hoje macau 31 mai 2012 #2621

20
TEMPO AGUACEIROS OCASIONAIS MIN 25 MAX 29 HUMIDADE 70-95% • CÂMBIOS EURO 9.8 BAHT 0.2 YUAN 1.2 AGÊNCIA COMERCIAL PICO 28721006 PUB MOP$10 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ QUINTA-FEIRA 31 DE MAIO DE 2012 ANO XI Nº 2621 PUB Ter para ler LICENÇAS A LOJISTAS NO SAN KIO Deputados afirmam que IACM não resolve conflitos PÁGINA 4 JÁ HÁ CONSENSO POLÍTICO Regime de Garantia de Depósitos vai mesmo avançar PÁGINA 2 O criador do Gabinete de Apoio ao Ensino Superior, Jorge Rangel, fala das vantagens de implementar uma direcção específica para esta área. Sou Chio Fai, actual coordenador do GAES, mostra-se receptivo. Sublinha que o organismo, “como entidade consultiva e de apoio”, não é um órgão adequado que acompanhe o ensino superior. PÁGINA 3 RAEM COM DIREITO AO GUINNESS Meia dúzia de recordes para impressionar o mundo CENTRAIS Jorge Rangel defende que ensino superior deve autonomizar-se em direcção de serviço. Decisão só depende do Governo À espera de Cheong GUIAS TURÍSTICOS Ex-dirigente da associação da classe diz que vem aí “o caos” PÁGINA 5 GONÇALO LOBO PINHEIRO

Upload: jornal-hoje-macau

Post on 12-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Edição do Hoje Macau de 31 de Maio de 2012 • Ano X • N.º 2621

TRANSCRIPT

Page 1: Hoje Macau 31 MAI 2012 #2621

TEMPO AGUACEIROS OCASIONAIS MIN 25 MAX 29 HUMIDADE 70-95% • CÂMBIOS EURO 9.8 BAHT 0.2 YUAN 1.2

AGÊNCIA COMERCIAL PICO • 28721006

PUB

MOP$10 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ • QUINTA-FEIRA 31 DE MAIO DE 2012 • ANO XI • Nº 2621

PUB

Ter para ler

LICENÇAS A LOJISTAS NO SAN KIO

Deputados afirmam que IACM não resolve conflitos

PÁGINA 4

JÁ HÁ CONSENSO POLÍTICO

Regime de Garantia de Depósitos vai mesmo avançar

PÁGINA 2

O criador do Gabinete de Apoio ao Ensino Superior, Jorge Rangel, fala das vantagens de implementar uma direcção específica para esta área. Sou Chio Fai, actual coordenador do GAES, mostra-se receptivo. Sublinha que o organismo, “como entidade consultiva e de apoio”, não é um órgão adequado que acompanhe o ensino superior. PÁGINA 3

RAEM COM DIREITO AO GUINNESS

Meia dúzia de recordes para impressionar o mundo

CENTRAIS

Jorge Rangel defende que ensino superior deve autonomizar-se em direcção de serviço. Decisão só depende do Governo

À espera de Cheong

GUIAS TURÍSTICOS

Ex-dirigenteda associaçãoda classe diz que vem aí “o caos”

PÁGINA 5

GONÇALO LOBO PINHEIRO

Page 2: Hoje Macau 31 MAI 2012 #2621

2 política quinta-feira 31.5.2012www.hojemacau.com.mo

Joana [email protected]

QUEM tiver contas bancárias nos bancos de Macau vai ficar protegido em caso de falência das institui-

ções. O novo Regime de Garantia de Depósitos mereceu ontem o con-senso dos deputados encarregues de analisar a proposta na especialidade. A lei vai agora ser remetida a ple-nário para aprovação final.

O regime prevê que os cidadãos com contas nos bancos com sede em Macau – em qualquer divisa – sejam reembolsados até 500 mil patacas. O limite está fixado neste valor por cada banco, ou seja, caso os cidadãos tenham mais do que uma conta na mesma instituição

O Executivo vai investir cerca de 30 milhões

de patacas para que a pro-víncia de Sichuan possa adquirir mais equipamen-tos de reabilitação para os portadores de deficiência. A iniciativa foi anunciada pelo secretário para os As-suntos Sociais e Cultura, Cheong U, durante a visita da delegação do Chefe do Executivo a Chengdu, na China.

O secretário disse que o dinheiro a investir em equipamentos de reabi-litação deriva do saldo positivo do montante dis-ponibilizado por Macau para apoiar a região, que foi afectada por um forte sismo em Maio de 2008.

Entre os 105 projectos de reconstrução apoiados por Macau, 103 estão con-

Executivo quer mais cursos de motoristasWong Wan, director da Direcção dos Serviços para os Assuntos de Tráfego, respondeu à questão do deputado Chan Meng Kam sobre mau serviço dos autocarros, assim como os acidentes causados e a falta de condutores. Afirmou que de facto tem havido problemas e também admitiu a falta dos condutores. Por isso, revelou que o Governo vai analisar bem cada reclamação e promover a realização de alguns cursos para formar mais condutores. - C.L.

Regime de Garantia de Depósitos deixa de fora Fundos de Previdência

Reembolsos assegurados

O que não entrouO diploma vai subir já a plenário no próximo mês, deixando de fora as contas de pensões. A comissão interrogou o Executivo sobre a questão de incluir os Fundos de Previdência neste regime, mas o Governo considera desadequada a inclusão. “Dado que os Fundos de Previdência apenas teriam um reembolso de um limite máximo de meio milhão de patacas, o Executivo considerou que não seria oportuno prever nesta proposta de lei um regime especial que tutele os fundos de previdência públicos e privados”, pode ler-se no parecer elaborado pela Comissão. Quanto às contas colectivas, apesar das reservas dos deputados, manteve-se o artigo que define que o reembolso é feito aos titulares em partes iguais.

Anúncio foi feito pelo secretário Cheong U, em Chengdu

Governo doa mais 30 milhões a Sichuan

não recebem mais do que o meio milhão de patacas.

Com a intenção de garantir que haja dinheiro, a proposta de lei prevê ainda a criação de um Fundo de Garantia de Depósitos, cuja dota-ção inicial será de 150 milhões de patacas, injectadas pelo Executivo.

Posteriormente, e uma vez que a Lei não abrange instituições offshore, vão ser 25 os bancos de Macau a contribuir para o fundo. A partir de 2013, as instituições serão obrigadas a uma contribuição anual de 0,05% do total dos seus depósitos, num montante que está avaliado para atingir cerca de 44 milhões de patacas em 2014.

SERÁ SUFICIENTE?O Executivo sugere que o Fundo armazene um total de 300 milhões

de patacas. O montante deixou inicialmente os deputados da 3.ª Comissão Permanente – encar-regue de analisar a proposta na especialidade - com dúvidas sobre se será suficiente. “De acordo com o cálculo do Governo deverá ser”, referiu Cheang Chi Keong. “É difícil de precisar se é o mais indicado, mas concordamos.”

O regime é sugerido pelo Fundo Monetário Internacional e surgiu no território depois da crise financeira de 2008. Anteriormente, as garantias em caso de falência das instituições estavam sujeitas ao dinheiro do Executivo e da Autoridade Mo-netária de Macau.

Está quase a passar pela aprovação do plenário o Regime de Garantia de Depósitos, para reembolsar cidadãos com depósitos nos bancos de Macau, em caso de falência

dentro de um ano, depois de feitas as auditorias a todas as obras apoiadas, que incluem desde esco-las, a estradas, pontes e casas, bem como diversos equipamentos sociais e de saúde.

SATISFAÇÃO EXPRESSACheong U afirmou tam-bém que já se notam os efeitos do mecanismo de coordenação entre Si-chuan e Macau, o trabalho de apoio à reconstrução da referida província, pela RAEM. Referiu ainda que esta visita pode melhorar os conhecimentos sobre os projectos de reconstru-ção e aproveitou a ocasião para fazer um balanço so-bre os trabalhos de apoio, que decorrem há mais de três anos.

cluídos e das 5.500 milhões de patacas disponibilizadas restam 30 milhões de patacas que serão agora

investidos, “principalmen-te em equipamentos de reabilitação de portadores de deficiência”.

Cheong U referiu ain-da que o trabalho de apoio à região de Sichuan deverá estar concluído

HOJE

MAC

AU

Page 3: Hoje Macau 31 MAI 2012 #2621

3políticaquinta-feira 31.5.2012 www.hojemacau.com.mo

Gonçalo Lobo [email protected]

A evolução do ensino su-perior de Macau pode justificar a criação de uma direcção dedicada

exclusivamente ao ensino superior. Quem o afirma é Jorge Rangel, pre-sidente do Instituto Internacional de Macau e criador do Gabinete de Apoio ao Ensino Superior (GAES) em 1992. “Tudo depende de uma decisão política”, constata. “Falta em Macau quem harmonize as ini-ciativas das instituições de ensino superior. É preciso um maior diá-logo porque parece que cada uma delas está virada sobre si própria.” Para Rangel, o contexto existente necessita “de uma entidade que supervisione e coordene o ensino superior, respeitando, naturalmen-te, a autonomia das instituições.”

Será preciso criar um órgão autónomo que coordene as insti-tuições de ensino universitário? O coordenador do GAES, Sou Chio Fai, referiu que é preciso “esta-belecer mecanismos” permitindo que o gabinete, “ou qualquer outra entidade”, consiga acompanhar a futura lei do ensino superior.

Sou Chio Fai, que não há muito ocupou o cargo de director da Di-recção de Serviços de Educação e

Agênciade avaliaçãodo superiorem MacauO coordenador do GAES também abordou o tema da criação de uma agência que acredite e avalie o ensino superior em Macau. Para Sou Chio Fai não existe, por exemplo, a intenção de criar uma agência como existe em Portugal. “Macau é muito pequeno e a nossa intenção, que está prevista no novo articulado, é criar uma entidade pequena que regule todos os programas de ensino universitário, revendo-os e aprovando-os”, explicou. “Estamos a encomendar um estudo a uma agência de Hong Kong para que faça um guia do ensino superior para Macau. Apesar disso, nenhuma instituição de ensino superior de Macau se verá obrigada a escolher a agência de Macau, pode escolher em Portugal, na China, onde quiser, contudo essa agência estrangeira terá de seguir o guia criado especificamente para Macau.”

Com o avanço do ensino superior em Macau, a pergunta impõe-se:é preciso um órgão autónomo que coordene as instituições de ensino universitário? A resposta do criador do GAES, Jorge Rangel, é positiva,e o actual coordenador do gabinete, Sou Chio Fai, não se opõe

Passar o apoio ao ensino superior de gabinete para direcção reúne vontades. Especialistas estão receptivos

Só falta decisão política para concretizar ideia

Juventude (DSEJ), salienta serem necessários “mais recursos em termos de autonomia pedagógica”. Tudo em prol da qualidade do en-sino superior. Garante que, neste momento, o GAES é um gabinete que “está a trabalhar na reforma do ensino superior”, estando já o pro-cesso na sua fase final [ver caixa].

DESENVOLVER O SUPERIORO coordenador do GAES consi-dera que para o futuro é preciso

criar um fundo de desenvol-vimento do ensino superior, no sentido do melhoramento contínuo da sua qualidade. O Hoje Macau voltou a questionar Sou Chio Fai se isso passava, obrigatoriamente, pela passa-gem do gabinete a direcção. O coordenador resguardou-se na explicação, mas sempre adiantou que “é preciso ter um mecanismo adequado que acompanhe o en-sino superior”. “O GAES, como entidade consultiva e de apoio que é, não é um órgão adequado.”

Contudo, a passagem do GAES a direcção não é a preocupação de Sou Chio Fai. “Quem dirige o ensino superior tem de ter uma autonomia adequada e são precisos os instrumentos adequados para implementar as situações. O papel do Governo é o de criar os mecanis-mos que permitam essa autonomia

em prol do desenvolvimento do ensino superior.”

ENSINO DE EXCELÊNCIAPara o coordenador do GAES, “Macau quer seguir o caminho que leve a um ensino superior de grande qualidade”. “Pouco interessa a com-petência e futuro nome do órgão que coordenar o ensino superior. São precisas competências adequadas como noutras direcções governa-mentais existentes. Tudo por um ensino superior de excelência.”

Acima de tudo, Macau terá de aprender com as boas opções, ao nível do ensino superior, que há pelo mundo, e lembrou até o caso lusitano. “Há muito que Portugal tratou o ensino superior de uma forma separada dos restantes níveis de educação escolar. Macau pode aprender com isso.”

A nível internacional, realça a

Projecto de lei entregue a Cheong U O GAES está a ultimar a nova proposta de lei do Ensino Superior, a ser entregue à tutela nos primeiros dias de Junho. “É já na primeira semana de Junho, daqui a dois ou três dias”, adiantou o coordenador, Sou Chio Fai. Depois de Cheong U, segue-se o Conselho Executivo do Governo e a Assembleia Legislativa (AL). A expectativa é que a proposta de lei seja apreciada e aprovada ainda durante este ano. “É isso que esperamos mas tudo dependerá da AL.”

“plataforma educacional”. “Macau é plataforma em tantas coisas e na educação também poderá ser. Já aprendi muito desde que estou ligado à educação, mas existe ain-da muito espaço para uma maior aprendizagem.”

O GAES foi criado em 1992, ainda com Macau sob Administra-ção Portuguesa, com pressuposto de dar apoio técnico e responder às necessidades da tutela. Na altura, a Universidade da Ásia Oriental mu-dou de nome para Universidade de Macau (UMAC) e foi criado o Ins-tituto Politécnico de Macau (IPM).

