habitação para todos - ribeirão preto

Upload: simonschneider

Post on 05-Jul-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/16/2019 Habitação Para Todos - Ribeirão Preto

    1/17

    Concurso “Habitação para Todos”Classificação: 1º Lugar - Casas Térreas

    Autores: Gustavo dos Santos Corrêa Tenca

      Giuliano Augusto Pelaio  Inácio Cardona  Érica Christina Rodrigues SouzaEquipe: Saulo Feliciano

     

    O projetoperspectiva da fachada

      Felicidade, bem estar e qualidade de vida.Esses foram alguns dos maisimportantes conceitos que, juntamente com a concepção de um projeto bioclimático,formaram o nosso objetivo com esse projeto. 

    O maior desafio foi a busca por uma solução lógica e racional capaz dedemonstrar que a qualidade de uma habitação não deve corresponder ao padrãoeconômico de uma determinada classe social, mas sim aos conhecimentos técnicos do

    seu momento histórico, rompendo um paradigma antigo e dominante de que as casaspopulares devem ser marcadas pela simplicidade de suas construções.

  • 8/16/2019 Habitação Para Todos - Ribeirão Preto

    2/17

      O objetivo consiste na idealização de uma casa compacta que possa dar maisliberdade aos moradores, com espaços livres dentro de suas dependências sem deixar delado, é claro, a qualidade visual e volumétrica das mesmas. A preocupação com afachada, com a identidade, a heterogeneidade e a descompactação do tradicionalmodelo da casa retangular, são pontos chaves na elaboração da nossa proposta.

      A residência consiste em um programa reduzido, resolvido a partir de dois blocoslineares interligados por um terceiro bloco com funções distintas, sendo um módulo paraos dormitórios e banheiro, outro para a área de serviços (cozinha e lavanderia) e umterceiro - de ligação - abriga a sala de refeições e a sala de estar.

      O formato alongado e estreito visa garantir a iluminação e radiação direta totaldos ambientes da casa, já que, de acordo com a inclinação do sol para a latitude das

    cidades do Estado de São Paulo, o formato quadrado ou retangular de certas dimensõesimpossibilitaria o alcance da luz em toda a sua extensão. O mesmo terreno, com asmesmas dimensões, foi pensado para abrigar a casa de dois e três dormitórios,prevendo, assim, a expansão de mais um quarto da menor habitação em caso decrescimento do número de integrantes da família.

      Acreditamos que a qualidade dos espaços projetados influencia diretamente naqualidade de vida e bem estar dos ocupantes e foi assim que procuramos trabalhar.Contamos com a opinião de moradores do atual sistema habitacional do CDHU eestivemos dispostos a ouvir e compreender a respeito das atuais carências, problemas,necessidades, preocupações e anseios, a fim de desenvolver um trabalho com aaprovação do usuário final.

  • 8/16/2019 Habitação Para Todos - Ribeirão Preto

    3/17

      Consideramos de grande valia algumas reuniões realizadas com os futurosmoradores, já que estes, de certa forma, acabaram sendo responsáveis por algunsajustes com relação ao funcionamento e funcionalidade dos espaços criados.

      O objetivo dessa proposta, entre outros, é debater em cima de alguns conceitospadrões do modelo de desenvolvimento habitacional no país.Entendemos e projetamos para romper com questões muito presentes no âmbito dahabitação social atualmente:1.Rápidas e de má qualidade :As unidades habitacionais ainda seriam de rápida

    construção, porém agora são sinônimo de qualidade de vida e felicidade. Espaçosiluminados naturalmente,com ventilação constante e pátios internos que visam aumentar a qualidade de vida dosmoradores.2.Homogeneidade: Privilegiamos entre outras coisas o aspecto e a riqueza visual. Cadacasa poderá ter uma característica peculiar, através da escolha do tratamento de umelemento nafachada que a diferenciará das demais.3.Localização: Desejamos que não haja a criação de guetos em periferias e sim aocupação de vazios urbanos centrais, compactando as cidades, visando multiculturas.

    4. Manutenção:Ninguém quer ter gastos com a manutenção de suas residências, por issoa escolha por materiais resistentes e de longa vida útil.

