis de protecção animal de outras regiões”. Um passo que, tanto a ANIMA como o deputado José Pereira Coutinho, tentaram que fosse dado por Macau. É normal que a RAeM olhe para o lado no que toca a elaborar projectos de lei, mas isso não acontece com a Lei de Protecção Animal.

Desde 2002 que se espera que o Governo

quinta-feira 2.5.2013política4

protecção animal Macau é das poucas regiõesda Ásia que não tem forma de proteger animais

eles tem e nós nãofaça algo no que diz respeito à crueldade contra os animais, o seu abandono e a for-ma como são tratados. Isso não aconteceu, até agora, “por falta de tempo”, como já admitiu o Chefe do executivo e os próprios deputados, tanto no ano passado, como este.

De acordo com alguns pontos analisa-dos pelo Hoje Macau, algumas das normas vigentes nas outras leis vizinhas poderiam ser transferidas para o território. e o caso de Taiwan, onde não e permitido que se façam apostas ou jogos com animais, nem que estes sejam utilizados para entretenimento. este é um dos factores por que a ANIMA e outras associações pro-direitos dos animais vêm a lutar há vários anos, principalmente no que toca ao Canídromo.

Na mesma onda que a sociedade Pro-tectora dos Animais e que Pereira Coutinho, continua a lei de Taiwan, que prevê punições em caso de reincidência.

Criar MeCanisMOsAs penalizações pelo abandono e crueldade, bem como a reincidência são alguns dos objectivos primordiais do novo projecto que a ANIMA entregou ao executivo. Da mesma forma, também a exigência de que as lojas de animais sejam licenciadas para o comércio de animais domésticos ou sel-vagens de cativeiro - exigido tanto na lei de Taiwan, como na de Hong Kong e Portugal. O licenciamento e a autorização para as lojas de animais venderem e fazerem criação de gatos e cães, entre outros, não acontece em Macau onde, actualmente, existem – segundo dados aproximados - mais de uma centena de lojas de animais.

este problema, naturalmente, traz mais animais às ruas, uma vez que não é exigido que seja feito um controlo populacional aos bichos. Uma previsão que está constante em todas as leis analisadas pelo nosso jornal é a de a esterilização ou outra qualquer forma de controlo da reprodução animal.

Também pedida pelo deputado Pereira Coutinho, quando este apresentou ao Go-verno um projecto de lei para a Protecção Animal, está uma outra norma que pode ser encontrada nas leis de Taiwan e Portugal, isto é, que seja reconhecido às associações de protecção animal “legitimidade processual activa”, nomeadamente para requererem medidas às autoridades policiais, veteriná-rias, administrativas e judiciais.

O projecto de lei, contudo, foi reprovado no mês passado, sob pena de não haver tempo suficiente para ser analisado pelos deputados. Mais um passo atrás naquela que seria a primeira lei deste género no território, mas que agora se prevê que possa ser discutida apenas em 2014, uma vez que a Assembleia Legislativa muda de elenco este em Outubro. Ou apenas daqui a dois anos, é uma incógnita. O regulamento apresentado pela ANIMA ao executivo foi feito precisamente com esse propósito, para que antes de uma lei houvesse uma forma de proteger os animais. Até agora, no entanto, nada de mais se sabe sobre como poderá ser contornada a falta de legislação na RAeM.

Anúncio

O Pedido do Projecto de Apoio Financeiro do FDCTpara à 2ª vez do ano 2013

(1) Fins O FDCT foi estabelecido por Regulamento Administrativo

nº14/2004 da RAEM, publicado no B. O. N° 19 de 10 de Maio, e está sujeito a tutela do Chefe do Executivo. O FDCT visa a concessão de apoio financeiro ao ensino, investigação e a realização de projectos no quadro dos objectivos da política das ciências e da tecnologia da RAEM.

(2) Alvos de Patrocínio(i) Universidades, instituições de ensino superior locais, seus

institutos e centros de investigação e desenvolvimento (I&D);(ii) Laboratórios e outras entidades da RAEM vocacionados para

actividades de I&D científico e tecnológico;(iii) Instituições privadas locais, sem fins lucrativos;(iv) Empresários e empresas comerciais, registadas na RAEM,

com actividades de I&D;(v) Investigadores que desenvolvem actividades de I&D na

RAEM.

(3) Projecto de Apoio Financeiro(i) Que contribuam para a generalização e o aprofundamento do

conhecimento científico e tecnológico;(ii) Que contribuam para elevar a produtividade e reforçar a

competitividade das empresas;(iii) Que sejam inovadores no âmbito do desenvolvimento

industrial;(iv) Que contribuam para fomentar uma cultura e um ambiente

propícios à inovação e ao desenvolvimento das ciências e da tecnologia;

(v) Que promovam a transferência de ciências e da tecnologia, considerados prioritários para o desenvolvimento social e económico;

(vi) Pedidos de patentes.

(4) Valor de Apoio Financeiro(1) Igual ou inferior quinhentos mil patacas. (MOP$500.000,00)(2) Superior a quinhentos mil patacas. (MOP$500.000,00)

(5) Data do PedidoAlínea (1) do número anterior Todo o anoAlínea (2) do número anterior A partir do dia 2 – Maio – 2013 até 2 – Julho – 2013 (O próximo pedido será realizado no dia 2 – Set. – 2013 ao 1 – Nov. – 2013)

(6) Forma do PedidoDevolvido o Boletim de Inscrição e os dados de

instrução mencionados no Art° 6 do Chefe do Executivo nº 273 /2004,《Regulamento da Concessão de Apoio Financeiro》, publicado no B. O. N° 47 de 22 de Nov., para o FDCT. Endereço do escritória: Alameda Dr. Carlos d’Assumpção, n° 411-417, Edf. “Dynasty Plaza” 9° andar, Macau. Para informações: tel. 28788777; website: www.fdct.gov.mo.

(7) Condições de AutorizaçõesPor despacho do Chefe do Executivo nº 273 /2004, processa o

《Regulamento da Concessão de Apoio Financeiro》.

O Presidente do C. A. do FDCT,Tong Chi Kin29 / 4 / 2013

Page 5: Hoje  Macau 2 MAI 2013  #2842

gonçalo lobo pinheiro

5políticaquinta-feira 2.5.2013 www.hojemacau.com.mo

Andreia Sofia [email protected]

DeputaDos e executivo reuni-ram-se esta terça--feira para avançar

no processo de análise da revisão da lei de terras, im-plementada há 30 anos.

segundo a deputada Kwan tsui Hang, que pre-sidente à 1ª comissão per-manente, há novas dispo-sições transitórias para as concessões de terrenos feitas antes que a nova lei entre em vigor, e que dá o direito dos proprietários poderem decidir quais as regras que devem cumprir: as actuais ou as antigas. e têm seis meses para o fazer. “Imagine-se um terreno com o prazo de 25 anos, que ganha uma reno-

a proposta de lei do planeamento urbanístico prevê sanções para pessoas singulares cujo

valor mínimo se situa nas 25 mil patacas, contra um milhão de valor máximo. Já para pessoas singulares os valores variam entre as 50 mil patacas e dois milhões de patacas.

tal disparidade originou duvidas junto dos deputados, que ontem discutiram a proposta de lei com membros do Governo. em causa estarão os casos onde as referidas multas serão aplicadas.

“Muitos deputados e os assessores ques-tionaram a grande amplitude que existe entre os valores mínimos e máximos das multas. o receio é que, com esta diferença, não se sabe em que casos o Governo vai aplicar multas, mas está aberto a uma eventual mudança”, explicou o deputado Chan Chak Mo, presidente da 2ª comissão permanente encarregue de analisar o diploma.

Da parte do executivo,

a explicação prende-se com o facto dos mesmos valores “já se aplicarem a outras leis” e que “algumas infracções são menos gravosas, considerando que existem muitos destinatários”, apontou ainda.

Um debAte complicAdoÀ margem da reunião, Chan Chak Mo não quis fazer grandes comentários quanto a eventuais problemas que estejam a surgir entre deputados e Governo na análise desta proposta de lei. Disse apenas que é um pro-cesso que tem vindo a ser “complicado” por motivos técnicos. “Há questões que surgem por causa de outras legislações, por isso, a parte técnica assume uma grande importância

na discussão deste diploma. além da análise da proposta de lei, de forma geral, para resolver os problemas, a assessoria tem ainda 10 ou 20 reuniões com as outras comissões.” – A.S.S.

a 3.ª Comissão da assembleia Legisla-tiva entende que é preciso enriquecer

o conteúdo da norma que dá poderes ao Governo para embargar uma obra que prejudique o património cultural.

os deputados sugerem que o artigo tenha mais detalhes como, por exemplo, a duração do embargo ou formas para se acabar com o embargo. “se a proibição administrativa for utilizada para cancelar uma obra num edifí-cio, será uma proibição de quanto tempo? e se for proibida a obra, então como é que vai ser feita a reparação (de um edifício)?”,

replicava o presidente da comissão Cheang Chi Keong aos jornalistas, depois de mais uma reunião, nesta terça-feira, que discute na especialidade o diploma de salvaguarda do património cultural.

o diploma de salvaguarda do património determina que as obras públicas podem embargar qualquer construção que ameace o património, incluindo os casos em que a obra tenha sido previamente autorizada. “e depois de feita essa reparação, é logo reti-rada a proibição administrativa? e se uma obra acabar por ser autorizada, como é que o Governo garante que não vai danificar o património? tem de se encontrar um balanço entre a protecção do património e das relíquias culturais de Macau e os projectos habituais de reparação”, refere o deputado em declarações divulgadas pela tDM.

Cheang Chi Keong avança que mantém o objectivo de manter a lei de protecção do património pronta para ser aprovada em plenário nesta legislatura ainda.

Caso o Governo conceda um terreno a um proprietário antes da entrada em vigor da nova lei de terras, ele terá seis meses para escolher se fica abrangido pelas antigas regras ou pela nova legislação

Lei de terras proprietários podem escolher as regras que querem

transição de seis mesespara concessões antigas

vação de concessão a cada dez anos. Depois da entrada em vigor desta proposta de lei, como é que vai ser resolvido? No diploma há uma norma sobre as dispo-sições transitórias, em que as pessoas podem optar durante

um determinado prazo sobre a adopção do velho ou do novo regime.”

Contudo, o prazo dos seis meses levantou dúvidas na reunião. “será que é dema-siado curto? porque aquando da elaboração da lei de terras

foram dados anos, e agora serão alguns meses. o Go-verno entende que é viável, devido às evoluções técnicas. Mas também há margem para ajustamento. o Governo tem abertura para esta matéria”, garantiu Kwan tsui Hang.

tal período de transição serve para “conseguir salvaguardar os direitos das pessoas”.

ocUpAçõeS ilegAiS: crime oU não?outra novidade que a lei de terras deverá trazer diz

Urbanismo deputadospreocupados com diferenças de valores na lei

Governo com “abertura”lei do património Aperfeiçoar artigo que atribui poderes ao governo sobre embargo de obras

tim-tim por tim-tim

respeito não só a um regime sancionatório mais severo para os terrenos ocupados de forma ilegal como a possibi-lidade de esses casos serem considerados crimes, caso o proprietário ignore os avisos prévios das obras públicas.

Contudo, tanto o Go-verno como deputados, nomeadamente o deputado Leonel alves, querem olhar com mais atenção sobre este ponto, por considerarem que são necessárias provas concretas antes que se avance para a “presunção de dolo”, ou seja, para que a ocupação seja considera um crime. “Se for confirmado que o terreno foi ocupado ilegalmente, a pessoa em causa será notificada pelas obras públicas para de-socupar o terreno. se não obedecer então presume-se a existência de dolo, segun-do a proposta de lei. Mas segundo a nossa assessoria e o nosso deputado da área do Direito, entende-se que o termo presumir não é bom. a terminologia pre-sumir é como expressar que existe, de facto, um crime. segundo o que foi explica-do, primeiro o Ministério público tem de facultar as provas de que está mesmo a ser praticado um crime. Mas recorrer à presunção para criminalizar estes actos pode criar desentendimen-tos. Vamos, de facto, alterar esta redacção”, explicou Kwan tsui Hang.

Cheang Chi Keong

Page 6: Hoje  Macau 2 MAI 2013  #2842

Reivindicações

quinta-feira 2.5.2013sociedade6 www.hojemacau.com.mo

Gonçalo Lobo [email protected]

AguentArAm muito. mais con-cretamente dez anos para dizerem

ao mundo que se sentem ví-timas de descriminação, tudo em prol das boas relações do território com a ilha Formosa. Os trabalhadores do gabinete de taiwan em macau estão desiludidos com aquilo a que chamam exploração laboral. “não quisemos dizer nada até porque sempre salva-guardámos as boas relações que existem entre macau e taiwan, mas a situação tornou-se insustentável. Há dez anos que a nossa tabela salarial, por exemplo, tem aumentos muito abaixo do que é esperado, porque os nossos chefes decidiram di-minuir os valores da escada de actualizações”, disse um dos trabalhadores ao nosso jornal, que explicou que nos últimos anos os salários deveriam ter tido um aumento de 1000 patacas e não 500.

no total são nove – homens e mulheres -, os trabalhadores de base que a representação de taiwan na rAem tem nos seus quadros. Desses, oito tra-balham há dez anos para o

Taiwan é conhecida por ser uma democracia, de sufrágio universal, com elevados índices de liberdade de imprensa, saúde, educação, liberdade económica, mas parece que a sua representação na RAEM não se está a comportar de acordo com esses padrões. O Hoje Macau sabe que os trabalhadores da delegação, todos locais, têm vindo a ser sistematicamente explorados desde 2003. O silêncio teve um limite

Taiwan representação em macauacusada de explorar trabalhadores

Democracia, o tanas

• Contratoparatodosostrabalhadores

• Pensãodereforma• AumentosalarialdependentedainflaçãodeMacau

• 14mesesdeordenado

governo de taiwan e outros seis transitaram ainda do tempo da Administração Portuguesa. não há um que seja que não se queixe de “diminuição de bem-estar” no local de trabalho. As razões, adiantam, prendem--se maioritariamente com questões de ordem monetá-ria uma vez que em termos pessoais nada têm a apontar aos responsáveis, e seus chefes, da Formosa. “Ao mesmo tempo que os salá-rios não sofreram melhorias significativas, deixaram de pagar o 13.º mês e o subsí-dio de natal. na verdade, pensamos que nos fizeram alterações contratuais ile-gais que nos fizeram perder

subsídios”, referiu outro dos trabalhadores.

Outra das benesses que perderam em 2003 foi a possibilidade de pensão de reforma. Com a gripe das aves (H5n1) naquele ano, a Ásia ficou muito abalada economicamente. taiwan não foi excepção e

uma das medidas tomadas contra o abismo económico prendeu-se com o corte de pensões de reforma – algo que, segundo, apurámos já foi restabelecido na ilha Formosa. em macau ainda não e, aparentemente, “sem qualquer justificação”. “É no mínimo preocupante que

não tenhamos direito a uma reforma quando chegarmos a velhos, isto porque o nosso primeiro contrato referia essa possibilidade que, en-tretanto, nos foi retirada e não reposta como aconteceu com os funcionários públi-cos de taiwan.”

Para agravar ainda mais as queixas dos trabalha-dores, existem dois que simplesmente trabalham sem contrato de trabalho. “É uma total ilegalidade. Queremos melhores orde-nados, queremos mais be-nefícios. e queremos ainda que tudo esteja consagrado nos nossos contratos, como deve ser, sem subterfúgios ou confusões”, argumentam.

