hfc realiza transplantes paulista - maio... · 2014. 1. 8. · dos na prevenção de acidente e...

7
HFC Realiza Transplantes de 2012 Maio | Junho Ano XXI - n° 136 Órgão de Divulgação dos Canavieiros da Região de Piracicaba COCREFOCAPI

Upload: others

Post on 05-Feb-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • HFC Realiza Transplantes

    de 2012Maio | JunhoAno XXI - n° 136

    Órgão de Divulgação dos Canavieiros da Região de Piracicaba

    COCREFOCAPI

  • Canavieiro Paulistapág. 03

    A Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo – COPLACANA e a Faculdade de Tecnologia de Piracicaba – Centro Paulo Souza – FATEC, assinaram mais um convênio de cooperação, desta vez na área de tecnologia. A Parceria que já existia com o objetivo de abrigar estagiários da faculdade em diversos setores da COPLACANA, agora visa transferir aos produtores os benefícios da tecnologia e de pesquisa realizadas por alunos.

    O acordo foi assinado, pelo presidente e vice-presidente da COPLA-CANA, Arnaldo Antônio Bortoletto e José Coral, e o diretor da FETEC, Hermas Germek, acompanhados dos responsáveis pelas áreas de agroe-nergias, bicombustíveis, gestão empresarial e agroindústria.

    Com inicio desse convênio, os produtores serão beneficiados de forma direta, pois terão acesso as informações que farão diferença no campo , podendo obter um melhor rendimento e aumentar a produtivida-de.

    Outro ponto a ressaltar é o convenio já existente entre as entidades para promoção de estágios, em que os estudantes tem a oportunidade de vivenciar o ambiente de negócios realizados na entidade.

    COPLACANA e FATECassinam parceria

    Essas iniciativas são de extrema importância para o desenvolvi-mento do setor, pois geram novas oportunidades e contribui para o cres-cimento e desenvolvimento de Piracicaba e região.

    No dia 18 de abril o CENTRO CANAGRO “ José Coral” foi palco da cerimônia que homenageou dois nomes do empreendedorismo piracica-bano, Arnaldo Antônio Bortoletto – Presidente da COPLACANA e Sindica-to Rural de Piracicaba e Região - SINDIRPI e José Coral - Vice-Presidente da COPLACANA e Presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba - AFOCAPI e Cooperativa de Crédito Rural dos Fornecedo-res de Cana e Agropecuaristas da Região de Piracicaba - SICOOB COCREFOCAPI. Essa homenagem foi oferecida pelas empresas parceiras sendo elas: Arysta, Agroveg, Aral, Basf, Bayer, Bunge, Civemasa, Dow, Dupont, Dpaschoal, DMB, FMC,Fertiberia, Heringer, IHARA, Jacto, Jumil, Monsanto, Milenia, Mosaic, Meqmaq, Nogueira, Ouro Fino, Piccin, Shell,

    Lideres da COPLACANA receberam homenagensTimac Agro, Tatu, Syngenta.

    O evento contou com a presença de autoridades das empresas parceiras, políticos, amigos e familiares , todos tiveram a oportunidade de homenagear José Coral pelos 18 anos de liderança do setor e Arnaldo Antônio Bortoletto pela a presidência da COPLACANA. Também foi apre-sentado nessa noite a nova diretoria da COPLACANA e AFOCAPI.

    A trajetória dos dois dentro da COPLACANA é de sucesso e de gran-des realizações, onde juntamente com suas diretorias, elevaram as entidades ao nível de estarem entre as maiores do setor. Coral disse que deixa a presidência da COPLACANA para um jovem empreendedor de uma competência invejável, que vai trazer para a entidade uma adminis-tração moderna, com responsabilidade de ser um presidente firme e um líder nato.

    Para Arnaldo Antônio Bortoletto, a continuidade é a essência do sucesso de uma boa administração e o aprendizado adquirido durante os anos de convivência com Coral, o deixou seguro e pronto para esse novo desafio de presidir uma entre a mais importantes Cooperativa de Cana do País.

    Após as homenagens e finalizando a cerimônia foi oferecido um coquetel aos convidados, onde todos puderam parabenizar os homena-geados.