Page 4: Hoje Macau 31 MAI 2012 #2621

4 sociedade quinta-feira 31.5.2012www.hojemacau.com.mo

Casinos com crescimento estável Depois das previsões optimistas de que Maio será o melhor mês de 2012 em termos de receitas obtidas com o jogo, a correctora japonesa Nomura vem agora dizer que o crescimento dos lucros obtidos será mais estabilizado. As receitas brutas avaliadas em 26 mil milhões de patacas para Maio são sinónimo de crescimento do sector em 7% ano após ano. A análise de Harry Curtis diz ainda que, mesmo com a abertura do Sands Cotai Central, a tendência é de estabilidade nas receitas. Tal tese é ainda sustentada pelo Citigroup, citado pela Macau Business.

Educação sexual popular entre professores e alunosDois acampamentos da educação sexual organizados pela DSEJ vão ser realizados no próximo mês, para grupos-alvos diferentes. Um tem que ver com arranjar amigos pela Internet, dirigido à faixa etária de 13-15 anos. Visa aumentar o conhecimento de perigos, fortalecer a autoproteção e ajudar a estabelecer uma atitude correcta nas relações entre os sexos. O outro acampamento dirige-se a alunos de 16-17 anos e procura, nomeadamente, provocar uma reflexão sobre o amor, distinguindo o que são relações sexuais vazias de outras com verdadeiro valor para a auto-estima e a realização pessoal. A DSEJ já fez alguns teatros sobre estes temas entes Março e Maio, com grande sucesso entre professores e alunos. - C.L.

A Direcção dos Serviços de Solos, Obras Públi-

cas e Transportes (DSSOPT) resolveu criar novas regras para a Memória Descritiva das Fracções Autónomas (MDFA) em construção junto da Conservatória do Registo Predial, por consi-derar que já não se adequam à realidade.

“Face ao desenvolvi-

Andreia Sofia Silva*[email protected]

A atribuição de licenças anuais por parte do Ins-tituto para os Assuntos Cívicos e Municipais

(IACM) aos lojistas do bairro San Kio, que utilizem a via pública para montar bancas de venda de produtos, está longe de ser bem vista por alguns deputados da Assembleia Legislativa. O Hoje Macau recolheu as opiniões de figuras com assento no hemiciclo e todos querem uma coisa: igual-dade entre os donos das lojas e os vendedores ambulantes e um plano concreto para a zona, sem esquecer a questão do reordenamento da rua da Emenda, que continua sem data para avançar. Mas há quem considere que a atribuição das licenças temporárias não resolve os conflitos locais e até pode con-tribuir para que aumentem.

“O IACM dá as licenças de forma selectiva e não considera se já existiam vendedores ambulantes das lojas”, salienta Paul Chan Wai Chi. “Isso não é um trabalho com-pleto. Tem de se fazer uma atribui-ção justa e razoável. As licenças só deixam os vendedores ambulantes ocuparem ainda mais espaço. A situação fica pior e origina também mais conflitos entre os comerciantes das lojas e os ambulantes.”

O membro da Associação Novo Macau acredita que o Governo já deveria ter reagido a um problema que se instalou nos anos 70 e 80.

Regras entram em vigor sexta-feira

Novos critérios para registo dos edifícios

Pereira Coutinho é talvez a voz mais optimista face à atribuição das licenças aos lojistas no bairro de San Kio por parte do IACM. Au Kam San acha que a medida “não é necessária” e Kwan Tsui Hang chama a atenção para a “responsabilidade de gestão” do Governo. Já Paul Chan Wai Chi pede uma atribuição “justa e razoável”

Deputados dizem que decisão do IACM não resolve conflitos no San Kio

Licenças geram discórdia

“Sei que o número de vendedores tem vindo a diminuir, mas é im-portante que o Governo melhore o sistema das feiras, criando mais acessos para os casos de emergên-cia, em vez de atribuir licenças, porque não ajudam nada.”

O seu colega da Novo Macau, Au Kam San, considera que tal me-dida “não é necessária”, porque os conflitos poderiam chegar ao fim, caso o Governo tivesse “cumprido a lei de forma séria”. Para o deputa-do, as lojas não deveriam ter bancas nas ruas. Além disso, defende, a atribuição das licenças vai fazer

com que “ocupem mais espaço e isso irá aumentar os conflitos” com quem faz venda ambulante.

As mudanças em San Kio, com a primeira fase do reordenamento a acontecer na rua da Emenda, tam-bém merecem críticas. “O bairro precisa de um reordenamento, mas a política do Governo não está cla-ra, e apenas diz que vai construir uma via com uma largura entre três a cinco metros.”

AMBULANTES “FAVORECIDOS”Para José Pereira Coutinho, o Executivo chegou a uma “si-

tuação intermédia” e a algum “consenso”, mas o deputado prefere “esperar para ver os resultados”. “O problema já se arrasta há muito tempo sem solução. O IACM estava a fa-vorecer despropositadamente os vendedores ambulantes, que têm as costas largas, dado pertence-rem ao Conselho Consultivo (do organismo). Há uma influência e os lojistas deveriam ter maior posição junto do IACM.”

“Já eram emitidas licenças de ocupação no tempo da administra-ção portuguesa, para se manter a singularidade do espaço”, recorda. Agora, “há que saber a melhor forma de encontrar um equilíbrio entre os comerciantes, e os interes-ses dos lojistas também têm de ser defendidos”.

COMERCIANTESSEM CONSULTAKwan Tsui Hang foi outra das vozes que se manifestou sobre a medida do IACM. “O Governo tem de dar mais atenção à segu-rança dos residentes, para além de equilibrar os interesses dos comerciantes e vendedores.” De acordo com a deputada, tanto os lojistas fixos como os ambulantes da zona não terão sido consultados antes de ter sido elaborado o plano de remodelação do bairro San Kio. Para isso, o processo de consulta prévia deveria ter sido feito de outra forma, aponta.

Para a deputada, o objectivo deste reordenamento é “manter as características das feiras e o espaço de sobrevivência de comerciantes e vendedores am-bulantes”. Caso os comerciantes locais não cheguem a acordo, Kwan Tsui Hang quer que as deci-sões venham de cima e o Governo assuma “a sua responsabilidade de gestão”. - * com Cecília Lin

mento social, verificou-se ser cada vez mais frequente em Macau a construção do edifício composto por várias

torres, pelos que os critérios de designação das fracções autónomas anteriormente definidas já estão desarti-culados face a esta nova realidade”, pode ler-se em comunicado. A revisão dos novos critérios foi feita com consulta da Conservatória do Registo Predial e preten-de “colmatar a lacuna quanto a esta disposição”.

A MDFA é o documento que comprova a constituição de um edifício em regime de propriedade horizontal na altura da entrega de um projecto de arquitectura. Quando a construção do prédio em questão estiver concluída, serve também para comprovar a área de cada apartamento e a sua percentagem em relação

ao valor total do edifício. Só depois da aprovação do documento é que pode ser feito o registo provisório da propriedade horizontal.

MDFA ELECTRÓNICO Outra das novidades impos-tas pela DSSOPT prende-se com a introdução de impres-sos electrónicos na hora de preencher o MDFA, que

também entram em vigor a partir do próximo dia 1.

Com esta medida, o Governo quer parar com os erros. “No passado ve-rificou-se ser frequente o preenchimento incorrecto por parte do requerente, acrescido pelo facto de o software usado não prever arredondamentos, o que conduziu à incongruência com o que está disposto na legislação e o aparecimento de erros acumulados no va-lor total, sendo necessária a sua reapreciação e desper-dício de tempo”.

Page 5: Hoje Macau 31 MAI 2012 #2621

5sociedadequinta-feira 31.5.2012 www.hojemacau.com.mo

Rita Marques [email protected]

“NÃO há ida-de de re-forma. Não há pensão.

Não subsídio de qualquer gé-nero. Nem seguro.” Palavras de um guia turístico, que par-tilhou uma visão desoladora da sua área de trabalho, onde reina o regime de freelance e um futuro cada vez mais pessimista. Isto quando o Executivo afirma diariamente o desejo de que Macau seja uma referência internacional de turismo de qualidade.

Membro da Associação de Guias Turísticos de Ma-cau (AGTM), o interlocutor do Hoje Macau salienta que têm sido parcos os direitos garantidos desde que o or-ganismo foi criado em 2002, com o objectivo de ajudar o Governo a melhorar as condições de trabalho dos guias. A AGTM é o único elo de ligação entre os guias e o Governo, pelo que só os seus membros podem reivin-dicar direitos e denunciar problemas directamente à Direcção de Serviços de Turismo. Direcção essa que, enquanto empregadora de funcionários públicos, lhes atribui todos os direitos que os guias querem ter.

A fonte diz que talvez a

O número de guias do Turismo é cada vez menor por falta

de incentivos do Governo para a aprendizagem, sobretudo no que toca ao conhecimento de línguas estrangeiras, afirma o ex-vice-presi-dente da AGTM, Mário Rocha. No território apenas dois guias sabem falar espanhol, o mesmo número fala italiano, cinco sabem francês e seis são fluentes no português. Só 15 falam fluentemente o inglês, para poder explicar a história do património de Macau. Alemão, por exemplo, ninguém fala.

Trabalham em regime de freelance sem reforma, subsídios e seguros

Guias turísticos temem pelo futuro

Ex-dirigente diz que cada vez há menos guias a falar línguas fundamentais

“Isto vai cair no caos”

Não há eleições“A cada dois anos devem ser eleitos os membros da Assembleia de Presidência, que consiste num presidente e em dois vice-presidentes”, segundo dizem os estatutos da AGTM. O guia contactado pelo Hoje Macau diz que a presidente se manteve no mesmo cargo desde a fundação, em 2002, e que quando há qualquer troca nos membros da associação - secretários, directores – são sempre nomeados pela presidente. “Devia ser por voto mas não é. Alguns guias não estão de acordo com isto, talvez por isso tenham vindo a sair da Associação.” O ex-vice-presidente da AGTM, Mário Rocha, justifica a situação. “Não há pessoal suficientemente qualificado, que fale mais do que uma língua, e os que há já não estão para se verem incluídos nos quadros, pois têm grandes encargos com isso.”

O Hoje Macau ouviu um profissional da área que culpa o Governo pela situação que a sua classe vive. Responsabiliza também a Associação de Guias Turísticos, que em 10 anos de existência pouco tem feito para alterar o cenário. A presidente, Angelina Wu, não nega falhas mas diz ter sempre lutado por mais

representantes do território para os turistas que visitam Macau. Além de que, diz o guia, fazem a publicidade à região. “Se não a fizerem bem, o turista não volta. Nes-se sentido é uma profissão de ampla importância, para mais num destino que hoje conta com mais de 5 milhões de visitantes por ano.”

Revela também que o salário actual de um guia turístico é de 200 patacas por dia. Se souber mais línguas, o valor vai subindo por cada uma, até um máximo de 2.000 por dia ou, antes, por excursão. Isto, no caso dos guias de língua estrangeira, que garantem um salário médio mensal. No caso dos guias chineses, não é assim. “Funcionam com um sistema se ‘comissões’, que é ilegal”, diz a fonte.

Os funcionários tra-balham em regime de freelance para as cerca de 120 agências do território, subcontratadas pelas de Hong Kong e China, já que não há agenciamento directo a partir do territó-rio. “A associação não é uma agência de viagens. Não recebemos turistas na nossa agência. Não temos esse cartão de permissão do Governo. Embora a presi-dente quisesse esta licença do Governo, para que todas as agências do território pe-dissem à associação quando precisassem de guias. Mas não foi conseguida.”

De acordo com o índice oficial, revela a represen-tante da AGTM, existem 1.300 guias credenciados. Deste número, apenas me-tade trabalha na profissão. A associação, que já chegou a registar cerca de 400 asso-ciados, tem vindo a perder elementos, revela o guia.

presidência da AGTM – a mesma desde a fundação (ver caixa) - tenha a sua quota parte de culpas, pois nunca defendeu os guias como deve ser perante o Governo.

Angelina Wu, presidente da AGTM, reconhece que “os direitos destes traba-lhadores freelancers não são bons”, mas diz que a segurança social já foi um direito adquirido por pressão da associação, na altura em

que Chui Sai On era Secretá-rio para os Assuntos Sociais e Cultura. “Não têm direito a férias, a segurança hospitalar ou a pensão de reforma, mas antigamente não tinham segurança social e agora têm por força da associação. Porém, a AGTM ainda está a lutar por mais direitos.”

Ganhos variamO Centro Mundial de

Turismo e Lazer parece assim falhar na defesa dos trabalha-dores que são, no fundo, os

podem aperfeiçoar em tão pouco tempo. “Antes tinham de fazer um acompanhamento com os guias es-trangeiros, o género de um estágio, depois de dois anos de formação no IFT. Mas isso, hoje em dia, é considerado muito tempo... Tenho muito medo. Quando os guias velhos saírem desta profissão, isto vai cair no caos.”

A presidente da associação transmite a mesma preocupação, mas nada tem conseguido fazer para alterar o que se passa. Em-bora tente. “Os guias superiores são velhos e não há sucessores suficientes e qualificados para ocupar os seus cargos. Por isso, a associação também realiza muitos cursos de línguas para melhorar a qualidade dos guias.”

A maioria destes guias de língua estrangeira estão já com idades entre os 40 e os 60 anos. Ou seja, pouco é feito para garantir a continuidade da profissão, dentro do grupo que acompanha visitantes de outras nacionalidades além da chinesa. Profissionais necessários para acom-panhar cerca de 20% dos turistas de Macau, principalmente provenientes da Europa e América do Sul.

O Governo, confrontado há uns tempos com a falta de guias turísticos no território, pensou em contratar os profissionais da região autónoma

vizinha, Hong Kong. No entanto, conta o guia turístico contactado pelo Hoje Macau, isso desencadeou grande contestação pelos guias locais, através da AGTM, pelo que outra medida foi aplicada: encurtar o tempo curricular no ensino da profis-são. “Antigamente devia-se estudar entre um a dois anos. Agora são só três meses. O que vai aprender um guia turístico em três meses? Nem maneiras.”

