história geral - pré-vestibular dom bosco - gab-hig-ex3

2

Click here to load reader

Upload: history-historia-geral-e-do-brasil

Post on 06-Jun-2015

1.151 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: História Geral - Pré-Vestibular Dom Bosco - gab-hig-ex3

GABARITOEnsino Pré-Vestibular

EXT

3

HISTÓRIA GERAL

Page 2: História Geral - Pré-Vestibular Dom Bosco - gab-hig-ex3

His

tóri

a ge

ral

1História geral3

GabaritoHistória geral

COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICASTestes (página 4)12.

a) Mercantilismo.b) A política econômica mercantilista, característica do

Estado Absolutista, identificava a riqueza com a pos-se de metais preciosos (metalismo). Visava à obten-ção da balança comercial favorável. Ao Estado cabiao intervencionismo, praticando o protecionismo (visandoa dificultar as importações) e o industrialismo (estí-mulo às manufaturas).

13. Colônias de exploração — produção para o mercado ex-terno, relações de trabalho escravistas, estrutura fundiária con-centrada.

Colônias de povoamento — produção para o mercado in-terno, relações de trabalho livres, estrutura fundiária bastantefragmentada.

HUMANISMO E RENASCIMENTOTestes (página 6)11. O Renascimento ocorre nos séculos XV e XVI, dentro doprocesso de transição do mundo feudal para o mundo capita-lista, lastreado pelo desenvolvimento do comércio e de suasrotas interregionais, crescimento das cidades e fortalecimentodo mercador.

O Renascimento significa uma nova forma de interpretar omundo, calcado valores burgueses. O homem passa a pensaro mundo a partir de sua própria ótica.

O movimento Renascentista busca sua inspiração na socie-dade greco-romana, onde “o homem era a medida de todas ascoisas”. Esse modelo se encaixa perfeitamente na visão do ho-mem burguês que quer conquistar o mundo.

CULTURA RENASCENTISTATestes (página 7)11. O Renascimento Cultural, movimento ocorr ido nosséculos XV e XVI, significa uma nova forma de interpretar omundo, inspirando-se nos valores clássicos greco-romanos,originando contribuições importantes para os tempos modernos.Como exemplo, podemos citar:

— A Teoria Heliocêntrica, de Copérnico e Galileu, con-testando o geocentrismo e lançando fundamentos deuma nova astronomia.

— A medicina desenvolve a anatomia, com as pesquisassobre a circulação de sangue, descoberta do espa-nhol Miguel Servet.

— Na arte, a representação do espaço passa a ser defi-nida pelo realismo, geometria e perspectiva.

O homem renascentista refletia sobre suas individualida-des e potencialidades, e se percebia como sujeito capaz detransformar o mundo a partir de sua perspectiva (antropocen-trismo).

REFORMA RELIGIOSATestes (página 9)12. A Reforma Protestante originou novas religiões — Lutera-nismo, Calvinismo e Anglicanismo —, rompendo a Cristanda-de Medieval e o domínio de Roma.

A contra-reforma foi reação da Igreja Católica que se fezpela convocação do Concílio de Trento, reafirma os dogmascatólicos, restaura a autoridade papal, o tribunal da Santa In-quisição, cria Index dos livros proibidos, e funda a Companhiade Jesus.

13. a) A Reforma religiosa alemã: o Luteranismo.b) A imprensa teve um papel importante na difusão des-

se movimento da crítica à Igreja Católica, e, ao mes-mo tempo, na difusão de uma nova interpretação daBíblia.

REVOLUÇÕES BURGUESAS INGLESASTestes (página 12)12. a) Um dos principais fatores políticos que contribuiu para

o desenvolvimento das Revoluções Inglesas doséculo XVII foi a cr ise entre o poder real e doParlamento.

b) A relação existente entre a Revolução Puritana e a co-lonização das possessões inglesas no litoral atlânticoda América do Norte está no fato de tal revolução terprovocado grave crise interna, na Inglaterra, provocandoa migração para as Américas.

PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIALTestes (página 14)11. Econômicos — Acumulação primitiva de capital proporcio-nada pela atividade comercial, inovações tecnológicas aplica-das ao processo produtivo.

Políticos — A instituição da Monarquia Parlamentar em 1688/89, elevando a burguesia ao poder social — Os cercamentos,que foi responsável pela expulsão dos camponeses das zonasrurais, tornando-se fator de geração de mão-de-obra abundan-te nos centros urbanos.