histÓria da arte (completo)

18
História da Arte Diferente de outros animais, o homem raciocina tem sentimentos e desenvolveu habilidades de fazer coisas. (Pegar usando o "Polegar opositor" aos outros dedos). A arte é uma forma de “comunicação”, com ela o artista se expressa, deixa sua marca se perpetua. O artista se vale do que produz para contar coisas que se passam na sua alma e na sua comunidade. O valor de uma obra de arte depende de seu significado comunitário. Na terra existem pelo menos dois mundos: O da natureza Existe independente de nós. O da cultura Foi criado por nós. A arte iguala as pessoas. Somos sócios do artista, formamos a comunidade que cria condições para que a arte aconteça. Cultura É o conjunto dos padrões comportamentais de um povo, (fala, religião, folclore, tradições, arte, etc.). “É um patrimônio coletivo”. TIPOS DE ARTE Pintura Desenho e cor Escultura Dança Poesia Literatura Musica Canto, Letra e Instrumental Cênicas Teatro Televisão Cinema: Filmes e Vídeo arte.

Upload: paloma-domingues

Post on 26-Jun-2015

772 views

Category:

Documents


9 download

TRANSCRIPT

Page 1: HISTÓRIA DA ARTE (Completo)

História da Arte

Diferente de outros animais, o homem raciocina tem sentimentos e desenvolveu habilidades de fazer coisas. (Pegar usando o "Polegar opositor" aos outros dedos).A arte é uma forma de “comunicação”, com ela o artista se expressa, deixa sua marca se perpetua.O artista se vale do que produz para contar coisas que se passam na sua alma e na sua comunidade.O valor de uma obra de arte depende de seu significado comunitário.

Na terra existem pelo menos dois mundos:

O da naturezaExiste independente de nós.

O da culturaFoi criado por nós.A arte iguala as pessoas. Somos sócios do artista, formamos a comunidade que cria condições para que a arte aconteça.

CulturaÉ o conjunto dos padrões comportamentais de um povo, (fala, religião, folclore, tradições, arte, etc.). “É um patrimônio coletivo”.

TIPOS DE ARTE Pintura Desenho e cor Escultura Dança Poesia Literatura Musica Canto, Letra e Instrumental

Cênicas Teatro Televisão Cinema: Filmes e Vídeo arte.

Arquitetura Construção Designer

Fotografia Interpretação óptica do real Montagem Vídeo arte

Page 2: HISTÓRIA DA ARTE (Completo)

Composição dos elementos visuais

O artista é o ser criador, organiza os elementos visuais em um campo, fazendo com que a organização se torne uma composição, e desta forma, a composição se torne uma obra de arte, ou não. (Vai depender de seusignificado comunitário).

Composição artística ou natural

Composição artística é quando os elementos visuais passam pelas mãos do artista. Composição natural são as que não são feitas pelas mãos do homem, é a natureza.

ANÁLISE DE UMA OBRA DE ARTE

A análise pode serObjetiva, subjetiva ou formal

Análise objetivaBaseada em um estudo, em uma teoria.

Análise subjetivaBaseada em experiências pessoais, lembranças..., chega a ser empírica

Análise formalEscola que foi tratada, (M.D.P. maneira de pintar). Ex: Barroco, Romantismo, Impressionismo, Cubismo, etc.

CONTEÚDO

É aquilo que a obra contém: Mensagem Linha Forma

O conteúdo pode ser: Objetivo Subjetivo Formal

Conteúdo objetivoAquilo que serviu de modelo. Basta olhar para o quadro e dizer o que está vendo. É a imagem principal.Conteúdo subjetivoÉ o “titulo” que o artista ou o observador cria. É a mensagem que se quer transmitirConteúdo formalA escola em que foi tratada, (M.D.P. maneira de pintar).

