histo

1
América Espanhola Aula 33 1. As principais formas de trabalho compulsório foram a encomien- da ea mita. Os indígenas eram divididos em grupos e consigna- dos a um proprietário – "encomendados" – e pagavam com seu trabalho os impostos que deviam como súditos da Coroa espa- nhola. Com a mita, os indígenas eram obrigados a trabalhar para um proprietário por tempo determinado e por salários bastante bai- xos. 2. Mais do que colonização, os espanhóis empreenderam uma con- quista da América, o que, de alguma maneira, ajuda a entender a preocupação específica com o domínio da metrópole sobre sua área colonial. Com base no texto, verifica-se que no caso da América espanhola o colonizador sobrepôs-se aos colonizados e foram muito mais rígidos em suas normas quando comparados com os colonizadores portugueses. Estes, de alguma maneira, se amalgamaram na sociedade colonial, sendo, desta forma, os laços de dependência e de dominação mais sutis quando compa- rados ao caso espanhol. 3. De maneira geral, a Igreja desempenhou papel fundamental e decisivo como agente no processo de colonização. Foi responsá- vel pelo trabalho de catequese, incorporando os índios na fé ca- tólica; também foi importante como amortecedora das tensões entre Metrópole e Colônia e, subordinada ao poder absoluto do Estado espanhol, facilitou a dominação política e econômica da Metrópole. Fundaram missões e núcleos de povoamento. 4. Criollos era a denominação dos filhos de espanhóis nascidos na América. Ainda que a legislação determinasse igualdade jurídica com os espanhóis (chapetones), na prática eram discriminados. Entre outras questões, essa situação gerou um clima de tensões e conflitos entre as duas classes sociais. Os criollos no século XIX conduziram o processo de independência da América espa- nhola. 1

Upload: jane-queirozj

Post on 09-Aug-2015

10 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Histo

América Espanhola Aula 33

1. As principais formas de trabalho compulsório foram a encomien-da e a mita. Os indígenas eram divididos em grupos e consigna-dos a um proprietário – "encomendados" – e pagavam com seutrabalho os impostos que deviam como súditos da Coroa espa-nhola.Com a mita, os indígenas eram obrigados a trabalhar para umproprietário por tempo determinado e por salários bastante bai-xos.

2. Mais do que colonização, os espanhóis empreenderam uma con-quista da América, o que, de alguma maneira, ajuda a entender apreocupação específica com o domínio da metrópole sobre suaárea colonial. Com base no texto, verifica-se que no caso daAmérica espanhola o colonizador sobrepôs-se aos colonizados eforam muito mais rígidos em suas normas quando comparadoscom os colonizadores portugueses. Estes, de alguma maneira,se amalgamaram na sociedade colonial, sendo, desta forma, oslaços de dependência e de dominação mais sutis quando compa-rados ao caso espanhol.

3. De maneira geral, a Igreja desempenhou papel fundamental edecisivo como agente no processo de colonização. Foi responsá-vel pelo trabalho de catequese, incorporando os índios na fé ca-tólica; também foi importante como amortecedora das tensõesentre Metrópole e Colônia e, subordinada ao poder absoluto doEstado espanhol, facilitou a dominação política e econômica daMetrópole. Fundaram missões e núcleos de povoamento.

4. Criollos era a denominação dos filhos de espanhóis nascidos naAmérica. Ainda que a legislação determinasse igualdade jurídicacom os espanhóis (chapetones), na prática eram discriminados.Entre outras questões, essa situação gerou um clima de tensõese conflitos entre as duas classes sociais. Os criollos no séculoXIX conduziram o processo de independência da América espa-nhola.

1