O siLênciO vinDO De cimaCansados de tantas “in-justiças”, os nove tra-balhadores, com idades compreendidas entre os 20 e 50 anos, e com bilhetes de identidade de residentes permanentes em macau, tentaram esgotar todas as hipóteses antes de recorrer à imprensa. “manifestámos o nosso descontentamen-to aos nossos superiores mas a única coisa que nos souberam dizer é que não precisamos de pensões e que não existem problemas com os salários. Por outro lado, explicaram-nos que as regalias dos funcionários públicos de taiwan também diminuíram mas isso não corresponde à verdade.”

A verdade é que, de-pois do alarido que foi a inauguração da Delegação económica e Cultural de macau em taiwan, parece que os irmãos da Formosa, de acordo com os trabalha-dores, não se têm portado bem. “repare que o Direito de taiwan obriga a que a entidade patronal – neste caso a governamental – questione os trabalhadores sobre mudanças contratuais mas isso nunca aconteceu, muito pelo contrario”, ex-plicou um dos trabalhadores que desabafou, em seguida, que os seus direitos sempre esbarraram num “quem está mal que se mude”.

Já para não falar do pouco período de férias – 12 dias para quem tem mais de quatro anos de trabalho e seis dias para quem está na delegação há apenas dois ou três anos -, que os traba-lhadores até dão de barato, existe uma preocupação acrescida, e está directa-mente relacionada com as remunerações, que são as avaliações mensais. numa

escala de A a C, em que A representa um ganho de mais um salário extra, B oferece meio salário e C não dá direi-to a nada, os trabalhadores há muito que não sabem o que é um A. “nem me lembro da última vez que recebi um A. Por norma temos recebido menos bonificações uma vez que somos corridos a B e C.”

Lutar até aO fimConscientes de que estes desabafos à imprensa lhes pode custar o emprego, os nove trabalhadores dizem que nada mais lhes resta do que a comunicação social para que cheguem ecos ao governo de taiwan e ao governo de macau. “Só falta mesmo um processo em tribunal, mas isso está, para já, descartado. nós só queremos aquilo que temos direito. nem mais, nem menos. Posso estar a ser injusta mas parece que por não sermos taiwaneses somos mais discriminados. não temos medo das conse-quências e temos a noção que podemos ser despedidos. mas o ambiente de trabalho está insustentável. Lá em taiwan, precisam saber o que aqui se passa. Queremos fazer pressão”, disse uma trabalhadora ao Hoje macau.

Para se ter uma noção de como o trabalho da delega-ção de taiwan em macau subiu nos últimos anos, um dos trabalhadores desenhou um quadro durante a conver-sa com o nosso jornal. “Vê, repare bem nisto. Já nem vou tão atrás, mas em 2010 foram cerca de 2000 as pessoas que requereram junto de nós uma entrada em taiwan. em 2011 esse valor subiu para 3000 e este ano, em apenas cinco meses, já vamos com mais de 3000 pedidos. nós somos importantes para o gabinete por isso dêem-nos importância.”

O salário médio dos nove trabalhadores da delegação de taiwan em macau é, em média, 12 mil patacas. na verdade, e de acordo com contas feitas pelos mesmos, desde a transferência de soberania de macau que ape-nas ocorreu um aumento de 3% e horas extraordinárias pagas são uma miragem, também. “nós não somos pobres, apesar de algumas dificuldade muito derivado do aumento do preço das casas e da inflação, mas não somos escravos. e isso tem de ficar muito claro. taiwan é uma democracia mas parece que em macau não a praticam.”

Page 7: Hoje  Macau 2 MAI 2013  #2842

7sociedadequinta-feira 2.5.2013 www.hojemacau.com.mo

Andreia Sofia [email protected]

Depois de um grupo de moradores ter ido à sede do Governo entregar uma carta onde pedem

a demolição e reconstrução total do edifício, mesmo que tenham de pagar uma parte das despesas em conjunto com as obras públicas, o executivo trocou-lhes as voltas. Quer escolham a reparação ou a reconstrução, terão de pagar pri-meiro do seu bolso e depois reaver o dinheiro em tribunal às partes responsáveis pela deterioração do edifício.

Tal foi explicado em sede de conferência de imprensa promo-vida pelo Governo, que anunciou a criação de um grupo de trabalho para acompanhar os trabalhos da segunda fase de acompanhamento do caso, depois da publicação do relatório. “se os condóminos op-tarem pela reparação, podem pedir um crédito sem juros junto do instituto da Habitação (iH), cujo regulamento se aplica ao caso do sin Fong Garden. esse crédito não é aplicável ao caso de reconstru-ção porque é aplicável no caso da reconstrução. os condóminos têm de adiantar o dinheiro ao fundo. Todos os custos de reparação ou reconstrução devem ser pedidos às partes responsáveis e deve ser pela via judicial”, explicou André Cheong, director dos ser-viços para os Assuntos de Justiça (DsAJ). “Quando entrarmos na segunda fase dos trabalhos tere-mos de ver quais são as opções dos condóminos”, acrescentou. segundo a lei, o Governo não pode tomar qualquer decisão quanto a este aspecto.

Questionado sobre a entrega da carta por parte dos moradores, na segunda-feira, Jaime Carion, director das obras públicas (Ds-sopT), garantiu que, até à data da conferência de imprensa, não a tinha lido. “Recebi esta tarde (na terça-feira) a carta da parte do

Se os moradores do edifício Sin Fong Garden quiserem apenas reparar as fissuras podem recorrer ao dinheiro do fundo de reparação predial, mas terão de devolver o montante emprestado em cinco anos. Em caso de reconstrução total, o fundo não pode ser utilizado. Em ambos os casos, podem recorrer judicialmente para que os responsáveis pelos estragos lhes devolvam o montante investido, diz o Governo

Sin Fong Garden Moradores devem pagar primeiro e pedir indemnizações em tribunal

Governo descarta quaisquer pagamentos

secretário Lau si io. Ainda não tive tempo para ver o conteúdo da carta”.

RepARAçõeS não vão AlémdoS 200 milhõeSActualmente o fundo de reparação predial conta com uma reserva de 200 milhões de patacas. Apesar de ainda não terem um valor definido de quanto poderá custar essa repa-ração, os responsáveis do Governo garantem que não irá ultrapassar esse valor.

segundo Jaime Carion, a repa-ração é mesmo “uma alternativa”. “o edifício é reparável até aos trâmites iniciais, não se trata de um dano estrutural. Vamos ajudar os condóminos a olhar para a estrutu-ração do edifício, porque ainda não analisámos quais as fracções que devem ser reparadas. só depois é que poderemos avaliar os custos.”

Quanto aos responsáveis sobre os danos no edifício, ainda não há uma certeza, portanto também não se sabe a quem os moradores terão de exigir o dinheiro em tribunal.

“em principio (a responsabilidade) recai sobre a empresa e o director da obra. segundo o relatório são os que estão directamente indicados”, explicou o director da DssopT.

CARion não exCluinovoS dAdoS Um dos primeiros projectos que este grupo de trabalho constituído por Chui sai on vai fazer é inquirir a empresa e o director técnico da obra, “para que haja uma respon-sabilização”. Contudo, a DssopT ainda vai definir o prazo para que estas duas partes apresentem jus-tificações ao Governo. A lei não

obriga a que seja estipulado esse prazo. “se não se estabelecer uma data eles vão demorar muito. po-dem demorar cerca de dois anos e não podemos esperar tanto tempo. prometemos ser breves”, disse Jaime Carion.

Depois, a DssopT promete fazer uma vistoria ao às fundações do edifício ao lado do sin Fong, para ver se “foram adoptadas as medidas de segurança”, não se tratando de uma análise com o objectivo de aplicar multas.

Mas Jaime Carion frisou que “o relatório diz que (as fissuras) não são por causa do edifício vizinho.

Comércio défice da balança aumenta 8,45% até março

importar sempre

Não é uma pequena tramitação que leva à qualidade da perda do betão”.

Depois destas duas iniciativas, avança-se para a falada segunda fase. Contudo, continuam a não existir datas. “se abrirmos um processo eles (empresa construtora e director técnico da obra) podem alegar o contrário e temos de ser muito cuidadosos. Uma vez entre-gue essa parte a segunda fase será mais fácil, teremos melhores condi-ções para, num período muito curto, fazermos uma decisão final. Podem haver novos dados, não excluo essa hipótese, mas não há uma decisão final”, explicou Jaime Carion.

o défice da balança comercial de Macau aumentou 8,45%

no primeiro trimestre deste ano face ao mesmo período de 2012, revelaram os serviços de estatís-tica e Censos do Governo local.

De acordo com a mesma fonte, nos três primeiros meses do ano, o valor do défice da balança comer-cial de Macau fixou-se em 16,67 mil milhões de patacas.

Dados do comércio externo rela-tivos ao primeiro trimestre indicam que Macau exportou produtos no valor de 2,34 mil milhões de patacas, uma subida de 18% relativamente ao período homólogo do ano passado.

No mesmo período, importou 19,01 mil milhões de patacas, mais 11% em termos anuais.

As exportações de Macau estão fortemente concentradas na reexportação de produtos, que subiu 34%, para 1,88 mil milhões

de patacas, ao passo que a expor-tação doméstica caiu 20%, para 459 milhões de patacas.

Macau vendeu produtos no valor de 1,37 mil milhões de pa-tacas para Hong Kong, mais 34% e de 327 milhões de patacas para a China continental, mais 15%.

As exportações para os estados Unidos e para a União europeia, com um valor de 106 milhões de patacas e 67 milhões de patacas, res-pectivamente, caíram 15% e 22%.

No primeiro trimestre, foram exportados produtos não têxteis no valor de 2,13 mil milhões de patacas, mais 26% em termos anu-

ais, enquanto os produtos têxteis e vestuário, outrora o motor das vendas de Macau ao exterior, caíram 26%, para 212 milhões de patacas.

No campo das importações, Macau comprou produtos no valor de 6,22 mil milhões de patacas à China e de 4,76 mil milhões de pa-tacas à União europeia, mercados que venderam, respectivamente, mais 16% e 17% à Região Admi-nistrativa especial.

só em bens de consumo, Ma-cau importou produtos no valor de 12,03 mil milhões de patacas, uma subida de 15% face ao primeiro trimestre de 2012. - Lusa

Page 8: Hoje  Macau 2 MAI 2013  #2842

pub

quinta-feira 2.5.2013www.hojemacau.com.mo8 sociedade

O Grupo de Escuteiros Lu-sófonos de Macau (GEL-

Mac), que integra o Corpo Nacional de Escutas (CNE), vai ser o único agrupamento proveniente do estrangeiro a participar no acampamento regional de escuteiros na Ma-deira no final de Julho.

O chefe do GELMac, Nel-son António, disse, em decla-rações à agência Lusa, que 18 escuteiros de Macau, no-meadamente 16 jovens e dois dirigentes, vão deslocar-se à ilha da Madeira em Julho para participarem num acampamen-to que reunirá “agrupamentos essencialmente das regiões au-tónomas [da Madeira e Açores] e alguns de Portugal continen-tal”. “Alguns agrupamentos ainda não efectivaram as suas inscrições, mas estima-se que o acampamento na Madeira irá contar com alguns milhares de participantes e nós seremos os únicos de fora de Portugal a marcar presença”, acrescentou.

A Melco Crown e a Wynn Macau entregaram, cada uma, ao Gabinete

de Ligação do Governo Central chinês em Macau dois milhões de patacas como contribuição para as vítimas do sismo em Sichuan.

De acordo com a edição electrónica da revista Macau Business, as duas operadoras de casino juntam-se assim à Sands China, Sociedade de Jogos de Macau e Galaxy Resorts que, em conjunto, já tinham doado sete milhões de patacas.

Escutismo Macau vaiparticipar em acampamento na Madeira

Julho, mês de partilhaSichuan Operadoras de jogo

doaram mais dinheiro para vítimas de sismo

Umas atrás das outras uma acção cujo balanço “foi bastante positivo”, segundo o chefe do agrupamento.

Temos alguns dirigentes e jovens adultos em fase de preparação para se tornarem dirigentes e, como somos um agrupamento que está tão longe, não temos a facilidade de estarmos sempre a propor formação para os nossos diri-gentes e o CNE também não pode vir a Macau sempre, de modo que foi programada esta acção”, explicou.

Os Escuteiros Lusófonos terminam as actividades do actual ano escutista no início de Junho com a participação nas comemorações do 10 de Junho, nomeadamente na cerimónia do içar da bandeira no Consulado-Geral de Por-tugal e na romagem à Gruta de Camões.

O Grupo de Escuteiros Lusófonos de Macau, fundado em 1997, conta actualmente com 73 escuteiros registados.

De acordo com Nelson An-tónio, o desafio foi lançado por um agrupamento da Madeira que alguns escuteiros lusófonos conheceram no ano passado, quando participaram também no acampamento nacional de escutas em Idanha-a-Nova, que contou com mais de 10 mil escuteiros de todo o país.

Três formadores do CNE deslocaram-se a Macau esta semana para dar formação a nove escuteiros lusófonos,

Além dos operadores de casino - apenas a MGM não anunciou ainda qualquer donativo - diversas empre-sas, associações e a sociedade civil têm-se desdobrado em iniciativas de angariação de fundos para as vítimas do sismo na China.

Além dos mais de 12.000 feridos, mil dos quais considerados em es-tado grave, as autoridades chinesas contabilizaram já 196 mortos e vários desaparecidos.

O sismo de 20 de Abril teve uma magnitude sete, atingindo fortemente a localidade de YaAn, na província de Sichuan, sudoeste da China.

Entretanto, registaram-se mais de 4.000 réplicas, quatro das quais acima da magnitude cinco na escala de Ri-chter, indicou a agência sismológica chinesa.

YaAn - sede de um município com cerca de um milhão e meio de habitantes - fica a 120 quilómetros de Chengdu, capital da província de Sichuan, e a 200 de Wenchuan, epi-centro do devastador sismo de Maio de 2008, que matou cerca de 87.000 pessoas. - Lusa

Page 9: Hoje  Macau 2 MAI 2013  #2842

quinta-feira 2.5.2013 www.hojemacau.com.mo 9nacional

A agência noticiosa ofi-cial chinesa Xinhua exortou esta terça-feira União Europeia a “am-

pliar a parceria” com a China, afirmando que a cooperação é “mutuamente vantajosa” e “con-tribuirá para resolver importantes questões globais”. “China e União Europeia são parceiros e não rivais (…) A China precisa da avançada tecnologia e gestão

dos países europeus desenvol-vidos para satisfazer as suas necessidades de industrialização, informatização, urbanização e modernização da agricultura”, salienta um comentário difundido pela Xinhua.

Evocando as recentes visitas do Presidente francês, François Holland, e da vice-presidente da Comissão Europeia Catherine Ashton, a Xinhua destacou tam-

bém que “a recuperação económi-ca da União Europeia proporciona-rá à China um novo ímpeto e um sadio ambiente externo”.

Em 2012, o comércio bilateral caiu 3,7%, para cerca de 4,3 biliões de patacas, mas a União Europeia continua a ser o maior parceiro co-mercial da China e a sua principal fonte de importação tecnológica.

A queda mais acentuada foi nas exportações chinesas, que

diminuíram 6,2%, para cerca de 2,6 biliões de patacas.

François Hollande visitou a China nos dias 25 e 26 de Abril, tornando-se o primeiro chefe de Estado de um grande país ocidental a ser recebido em Pequim pela nova liderança chinesa, e Catherine Ashton via-jou na mesma altura, a convite do novo ministro dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi.

As primeiras chuvas de monções do ano, registadas

desde o passado fim de semana, no sul da China já provocaram pelo menos cinco mortos, afec-tando mais de 400 mil pessoas, informou a agência oficial chi-nesa Xinhua.

O número de víti-mas mortais na

China devido à estirpe do vírus da gripe das aves H7N9 subiu para 24, com a morte de um homem de 89 anos, em Xangai, enquanto o de pessoas infectadas aumentou para 126, noticiou esta terça--feira a imprensa local.

