habitos do oriente corrigido

16
Como se alteram os hábitos no ocidente? 2º Desafio “Como na Vida” 1 Espelho meu, que planeta tenho eu? 8ºD Inês Tavares nº13 Ana Margarida

Upload: inestavares13

Post on 30-Jul-2015

39 views

Category:

Travel


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Habitos do oriente corrigido

1

Como se alteram os hábitos no ocidente?

2º Desafio “Como na Vida”

Espelho meu, que planeta tenho eu?

8ºDInês Tavares nº13Ana Margarida nº3

Page 2: Habitos do oriente corrigido

2

Escravos

Page 3: Habitos do oriente corrigido

3

Escravos

Portugal foi a primeira potência europeia a satisfazer as suas carências de mão de obra através da importação de escravos. O exemplo de Portugal foi seguido pela Espanha. A Inglaterra aderiu a este tráfico na segunda metade do século XVI. A França, a Holanda, a Dinamarca e as próprias colónias americanas entraram neste comércio como competidores.

Page 4: Habitos do oriente corrigido

4

Na América do Norte, o primeiro carregamento de escravos africanos chegou em 1619. Os escravos na América do Norte não tinham direitos, mas a tradição conferia-lhes algumas regalias, que a grande maioria dos donos não tinha obrigação, porém, de cumprir.

Page 5: Habitos do oriente corrigido

5

Especiarias

Page 6: Habitos do oriente corrigido

6

Especiarias

Na Idade Média, estes produtos tinham já uma larga difusão, apesar de serem raros e por isso muito dispendiosos. Aliás, a preciosidade e raridade das especiarias fazia aumentar a procura por parte dos mercadores, uma vez que o seu comércio lhes trazia avultados lucros.

Page 7: Habitos do oriente corrigido

7

Na África, os mercadores encontravam a pimenta vermelha, também chamada malagueta, na Gâmbia e no Golfo da Guiné. Nesta última região havia igualmente uma variedade da pimenta preta indiana.

Page 8: Habitos do oriente corrigido

8

Na Ásia havia, sobretudo, seis tipos de especiarias: a pimenta, o gengibre, a canela, o cravo, as maçãs e a noz moscada. Curiosamente, todos estes lugares foram "descobertos" e controlados pelos portugueses durante o período da sua expansão marítima, proporcionando uma das suas maiores riquezas.

Page 9: Habitos do oriente corrigido

9

Batata

Page 10: Habitos do oriente corrigido

10

Batata

É originária da América do Sul, sendo subespontânea e cultivada na Europa.Trazida dos Andes peruanos depois da conquista de Pizarro, a batateira foi introduzida em Espanha em 1580.

Page 11: Habitos do oriente corrigido

11

A sua cultura espalhou-se rapidamente em Espanha, Itália e Alemanha para alimentação dos animais. Em 1763, um prisioneiro alemão de nome Parmentier provou a batata passando, então, a fazer a propaganda da sua cultura.Existem cerca de duas mil variedades de batata em todo o mundo.

Page 12: Habitos do oriente corrigido

12

Açúcar

Page 13: Habitos do oriente corrigido

13

Açúcar

A cana-de-açúcar foi o produto de maior sucesso comercial do Brasil. Teve início em 1532, quando o governador-geral, Martim Afonso instalou o primeiro engenho na capitania de São Vicente. Entre 1570 e 1670, o Brasil tornou-se no maior produtor de açúcar mundial.

Page 14: Habitos do oriente corrigido

14

A generalização do consumo do açúcar na Europa, que incentivava o aumento da produção, fez cair drasticamente os preços. O Marquês de Pombal cria entre 1755 e 1777, as Companhias de Comércio do Grão-Pará e Maranhão e a de Pernambuco e Paraíba relativamente, que foram responsáveis pelo incremento do tráfego negreiro entre Angola e o Brasil.

Page 15: Habitos do oriente corrigido

15

Bibliografia:http://pt.wikipedia.org

http://www.infopedia.pt/

Page 16: Habitos do oriente corrigido

16

FIM