have a nice beer mag - junho 2012

20

Upload: have-a-nice-beer

Post on 18-Mar-2016

249 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Cervejas Especiais - Anchor Liberty Ale e Anchor Bock

TRANSCRIPT

Page 1: Have a Nice Beer Mag - Junho 2012
Page 2: Have a Nice Beer Mag - Junho 2012

TUDO PODE SER MELHOR

MU

LTIP

LA

TAF

OR

MA

Jayme FigueiredoMestre em Estilos de Cerveja pelo

Siebel Institute of Techonology e Bier Sommelier pela World

Brewing Academy. Dará dicas para você conhecer melhor e desfrutar

ao máximo as cervejas do mês.@tabernadomamute

Rafael MantessoÉ o cara por trás do Marketing na Cozinha, referência no universo da gastronomia pela visão da criatividade e do marketing. Apresenta os gadgets mais bacanas do universo da cerveja, ou nas suas próprias palavras, “só aquilo que dá tesão de ter”. @rafaelmantesso

Entregar as melhores cervejas do mundo na sua casa? Não é o suficiente. Queremos também conversar com você, mostrando um conteúdo que seja tão inspirador quanto estas garrafas. Para isso, siga também as nossas redes:Blog: haveanicebeer.com.br/blogFacebook: facebook.com/haveanicebeerTwitter: twitter.com/haveanicebeerFoursquare: foursquare.com/haveanicebeerStumble Upon: stumbleupon.com/stumbler/haveanicebeerFoodspotting:foodspotting.com/haveanicebeerInstagr.am: haveanicebeer

Marcio Nel CimattiO viajante profissional de A Janela Laranja visita cidades do mundo inteiro onde a cerveja faz parte do roteiro. Mostra, através de sua lente e dos seus relatos, que existe um mundo interminável de lugares interessantes nos quais a cerveja é a protagonista. @ajanelalaranja

Mauricio BeltramelliMestre em Estilos de Cerveja, formado pelo Siebel Institute de Chicago e editor do site Brejas.É o responsável por atiçara curiosidade dos sócios,falando das cervejas quevirão no próximo mês.@mauriciobrejas

DestemperadosO trio referência em

experiências gastronômicas mostra os melhores bares do Brasil para tomar boas

cervejas acompanhadas pela comida ideal. Solidários,

ficam longe de qualquerdieta, bebendo e comendo

com muito gosto.@destemperados

Acompanhe Have a Nice Beer

Fabian PonziÉ o responsável pelo site Bebendo Bem (www.bebendobem.com.br) e traz notícias do mundo cervejeiro, sempre comum toque de opinião.@BebendoBem

Alinne BerndÉ ela que resolve aquelas pequenas dúvidas que temos e ficamos com medo de perguntar. Uma sommelier de cervejas que trabalha em consultoria para diversas empresas, acabando definitivamentecom todas as nossas dúvidas.@alinnebernd

Page 3: Have a Nice Beer Mag - Junho 2012

Have a Nice BeerPedro Meneghetti, Rafael Borges, Rodrigo Sztelzer

Conteúdo e edição:Winehouse - wineh.com.br Destemperados - destemperados.com.br

Editora-chefe:Camila [email protected]

Editor:Geraldo [email protected]

Projeto Gráfico: Jacqueline [email protected]

Capa e Ilustração:Marcelo [email protected]

Impressão: Centhury Artes GráficasTiragem: 3000 exemplares

Colaboradores desta edição:Alinne Bernd, Diego Fabris, Diogo Carvalho, Marcio Nel Cimmati, Manuela Zaniol, Mauricio Beltramelli, Rafael Mantesso, Fabian Ponzi, Jayme Figueiredo, Newton Bento

Publicidade: [email protected]

Fale ConoscoAtendimento ao leitor:[email protected]

Redação:Rua Padre Chagas, 67 / 503Porto Alegre – RS – (51) 3519 0849

Este é um mês muito especial para todos nós aqui do Have a Nice Beer e, certamente, para vocês associados. O motivo é bem claro: conseguimos, finalmente, estabelecer o frete grátis para Curitiba. Nós trabalhamos diariamente para que isso aconteça em mais cidades, pois temos plena consciência que os custos com envio sempre foram uma complicação para o associado. E sendo o Have a Nice Beer um clube, é fundamental a colaboração de todos para que isso aconteça.Foi justamente o caso de Curitiba: a capital paranaense respondeu muito bem à redução de frete que fizemos no mês passado, muitos novos associados se juntaram a nós e isso, somado ao nosso trabalho, possibilitou derrubar o custo de envio para ZERO. Então não perca mais tempo: aproveite as cervejas Anchor que chegaram com a revista, brinde e avise os amigos. Nós prometemos: assim que o número de associados da sua cidade subir mais ainda, vamos eliminar o custo do frete para a sua cidade. Afinal, tudo pode ser melhor.

Pedro Meneghetti e Rafael Borges

Page 4: Have a Nice Beer Mag - Junho 2012
Page 5: Have a Nice Beer Mag - Junho 2012

A espuma da cerveja, também chamada de colarinho ou creme, tem um papel fundamental na apreciação adequada da cerveja, começando pelo visual: a espuma deve ser consistente e formada por bolhas pequenas. Ela protege o líquido de entrar em contato com o ar, o que evita principalmente que o oxigênio do ar cause oxidação da cerveja (deixando com um sabor desagradável).