Apesar da morte do octogenário, diag-nosticado com o vírus há duas semanas, não foram registados no-vos casos na cidade de Xangai, segundo

Enviado especial da China reúne-se com altos funcionários de Israel O enviado especial da China para a questão do Oriente Médio, Wu Sike, reuniu-se esta segunda-feira em Jerusalém, Israel, com altos funcionários do país. Durante as reuniões foi debatido o processo de paz no Oriente Médio. Wu Sike revelou aos jornalistas que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente da Autoridade Nacional da Palestina, Mahmoud Abbas, vão visitar a China no início deste mês. Um dos objectivos desta viagem a Israel é fazer preparativos para as visitas dos dois líderes à China, disse Wu Sike. Wu Sike ainda realçou que a China apoia uma resolução pacífica do conflito e a retoma das negociações entre a Palestina e Israel.

Detidos suspeitosdo atentado em Xinjiang A polícia da Região Autónoma Uigur de Xinjiang, noroeste da China, anunciou esta segunda-feira a detenção dos suspeitos do violento atentado de dia 23 no distrito de Bachu, que deixou 15 mortos. Segundo a polícia, trata-se de um grupo terrorista, composto por 25 membros, e que já foi desmantelado. Durante o atentado, seis dos membros morreram numa troca de tiros com a polícia e oito foram detidos. A polícia disse ainda que onze pessoas tinham fugido, mas que já foram encontradas. A polícia de Xinjiang afirmou que vai combater, com base na lei, o terrorismo, o separatismo e o extremismo, de forma a proteger a vida e os bens da população e salvaguardar a estabilidade social.

Comércio China quer “ampliar parceria” com União Europeia

Parceiros e não rivais

Clima Pelo menos cinco mortos e mais de 400 mil pessoas afectadas pelas chuvas

Primeiras monções do anoH7N9 Sobe para 24 número de mortos devido ao vírus da gripe H7N9 na China

A caminho de Guangdong

garantiu a Comissão de Saúde e Planeamento Familiar local.

Além de Xangai, as autoridades chinesas já identificaram casos de infecção pelo vírus

H7N9 em Pequim, Jiangsu, Zhejiang, Anhui, Henan, shan-dong, Jiangxi, Fujian e Hunan.

Um grupo de peritos da Organização Mun-dial de Saúde Animal e do Ministério da Agricultura têm vindo a trabalhar, desde o dia 25, no estudo da estirpe do vírus H7N9 na Chi-na. Pequim anunciou, na quinta-feira, que vai gastar cerca de 380 milhões de patacas para evitar possíveis novas infecções.

A região autónoma de Guan-gxi tem sido fortemente atingi-da, sobretudo em Bobai, Pubei, e Ziyuan, onde as chuvas causa-ram inundações e deslizamentos de terras, cinco mortos, seis feridos e o desabamento de de-zenas de casas, afectando perto

de 208 mil pessoas e obrigado mais de dez mil a abandonarem os seus lares.

Na província de Guizhou, o temporal afectou 196.700 pes-soas, de 23 localidades, tendo provocado nove feridos.

As autoridades locais in-dicaram que 9.738 hectares de terras sofreram danos, das quais 2.825 não estavam cul-tivadas, precisando que 2.200 habitações ficaram gravemente danificadas.

Os prejuízos estão a ser calculados, enquanto prosse-guem as operações de resgate e retirada de residentes.

Em 2010, a época de mon-ções na China resultou em 4.000 mortos, o número mais elevado numa década, de acordo com dados oficiais citados pela Efe.

Page 10: Hoje  Macau 2 MAI 2013  #2842

pub

O Consulado Geral da República de Angola na Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China, felicita todos os trabalhadores de Macau, nesta data comemorativa do Dia Internacional do Trabalhador, pelo seu contributo no desenvolvimento económico e social da RAEM.

Consulado Geral da República de Angola na RAEM.Av. Dr. Mário Soares Edf. FIT 7º.andar I&HTel: +853-2871-6229Web:consgeralangola.org.moEmail:[email protected]

Os chineses dor-mem, em média, quase nove horas por dia, mas, na

maioria dos casos, o sono não é verdadeiramente reparador, concluiu o primeiro estudo do género, divulgado esta terça--feira pelo China Daily.

Um inquérito realizado pela Associação Médica da China em 20 cidades e 40 ou-tras povoações do país apurou que “pelo menos metade das pessoas inquiridas disseram sentir-se cansadas quando acordam” e, em Pequim, “mais de 80% queixaram--se que o stress lhes afecta o sono”, salientou o jornal

segundo a especialista Han Fang, citada pelo China Daily, as desordens do sono afectam 38% dos chineses, uma percentagem muito superior à média mundial, estimada em 27%.

A REN - Redes Energé-ticas Nacionais, com

sede em Portugal, assinou um contrato de financiamen-to com o China Develop-ment Bank no montante de cerca de quatro mil milhões de patacas. Este montante faz parte do acordo com a state Grid International Development Ltda quando da privatização da REN.

Recorde-se que a em-presa chinesa state Grid comprou 25% do capital da Redes Energéticas Nacio-nais. Esta primeira parcela será utilizada no refinancia-mento da dívida financeira da REN. A segunda parte, também de cerca de quatro mil milhões de patacas, será destinada a financiar pro-

Taiwan não vai promover “independência”, diz o líder da ilha O líder de Taiwan, Ma Ying-jeou, anunciou esta segunda-feira que as autoridades de Taiwan não vão promover ideias como: “uma China, uma Taiwan” e a “independência de Taiwan”, dentro e fora da ilha. A afirmação foi feita durante uma actividade realizada pela Fundação para os Intercâmbios através do Estreito (SEF, na sigla inglesa). Durante o discurso, Ma disse ainda que as populações dos dois lados do Estreito de Taiwan descendem da mesma nação e compartilham laços de sangue, história e cultura. Segundo Ma, os dois lados têm sido um exemplo na resolução de uma disputa através de meios pacíficos. Ma Ying-jeou disse esperar ainda que a parte continental da China e Taiwan possam continuar a promover a paz e a prosperidade e a reforçar o intercâmbio em diversas áreas como o comércio, cultura, tecnologia e sociedade.

China destrona EUA como principal mercado de computadores de secretária A China destronou pela primeira vez os EUA como principal mercado mundial de computadores de secretária (PC), graças à população das zonas rurais, divulgou na segunda-feira o gabinete de investigação IHS iSuppli. As vendas de PC atingiram 69 milhões de unidades na China em 2012, mais três milhões do que nos EUA. Ao contrário da tendência mundial, em que as vendas de PC têm ficado aquém das dos portáteis, na China a procura está dividida em duas partes iguais. “A percentagem relativamente elevada das vendas de PC deve-se à enorme procura nas regiões rurais, que representam a maior parte dos 1,34 mil milhões de habitantes”, comentou Peter Lin, analista da IHS.

Alibaba compra 18% da redesocial mais popular da ChinaA Alibaba, empresa do sector de Internet, comprou 18% do capital do Sina Weibo, por cerca de 4,5 mil milhões de patacas. A rede social mais popular da China, o Weibo é também conhecido como o “Twitter chinês”, em alusão ao microblogue de posts até 140 caracteres. A informação foi divulgada esta terça-feira pelo Siba, em comunicado, e confirmada por John Spelich, porta-voz da Alibaba. O Sina Weibo diz ter mais de 500 milhões de usuários e a aquisição permite à Alibaba aumentar, no futuro, sua participação na empresa para até 30% do capital.

Energia REN assina contratode financiamento com o China Development Bank

Pagar dívidas e projectos

jectos de infra-estruturas de electricidade e de gás natural.

A REN fica ainda com cerca de dois mil milhões de patacas para novos pro-jectos. Para o presidente exe-

cutivo da REN, Rui Cartaxo, o financiamento reforça a robustez e flexibilidade fi-nanceira da empresa e é uma importante contribuição para o seu desenvolvimento sustentado.

Repouso Chineses dormem quase nove horas por dia,mas descansam pouco, diz estudo divulgado pelo China Daily

Cansados quando acordam

Em Pequim, classificada como a terceira pior cidade chinesa para adormecer, a maioria dos vinte milhões de habitantes do município vai para a cama às 22h15 e levanta-se cerca das 06h30.

Em todo o país, apenas 14% se deitam depois da meia-noite e, nos centros urbanos, cerca de dois terços (67,1%) usam o telemóvel ou o computador antes de ir para a cama.

“O tempo que os chineses passam a dormir não é pouco, mas a qualidade do seu sono é bastante baixa”, comentou um dos promotores do inquérito, conduzido em Novembro e Dezembro de 2012 junto de “milhares de pessoas”.

De acordo com o mes-mo inquérito, de um modo geral, “dorme-se melhor no campo do que nas cidades, as pessoas solteiras dormem melhor do que as casadas e os homens melhor do que as mulheres”.

10 nacional quinta-feira 2.5.2013www.hojemacau.com.mo

Page 11: Hoje  Macau 2 MAI 2013  #2842

quinta-feira 2.5.2013 11www.hojemacau.com.mo região

A Comissão dos Di-reitos Humanos da Índia está a inves-tigar o caso de um

bebé que foi vendido três vezes em dez dias, uma delas através da rede social Face-book, afirmou terça-feira uma fonte oficial.

O bebé nasceu a 3 de Abril num centro médico privado em Ludhiana, no estado de Punjab, norte da Índia, e o avô materno disse à mãe da criança que esta tinha morrido.

Uma semana depois, o avô vendeu o recém-nascido por cerca de 6.350 patacas e uma garrafa de licor, a uma enfer-meira do hospital, de acordo com a imprensa local.

O bebé foi depois ven-dido por cerca de 40.200 patacas a um assistente de laboratório, que o voltou a vender, desta vez a um em-presário de Nova Deli, que contactou através da rede social Facebook, por perto de 110.300 patacas.

A polícia demorou duas semanas a registar a queixa da mãe, que suspeitou da súbita riqueza do seu pai, avô da criança. “Pedimos informações aos comissários da polícia de Ludhiana e Nova Deli para explicar como é que é possível que a criança fosse sequestrada do hospital” onde nasceu, disse Jaimini Kumar Srhivastava, porta-voz da Co-

UmA menina indiana de quatro anos mor-

reu segunda-feira num hospital de maharashtra, quase duas semanas de-pois de ter sido seques-trada e violada na Índia, revelaram terça-feira fontes hospitalares.

A criança, que se encontrava em coma induzido na unidade de cuidados intensi-vos de um hospital, no estado indiano de maharashtra, morreu na noite de segunda--feira, na sequência de uma paragem cardíaca, disse um porta-voz do hospital, situado no oeste da Índia. “Está-vamos a tomar todas as medidas, mas, ontem [segunda-feira], a sua condição agravou-se e a sua pressão arterial caiu. Ela não estava a reagir à medicação”, explicou a mesma fonte, citada pe-las agências noticiosas internacionais.

A 17 de Abril, um homem de 35 anos terá violado a menina, depois de a atrair com chocolate, na cidade de Ghansaur, no estado de madhya Pradesh

(centro), onde a menor vivia com a sua família, segundo a agência local PTI.

Os pais encontraram a menina na manhã do dia seguinte, inconscien-te e a sangrar, abandona-da num campo.

A menina deu entra-da num hospital local, mas apenas três dias mais tarde seria transfe-rida devido à gravidade do seu estado de saúde para o hospital mais moderno da cidade de Nagpur, onde estava a ser seguida por uma equipa de seis médicos.

O suspeito, identi-ficado pela imprensa como Firoz Khan, foi detido seis dias depois do crime.

A notícia da violação da criança de quatro anos foi conhecida dias depois de ter vindo a público um outro caso de violação na Índia, envolvendo uma menina de cinco anos, em Nova Deli, o qual veio desen-cadear uma nova onda de protestos na capital contra a violência de que são alvo as mulheres no país.

A Coreia do Norte exortou ontem os seus cidadãos a

promoverem a estratégia adopta-da pelo Partido dos Trabalhadores para fomentar o crescimento económico e a melhoria do ar-mamento nuclear do país.

Num editorial assinalando o Dia Internacional dos Trabalha-dores, o diário oficial do partido único norte-coreano Rodong salienta que os norte-coreanos devem “manifestar o espírito necessário para lutar contra os Estados Unidos e construir uma nação forte através de uma nova linha estratégica do partido”.

O Partido dos Trabalhadores norte-coreano adoptou uma

A cadeia de roupa ‘low-cost’ irlandesa Primark anunciou

que vai indemnizar e prestar ajuda alimentar de carácter urgente às víti-mas da derrocada de um edifício em Bangladesh, nos arredores de Dacca.

Segundo o comunicado terça--feira noticiado e que está a circular nas redes sociais, a Primark vai “apoiar e indemnizar” as vítimas da derrocada de Bangladesh.

Nestas vítimas estão incluídos os feridos e ainda “as famílias dos falecidos”, como os filhos de traba-lhadores que perderam a vida.

A Primark informou que se juntou “a uma Organização Não--Governamental (ONG) local para fazer face às necessidades das víti-

mas”, como a distribuição urgente de comida para as famílias.

A iniciativa começou quando a cadeia de roupa percebeu a magnitu-de do desastre, estando a “trabalhar no terreno durante os últimos dias” para poder ajudar “imediatamente e a longo prazo” as vítimas.

Na altura da derrocada operavam cinco fábricas no prédio de oito andares, em Savar, nos arredores de Dacca, capital do país.

O Bangladesh é o segundo maior produtor de roupa e a indústria têxtil é a base da economia do país. No entanto, tem índices de segurança chocantes e já em Novembro 111 pessoas morreram num incêndio numa fábrica.

Índia Comissão investiga caso de bebé vendido três vezes em dez dias

Criança devolvida à mãeÍndia Morreu menina de

quatro anos vítima de violação

Suspeito do crime detido

missão dos Direitos Humanos indiana.

O organismo estatal tam-bém pediu um relatório ao ministério da mulher e do Desenvolvimento Infantil.

O avô e as outras três pessoas implicadas neste caso foram detidas pelas autorida-des a 24 de Abril e o bebé já foi devolvido à mãe.

Segundo as investigações policiais preliminares, o avô revelou que queria que a sua filha, abandonada pelo ma-rido, se casasse outra vez, e achou que a criança seria um impedimento. “Ele pensou que se livraria do bebé do primeiro casamento da sua filha vendendo-o”, disse o comissário da polícia de

Ludhiana Ishwar Singh ao canal NDTV.

Na Índia, um menor de-saparece a cada oito minutos, o que em 2011 representou cerca de 60 mil crianças de-saparecidas, 22 mil das quais nunca foram encontradas, vítimas de redes de tráfico de crianças, segundo dados do Governo indiano.

Coreia do Norte Pyongyang exorta trabalhadoresa promoverem crescimento económico e nuclear

Espírito de lutaBangladesh Primark vai

indemnizar vítimas da derrocada

Com urgência“nova linha estratégica” em Março, numa sessão plenária, que passa por alcançar um maior desenvolvimento económico e nuclear.

O Rodong instou os trabalha-dores da indústria do armamento a “desenvolverem armas nuclea-res mais poderosas e avançadas, através da criação de munições e lançadores mais pequenos”.

Depois de ter levado a cabo o seu terceiro teste nuclear subterrâneo em Fevereiro, o regime norte-coreano alegou ter conseguido compactar ogivas nucleares até ao ponto de as poder montar nos seus mísseis balísticos de longo alcance, mas a maioria dos especialistas considera que Pyongyang ainda não conseguiu produzir ogivas suficientemente pequenas para as lançar com os seus projécteis.