    Hermas Germek, José Coral e Arnaldo Antônio Bortoletto

    Canavieiro Paulista pág. 02

    EXPEDIENTEDiretoria da COPLACANAPresidente Arnaldo Antônio BortolettoVide-Presidente José CoralDiretor de Administrativo José Renato PavãoDiretor de Patrimonio José Clovis CasarinConselheiros Milton Luiz Sarto Moacir Soave Gilberto Ferreira da Costa Lima

    Diretoria da AFOCAPIPresidente José CoralVice-Presidente Osmar Domingos Cezarin1º Tesoureiro José Benedito Massarutto2º Tesoureiro Cyro André C. de Freitas1º Secretário Arnaldo Antonio Bortoletto2º Secretário Marcelo Rodrigues de AssisVogal Bento Antonio de Morais Neto

    Diretoria da COCREFOCAPIDir. Presidente José CoralDir. Operacional José Beneditto MassaruttoDir. Administrativo Arnaldo Antônio BortolettoConselheiros Bento Antonio de Moraes Neto Cyro André de Freitas Claudinei Antonio Schiavon Milton Luiz SartoConselho Fiscal Antonio Marcos Padoveze Odair Jesus Pandolfo José Eurides Bombasaro

    Diretoria do SINDIRPIPresidente Arnaldo Antônio BortolettoVice Presidente Cyro André Carvalho de Freitas1º Secretario José Coral2º Secretario José Nivaldo AlecioTesoureiro Osmar Domingos CezarimVogal Ovídio SchiavonConselho Fiscal José Clovis Casarin Máximo Zualdo Torrezan Maria de Lurdes M. Grégori

    Canavieiro PaulistaCoordenação Geral

    Cássia AmgartenEditor e Redator

    Cássia Amgarten Eric WoodPublicitária

    Cássia AmgartenJornalista

    João J. de Souza - MT21.054Produção Visual e Diagramação

    Cássia Amgarten Eric Wood Roggers Ricardi ProgeteFotos

    Cássia Amgarten Eric Wood Roggers Ricardi ProgetePeriodicidade

    BimestralTiragem

    8.500 exemplares

    Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte,

    autores e pesquisa.

    Av. Com. Luciano Guidotti, 1937Caxambú • Piracicaba, SP •

    CEP: 13425-000Fone/Fax.: (19) 3401-2200 [email protected]

    www.cana.com.br

    PRESIDENTES

    DESCARTE CORRETO DE PILHAS E BATERIAS

    Hoje precisamos realizar ações que ajudem a promover

    cada vez mais a sustentabilidade no nosso cotidiano. Com o

    intuito de colaborar e de educarmos para essa realidade a

    COPLACANA criou postos de recebimentos de pilha e baterias,

    pois o descartar esses materias de forma incorreta podem ser

    nocivas à saúde e ao meio ambiente.

    FATEC

    A COPLACANA e a Faculdade de Tecnologia de Piracica-

    ba – Centro Paulo Souza – FATEC, assinaram mais um convênio

    de cooperação, desta vez na área de tecnologia. Com inicio

    desse convênio, os produtores serão beneficiados de forma

    direta,pois terão acesso as informações que farão diferença no

    campo , podendo obter um melhor rendimento e aumentar a

    sua produtividade. Estamos atendo e buscando cada vez mais

    alternativas e gerar novas possibilidades de trabalho aos coope-

    rados.

    SIPAT

    A Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São

    Paulo – COPLACANA realizou no mês de abril a 3ª SIPAT –

    Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho e o tema

    desse ano foi “Ser inteligente é prevenir acidentes”.

    O objetivo é conscientização dos nossos colaboradores

    sobre a importância de usar IPIs corretamente e outros cuida-

    dos na prevenção de acidente e doenças ocupacionais no

    ambiente de trabalho. Durante toda a semana os nossos

    colaboradores tiveram diversas atividades e palestras relaciona-

    das à saúde, tirando duvidas no decorrer dos dias que foi

    realizado o evento, e finalizado com um teatro com o tema

    sobre sustentabilidade.