Além disso, também evita que a cerveja esquente rapidamente e que os compostos aromáticos volatilizem rapidamente, o que ajuda a reter os aromas durante toda a degustação.

A espuma se forma na cerveja porque, quando a servimos, a expansão do dióxido de carbono dissolvido no líquido faz com que as bolhas de gás subam até a superfície do líquido, onde ficam retidas por causa de proteínas presentes na cerveja.

Em geral, a espuma não deve ocupar mais do que um terço do volume do copo, dependendo do estilo da cerveja, mas desconfie da cerveja que não forme pelo menos um pouco de espuma, ou que forme uma espuma com bolhas muito grandes: ela pode estar contaminada ou estragada.

Em outros casos, a falta ou má formação da espuma pode ser causada pela presença de resíduos de gordura, sabão, batom ou pó no copo (aquelas bolhas que às vezes se formam grudadas ao copo também são indicativo de sujeira), portanto, não basta apenas escolher o copo correto conforme o estilo, mas, também, prestar muita atenção à lavagem do copo!

FO

R D

UM

MIE

S

TUDO PODE SER MELHOR

Por Alinne Bernd

Você é daqueles que tem vontade de reclamar no bar quando seu chope é servido com um colarinho generoso, achando que está sendo enganado? Nunca parou para pensar no motivo de a cerveja formar espuma e na importância dela para o conjunto? Hoje vamos acabar com o preconceito contra a espuma e entender o seu papel real nessa história toda (que não é o de vilã, como muitos pensam!).

Page 6: Have a Nice Beer Mag - Junho 2012

SE VOCÊ ESTIVER ACOMPANHANDO ESTA COLUNA E TRAÇANDO UMA VOLTA AO MUNDO ATRÁS DAS MELHORES CERVEJAS, VAI AGRADECER BASTANTE À ANCHOR BREWING, NOSSA CERVEJA DO MÊS. ISSO PORQUE ELA VAI TE LEVAR PARA SAN FRANCISCO, UMA CIDADE QUE AGRADA A PRATICAMENTE TODOS OS SEUS VISITANTES.

Com certeza, alguma recordação da cidade você já tem. Lembra de Alcatraz? É lá. Lembra das pontes Golden Gate e Bay Bridge? São lá. E os famosos bondinhos, subindo e descendo as ladeiras (com muitas cenas de filmes de carros voando)? Pois é lá, também.

Agora, o que não é muito conhecido pelo turista tradicional (e não para um caçador de boas cervejas” como você), é a vocação dessa cidade animada para as cervejas artesanais. Antes mesmo de deixar o Brasil, já monte sua programação cervejeira no site da San Francisco Brewers Guild, a associação das cervejarias artesanais (http://sfbrewersguild.org/). Há um mapa onde você coloca seu endereço e traça sua rota. A cervejaria do mês é uma das mais tradicionais da cidade.

Outra opção é já comprar um tour com a Brewery Adventures. Como acontece apenas uma vez por mês, o melhor é já se programar para embarcar neste tour de 4 horas, que inclui a visita a duas cervejarias, com degustação, é claro! (http://breweryadventures.com/)

Se você está levando mesmo essa história de volta ao mundo atrás de cervejas a sério, programe sua viagem à San Francisco durante o SF Beer Week. São dez dias de programação intensa de degustações, harmonizações e “culto” às cervejas artesanais. O evento de abertura tem ficado cada vez maior, com muita cerveja boa, comida e shows. Compre seu ingresso pelo site antes de ir. Em 2012, o SF Beer Week aconteceu em fevereiro, então fique atento para o ano que vem! (http://sfbeerweek.org/)

Mas, nem sempre dá para desfrutar 10 dias intensos só de cerveja, então, se quiser (ou precisar) ir direto ao ponto para aproveitar as outras atrações da cidade, agende uma visita guiada à Anchor Brewing. Pelas informações do site, os tours são muito concorridos e precisam ser agendados com bastante antecedência. http://www.anchorbrewing.com

Para fechar as dicas de San Francisco, telefonei para um grande amigo americano que já morou lá e pedi que ele me mandasse os 3 lugares em que ele mais gostava de tomar cerveja na cidade.

Marcio Nel Cimatti

Page 7: Have a Nice Beer Mag - Junho 2012

TUDO PODE SER MELHOR

VIA

GE

M

Como ir:Desta vez consultei a American Airline.Indo no dia 4 de junho e voltando no dia 11 de junho. Dei prioridade a vôos mais rápidos.Ida e volta R$ 3.402,00.

Onde Ficar: No Hotel Palomar San Francisco. Muito bem localizado, perto do metrô, do Starbucks e de compras básicas. Consultei o valor da diária para a noite de 4 de junho, cerca de R$ 500,00.