Page 3: HISTÓRIA DA ARTE (Completo)

OBSERVAÇÃO DE DETALHES

Efeitos visuais de profundidade

Perspectiva: Ponto de fuga, profundidade dada pela linha.Superposição: Um elemento sobrepõe o outro.Diminuição: Formas que diminuem, ex: o homem.Claro/escuro: Luz e sombra.

Profundidade através da cor

Caracterizam-se em: Modelado Modulado Cores em chapas

Modelado: Única cor clareia e escurece. Modulado: Muitas cores para dar o efeito de profundidade ou volume. Cores em chapas: Profundidade conseguida através de cores em forma de chapas. Não foram nem modeladas nem moduladas.

Em um mesmo quadro, podem existir as três técnicas.

RITMO DE UMA OBRA DE ARTE

O ritmo de uma obra pode ser calmo ou violento. A leitura quanto ao ritmo pode ser objetiva ou subjetiva.

Ritmo ObjetivoBaseada em uma teoria.Ritmo SubjetivoDepende da reação do observador.

Análise objetiva do ritmo através da linha

Horizontal e vertical: o ritmo é calmo.Inclinadas e ângulos: existe movimento.Curvas: o ritmo é violento.

Ritmo calmoPredomina horizontal e vertical e movimenta-se com inclinadas, ângulos e curvas (PHVMIAC).Ritmo violentoPredomina curvas, ângulos e inclinadas (PCAI).

Pode ocorrer que em um mesmo quadro haja árias de ritmo calmo e violento.

Page 4: HISTÓRIA DA ARTE (Completo)

O ritmo pode ser dado também através da forma, cor, volume e textura.

ESTILO NA OBRA DE ARTE

Característica comum e constante

Estilo da escola ou da épocaÉ o conjunto de características semelhantes e constantes empregadas por vários indivíduos numa determinada época ou escola de arte.Estilo do artistaCada artista tem seu jeito de falar, escrever, pintar, etc. É o modo próprio e pessoal de cada um. Em cada fase o artista pode, ou não, mudar seu estilo.

O BELO NA OBRA DE ARTE

Belo como:

Expressão do real; “clássico”.Expressão da realidade.Expressão da comunicação; ”abstrato”.

Expressão do RealTudo é tal qual a realidade das coisas (quase fotografico).Expressão da RealidadeQuando “representa” a realidade das coisas (estilizado).Expressão da comunicaçãoQuando há uma abstração.

CONTEÚDO FORMAL

Page 5: HISTÓRIA DA ARTE (Completo)

“As Escolas”

Temos aqui, algumas datas aproximadas de escolas e movimentos artísticos a partir da Idade Média.

Não podemos esquecer, que antes, já se fazia arte em todo o mundo, como na Grécia e Roma antiga, Egito, Africa, Japão, etc.

Idade Média GóticoFinal da Idade Média HumanismoEm 1500 RenascimentoEm 1600 Barroco e RococóAté 1830 NeoclássicoAté 1850 RomantismoAté 1874 RealismoEm 1874 Impressionismo, Neo ImpressionismoEm 1892 Art NoveauEm 1905 Expressionismo. (Alemanha)Em 1905 Fovismo, (França)Em 1908 Cubismo (Analítico e Sintético)Em 1909 FuturismoEm 1910 Abstracionismo

Idade Média

Características:Teocentrismo.Deus como centro do universo e medida de todas as coisas.Renuncia a profundidade espacial e perspectiva, o tratamento arbitrário das proporções e funções corporais.Caráter profundamente religioso e espiritual.Rejeita toda imitação da realidade.Arquitetura gótica.Pintura e escultura são usadas como elementos de decoração.

Page 6: HISTÓRIA DA ARTE (Completo)

Humanismo

Período de transição entre o teocentrismo medieval e antropocentrismo renascentista.

Características:Á vida religiosa deixa de ser o tema quase exclusivo da arte.A vida profana (não pertencente a religião) começa a ganhar importância como assunto de arte.Pintura e escultura tornam-se manifestações independentes e os artista passam a representar o mundo de maneira mais realista.“O mundo deixa de ser um lugar de tentações e pecados, passando à espaço de realizações plena do homem, à quem foi devolvido o corpo".(Maria do Amparo Tavares Maleval).

