histÓria econÔmica mt -...

36
HISTÓRIA ECONÔMICA MT UMA VISÃO DO PERÍODO COLÔNIA – PÓS COLONIALISMO. Frederico Bernardo Silva – UNEMAT 2013.

Upload: dangkhuong

Post on 08-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

HISTÓRIA ECONÔMICA MT

• UMA VISÃO DO PERÍODO COLÔNIA – PÓS COLONIALISMO.

• Frederico Bernardo Silva – UNEMAT 2013.

LUIZ DE ALBUQUERQUE DE MELO PEREIRA E CÁCERES 1772-1789 : LUIZ DE ALBUQUERQUE DE MELO PEREIRA E CÁCERES 1772-1789 Povoação de Casalvasco 1783 Povoação de Viseu (margem esquerda do Guaporé) Ficou conhecido então como governador de Santa Cruz de La Sierra e tido como o mais ambicioso dos governadores portugueses. JOÃO DE ALBUQUERQUE DE MELO PEREIRA E CÁCERES 1789-1796 : JOÃO DE ALBUQUERQUE DE MELO PEREIRA E CÁCERES 1789-1796 Continuou o processo de medição de fronteiras de seu irmão Pacificação dos índios Guaicurus Faleceu em pleno exercício de seu governo em 1796 Assume junta governativa provisória CAETANO PINTO DE MIRANDA MONTENEGRO 1796-1803 : CAETANO PINTO DE MIRANDA MONTENEGRO 1796-1803 Único Capitão-General não militar Fundação do povoada de Miranda 1801 – Tentativa espanhola de tomar Forte Coimbra MANOEL CARLOS DE ABREU E MENEZES 1804-1805 : MANOEL CARLOS DE ABREU E MENEZES 1804-1805 Governou pouco mais de um ano vindo falecer de febre.

GOVERNADORES DO MATO GROSSO

JOÃO CARLOS AUGUSTO D’OEYNHUSEN E GRAVENBERG 1807-1819 : JOÃO CARLOS AUGUSTO D’OEYNHUSEN E GRAVENBERG 1807-1819 Iniciou o processo de transferência da capital de Vila Bela para Cuiabá Realizava constantes e demoradas viagens a Cuiabá Criou o curso superior de anatomia Fundou a Santa Casa da Misericórdia Mandou fundar o Hospital São João dos Lázaros 17/09/1818 Cuiabá foi elevada à categoria de cidade FRANCISCO DE PAULA MAGESSI TAVARES DE CARVALHO (BARÃO DE VILA BELA) 1819-1821 : FRANCISCO DE PAULA MAGESSI TAVARES DE CARVALHO (BARÃO DE VILA BELA) 1819-1821 Criou uma fábrica de pólvora Mudou para Cuiabá a Casa de Fundição Mudou o Desembargo do Paço, a Junta de Fazenda e importantes guarnições militares Face sua impopularidade, foi destituído em 20 de agosto de 1821

GOVERNADORES DO MATO GROSSO

TRANSFERÊNCIA DA CAPITAL, DE VILA BELA PARA CUIABÁ Após a deposição de Magessi, assume o governo uma Junta Governativa Cuiabá X Vila Bela 1824 – Jose Saturnino da Costa Pereira foi nomeado primeiro Presidente da Província de Mato Grosso. (10/09/1825)

TRANSFERÊNCIA DA CAPITAL, DE VILA BELA PARA CUIABÁ :

QUILOMBOS : QUILOMBOS O Quilombo mais famoso foi o chamado PIOLHO ou QUARITERÊ, situado na região do rio Guaporé, próximo ao rio Piolho(1770/1771) Era constituído de uma aldeia composta de: NEGROS ESCRAVIZADOS ÍNDIOS CRIOULOS CABURÉS (mestiços) QUILOMBOS : QUILOMBOS O s colonos desse território resolveram recapturar os escravos fujões; Motivo: Despovoamento Desabastecimento A bandeira, sob o comando do sargento-mor, após um mês de viagem, chegaram ao quilombo que, foi cercado e atacado de madrugada, facilitando sua destruição O Quilombo era governado pela rainha Tereza de Benguela.

A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DOS

QUILOMBOS

QUILOMBOS : QUILOMBOS 1791 – João de Albuquerque recebe solicitação e envia forças legais e sob suas ordens o quilombo, dessa vez, e totalmente destruído. Preocupado com a formação de novos quilombos na região, o capitão-general de Mato Grosso, João de Albuquerque, criou a Aldeia Carlota. Outros quilombos também foram erguidos na região de Chapada. Quilombo Cansanção, localizado às margens do rio Manso. Formado por fugitivos, desertores e criminosos. População: entre 300 a 600 quilombolas. Outros quilombos: Mutuca, Pindaituba, Mata Cavalos.

A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DOS QUILOMBOS

a) O quilombo de maior expressão em Mato Grosso, durante o período colonial, foi o Quilombo do Piolho, dirigido pela Rainha Tereza de Benguela. b) Nos quilombos a vida era caracterizada pela inexistência de propriedade particular e a economia baseada na produção de gêneros agrícolas. c) Os quilombos foram característicos da região Guaporeana devido a grande quantidade de negros existentes naquela região, fruto do abastecimento feito Companhia de Comércio do Grão-Pará e Maranhão. d) A produção de gêneros agrícolas nem sempre foi suficiente para abastecer as necessidades de consumo da crescente população dos quilombos, assim, como por exemplo no Quilombo do Piolho, houve a necessidade de fazer comércio com as regiões próximas para suprir essa necessidade. e) Em MT, no século XVIII, com a descoberta das minas de ouro, o trabalho escravo foi amplamente utilizado nas atividades de extração. Posteriormente, o escravo africano passou a realizar outros tipos de tarefas junto às plantações de açúcar e em atividades urbanas.

A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DOS QUILOMBOS

O BRASIL APÓS A GUERRA DO PARAGUAI