Page 8: Have a Nice Beer Mag - Junho 2012

Jayme Figueiredo

CE

RV

EJ

AS

DO

S

TUDO PODE SER MELHOR

Neste mês, os amigos assinantes terão o privilégio de receber, com exclusividade, dois exemplos da cervejaria que originou a revolução da cerveja artesanal nos EUA, tão comentada e apreciada no momento. O ano era 1965 e praticamente não existia cerveja artesanal nos EUA. As light lagers, sem alma e cheia de adjuntos, dominavam o país. Investir dinheiro em uma microcervejaria e, ainda mais, em uma que ainda produzia suas cervejas usando um método mais que ultrapassado, era loucura. Para nossa sorte, existia um rapaz louco o suficiente. Ou melhor, empreendedor! Fritz Maytag, um jovem rapaz, soube que sua cervejaria preferida fecharia as portas. Com bolsos bem fundos, não pensou duas vezes e comprou a cervejaria de São Francisco, Califórnia.As cervejarias dessa região tinham como característica produzir cervejas lager, sem a utilização de gelo ou refrigeração. O mosto quente era resfriado em tanques no teto da cervejaria, os Koelschips. Com as noites relativamente frias, era possível resfriar a cerveja até a temperatura necessária para a ação das leveduras. Nascia, então, a Steam Beer, estilo tipicamente americano. A provável origem do nome vem da evaporação que era vista saindo do teto da cervejaria, resultado do resfriamento da cerveja. Na caixa deste mês, você encontrará uma das melhores cervejas da Anchor. A deliciosa Anchor Bock é a perfeita interpretação americana desse tradicional estilo alemão, de baixa fermentação.É uma cerveja encorpada, com notas de chocolate, caramelo e maltes torrados. De cor escura e forte, é tradicionalmente muito apreciada durante os dias frios do inverno. Mas, em minha opinião, a alta qualidade a torna uma cerveja para qualquer momento.

Page 9: Have a Nice Beer Mag - Junho 2012

TUDO PODE SER MELHOR

CE

RV

EJ

AS

DO

S

Page 10: Have a Nice Beer Mag - Junho 2012

CE

RV

EJ

AS

DO

S

TUDO PODE SER MELHOR

Page 11: Have a Nice Beer Mag - Junho 2012

TUDO PODE SER MELHOR

CE

RV

EJ

AS

DO

S

A outra exclusividade que a Have a Nice Beer traz, neste mês, é a primeira American IPA na era pós-proibição, mostrando, mais uma vez, o pioneirismo da cervejaria.Em 1975, Maytag resolveu criar uma cerveja para comemorar os 200 anos da viagem que Paul Revere fez para alertar aos americanos do iminente ataque britânico, dando início à guerra de independência americana.Após visitar uma série de cervejarias, ele se apaixonou por uma cerveja do estilo britânico. Irônico, não? A inspiração se chamava Timothy´s Taylor Landlord e, a partir dela, Maytag resolveu criar sua versão. O resultado foi a Liberty Ale. A cerveja se tornou tão popular, que entrou permanentemente no portfólio da Anchor. E não era para menos!É produzida apenas com ingredientes naturais – malte, o aromático lúpulo Cascade, levedura de alta-fermentação e água. A cerveja impressiona, de cara, com sua cor de mel e leve turbidez, resultado do processo de dry-hopping. O dry-hopping também reforça seu aroma marcante de lúpulos americanos, trazendo notas frutadas de laranja, lima e grapefruit. O lúpulo traz um caráter amargo e elegante que domina o paladar, agradando em cheio os lúpulo-maníacos, como eu, ainda que não lembre a explosão exagerada de amargor das IPAs americanas atuais. As notas de malte vêm ao fundo e se repetem no aftertaste, apenas para suportar o amargor da cerveja. O corpo médio e o final longo e seco, praticamente nos forçam a tomar um novo gole. Que sacrifício!Esse estilo de cerveja harmoniza perfeitamente com um bom queijo parmesão e pratos apimentados, como os da cozinha mexicana, indiana e tailandesa.

Curiosidades:- Steam Beer atualmente é uma marca registrada da Anchor. O nome atual do estilo é California Common.- A Liberty Ale tem data exata de nascimento: 18/04/75.- A cervejaria também tem uma destilaria e uma fazenda de laticínios, que produz o famoso queijo Maytag Blue.

Page 12: Have a Nice Beer Mag - Junho 2012

BURRITOINGREDIENTES:

250 g de carne moída

¼ de colher de chá de alho em pó

½ colher de chá de orégano

450 g de feijão refrito

450 g de queijo em lascas

100 ml de molho Pico de Gallo picante

Tortilhas

PREPARO:

Ligue o fogão em uma temperatura médio-alta.

Em uma frigideira grande, coloque a carne moída e tempere a carne

com o alho em pó e orégano. Cozinhe apenas o suficiente para não

mais ficar rosa. Retire a gordura da frigideira e diminua o fogo para

uma temperatura médio-baixa.

Acrescente o feijão refrito e o molho e mexa até ficar bem aquecido.

Aqueça as tortilhas por 1 ou 2 minutos.

Coloque a mistura de carne e feijão no centro, acrescente as lascas

de queijo, enrole e dobre as pontas.

PAUL REVERE & THE RAIDERSMidnight Ride

Banda que fez grande sucesso na década de 60, sendo o maior destaque “Kicks”, a música 400 na lista The 500 Greatest Songs of All Time da revista Rolling Stone. A música foi lançada em 1966, então, vale a pena degustar estas cervejas com o som que provavelmente o jovem Fritz Maytag ouvia em sua vitrola na época.

BUDDY GUYI Left My Blues in San Francisco

Em homenagem à passagem pelo Brasil desta lenda americana do Blues. Buddy Guy esteve no Rio de Janeiro, em São Paulo e Porto Alegre, no mês passado (dias 11, 12 e 15, respectivamente). Nascido em Chicago, o rei do blues tem como marca registrada a energia no palco, com destaque para o som de sua guitarra e sua voz poderosa. Quando estiver em Chicago, separe uma noite para ir ao Buddy Guy´s Legends (Você poderá encontrá-lo sentado no bar quando a lenda não está em turnê). O bar é um dos mais agitados da noite na Cidade do Vento e sempre tem apresentações de blues e jazz de altíssimo nível. Tive a oportunidade de conhecer em minha última viagem e foi inesquecível.

