história do magnetismo

9
História do Magnetismo

Upload: baba

Post on 24-Feb-2016

29 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

História do Magnetismo. O que é o magnetismo?. - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: História do Magnetismo

História do Magnetismo

Page 2: História do Magnetismo

O que é o magnetismo?• O magnetismo é a denominação associada ao

fenómeno ou conjunto de fenómenos naturais relacionados à atração ou repulsão observada entre determinados objetos materiais. O Magnetismo é ainda o nome associado à divisão da física responsável pelo estudo dos fenómenos magnéticos.

Page 3: História do Magnetismo

História• Relatos da Grécia antiga falavam sobre

propriedades “maravilhosas” de uma pedra que tinha “alma” de origem divina. Esta pedra, encontrada por um pastor chamado Magnes, originou o nome, Magnetita (FeO.Fe2O3). Outros dizem que o nome veio devido ao fato da pedra ser encontrada numa região da Turquia chamada Magnesia. O “conhecimento” nesta época era dominado pelos filósofos animistas e mais tarde pelos mecanicistas, caracterizado por superstições metafísicas que prevaleceram até a renascença.

Page 4: História do Magnetismo

• Já nesta época surgiu a primeira grande aplicação tecnológica do magnetismo: a bússola, que foi fundamental na época dos grandes descobrimentos. O invento da bússola dependendo da fonte data desde 1100 A.C na China até 1637 D.C na Europa, sabendo-se que no século XIV já era bastante usada. Gilbert, considerado o “Pai do Magnetismo”. Foi o primeiro a dizer que a Terra era uma grande magneto. A primeira teoria publicada por Descartes, eliminou a ideia de “efluvia” (emanações) e passou a atribuir a partes “enroscadas” que penetram em “canais” existentes nos magnetos e na Terra, indo de um polo a outro (daí o conceito de pólos). Com o surgimento do método científico e a substituição da metafísica pela matemática entre 1600 e 1700 (Galileu, Newton, ...) nasceu a eletrodinâmica com Oersted (1800) e depois Biot, Savart, Arago, Weber e Ampere, este último introduzindo a noção de campo magnético que até sugeriu que o magnetismo era devido à correntes microscópicas. Faraday, que foi o primeiro a utilizar o termo campo magnético fez várias contribuições sendo a mais importante a lei da indução.

Page 5: História do Magnetismo

William Gilbert (“Pai do Magnetismo”)

Michael Faraday

Isaac NewtonGalileu

Page 6: História do Magnetismo

Sistemas de geração:• Em 1932 Neél lançou a ideia do Antiferromagnetismo que teve de esperar

muitos anos até ser confirmada por difração de Neutrões e ressonância magnéticas, ambas técnicas descobertas após a segunda grande guerra. Em 1946, Slater e Stoner explicam a teoria do ferromagnetismo em metais. O Pós-guerra se caracteriza por uma verdadeira explosão contínua da área que é impossível de ser resumida aqui, alimentada pela importância estratégica e económica que a área passou a ter. É impressionante a vitalidade e importância económica que o magnetismo mantém desde então. As aplicações tecnológicas e industriais não pararam de se desenvolver nas últimas décadas de tal modo que hoje estamos circundados por todos os lados por fenómenos e aplicações do magnetismo. Quase todas aplicações envolvem materiais ferromagnéticos (ou ferrimagnéticos):

- Sistemas de geração e distribuição de energia. - Conversão electromecânica (electrodomésticos, automóveis e aviões) - Electrónica e telecomunicações. - Transdutores, sensoreamento, prospecção geológica. - Medicina e engenharia biomédica. - Electrónica, informática e automação industrial.

Page 7: História do Magnetismo

• A classe magnética de um elemento ou composto refere-se ao fato deste ser ferromagnético, antiferromagnético, paramagnético, diamagnético ou ferrimagnético.

Ferromagnetismo : É o mecanismo básico pelo qual certos materiais formam ímanes permanentes, ou são atraídos. Na física, vários tipos diferentes de magnetismo são distinguidos. Ferromagnetismo (incluindo ferrimagnetismo) é o tipo mais forte e é responsável por fenómenos comuns encontradas na vida quotidiana. Antiferromagnetismo : É o ordenamento magnético de todos os momentos magnéticos de uma amostra, na mesma direcção mas em sentido inverso cancelando-os se têm o mesmo valor absoluto, ou reduzindo-os se são distintos. Paramagnetismo : Consiste na tendência que os dipolos magnéticos atómicos têm de se alinharem paralelamente com um campo magnético externo. Este efeito ocorre devido ao spin mecânico-quântico, assim como o momento angular orbital dos electrões. Caso estes dipolos magnéticos estejam fortemente unidos então o fenómeno poderá ser o ferromagnetismo ou o ferrimagnetismo. Diamagnetismo : É o termo utilizado para designar o comportamento dos materiais serem ligeiramente repelidos na presença de campos magnéticos fortes. Existe em todos os materiais, mas é tão fraco que normalmente não pode ser observado quando o material possui uma das outras duas propriedades: ferromagnetismo ou paramagnetismo. Ou seja, o diamagnetismo corresponde ao tipo mais fraco de resposta magnética de um sistema. Ferrimagnetismo : O ferrimagnetismo é um fenómeno físico que ocorre no magnetismo da ordenação de todos os momentos magnéticos, de modo que, em alguns momentos magnéticos de amostra são alinhadas na mesma direcção.

Classes Magnéticas

Page 8: História do Magnetismo

Ferromagnetismo

Antiferromagnetismo

Paramagnetismo

Diamagnetismo

Ferrimagnetismo

Page 9: História do Magnetismo

Esperemos que tenham aprendido ou esclarecido algumas informações com este PowerPoint .

Trabalho realizado duas alunas do 9º Ano da Escola Básica de Corroios.