Page 12: Hoje  Macau 2 MAI 2013  #2842

quinta-feira 2.5.201312 yao vs payton www.hojemacau.com.mo

Joana [email protected]

Os shanghai sharks – a equipa do único chinês reformado da NBA, Yao Ming – perdeu contra a

equipa do Cotai, All stars, liderada pela lenda do basquetebol Gary “The Glove” Payton. Num jogo que demorou 32 minutos, os mais famosos jogadores enfrentaram a equipa de amadores jovens trei-nados por Yao Ming, na Arena do Cotai, do Venetian.

Com uma clara evidência no início, os Cotai All star lideraram uma boa parte do jogo, mas depressa se deixaram apanhar pelos shanghai sharks, que conseguiram liderar por algum tempo. O jogo, contudo, não foi o único motivo de alegria de uma

casa cheia. O evento ainda contou com muita técnica e afundanços espectaculares de ambas as equipas. Ao intervalo, as estrelas da NBA mostraram que sabem fazer truques, saltando por cima de cinco ou seis pessoas sem lhes tocar, num acto que contou com elementos do público. Wang Tung dos shanghai sharks, Guy “Easy J” Dupuy, Anthony “Mr. Afrika” Pimble e Brandon “Werm” Lacue foram os corajosos que apre-sentaram as proezas.

Ao contrário do que era espe-rado, nem Yao Ming nem Gary Payton jogaram, mas a equipa do Cotai levou a melhor sobre a do chinês mais famoso da NBA. Os All stars ganharam por 74 – 70 a equipa dos tubarões de Xangai, com o jogo a ir mais além do confronto e da brincadeira: todas as receitas dos

bilhetes – três milhões de patacas – foram para as vítimas do sismo em sichuan.

Onde anda O próximO?O evento de ontem, não contou apenas com o jogo entre a equipa do Cotai e a dos tubarões de Xangai. De manhã, Yao Ming fez uma visita à Associação de Basquetebol de Macau, onde jogou com os jovens locais que amam o desporto.

Em resposta a uma questão colocada pelo Hoje Macau, sobre se iria ser possível ver o próximo Yao Ming sair de entre os jovens de Macau, o ex-jogador explica o que sente. “Cada jogador tem de jogar por si próprio. Na verdade, se quiserem ser alguém no basquetebol têm de seguir o seu próprio estilo e tentar aperfeiçoar a sua técnica.”

Equipa de Yao Ming perde com estrelas da NBA. Receitas dos bilhetes para sichuan

Tubarões ao fundo

Page 13: Hoje  Macau 2 MAI 2013  #2842

pub

13quinta-feira 2.5.2013 yao vs paytonwww.hojemacau.com.mo

Page 14: Hoje  Macau 2 MAI 2013  #2842

quinta-feira 2.5.2013publicidade14 www.hojemacau.com.mo

Comunicado da Administração sobre os trabalhos posteriores ao incidente ocorrido no Edf. Sin Fong Garden

Na sequência do incidente, a Administração esteve sempre extremamente atenta ao assunto, tendo criado rapidamente um grupo de trabalho interdepartamental para proporcionar alojamento imediato aos moradores afectados e realizar prontamente obras de consolidação das partes danificadas do edifício. E no intuito de apurar as causas dos danos da estrutura do edifício, foi ainda encomendada a uma terceira entidade especialista na matéria a realização dum estudo profundo para o efeito. A Administração acompanhou assiduamente os respectivos trabalhos e sempre manteve ao longo do caso um estreito diálogo com os moradores, sempre crente no seu adequado desfecho.

Concluído o Relatório de Análise da Danificação das Partes Estruturais do Edf. Sin Fong Garden, adiante simplesmente designado por Relatório de Análise, foi enviada a respectiva cópia aos interessados e foi criado um grupo de trabalho interdepartamental para acompanhamento do assunto, liderado pelo Secretário para os Transportes Obras Públicas.

A Administração irá posteriormente realizar os seguintes trabalhos:- Disponibilizar a versão integral, em língua chinesa, do Relatório de Análise e um sumário do mesmo, em língua portuguesa, na página electrónica da DSSOPT (http://www.dssopt.gov.mo) para consulta pública;- Dar início, conforme a conclusão do Relatório de Análise, à instrução do processo contra a construtora do Edf. Sin Fong Garden, a construtora das obras de fundação do estaleiro de obra vizinho e os respectivos directores técnicos, no sentido de apurar a responsabilidade pela infracção administrativa que resultou na danificação da estrutura do edifício;- Os condóminos do Edf. Sin Fong Garden poderão, conforme o proposto no Relatório de Análise, efectuar a reparação das partes danificadas do edifício e solicitar junto do IH, caso necessitem, no âmbito do Plano de Apoio a Projecto de Reparação de Edifícios ou do Plano de Crédito Sem Juros para Reparação de Edifícios, apoio para o pagamento das respectivas despesas de reparação e depois exigir a sua restituição à parte responsável;- Caso os condóminos pretendam reconstruir o edifício, deverão, nos termos do disposto no Código Civil, obter primeiro a concordância dos condóminos neste sentido, assim como sobre a questão relativa às despesas de demolição e reconstrução, podendo contar com a coordenação activa, uma autorização especial e a agilização dos respectivos procedimentos administrativos por parte da DSSOPT;- Prestar assistência jurídica necessária aos condóminos quanto aos passos a tomar;- Continuar a atribuir aos condóminos do Edf. Sin Fong Garden um subsídio especial até que o caso fique resolvido, cuja restituição será no futuro exigida à parte responsável;- Continuar a manter um diálogo estreito com os condóminos e prestar-lhes, de acordo com a lei, o apoio necessário para resolver adequadamente o caso.

Governo da RAEM, aos 30 de Abril de 2013.

O Grupo de Trabalho Interdepartamental para Acompanhamento do Incidente do Edf. Sin Fong Garden

Page 15: Hoje  Macau 2 MAI 2013  #2842

quinta-feira 2.5.2013 www.hojemacau.com.mo 15www.hojemacau.com.mo vida

Jovens obesos têm um risco duas vezes maior de morrer antes de completar 55 anos, em

comparação com os que têm um peso normal. o alerta vem de um estudo publicado no periódico inglês British Me-dical Journal open. De acordo com a pesquisa, a obesidade está directamente relacionada a eventos cardiometabólicos antes dos 55 anos, incluindo trombose venosa (formação de coágulos no interior de veias). os homens jovens e obesos têm ainda riscos quase 30% mais elevados de desenvolver diabetes tipo 2 e de morrer por problemas cardiovasculares.

Para o levantamento, fo-

ram analisadas informações de 6.502 homens dinamarque-ses com 22 anos de idade em 1977. A maioria deles (83%) estava com o peso considera-do normal (índice de massa corporal, IMC, entre 18,5 e 25), e 5% estavam abaixo do peso. Um em cada 10 (639 homens) estava acima do peso e 1,5% (97) estava obeso (IMC acima de 30).

o acompanhamento conti-nuou por 33 anos, até a morte dos voluntários, a ocorrência de emigração ou quando completassem 55 anos de ida-de — o que viesse primeiro. Antes de completar 55 anos de idade, 48% dos homens que tinham sido diagnostica-dos como obesos ou tinham

desenvolvido algum tipo de patologia, como diabetes tipo 2, hipertensão, enfarto do miocárdio, derrame, trombose venosa ou tinham morrido.

em comparação com os homens de peso normal, os jo-vens obesos tinham 28% mais riscos de algum problema de saúde. A obesidade mostrou--se ainda associada a um risco oito vezes maior de diabetes tipo 2, quatro vezes maior para tromboembolismo e duas ve-zes maior para a hipertensão, enfarto do miocárdio e morte.

Cada ponto a mais do IMC correspondia a um risco 5% maior de enfarto, 10% maior de hipertensão ou presença de coágulos nas veias e 20% maior de diabetes tipo 2.

A Agência espacial euro-peia (esA) anunciou esta

segunda-feira o fim das obser-vações do telescópio espacial Herschel, lançado a 14 de Maio de 2009.

segundo a esA, esgotou--se o refrigerante “essencial para arrefecer os instrumentos para perto do zero absoluto”. este refrigerante, hélio líquido, permitiu fazer observações “al-tamente sensíveis” de regiões do Universo muito frias.

o telescópio foi lançado com uma reserva de 2.300 litros de hélio, que se foi lentamente evaporando até se esgotar ao fim de quase quatro anos. Es-tava previsto que o composto acabasse em Março deste ano, mas só agora é que se registou uma “clara subida das tempera-turas” em todos os instrumentos do observatório, revela a esA.

os objectos que o Herschel observava estão a temperatu-

ras entre os 268 e 223 graus Celsius negativos, muito perto do zero absoluto (273 graus negativos). Apesar de frios, estes objectos emitem energia em comprimentos de onda que estão na zona mais distante dos infravermelhos.

o enorme espelho do Hers-chel, com 3,5 metros de diâme-tro, captava estas ondas entre os 55 e 672 micrómetros. Mas os instrumentos tinham de estar a poucas décimas acima do zero absoluto para a radiação emitida pelo próprio calor do aparelho não se confundir com as ondas electromagnéticas que vêm do cosmos.

o Herschel “superou as expectativas, oferecendo um tesouro incrível de informações que vai manter os astrónomos ocupados nos próximos anos”, defende Alvaro Gimenez Ca-nete, o director de Ciência e exploração Robótica da esA

Desde o seu lançamento, o aparelho realizou cerca de 35 mil observações e reuniu mais de 25 mil horas de investigação científica, contribuindo para o enriquecimento do conjunto de dados desta agência.

Goran Pilbratt, cientista deste projecto, anunciou que Herschel ofereceu “um novo ponto de vista escondido do Universo, apontando para um processo previamente despercebido do nascimento de estrelas e a formação das galáxias”. Pibratt também explicou que o telescópio es-pacial permitiu “seguir a água através do Universo, desde nuvens moleculares a estrelas recém-nascidas”.

o Herschel permitiu captar imagens como as “impressio-nantes redes de filamentos de poeira e gás” dentro da via Láctea e ajudou a “ilustrar a his-tória da formação das estrelas”.

UMA revisão de estudos com da-dos de mais de 83 mil mulheres

apontou que moduladores hormonais reduzem em 38% o aparecimento do tumor em mulheres saudáveis com alto e médio risco de desenvolver a doença.

Trata-se da primeira análise de estu-dos clínicos envolvendo esses remédios, que evitam que o estrogénio faça as cé-lulas da mama multiplicarem-se no caso de tumores da mama hormonais. Cerca de 70% dos tumores têm esse perfil.

As drogas podem ser indicadas se a mulher, mesmo saudável, tiver um

Obesidade Jovens têm risco duas vezes maior de morrer antes dos 55 anos

Encurtar a vida

Espaço Telescópio que observavaos objectos mais frios do Universo deixou de ver

Herschel fecha os olhosCancro da mama Medicamento

reduz em 38% o risco

Uma esperança que renasce

histórico importante da doença na fa-mília, lesões precursoras do cancro e/ou mutações genéticas que aumentam a hipótese de desenvolvê-lo.

em geral, o tratamento é oferecido a mulheres que estão na pós-menopausa.

segundo os autores da pesquisa, publicada hoje na revista médica inglesa Lancet, já se sabia que esses remédios reduziam o risco de cancro da mama em mulheres com risco elevado da doença, mas a duração do efeito protector das drogas era desconhecida.

O novo trabalho agora confirma o benefício por pelo menos cinco anos depois do fim do tratamento.

este mês, o Us Preventive services Task Force, grupo de investigadores ligado ao governo americano, reco-mendou que os médicos ofereçam esses remédios a mulheres com alto proba-bilidade de ter cancro e baixo risco de desenvolver AvC e coágulos - possíveis efeitos colaterais dessa drogas.

Page 16: Hoje  Macau 2 MAI 2013  #2842

quinta-feira 2.5.2013cultura16 www.hojemacau.com.mo

Dança “Drought and Rain”no Centro Cultural de MacauAmanhã, pelas 20h, terá lugar no Centro Cultural, o espectáculo de dança “Drought and Rain”. Recriado pelo director Franco-Vietnamita, coreógrafo e artista performativo Ea Sola, o espectáculo foi apresentado pela primeira vez em 2011, no Festival Internacional de Edimburgo. Em “Drought and Rain”, Ea Sola propõe-nos uma abordagem cuidada e profunda acerca da memória da guerra, numa investigação artística que oferece um confronto com a história tumultuosa e sofrimento de um país. De acordo com Ea Sola, “Drought and Rain não é apenas acerca da guerra, é sobre todos nós – como ultrapassamos as dificuldades mas também como todos podemos aprender a esquecer”. Amanhã à noite, no Centro Cultural, a dança evoca uma narrativa universal, profunda e deslumbrante. – T.Q.

Teatro Shakespeare lido no Japão vai abrir o ano do Teatro OficinaInglaterra-Japão-Portugal. Foi algures neste eixo que o Teatro Oficina (TO) encontrou o caminho a percorrer para a sua nova produção, O Rei Lear, de William Shakespeare. O espectáculo marca o regresso da companhia aos palcos, depois do ano intenso de 2012. Mais para o final do ano, a estrutura sediada em Guimarães volta à circulação nacional, de mãos dadas com a Mala Voadora. O espectáculo que abre o novo ano para o TO começou a tomar corpo no Japão, quando os actores Emílio Gomes e José Eduardo Silva e o director artístico, Marcos Barbosa, ali estiveram em Agosto, a trabalhar com sobreviventes do tsunami, a partir do texto de Shakespeare. Na cidade de Iwaki e tornou-se impossível contornar a forma como a vida das pessoas com quem se cruzaram mudou desde a catástrofe. A violência daquele momento vai reflectir-se nesta nova criação. Mas haverá também um olhar português, sublinhando a leitura contemporânea sobre a grande tragédia de Shakespeare. O Rei Lear do TO parte de uma nova tradução, assinada por Fernando Villas-Boas e estreará no dia 17 de Maio, na Caixa Negra da fábrica ASA, em Guimarães, mantendo-se em cena até ao dia 26 desse mês. O director Marcos Barbosa é o encenador do espectáculo, que junta em palco nove actores, a maioria dos quais fizeram parte da equipa que trabalhou mais de perto com a companhia vimaranense durante o ano passado. – T.Q.

Arquitectura O Lar de Idosos dos Aires Mateus, finalista do MiesO Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Alcácer do Sal, dos arquitectos Manuel e Francisco Aires Mateus, foi um dos cincos finalistas do Prémio Mies van der Rohe para a Arquitectura Contemporânea da União Europeia. Não foi a primeira vez que um projecto desta dupla de arquitectos foi nomeado. Em 2007 o Centro de Artes de Sines foi uma das sete obras finalistas. Os arquitectos Aires Mateus ficaram surpreendidos com a nomeação, em parte por se tratar de um projecto que à partida “não é tão apelativo” como um museu ou um centro cultural. O projecto foi concebido em função de uma comunidade específica de pessoas idosas, que para além dos cuidados de saúde de que necessita tem carências económicas ou problemas familiares. Uma das preocupações dos arquitectos foi “valorizar a vivência” dos seus habitantes, que passam o dia-a-dia em torno do edifício, seja no interior dos quartos e dos espaços de convívio, seja no exterior. Tendo em conta que o dia-a-dia dessas pessoas é marcado pela movimentação ao longo dos corredores e entre os vários espaços, a ideia de percurso foi central na execução do projecto. “A distância entre os núcleos independentes é medida e desenhada, transformando a ideia de percurso em vida, e o seu tempo em desenho”, lê-se no comunicado de imprensa. – T.Q.

Tiago [email protected]

Numa entrevista de 11 minutos, filma-da e produzida pela Schoeni art Gallery

de Hong Kong, Hung Keung, artista, professor e investigador, fala dos seus interesses e explora-ções acerca das possibilidades da arte digital numa “caixa amarela”, onde o discurso da arte na Ásia não se conformaria aos conceitos consagrados no Ocidente. O vídeo foi produzido em Dezem-bro de 2012, no âmbito de um conjunto de entrevistas realizadas em celebração dos vinte anos da Schoeni art Gallery.