CE

RV

EJ

AS

DO

S

TUDO PODE SER MELHOR

Page 13: Have a Nice Beer Mag - Junho 2012

Rafael Mantesso

beber cerveja, que tal uma sugestão médica? Não é que um médico vai te mandar beber cerveja, mas este gadget te permite esconder a cerveja num potinho de comprimidos. Custa 12,95 dólares no site http://www.gadgetsandgear.com/prescription-bottle-beer-holder.html

PRESCRIÇÃO MÉDICASe você precisa de um motivo pra

UM BARRIL DE MELANCIAVocê ainda bombeia as suas melancias cheias de álcool? O que é isso, um acampamento de férias? Você está no mundo real agora, chegou a hora de uma solução adulta para o armazenamento de bebida alcoólica baseado em fruta. As instruções do Barril de Melancia vêm de ninguém menos que o Conselho Nacional de Promoção de Melancia — que parece ser mesmo um negócio que existe de verdade. Basicamente, você corta uma camada fina na base, faz outro corte no topo, tira a polpa e tasca uma torneira na frente. O passo a passo está no site http://watermelon.org/Carvings/Watermelon-Keg-71.aspx

BEBENDO A DOSE CERTAOs controles estão cada vez mais rígidos sobre a ingestão de álcool por motoristas. Pensando nisso, o portal americano Think Geek, especializado em traquitanas exóticas, lançou um copo que indica a quantidade exata que é possível beber, sem correr o risco de ser pego pelo bafômetro. O Alcohol by Volume possui medidas específicas para cerveja e vinho. Será que você conseguirá obedecer? Custa 8 dólares no site http://www.thinkgeek.com/homeoffice/mugs/e871/?srp=22

PRA FAZER EM CASA Tudo bem que está na moda fazer cerveja em casa e que muita gente tem ali uma "panelinha", termômetro e uma gambiarra danada. Pois bem, pra quem quer fazer cerveja em casa like a boss e tem uma grana disponível, eis a solução. A empresa WilliamsWarn lançou uma máquina pra você fazer sua própria cerveja em 7 dias, apenas tomando o cuidado de fazer uma checagem diária de pressão e temperatura e seguindo outros procedimentos simples para ter um bom resultado final. Eles também vendem o extrato do malte (com as variações de sabores) e todos os aparatos necessários. A mini fábrica custa 5 mil dólares no site http://www.williamswarn.com/

TUDO PODE SER MELHOR

GA

DG

ET

S

Page 14: Have a Nice Beer Mag - Junho 2012

DE

ST

EM

PE

RA

DO

S

TUDO PODE SER MELHOR

Diogo Carvalho, junto com Diego Fabris e Lela Zaniol formam o Destemperados, o trio referência em experiências gastronômicas

Berlim carrega uma carga histórica absurda

(absurda em todos os sentidos), isso ninguém

pode negar. Mas te falo que, sem desmerecer

nada, um dos lugares mais fundamentais e que

precisa constar em roteiros de todo mundo que

curte esse universo da gastronomia (alguém

se identificou?), é uma ida ao KaDeWe.

Não me olha de rabo de olho assim porque é

imperdível mesmo. Ok, é uma grandessíssima

loja de departamento, bem ao estilo Galeries

Lafayette, Harrods, Bloomingdale's e etc.

Entretanto, diferencia-se de todas as demais, no mínimo, pelo gourmet floor, que é muito sensual, porque, além de caminhar por corredores forrados de especiarias e produtos dos mais variados tipos, ainda tem

lojinha de peixes nórdicos, de pescados mediterrâneos, de frutos do mar do pacífico, de produtos indianos, de produtos vietnamitas, chineses, e até chás da Amazônia.

Page 15: Have a Nice Beer Mag - Junho 2012

TUDO PODE SER MELHOR

KaDeWe (Kaufhaus des Westens)

Tauentzienstrasse, 21-24

Berlim

Fone: +49 (0) 30 21 210

www.kadewe.de

É possível sentar numa das ilhas do gourmet floor e mandar baixar qualquer uma, só pra regular a lenta.Precisa dizer mais alguma coisa, ou você já está convencido de que realmente

a KaDeWe é diferente e imperdível? Pois agradeça, querido sócio do Have a Nice Beer. Sabemos muito bem que tudo está bem mais perto da sua geladeira do que se imagina, por termos a oportunidade de provar várias dessas queridonas no aconchego do nosso lar. Tá foda a vida né?

Tudo isso dá pra encontrar nas citadas

anteriormente? Bom, te prepara pra chegar

justo no ponto que queremos: a parte das

cervejas… Viu só, você que desdenha Berlim

em detrimento de regiões mais ao sul da

Alemanha? Alguma cidade dessas te

provoca esse tanto? Nem digo somente pela

infinidade de opções, como também pelos

preços. Mano, estaciona um caminhão de ré

aqui e manda carregar tudo isso pra minha

casa. Pena não estarem geladas. Mas pode

ficar tranquilo, dá pra resolver esse pequeno

detalhe que nos separa dessas belezuras em

dois segundos.