O ex-vice-presidente da AGTM concorda, sublinhando que os profissionais qualificados não se

Page 6: Hoje Macau 31 MAI 2012 #2621

6 publicidade quinta-feira 31.5.2012www.hojemacau.com.mo

Direcção dos Serviços de FinançasAviso

Nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo 100.º do Código de Processo Penal, por remissão do artigo 277.º do Estatuto dos Trabalhadores da Administração Pública de Macau, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 87/89/M, de 21 de Dezembro, e em cumprimento do n.º 3 do artigo 328.º do mesmo Estatuto, é notificada a funcionária da Direcção dos Serviços de Finanças Ho Cheang Veng Si que, em 22 de Fevereiro de 2012 foi dado início à inscrição do processo disciplinar contra si instaurado, por Despacho da Directora dos Serviços de 17 de Fevereiro de 2012.

Para os efeitos previstos no n.º 3 do artigo 329.º do mesmo Estatuto, mais é notificada a arguida para comparecer perante a instrutora do referido processo, no dia 14 de Junho do corrente ano, pelas 10:30 horas, a fim de ser ouvida em declarações, no 9.º andar do Edifício da Direcção dos Serviços de Finanças, sito na Avenida da Praia Grande, n.ºs 575, 579 e 585, na RAEM.

Direcção dos Serviços de Finanças, aos 28 de Maio de 2012.

A InstrutoraCarolina Figueiredo

Faz-se público que, por despacho do Ex.mo Senhor Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, de 8 de Maio de 2012, se encontra aberto o Concurso Público para «Fornecimento de Fraldas Descartáveis e Pensos Higiénicos aos Serviços de Saúde», cujo Programa do Concurso e o Caderno de Encargos encontram à disposição dos interessados desde o dia 30 de Maio de 2012, todos os dias úteis, das 9,00 às 13,00 horas e das 14,30 às 17,30 horas, na Divisão de Aprovisionamento e Economato, sita na Cave 1 do Centro Hospitalar Conde de S. Januário, onde serão prestados esclarecimentos relativos ao concurso, estando os interessados sujeitos ao pagamento de $37,00 (trinta e sete patacas), a título de custo das respectivas fotocópias ou ainda mediante a transferência gratuita de ficheiros pela internet no website dos S.S. (www.ssm.gov.mo).

As propostas serão entregues na Secção de Expediente Geral destes Serviços, situada no r/c do Centro Hospitalar Conde de São

Januário e o respectivo prazo de entrega termina às 17,45 horas do dia 26 de Junho de 2012.

O acto público deste concurso terá lugar no dia 27 de Junho de 2012, pelas 10,00 horas, na sala do «Auditório» situada no r/c do Edifício da Administração dos Serviços de Saúde junto ao C.H.C.S.J.

A admissão a concurso depende da prestação de uma caução provisória no valor de $ 74 000,00 (setenta e quatro mil patacas) a favor dos Serviços de Saúde, mediante depósito, em numerário ou em cheque, na Secção de Tesouraria destes Serviços ou através da Garantia Bancária/Seguro-Caução de valor equivalente.

Serviços de Saúde, aos 23 de Maio de 2012

O Director dos Serviços, SubstºChan Wai Sin

Faz-se público que, por despacho do Ex.mo Senhor Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, de 8 de Maio de 2012, se encontra aberto o Concurso Público para «Fornecimento de Equipamentos Laboratoriais Cedidos como Contrapartida do Fornecimento de Reagentes ao Laboratório de Saúde Pública dos Serviços de Saúde», cujo Programa do Concurso e o Caderno de Encargos encontram à disposição dos interessados desde o dia 30 de Maio de 2012, todos os dias úteis, das 9,00 às 13,00 horas e das 14,30 às 17,30 horas, na Divisão de Aprovisionamento e Economato, sita na Cave 1 do Centro Hospitalar Conde de S. Januário, onde serão prestados esclarecimentos relativos ao concurso, estando os interessados sujeitos ao pagamento de $35,00 (trinta e cinco patacas), a título de custo das respectivas fotocópias ou ainda mediante a transferência gratuita de ficheiros pela internet no website dos S.S. (www.ssm.gov.mo).

As propostas serão entregues na Secção de Expediente Geral

destes Serviços, situada no r/c do Centro Hospitalar Conde de São Januário e o respectivo prazo de entrega termina às 17,45 horas do dia 27 de Junho de 2012.

O acto público deste concurso terá lugar no dia 28 de Junho de 2012, pelas 10,00 horas, na sala do «Auditório» situada no r/c do Edifício da Administração dos Serviços de Saúde junto ao C.H.C.S.J.

A admissão a concurso depende da prestação de uma caução provisória no valor de $ 85 000,00 (oitenta e cinco mil patacas) a favor dos Serviços de Saúde, mediante depósito, em numerário ou em cheque, na Secção de Tesouraria destes Serviços ou através da Garantia Bancária/Seguro-Caução de valor equivalente.

Serviços de Saúde, aos 23 de Maio de 2012

O Director dos Serviços, SubstºChan Wai Sin

AVISOCONCURSO PÚBLICO N.º 17/P/2012

AVISOCONCURSO PÚBLICO N.º 18/P/2012

AVISOCOBRANÇA DA CONTRIBUIÇÃO ESPECIAL

1. Faço saber que, o prazo de concessão por arrendamento dos terrenos da RAEM abaixo indicados, encontra-se terminado, e, que de acordo com o artigo 3.º da Lei n.º 8/91/M de 29 de Julho, conjugado com o artigo 2.º e o artigo 4.º da Portaria n.º 219/93/M, de 2 de Agosto, foi o mesmo automaticamente renovado por um período de dez anos a contar da data do seu termo, pelo que, deverão os interessados proceder ao pagamento da contribuição especial liquidada pela Direcção dos Serviços de Solos, Obras Públicas e Transportes.

Localização dos terrenos: - Avenida do Hipódromo, n.os 432 a 482, Rua do Mercado de Iao Hon, n.os 306 a 350, Rua Direita do Hipódromo, n.os 76 a 120 e Rua da Tribuna, n.os 339 a 389, em Macau, (Edifício Man On Sun Chuen); - Estrada Governador Albano de Oliveira, n.os 482 a 516, Avenida de Kwong Tung, n.os 1 a 11 e Rua de Viseu, n.os 2 a 16, na Ilha da Taipa, (Edifício Triumph).2. Agradecemos aos contribuintes que, no prazo de 30 dias após a recepção da notificação do pagamento, ou, até 03/07/2012, se dirijam

ao Núcleo da Contribuição Predial e Renda, situado no rés-do-chão do Edifício Finanças, ao Centro de Serviços da RAEM, ou, ao Centro de Atendimento Taipa, para levantamento da guia de pagamento M/B, destinada ao respectivo pagamento nas Recebedorias dos referidos locais.

3. Na falta de pagamento da contribuição no prazo estipulado, proceder-se-á à cobrança coerciva da dívida, de acordo com o disposto no artigo 6.º da Portaria acima mencionada. Aos, 17 de Maio de 2012. A Directora dos Serviços de Finanças, Vitória da Conceição

ANÚNCIO [N.º160/2012]

Para os devidos efeitos, vimos por este meio notificar os representantes dos agregados familiares seleccionados da lista de espera de habitação económica abaixos mencionados:

N.º do boletimde candidatura Nome N.º do boletim

de candidatura Nome

121688 CHOI UN SI 73494 CHAN IN U76217 NG KIT I 86948 NG SEONG KU

*104722 *SIO SEK IO 61933 SIO HONG KEONG81755 SYAU SYAU LAY 110754 LEONG IAT LUN89892 KUOK SIO WENG *100706 *LOK CHON SENG71546 HO SIN LONG 84677 MOU WAI MENG92896 CHOU SUT CHONG 115623 HO WAI IN96987 LEONG CHI ION 75450 LEONG MAN HANG

*71406 *LI TAI WAI DAVID 88134 HOI ON IO*103738 *LEI HELEN 77785 IM KUN CHENG107778 CHAN IOK LEI 105303 LAO KIN MAN97670 LAI WENG KUONG 85221 LAM PAK

*82494 *LEONG CHIO CHON 118476 LAO KUOK IENG*97030 *SEAK MAN FAI 104828 HO IAN KIN119179 GUI-JA KWON PARK *91954 *KUAN CHI FONG77719 WONG CHI HONG 81293 CHE WAI SAM

*101873 *SOU MAN KIN 101611 SI TOU WAI CHU60348 KUOK CHI UN 126498 NG IOK TONG90196 CHIANG VENG CHONG 109640 LEONG LAI FAN

*89193 *MURAISHI MASATO GERALD JEOFFREY 86899 LEONG CHI KIT

*115149 *WONG WOON NGOR TERESA 70025 SI TOU HOI IENG

115646 OSORIO XAVIER NORMA 76098 CHEANG WENG TONG*96279 *LAO TONG *86227 *LAO FAN*104152 *YUEN MAN CHUEN 87325 TANG SUT MEI

93285 AO IEONG IENG 94344 NGUYEN THI HONG HANH

De acordo com os termos do artigo 12.º do Decreto-Lei n.º 26/95/M, de 26 de Junho, o Instituto de Habitação (IH) informa os representantes dos agregados familiares acima referidos, através de ofícios, para se dirigirem pessoalmente ao IH, sita na Travessa Norte do Patane, n.º 102, Ilha Verde, Macau (perto da Escola Primária Luso-Chinesa do Bairro Norte), no dia 19 de Junho de 2012, às horas fixadas nos res-pectivos ofícios, para escolha das fracções de habitação económica disponíveis de T2 na zona de Coloane.

Nessa altura, os agregados familiares da lista de espera acima referidos devem apresentar os documentos comprovativos (originais e cópias) abaixo mencionados, para efectuar a nova verificação dos requisitos da candidatura da aquisição de habitação económica. Caso as respectivas informações afectem os actuais requisitos da aquisição de fracção ou existirem mudança da composição dos agregados familiares acima referidos, este Instituto irá suspender, imediatamente, o procedimento da escolha de habitação económica:

1. Documentos de identificação de todos os elementos do agregado familiar e os seus cônjuges (caso houver) registados no boletim de candidatura de habitação económica.2. Prova de casamento (aplicável aos indivíduos casados. Caso tenha entregue ao IH, nos últimos três meses, não é necessário a entregar de novo). 3. Boletim de candidatura dos dados dos agregados familiares de habitação económica devidamente preenchidos e assinados.

De acordo com os termos do n.º 2 do artigo 13.º do decreto-lei acima referido, com as alterações in-troduzidas pelo Regulamento Administrativo n.º 25/2002, caso os agregados familiares da lista de espera acima referidos não tenham comparecido no IH, no dia e horas fixados, e apresentado os documentos acima referidos, para escolha de habitação ou não pretendam adquirir nenhuma das fracções de habitação económica disponíveis no momento podem optar entre, por motivo não justificado, implica a perda do direito de escolha e passagem automática para o último lugar da lista geral; ou após a apreciação dos dados apresentados, verifique que não reunirem com os requisitos da candidatura, os agregados familiares seleccionados serão excluídos na lista geral.

* Em caso da 2.ª convocação, os agregados familiares seleccionados que não tenham comparecido no IH, no dia e horas fixados, e apresentado os documentos acima referidos, para escolha de habitação ou não pretendam adquirir nenhuma das fracções de habitação económica disponíveis no momento podem optar entre, serão excluídos na lista geral, de acordo com os termos das alínea a) do artigo 14.º do decreto-lei acima referido, com as alterações introduzidas pelo Regulamento Administrativo n.º 25/2002 e alínea 2 do n.º 5 do artigo 60.º da Lei n.º 10/2011.

No intuito de proporcionar os agregados familiares seleccionados para terem mais conhecimentos sobre as informações das fracções de habitação económica disponíveis, o IH juntamente os ofícios enviará em anexo o catálogo com descrições das fracções para venda, tabela dos preços, rácio bonificado, pontos de observação, informações sobre a fracção de modelo. Caso os agregados familiares seleccionados não tenham recebidos os ofícios remetidos pelo IH, até sete dias antes da data fixada, poderão dirigir-se ao IH sito na Travessa Norte do Patane n.º 102, Ilha Verde, Macau) ou consultar através do telefone n.º 2859 4875, durante o horário de expediente.

O Presidente,

Tam Kuong Man 30 de Maio de 2012

Page 7: Hoje Macau 31 MAI 2012 #2621

7nacionalquinta-feira 31.5.2012 www.hojemacau.com.mo

MAIS de duas dé-cadas depois, um dos líderes chineses habi-

tualmente associados à san-grenta intervenção militar do movimento pró-democracia da Praça Tiananmen, Chen Xitong, distanciou-se da operação e apelou para o “reexame” do que considera “uma lamentável tragédia”.

“Várias centenas de pessoas morreram nesse dia [4 de Junho de 1989]”, diz Chen Xitong num livro citado terça-feira pelo jornal South China Morning Post e que sairá na sexta-feira em Hong Kong. “Esperava que pudéssemos resolver o caso pacificamente. Muitas coisas ainda não são claras, mas acredito que um dia a verdade virá ao de cima. Pre-cisamos de analisar porque ocorreu uma tragédia destas. Os acontecimentos foram provocados pela luta interna no topo do poder e conduzi-ram a uma tragédia que nin-guém queria ver. Precisamos de reexaminar calmamente o caso e tirar uma lição do que aconteceu.”

Chen Xitong, de 82 anos, era então presidente da câ-mara de Pequim.

No relatório, que apresen-tou à Assembleia Nacional Popular no final de Junho de 1989, Chen condenou a ocupação estudantil da Praça Tiananmen como “uma rebe-lião contra-revolucionária”, expressão usada ainda hoje pelas autoridades para clas-

O dissidente mais famoso da China, o artista plástico Ai Weiwei, disse

que a dramática fuga do acti-vista cego Chen Guangcheng irá inspirar outros chineses a trilharem o caminho rumo à democracia e a deixarem de viver com medo.

