his praça da republica

6

Upload: lucas-meirelles

Post on 27-Jul-2016

227 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Nos últimos tempos a temática da habitação veio semdo discutida. Seja devido a busca de uma solução sustentável para equacionar o déficit habitacional, a discussão sobre como reocupar os edifícios desocupados dos centros urbanos sem causar gentrificação ou a identificação de uma solução eficaz para poupar o tempo perdido pela população, que diariamente se desloca de suas casas até o trabalho . Nesse âmbito este projeto visa a discussão de uma Habitação de Interesse Social mais rentável. Apresentando locais que possam ser alugados para possivelmente auxiliar os custos mensais do edifício. Somado a isso se da o fato do terreo ser vazado e destinado aos inúmeros camelos imigantes da região fazendo com que o terreno criei uma movimentada esquina comercia entre a Av. Ipiranga e a R. 24 de Março. Relizado na disciplina AUP0150 Arquitetura Projeto 2 Prof. Dr. Marta Bogéa

TRANSCRIPT

Page 1: HIS Praça da Republica
Page 2: HIS Praça da Republica
Page 3: HIS Praça da Republica

Nos últimos tempos a temática da habitação veio semdo discutida. Seja devido a busca de uma solução sustentável para equacionar o déficit habitacional, a discussão sobre como reocupar os edifícios desocu-pados dos centros urbanos sem causar gentrificação ou a identificação de uma solução eficaz para poupar o tempo perdido pela população, que diariamente se desloca de suas casas até o trabalho . Nesse âmbito este projeto visa a discussão de uma Habitação de Interesse Social mais rentável. Apre-sentando locais que possam ser alugados para possivelmente auxiliar os custos mensais do edifício. Somado a isso se da o fato do terreo ser vazado e destinado aos inúmeros camelos imigantes da região fa-zendo com que o terreno criei uma movimentada esquina comercia entre a Av. Ipiranga e a R. 24 de Março.

Habitação de Interesse Social - Centro de São Paulo

Divisão Do Terreno - MóDulos 3x3M

São Paulo

Praça da rePúbica

av. iPiranga x r. 24 de Março

uso Misto

As plantas variam de acordo com o tipo de apar-tamento (ocupam ou nao todo o andar) e de acor-do com as necessidades dos moradores. Em caso de um morador deficiente o banheiro se torna acessivel e ocupa todo um módulo da varanda.Esta divisao permitiu criar uma fachada diver-sa tendo o banheiro como fator diversificador.Tal ideia surgiu a partir de estudos de caso de Oswaldo Bratke e Mansila e Tuñón.

Apartamento

Banheiro

Varanda

Page 4: HIS Praça da Republica

voluMeTria

A Praça da República nao apresenta nenhuma continuidade quando se refere a altu-ra dos seus edifícios. Optouse entâo por utilizar todo o potencial construtivo do terreno.Além disso o formato de “L” do terreno possibilita um imaginario de um edifício continuo ao passo que o edificio se apresenta de forma semelhante para quem caminha na praça e na R. 24 de Maio.

Page 5: HIS Praça da Republica

escriTórios

O prédio anexo é um de uso comercia. O seu tamanho é menor se comparado ao ed-ifício de habitação, isso possibilita um melhor aproveitanebti das varandas e janelas cri-ando uma mellhor circulação de ar nos apartamentos somada a uma maior iluminação.

O material do escritório seria o mesmo do ed-ifício . Estrutura de aço com vigas indepen-dentes e paineis pré frabricados. Tijolos tradi-cionais e castilharia desenhada especialmente para este projeto. Tem se como referência o Stu-dio Alex Monroe/ DSDHA e a LAN Architecture Student Residence, Paris onde o teto da habi-tação se torna uma horta comunitária para seus moradores e um espaço de respiro e convívio

Page 6: HIS Praça da Republica

corTe

ESCALA 1:200