Nascido na China, em 1970, Hung Keung vive em Hong Kong desde os três anos de idade. apesar das suas origens, Hung está familiarizado com os conceitos artísticos domi-nantes no Ocidente. Depois de, em 1995, se ter licenciado em Belas-artes na universidade de Hong Kong, Hung obteve o seu mestrado no Central Saint mar-tins College of art & Design,

Vídeo arte em debate em Hong Kong

A caixa amarela de Hung Keung

no Reino unido, tendo dado aulas no Centro para as artes e media na alemanha, entre 2001 e 2002. Segundo Hung Keung, há diferentes aborda-gens subjacentes aos conceitos que os ocidentais têm sobre uma imagem, na forma como apresentam imagens, ou ainda no seu constante entusiasmo e exploração em diferentes “plataformas”. Hung defen-de que todos esses aspectos influenciam a forma como eles se relacionam com a arte digital e que tipo de trabalho desenvolvem nesse campo. O artista de Hong Kong refere que na Ásia uma abordagem dessa natureza não é comum, referindo que, ao invés, se olha para a arte de um ponto de vista filosófico, social e funcional.

Com trabalhos seus, como por exemplo Bloated City – Skinny Language e Dao Gives Birth to One, a serem profusa-mente apresentados no estrangei-ro, Hung fala constantemente em construir uma ponte entre a men-talidade Chinesa e o pensamento Ocidental. Contudo, Hung sente

que as metodologias inerentes ao processo de concepção de uma exposição de arte no Ocidente não se adequam às formas da arte Chinesa, dadas as diferenças na apresentação, exposição e leitura das obras de arte.

ao questionar-se acerca destes temas, Hung defende o conceito alternativo deno-minado de “yellow box”, am-plamente discutido por vários investigadores e professores universitários. No Ocidente, e no âmbito da realização de exposições de arte, estão muito presentes os conceitos “white cube” ou “black box”. Inspira-do nesta escola de pensamento, Hung está “interessado em explorar as possibilidades da arte digital numa “yellow box”. O artista de Hong Kong acres-centa que: “Isto não é acerca de nos compararmos aos outros. É acerca das novas criações artísticas na Ásia”.

Enquanto artistas dos novos media de Hong Kong, Hung observa com atenção os desen-volvimentos no mundo digital, na China e na Ásia. Convicto

do rápido crescimento do mundo digital na China, Hung prefere evitar comparar arte de diferen-tes proveniências geográficas, preferindo trabalhar em direcção a novos territórios. Hung refere: “Nos últimos cinco anos [na Ásia], os termos utilizados para descrever o território da arte digital, os artistas e também as exposições, tiveram um enorme crescimento. Por esse motivo, não faz sentido comparar a Ásia com o Ocidente. Eu prefiro olhar para o futuro, para as diferentes coisas que vão acontecer. É muito difícil comparar artistas de Hong Kong com artistas da China. É muito difícil comparar a criatividade artística. É quase como tentar comparar o desen-volvimento dos novos media no Ocidente e no Oriente, quando sabemos que ambos tiveram origens distintas”.

Contudo, ao referir-se à exposição comemorativa dos 20 anos da Schoeni art Gal-lery, na qual apresentou obras suas, entre artistas emergentes e consagrados da China e de Hong Kong, Hung sente que a exposição a uma certa variedade é muito positiva para a arte em Hong Kong. Segundo Hung, a harmonia que se gerou com a ex-posição da Schoeni art Gallery é muito salutar porque combate um determinado isolamento. ainda durante este mês de maio, a Schoeni art Gallery vai realizar a primeira retrospectiva do trabalho de Hung Keung, in-titulada “Transmigration: from Single to multiple Screens“, que decorrerá em paralelo com a sua exposição individual, na art Basel, em Hong Kong. a exposição contará com cinco dos mais aclamados vídeos de Hung Keung, realizados entre 1997 e 2007, agora re-editados para esta exposição.

Hung Keung tem apresen-tado comunicações em Hong Kong e no estrangeiro e é, neste momento, aluno de doutora-mento no Planetary Collegium na universidade das artes em Zurich, na Suíça. Hung fundou a innov + media lab (imhk) em 2005, organização que trabalha sobre os novos media, realizan-do investigação em design, em torno da filosofia e interacti-vidade Chinesa. Nos últimos anos, Hung tem participado em festivais e exposições em todo o mundo. O seu trabalho foi distinguido em países como Hong Kong, Reino unido, alemanha, Croácia e Grécia.

Page 17: Hoje  Macau 2 MAI 2013  #2842

quinta-feira 2.5.2013 www.hojemacau.com.mo 17cultura

Uma equipa de inves-tigadores descobriu e identificou a voz do inventor do telefone,

alexander Graham Bell, que nove anos depois de criar um dos mais revolucionários instrumentos da comunicação, fez outra experiên-cia, gravar a sua voz num disco de cera, a 15 de abril de 1885.

Graças a tecnologias ligadas à área do som e a um scanner 3D, os cientistas conseguiram ouvir a gravação feita num disco de cartolina coberto de cera, que mais tarde foi doado ao museu Smithsonian. O disco com a assinatura “Ouçam a minha voz, Alexander Graham Bell” foi ouvido pela primeira vez, 128 anos depois, no Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia.

De acordo com a equipa res-ponsável, esta é a única gravação da voz de Bell. O disco estava guardado há vários anos, à espera de uma tecnologia que permitisse ouvir o áudio sem danificar o material. Só foi possível “ler” e conservar o cilindro de cera graças à leitura digital do som,

“RODham”, um filme independente

sobre a juventude de hillary Clinton, será realizado por James Ponsoldt, autor de “The Spectacular Now”, uma longa-metragem que causou sensação na última

Português faz sucesso em concurso britânicoO português que deixou elementos do júri do programa britânico “The Voice” impressionados, na primeira audição, passou à fase seguinte do programa e foi disputado, na prova cega, pelos mentores Danny O’Donoghue, vocalista dos The Script, e Tom Jones. Os dois queriam Ricardo na sua equipa, mas o cantor acabou por escolher Danny O’Donoghue. Também Jessie J e Will.I.Am, dos Black Eyed Peas, ficaram admirados com a prestação de Ricardo, que, em 2005, emigrou para o Reino Unido para ser uma estrela de rock. O cantor participou em vários espectáculos de West End, incluindo o musical “We Will Rock You”, apesar de nunca ter tido formação musical. Em Portugal, Ricardo fazia trabalhos de dobragem de filmes de Hollywood. O concurso de vozes já adaptado pela RTP1, com o nome “A Voz de Portugal”, tem agora, na versão britânica, um concorrente português a disputar um sonho.

Telefone Passados 128 anos, ouviu-se a voz de Graham Bell

O homem que não parava de criar

Cinema Juventude de Hillary Clinton em filme independente

Com argumento de sul-coreano

e as partes danificadas. A equipa utilizou depois, um programa de computador que recria o movi-mento que a agulha faria ao passar por estes sulcos. Desta forma é criado o som que sai da gravação.

A descoberta faz parte de um conjunto de seis gravações - in-cluindo a que continha a voz de Bell - que os cientistas querem decifrar. a gravação pertence ao museu Nacional da história americana, que integra o Insti-tuto Smithsonian, na cidade de Washington.

alexander Graham Bell, nas-ceu a 3 de março de 1847 em Edimburgo, na Escócia e morreu a 2 de agosto de 1922, em Beinn Bhreagh, na Nova Escócia, no Canadá. Com 18 patentes em nome próprio e 12 partilhadas, o cientista é responsável pelo desenvolvimento do telégrafo e do fonógrafo, mas também esteve envolvido em desenvolvimentos nos veículos aéreos e em protóti-pos de hidroaviões.

Em 1875, na corrida com outros inventores pela invenção do telefone, Bell conseguiu ser o primeiro a registar a patente. O cientista foi ainda autor de uma máscara para ajudar as pessoas a respirar, um audiómetro para detectar problemas de audição e um aparelho para detectar iceber-gues, entre outras investigações e experiências que desenvolveu durante a sua vida.

feita a partir de pequenas ranhu-ras gravadas no disco de cera.

a gravação com quatro minu-tos e 52 segundos começa com uma contagem de números, com o sotaque escocês do inventor. “Identificar a voz de Alexander Graham Bell - o homem que trouxe a voz de todas as outras pessoas [pelo telefone] - é um grande mo-mento no estudo da História”, disse John Gray, director do museu.

O disco tem uma base de cartão com uma película de cera por cima, onde o som era grava-do. apesar de estar degradado e apresentar várias fracturas na cera, produzidas com o tempo, o áudio foi resgatado através de uma tecnologia óptica criada pelo Laboratório de Berkeley, em 2002, com a participação do museu americano e da Biblioteca do Congresso.

O processo envolveu criar um mapa digital com grande resolução no disco de cera, onde estão todos os sulcos existentes que foram gravados por Bell e a partir dos quais se reproduzia o som da sua voz. O mapa foi posteriormente tratado para retirar os sinais de uso

edição do festival de Sun-dance, nos Estados Unidos da américa.

Segundo o site es-pecializado TheWrap, o filme contará com ar-gumento do sul-coreano Young Il Kim e girará

em torno do escândalo de Watergate, na década de 1970, altura em que a jovem advogada hillary Rodham fazia parte da comissão encarregada do julgamento político do Presidente Richard Nixon.

a história centra-se no dilema da jovem hillary, que teve de escolher entre um caminho que poderia levá-la à Casa Branca e os seus sentimentos por Bill Clinton, que era, então, um ex-namorado que

dava aulas de Direito no Estado norte-americano do arkansas.

O filme será produzido por Wyck Godfrey e mar-ty Bowen, através da Tem-ple hill Entertainment, e, segundo a publicação, o plano é fechar contrato com uma actriz que en-carne a ex-secretária de Estado norte-americana e ex-senadora por Nova Iorque antes de procurar acordos de distribuição com os estúdios de cinema norte-americanos.

Em declarações ao portal Politico, o argu-mentista Kim revelou que a história trata da “viagem de uma mulher que estava indecisa entre os seus desejos pessoais e a sua ambição política”, sobretudo devido ao facto de Bill Clinton não querer abandonar o arkansas e de ela não querer deixar Washington.

Page 18: Hoje  Macau 2 MAI 2013  #2842

pub

quinta-feira 2.5.2013www.hojemacau.com.mo18 cultura

Anúncio AnúncioHM- 2-5-13 (1ªvez)Execução ordinária n.º cV1-12-0030-cEo 1º Juízo cível

EXEQUEnTE: MELCO CROWN JOGOS (MACAU), S.A., com sede na Avª Dr. Mário Soares, nº 25, Edf. Montepio, 1º andar Comp. 13, Macau.EXEcUTADo: 甘金平 GAN JINPING, titular do Salvo-Conduto de deslocação de Hong Kong para Macau, ausente em parte incerta, com última residência 中國湖北省浮山辦事處.--------------------------------------------

***** A Drª. AnA cARLA G.F. DE SEiXAS MEiRELES, Mmª Juíz de Direito do 1º. Juízo Cível do Tribunal Judicial de Base da R.A.E.M.------------- FAZ SABER que, pelo Tribunal, Juízo e processo acima referidos, correm ÉDiToS DE TRinTA (30) DiAS, a contar da data da segunda e última publicação dos respectivos anúncios, citando, o executado, acima identificado, para no prazo de VinTE (20) DiAS, decorridos que sejam os dos éditos, pagar ao exequente a quantia de MoP$8.806.829,85 (oito milhões, oitocentas e seis mil, oitocentas e vinte nove patacas e oitenta e cinco avos), e de mais acréscimos legais, ou no mesmo prazo, deduzir oposição por embargos ou nomear bens à penhora, sob pena de não o fazer ser devolvido ao exequente o direito de nomeação de bens à penhora – artºs 199 nº.1 al. b), .695º. 696º. e 720º C.P.C.M., seguindo o processo os ulteriores termos até final à sua revelia, nos termos dos artº. 49º. Nº.1 do C.P.C.M., com a advertência de que é obrigatória a constituição de advogado, artº. 74º. do citado diploma, caso seja opostos embargos ou tenha lugar a qualquer outro procedimento que siga os termos do processo declarativo.---------------- Tudo conforme melhor consta do duplicado da petição inicial que neste 1º Juízo Cível se encontra à sua disposição e que poderá ser levantado nesta Secretaria Judicial nas horas normais de expediente.------------

AcordAr com uma chamada do Shrek ou tomar o pequeno--almoço com Alex,

o leão, são experiências que a operadora de jogo Sands china vai oferecer aos clientes dos seus hotéis em Macau a partir de Julho.

A operadora de jogo as-sinou um acordo com o estúdio norte-ameri-cano dreamWorks Animation SKG Inc. para que per-sonagens dos seus filmes de animação pas-sem a “viver” nos empreendi-mentos turísticos que a Sands detém na zona de casinos do cotai, em Macau, equivalente à “Strip” de Las Vegas, nos Estados Unidos, anunciaram hoje as duas empresas na região Administrativa Especial chinesa. “A partir de Julho, as famílias que

A segunda edição do “Sound & Image chal-

lenge Worldwide” arrancou, dia 30 de Abril, no centro de Indústrias criativas de Macau com as inscrições dos concorrentes, que se prolongam até 30 de Junho.

Em declarações aos jor-nalistas, o presidente do Ins-tituto de Estudos Europeus de Macau, José Luís Sales Marques, salientou que mais uma vez o concurso t

em como objectivo “criar uma plataforma, uma oportu-nidade para os criativos que trabalham no vídeo e no som poderem apresentar os seus trabalhos num ambiente de concorrência internacional”. “o que importa em termos de promoção das indústrias culturais de Macau não é fecharmo-nos numa casca, mas sim sermos capazes através da formação e de fazer, através da produção de trabalhos para um público

exigente, sermos cada vez mais capazes de competir, primeiro a nível local e de-pois, porque não, na Grande china e no mundo”, disse Sales Marques.

o tema dos trabalhos é livre, mas deve inserir-se no âmbito proposto de cam-panha publicitária, aviso de utilidade pública ou anúncio, explicou.

os trabalhos a concurso, que podem ser apresentados em qualquer língua, mas terão de estar legendados em inglês, podem ser apresenta-dos entre 30 de Junho e 4 de outubro, sendo o resultado do concurso conhecido no final de Novembro.

os vencedores irão rece-ber prémios pecuniários atri-buídos, por exemplo, pelo Banco Nacional Ultramarino ou Fundação oriente e pela Melco crown, o primeiro operador de jogo em casino a associar-se ao evento. - Lusa

Animação Personagens dos filmes da DreamWorks chegam no verão

Shrek e companhia em Macau

Criatividade Segunda edição do “Sound & Image

Challenge Worldwide”

criar com vídeo e som

visitarem os nossos ‘resorts’ vão deparar-se cara a cara e vão poder interagir com algumas das perso-nagens animadas mais famosas do mundo de filmes da DreamWorks, como ‘Madagáscar’, ‘Shrek’, ‘Panda Kung Fu’ e ‘como Treinar

o seu dragão’”, disse o presidente e director executivo da Sands china, Edward Tracy, em conferência de imprensa.

Tracy salientou que o objectivo da empresa é “ajudar a diversifi-car a oferta turística de Macau”

e manifestou a confiança de que a “Experiência dreamWorks nos ‘resorts’ da cotai Strip vai mudar o panorama da oferta de Macau destinada às famílias”.