Chen passou 19 meses sob prisão domiciliar ilegal, até se refugiar no mês passado na embaixada dos EUA em Pequim. O caso criou um incidente diplomático entre os dois países, até que Chen foi autorizado a emigrar para Nova Iorque com a família.

Xi Jinping reuniu com Bill Gates em PequimO vice-presidente chinês, Xi Jinping, encontrou-se esta terça-feira em Pequim com Bill Gates, presidente da Fundação Bill & Melinda Gates. Durante o encontro, Xi disse esperar que a fundação e os parceiros chineses implementem projectos cooperativos, explorem um modo inovador e eficaz de parceria, aperfeiçoem o mecanismo de colaboração e consigam vantagens complementares. Segundo Bill Gates, a boa relação China-EUA é muito importante para o mundo. A fundação tem tomado a iniciativa de se dedicar a projectos ligados à saúde global e ao desenvolvimento mundial, e atribuído grande importância à cooperação com a China. No futuro, a entidade continuará a contribuir para o desenvolvimento do controlo de doenças e para a causa da saúde na China.

Artista Ai Weiwei diz que fuga de activista cego vai inspirar chineses

“Nunca vou deixar a China,a não ser que seja forçado”

“Um dia a História fará um julgamento mais justo de Deng Xiaoping, Li Peng e Zhao Ziyang”, afirma Chen Xitong

Antigo líder defende novo olhar sobre Tiananmen

sificar as manifestações que há 23 anos abalaram o país.

Numa série de entrevis-tas concedidas este ano ao académico Yao Jainfu e reu-nidas agora em livro, Chen conta que não escreveu uma única palavra daquele relató-

rio. “Fielmente, li o relatório que me prepararam, até ao mais pequeno pormenor de pontuação.”

MEMÓRIA DOLOROSANa altura, o principal líder da China era Deng

Xiaoping, presidente da Comissão Militar Central, designado oficialmente como “arquiteto-chefe da política de Reforma Económica e Abertura ao Exterior”, mas foi o primeiro-ministro Li Peng

que, antes do 4 de Junho, apareceu na televisão a declarar a lei marcial.

No campo oposto en-contrava-se o secretário--geral do Partido Comu-nista Chinês (PCC), Zhao Ziyang, afastado depois

sob a acusação de ter apoia-do os protestos estudantis e tentado “dividir o parti-do”. Zhao Ziyang viveria em prisão domiciliária até morrer, em Fevereiro de 2005.

“Um dia o partido des-classificará todos os docu-mentos e a História fará um julgamento mais justo de Deng Xiaoping, Li Peng e Zhao Ziyang. É uma questão de tempo.”

Citando o actual primei-ro-ministro, Wen Jiabao, Chen defende que a China “precisa de reformas políti-cas” e de “um sistema mais democrático”.

Depois do exército ter esmagado o movimento pró-democracia da Praça Tiananmen, Chen ascendeu ao Politburo do PCC, mas a sua carreira terminou em 1995, na sequência de um alegado confronto com o novo secretário-geral do par-tido e presidente da China, Jiang Zemin.

Chen Xitong foi acusado de corrupção e condenado a 16 anos de prisão.

A actual liderança, en-cabeçada pelo presidente Hu Jintao, não estava no topo do poder em 1989, mas tem recusado “rever” o veredicto oficial acerca do “4 de Junho”.

Centenas de pessoas morreram e milhares de outras foram presas ou exi-laram-se, num dos maiores traumas da China contem-porânea.

Chen Xitong (à esquerda)

“Através dos seus es-forços, do seu espírito forte e do seu carácter incisivo, fez com que outros chine-ses não tenham desculpas para ainda viverem com medo, porque as suas si-tuações nunca serão piores do que a dele”, disse Ai na terça-feira, nos mais

detalhados comentários até agora sobre o caso de Chen.

“As coisas mais injustas que poderiam ter acontecido numa sociedade recaíram so-bre um homem cego”, disse Ai. “É algo que ninguém pode aceitar ou explicar com quaisquer desculpas. As pes-soas vão questionar: ‘Temos de existir numa sociedade assim?’.”

Ai, de 55 anos, falou na sua casa na zona oeste de Pequim, que tem os arredores constantemente controlados por 15 câmaras de vigilância. Não conhe-ce Chen pessoalmente,

mostrou-se “extremamente surpreendido” por receber um telefonema seu no sábado. “Gosto muito de si”, disse Chen. “Também sempre gostei de si”, res-pondeu Ai. Chen disse que ainda está a ambientar-se à vida em Nova Iorque, onde em breve deve começar a estudar Direito.

DESCONFIANÇAPara o activista, a fuga de Chen mostra que a intenção da “manutenção da estabili-dade” pelo regime comunis-ta está condenada ao fracas-so. “Esta forma simples de

repressão, de usar o método de não deixar ninguém falar, nunca terá sucesso”, disse Ai, que precisa de relatar as suas deslocações diárias às autoridades.

Questionado sobre uma eventual ida para o exílio, Ai, que morou 12 anos em Nova Iorque onde estudou arte, ficou quase um minuto em silêncio antes de res-ponder. “Nunca vou deixar a China, a não ser que seja forçado. Porque a China é minha. Não vou abandonar algo que me pertence nas mãos de pessoas em quem não confio.”

Page 8: Hoje Macau 31 MAI 2012 #2621

8 nacional quinta-feira 31.5.2012www.hojemacau.com.mo

Lançado satélite para estudar recursos e evitar desastresA China lançou esta terça-feira o seu satélite de detecção remota Yaogan XV, a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan, na província de Shanxi, no norte da China, com o fim de efectuar experiências científicas, informou a agência oficial de notícias Xinhua. O satélite foi lançado às 15h31 locais a bordo da transportadora Gran Marcha 4B e alguns dos seus objectivos são estudar os recursos da Terra, analisar o rendimento dos terrenos de cultivo e prevenir e reduzir os desastres naturais , informou a agência. Com o Yaogan XV também foi posto em órbita o satélite Tiantuo I para a recepção de dados do Sistema de Identificação Automática de navios, a captação de imagens ópticas e a recolha de informações sobre experiências de exploração do espaço.

Maria João BelchiorEm Pequim

MELHORAR a imagem na-cional, con-tribuir para

divulgar o país e seguir os desejos do Estado. Três tópi-cos que resumem de alguma forma o conceito teórico de diplomacia pública, “uma arte que passa mais pela prática do que pela teoria”, como escreve o professor Wang Yiwei, da Universi-dade Tongji.

Reunido em Pequim, um grupo de académicos chine-ses e estrangeiros debateu o conceito de diplomacia pública, num seminário or-ganizado pelo grupo de pes-quisa Charghar, em parceria com o Instituto de Relações Internacionais Clingendael, da Holanda.

Uma ideia relativamente jovem nas relações inter-nacionais, o conceito de diplomacia pública continua a ser muito inspirado pelos Estados Unidos, segundo o investigador Wang Yiwei. Mas vivem-se outros tem-pos, com outros actores, e hoje já se encontra uma perspectiva de diplomacia pública com características chinesas.

SABEDORIA DIPLOMÁTICAAmericanos, chineses e europeus juntaram-se no seminário com o intuito de trocar ideias e desenvolver melhor este novo conceito onde a diplomacia se torna pública. “É importante que a China desenvolva a sua diplomacia pública inde-

Académicos reuniram-se em Pequim para estudar a diplomacia pública

Como melhorar a imagem da China

Futuro edifício mais alto da China já ultrapassou os 300 metrosA Torre de Xangai, actualmente em construção na cidade do leste da China, e que será o edifício mais alto do país quando concluído, atingiu esta terça-feira a altura de 303,5 metros. Os trabalhadores já colocaram cimento no 65º andar do edifício, que contará com 121 andares e uma altura de 632 metros. Uma vez que o projecto esteja concluído em 2015, o Centro Financeiro Mundial de Xangai será o arranha-céus mais alto na China, e o segundo mais alto do mundo, depois do Burj Khalifa, no Dubai. A empresa construtora do projecto indicou que, até ao final do ano, o edifício deve chegar aos 403 metros de altura. A construção teve início em 2008. Situado no centro comercial de Lujiazui na Nova Zona de Pudong de Xangai, o futuro edifício de referência com vista para o rio Huangpu cobre 381,6 mil metros quadrados. O 100º andar do edifício foi projectado para funcionar como um observatório, que, com 474 metros de altura, será o mais alto do mundo.

pendentemente do conceito americano”, considera o professor Wang Yiwei.

A diplomacia tem cada vez mais canais. Na Chi-na, além da diplomacia do modelo olímpico, Wang Yiwei salientou o modelo do instituto Confúcio, onde através de joint-ventures com universidades em todo o mundo se divulga cada vez mais a língua e a cultura chinesas.

Uma área durante sécu-

los restrita a uma pequena elite, a diplomacia está a passar por um processo de democratização dos seus canais de acesso. Agora chegou uma época em que os diplomatas e os políticos têm de sair das suas zonas de conforto para perceber de que forma se faz a diploma-cia pública, como defende Jan Melissen, director de investigação do Instituto Clingendael, também pre-sente em Pequim.

Existe, contudo, um grupo de críticos da “velha escola”, que vê a diploma-cia pública mais como uma ameaça do que como um meio e não a consideram importante para o futuro das relações internacionais. Mas o tempo já não volta atrás e é impossível ignorar redes sociais, associações e grupos na sociedade civil. A diplomacia pública procura influenciar opiniões nos pa-íses estrangeiros e torna-se

importante saber como são os países vistos por outros países.

PEQUENOS PASSOSA China já dispõe de um departamento de diplomacia pública dentro do Ministério dos Assuntos Exteriores, que se dedica sobretudo à infor-mação do público nacional.

Um poder em ascensão, a China precisa de divulgar mais a cultura do país numa forma de influenciar o pú-blico e diminuir a imagem negativa que muitas vezes passa nos meios de comu-nicação estrangeiros. Mas o modelo hierárquico centra-do no Estado como principal veículo da imagem do país leva a algumas distorções.

“A falta de credibilidade é um problema principal para a diplomacia pública da China”, considera Ingrid d’Hooghe, investigadora do Instituto Clingendael. Não é tanto o teor das mensagens que importa, mas o canal utilizado. E neste sentido, o governo chinês monopoliza os canais de comunicação deixando pouco espaço para opiniões divergentes.

Será que a China sabe aceitar críticas? Esta foi uma das questões colocadas durante o debate. “Não esta-mos a falar de um concurso de beleza”, disse Ingrid d’Hooghe.

Para Li Yonghui, reitor da Escola de Relações Inter-nacionais na Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim, Confúcio dizia que “precisamos ter na vida vários tipos de amigos e um deles é o amigo franco con-

nosco”, respondendo que a China sabe aceitar críticas.

A República Popular quer uma diplomacia pú-blica mais pragmática, mas tem dificuldades em permitir a abertura de canais não oficiais. Como um dos mais importantes países em vias de desenvolvimento, quer uma missão e uma identida-de cada vez mais marcadas. A nível internacional adopta uma postura defensiva en-quanto poder em ascensão. A nível interno, a imagem nem sempre é a mesma que passa nos meios de comunicação estrangeiros.

Além destes dois, a China existe ainda como referência entre os países asiáticos, onde a tónica é colocada na cultura comum a preservar. Coordenar estas três imagens é uma tarefa para o futuro, onde pequenos passos são dados tendo cada vez mais em vista resultados a longo prazo.

Hoje os tempos são outros hoje e todos os ca-nais devem ser usados para divulgar e melhorar a ima-gem de um país. Jay Wang, investigador e professor de relações públicas, sublinha que é preciso entender se são os governos que têm o primeiro lugar na diploma-cia pública. A multiplicidade de canais levou a uma cada vez maior abrangência de resultados. “Hoje há mais centros de poder”, disse Jay Wang, acrescentando que o conceito de “local” tornou--se mais internacional que nunca.

Como relembraram du-rante o encontro na capital, “quando o telegrama foi in-ventado, houve diplomatas que disseram que ia ser o fim da diplomacia”. A história provou o contrário. Agora vive-se uma época em que se definem novas estratégias e utilizam outros canais.

Wang Yiwei

Page 9: Hoje Macau 31 MAI 2012 #2621

9regiãoquinta-feira 31.5.2012 www.hojemacau.com.mo

A líder histórica da opo-sição birmanesa, Aung San Suu Kyi, chegou ontem a Banguecoque,

na Tailândia. Trata-se da primeira viagem da Prémio Nobel da Paz de 1991 ao estrangeiro nos últimos 24 anos.

O avião que transportou a opo-sitora birmanesa aterrou na capital tailandesa às 22h00 locais. “Não sinto nada em particular, faz parte do meu trabalho”, afirmou Aung San Suu Kyi, em declarações à agência francesa AFP, na partida de Rangum.

Durante a estadia de vários dias na Tailândia, a líder da Liga Nacional para a Democracia (LND), eleita deputada a 1 de Abril nas eleições intercalares birmanesas, irá encontrar-se, em data a anunciar, com a primeira--ministra tailandesa, Yingluck Shinawatra, indicou o secretário--geral da chefe do governo tailan-dês, Thawat Boonfeung.

