história livro 5 | unidade 2 | avaliação capítulos 1, 2 e...

3
História LIVRO 5 | Unidade 2 | Avaliação Capítulos 1, 2 e 3 O fim do império 1 Em que região do Brasil surgiram as primeiras fazendas de café? Quais es- tados compõem essa região? 2 Sua cidade fica em um dos estados citados na resposta à pergunta aci- ma? Se sim, procure saber se o cultivo de café ainda é uma atividade im- portante na região. Registre o que descobrir. 3 Assinale as alternativas corretas. Por que a Lei do Ventre Livre e a Lei dos Sexagenários não trouxeram benefícios para os escravos? a) Porque muitos bebês morriam no primeiro ano de vida. b) Porque os filhos de escravos tinham de ser mantidos sob a dependência dos fazendeiros até os 21 anos de idade. c) Porque muitos escravos não chegavam aos 65 anos de idade devido aos maus tratos que sofriam. d) Porque os escravos queriam servir aos seus senhores durante toda a vida. 4 A vida dos imigrantes que foram para o sul do país e formaram os cha- mados núcleos de povoamento foi mais fácil que a daqueles que traba- lharam nas fazendas de café? Justifique. 5 Que grupos de pessoas faziam parte do movimento abolicionista e lu- tavam pelo fim do regime escravista no Brasil? O que estas pessoas ti- nham em comum? 6 Diante da desilusão com a realidade que encontraram no campo, o que fize- ram os imigrantes europeus que haviam deixado seus países de origem por acreditar que poderiam encontrar melhores condições de vida no Brasil? 7 O que foi a Lei de Terras? Explique. 8 A manchete de um jornal do Rio de Janeiro de 16 de novembro de 1889, reproduzida na página 71 de seu livro, diz: “Viva a República brasileira!”. Por que esta manchete tem um tom de comemoração? 9 Os panfletos veiculados nos países da Europa mostravam o Brasil como um país repleto de riquezas naturais e sem conflitos sociais. Em que as- pecto essa afirmação era verdadeira? Em que aspecto era falsa?

Upload: trinhmien

Post on 20-Jan-2019

231 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: História LIVRO 5 | Unidade 2 | Avaliação Capítulos 1, 2 e ...colegiodomhelder.com.br/wp-content/uploads/2012/05/O_fim_do... · História LIVRO 5 | Unidade 2 | Avaliação Capítulos

História LIVRO 5 | Unidade 2 | Avaliação Capítulos 1, 2 e 3

O fim do império

1 Em que região do Brasil surgiram as primeiras fazendas de café? Quais es-tados compõem essa região?

2 Sua cidade fica em um dos estados citados na resposta à pergunta aci-ma? Se sim, procure saber se o cultivo de café ainda é uma atividade im-portante na região. Registre o que descobrir.

3 Assinale as alternativas corretas. Por que a Lei do Ventre Livre e a Lei dos Sexagenários não trouxeram benefícios para os escravos?

a) Porque muitos bebês morriam no primeiro ano de vida.

b) Porque os filhos de escravos tinham de ser mantidos sob a dependência dos fazendeiros até os 21 anos de idade.

c) Porque muitos escravos não chegavam aos 65 anos de idade devido aos maus tratos que sofriam.

d) Porque os escravos queriam servir aos seus senhores durante toda a vida.

4 A vida dos imigrantes que foram para o sul do país e formaram os cha-mados núcleos de povoamento foi mais fácil que a daqueles que traba-lharam nas fazendas de café? Justifique.

5 Que grupos de pessoas faziam parte do movimento abolicionista e lu-tavam pelo fim do regime escravista no Brasil? O que estas pessoas ti-nham em comum?

6 Diante da desilusão com a realidade que encontraram no campo, o que fize-ram os imigrantes europeus que haviam deixado seus países de origem por acreditar que poderiam encontrar melhores condições de vida no Brasil?

7 O que foi a Lei de Terras? Explique.

8 A manchete de um jornal do Rio de Janeiro de 16 de novembro de 1889, reproduzida na página 71 de seu livro, diz: “Viva a República brasileira!”. Por que esta manchete tem um tom de comemoração?

9 Os panfletos veiculados nos países da Europa mostravam o Brasil como um país repleto de riquezas naturais e sem conflitos sociais. Em que as-pecto essa afirmação era verdadeira? Em que aspecto era falsa?

Page 2: História LIVRO 5 | Unidade 2 | Avaliação Capítulos 1, 2 e ...colegiodomhelder.com.br/wp-content/uploads/2012/05/O_fim_do... · História LIVRO 5 | Unidade 2 | Avaliação Capítulos

História LIVRO 5 | Unidade 2 | Avaliação Capítulos 1, 2 e 3

O fim do império

10 Até 1822, o Brasil não era considerado um país, mas sim colônia de Por-tugal. A partir de 1822, quando declarou sua independência de Portugal, o Brasil teve como forma de governo a Monarquia. Depois de 1889, o país tornou-se uma República. Faça os cálculos e complete as frases a seguir.Contando a partir da chegada de Pedro Álvares Cabral ao litoral da Bahia, o Brasil foi colônia de Portugal por anos.

O Brasil ficou sob o jugo da Monarquia por anos.

O Brasil tem um governo republicano há anos.

Page 3: História LIVRO 5 | Unidade 2 | Avaliação Capítulos 1, 2 e ...colegiodomhelder.com.br/wp-content/uploads/2012/05/O_fim_do... · História LIVRO 5 | Unidade 2 | Avaliação Capítulos

História LIVRO 5 | Unidade 2 | Avaliação Capítulos 1, 2 e 3

Respostas

1 No vale do rio Paraíba do Sul, nas regiões hoje correspondentes aos es-tados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

2 Resposta pessoal. Professor, a atividade pode ter início com uma sonda-gem na sala, para explorar o que os alunos sabem sobre o assunto. Se a região tiver o café como um importante produto, os alunos já devem ter ouvido falar sobre isso. A seguir, oriente a pesquisa, que pode ser feita em livros, na internet ou junto a familiares, por meio de entrevistas.

3 As alternativas b e c estão corretas.

4 Não. A vida deles foi marcada por muito trabalho, já que tinham de der-rubar as matas, construir suas moradias e dar início à lavoura.

5 O movimento tinha a adesão de jornalistas, médicos, advogados, artis-tas, escritores e políticos. Além do ideal que as unia, muitas destas pes-soas eram descendentes de negros africanos.

6 Abandonaram o campo e foram para as cidades em busca de oportuni-dades de trabalho no comércio e nas indústrias que começavam a surgir.

7 Temendo que os imigrantes, homens livres, se estabelecessem em suas próprias fazendas, o governo do Império restringiu a ocupação das ter-ras brasileiras. Terras sem dono não podiam mais ser ocupadas. Doa-ções foram proibidas. As terras só poderiam ser ocupadas se compradas e mediante o registro em cartório, pelo qual se cobravam altas taxas.

8 O fim do Império era desejo de grande parcela da população brasileira, que aspirava por um governo republicano.

9 Aspecto verdadeiro: o país era repleto de riquezas naturais. Aspecto fal-so: havia conflitos sociais, sim.

10 322; 67; mais de 120.