DE

ST

EM

PE

RA

DO

S

Page 16: Have a Nice Beer Mag - Junho 2012

Iuri e Priscila

Fernandes

tomando um

a

La Trappe Quadrupel

direto da fonte

no mosteiro da

La Trappe na Holanda.

Invejamos!

Outra Pawel Kwak,dessa vez

nas mãos da

Fabiana Moreiraem Bruges,Bélgica.

Iara Vilela

com um

a Paulaner

na incrível Oktoberfest

de Munique.

Pris

cilla

Don

egá

com

a W

estv

lete

ren

Blon

d

e Dar

k 8,

na

Abad

ia

de S

aint

Sixt

us.

Bru

no G

uim

arae

s

Berto

ne

enlo

uque

ceu

com

a P

awel

Kw

ak.

Gustavo Lorencete

prestigiando a ce

rveja lo

cal

na Cidade do Panamá.

Deborah

Fernandes

provando a

belga Duvel

em Nova York.

NOSSOS LEITORES SEGUEM VIVENDO E BEBENDO! OLHA SÓ QUEM APARECEU POR AQUI ESSE MÊS:

FO

TO

S D

O L

EIT

OR

TUDO PODE SER MELHOR

Page 17: Have a Nice Beer Mag - Junho 2012

TUDOTUDOTUDOTUDOTUDDTUDOUDU PODPODPODPODPODE SEE SEE SEE SEE SESE R MER MER MER MER MEMEMMMER M LHORLHOLHORLHORLHORLHOROROL