Já confirmado está um en-contro, na quarta-feira, com imi-grantes birmaneses, a decorrer na província de Samut Sakhon, a sul de Banguecoque. Os birmaneses

Japão expulsa embaixador da Síria em TóquioO Japão ordenou a saída do embaixador sírio em Tóquio, informou ontem o Ministério dos Negócios Estrangeiros, a exemplo de outros países que iniciaram as expulsões de diplomatas sírios em protesto contra o massacre em Houla no domingo. O governo japonês pediu a Mohamed Ghassan Al Habash para partir “o mais rápido possível”, disse um responsável à AFP. “Esta é uma acção para demonstrar o protesto do Japão contra a Síria, não só pela violência, mas também pelas últimas violações graves dos direitos humanos. O governo japonês tomou esta decisão em coordenação com outros estados.” Na terça-feira, Austrália, Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Itália, Espanha e Estados Unidos expulsaram os diplomatas sírios dos seus países, aumentando a pressão sobre o regime do presidente Bashar al-Assad. As expulsões seguiram-se ao massacre na cidade de Houla, que causou pelo menos 108 mortos, incluindo 49 crianças, de acordo com as Nações Unidas.

Telemóvel que monitoriza radiação à vendaUm telemóvel que permite medir as radiações na atmosfera vai ser colocado à venda em Julho no Japão, informou hoje a Softbank Corporation. O smartphone foi desenvolvido na sequência das preocupações crescentes com a radiação, que despontaram com a crise nuclear de Fukushima. O aparelho detecta a radiação no meio ambiente, na terra ou no ar, em dois minutos, mas não mede a radiação em alimentos ou na água. Os níveis são monitorizados hora a hora e apresentados no ecrã do dispositivo móvel, cujo preço não foi divulgado.

A Coreia do Norte criti-cou ontem o relatório

anual dos Estados Unidos que denuncia violações dos direitos humanos na-quele país, considerando que é “fruto da política hostil” de Washington contra Pyongyang. “Con-denamos o desprezível relatório sobre os direi-tos humanos elaborado pelos Estados Unidos”, disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros norte-coreano através de um despacho publicado pela agência de notícias estatal KCNA.

As autoridades norte--coreanas consideraram “um mau hábito frequen-

UMA editora online, que arriscava 20 anos de pri-

são por alegados comentários insultuosos feitos por outros contra a monarquia, foi on-tem condenada a oito meses de pena suspensa, num caso considerado simbólico nos crimes de lesa-majestade na Tailândia.

Chiranuch Premchaiporn foi considerada culpada de não ter suprimido rapidamen-te os comentários colocados num fórum do seu sítio de internet, Prachatai, em 2008.

“A acusada não pode negar a sua responsabilidade sobre o conteúdo do seu sítio de internet”, declarou o juiz Kampol Rungrat.

Mas “não violou ela própria

Líder da oposição birmanesa, Aung San Suu Kyi, chegou à Tailândia. Promete fazer o melhor pelos imigrantes

Primeiro discurso proferido fora do seu país em 24 anos

Coreia do Norte diz que relatório sobre direitos humanos reflecte política hostil dos EUA

“Mau hábito frequente”Editora condenada a pena suspensa por comentários

contra a monarquia feitos por outros

Culpada de não violar a lei

representam cerca de 80% dos dois milhões de imigrantes re-gistados na Tailândia.

Aung San Suu Kyi, de 66 anos, vai ainda deslocar-se ao norte da Tailândia, região onde existem vários campos de refu-giados que abrigam há vários anos cerca de 100 mil birmaneses que fugiram da Birmânia por cau-sa dos combates entre o exército

e os rebeldes de minorias étnicas.No primeiro discurso realiza-

do fora do seu país em 24 anos, a Nobel da Paz, perante centenas de compatriotas que se deslocaram para a ouvir em Mahachai, na província de Samut Sakhou, no sul de Banguecoque, foi a voz da esperança. “Posso fazer-vos uma promessa: vou fazer o meu melhor por vocês.”

A Nobel da Paz marcará também presença no Fórum Económico Mundial para a Ásia Oriental, evento que vai contar com a participação de vários chefes de Estado da região, in-cluindo o Presidente birmanês, Thein Sein.

AGRADECIMENTO ADIADOColocada pela primeira vez em prisão domiciliária em 1989, Aung San Suu Kyi passou 15 anos sem liberdade. Em Novembro de 2010, foi libertada, tendo recebido no início deste mês o seu primeiro passaporte em 20 anos.

Após esta deslocação ao terri-tório tailandês, Aung San Suu Kyi viaja em meados de Junho até à Europa, onde irá visitar Noruega, Reino Unido e Irlanda.

Na capital norueguesa, Oslo, a opositora birmanesa irá proferir o discurso que não pôde fazer quando foi distinguida com o Nobel da Paz, em 1991.

Em Londres, está previsto que Aung San Suu Kyi se dirija, no dia 21 de Junho, aos membros das duas câmaras do Parlamento britânico.

a lei”, acrescentou, frisando que a pena tinha sido suspensa em virtude da colaboração da acusada com o tribunal.

O rei Bhumibol, com 84 anos e hospitalizado desde Setembro de 2009, é consi-derado como um semi-deus por alguns súbditos e, apesar da família real não deter qualquer papel político, é protegida por uma das leis mais severas do mundo.

Uma petição assinada por quase 27 mil pessoas e onde era reivindicada a alteração da lei foi entregue esta semana no parlamento tailandês, mas a primeira-ministra Yingluck Shinawatra, eleita em Agosto passado, excluiu essa even-tualidade.

te” dos Estados Unidos “utilizar os direitos huma-nos como uma ferramenta política para levar a cabo a sua estratégia de dominar o mundo”.

Além disso, assegura-

ram que o último relatório de Washington se baseia em “rumores feitos por um grupo de traidores e criminosos para ganha-rem a vida depois de abandonarem a sua pátria e famílias”, em referência aos desertores da Coreia do Norte que procuram refúgio na Coreia do Sul, Estados Unidos e outros países.

O Departamento de Estado dos Estados Uni-dos publicou na semana passada um relatório anual sobre os direitos humanos no mundo, no qual considerou “extre-mamente pobre” a situ-ação na Coreia do Norte.

Page 10: Hoje Macau 31 MAI 2012 #2621

PUB

10 quinta-feira 31.5.2012www.hojemacau.com.morecordes

Macau no livro do Guiness, mas com mais recordes não registados no site

Seis vezes no topo do mundoSÃO seis os recordes de Macau regista-

dos na página oficial do Guiness. De saltos da Torre de Macau a estruturas de cartas, são diversas as marcas deixadas pelo território naquele que é considerado o mais fidedigno local de registo das proezas mais bem conseguidas à volta do mundo. Mas ficam fora do registo da página oficial pelo menos mais duas situações.

Em 2007, durante seis horas bem ruidosas, foi queimada a maior fita de panchões do mundo. Fabricada na China, terá demorado

40 dias a ser completa e o seu custo total fi-cou estimado em cerca de 200 mil patacas. A iniciativa partiu da Direcção dos Serviços de Turismo, com o patrocínio da STDM. A fita de panchões ia do hotel President até ao Hyatt, na Taipa, ocupando um total de 3.988 metros.

O ano passado, outra obra foi tida como a maior pintura 3D do mundo, feita no chão em frente ao Wynn, mostrando pontos de referên-cia da cidade. Intitulada “Uma impressão de Macau” foi apresentada por Qi Xinghua, artista tridimensional da China.

REI LEÃOO maior fato de leão alguma vez feito para a Dança do Leão – tradição secular chinesa – foi elaborado pelo MGM, no Ano Novo Chinês de 2010. O corpo media 6,2 metros de comprimento, 4,36 metros de altura e 2,1 metros de largura. O “Grand Lion”, como foi apelidado, pesava 113,3 kg, dançou por 15 minutos e foi operado por quatro pessoas.

Page 11: Hoje Macau 31 MAI 2012 #2621

PUB

11quinta-feira 31.5.2012 www.hojemacau.com.mo recordes

CASINOS DE PAPELUma réplica do Venetian, do The Plaza e do Sands, feita com cartas de jogar, foi um dos mais recentes recordes do Guiness. Media 10.39 metros de comprimento, 2.88 metros de altura e 3.54 metros de largura e foi criada por Bryan Berg (dos EUA) em Macau, em Março de 2010. Demorou 44 dias a completar e foram precisas 218.792 cartas.

Macau no livro do Guiness, mas com mais recordes não registados no site

Seis vezes no topo do mundoSALTO DE ADRENALINAO maior salto de bungee jumping um edifício - 199 metros - foi conseguido por A. J. Hackett, da Nova Zelândia, que se atirou da Torre de Macau. O ponto-chave aqui é que a distância entre o solo e o autor da proeza ficou em 34 metros. Isto é diferente de saltar do edifício mais alto porque o que interessa é o tamanho da corda que deixa quem salta mais longe ou mais perto do chão.

AGORA JUNTOSO recorde para o salto conjunto em bungee jump é de 233 metros e foi atingido por Yoshio Goto (Japão) e AJ Hackett (Nova Zelândia) na Torre de Macau. O neo-zelândes já tinha atingido um recorde a saltar da torre em 2006, ao qual juntou este, a 25 de Agosto de 2007. A corda elástica foi esticada um total de 213 metros, deixando apenas 20 metros entre eles e o solo.

SUSTO QUE VALE A PENA PAGARO mais alto bungee jump comercial do mundo está localizado na Torre de Macau. Tem 233 metros e o primeiro salto desta torre foi de Edison Chen – actor chinês - a 17 Dezembro de 2006.

PLANETASMAIS PERTOO maior planetário 3D está localizado no Centro de Ciência de Macau. O planetário usa 12 projectores para providenciar uma resolução de 8,000 x 8,000 pixels em 3D. O planetário tem um diâmetro de 15,24 metros e pode acomodar 139 pessoas. Abriu no dia 19 de Dezembro de 2009.

Page 12: Hoje Macau 31 MAI 2012 #2621

12 vida quinta-feira 31.5.2012www.hojemacau.com.mo

O número de ho-ras de trabalho tem efeitos no bem-estar das

pessoas, conclui um estudo realizado por Filipe Coelho e Maria da Conceição Perei-ra, da Faculdade Economia da Universidade de Coim-bra (FEUC). “À medida que as horas de trabalho aumentam, o bem-estar das pessoas reduz”, afirma Filipe Coelho ao Ciência Hoje. No entanto, esta re-lação negativa não é igual para todas as pessoas. Ela é, por exemplo, “mais forte para as mulheres”.

Uma explicação possí-vel, de acordo com o inves-tigador, é que as mulheres têm de conciliar o trabalho pago com outro turno de tra-balho em casa. E se as horas na empresa aumentam isso

Investigadores da UC sugerem horários mais curtos para determinadas pessoas

Trabalhar menos

vida pessoal para beneficiar os lucros do patrão.

AS MULHERES SOFREM MAIS COM O AUMENTO DE HORAS DE TRABALHOA investigação de Filipe Co-elho e Maria da Conceição Pereira baseou-se na infor-mação recolhida junto de 33 mil empregados de ambos os sexos e de várias idades, 1034 dos quais portugueses, no âmbito de um estudo europeu, financiado em parte pela União Europeia, e conduzido em 24 países.

O trabalho não tem conse-quências imediatas mas é algo que pode ter efeito nas práticas das empresas. Estas podem, por exemplo, alterar os ho-rários de trabalho de forma a atender às especificidades das pessoas. “Verificámos que, por exemplo, os idosos,

as mulheres, as pessoas que têm crianças em casa, as que têm problemas de saúde, so-frem mais com o aumento do número de horas de trabalho”. Assim, “para as empresas evi-tarem prejudicar o bem-estar das pessoas poderiam talvez fazer horários de trabalho mais curtos para as pessoas com estas características”, sugere Filipe Coelho.

Os próximos passos na investigação vão passar por analisar relação entre as horas de trabalho e o bem-estar por país. “O estudo que fizemos referiu-se à globalidade de países e a ideia agora seria ver até que ponto é que há diferenças” entre nações.

Outra possibilidade é in-vestigar como é que as horas de trabalho influenciam o bem-estar das pessoas em diferentes ocupações.

significa que as mulheres vão ter mais dificuldades em resolver o seu turno domés-tico. “Isto corresponde a um eufemismo que por ventura estará em desaparecimento mas que ainda terá as suas marcas”, sublinha Filipe Coelho.

Outro resultado que os investigadores encontraram vem juntar a política a esta ‘equação’. “É que as pessoas de esquerda sofrem mais em termos de bem-estar à medida que aumentam as

horas de trabalho do que as pessoas de direita”.

ESQUERDA OU DIREITASegundo Filipe Coelho isto é explicado porque às ideo-logias de esquerda e direita estão associadas diferentes formas de ver o mundo, de entender a vida privada das pessoas e o trabalho. “À di-reita associamos o individu-alismo, o capitalismo, o re-conhecimento e prémio pelo esforço individual, enquanto à esquerda associamos as-

pectos como a igualdade, justiça social, o reforço dos direitos dos trabalhadores e não podemos esquecer que foram os sindicatos ligados à ideologia de esquerda que de alguma forma nos trouxeram conquistas como a semana de trabalho de 40 horas”, exemplifica.

O que aqui eventualmen-te estará a acontecer, conclui o estudo, é que as pessoas que são de esquerda sentem que ao trabalharem mais ho-ras estão a prejudicar a sua

Page 13: Hoje Macau 31 MAI 2012 #2621

13vidaquinta-feira 31.5.2012 www.hojemacau.com.mo

UM grupo de cientis-tas desenvolveu um novo teste de urina que permite localizar a

osteoporose nas primeiras fases da doença, segundo um estudo divul-gado pela Universidade do Estado do Arizona (ASU) e pela NASA.

Até agora a osteoporose, do-ença que causa o enfraquecimento dos ossos, só é diagnosticada com radiografias uma vez que tenha provocado a fractura de algum osso. Dessa forma, podia passar sem ser detectada durante anos. “A perda de massa óssea também ocorre nos estádios avançados de diversos cancros. No momento em que estas modificações são detectadas por raios-X, um dano significativo já ocorreu”, afirmou Ariel Anbar, professor do Departa-mento de Bioquímica e Prospecção Espacial da ASU e coordenador do estudo.