A directora dos Serviços de Turismo de Macau, Helena de

Senna Fernandes, afirmou na mesma ocasião que a par-

ceria entre a Sands e a dreamWorks “é

mais um passo no sentido de transformar Macau num centro mun-dial de turis-

mo e lazer”.Esta é a pri-

meira parceria que os estúdios

dreamWorks es-tabeleceram na Ásia

para projectos que não estão directamente relaciona-

dos com a produção cinematográfi-ca. “É a primeira vez que estamos a entrar neste mercado e o objectivo

é uma parceria a longo prazo com a Sands china a pensar nas famílias e transformar Macau na casa, longe de casa, das nossas personagens”, disse o representante do estúdio de animação norte-americano, Yoshi Marumaya.

Marumaya sublinhou que a “dreamWorks é uma marca domi-nante na Ásia e que prova disso é o facto de o ‘Panda Kung Fu’ ter sido o filme animado com mais sucesso de sempre na china”.

A “Experiência dreamWorks nos ‘resorts’ da cotai Strip” passará por pacotes temáticos de estadia e eventos nos hotéis dos empreendimentos Sands cotai central e The Venetian, paradas, jantares com as personagens ani-madas, criação de áreas especiais para as famílias cumprimentarem e fotografarem as mesmas e orga-nização de festas de aniversário com as “estrelas” dos filmes daquele estúdio.

No último trimestre do ano, a Sands planeia estender a parceria com a dreamWorks a espectáculos 3d de som e imagem e à organi-zação do espectáculo no gelo “Ice World” com as personagens dos filmes de animação.

A Sands e a dreamWorks recu-saram-se a adiantar o investimento que implica a sua parceria. - Lusa

HM- 2-5-13 (1ªvez)Execução ordinária n.º cV1-12-0030-cEo 1º Juízo cível

Exequente: MELCO CROWN JOGOS (MACAU), S.A., com sede na Avª Dr. Mário Soares, nº 25, Edf. Montepio, 1º andar Comp. 13, Macau.Executada: WonG PUi FonG, (黃佩芳), titular do BIRM nº 1272759(0), residente na Rua do Canal Novo, nº 120, Hoi Pan Garden, Bloco 9, 14º andar G e H, Macau.

***** A Mmª Juíz do 1º. Juízo Cível do Tribunal Judicial de Base da R.A.E.M.- Faz-se saber que, nos autos acima indicados, são citados os credores desconhecidos da executada, para, no prazo de QUinZE DiAS, que começa a correr depois de finda a dilação de VINTE DiAS, contada da data da segunda e última publicação do anúncio, reclamarem o pagamento dos seus créditos pelo produto do bem penhorado sobre que tenham garantia real, e que são os seguintes:

BEM PEnHoRADo “Fracção autónoma designa por “B17”,(correspondente ao 17º. andar “B”, para habitação, do prédio urbano sito em Macau, na Rua de Évora nºs. 435 a 475 e Avenida Dr. Sun Yat Sen (Taipa) n.º 191-227, inscrito na matriz predial urbana sob o artº. nº. 40822, descrito na Conservatória do Registo Predial de Macau, sob o nº. 22803, a fls. 120, do livro B110K.-------------------------------------------------------

Macau, 22 de Abril de 2013.

Page 19: Hoje  Macau 2 MAI 2013  #2842

pub

quinta-feira 2.5.2013 www.hojemacau.com.mo 19desporto

Sérgio [email protected]

O Circuito da Guia é conhecido mundial-mente tanto pela sua exigência, como pela

forte marca que deixa em todos os pilotos que visitam o territó-rio para o emblemático evento do mês de Novembro. Na sua coluna mensal na BBC Sport, Lewis Hamilton deixou rasgados elogios ao circuito citadino da RAEM, considerando-o um dos seus predilectos e muito mais exigentes que o Mónaco, a mais carismática pista do calendário do Campeonato do Mundo FIA de Fórmula 1.

Em resposta a questões levan-tadas por um fã, o piloto inglês de Fórmula 1 reconheceu que “adora Nurburgring Nordschleife” e que

ALANA Blanchard, uma das musas do

surf feminino, consta na lista das mais belas do desporto. A surfista, que coleccionou vários títulos na modalidade, foi eleita a atleta mais sexy do Mundo pela revista de saúde e fitness Men’s Health em 2011. Uma eleição que gerou alguma polémica, dada a concorrência, mas que é justificada não só pelos atributos físicos, como pelos resultados alcançados.

Alana Blanchard, loira, de olhos azuis, nasceu à beira da praia Kauai, havaiana de nascença, ar-ranca suspiros dentro e fora de água. Aos 23 anos ainda

Deco acusa positivo em controlo anti-dopingDeco foi apanhado num controlo anti-doping, realizado no passado dia 30 de Março, no final do jogo entre Fluminense e Boavista. De acordo com o site Lancenet, o jogador, actualmente com 35 anos, acusou as substâncias Hidroclorotiazida (diurético) e Carboxitamoxifeno (metabólico), alegadamente presentes em vitaminas que tomou. Por isso, Deco já estará a analisar a possibilidade de processar a empresa que comercializa as referidas vitaminas. A mesma fonte explica ainda que tanto o jogador como o Fluminense já foram notificados do controlo positivo, por isso o jogador não acompanhou a equipa que viajou para o Equador para defrontar o Emelec, em partida da Taça dos Libertadores.

Vasco da Gamaem contactos por AimarO Vasco da Gama, clube que milita no principal campeonato brasileiro, está interessado no concurso de Pablo Aimar. Segundo noticia o ´Globoesporte`, responsáveis do emblema do Rio de Janeiro já iniciaram contactos com o jogador e o seu representante, a fim de apresentar a proposta com a qual pretendem convencer el mago a rumar ao Brasil. Dois nomes ligados ao passado do Benfica, Ricardo Gomes e Paulo Autuori, respectivamente director técnico e treinador do clube cruzmaltino, deram o seu aval à contratação do argentino, de 33 anos, cujo vínculo aos encarnados expira no próximo mês de Junho. De acordo com a mesma fonte, a marca que fornece o material desportivo ao Vasco da Gama ajudaria a suportar a folha salarial de Pablo Aimar, incomportável para os depauperados “cofres” do clube brasileiro. Em São Januário, porém, o segredo parece ser a alma do negócio. Confrontado com o interesse no jogador das águias, René Simões, director executivo do Vasco da Gama, não abriu o jogo. “Prefiro não falar sobre isso. No início do ano perdemos jogadores porque tiveram os nomes divulgados antes da hora”, alegou.

F1 Piloto inglês prefere Circuito da Guia ao Mónaco

Macau no coração de Hamilton

Surf Eleita a atleta mais sexy do Mundo

Eis Alana Blanchardsido escolhida para a refe-rida edição.

Em 2007 ganhou cinco etapas do circuito mundial e actualmente, além de participar em algumas provas, aproveita o tempo para colaborar no design de biquínis para uma marca internacional. À margem da competição, a história de Alana já se transformou num filme de Hollywood. Um episódio com Bethany Hamilton, amiga que sem-pre seguiu a mesma rotina, de superação. Foi Alana que ajudou a amiga num terrível ataque de tubarão em 2003. A história foi tão dramática que foi reprodu-zida em filme, em 2011, chamado Soul Surfer.

é vista como uma promessa da modalidade, algumas vezes apelidada de deusa do mar moderna. Um nome que ganhou maior expres-são quando foi escolhida para ser a modelo principal de biquínis da Rip Curl. As muitas produções fo-tográficas ganharam agora uma maior visibilidade, após um ensaio ousado, e muito sensual, para a Swinsuit de 2013, edição da revista Sports Ilustrated, a segunda vez na história em que uma surfista havia

gostaria “de conduzir um Fórmula 1” no circuito misto alemão. Mas o actual piloto da Mercedes na Fór-mula 1 não se ficou por ai, também revelou que tem outra paixão, o Circuito da Guia. “Macau é o cir-cuito citadino mais espectacular do mundo. Para mim, bate o Mónaco, e eu adoro o Mónaco. É o dobro do comprimento do Mónaco e é um desafio enorme para manter a

concentração durante uma volta tão longa”, disse Hamilton.

O britânico visitou pela pri-meira vez a RAEM no ano do Jubileu do Grande Prémio para tomar parte da Taça Interconti-nental FIA de Fórmula 3. Ainda sem grande experiência na dis-ciplina, mas já com o forte apoio da Mercedes-Benz, Hamilton, na época com 18 anos, conseguiu ser

quinto classificado na primeira corrida, tendo abandonado na segunda manga.

Em 2004, já inserido na super--equipa ASM e fazendo jus ao seu estatuto de favorito, o então piloto protegido da McLaren venceu a corrida de qualificação de sábado. Contudo, na corrida principal de domingo, o inglês desentendeu-se com o seu actual companheiro de equipa na Fórmula 1, Niko Rosberg, na travagem para a curva do Hotel Lisboa, tendo ambos hipotecado qualquer hipótese de vencer na prova. Hamilton ainda continuou a sua carreira na Fórmula 3 no ano seguinte, vencendo o “Masters de Zandvoort” e sagrando-se campeão da F3 Euro Series, mas por decisão da sua equipa de gestão, e contra todas as expectativas, no final do ano não participou no Grande Prémio de Macau.

AVISOCONCURSO PÚBLICO N.º 9/P/2013

Faz-se público que, por despacho do Ex.mo Senhor Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, de 12 de Abril de 2013, se encontra aberto o Concurso Público para “Fornecimento e Instalação de Três Camas Para Exame Ginecológico aos Serviços de Saúde”, cujo Programa do Concurso e o Caderno de Encargos se encontram à disposição dos interessados desde do dia 2 de Maio de 2013, todos os dias úteis, das 9,00 às 13,00 horas e das 14,30 às 17,30 horas na Divisão de Aprovisionamento e Economato destes Serviços, sita na Rua Nova à Guia, n.º 335, Edifício da Administração dos Serviços de Saúde, 1.º andar, onde serão prestados esclarecimentos relativos ao concurso, estando os interessados sujeitos ao pagamento de $29,00 (vinte e nove patacas), a título de custo das respectivas fotocópias ou ainda mediante a transferência gratuita de ficheiros pela internet no website dos S.S. (www.ssm.gov.mo). As propostas serão entregues na Secção de Expediente Geral destes Serviços, situada no r/c do Centro Hospitalar Conde de São Januário e o respectivo prazo de entrega termina às 17,45 horas do dia 29 de Maio de 2013. O acto público deste concurso terá lugar no dia 30 de Maio de 2013, pelas 10,00 horas, na sala do “Museu” situada junto ao C.H.C.S.J. A admissão a concurso depende da prestação de uma caução provisória no valor de $16 800,00 (dezasseis mil e oitocentas patacas) a favor dos Serviços de Saúde, mediante depósito, em numerário ou em cheque, na Secção de Tesouraria destes Serviços ou através da Garantia Bancária/Seguro-Caução de valor equivalente. Serviços de Saúde aos 23 de Abril de 2013

O Director dos Serviços,Lei Chin Ion

AVISOCONCURSO PÚBLICO N.º 11/P/2013

Faz-se público que, por despacho do Ex.mo Senhor Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, de 15 de Abril de 2013, se encontra aberto o Concurso Público para “Fornecimento e Instalação de Três Mesas de Operações aos Serviços de Saúde”, cujo Programa do Concurso e o Caderno de Encargos se encontram à disposição dos interessados desde do dia 2 de Maio de 2013, todos os dias úteis, das 9,00 às 13,00 horas e das 14,30 às 17,30 horas na Divisão de Aprovisionamento e Economato destes Serviços, sita na Rua Nova à Guia, n.º 335, Edifício da Administração dos Serviços de Saúde, 1.º andar, onde serão prestados esclarecimentos relativos ao concurso, estando os interessados sujeitos ao pagamento de $30,00 (trinta patacas), a título de custo das respectivas fotocópias ou ainda mediante a transferência gratuita de ficheiros pela internet no website dos S.S. (www.ssm.gov.mo). As propostas serão entregues na Secção de Expediente Geral destes Serviços, situada no r/c do Centro Hospitalar Conde de São Januário e o respectivo prazo de entrega termina às 17,45 horas do dia 30 de Maio de 2013. O acto público deste concurso terá lugar no dia 31 de Maio de 2013, pelas 10,00 horas, na sala do “Museu” situada junto ao C.H.C.S.J. A admissão a concurso depende da prestação de uma caução provisória no valor de $37 800,00 (trinta e sete mil e oitocentas patacas) a favor dos Serviços de Saúde, mediante depósito, em numerário ou em cheque, na Secção de Tesouraria destes Serviços ou através da Garantia Bancária/Seguro-Caução de valor equivalente. Serviços de Saúde aos 24 de Abril de 2013

O Director dos Serviços,Lei Chin Ion

Page 20: Hoje  Macau 2 MAI 2013  #2842

pub

pub

20 desporto quinta-feira 2.5.2013www.hojemacau.com.mo

Marco [email protected]

Depois de muita especulação, está fi-nalmente assente. o regresso de Manny

pacquiao aos ringues terá como palco a Região Administrativa especial de Macau e deverá ocorrer no início de Novembro, em dia ainda a acertar.

o fenómeno filipino, de 34 anos, deverá enfrentar ou o texano Brandon Ríos ou o norte-americano de origem me-xicana Mike Alvarado. Manny pacquiao tentou desde o início do ano garantir um novo frente--a-frente com Juan Manuel Mar-quez, pugilista mexicano com quem perdeu o último combate que disputou, mas o arqui-rival já fez saber por várias ocasiões que não considera necessário um quinto duelo entre ambos.

A oito de Dezembro, pacquiao e Marquez protagonizaram um

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) rejeitou nesta terça-feira a proposta da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), responsável pela primeira e pela segunda divisões, de ampliar de 16 para 18 o número de equipas na I Liga a partir da próxima temporada para incluir o Boavista. A opção apoiada pela LPFP visava acatar a sentença que obriga a recolocação do tradicional Boavista. A Justiça considerou injusta uma punição recebida pelo clube em 2008, quando foi despromovido. A direcção da FPF, no entanto, votou maioritariamente contra a ampliação por considerar que a medida obrigaria a realização de mudanças no regulamento com a competição ainda em andamento, sobretudo nas regras de promoção e despromoção. “Resulta das deliberações da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, a alteração, com efeitos na temporada que ainda decorre, das normas regulamentares que regem as subidas e descidas de divisão, as quais

foram devidamente fixadas no início da temporada 2012/2013”, destacou a federação. A ideia da LPFP era criar duas vagas na primeira divisão, uma delas destinada ao Boavista. A outra seria definida numa liguilha entre os dois últimos colocados na I Liga, além do terceiro e o quarto colocados da II Liga. A FPF, no entanto, garantiu que cumprirá a decisão judicial envolvendo o Boavista, mas poderia atrasar a volta por um ano, deixando-a para a temporada 2014/2015. Os dirigentes do clube com sede no Porto consideraram positiva a decisão da FPF por ser a primeira vez que a entidade reconhece o seu direito de retornar I Liga. A agremiação, contudo, recusou-se a falar, por enquanto, sobre a maneira e o momento do retorno. Campeão português em 2001, o Boavista foi punido com o despromoção automática em 2008 pelo Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol devido a um caso de coação a árbitros por parte dos seus dirigentes.