    COPLAFEIRA 2012

    Nós da COPLACANA temos a honra de convidar você

    cooperado a participar da COPLAFEIRA 2012 Soca Seca, o

    evento será realizado de 03 a 05 de julho na Matriz em Piracica-

    ba e em todas as filiais.

    Os visitantes terão oportunidade de conhecerem as

    novidades do mercado, além de realizar bons negócios, pois

    teremos insumos com preços e condições especiais, também

    teremos palestras e realizaremos junto a COPLAFEIRA o tercei-

    ro Simpósio de Milho e Soja, compareçam!

    TRANSPLANTES NO HFC

    É com muita alegria e satisfação que comunico a todos que nós do Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba realiza-mos o primeiro transplante de coração de Piracicaba e Região. Nossa equipe foi comunicada da disponibilidade de um coração

    na cidade de Jaú que disponibilizamos uma equipe para buscar o

    coração e a outra encarregada de avisar e preparar o receptor, a

    cirurgia foi um sucesso.

    O HFC é referência no interior em transplantes de rim, coração e medula óssea, e já iniciou o requerimento para creden-ciamento dos transplantes hepáticos e de córneas.

    Essas conquistas não são apenas nossas mais sim de todos que colaboraram direta ou indiretamente para esse marco, iremos continuar lutando para oferecer aos nossos clientes o melhor atendimento possível e colocando o HFC e Piracicaba entre as maiores e mais importante entidade de saúde e a cidade que mais cuida da saúde da comunidade.

    SICOOB PREVIDÊNCIA

    Pensando sempre em trazer novidades e benefícios aos nossos clientes a SICOOB COCREFOCAPI lançou o Sicoob Previ. Plano que possibilita uma oportunidade para os cooperados que desejam conquistar uma aposentadoria digna, pois como a entidade não objetiva lucro, e está em sintonia com o espírito do cooperativismo, possibilitando mais um benefícios aos partici-pantes que aderirem ao plano com condições exclusivas. Coope-rados procurem nossos atendentes da SICOOB COCREFOCAPI e tirem suas dúvidas.

    FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS

    Após o sucesso em financiamento de veículos “Zero Km” com a parceria da SICOOB COCREFOCAPI Matriz e a concessio-nária VECOL, nos estendemos nossas operações aos PAC’s de Rio das Pedras e Charqueada. Essas ações visam cada vez mais estreitar o relacionamento com os nossos cooperados que residem em diferentes localidades, e que muitas vezes, por força da atividade rural não conseguem participar dos diversos eventos realizados na Matriz – Piracicaba, por isso estamos indo ao encontro de vocês.

    COLHEITA MECANIZADA

    A colheita mecanizada a cada ano se torna mais presente em nossas vidas, por isso devemos estar atentos as legislação e a outros fatores que possam trazer algum transtorno no futuro. Procure nossa equipe do Departamento Técnico Agronômico – DTA , consulte-os e tire suas duvidas no planejamento e execu-ção da colheita mecanizada ou qualquer assunto que seja impor-tante para você realizar uma colheita ou plantio, temos vários serviços que estão a sua disposição e que vocês tem direito.

    AFOCAPISICOOB COCREFOCAPI

    COPLACANASINDIRPI

  • Canavieiro Paulistapág. 05

    Após sucesso em financiamentos de veículos “zero

    Km”,com a parceria da matriz SICOOB COCREFOCAPI e a

    concessionária VECOL, foi à vez dos PAC’S (POSTO DE ATEN-

    DIMENTO AO COOPERADO) de Rio das Pedras e Charqueada

    receberem a MEGA OPERAÇÃO para financiamento com

    condições especiais de veículos, dando continuidade ao suces-

    so dessa parceria. Com participação expressiva de cooperados

    nesses dias, vários deles garantiram a compra de veículos

    “ZERO KM”. Destacamos ainda, que ocorreu nesses dias

    “BEST TEST DRIVE” com a nova Pick-Up Amarok da Volkswa-

    gen, que estava a disposição de todos.

    Essa ação visa cada vez mais estreitar o relacionamento

    com os nossos COOPERADOS que residem em outras locali-

    dades, que muitas vezes, por força da atividade rural, não

    conseguem participar dos diversos eventos realizados na

    Matriz em Piracicaba /SP.