A C

ER

VE

JA

DO

PR

OX

IMO

S

""""""É ÉÉ ÉÉÉÉ É quququqquququququuqqqqqqq asasassaasaaaa eeeeeee auauauauuauauauua totototototoootoomámámámámámámámmmm tittitiiticocococococoococccc ::: quqquququuuananananananananndododododoodooooooooodododdo aaaaaaaa gggggggeneneneneneneneneenntetetett ffffffalalaalalaa a aa aa aa dededededededed cecececececeerrvrvrvrvrvejejejejejeje a aaa a aa alalalalalalalaaaaa emememememmemememããã,ã,ã,ã,ã, llllogogogogogogogggoggoo o ooooo vevevevev m m m mmmmmmm nanananannanana ccccccccabababababababaaaaabeçeçeçeçeçeeçeça aaaa a aa a a aaaaa imimimimmimmmagagagagaggagagagememememememmmm dadadadadaadadaaddaddaddaququququqququeleleleleeleeleeeeeeeee alaaalalaalalaaaa ememememmemãoãoãoãoãoãoão ttttttttípípípípípíípípicicicicicicicicii o,o,o,o,o,o,o ddddddddddeeeeeeeee bibibibibiibbbb gogogogogoggooggogodededededdedeeee,,,,, susususuusss spspspspspspppppeneneenenennennnsósósósósósósóósórririr o,o,o,o,o,o,o, bababababababababab rrrrrrrrrigigigiggggggggãoãoãoãoãoãoããããoãã eeeeee uuuuuuumamamamamaaamaamam ccccccccanaananananananececececececa aa aaaaa dedededededededede cccccccererererererre vevevevevevevvejajajajajajaaa nnnnnnna a aa a aaa mãmãmãmããmããmãmãooo.o.o.oo.ooooAA A A AAAA eseseseseseseeesee cococococoococoolalalaala cccccceererrererveveveveeeevejejejejejejeeeeiriiririra aaaaaa alalalalalalalalememememeememme ãã ã ã ããããããããããã teteteteteteeeemmmmmmm mumumumumumumumuititittititttooooooooo a aa aa aa aaa vevevevevevevevver r rrrr r cococooococommmmmmmmmaa a a aaaaaaaaaaaa fafafafafafaf mommommomomooomosasasasasasaa LLLLLLLLeieieieieieiee dddddde eee eee ee PuPuPuPuPPuPuPPP rerererrerrer zazazazazaaza ddddddda aa aaaa CeCeCeCeCeeCeCeCeC rvrvvrvrrvvvejejejejeeee a.a.a.aaa.aa. EEEEEEEEEEmmmmmm 15151515151511151616161616166666,o o o o ooooooooo DuDuDuDuDuDuDuDuDuuuuDDD ququququququque e eee GuGuGGuGuGGuiililllli hehehehheheehermrmrmrmrmrmmrmrmmme e ee eee IVIVIVIVIVIVVIV dddddddda a aaa a aa BaBaBaBaBaBaBaavivivviviviv ererererrereee a a aa aa dedededededdded teteetetetettermrmrmrmrmrmmrmrmmminininininouououououououu quququuquqququuue ee e totototototoodadadaadaadaasssssss asasasasaaaasaasaaasa ccccccccerererrerereerrere vevevevevevevev jajajajajaajajaaaaassssssss sósósósósósóóósósóóó ddddddddevevevevevevevvvererereererereriaiaiaiaiaiammmmmmmm tetetetetetetetttter r r rrr trtrtrtrttrrrt êsêsêsêsêsêsêê ininininnii grgrgrggrgrgrgggrgrededededededddede ieieieeiei ntntntntntntesesesesse ,,,, ee eeeeeeee sósósósósósóssóóóósó eeeeeeeeeeeleleleleleleeeeees:ss:s:s:ssss ááááááguguguugugugug a,aaa,a,a,a, mmmmmmmmalalalaalalaaa tetettetete eeeeeee lllllúpúpúpúpúpúúppululuuulllu o.o.o.o.o.o.o O OO OOOOO fefefefefefermrmrmrmrmrmrmmmmmrmmenenenenenee totototototo ffffffffoioioioioiooioo iiiiiincncncncnccn luluuuululll ídídídídídddddo o oooo o anananananannoososososososos ddddddddepepepepepepepoioioioioioiooiois,s,s,ss,s,, qqqqqqqquauauauauauauauaauuuuau ndndndndndndndnddn o oo o ooooo sesesesesesess dededdededededescscsscscsccccobobobobobobobo riririririrriuuuuuuuu prprprpppprraa aaaaaa ququququququuuue e eeee eleleleleeelle ee e e eee seseseseseseseervrvrvvvrvviaiaiaaiaaaa...... PPPoPoPoPoPoPoPoPPoP r r rrrrr cacacacacacaccacccaaususususuususuu a a a aaaaaa dededededededeesssssssssssssssssa aa aaaleleleleleeei,i,i,i,, hhhhhhá áá áá séséséséséséséécucucuucuucuucuculololololooloss,ss,s,s,ss, aaaaaaaa eeeeeeescscscscscscscscsccolololololooooooo aa a aaaaa cececececeeceervrvrvrvrvrvrrvejejejejeje eieieieieeeeeeirarararararaaarra aaaaaaaleleeelelelemãmãmãmãmãmãmãmmm ééééééécaccacacaccccaccarararararaaactctcttcctctc erererererererrrre iziziziziziziziziiizi adaadadadadada a a aa aa pepepepepeepp lalalalalaaas sss sssss cececececececeeeervrvrvrvrvrvrvrvrvejejejejejejejasasasasasa mmmmmmmmaiaiaiaiaiaisssssssss leleleleleeevevevevvveveveves,s,s,s,s,, sssssssuauauauauauavevevevvvvvves s sss e eeeee fáfáfáfáfáfáfááácecececeeceececc isisisssss ddddddde e eeee e ee bebebebebeeeebebebebebebebeb r.r.r.rr CCCCCCComomomomommmomomoo ooooooo exexexexexexee ememememmemmmemplplplpplpplplp o,o,o,oo,,, ttttttemememememmeemmoosososoosososo aaaaaaaaassssssscecececeececcc rvrvrvrvrvvejejejejejejejejjasasasasaa ddddddddde ee ee trtrtrtrrrtrigigigigigigo o o ooo (a(a(a(a(a(a( s ss s sss WeWeWeWeWeWeWWeW isssisssss)s)s)s)ss)s) eeeeeeeeeee aaaaaatétététéétéé mmmmmmeseseseseseesmomomomomomomo aaaaaa PPPiPiPiPilslslssll eneneenennnen,,,, jájájájáájáá qqqqqqqueueueueueueue aaaaa rrrrregegegegeegegeggiãiãiãããiãiãão o o oooo ononononononono dedededeeededeee hhhhhhhhhhojojojoojje e e eee eseseseseseese tátátátátátátááááátááá aaaaaaa ReReReRReeReR púpúpúppúúúúblbblbbblbb iciciciccicccaaa aaaaa TcTcTcTcTcTTTcheheheheheheheeecacacacacacacaaa,,,, nananananananaquqququqqqquelelelellela aa a aa a épépépéépéppé ocococcoca a a a aa pepepppepeppepertrtrtrtrtrtrr eneneneenncicicicicicccc aa a a aaaoaoaaoaaaa s ss sss gegegegegeeermrmrmrmrmrr ânânânnânânânânicicciciccososososososos.....AsAsAsAsAsAssAs ccccerererere veveveveejajajajajajassssssss dododododododdd mmmmmmêsêsêsêsêsêsssêêsê qqqqqqqueueueuuuee vvvvvvvememememeemem ttttttttrararararararaaadududududdududuuzezezezezeezez mmmmmmm à à à à àààpepepepepepepep rfrfrfrfrfrfrfrffeieieieeieieiieee çãçãçãçãçãçãoooooooo eseseseseesessesesesesesse eeeeespspspspsspíríríríríríírírititititttitoooo o bábábábábábább vavavavavavavavaavaarororororrororororrorrro..... AA A A AAAAA ceccecececececeececervrvrvrvrvrvrvvrvrvejejejejejeeeeje ararararararraa iaiaiaaaiaaaaiaii ArArArArArArAArA coccocococcccoc brbrbbrbbrb äuäuääuäuäuäuää ,,,, dadadadadaaa pppppeqeqeqeqeqeqequeuueueueueueenananananaaa cccccccidididdiidi adadaddadadada e e e eeeee dededededeededd MMMMMMMMMMMoooooooooooooooos,s,s,s,s,s, ààààààààà bbbbbbbbeieieieieieieee rarararaaaa dodododododo bbbbbbbbbbelelelele ísísíssí sisisiisiisssssss momomomomomoo lllllagagagagagagaaaaagoo o o oo KoKoKoKoKoKooK nsnsnsnsnsnsnstatatatatatataatanznznznznznznznzzz,, fafafafafafafafafafaaazzzzzzz cecececeeceecc rvrvrvrvrvrvr ejejejejejejja a a aa aaa dedededededeed sdsdsdssdsdsdeeeeeeeo o oooooo oo sésésésésésécucucucuccucuccc lololololooo XXXXXXXIXIXIXIXIXXIX nnnnnnnnumumumumummmu mmmmmmmmososososssssoso tetetetetetetet iririririrri ooooooooooo cccacacacaccatótótótólilililil cocococooooc ddddddddee e e eee e 1515151515151515151511151 676766767676776766 ....TeTeTeTeTTeTeTeTTeTeTempmpmpmpmpmpo o o oo ooooo susususuus fififififf ciciciciccc enenennnenenntetetetetetetett pppppppppprararaaraaas ss sss rererereececececececcec itititiiitasasasasaasa ddddddasasasassasss ssssssssuauauauauaauaauu s s s sssbrbrbrbrbrbrbbbb ejejjejejeje asasasassasaaaas ffffficiciciciccararararararremememememem mmmmmmaiaiaiaiiaaa s ssss quququququuqqq eeee pepepepepeeperfrfrfrfrfrfrfeieieieieieeiitatatatatat ss,s,s,ssss nãnãnãnãnãnn o?o?o?o?o?o?? ExExExExExExpeppepepep ririririrrimememememememeentntntntntnttn e e eee ososososososoosso rrrrótótótótótótttóó ulululuuuuuuu osososososososs UUUUrfrfrfrffrfffrrfasasasasasasasss ss s sss eeeeeee ScScScScSSScSccSchhhlhlhhlhlhlososososossssososo ssss s ss HeHeHeHeHeHeH lllllllllll,,,,,e e eeeee dededededededdepopopopopopopopop isisisissis mmmmmmmmeeeeeeeee didididiigaggagagagaggg ."."."."."