O novo exame foi elaborado visando os astronautas, já que podem sofrer perdas de massa óssea devido à microgravidade

Um telemóvel que permite medir as radiações na atmosfera vai ser colocado à venda em Julho no Japão, informou a Softbank Corporation. O “smartphone” foi desenvolvido na sequência das preocupações crescentes com a radiação, que despontaram com a crise nuclear de Fukushima. O aparelho detecta a radiação no meio ambiente, na terra ou no ar, em dois

minutos, mas não mede a radiação em alimentos ou na água. Os níveis são monitorizados hora a hora e apresentados no ecrã do dispositivo móvel, cujo preço não foi divulgado. O presidente da Softbank, Masayoshi Son, disse que esta era a resposta às preocupações da população que foram chegando à empresa, incluindo pedidos através do Twitter.

NASA desenvolve teste de urina

Detectar osteoporose Esta bebida que a NASA criou chama-se AS10, é um sumo de fruta e tem como objetivo servir os astronautas. No entanto, apresenta outras características: disfarça o envelhecimento e as rugas, ajudando a rejuvenescer a pele. Um estudo prova este milagre. A NASA criou um sumo de fruta, chamado AS10, com a finalidade de para proteger os astronautas dos efeitos das radiações que enfrentam fora do ambiente terrestre, nas missões espaciais. No entanto, depois de um estudo, provou-se que a bebida tem potencial na redução de rugas, eliminação de manchas e no rejuvenescimento da pele. A AS10

não só disfarça o envelhecimento como protege a pele das radiações solares, sendo que todos estes benefícios são conseguidos num curto espaço de tempo: em apenas quatro meses, é possível ver a pele rejuvenescida graças a este sumo de frutas. Este sumo é composto por diversos frutos, quase todos de proveniência brasileira: desde o cupuaçu (da família das plantas do cacau), ao açaí, passando por outros mais comuns em Portugal, como a pêra e a lichia. Esses frutos, segundo o Daily Mail, são ricos em vitaminas e fitoquímicos, o que lhes confere propriedades benéficas para a pele.

Macau Sã Assado

Sabia que...

COMER SOFÁ?• A minha avó dizia que o melhor sofá é o de couro, com preenchimento macio. Mas em Macau acabei por encontrar o sofá de fitas. Para muitos, o melhor “sofá” do mundo. Seja como for, gosta de sopa?Porque Macau sã assi mas também sã assado

Foto: Vanessa Amaro

...o ar que respiramos pode conter mais de 900 químicos, partículas e materiais biológicos adversos à saúde.

Telemóvel vai monitorizar níveis de radiação

AS10, o sumo de fruta da NASA que funciona como elixir da juventude

da Universidade do Texas em Galveston.

Quando uma pessoa passa muito tempo deitada, os ossos que sustentam o peso são aliviados da sua carga, uma condição conhecida como «descarga do esqueleto», na qual os ossos começam a deteriorar-se de modo similar à experimentada pelos pacientes de osteoporose e os astronautas.

Através da análise da amostra de urina destes pacientes, a equipa da ASU descobriu que com a nova

técnica podiam detectar a perda de osso apenas uma semana de-pois do início do período em que estavam deitados, muito antes do detectado nos exames frequentes com raios-X.

«Demonstramos que o conceito funciona como esperávamos em pessoas saudáveis. O próximo passo é ver se funciona em pa-cientes com doenças que alteram a massa óssea. O que abriria a porta para aplicações clínicas», afirmou Anbar.

no espaço, e procura encontrar vestígios de cálcio ósseo na urina.

Deste modo, os investigadores analisam a presença de isótopos de cálcio, que são diferentes átomos de cálcio derivados de osso que contam com um número específico de neutrões.

O equilíbrio destes isótopos varia quando o osso é destruído ou criado, por isso pode indicar mudanças na densidade óssea.

O estudo utilizou uma dúzia de pacientes que foram confi-nados a um intervalo de 30 dias em cama, no Instituto Cientista

Page 14: Hoje Macau 31 MAI 2012 #2621

14 publicidade quinta-feira 31.5.2012www.hojemacau.com.mo

Page 15: Hoje Macau 31 MAI 2012 #2621

15culturaquinta-feira 31.5.2012 www.hojemacau.com.mo

José C. [email protected]

O Museu de Artes de Ma-cau apresenta a partir de sexta-feira, dia 1 de Junho as peças de por-

celana sem vidrado de Mengshu. A exposição “Animal, Fetiche,

Objecto - Cerâmica Contemporâ-nea de Mengshu” estará patente no Montra de Arte de Macau, um espaço da galeria do piso 3. Mengshu apresenta as suas peças de porcelana sem vidrado, feitas com base na escultura de formas de animais, tradicional na China, servindo-se de uma combinação de media modernos, e desconstruindo significados tradicionais, num diá-logo entre tradição e modernidade, segundo o texto de apresentação da exposição.

O conceito criativo que esteve na origem destas obras remete para a cosmologia chinesa da antigui-dade onde os seres humanos e os animais eram considerados parte da entidade do Universo, e possuí-am a mesma alma e espiritualidade. Se por um lado os animais são do-mesticados pelos seres humanos,

O prazo do concurso de contos sobre Macau lançado pela Rota das Letras foi alargado até ao final do mês de Junho. Segundo Ricardo Pinto, um dos organizadores da Rota das Letras, o concurso já recebeu cerca de uma dezena de textos, mas com este alargamento espera receber ainda mais. “ O prazo foi inicialmente definido em função da data do Festival do próximo ano. Uma vez que essa data foi alterada, o Rota das Letras 2013 irá ocorrer entre 8 e 16 de Março, e não em Janeiro como aconteceu este ano, decidimos prorrogar também o prazo da entrega dos textos a concurso”, disse, salientando que “aqueles que entretanto já entregaram os seus contos poderão

entregar novas versões, se assim o desejarem, até à nova data agora definida”. O júri que deverá analisar, numa primeira fase, os textos em português, inglês ou chinês, fará uma pré-selecção de cinco textos, que serão depois colocados à consideração dos júris finais. Su Tong (chinês), José Luís Peixoto (português) e Xu Xi (inglês) são os três escritores que seleccionarão os vencedores. Os contos vencedores, um em cada uma das línguas, serão traduzidos nos restantes idiomas e publicados em livro a apresentar na próxima edição da Rota das Letras, em 2013, onde constarão também contos sobre Macau dos autores presentes no Rota das Letras 2012.- J.C.M.

Doc Watson, pioneiro da folk e da guitarra, faleceu com 89 anos devido a complicações ligadas a uma operação ao abdómen. Nascido Arthel Lane Watson, ‘Doc’ ficou cego com um ano, o que não o impediu de deixar a sua marca para várias gerações da folk e do country, devido à técnica para tocar guitarra com uma palheta fixa no polegar e outra no indicador - que ficou conhecida como flatpicking. Watson começou a tocar banjo e harmónica com cinco anos. Aos 30, em 1953, tocava guitarra com uma banda de swing. A carreira

a solo arrancaria com um concerto no mítico Newport Folk Festival em 1963. O músico viria a ganhar sete Grammys e foi galardoado com o Prémio Carreira da Academia de Gravações e a Medalha Nacional para as Artes entregue na Casa Branca, em 1997. Depois da morte do filho Merle com apenas 36 anos num acidente com um tractor, Watson criou o MerleFest. O evento anual, que tem lugar em Wilkesboro, na Carolina do Norte, tornou-se um destino obrigatório para os apreciadores de americana e de música folk.

Gostaria de morrer como Elvis Presley? Melhor dizendo, almeja ser enterrado como o Rei? Se a sua conta bancária for tão ambiciosa como os seus sonhos, tal fantasia já é possível de realizar. É que um conhecido leiloeiro acaba de anunciar que, a 23 de Junho, a cripta original do cantor estará à venda em leilão, na categoria “music icons”, ou seja, “ícones musicais”. Quem fizer a maior licitação terá o insólito prazer de saber que um dia terá direito a ser enterrado num mausoléu de granito e mármore sito no Cemitério Forest Hill, na cidade de Memphis, no estado de Tennessee, terra natal de Elvis. Esta tumba original do Rei do rock tem estado vazia desde que os

corpos do cantor e da sua mãe, Gladys – ali sepultados desde 16 de Agosto de 1977 – foram trasladados, dois meses volvidos, para Graceland, a casa-museu do músico. O leiloeiro Darren Julien, especialista na compra de artigos pessoais de celebridades, explicou que a melhor oferta também dá direito a uma inscrição comemorativa e ao uso da capela para o serviço funerário. Não abrangido neste macabro leilão está o aluguer do carro funerário e o serviço fúnebre. A base de licitação é qualquer coisa como 790 mil patacas. “Considero que para quem seja um verdadeiro fã de Elvis, esta é uma oportunidade única”, comentou o leiloeiro à revista Times.

Montra de Artes de Macau inaugura amanhã exposição de porcelanas de Mengshu

Diálogo entre tradição e modernidadepor outro, os animais são adorados pelos seres humanos. São alimen-tados pelos humanos, e ao mesmo tempo sacrificados por eles. Para os seres humanos é impossível não reflectir sobre si próprios quando observam animais.

Neste trabalho, as esculturas tradicionais de animais Chineses são executadas em porcela-na e os seus

significados tradicionais são des-construídos ao utilizarem-se ma-teriais modernos. O diálogo entre os materiais cria um pacto entre a história e a realidade, a tradição e a modernidade, informa ainda o programa da mostra.

Doutoranda na Escola de Arte e Design da Universidade de Soo-chow, e professora na Faculdade de Ciências Humanas e Artes da Universidade de Ciência e Tecno-logia de Macau, Meng Shu é uma artista que reside no território da RAEM. O seu trabalho artístico baseia-se na pintura contempo-rânea e instalações de cerâmica, e os seus interesses académicos incidem sobre a teoria e prática da arte pública. Em 2011, os seus trabalhos de cerâmica foram se-leccionados para a Expo de Arte Asiática 2011, e para Exposição de Arte Contemporânea de Ma-cau organizada pelo Museu de Arte de Macau. Os seus trabalhos encontram-se em várias colecções de instituições e privados.

A exposição pode ser vista até 4 de Julho, todos os dias entre as 10 e as 19h, excepto à segunda-feira. Nos domingos a entrada é livre.

Rota das Letras alarga prazo de Concurso de Contos até 30 de Junho

Quer ser enterrado como Elvis Presley?

Faleceu Doc Watson, o pioneiro da folk

Page 16: Hoje Macau 31 MAI 2012 #2621

16 desporto quinta-feira 31.5.2012www.hojemacau.com.mo

Marco [email protected]

MAIS de quatro anos depois de ter servido de palco a um com-bate de titãs entre os

norte-americanos Derek Rossy e Ray Mercer, Macau vai voltar a ser a capital asiática do boxe por uma noite, quando acolher, no final do próximo mês o frente-a-frente entre Sherman Williams e o norte--americano Chauncy Welliver.

O pugilista das Bahamas vai viajar até este lado do mundo para desafiar o actual titular dos principais títulos asiáticos da ca-tegoria de pesos-pesados. Nascido nas imediações de Washington, nos Estados Unidos da América, Chauncy “Hillyard Hammer” Welliver está há vários anos radi-cado na Nova Zelândia e foi com a camisola neo-zelandesa que

DEPOIS do animado começo de temporada

2012 da Taça Porsche Car-rera Ásia, no Grande Pré-mio da China de Fórmula 1, que se realizou no mês passado, o piloto português de Macau, Rodolfo Ávila, regressa à competição este fim-de-semana no Circuito Internacional de Zhuhai.

O circuito de 4,3 quiló-metros da cidade chinesa ad-jacente a Macau é como uma “casa” para Ávila e para o Team Jebsen e um excelente palco para ambos voltarem aos bons resultados.

Nas duas primeiras cor-ridas em Xangai, a equipa mostrou o ritmo necessário para ombrear pelos lugares cimeiros. Contudo, no calor da batalha, durante a segun-da corrida, o Porsche 911 GT3 Cup com o número 20 não resistiu aos estragos de uma ligeira colisão, for-çando Ávila a abandonar, o que custou a toda a equipa preciosos pontos na luta pelo campeonato.

Ávila, vice-campeão em 2011, reconhece que a competição este ano está mais forte e aguerrida, o que terá reflexo nos resultados finais de todos os concor-rentes: “A competição está mais intensa esta época e todos estamos a conduzir

no limite, o que para um piloto é o melhor ambiente competitivo possível. Por outro lado, as novas regras do escalonamento da grelha de partida para a segunda corrida introduziram um risco mais elevado de contacto entre carros. In-felizmente, fomos uma das vítimas disto mesmo em Xangai. Mas esse episódio já foi atirado para trás das costas e estamos apenas e só a pensar na prova de Zhuhai.”

Antes desta prova, Ávila esteve em Xangai a efectuar uma acção promocional para a Porsche, conduzindo o 911 GT3 Cup, mas não esconde estar “cheio de vontade para voltar a correr. Fizemos muitos progressos e provamos ser rápidos suficientes para lutar por pódios e vitórias, portanto vou dar o meu melhor para amealhar o maior número de pontos possível”, diz Ávila que este ano expõe o logótipo da Asia Creative Group no seu capacete.

Na sexta-feira, dia 1 de Junho, realizam-se as duas sessões de treinos-livres. Para sábado está agendada a qualificação e a primeira corrida, enquanto a segun-da manga está marcada para a manhã de domingo.