    Clientes da SICOOB COCREFOCAPI que estão em outras

    cidades e que tem interesse em adquirir um carro, entrem em

    contato com os funcionários de qualquer PAC’s que esteja

    próximo e avalie as condições especiais de financiamento

    proporcionado a todos.

    No dia 05 de maio toda Diretoria SICOOB COCREFOCAPI e

    da COPLACANA, autoridades locais,cooperados e colaboradores

    das entidade, estiveram em Chavantes para inaugurar oficialmen-

    te o PAC - POSTO DE ATENDIMENTO COOPERATIVO da Coopera-

    tiva de Credito, dessa cidade , onde após solenidade foi oferecido

    um almoço de confraternização na churrascaria Ouro Verde para

    todos os convidado.

    Sicoob de Previdência Privada - Sicoob Previ, é uma entidade fecha-da de previdência complementar, também chamada de fundo de pensão pelo mercado, foi criada para atender às demandas das cooperativas de crédito do Sistema. O Sicoob Previ é uma ótima oportunidade para os cooperados que desejam conquistar uma aposentadoria digna, pois como a entidade não objetiva lucro, e está absolutamente em sintonia com o espírito do cooperativismo, criou mais um beneficio que possibili-tará aos participantes que aderirem ao plano ,condições exclusivas.

    Veja algumas das razões para aderir ao plano de benefícios previ-denciários do SICOOB PREVI:

    • Complementação da renda de aposentadoria - Atualmente cerca de 70% dos beneficiários do INSS recebem o salário mínimo, enquanto apenas 1% recebe o benefício máximo do INSS.

    • Plano exclusivo - O plano foi criado para garantir melhores condi-ções do que os oferecidos nos planos disponíveis no mercado. Para isso, o plano é destinado exclusivamente aos ASSOCIADOS DE COOPERATIVAS DE CRÉDITO DO SICOOB.

    • Benefícios garantidos desde a adesão do plano

    • Você poderá deduzir do IMPOSTO DE RENDA até 100% do valor investido, limitado a 12% da renda bruta tributável para quem faz declaração completa de ajuste anual, e para que você e sua FAMÍLIA fiquem seguros mesmo para a aposentadoria, você conta com a cobertura para morte ou invalidez, que irá propor-cionar a RENDA DESEJADA desde a contratação do plano.

    Senhor cooperado procure nossos atendentes da SICOOB COCRE-FOCAPI e tire suas dúvidas, você verá como é fácil garantir um futuro com tranqüilidade.

    Dalcidio Zanin, Luiz Fernando (Encarregado Pac),José B. Massarutto (Diretor), Milton J. Sarto (Diretor),

    Camila (Colaboradora), Arnaldo Antônio Bortoletto (Diretor), José Coral (Diretor ), Rosemeire (colaboradora),

    José Renato Pavão (Diretor Coplacana), Pedro Bomback, Prefeita Ana Alonso.

    Sicoob Previ Financiamentode Veículos pelaCOCREFOCAPI

    Inauguração PAC Chavantes

    Canavieiro Paulista pág. 04

    Entrou em vigor no inicio do mês de maio, as novas regras do rendi-mento da poupança anunciadas pelo Governo Federal, que estabelecem uma remuneração atrelada à Selic para os novos depósitos em poupança sempre que a taxa básica de juros for igual ou inferior a 8,5% ao ano. As alterações são válidas para os depósitos que forem feitos a partir dessa data. Para o dinheiro que já está aplicado, não mudou nada.

    O objetivo é permitir a redução da taxa básica de juros da economia brasileira sem que os investidores fujam da renda fixa para a poupança, uma vez que o dinheiro investido em renda fixa é fundamental para o governo financiar suas dívidas. Os bancos também pegam parte desse dinheiro para emprestar aos clientes.

    Poupança

    A Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo – COPLACANA realizou no mês de abril a 3ª SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho e o tema desse ano foi “Ser inteligente é prevenir acidentes”.