Renascimento

Movimento que em oposição ao obscurantismo da idade média trouxe o homem de volta a luz, e orientou a arte.O antropocentrismo atinge a plenitude. O homem e não mais Deus, passa a ser considerado a medida de todas as coisas.

Características:Valorização da anatomia.Uma visão mais cientifica do homem.Figuras religiosas são tratadas como se fossem humanas, com músculos, força e expressão.O nu passa a fazer parte das obras como exaltação do físico.Uso de temas clássicos da antiguidad Greco-romana.Temas mitológicos.Perspectiva que caracteriza a profundidade e a tridimensionalidade.

Barroco

Arte da contra reforma.Conflito religioso, reação á visão antropocêntrica do Renascimento.O homem dessa época tenta atingir uma síntese entre o teocentrismo medieval que a igreja tenta reimplantar, e o antropocentrismo que tanto veio acrescentar a humanidade com suas conquistas cientificas e culturais.Tenta conciliar forças antagônicas como razão e fé; bem e mal; Deus e Diabo; espírito e matéria; carne e alma; céu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza.

Características:

Page 7: HISTÓRIA DA ARTE (Completo)

Assimetria, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista.Monumentalidade e opulência.Ênfase á figura de primeiro plano.Conteúdo emocional intensificado.Temas com fortes cargas religiosas.Procura provocar emoção no espectador através de gestos e expressões faciais.Realce nos efeitos de luz e sombra.Escolha da cena em seu momento de maior intensidade dramática.Excesso de ornamentação.Ação e movimento.Realidade física dos corpos.

Rococó

Estilo que caracterizou uma época de refinamento e delicadeza embora sempre associada a frivolidade.

Característica:Retrato da nobreza européia do séc. XVII e XVIII.Cenários bucólicos.Roupas elegantes.Idílios teatrais.Tudo convida a alegria.Contornos mais rebuscados que o do barroco.Esta arte palaciana se esgota no final do século XVIII

Neoclássico

Um protesto contra a insinceridade e a sofisticação, o virtuosismo e o brilho vazio do Rococó.

Características:Arte acadêmica de formas perfeitas.Tenta melhorar a figura da pessoa retratada.Trabalha corrigindo as imperfeições da natureza.Usa temas nobres, hierarquia.Imitação da antiguidade clássica.Ecletismo.

Romantismo

Page 8: HISTÓRIA DA ARTE (Completo)

Maneira emotiva de representar a realidade.Arte acadêmica; 1ª Escola Dramática.

Características:Grande dramaticidade.Cheio de subjetivismo, dor, angustia, cólera, etc.Forças históricas são personificadas, ex: A liberdade.Dinâmica da composição.Liberdade de gestos.Pinceladas largas.Intensidade de cores.Acontecimentos marcantes:Revolução francesa e Revolução industrial.Declaração dos direitos do homem e do cidadão. Artigo primeiro: “Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos; as diferenças sociais só podem se fundamentar no bem comum”.Em primeiro estágio a euforia; “liberdade, igualdade e fraternidade” transformaram-se nas palavras de ordem da época; Em segundo estágio, vem a frustração diante da realidade.

Realismo

Analisa o mundo a partir da observação de fatos. A espiritualidade, o misticismo, a religião ficam em segundo plano.

Acontecimentos da época:Capitalismo industrial: o proletariado começa a se organizar e acontece omanifesto comunista de 1848, apontando soluções para os problemas do proletariado.Charles Darwin publica “A origem das espécies” que expõe a teoria da evolução das espécies por seleção natural, questionando a existência de Deus.O pintor realista não é um desenhista como o clássico e nem um colorista como o romântico, ele vê o mundo como se estivesse olhando através de uma vidraça, ele pinta somente o que vê.