Page 18: Have a Nice Beer Mag - Junho 2012

TUDO PODE SER MELHOR

DE

CO

NV

ER

SA

Quem está familiarizado com o mundo das cervejas especiais já deve ter ouvido falar bastante sobre os guias de estilos. Muito utilizados em concursos e premiações, a definição estilística também ajuda o consumidor a saber o que está comprando, já que praticamente todas as cervejarias enquadram seus produtos em alguma classificação. Os guias mais conhecidos e usados atualmente são o BJCP Style Guide e o Guia da Brewers Association americana.Essas definições de estilo, porém, podem servir para uma avaliação incorreta da qualidade de uma ou outra cerveja. Por exemplo, uma excelente stout lançada como sendo uma imperial stout pode sofrer críticas por “não se enquadrar no estilo proposto”. Muitas vezes, a cervejaria usa uma denominação por motivos meramente mercadológicos. Pode ser que isso se torne um tiro no pé em alguns casos, mas é uma prerrogativa da cervejaria e, convenhamos, pouco influi na qualidade da cerveja. É claro que uma cerveja que não corresponde ao estilo proposto pode frustrar as expectativas, mas dizer que uma cerveja é ruim apenas porque não cumpre o que promete no rótulo é puro “beersnobismo”.

Outra crítica recorrente aos guias é de que eles limitam a criatividade dos cervejeiros. Sobre isso, o presidente do BJCP, Gordon Strong, em visita ao Brasil, declarou o que pode parecer óbvio, mas que alguns esquecem: “os guias são apenas guidelines (numa tradução livre, “linhas-guia”)”. Ou seja, ninguém é obrigado a enquadrar sua cerveja num dos estilos propostos, mas podem usar os guias para direcionar suas criações. Além disso, os guias, não raramente, trazem uma categoria “livre”, justamente para que as inovações cervejeiras não fiquem de fora das classificações, isso sem contar nas atualizações que sofrem de tempos em tempos.A grande verdade é que se você está somente preocupado com a qualidade da cerveja que está bebendo, não se prenda a esses guias. Curta a experiência sensorial ao máximo, sem tentar rotular a bebida que está no seu copo. Deixe esse trabalho para os juízes de concurso.

AAAAAAAA IIIIIIIIIIIMPMPPPPMPPMPPPMPPMPPPPPPPMPPMM OOOORORROOOOOOOOOOO TÂÂÂÂÂÂÂTÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂNCNCCIAIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDOSOS GGGGUIUIUIUIASASASAS DDDEEEEE ESESESESTITTTILOLLOLOSSSS

Fabian Ponzi

Page 19: Have a Nice Beer Mag - Junho 2012

TUDOTUDOTUDOTUDOTTT PODPODPODOODE SEE SEE SEER MER MER MER M LHORLHORLHORHOORRRROR

ED

IÇÃ

O E

SP

EC

IAL

BBBBBBBBBrrrrrrraaaaaaaassssssseeerrriiieee PPPPiiiieeeeetttrrrraaaaa

MaMaMaMaMaMaMaMaisisisisisisisiss uuuumamama vvvezezezez ooooo HHHHavavavavaveeee a aaaa NiNiNiNicececec BBBBBeeeeeer r r r trtrtrazazaz uuumm bebebeb lololol ppprererer sesesentntntte ee papapararara sesesesesesesess usususususussussusss aaaaassssssocococociaiaiaadododoos,s,s,s dddiririretetette amamamamammeneneneee tetetee dddda a aaa FrFrFrF anananannnnçaçaçaçaça... A A AAA cececervvrvvvejejeja a CoCoColololombmbmbbba,a,a,a,, dadadadadadada BBBBBBBBrarararaassssssserereererieieieie PPPieieieetrtrtra,a,a, ééé aaaaa SSSSelellee eçeçeçeçãoãoãoãão EEEspspspspececee iaiaial dodoo mmmmmmêsêsêsês dddeee jujujjuunhnhnhhhnho!o!o! OOOOOOO JaJaJaJaJaJaJaaJ ymymymyymeeee FiFiFiFFF gugugueieieirereredododoood fffezezezzzezez uuummmm rererevivviv eweweweweww ddesesesee sasasa mmmarararaaa avavava ilililhahaaaa fffrararancncncesesessa a aprprprprprprpra a a a a a a vovovovovv cêcêcê aaaprprprovovo eieitatatarr aiaiaa ndndnda a mamamaisis eesssssssa aa a a exexexexpepeperiririênênênêê cicicia a a seseses nsnnsnssn orororooriaiaaal.l.ll.