Boxe Filipino deve defrontar Mike Alvarado ou Brandon Ríos

Pacquiao em NovembroIngleses dão Mourinho como certo no ChelseaA imprensa britânica desta quarta-feira aproveitou as declarações de Mourinho no final do jogo de terça-feira, frente ao Borussia Dortmund, e dá como certa a transferência do técnico português para o Chelsea. “Quero estar onde adoro estar, onde as pessoas me adoram”, foi a frase que José Mourinho soltou depois de ser eliminado da Liga dos Campeões pelo Borussia Dortmund. A sua continuidade no Real Madrid parece estar cada vez mais longe da realidade, com o jornal “The Times” a destacar na manchete que “José Mourinho afirma estar pronto para retomar a sua história de amor com o Chelsea”. Mas este não é o único diário a falar na saída de Mourinho do clube merengue e a colocá-lo também na trajectória do Paris Saint-Germain. O “The Guardian” garante que têm existido “conversações” com o clube francês, mas deixa também claro que as negociações com o Chelsea, de Roman Abrahamovic, estão mais “cimentadas”. Este jornal fala ainda na má relação de Mourinho com alguns jogadores do Real Madrid e no facto de o presidente do clube ter pedido mais títulos ao técnico português. Para o “The Sun”, as declarações do Special One no final da partida “põem em alerta mais do que um clube da Premier League” e coloca o Manchester City na rota do treinador. Já o “Daily Mirror” tem declarações de Ivanovic, que garante que os jogadores do Chelsea “estão ansiosos” pelo regresso de José Mourinho. O futuro de José Mourinho é uma incógnita, mas a verdade é que se quer estar onde as pessoas o adoram, a Inglaterra é mesmo o destino mais provável.

FPF rejeita proposta de aumento do número de equipas na I Liga

dos mais intensos combates dos últimos anos, numa peleja que terminou com o triunfo por no-caute do mexicano nos primeiros segundos do sexto round. Juan Manuel Marquez alega que o combate de Dezembro se reve-lou mais do que suficiente para determinar qual dos dois é mais competitivo e para provar que Manny pacquiao está na fase descendente da carreira.

As verdadeiras razões pelas quais o pugilista mexicano terá inviabilizado um quinto frente-a-frente com pacquiao prender-se-ão com questões de

foro monetário. em declarações à imprensa mexicana, Marquez garantiu que não protagonizaria um quinto combate com o ad-versário filipino por menos de 20 milhões de dólares, um valor mais de três vezes superior aos seis milhões que encaixou com o combate de Dezembro. Apesar de ter perdido o duelo, Manny pacquiao arrecadou cerca de 25 milhões de dólares, quatro vezes mais que o adversário.

As probabilidades de um quinto combate entre pacquiao e Marquez ruíram por completo no último fim-de-semana, depois do director executivo da Top Rank, Bob Arum, ter anunciado que o mexicano vai tentar roubar o título de campeão do mundo de pesos semi-médios ao norte--americano Timothy Bradley em meados de setembro, num combate agendado para o Las Vegas Thomas and Mack Center.

No mesmo dia Arum – que promoveu no início do mês de

Abril, no território, o combate de estreia de Zou shiming como pugilista profissional – manifestou-se convicto que Manny pacquiao e Juan Manuel Marquez ainda se vão encontrar novamente no ringue antes do mexicano, de 40 anos, pendurar as luvas. o promotor norte--americano diz mesmo que um quinto combate entre ambos os atletas poderá ocorrer no primeiro trimestre do próximo ano, mas para tal os lutadores terão que somar por vitórias os duelos que têm pela frente e mostrar que ainda valem o seu peso em ouro. se Timothy Bradley conseguir defender o título em setembro frente a Juan Manuel Marquez, a Top Rank poderá tentar promover um frente-a-frente inédito entre pacquiao e o norte-americano, para que o colosso filipino possa tentar recuperar um título que já lhe pertenceu durante quase dois anos.

AVISOCONCURSO PÚBLICO N.º 10/P/2013

Faz-se público que, por despacho do Ex.mo Senhor Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, de 15 de Abril de 2013, se encontra aberto o Concurso Público para “Fornecimento e Instalação de Arquivos Deslizantes Manualmente ao Centro Hospitalar Conde de São Januário”, cujo Programa do Concurso e o Caderno de Encargos se encontram à disposição dos interessados desde do dia 2 de Maio de 2013, todos os dias úteis, das 9,00 às 13,00 horas e das 14,30 às 17,30 horas na Divisão de Aprovisionamento e Economato destes Serviços, sita na Rua Nova à Guia, n.º 335, Edifício da Administração dos Serviços de Saúde, 1.º andar, onde serão prestados esclarecimentos relativos ao concurso, estando os interessados sujeitos ao pagamento de $27,00 (vinte e sete patacas), a título de custo das respectivas fotocópias ou ainda mediante a transferência gratuita de ficheiros pela internet no website dos S.S. (www.ssm.gov.mo). Os concorrentes deverão comparecer na Rua dos Pescadores n.ºs 116-190, Edifício Industrial “Veng Hou”, Macau, no dia 7 de Maio de 2013 às 11,00 horas para visita às instalações a remodelar a que se destina o objecto deste concurso. As propostas serão entregues na Secção de Expediente Geral destes Serviços, situada no r/c do Centro Hospitalar Conde de São Januário e o respectivo prazo de entrega termina às 17,45 horas do dia 29 de Maio de 2013. O acto público deste concurso terá lugar no dia 30 de Maio de 2013, pelas 15,00 horas, na sala do “Museu” situada junto ao C.H.C.S.J. A admissão a concurso depende da prestação de uma caução provisória no valor de $52 000,00 (cinquenta e duas mil patacas) a favor dos Serviços de Saúde, mediante depósito, em numerário ou em cheque, na Secção de Tesouraria destes Serviços ou através da Garantia Bancária/Seguro-Caução de valor equivalente. Serviços de Saúde aos 24 de Abril de 2013

O Director dos Serviços,Lei Chin Ion

AVISOCONCURSO PÚBLICO N.º 12/P/2013

Faz-se público que, por despacho do Ex.mo Senhor Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, de 15 de Abril de 2013, se encontra aberto o Concurso Público para “Fornecimento e Instalação de Um Equipamento de Radiografia aos Serviços de Saúde”, cujo Programa do Concurso e o Caderno de Encargos se encontram à disposição dos interessados desde do dia 2 de Maio de 2013, todos os dias úteis, das 9,00 às 13,00 horas e das 14,30 às 17,30 horas na Divisão de Aprovisionamento e Economato destes Serviços, sita na Rua Nova à Guia, n.º 335, Edifício da Administração dos Serviços de Saúde, 1.º andar, onde serão prestados esclarecimentos relativos ao concurso, estando os interessados sujeitos ao pagamento de $3100 (trinta e uma patacas), a título de custo das respectivas fotocópias ou ainda mediante a transferência gratuita de ficheiros pela internet no website dos S.S. (www.ssm.gov.mo). As propostas serão entregues na Secção de Expediente Geral destes Serviços, situada no r/c do Centro Hospitalar Conde de São Januário e o respectivo prazo de entrega termina às 17,45 horas do dia 30 de Maio de 2013. O acto público deste concurso terá lugar no dia 31 de Maio de 2013, pelas 15,00 horas, na sala do “Museu” situada junto ao C.H.C.S.J. A admissão a concurso depende da prestação de uma caução provisória no valor de $110 000,00 (cento e dez mil patacas) a favor dos Serviços de Saúde, mediante depósito, em numerário ou em cheque, na Secção de Tesouraria destes Serviços ou através da Garantia Bancária/Seguro-Caução de valor equivalente. Serviços de Saúde aos 24 de Abril de 2013

O Director dos Serviços,Lei Chin Ion

AVISOCONCURSO PÚBLICO N.º 13/P/2013

Faz-se público que, por despacho do Ex.mo Senhor Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, de 18 de Abril de 2013, se encontra aberto o Concurso Público para “Fornecimento de Vacina Contra a Gripe Sazonal aos Serviços de Saúde”, cujo Programa do Concurso e o Caderno de Encargos se encontram à disposição dos interessados desde do dia 2 de Maio de 2013, todos os dias úteis, das 9,00 às 13,00 horas e das 14,30 às 17,30 horas na Divisão de Aprovisionamento e Economato destes Serviços, sita na Rua Nova à Guia, n.º 335, Edifício da Administração dos Serviços de Saúde, 1.º andar, onde serão prestados esclarecimentos relativos ao concurso, estando os interessados sujeitos ao pagamento de $40,00 (quarenta patacas), a título de custo das respectivas fotocópias ou ainda mediante a transferência gratuita de ficheiros pela internet no website dos S.S. (www.ssm.gov.mo). As propostas serão entregues na Secção de Expediente Geral destes Serviços, situada no r/c do Centro Hospitalar Conde de São Januário e o respectivo prazo de entrega termina às 17,45 horas do dia 22 de Maio de 2013. O acto público deste concurso terá lugar no dia 23 de Maio de 2013, pelas 10,00 horas, na sala do “Auditório” situada junto ao C.H.C.S.J. A admissão a concurso depende da prestação de uma caução provisória no valor de $34 600,00 (trinta e quatro mil e seiscentas patacas) a favor dos Serviços de Saúde, mediante depósito, em numerário ou em cheque, na Secção de Tesouraria destes Serviços ou através da Garantia Bancária/Seguro-Caução de valor equivalente. Serviços de Saúde aos 24 de Abril de 2013

O Director dos Serviços,Lei Chin Ion

Page 21: Hoje  Macau 2 MAI 2013  #2842

21quinta-feira 2.5.2013 www.hojemacau.com.mo futilidades

Sudoku [ ] Cruzadas

[ ] Cinema Cineteatro | PUB

Aqui há gato

[Tele]visão

Pu Yi

Sem olhAr PArA oS ouTroSmacau e o seu Governo liderado pelas suas gentes têm coisas engraçadas. uma delas é, por exemplo, o facto de se olhar para as “regiões vizinhas” em quase todas – perdoem-me, em todas – as leis que se fazem por cá, mas nunca, nunca nas em que, talvez, se devesse seguir o exemplo. mas isto para mim, claro, que sou gato. A protecção à imagem dos detidos, a protecção dos animais, a violência domestica, a lei do erro médico e tantas outras que me lembro estão num impasse há anos. ou nem existem e não têm calendário para existir. No caso da protecção dos animais seria tão fácil olhar para o quintal dos outros, onde a relva é mais verde. Já nos foi dito que macau está atrás da China no que a este assunto diz respeito. Da China continental, que normalmente é tão mal vista nestas coisas. macau não olha para Taiwan, não olha para Singapura ou não olha para hong Kong. macau não olha para Portugal, que tantas vezes ainda se mantém na base para alguma da legislação do território. Não, no que toca a imagem de protecção dos detidos, na protecção aos animais ou noutra qualquer, macau não olha para o vizinho, nem “tem em conta as regiões vizinhas”, lema tão utilizado na Assembleia legislativa. Não, por aqui, parece que há uma vontade de ser preguiçoso, de não se querer evoluir, modernizar, dar o exemplo. os deputados dizem que não há tempo, o Governo diz que não há tempo, que esta tudo muito ocupado e as leis que justificam coisas básicas de uma sociedade civilizada não saem cá para fora. Porque não há tempo de olhar para os outros.

TDM13:00 TDM News - Repetição13:30 Telejornal + 360º (Diferido)14:40 RTPi DIRECTO19:00 Montra do Lilau (Repetição)19:30 Vingança20:30 Telejornal21:00 TDM Talk Show21:30 Castle Sr.422:10 Escrito nas Estrelas23:00 TDM News23:30 Liga dos Campeões: Barcelona – Bayern Munchen (Repetição)01:00 Telejornal (Repetição)01:30 RTPi Directo03:05 Liga Europa: Benfica – Fenerbahce (Directo)05:00 RTPi Directo

INFORMAÇÃO TDM

RTPi 8214:00 Telejornal Madeira14:35 Poplusa15:30 Grandes Quadros Portugueses 16:00 Bom Dia Portugal17:05 AntiCrise17:25 Portugal Aqui Tão Perto18:20 O Teu Olhar (Telenovela)19:00 As Linhas de Torres20:00 Jornal da Tarde 21:15 O Preço Certo22:00 Em Reportagem (Madeira)22:35 Surf Total22:55 Portugal no Coração

30 - FOX Sports13:00 Chang World of Football 2012/13 13:30 Asean Basketball League 2013 Indonesia Warriors vs. Westports Malaysia Dragons15:30 MLB Regular Season 2013 Houston Astros vs. New York Yankees18:30 (Delay) Baseball Tonight International 2013 19:30 (LIVE) FOX SPORTS Central20:00 ABL Crossover 201320:30 Total Rugby21:00 Copa Lagos 2012 Nigeria vs. Portugal

22:00 FOX SPORTS Central22:30 Thursday Fight Night With UFC

31 - STAR Sports13:00 Mobil 1 The Grid 201313:30 (LIVE) Volvo China Open Day 117:30 FIM Mx1 & Mx2 World Championship 2013 - Highlights Grand Prix of Bulgaria 18:00 AFC Cup20:00 South African Women’s Open H/ls 2013 Highlights21:00 2 Wheels21:30 (LIVE) Score Tonight 201322:00 SBK Superbike World Championship 2013 - Highlights22:30 2 Wheels23:00 (Delay) Volvo China Open Day 1 Highlights

40 - FOX Movies12:30 Bruce Almighty14:15 Perfect Stranger16:05 Kung Fu Hustle (Mand)17:45 Men In Black II19:15 Limitless

21:00 The Hunger Games23:25 Dylan Dog: Dead Of Night

SoluçõeS do problema

HORIZONTAIS: 1-FIXAM. LETRA. 2-ARI. EMA. VAL. 3-TAXIDERMICO. 4-AR. SILVA. HE. 5-LABOR. ACTAS. 6-ALA. LAI. 7-MERA. A. BAGO. 8-AP. REZAR. ES. 9-POSAM. MAGAS. 10-ACA. AIA. IDO. 11-SAIAS. LEMAS.VERTICAIS: 1-FATAL. MAPAS. 2-IRARA. EPOCA. 3-XIX. BAR. SAI. 4-A. ISOLARA. A. 5-MEDIRA. EMAS. 6-MEL. AZ. I 7-LARVAL. AMAL. 8-E. MACABRA. E. 9-TVI. TIA. GIM. 10-RACHA. GEADA. 11-ALOES. OSSOS.

REGRAS |Insira algarismos nos quadrados de forma a que cada linha, coluna e caixa de 3X3 contenha os dígitos de 1 a 9 sem repetição

SOLUÇÃO DO PROBLEMADO DIA ANTERIOR

HORIZONTAIS: 1-Guardam bem na memória. Cada um dos caracteres do abecedário. 2-Nome do homem. Nome de mulher.O. m. q. vale. 3-Relativo à taxidermia. 4-Semelhança. Apelido. Hélio (s.q.). 5-Trabalho. Registos, escrituras. 6-Deus dos Maometanos. Pequeno poema cantado pelos jograis na idade Média. 7-Sem mistura, pura. Cada um dos frutos que formam o cacho. 8-Aprovado (abrev.). Orar. Existes. 9-Servem de modelo. Feiticeiras. 10-Cheiro desagradável (Bras.). Preceptora. Visitado. 11-Vestuário de meulher. (pl.). Argumentos, temas.

VERTICAIS: 1-Desastroso. Cartas celestes. 2-Causara ira a. Espaço de tempo. 3-19 (rom.). Balção onde se servem bebidas. Desocupa, afasta-se. 4-Tornara incomunicável ou solitário. 5-Avaliara a medida. Espécie de avestruz (pl.). 6-Substância preparada pelas abelhas. Esquadrão. 7-Relativo a fantasma (Poét.). Condutor de palanquim na India. 8-Fúnebre. 9-Televisão Indepedente (sigla). Mulher solteira já de certa idade. Bebida alcoólica. 10-Abre fendas.Orvalho congelado. 11-Planta liliácea de suco amargo. As partes difíceis de um empreendimento (Fig.).