Características:Nitidez da imagem.Precisão de contornos.O povo torna-se assunto freqüente.Representação do mundo de maneira documental.

Impressionismo

Page 9: HISTÓRIA DA ARTE (Completo)

(G.R.L.) Grande Ruptura LinearAlguns críticos dizem que é a primeira escola moderna, outros dizem que é a ruptura entre o acadêmico e 0 modernismo.Os impressionistas são também chamados de plenaristas, pois pintavam em Pleno ar livre.InspiraçãoDinamismo do mundo, luz, sol, cor, e (M.Q.P.) momento que passa.

Características:Luminosidade atmosférica muito grande.Atitude não emotiva.Tendência á desaparecer a linha.Sombras claras.Mistura óptica.Mistura da tinta na tela.A forma é tratada pela cor.Os impressionistas trabalhavam com pinceladas largas que foram diminuindo até se transformarem em pontos, criando assim o Neo Impressionismo ou Pontilhismo ou Divisionismo (pulverização da matérias).

As três primeiras escolas modernas

V.G. – Van Gogh.P.G. – Paul Gaugin.P.C. – Paul Cézanne.

Evolução) Impressionismo -> Neo Impressionismo ->

Expressionismo (V.G.)Fovismo (P.G.)Cubismo (P.C.)

Expressionismo

Também chamado de DIE BRUC = A ponte, uma ligação entre o que eu vejo e o que sinto, um elo entre o visível da realidade e o invisível do sentimento.Pintores influenciados por Van Gogh criaram o Expressionismo, a primeira escola moderna ; a segunda escola dramática.

Características:Temáticas sociais.Deformação da imagem visual.

Page 10: HISTÓRIA DA ARTE (Completo)

Expressão com determinação da forma.Fortemente dramatizado.Sem interferência de elementos intelectual.Chocante e feia em relação ao acadêmico.

Fovismo

Criado por artistas inspirados por Paul Gaiguin. “Fovismo vem de Fove = Fera”.Elementar, ingênua e sem elementos intelectuais.

Características:Formas limpas e largas.Cores puras.Impulso vital.Grande modulação.Efeito decorativo.

Cubismo

Criado por artistas influenciados por Paul Cézanne.Paul Cézanne disse “Quero tratar a natureza como se fossem cones, esferas e cilindros; Quero devolver a pintura aquilo que os impressionistas tiraram: peso, estrutura, e solidez da matéria .”O Cubismo é, “A Ruptura da Forma”. Decomposição e reorganização da forma segundo a imaginação do artista.O objeto retratado é visto de dois ou mais ângulos ao mesmo tempo.O objeto passa a ser apenas um pretexto para o desenvolvimento da criação do artista.

Cubismo AnalíticoCuja decomposição é de difícil identificação, não se consegue identificar o todo.Cubismo SintéticoEle sugere a proposta. A decomposição é feita no mesmo plano para poder sugerir o que ele quer transmitir.

FuturismoCubismo dinâmico, não estático

Reação a estática do Cubismo.Recusa a realidade visual para evitar a impressão de imobilidade.Substituir a imagem figurativa por linhas retas e traços luminosos.

Page 11: HISTÓRIA DA ARTE (Completo)

Depende do conteúdo subjetivo, para chegar ao conteúdo formal, para entender a obra.

Abstracionismo

Obras cujas formas e cores não tem uma relação direta com a natureza“Expressão de um sentimento mesmo que não possua um tema reconhecido.”(Kandinsky)“Os observadores vão ter que procurar, buscar o que quiser na minha obra de arte... Porque ela não vai dar mais nada para eles”(Kandinsky).

Abstracionismo:Sensível (Informal).Geométrico (Formal).

Abstracionismo SensívelÉ quando formas e cores são criadas impulsivamente, sobre completa liberdade ou infusão emocional.Abstracionismo GeométricoÉ quando as formas e as cores são criadas refletidas ou intelectualmente submetidas a uma disciplina geométrica.