CARTA a Portugal é o nome do anúncio da Galp de apoio à Se-

lecção Nacional no Euro2012 com que a gasolineira arranca esta sema-na. “O centro desta campanha são os portugueses e Portugal. Quisemos

RAEM acolhe combate entre Sherman Williams e Chauncy Welliver

Duelo de titãs reeditadoreivindicou os títulos de campeão asiático nos torneios organizados pela Organização Mundial de Boxe (WBO) e pelo Conselho Mundial de Boxe (WBC). Desta feita, Welli-ver não terá de defender nenhum dos galardões, mas a expectativa em torno ao combate é de monta, pelo facto de pautar o regresso de Sherman Williams à competição. “O Tanque das Caraíbas” não pisa um ringue desde 22 de Janeiro do ano passado, dia em que protago-nizou com Evander Holyfield um dos mais conturbados combates dos últimos anos.

O pugilista das Bahamas ten-

tava o assalto ao título de cam-peão do mundo de pesos-pesados da Federação Mundial de Boxe, mas o combate acabou por ser interrompido sem que houvesse uma definição quanto ao nome do vencedor, depois de Evander Holyfield ter sofrido uma lesão grave num olho. Sherman Willia-ms criticou a decisão dos juízes do combate e ameaçou não voltar a combater em ringues ameri-canos. O atleta das Bahamas regressa ao activo do outro lado do mundo quase um ano e meio depois. Inconformado, Williams voltou a criticar a Federação

Mundial de Boxe, mas assegura ainda assim que está pronto para o desafio contra Chauncy Welli-ver: “Toda a gente sabe que fui prejudicado contra o Evander Holyfield. A decisão de terminar a partida foi negociada com os agentes de Holyfield, numa al-tura em que eu estava preparado para lutar até ao fim. Frente ao Chauncy Welliver tenciono lutar como sempre lutei. Estive parado durante algum tempo, mas nunca coloquei de parte o trabalho de ginásio e vou fazer uso da experiência que acumulei ao longo de todos estes anos para

vencer em Macau”, explicou o pugilista das Bahamas ao portal Fightnews.com.

O combate entre Sherman Williams e Chauncy Welliver está agendado para a noite de 28 de Ju-nho, mas o pugilista neo-zelandês poderá rumar ao território ainda mais cedo, caso se confirme que a RAEM acolhe também o combate de atribuição do título internacio-nal da Organização Mundial de Boxe. O desafio está agendado para 16 de Junho e coloca frente--a-frente o pugilista neo-zelandês e o brasileiro Raphael Zumbano Love.

Rodolfo Ávila querbom resultado em Zhuhai

Em “casa” é que se está bem

Euro 2012 GALP arranca esta semana com o filme de apoio à Selecção

Carta a Portugalcriar instrumentos e condições para que os adeptos expressassem as suas emoções e o seu apoio à Selecção, mas também para mostrar tudo aquilo que os jogadores podem fazer pelo país e pelos portugueses”, diz Isabel Calado, diretora de marketing da Galp Energia.

A campanha, tal como avançou o Dinheiro Vivo, arrancou com a cria-ção de um movimento no Facebook, o 11 por Todos, Todos por 11. Agora chega a vez do filme Carta a Portugal. Guilherme, um adolescente de 14 anos é o protagonista da história. O adolescente foi seleccionado durante a recolha de depoimentos sobre o que os portugueses esperam da equipa de futebol nacional. A mensagem foi transmitida ao vivo aos jogadores

da Selecção em estágio, gravada e usada para criar o anúncio Carta a Portugal.

Foram ainda produzidos três anún-cios adicionais protagonizados pelos jogadores Fábio Coentrão, Miguel Veloso e João Moutinho que vão surgir em jeito de ‘apanhado’ em situações em que é necessário dar apoio a alguém, como a um estudante a estudar para exames.

A campanha criada pelo O Escritó-rio, de Nuno Jerónimo e Tiago Canas Nunes, também passa por um poster com os jogadores vestidos com roupas representativas de várias profissões. Este vai estar disponível na rede de postos Galp, bem como t-shirts do movimento 11 por Todos.

Page 17: Hoje Macau 31 MAI 2012 #2621

17futilidadesquinta-feira 31.5.2012 www.hojemacau.com.mo

[Tele]visão

Aqui há gato

Sudoku [ ] Cruzadas

REGRAS |Insira algarismos nos quadrados de forma a que cada linha, coluna e caixa de 3X3 contenha os dígitos de 1 a 9 sem repetição

SOLUÇÃO DO PROBLEMADO DIA ANTERIOR

SOLUÇÕES DO PROBLEMA

HORIZONTAIS: 1-Chegar ao meio. Agasalhar. 2-Adoçar as cores, misturando água. Além. 3-Cobalto (s.q.). Ponto cardeal. Declama. 4-Guardadora de bois. 5-Berílio (s.q.). Assumiam expressão de alegria. Preflixo latino., o m. q. sub. 6-Unidade prática de força electromotriz. Capa sem mangas (pl.). 7-Duas vogais. Nome de homem. Alameda (abrev.). 8-Corpulentos, espessos. 9-Debaixo. Rio de França. 49 (Rom.). 10-Diz-se do estudante pouco aplicado. Que tem sour. 11-Doeça do íleo. Deslocam-se para fora.

VERTICAIS: 1-Padiola para transporte de doentes. Viajo de avião. Contemplei. 2-A personalidade do indivíduo (Psic.). Benévola. Gosto, sabor. 3-Ouro (s.q.). Unidade de medida da intensidade sonora (Fís.).Tigelinha em que se desfaz a tinta para pintar a aguarela. 4-Nivelado. Elemento metálico que pertence ao grupo do ítrio (Quím.). 5-Desmoronar-se. Tecido fino. Aqueles. 6-Com o aspecto de leite, lácteal. 7-Bário (s.q.). Partia. Deusa egípcia. 8-Sem tronco. Peso, carga. 9-Em país estranho. As partes mais largas das enxadas. Asa (Arc.). 10-Metade de um batalhão. Pilhéria. Caminhai., 11-Regimento de Artilharia (abrev.). Esfarrapados. Vamos!.

HORIZONTAIS: 1-MEAR. ABAFAR. 2-AGUAR. ACOLA. 3-CO. SUL ORA. 4-A. BOIEIRA. N. 5-BE. RIAM. SU. 6-VOLT. T. OPAS. 7-OA. ELOI. AL. 8-O. GROSSOS. A. 9-SOB. AIN. IL. 10-VADIO. SUADO. 11-ILEOSE. SAEM.VERTICAIS: 1-MACA. VOO. VI. 2-EGO. BOA. SAL. 3-AU. BEL. GODE. 4-RASO. TERBIO. 5-RUIR. LO. OS. 6-A. LEITOSA. E. 7-BA. IA. ISIS. 8-ACORMO. ONUS. 9-FLORA. PAS. AA. 10-ALA. SAI. IDE. 11-RA. NUS. ALOM.

A REGIÃODAS APARÊNCIASNuma altura em que recebemos a notícia de que Maio poderá ser o melhor mês do ano em termos de receitas dos casinos, sabemos também que a deputada Kwan Tsui Hang afirma claramente que a proposta de lei sobre a mediação imobiliária vai contra o regime do enquadramento de fontes normativas internas.Mas quais poderão ser os pontos de interligação entre estas duas vertentes? O leitor mais desatento pode achar que não têm nada a ver, mas tais pontos só vêem mostrar que vivemos numa região de aparências, onde só o dinheiro e os ganhos valem e onde tudo continua por fazer. Para lá dos casinos e do seu sucesso, há um jogo de bastidores muito podre. Não se entende como é que uma região, ou cidade, que é detentora de um dos Produto Interno Bruto mais elevados do mundo, continua a ter um sistema legislativo muito pouco produtivo, condições ambientais ao nível de uma cidade pobre e sistema urbanístico no mínimo estranho. Estamos numa região onde crianças de 9 anos dão a sua opinião sobre questões politicas, e que, mesmo assim, tudo se mantém normal e ninguém demitido dos seus cargos. O Canal dos Patos continua sem uma solução viável há tempo demasiado tendo em conta o dinheiro que se tem. Se questionamos o Governo sobre as respostas face aos carros eléctricos, a DSPA passa a bola à DSAT e vice-versa. Temas fundamentais continuam à espera de entrarem na Assembleia Legislativa e de terem uma legislação adequada para que, efectivamente, as coisas avancem. A proposta de lei sobre os casinos, que não é discutida pelos deputados há meses e que se mantém na gaveta, ao ponto da mesma Kwan Tsui Hang já ter admitido que a entrada em vigor não deverá acontecer a 2 de Julho. Não retirando importância a outras matérias, esta proposta de lei é especial porque impõe regras mais apertadas para os jovens que queiram apostar nos casinos. E todos sabemos que as questões de jogo patológico não param de aumentar. Pior que isso, há que lembrar os muitos especialistas em direito que afirmam publicamente que determinada lei viola outro diploma, e nem mesmo a Lei Básica escapa.Portanto, eu ponho-me a pensar para que serve tanto dinheiro se as coisas fundamentais continuam por fazer. Quando olhamos para estatísticas que não sejam de jogo ou de dinheiro, estamos bem atrás. É a prova de que o hábito não faz o monge ou, neste caso, tanto dinheiro não ajuda para construir uma região melhor. É preciso cabeça, ideias, trabalho e visão de futuro.

Pu Yi

TDM13:00 TDM News - Repetição13:30 Jornal das 24h14:30 RTPi DIRECTO19:00 Montra do Lilau (Repetição)19:30 Resistirei20:30 Telejornal21:00 TDM Talk Show21:30 Castle22:15 Aquarela do Brasil23:00 TDM News23:35 Herman 201200:20 Reportagem Sic01:15 Telejornal (Repetição)01:45 RTPi DIRECTO

INFORMAÇÃO TDM

RTPi 8214:00 Telejornal Madeira14:30 Sal na Língua: Cachoeira - Brasil 15:00 Há Conversa – Com: Isabel Angelino e Aurea16:00 Bom Dia Portugal17:00 O Elo Mais Fraco II18:00 Vingança18:30 Tempos Modernos RTPi19:20 Liberdade 21 II20:00 Jornal Da Tarde 21:20 O Preço Certo22:00 Ler +, Ler Melhor22:20 Com Ciência22:30 Portugal no Coração

ESPN 3013:00 Melbourne Track Classic Day 1 & 215:00 NASCAR Nationwide Series 2012 - Highlights16:00 FIA World Touring Car Championship 201216:30 MLB Regular Season 2012 New York Yankees vs. Los Angeles Angels19:30 (LIVE) Sportscenter Asia 2012 20:00 ABL 2012 Weekly H/L 20:30 Spirit Of London 21:00 Great City Games Manchester 21:30 The Football Review22:00 Sportscenter Asia 2012 22:30 ABL 2012 Weekly H/L 23:00 Spirit Of London

23:30 The Contenders Poland vs.

STAR SPORTS 3113:00 Mobil 1 The Grid 2012 13:30 Smash 2012 14:00 Asean Basketball League 2012 Air Asia Philippine Patriots vs. Indonesia Warriors16:00 Smash 2012 16:30 Inside Sailing 17:00 Sports Max 2011/12 18:00 FA Classics 2000/2001 FA Cup Tranmere Rovers vs. Southampton19:00 GP2 Series 2012 21:00 Total Rugby 21:30 (LIVE) Score Tonight 2012 22:00 FIA World Touring Car Championship 201222:30 2 Wheels23:00 FIA Formula 2 Championship 2012 - Highlights FOX MOVIES 4011:45 Who Killed The Electric Car?13:20 Erin Brockovich15:30 Cars17:30 Date Night19:00 Il Divo - Live In London20:00 Homeland21:00 Lincoln Lawyer23:00 Never Let Me Go

HBO 4112:00 Kill Speed13:50 Sabrina15:55 One True Thing18:00 Robin Hood20:20 Ready To Rumble22:00 Resident Evil23:35 The Rite

CINEMAX 4212:45 The Wolfman14:25 Little Nikita16:00 3:10 To Yuma17:35 Gunfighter’S Moon19:10 Hollywood Buzz19:40 Godzilla22:00 Kick-Ass23:55 Strike Back

À VENDA NA LIVRARIA PORTUGUESA

RUA DE S. DOMINGOS 16-18 • TEL: +853 28566442 | 28515915 • FAX: +853 28378014 • [email protected]

ALMA • CarminhoEm 2009, Carminho cantava o “Fado” que era o seu fado desde muito nova. Desde que ouvia os discos que os pais tinham, que acompanhava as tertúlias fadistas que se faziam lá em casa, desde que começou a cantar, ainda adolescente, na Taverna do Embuçado. E o seu “Fado” tornou-se num dos mais aclamados álbuns de 2009. Disco de Platina – resultado invejável para um disco de estreia - “Fado” abriu os corações de Portugal à voz de Carminho, e as portas do mundo ao seu talento: melhor álbum de 2011 para a revista britânica “Songlines”, actuações nas principais capitais europeias, no Womex 2011 em Copenhaga e na sede parisiense da UNESCO no âmbito da candidatura do Fado a património mundial, o convite para participar no disco de Pablo Alborán que se tornou num fenómeno de popularidade em Espanha e Portugal. Era já tempo do “Fado” ter sucessor à altura. E ele aí está. Carminho revela-nos a sua “Alma” em 15 novas gravações, de novo com produção e direcção musical de Diogo Clemente, de novo sabiamente combinando versões e originais.

DIVAS CANTAM CAETANOUM TRIBUTO À POESIA DE CAETANO VELOSODivas cantam Caetano inclui grandes sucessos do compositor nas vozes de Vanessa da Mata, Elis Regina, Nana Caymmi, Gal Costa entre outros nomes femininos consagrados da música popular brasileira.