THE BIG WEDDING

Sala 1iron man 3 [c]Um filme de: Shane BlackCom: Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow, Don Cheadle14.30, 21.30

evangelion 3.0: you can (not) redo [c](FALADO EM JAPONÊS E LEGENDADO EM CHINÊS)Um filme de: Hideaki Anno17.00, 19.30

Sala 2 iron man 3 [3d] [c]Um filme de: Shane BlackCom: Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow, Don Cheadle14.15, 16.45, 19.15, 21.45

Sala 3the big wedding [c]Um filme de: Justin ZackhamCom: Robert De Niro, Amanda Seyfried, Katherine Heigl, Diane Keaton14.30, 16.30, 19.30, 21.30

Rua de S. domingoS 16-18 • Tel: +853 28566442 | 28515915 • Fax: +853 28378014 • [email protected]

À VENDA NA LIVRARIA PORTuGuESA

(contém 19 casas negras)

O Museu da RendiçãO incOndiciOnal • Dubravka ugrešicNo jardim Zoológico de Berlim, dentro de um expositor de vidro, estão exibidos todos os objectos encontrados no interior do estômago de roland, a morsa (que morreu em 1961). É com este catálogo insólito que Dubravka ugrešic inicia o seu livro: também ele um mosaico de fragmentos narrativos, recordações e reflexões, descritos pela protagonista, uma quinquagenária croata exilada em Berlim. “o museu da rendição Incondicional” foi recebido pela crítica internacional como uma obra universal e um dos mais importantes romances contemporâneos europeus das últimas décadas.

LIFE • Keith RichardsJá apelidada de Santo Graal das biografias de estrelas de rock, Life foi celebrado como um fenómeno incrível: mais de um milhão de cópias vendidas em menos de um ano. em life, Keith revela-nos os seus excessos e fragilidades, mas também todo o seu sentido de humor e coragem. Desde música, sexo, drogas, a lutas de facas, pouco fica por contar neste seu relato entusiástico e vibrante que nos revela os bastidores da maior banda de rock do mundo, os rolling Stones: o seu nascimento, a passagem de Brian Jones pela banda, as rusgas policiais, os problemas com a lei, a conturbada relação de Keith com mick Jagger, e a verdade acerca de todos os boatos e mitos que rodeiam uma das mais carismáticas figuras musicais de todos os tempos.

Page 22: Hoje  Macau 2 MAI 2013  #2842

quinta-feira 2.5.2013opinião22 www.hojemacau.com.mo

Alberto Castroin Jornal de Notícias

ó nos faltava mais esta. A tensão política e social clamava por alguém capaz de dar referên-cias para a discussão que, sem ignorar as pressões que o curto prazo coloca, lhe desse sentido

e enquadramento estratégico. Cavaco Silva era o único capaz de desempenhar esse papel. Era.

Por inépcia ou imprudência, o presidente fez um discurso do 25 de Abril que soou desequilibrado e que levou o PS a (querer) enfiar o barrete, radicalizando posições. As justificações a posteriori de pouco servem. Como alguém dizia, em política o que parece é. Resultado? Hipotecou (definitivamente?) a possibilidade de servir de mediador às ne-gociações, cedências e compromissos que a situação política, e o tão proclamado consen-so, requerem. Talvez tenha uma vantagem: levar Passos Coelho e Seguro a assumirem as suas responsabilidades, dispensando a supervisão tutelar. A ver vamos!

O discurso de Cavaco foi, além do mais, contraditório. Tem razão quando afirma que eleições, agora, nada resolveriam: as sonda-gens estão longe de indicar que o PS teria

Só nos faltava mais esta. A tensão política e social clamava por alguém capaz de dar referências para a discussão que, sem ignorar as pressões que o curto prazo coloca, lhe desse sentido e enquadramento estratégico. Cavaco Silva era o único capaz de desempenhar esse papel. Era

cartoon o espremedorpor Steff

Só nos faltava mais estamaioria absoluta e, não havendo uma política de alianças clara, nenhum presidente se atre-veria a dissolver o Parlamento (recorde-se o que sucedeu com Sampaio aquando da saída de Durão que levou, até, ao corte de relações com Ferro Rodrigues). Como tem razão acrescida quando, na esteira do defen-dido pelo governador do Banco de Portugal, alerta para a urgência de um entendimento que prepare o período pós-troika, qualquer que venha a ser o resultado de umas eleições futuras. Tanto uma como outra das condições recomendariam uma intervenção pedagógi-ca, equidistante, que procurasse distender o ambiente de crispação que se tem vindo a acentuar. Um político experiente não podia ignorar que a sua fala não preenchia aqueles pré-requisitos (a propósito, pergunta-se para que serve a sua Casa Civil se nem sequer é capaz de o alertar para as mais do que previsíveis consequências do discurso?). Pior. Se o PS for consequente com o que anunciou, Cavaco será confrontado com uma encruzilhada para o próprio regime democrático: um Executivo suportado numa maioria parlamentar (e num presidente) ex-posto a uma contestação social assente num apoio interclassista esmagador, de orientação contrária. Já preocupado com o período pós-

-troika, o presidente quis condicionar o risco da conflitualidade imediata. Com tão pouco jeito que, ao fazê-lo, deu o pretexto para que as posições se extremassem e fragilizou a sua própria posição institucional.

Só isso nos faltava quando, talvez mais do que nunca, este é tem-po de debate. Frontal e leal para que não se eternize em prédicas e réplicas estéreis. Algu-mas condições de base melhoraram. Cá dentro e, mais importante, lá fora, ganha força a ideia de que o ritmo dos ajustamentos há-de deixar margem para a economia, momento há muito esperado por Álvaro Santos Pereira. A proposta que apresen-tou pode chegar tarde que isso, agora, pouco importa. Chegou. Tem coisas discutíveis e outras boas. As prioridades enunciadas são passíveis de gerar convergência. É bom que se arrisque a estabelecer metas, embora não seja claro como as conseguirá alcançar, desde logo ao nível da taxa de emprego cuja con-

Scretização implicaria uma criação massiva de empregos para a qual “falta” economia. Para o imediato há poucas respostas e as que há são do mais discutível que o documento contém. Propõe-se descer a taxa portuária em 50%. “Os portos não têm de dar lucro”, disse. E com

esse corte (quem lho aconselhou?) não pas-sarão a dar prejuízo? Fez contas? As outras plataformas são todas eficientes? Mesmo a CP Carga? Perguntas sem resposta. Como tam-bém não se percebe se a tal “carta de missão” para a CGD a dispensa de fazer contas à con-cessão de crédito às PME (admitindo que o sabe fazer). Se continu-ar a perder dinheiro, ou

melhor, se acentuar esse caminho, cá estará o Zé para pagar. Como de costume. Para o imediato seria, por certo, melhor um choque de IRC como Daniel Bessa tem vindo a defender. Em qualquer caso, saúde-se o documento, as propostas e a abertura ao debate. Por cá, voltaremos ao assunto. Merece.

Page 23: Hoje  Macau 2 MAI 2013  #2842

23opiniãoquinta-feira 2.5.2013 www.hojemacau.com.mo

Propriedade Fábrica de Notícias, Lda Director Carlos Morais José Editor Gonçalo Lobo Pinheiro Redacção Andreia Sofia Silva; Cecilia Lin; Joana Freitas; José C. Mendes; Rita Marques Ramos Colaboradores António Falcão; António Graça de Abreu; Fernando Eloy; Hugo Pinto; José Simões Morais; Marco Carvalho; Maria João Belchior (Pequim); Michel Reis; Rui Cascais; Sérgio Fonseca; Tiago Quadros Colunistas Arnaldo Gonçalves; Boi Luxo; Carlos M. Cordeiro; Correia Marques; David Chan; Gonçalo Alvim; Helder Fernando; Isabel Castro; Jorge Rodrigues Simão; José Pereira Coutinho, Leocardo; Maria Alberta Meireles; Mica Costa-grande; Paul Chan Wai Chi; Vanessa Amaro Cartoonista Steph Grafismo Catarina Lau; Paulo Borges Ilustração Rui Rasquinho Agências Lusa; Xinhua Fotografia António Falcão, Gonçalo Lobo Pinheiro; Lusa; GCS; Xinhua Secretária de redacção e Publicidade Madalena da Silva ([email protected]) Assistente de marketing Vincent Vong Impressão Tipografia Welfare Morada Calçada de Santo Agostinho, n.º 19, Centro Comercial Nam Yue, 6.º andar A, Macau Telefone 28752401 Fax 28752405 e-mail [email protected] Sítio www.hojemacau.com.mo

Macau uma cidade cara para se viver? Depende. Existem muitos mundos dentro deste mundo, e tanto é possível viver com pouco como queixar-se da vida, apesar de usufruir de um bom ordenado

e alguma qualidade de vida. Num território tão pequeno onde toda a gente se mistura, há quem consiga economizar ganhando menos de metade dos mais esbanjadores, onde se encontram alguns que se queixam que o dinheiro “mal lhes chega” até ao final do mês. É tudo uma questão de gosto. Mas só para deixar uma coisa bem clara, o bom gosto paga-se muito caro.

A maioria da população do território é composta pela segunda e terceira geração de chineses refugiados da Guerra do Pacífico. Apesar do recente influxo de chineses con-tinentais, os “ou mun yan”, ou chineses de Macau, são filhos e netos de continentais que chegaram ao território nos anos 40 do século passado. Quem conhece mais ou menos bem a História de Macau sabe que apesar da neutralidade da então colónia portuguesa durante a segunda guerra, foram muitas as dificuldades; tivemos fome e tivemos medo. Quem passou por tamanha carestia entende como a vida pode ser difícil, e faz tudo para passar esta lição para as gerações seguintes.

Dou o exemplo dos meus sogros, ambos chineses naturais de Macau. O meu sogro, infelizmente já falecido, foi toda a vida um humilde operário, e a minha sogra uma simples doméstica, incumbida de criar os filhos, a minha mulher e a sua irmã. Apesar do precário orçamento familiar, tiveram a sensatez de adquirir várias propriedades, e para tal submeteram-se a enormes sacrifícios, dispensando qualquer tipo de luxo ou como-didade que muitos de nós consideram quase indispensáveis. Na cultura chinesa nada é mais importante do que ter habitação própria. A nossa natureza de portugueses, povo apai-xonado e festivo, impede-nos de economizar

bairro do or ienteLeocardo

Macau: quanto custa? Ainda é possível viver em Macau

por um preço módico, mas não é para todos. Requer auto-disciplina e força de vontade. Não é fácil fechar os olhos quando se passa por algum do luxo que nos rodeia, deixar de jantar fora quando não nos apetece cozinhar, ou deixar o ar condicionado ligado todo o dia em vez de suar um pouco de vez em quando

ou precaver um eventual futuro negro – a vida é para ser vivida. Hoje estamos bem, amanhã logo se vê. Em retrospectiva esta é uma atitude errada nos tempos que correm, e que nos levaram ao estado de austeridade que o nosso país conhece actualmente.

Os chineses de Macau tomam uma pos-tura muito “no-nonsense”. Os mais jovens são mais gastadores, e adoram viajar, mas os mais velhos ainda estimam as poupanças, como quem constrói um “bunker” para uma guerra que pode nunca chegar. Um episódio que me ficou na memória. Um dia fui a uma mercaria perto de casa e comprei um gelado que me custou 15 patacas. A senhora da loja questionou a minha opção, comentando que pela mesma quantia podia comprar uma “caixa de arroz” – uma refeição com-posta por arroz acompanhada por dois ou três acompanhamentos de carne, peixe ou vegetais. Seria escusado discutir com ela e fazê-la ver que o que me apetecia era um gelado, e não um almoço barato.

Estes sobreviventes natos vão continuan-do a lutar, indiferentes ao galopante preço da habitação ou à crescente inflação. Conhecem bem os cantos à casa, e estão preparados para tudo – a própria História da grande China é feita disto mesmo: o que hoje é uma certeza, pode ser amanhã uma mentira. Quem aqui nasceu e cresceu conhece os truques de cor, a altura certa para comprar, para vender ou para poupar. Enquanto os mais distraídos apertam o cinto, aos mais vivos basta cer-rar os punhos. A carne está mais cara no mercado? Comem menos, ou outra mais barata. Os vegetais aumentaram de preço em Macau? Vão comprá-los em Zhuhai. Os filhos são esbanjadores e mimados? Sai um puxão de orelhas.

E quem se queixa do aumento do custo de vida? Os que não sabem viver, ora. Um português que se queixa de um aumento exorbitante da renda não se contenta com uma casa mais pequena, ou não dispensam

o conforto, mesmo que isto lhes custe a saúde financeira. Que legitimidade tem alguém que vive sozinho mas não dispensa um apartamento com três quartos, duas casas de banho, sala e cozinha amplas? São alvos fáceis para os tubarões do imo-biliário. Se gastam milhares de patacas por mês em alimentação e vestuário, é porque não se contentam com pouco. Para os mais pragmáticos, o mais importante é apenas encher a barriga; pouco importa se o bife é de primeira ou de terceira categoria. Gostam de passear? Ir a Portugal todos os anos de férias como se fosse um ritual obrigatório. Paguem e não chorem.

Ainda é possível viver em Macau por um preço módico, mas não é para todos. Requer auto-disciplina e força de vontade. Não é fácil fechar os olhos quando se passa por algum do luxo que nos rodeia, deixar de jantar fora quando não nos apetece cozinhar, ou deixar o ar condicionado ligado todo o dia em vez de suar um pouco de vez em quando. E não é preciso ser um génio para perceber isto, que é até muito simples: sem suar não se consegue vencer. E quanto custa viver em Macau? Depende do pacote que se escolhe. E há muitos.

É

Page 24: Hoje  Macau 2 MAI 2013  #2842

quinta-feira 2.5.2013www.hojemacau.com.mo

pub

O ministro das Finanças anunciou esta terça-feira

aos deputados que o objectivo do Governo passa por cortar 62 mil milhões de patacas no défice até 2017, sem especificar que medidas tencionam aplicar para lá chegar.

As consequências de “re-gressar a tempos passados” são dramatizadas no Documento de Estratégia Orçamental (DEO), entregue pelo Governo no Parla-mento, esta terça-feira, onde se lê que isso “implica a bancarrota e a saída do euro”.

O DEO deveria detalhar quais as medidas a serem apli-cadas para cumprir as metas do défice orçamental, mas, este ano, o Governo não as enun-ciou, sendo que o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, disse que serão apresentadas “nos próximos dias”.

O documento, aprovado no Conselho de Ministros extraor-dinário desta terça-feira, e que o Governo se comprometeu a enviar para Bruxelas no mesmo dia, diz que “as opções dos por-tugueses são muito limitadas”: ou “encaram com determinação a prossecução do equilíbrio orçamental e a redução da dívida pública com objectivos permanentes, mantendo um empenho contínuo no processo de ajustamento»; ou “regressam ao atavismo de comportamentos ultrapassados, desconsiderando os sacrifícios realizados e os progressos alcançados”.

Isto, segundo o DEO, signi-fica adoptar mais austeridade, durante mais um ano do que anteriormente previsto: é pre-ciso cortar 62 mil milhões de patacas até 2017.

Para cumprir o défice or-çamental de 5,5 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) acordado com a troika - Fun-do Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu -, o Governo vai ter que compensar um desvio de 18 mil milhões de patacas. Os restantes 47 mil milhões serão concentrados entre 2014 e 2016, mas o DEO já esticou a meta final para 2017.

O Parlamentou e os por-tugueses continuam, assim, sem saber quais as medidas encontradas pelo Executivo de Pedro Passos Coelho para tapar o buraco de 13 mil milhões de patacas, provocado pelo chum-bo do Tribunal Constitucional a quatro normas do Orçamento de Estado 2013. Para cumprir tudo, será necessário “o esforço de uma geração”, sintetizou Vítor Gaspar na introdução do DEO.

O Documento de Estratégia Orçamental existe desde 2011 e foi uma exigência do acordo com a troika. O documento entregue nos últimos dois anos não só continha as medidas de-talhadas para alcançar o défice do ano em curso como medidas para os anos seguintes e os seus impactos detalhados.

Portugal Vítor Gaspar falou na Assembleia da República

Mais austeridade e por mais um ano