Novas tendências do abstracionismo

Sensível ou Informal Tachismo Grafismo Orfismo Raionismo

Geométrico ou Formal Suprematismo Concretismo

TachismoDo Francês “Tachi” = Manchas (Abstracionismo por manchas).

GrafismoFormado por uma grafia não cognitiva.

Page 12: HISTÓRIA DA ARTE (Completo)

OrfismoCerta ligação com a música “muito subjetivo”. Ligação constante do artista com a música.Posso não sentir, mas reconheço a proposta plástica.

RaionismoA presença constante de raios, estanques e desdizes

Suprematismo Grande organização de forma sobre forma È o desvendamento do nada Formas sobre formas que não levam a nada

Concretismo Que leva ao extremo a organização de formas geométricas. Saturação do campo visual, não existe espaço vago no campo visual.

Dadaísmo

A abstração no tema. Caráter ilógico.Observando a forma, linha, cor, volume, e textura é figurativo. A abstração esta no tema e não na forma.Intelectuais e artistas refugiados da primeira guerra mundial Expressaram sua decepção. (A ciência, o direito de justiça, as artes em geral nada significava perante a guerra mundial).“Nada mais tem razão ou sentido de ser, diante dos horrores da guerra”.

Características:Usa o ilógico.Proclama a falência da razão.O irracional como conduta da humanidade.Nega-se a razão e exaltasse o irracional.Inutilizam as convenções dos objetos.O Dadaísmo evoluiu para o Surrealismo.Procure saber sobre os Festivais Dadaístas.

Surrealismo

Como funciona o nosso pensamento sem interferência do consciente.Aparece durante o Dadaísmo.Utiliza o Automatismo pisco puro. (subconsciente).

Procura:

Page 13: HISTÓRIA DA ARTE (Completo)

Subconsciente.Sonho.A loucura.Estados alucinatórios.Tudo que contrariasse a lógica.Real e irreal ao mesmo tempo.

Surrealismo FigurativoRepresenta o simbolismo de sua mensagem através de imagens figurativasSurrealismo AbstratoRepresenta o simbolismo de sua mensagem através de signos, símbolos, sinais ou simplesmente grafismos.Ex: Miró.

Surrealismo na HistóriaPintores de caráter Surrealista: Ex: Arcimboldo e Bruguel

Diferença entre Dadaísmo e SurrealismoUm é anárquico o outro tem princípios e doutrinas

Trindade máxima do SurrealismoSalvador dalí, Marx Ernest e René Magrite.O Surrealismo contemporâneo tem caráter próprio de cada artista.

Pintura MetafísicaPintura acadêmica. Pinta incertezas, inquietudes, imaginações, sonhos...Capta o momento de espera, momento de introspecção.Pintor do silencio, descreve o momento da espera em tudo que se cala...

Escola de ParisGrupo de artistas da Europa que foram à paris pintar até a década de 1930. Ficaram com a tradição e aproveitaram muito ou pouco das escolas modernistas. (Mistura).São ex: Modigliani e Marc Chagall.

A arte hoje

O homem tem necessidade de expressão e comunicação (que se da através da arte). Toda vez que à uma quebra na estrutura social este homem se modifica e como a arte esta sempre ligada a ele, ela também vai se modificar.A arte esta sempre evoluindo, (no sentido de transformação).Entre os olhos objetivos da arte esta os de contestar.

Page 14: HISTÓRIA DA ARTE (Completo)

A arte hoje envolve o conceito “do novo”, independente da proposta, o artista tem que ter a mente aberta para o novo e “A mente do observador também deve estar aberta para o novo”.

Evolução das técnicas

Idade MédiaPinturas nas paredes, Afrescos, Temperas e Encáustica.

Idade ModernaAparece à pintura no cavalete, Técnica a óleo.

Acxon PaintPolok joga a tela no chão e joga tinta sobre ela. (Verificamos o mundo como suporte).