UmUmUmUmUmUmUmmma a aaaaa a a BlBlBlanananchchche,e,ee ccccererervevev jajaja bbbbrararaancncnca a a tataaatambmbmbbbéméémémm cococoooccc nhnhnhhn ececece ididdida aaaa popopor r r wiwiwwiiitbtbttbieeeieier,rr,rrrnnnnnnnãoãoãoãoãoãoão fffililtrtrtrtt adadda a a ee eeee cocoommmmm cacacararactctc erereree íísísí titit cacacaasss dididifefeeerererer ntntntntnnteseses dddeee tototoodadadadasss asasasas

ououououououououtrtrtrtrtrtrtrrasasasaa rrrepeepeprereseseses ntntntananantetees s dedeesssssee clclc ásásáá sisisis cococo eeestststillooo bebebeelglglglga.a.a. CoCoCoCoCoCoCorrrrrr amamamamararaarelelelo-o-o-oo papapaalhlhha aa eeee boboa aaa fofofoof rmrmr açaççãoããoão dde e ee esesespupupupp mamamaa bbbbraraarancnca,a,a,aa apapapapapapaprererererereseseseentntntntannnanndododdd ttturururbibib dededezzz popopooporr cocontntntta a a dadaada pppprerereer sesesençnçnççça aaaa dededd llllevevve edededededdururururrrasasasasaass nananannanananan ggggggggarararrrrararar fafafafa. EsEsEEEstatata ddddelele icicccadadada a aa cecececervrvrvr ejejejeja aa a sesesees dddesesestaatatacacacaa pppeleelloooo ususuuso o dededededd ererererererervavavavavavav ss nannanaatitivavavas s s dadad iiilhhlhha a aa dedede CCóróró seseegagagagg ee pppororor uummmm blblblbllenenenenddd dededd esesesesesesese peppepeppp ciciararaa iaiai s s s exexexe ótótóticicicasasas ccccomomomo o o o oooo zizz mbmbmbmbroroo eee mmmururu tatatata eeeeeemmmmm sususussus a a aaaa rererererecececececc ittitiittta,a,a,a,a, rererererereeeesussssusususs ltltltananna dododo eemmmm umumumm aaaaaroromamamaa pppecece uluuliaaar rr eee únúnúúnicicccco.ooo.ooo AAAAAsssssss nononononotatatataaaaasssss dedededdeee esesesesesesespppepepepp ciciciarararriaiaias s seses rrrrrepepepepetetetemeem nnnnno ooo o papapp laaadadaar,r ssssenenennndodododo cccomomomplplp emememememenenenenenennntatatataaadadadadadasssspopopopopopoporrr r umumu a a a leleveveev eee rrrrefeffrereescsccananantetete aaacicic dededdezzz aoaoa fffununnnundododododo..

MeMeMeMeMeMeMelhlhlhlhlhlhhororoo “““WhWhhitittte bebebeeererer”” pepepepp lalala rrrevevevisssstatataa iiingngngggleleleleesasasas GGGGGasasasasa trtrtrroPoPoPo ububububb,,ememememememe 22222200000000003 3 e ee rerer cocoocc memememeendndndndadadada aa popopor r DoDoDoD mimimim niinnn ququququq eee LaLaLLaLaLaL popopopop rtrttrte,e,,e, umumumumumumumm ddddddosososooo mmmelellelhohooreeeessss sooss mmmmmmmelelieiersrss dddaaaa FrFrFFranananannançaçaçaçaç ,,,hahahahahahaharmrmrmrmrmrmmonooonoonnnno iziza aa pepeperfrfeiieitatatamemeementntntntte ee cocoommm saaaasalalalaadadaas,s fffruruuuur totoot s ss dodooodo mmmmarararaa ,,cocococococococ momomomomomomomo mmmarararissiscococococ , sasaalmmmmãoãoãoão eee vieeeeirrrassas oouuu ququqquq eijoooojos s ss deeeliicacacadododododossscococococococomomomomomomom ooosss dedded cccababababbraaraaa eee ooooovevevelhlhhlha.aaaa

Page 20: Have a Nice Beer Mag - Junho 2012

BE

BA

CO

M M

OD

ER

ÃO

BE

BA

CO

M M

OD

ER

ÃO

VOCÊ bebe as melhores cervejas do mundo, em casa.

SE

BE

BE

R N

ÃO

DIR

IJA

www.haveanicebeer.com.br

NÓS entregamos.VOCÊ se associa.

a a a BaBaBaBaBavivivivv erereera a aaaa cececcecc rvrvrvejejejeja a aaa é éé é lelelelel iiii dedededesdsdsdsdsddeeeeee 15151515516161616166.