    O principal objetivo é conscientização dos colaboradores sobre a importância da prevenção de acidente e doenças ocupacionais no ambiente de trabalho. Durante toda a semana os colaboradores contaram com uma nutricionista que avaliou os colaboradores e orientou individualmente como levar uma vida mais saudável. Outro ponto a ressaltar foram as palestras realizada no auditório do CENTRO CANAGRO ministradas por dois palestrantes a Dra. Danielle Keussyean (nutricionista) com o tema “Nutrição para a Saúde” e o Dr.Miki Mochizuki (Diretor Técnico HFC), com o tema “Saúde do homem e da mulher. A semana foi finalizada com uma peça teatral muito descontraído que teve como principal mensagem a importân-cia do meio ambiente, coleta seletiva e cidadania.

    O Evento novamente foi um sucesso, os integrantes da CIPA agradecem toda a Diretoria da COPLACANA e todas as pessoas

    3ª SIPATenvolvidas direta ou indiretamente e também aos patrocinadores que ajudaram a realizar esse evento sendo eles: Arysta, Bayer, Basf, Bunge, Fertiberia, Dow, Dpaschoal, Dupont, FMC, Heringer, Milenia, Monsanto, Mosaic, TIMAC, Ihara, Syngenta, Shell, Rotan, Agroveg e Ouro Fino.

    De acordo com o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, com essa decisão do Governo, o Brasil dá um passo fundamental na direção de remover resquícios herdados do período de inflação alta. “Ao tempo em que preserva integralmente os depósitos já feitos, a medida adapta a caderneta de poupança ao novo cenário brasileiro e com isso consolida as bases para o crescimento econômico sustentável. A cader-neta de poupança continuará sendo um patrimônio da nossa sociedade, reconhecidamente um produto financeiro tradicional, de fácil compreen-são e amplamente utilizado por todos os brasileiros”, conclui.

  • Canavieiro Paulistapág. 07

    A Equipe Tecnica da Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba -AFOCAPI - DTA, vem assessorando seus associados a realizarem o plantio 12.450 mudas nativas em Área de Preservação Permanente nas regiões de Anhembi, Conchas, Limeira, Piracicaba, Cosmópolis e Laranjal Paulista.

    Lembramos que o DTA tem profissionais especializados em meio ambiente para orientar e auxiliar os associados na regularização ambien-tal de seus imóveis rurais.

    A exemplo dos anos anteriores, considerando o período

    seco e de baixa umidade do ar que se aproxima, a Secretaria

    do Meio Ambiente de São Paulo - SMA emitiu a Resolução

    SMA Nº 32/2012 proibindo do período de 01 de junho a 30 de

    novembro de 2012, a queima da palha da cana-de-açúcar no

    período das 06:00 (seis) horas às 20:00 (vinte) horas, bem

    como proíbe a queima quando a umidade do ar estiver abaixo

    de 20%.

    Portanto qualquer queima de palha de cana-de-açúcar

    realizada em desacordo com estes procedimentos estará

    sujeita a multa a ser aplicada pela CETESB e/ou Policia

    Ambiental.

    De acordo com a resolução CONAMA nº 257/99, objetivando a conscientização da importância do descar-te correto de pilhas e baterias, as entidades do CENTRO CANAGRO “José Coral” (AFOCAPI, COPLACANA, SINDIRPI E SICOOB COCREFOCAPI), disponibilizaram em suas dependências, Coletores de Pilhas e Baterias Usadas, para atender os fornecedores, cooperados, colaboradores e toda sociedade de Piracicaba e região.

    Descartar pilhas e baterias de forma incorreta pode ser nocivo à saúde e ao meio ambiente. Os metais pesados existen-tes nos interiores desses materiais não se degradam, podendo vazar e contaminar alimentos, lençol freático, solo e rios. E as nossas entidades preocupadas em evitar isso, passou a ter coletores de depositos para esses materiais que vão para reciclagem. “Hoje sustentabilidade é uma realidade e uma necessidade”, afirma o Presidente da COPLACANA Arnaldo Antônio Bortoletto.

    A reciclagem é feita por uma empresa especializada e licenciada para realizar esse trabalho.

    Consumidores ao comprarem pilhas/baterias descartem-as de forma consciente, pois agora você tem um lugar certo para receber.