[ ] Cinema Cineteatro | PUB

SALA 1SNOW WHITEAND THE HUNTSMAN [C]Um filme de: Rupert SandersCom: Kristen Stewart, Charlize Theron, Chris Hemsworth14.30, 16.45, 19.15, 21.30

SALA 2MEN IN BLACK III [3D] [B]Um filme de: Barry SonnenfeldCom: Will Smith, Tommy Lee Jones, Josh Brolin14.30, 16.30, 19.30, 21.30

SALA 3THE WOMAN IN BLACK [C]Um filme de: James WatkinsCom: Daniel Radcliffe, Ciarán Hinds, Janet McTeer14.30, 19.30

DARK SHADOWS [C]Um filme de: Tim BurtonCom: Johny Deep, Michelle Pfeiffer16.30, 21.30

SNOW WHITE AND THE HUNTSMAN

Page 18: Hoje Macau 31 MAI 2012 #2621

da estre laCarlos M. Cordeiro

18 opinião quinta-feira 31.5.2012www.hojemacau.com.mo

QUI pela serra a neve derreteu e ficaram as feridas. A fila no Cen-tro de Emprego já passa o quartei-rão. Na televisão um ministro diz que o governo está preocupado. O povo já não acredita em nada. Há

um espião que em vez de saber se a Al-Qaeda já tem vivenda no Algarve andou a esmiuçar a vida sexual, e não só, do patrão do Expresso e da SIC. O mesmo espião almoçava e jantava com quem lhe apetecia e desde que tratou o ministro Relvas por tu arranjou-lhe uma bronca de se lhe tirar o chapéu de chuva. O país deve estar numa boa porque até deu para o Presi-dente da República ter andado a passear por Timor-Leste, Austrália, Singapura e Macau ai desculpem, esqueci-me que Macau já foi chão que deu uvas, apesar de Edmund Ho ainda oferecer uma visitinha a Lisboa...

No entanto, o Tio Manel afirma lá no café, em voz alta para quem o queira ouvir, que a situação nunca esteve tão má. Ele lá sabe. Segundo diz, mais de metade dos clientes não pagam as despesas há mais de três meses. Mas essa doença instalou-se pelo país e tem provocado um aumento do desemprego de tal forma que há quem diga poder vir abaixo a Sé de Braga.

“É chocante que 15% das famílias portuguesas tenham encargos de dívida superiores a 40% do rendimento mensal. Cerca de 45% das famílias estão endividadas, e mais de metade têm hipotecas sobre a casa onde vivem. O valor médio em dívida ascende a 32 mil euros. 13% das famílias têm empréstimos não garantidos e 8% têm dívidas associadas a cartões, linhas de crédito ou descobertos bancários. 90% de quantos não conseguem pagar a prestação da casa à instituição bancária não se importam que a sua casa passe a regime de aluguer”

Rock In Rio seca lágrimas

ASó entre Janeiro e Abril deste ano a DECO

(Defesa dos Consumidores) já recebeu mais de dez mil pedidos de ajuda de sobreendivi-damentos. Para terem uma ideia da tragédia, dizer-vos que em todo o ano de 2011 aquela associação recebeu 24 mil solicitações. E a tendência é para agravar-se.

As famílias desesperam porque o de-semprego é diário. Os casais fazem contas à vida e os suicídios têm aumentado. O desespero tomou conta da maioria dos lares portugueses e os deputados parecem que continuam a preferir a final da Taça de Por-tugal entre o Sporting e a Académica, uma vitória dos estudantes que não acontecia há mais de 70 anos. O futebol, esse, já tem a sua quota-parte na distracção dos desgostos do povinho e também já começa a sofrer na bilheteira devido à crise que se passa com os treinadores de bancada. Dizem que não há dinheiro. Obviamente que se trata de um mal só de alguns. É a elação que tiramos depois de vermos aquela bandidagem toda de empresários, políticos, autarcas, deputados e advogados que “lavavam” milhões através de um “family office” e que Duarte Lima resolveu abrir o trombone para poder dormir no seu colchão.

A verdade é que o dinheiro não abunda nas mãos da maioria. É chocante que 15% das famílias portuguesas tenham encargos de dívida superiores a 40% do rendimento mensal. Cerca de 45% das famílias estão endividadas, e mais de metade têm hipo-tecas sobre a casa onde vivem. O valor médio em dívida ascende a 32 mil euros. 13% das famílias têm empréstimos não garantidos e 8% têm dívidas associadas a cartões, linhas de crédito ou descobertos bancários. 90% de quantos não conseguem pagar a prestação da casa à instituição bancária não se importam que a sua casa passe a regime de aluguer. O Instituto Na-cional de Estatística e o Banco de Portugal avaliaram os activos reais e financeiros e concluíram que muito poucos têm poupan-ça em dinheiro. Se isto fosse há uns anos tratava-se de um panorama catastrófico que obrigaria a uma mudança radical na política social. Nos dias de hoje, atira-se com o pesadelo para trás das costas, pega--se na miudagem e no farnel às costas e ala que se faz tarde porque na alameda decorre o “Rock in Rio”. E vai daí, só num dia de concertos estiveram lá mais de 80 mil pessoas a secar as lágrimas...

Page 19: Hoje Macau 31 MAI 2012 #2621

19opiniãoquinta-feira 31.5.2012 www.hojemacau.com.mo

edi tor ia lGonçalo Lobo Pinheiro

Propriedade Fábrica de Notícias, Lda Director Carlos Morais José Editores Nuno G. Pereira; Gonçalo Lobo Pinheiro Redacção Andreia Sofia Silva; Cecilia Lin; Joana Freitas; José C. Mendes; Rita Marques Ramos Colaboradores António Falcão; António Graça de Abreu; Fernando Eloy; Hugo Pinto; José Simões Morais; Marco Carvalho; Maria João Belchior (Pequim); Michel Reis; Rui Cascais; Sérgio Fonseca; Tiago Quadros Colunistas Arnaldo Gonçalves; Boi Luxo; Carlos M. Cordeiro; Correia Marques; David Chan; Gonçalo Alvim; Helder Fernando; Jorge Rodrigues Simão; José Pereira Coutinho, Marinho de Bastos; Paul Chan Wai Chi; Pedro Correia; Peng Zhonglian; Vanessa Amaro Cartoonista Steph Grafismo Catarina Lau; Paulo Borges Ilustração Rui Rasquinho Agências Lusa; Xinhua Fotografia António Falcão, Gonçalo Lobo Pinheiro; Lusa; GCS; Xinhua Secretária de redacção e Publicidade Madalena da Silva ([email protected]) Assistente de marketing Vincent Vong Impressão Tipografia Welfare Morada Calçada de Santo Agostinho, n.º 19, Centro Comercial Nam Yue, 6.º andar A, Macau Telefone 28752401 Fax 28752405 e-mail [email protected] Sítio www.hojemacau.com.mo

Lindo, fantástico, exemplarA família da Vanessa Valente precisava de 130 mil patacas para transladar o seu corpo para Portugal e não tinha possibili-dade de pagar valor tão avultado. O Hoje Macau associou-se à iniciativa criada por um grupo de privados – família e amigos – e as expectativas foram largamente superadas.

Existe, de facto, uma comunidade em Macau que está de parabéns. Mostraram ter um coração enorme, gigante. E a Vanessa merece-o.

Mas não só de Macau veio a ajuda. Sa-bemos que, pelo menos, Portugal também aderiu e isso fica demonstrado no valor de 264.153,80 patacas que o extrato da conta exibia ontem pelas 15h.

Apesar de superado o valor pretendido, a conta está aberta até à manhã de amanhã. Era isso que estava acordado e é isso que será cumprido, até porque diariamente várias pessoas têm pedido para que a conta não seja encerrada no imediato. Sexta-feira, pela

manhã, será entregue o dinheiro ao irmão da Vanessa, que se encontra no território, e a conta será devidamente encerrada. Qual-quer outra ajuda terá de ser canalizada para a conta da família da Vanessa, em Portugal.

Pessoas de diversos quadrantes quiseram ajudar a Vanessa e isso merece ser destacado com vigor. O Hoje Macau tem orgulho de ter participado nesta acção de solidariedade, mas tem ainda mais orgulho pela participa-ção massiva demonstrada pelas pessoas de Macau e Portugal, muitas delas totalmente anónimas e que nem sequer conheciam pessoalmente a Vanessa Valente.

Num momento tão triste como este, o ser humano soube envolver-se de alma e coração e proporcionou mais um sorriso à Vanessa Valente, esteja ela onde estiver, podem acreditar. Ela que gostava tanto de ajudar, amar, estar presente... e sorrir. Se me permitem, e porque carinhosamente a tratava pelo seu segundo nome, quero di-

zer: Heloísa, onde estiveres, obrigado por tudo. Foi um privilégio ter-te conhecido. Descansa em paz.

Um grande bem haja e muito obrigado a todos pelo envolvimento que só demonstra a grandeza humana das pessoas. Estamos perante uma solidariedade sem fronteiras, sem credos ou raças, sem palavras que a possam descrever. É único o que todos fizeram. Obrigado!

Uma palavra de apoio à família de Rui Pãosinho, namorado da Vanessa, que ainda se encontra hospitalizado. Força Rui, esta-mos contigo!

O Hoje Macau agradece a todos os seus parceiros pela divulgação: TDM (rádio e televisão), Ponto Final, Jornal Tribuna de Macau e Macau Daily Times. Muito obrigado, a união faz a força!

Page 20: Hoje Macau 31 MAI 2012 #2621

quinta-feira 31.5.2012www.hojemacau.com.mo

Índia Mulher pobre passa a multimilionáriaKalpana Saroj era uma mulher aparentemente sem sorte. Nascida no seio da família Dalit, de baixa-casta, considerada impura por parte da sociedade Hindu. Vitima de bullying na escola, foi obrigada a casar aos 12 anos e chegou a tentar o suicídio. Hoje, é multimilionária e dirige a Kamani Tubes, cujo valor ascende aos 80 milhões de euros. “A primeira vez que fui a Mumbai não sabia sequer para onde ir. Era de uma vila muito pequena. Hoje há duas ruas na cidade cujo nome está relacionado com a minha empresa”, disse Kalpana à BBC.

Libéria Antigo presidente condenado Charles Taylor, antigo presidente da Libéria, foi condenado a 50 anos de prisão por crimes cometidos durante a guerra civil na Serra Leoa, decorrida entre 1991 e 2002. A sentença foi proclamada pelo Tribunal especial da ONU para a Serra Leoa e os crimes foram descritos como sendo “os mais abomináveis” na história da humanidade, onde constam violações, assassínios e uso de soldados crianças. Taylor deu apoio aos rebeldes da Frente Revolucionária no pais vitimado por um conflito civil que matou dezenas de milhar de pessoas.

Assange extraditado para a SuéciaO Supremo Tribunal do Reino Unido aprovou esta quarta-feira a extradição do fundador do website Wikileaks para a Suécia, por crimes de agressão sexual. Julian Assange está em regime de liberdade condicional no Reino Unido e afirma estar inocente, frisando que as acusações são “politicamente motivadas”. O caso remonta a Agosto de 2010, quando Assange terá violado duas mulheres em Estocolmo, capital sueca.

Vítor Baíaacusado de furtoElisabete Carvalho, ex-mulher de Vítor Baía, apresentou queixa na PSP da Foz, no Porto. Vítor Baía é acusado pela ex-companheira de ter furtado jóias, quadros dinheiro, televisores, aparelhagem e um computador da casa que ambos habitavam na zona do Fluvial, Porto. Segundo avançou o Jornal de Notícias, Elisabete apresentou queixa-crime na polícia contra o ex-companheiro por furto e violação do domicílio. Vítor Baía, 41 anos, e Elisabete, 32, estão separados há três meses. O casal nunca casou e tem um filho em comum, Afonso, de cinco anos. Estão separados há três meses e mantinham uma relação há sete anos.

Charles Taylor condenadoa 50 anos de prisãoO ex-presidente da Libéria, Charles Taylor, julgado por crimes de guerra na Serra Leoa em Haia, foi condenado a 50 anos de prisão. A acusação do Tribunal Especial para a Serra Leoa pedia uma pena de 80 anos de prisão, que a defesa considerava excessiva. Taylor, de 64 anos, insiste que é inocente e irá provavelmente apelar da decisão. O processo de apelo poderá durar seis meses. O homem foi considerado culpado de crimes de guerra e contra a humanidade. O ex-presidente da Libéria irá cumprir pena no Reino Unido, devido a um acordo com tribunal. “O tribunal condena-o unanimemente a uma pena única de 50 anos de prisão”, disse o juiz Richard Lussick, numa audiência pública em Leidschendam, nos arredores de Haia.”O acusado é responsável por ter ajudado e encorajado, além de planeado, alguns dos crimes mais odiosos da história da humanidade”, acrescentou.

Campanha de ajuda à família de Vanessa Valente bem recebida

Objectivo mais do que atingidoJoana [email protected]

A campanha “Va-mos ajudar a família da Va-nessa Valente”

conseguiu reunir mais do que as 130 mil patacas calculadas para o transpor-te do corpo até Portugal. Até ontem, às 17 horas, o montante destinado a apoiar a família da jovem na transladação atingia já as 264.513,80 patacas.

Todo o dinheiro que chegou à conta aberta para o efeito no Banco

Comercial de Macau será totalmente entregue à fa-mília de Vanessa Valente na sexta-feira de manhã. Esta foi a data limite para a doação decidida pelo Hoje Macau, que se aliou à campanha com amigos de Vanessa. A colabora-ção do jornal fica, assim, encerrada. Contudo, de-vido a diversos pedidos de que fosse mantida a hipótese de contribuição, quem ainda quiser apoiar a família poderá fazer doações para a conta da mãe da jovem.

Vanessa morreu na

sequência de um grave acidente de viação junto ao Terminal Marítimo do Porto Exterior, no passado fim-de-semana. A jovem, colaboradora do Hoje Ma-cau, seguia no carro com o namorado – Rui Pãosinho -, que se encontra interna-do no Hospital Conde de São Januário. Segundo informações mais recen-tes da família do jovem – residente permanente de Macau e engenheiro -, Rui mantém-se em coma induzido devido a lesões internas derivadas do acidente.

PUB

NOVA LIBERDADEpor Steff

car toon