_herança

14
HERANÇA LIGADA AO SEXO HERANÇA LIGADA AO SEXO

Upload: joao-paulo-campelo-conceicao

Post on 24-Apr-2015

33 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Genetica

TRANSCRIPT

Page 1: _Herança

HERANÇA LIGADA AO HERANÇA LIGADA AO SEXOSEXO

Page 2: _Herança

INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO

Cromossomos sexuais apresentam Cromossomos sexuais apresentam poucas regiões homólogas – poucas regiões homólogas – paream-se apenas pelas pontas.paream-se apenas pelas pontas.

Cromossomo Y – poucos genes:Cromossomo Y – poucos genes: Relacionados com a determinação do Relacionados com a determinação do

sexo masculinosexo masculino EstaturaEstatura Tamanho dentárioTamanho dentário FertilidadeFertilidade

Page 3: _Herança

INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO

Herança do cromossomo Y – Herança do cromossomo Y – herança holândrica: transmite-se herança holândrica: transmite-se apenas de homem para homem.apenas de homem para homem.

Herança do cromossomo X: Herança do cromossomo X: herança ligada ao sexo.herança ligada ao sexo. Mulheres podem ser homozigotas ou Mulheres podem ser homozigotas ou

heterozigotasheterozigotas Homem são hemizigóticos: tanto Homem são hemizigóticos: tanto

dominante como recessivo manifesta dominante como recessivo manifesta o fenótipoo fenótipo

Page 4: _Herança

INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO

Estudo dos cromossomos sexuais: Estudo dos cromossomos sexuais: sexo nuclear; cromatina sexual do sexo nuclear; cromatina sexual do X; cromatina sexual do Y.X; cromatina sexual do Y. Técnicas utilizadas em situações Técnicas utilizadas em situações

clínicas em que exista dúvida sobre o clínicas em que exista dúvida sobre o sexo do paciente:sexo do paciente:

Mulheres com amenorréia primária ou Mulheres com amenorréia primária ou retardo de crescimentoretardo de crescimento

Homens com problema de fertilidade – Homens com problema de fertilidade – azoospermia ou oligospernia.azoospermia ou oligospernia.

Page 5: _Herança

Cromatina sexual do XCromatina sexual do X

Corpúsculo de Barr: aparece nas Corpúsculo de Barr: aparece nas células interfásicas das fêmeas de células interfásicas das fêmeas de mamíferos.mamíferos. Um dos cromossomos X permanece Um dos cromossomos X permanece

espiralado durante a intérfase – espiralado durante a intérfase – replicação tardia.replicação tardia.

Massa fortemente corada em forma Massa fortemente corada em forma com 1com 1µ de diâmetro aderida à µ de diâmetro aderida à membrana nuclear.membrana nuclear.

Page 6: _Herança

Cromatina sexual do XCromatina sexual do X

Cromossomo X geneticamente Cromossomo X geneticamente inativo – igualando nos dois inativo – igualando nos dois sexos a expressão dos genes sexos a expressão dos genes do cromossomo X – do cromossomo X – Hipótese Hipótese de Lyonde Lyon..

Page 7: _Herança

Cromatina sexual do XCromatina sexual do X

Hipótese de Lyon: Hipótese de Lyon: Nas células somáticas das fêmeas de Nas células somáticas das fêmeas de

mamíferos apenas um cromossomo X mamíferos apenas um cromossomo X é geneticamente ativo – o outro é geneticamente ativo – o outro permanece condensado e permanece condensado e geneticamente inativo.geneticamente inativo.

A inativação ocorre cedo – período A inativação ocorre cedo – período embrionário -15 ou 16 dias após a embrionário -15 ou 16 dias após a fecundaçãofecundação

Page 8: _Herança

Cromatina sexual do XCromatina sexual do X

Hipótese de Lyon: Hipótese de Lyon: Em qualquer célula somática Em qualquer célula somática feminina, o X inativo pode ser de feminina, o X inativo pode ser de origem materna ou paterna – origem materna ou paterna – uma vez o cromossomo inativado uma vez o cromossomo inativado é permanente.é permanente.

O ovócito não apresenta X O ovócito não apresenta X inativo.inativo.

Page 9: _Herança

Cromatina sexual do XCromatina sexual do X

A inativação do X é incompleta.A inativação do X é incompleta. Inicia pelo gene XIST – Inicia pelo gene XIST –

localizado no centro de localizado no centro de inativação do X.inativação do X.

Page 10: _Herança

Cromatina sexual do XCromatina sexual do X

Conseqüências da inativação do Conseqüências da inativação do X:X:Compensação da doseCompensação da doseMosaicismoMosaicismoVariabilidade da expressão em Variabilidade da expressão em mulheres heterozigotas para genes mulheres heterozigotas para genes do cromossomo Xdo cromossomo X

Heterozigotas manifestasHeterozigotas manifestas

Page 11: _Herança

Cromatina sexual do XCromatina sexual do X

Compensação de dose:Compensação de dose:Mulheres apresentam os mesmos Mulheres apresentam os mesmos níveis de proteínas dos níveis de proteínas dos cromossomos ligados ao X que cromossomos ligados ao X que os homens.os homens.

Exceção: esteróide sulfatase – Exceção: esteróide sulfatase – mulheres apresentam níveis mais mulheres apresentam níveis mais elevados que os homens normaiselevados que os homens normais

Page 12: _Herança

Cromatina sexual do XCromatina sexual do X

Mosaicismo:Mosaicismo:As mulheres e fêmeas de As mulheres e fêmeas de mamíferos poussem duas mamíferos poussem duas populações de células com um populações de células com um ou outro cromossomo X inativado ou outro cromossomo X inativado – mosaicos em relação aos genes – mosaicos em relação aos genes do cromossomo X.do cromossomo X.

Page 13: _Herança

Cromatina sexual do XCromatina sexual do X

Variabilidade da expressão em Variabilidade da expressão em mulheres heterozigotas para mulheres heterozigotas para genes do cromossomo X:genes do cromossomo X:

Diversidade clínica da manifestação Diversidade clínica da manifestação de distúrbios ligados ao X em de distúrbios ligados ao X em heterozigotas – desde um fenótipo heterozigotas – desde um fenótipo normal até manifestação completa normal até manifestação completa do distúrbio.do distúrbio.

Page 14: _Herança

Cromatina sexual do XCromatina sexual do X

Heterozigota manifesta: Heterozigota manifesta: Expressão de grave a moderada Expressão de grave a moderada de uma doença recessiva ligada de uma doença recessiva ligada ao X.ao X.

O alelo deletério se localiza no X O alelo deletério se localiza no X ativo e o normal no X inativo na ativo e o normal no X inativo na maioria das células.maioria das células.