    Recuperaçãoflorestal em APP

    Queima da palha da cana-de-açúcar

    RESTRIÇÃODE HORÁRIO

    Centro Canagro recebe agorapilhas e baterias para descarte

    Para maiores informações falar com Ricardo Pacheco ou Maria do Carmo (Departamento Técnico Agronômico - DTA / AFOCAPI) pelo telefo-ne (19) 3401-2200 ramal 2274.

    Mude o Mundo! Recicle, Plante essa idéia.

    Área de APP com plantio de mudas nativas vizinha área de cultivo de cana isolada com carreador/aceiro de proteção.

    Arnaldo Antônio Bortoletto, Ricardo Pacheco,Carlos Roberto Filetti e Maria do Carmo de Andrade

    Coletor

    Canavieiro Paulista pág. 06

  • Canavieiro Paulistapág. 09

    O Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba – HFC inicia mais uma nova fase em sua trajetória, tornando-se referência em trans-plantes para toda região de Piracicaba.

    Em abril de 2011, o HFC recebeu o credenciamento do Ministério da Saúde para a realização de transplantes Renais e Cardíacos, para tanto, foi investido em tecnologia, reestruturação do centro cirúrgico, para transplantes intervivos e principalmente em treinamento das equipes, tanto no Brasil quanto em outros países.

    No dia 20 de maio de 2012 o HFC realizou o primeiro transplante de coração na região, além de Piracicaba, no Estado de São Paulo, apenas Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São Paulo, são as cidades credenciadas pelo Ministério da Saúde para transplantes cardía-cos.

    O contato da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Estado de São Paulo foi realizado por volta das 2 horas da manhã de domingo, com a equipe de médicos do HFC, quando informa-da da disponibilidade de um coração em Jaú (133km de Piracicaba), e com a aceitação do órgão, uma equipe foi direcionada à cidade e outra entrou em contato com receptor, o órgão chegou em Piracicaba por volta das 12 horas e iniciou-se o implante, sendo finalizado às 16 horas.

    O HFC realizou também um transplante de rim intervivos em abril de 2012, um ano após o credenciamento, e o transplante foi realizado entre dois irmãos.

    Hoje o HFC é referência no interior em transplantes de rim, coração

    Hospital dos Fornecedores de Cana se torna referênciaem transplantes na região de Piracicaba

    Transplantes no HFC

    e medula óssea, e já iniciou o requerimento para credenciamento dos transplantes hepáticos e de córneas. A cada novo credenciamento, as esperanças e a qualidade de vida, dos pacientes que aguardam por um órgão aumentam, pois, há até pouco tempo as pessoas desta região eram encaminhadas para Campinas e São Paulo, e como não há hora, nem dia, para o surgimento de um doador, muitas vezes o deslocamento imediato a cidades não tão próximas tornavam-se inviáveis, com os credenciamentos de transplante do HFC, além de trazer visibilidade a nossa região ajudará a salvar muitas vidas.

    Contudo é necessária a importância da doação de órgãos e a sensi-bilização das famílias, com a necessidade deste ato, que pode vir a salvar muitas vidas, pois uma pessoa pode doar vários órgãos, construindo então a possibilidade de uma nova vida a várias outras pessoas.

    Canavieiro Paulista pág. 08

  • Canavieiro Paulistapág. 11

    Preços e Valores do ATR MensalConforme a Circular CONSECANA Praticada na Safra 2012 / 2013

    Evolução dos Valores Médios do ATR nas SafrasATR para o Estado de São Paulo (em R$)

    Novembro

    Outubro

    Setembro

    Agosto

    Julho

    Junho

    Fechamento

    Março

    Fevereiro

    Janeiro

    Dezembro

    Maio

    Abril

    Safra

    0,3677

    0,3597

    0,3524

    0,3475

    0,3477

    0,3528

    0,4022

    0,4022

    0,3912

    0,3842

    0,3766

    0,3696

    0,3888

    2010/2011

    Novembro

    Outubro

    Setembro

    Agosto

    Julho

    Junho

    Fechamento

    Março

    Fevereiro

    Janeiro

    Dezembro

    Maio

    Abril

    Safra

    0,5016

    0,4984

    0,4951

    0,4942

    0,4959

    0,4952

    0,5018

    0,5018

    0,5002

    0,5026

    0,5037

    0,5148

    0,5736

    2011/2012

    Novembro

    Outubro

    Setembro

    Agosto

    Julho

    Junho

    Fechamento

    Março

    Fevereiro

    Janeiro

    Dezembro

    Maio

    Abril

    Safra

    0,5066

    0,4976

    2012/2013

    Valor ATR do Mês

    Valor ATR Acumulado

    Etanol Hidratado Exportação

    Etanol Hidratado Indústrial

    Etanol Hidratado Carburante

    Etanol Anidro Exportação

    Etanol Anidro Industrial

    Etanol Anidro Carburante

    Açúcar V H P Merc. Externo

    Açúcar Branco Merc. Externo

    Açúcar Branco Merc. Interno

    Preços Safra 2010/2011

    Mês Abril Maio

    Valor R$ Valor ATRValor R$ Valor ATR56,60

    51,10

    46,24

    1259,70

    1321,20

    1230,96

    1191,40

    1217,90

    1434,51

    55,36

    48,80

    53,63

    1278,74

    1328,10

    1341,74

    1163,40

    1194,17

    1337,53

    0,5270

    0,5908

    0,5367

    0,4472

    0,4691

    0,4370

    0,4414

    0,4512

    0,5315

    0,4976

    0,4976

    0,5154

    0,5665

    0,6200

    0,4540

    0,4715

    0,4763

    0,4310

    0,4424

    0,4956

    0,5109

    0,5066

    O Departamento Técnico Agronômico – DTA e o jurídico da Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba – AFOCAPI, vêm por meio deste informativo comunicar aos fornecedores de cana e associados sobre a obrigatoriedade de efetuar junto ao DTA/AFOCAPI a programação da comunicação da queima da palha da cana de açúcar com pelo menos 96 horas de antecedência do horário previsto para a queima.

    De 1 de julho a 30 de novembro fica PROIBIDA A QUEIMA da palha de cana de açúcar no período das 06:00 horas as 20:00 horas; o não cumprimento desta obrigações legais poderá acarretar em aplicação de penalidades pelos órgãos ambientais de até R$184.400,00 além de ações judiciais.

    Portanto os senhores (as) devem procurar o nosso departa-

    Em abril a DuPont no Hotel Beira Rio em

    Piracicaba - SP, Com a coordenação dos

    consultores de clientes estratégicos da

    DuPont, Donato Lot e José Corte, coordenador

    de marketing Edivaldo Luiz Panini e do gerente

    distrital da companhia, Christian Menegatti,

    um treinamento técnico para a equipe técnica

    e comercial da COPLACANA e AFOCAPI. Ela

    foi ministrada pelo Consultor Weber Valério,

    em que o mesmo deu ênfase no controle de

    ervas daninhas e o aproveitamento de água e

    nutrientes do solo e a importância da escolha

    adequado dos produtos para lavoura.

    Treinamento

    Equipe COPLACANA, AFOCAPI e DuPont

    mento Técnico Agronômico – DTA, para as devidas providencias, lembrando que o horario de funcionamento para solicitação do pedido de queima de cana é das 07:30 as 17:00 horas.

    AVISOSafra 2011 - % Área sem Queima

    Lembramos que para o presente ano, é obrigatório colher na palha,sem uso de fogo, além da área de restrição, pelo menos mais 20% da área não mecanizável (área a ser colhida na safra menor de 150 ha). Já para as áreas acima de 150 ha e declividade menor que 12% o percentual é de 60% a ser colhido sem queima.

    Usinas Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro

    141,44

    Media

    Media Safra

    Media Geral de Kg ATR

    Zambianco Açúcar e Álcool

    Virgulino de Oliveira (Itapira)

    São José

    São João (Araras)

    Santa Rita

    Santa Lucia

    LDC Bioenergia Cresciumal

    Iracema

    Ipiranga Matriz (Descalvado)

    Ferrari Agro Industria

    Ester

    Cosan Usina da Barra

    Cosan São Francisco

    Cosan Santa Helena

    Cosan Rafard

    Cosan Ipaussu

    Cosan Costa Pinto

    Cosan Bom Retiro

    Açucareira Furlan

    Abengoa Bioenergia - São Luiz

    Agro Industria Santa Maria

    Abengoa Bioenergia - São João

    Média de Kg de ATR por unidade Industrial safra 2011/2012 (cana de fornecedores)

    86,88

    86,88

    101,72

    97,05

    70,31

    107,72

    118,65

    118,46

    102,75

    115,02

    91,83

    115,47

    111,90

    103,66

    112,11

    104,26

    127,99

    104,91

    112,60

    112,80

    114,76

    143,18

    132,59

    123,72

    119,91

    124,87

    127,09

    130,23

    119,07

    112,77

    120,54

    125,20

    120,14

    114,47

    123,01

    108,41

    125,09

    131,03

    123,03

    120,51

    121,84

    123,95

    126,81

    116,06

    143,25

    127,52

    129,96

    135,03

    133,44

    133,17

    133,10

    127,72

    122,69

    130,96

    128,26

    127,41

    127,26

    135,33

    128,94

    131,74

    129,23

    126,65

    131,44

    129,24

    136,72

    134,70

    132,21

    135,92

    130,39

    133,15

    128,21

    137,47

    138,85

    134,54

    131,47

    134,11

    143,53

    139,60

    136,21

    134,11

    144,99

    138,15

    138,42

    137,00

    133,11

    137,39

    136,67

    145,72

    144,47

    144,23

    140,65

    137,66

    144,78

    131,92

    140,87

    147,21

    144,73

    144,17

    141,60

    152,03

    150,67

    147,22

    151,41

    155,05

    150,08

    150,35

    149,36

    145,00

    146,26

    146,81

    154,62

    151,01

    153,74

    152,57

    152,76

    154,59

    151,21

    149,43

    152,55

    151,73

    152,24

    157,91

    157,02

    155,37

    158,06

    156,33

    161,15

    155,61

    160,48

    154,97

    153,29

    158,13

    155,54

    158,11

    143,28

    156,72

    152,12

    146,40

    149,91

    143,23

    154,27

    149,55

    155,45

    153,53

    155,92

    155,04

    162,95

    159,15

    155,19

    165,75

    153,43

    157,85

    158,63

    151,87

    158,13

    153,84

    144,06

    149,24

    144,44

    124,51

    142,75

    140,43

    148,17

    148,87

    141,07

    137,67

    149,22

    157,44

    139,09

    153,88

    140,14

    149,00

    144,38

    136,15

    127,04

    138,51

    144,10

    137,62

    138,88

    132,32

    140,88

    141,05

    138,22

    139,63

    134,41

    141,10

    138,24

    140,24

    137,88

    152,58

    149,66

    141,72

    142,69

    139,07

    144,89

    139,38

    139,38

    Canavieiro Paulista pág. 10

    * Assistente Técnico Mecanização Agrícola

    * Lázaro Armando Cardoso

    Colheita mecanizadaé uma realidade!

    Queima Controlada

    A colheita mecanizada de cana de açúcar vem aumentando signifi-cativamente a cada ano seja em função da legislação ou de outros fatores, como a conveniência da programação da colheita. Devemos ter muita atenção para as atividades que envolvam o processo de colheita, principalmente a mecanizada sem queima. Por outro lado lembramos que uma boa colheita mecanizada começa no planejamento do plantio. Outro ponto que é de extrema importância para aos nossos fornecedores é o acompanhamento dessa colheita , pois a queda da média da produtivi-dade (TON/HA) em suas áreas vem sendo muito significativo nas ultimas safras.

    Senhores associados hoje o Departamento Técnico Agronômico -

    DTA da AFOCAPI, oferece vários serviços como: trabalho de sistematiza-ção de área, mapa de sulcação, orientação para identificação da ocorrên-cia de pragas e acompanhamento da colheita mecanizada(perdas). Solic-ite uma visita de nossa equipe para uma consulta em sua(s) propriedade(s), estamos a sua disposição!

    Também gostaria de convidar a todos em participar das palestras, reuniões e eventos técnicos realizados por nós, no seu bairro ou região pois este é um meio muito valioso de discutirmos assuntos de aprimora-mento técnico, administrativo e as legislações pertinentes ao setor cana-vieiro. Estamos abertos a sugestões que venham ajudar em nossos trabalhos.