  • 8/16/2019 Habitação Para Todos - Ribeirão Preto

    4/17

    5. Identidade Cultural:A relação da família com o imóvel é um fator predominante nesteprojeto.6. Segurança: Aspecto relevante resolvido neste projeto através de uma relaçãoharmoniosa entre público x privado. Mesmo com a grade proposta no projeto,conseguimos manter uma relaçãovisual entre os espaços internos da casa e a rua, proporcionando a vigia permanente

    entre ambos os espaços.7. Projeto em desequilíbrio ambiental: Este projeto foi pensado a partir de um estudoclimático da cidade de Ribeirão Preto, Atibaia e Santos, podendo ainda se adaptar aoutros climas brasileiros.  As decisões projetuais foram tomadas a partir da análise do diagrama de umidadede Givoni, a fim de que tenhamos o conforto térmico necessário diminuindo também oconsumo de energia das habitações.  O projeto permite aos moradores criarem os mais diferentes tipos de layouts emsuas residências de acordo com as necessidades de cada família. E o mais importante éque mesmo tendo a mesma concepção, cada casa pode ter uma identidade visualdiferente.

      As fachadas podem ser facilmente modificadas, se alteradas as cores da caixa

    d’água e núcleo central e os elementos de fechamento frontal utilizados na frente dalavanderia. Esses itens são suficientes para se conseguir diferenciar uma casa da outra,mudando o aspecto de que todas as casas são exatamente iguais.

    Modulação

      A concepção inicial das residências partiu de uma modulação simples de 0,90m.

    Essa idéia surgiu a partir de um estudo sobre um denominador comum que pudesseatender tanto as necessidades da construção como as necessidades básicas deacessibilidade.

  • 8/16/2019 Habitação Para Todos - Ribeirão Preto

    5/17

      O módulo de 0,90m é perfeitamente usado quando se utiliza blocos estruturais dafamília 29, além disso a modulação de 0,90m permite ao cadeirante um deslocamenteideal dentro da residência.

    Identidade e layouts

      As residências foram pensadas de maneira a atender diversas estruturasfamiliares.

  • 8/16/2019 Habitação Para Todos - Ribeirão Preto

    6/17

      Dois blocos lineares com funcões distintas interligados por um bloco centralpraticamente sem divisórias internas, permite aos moradores criarem layouts distintosde acordo com a necessidade de cada família.

      Um mesmo terreno, possuindo uma mesma área quadrada é capaz de suportarduas diferentes maneira de ocupação com dois ou três dormitórios.  A idéia de rompimento da monotonia causada pela repetição em grande parte doatual sistema de habitação de interesse social no Brasil, nos fez pensar na possibilidadede diferentes identidades que as casas poderiam alcançar.

    Cada morador tem a possibilidade de se identificar com os seus imóveis através deuma simples escolha. As fachadas podem ser facilmente modificadas a partir da escolhapor diversos materiais distintos de vedação de parte da fachada, assim como umtrabalho paisagístico e com exploração de cores diversas para o volume das caixasd’água.

      Esses itens são suficientes para atingir a quebra de um paradigma antigo edominante de que as moradias sociais devem ser iguais.

  • 8/16/2019 Habitação Para Todos - Ribeirão Preto

    7/17

      Assim, acreditamos estreitar os laços particulares entre o morador e seu imóvel, afim de que ele possa elevar o seu nível de qualidade de vida e satisfação pessoal.

    Características bioclimáticas

    O projeto foi idealizado a partir da análise minuciosa do clima da cidade de RibeirãoPreto e das cidades de Santos e Atibaia que também podem vir a receber tal solução.

    No inverno as variação diárias de umidade e temperatura em Ribeirão Preto – São Pauloestão localizadas entre a zona de “Conforto” e a zona de “Necessidade de InérciaTérmica”. Isto significa que, além de um bom sistema natural de ventilação dos edifícios, énecessária uma alta inércia térmica, um pequeno efeito de estufa através da radiaçãosolar direta em áreas envidraçadas e uma correta orientação norte.

  • 8/16/2019 Habitação Para Todos - Ribeirão Preto

    8/17

    No verão a variação diária de umidade e temperatura em São Paulo se mantém no limiteda zona de “Conforto” se estendendo à zona de “Necessidade de Ventilação” com um nívelmuito alto de umidade. Isto significa que deve-se reduzir a umidade nos edifícios eassegurar uma correta orientação norte. Uma boa ventilação natural seria suficiente paraevitar o uso de sistemas de ar-condicionado.

    Sistemas de geração de calorAs residências se esquentam por si mesmas de duas maneiras para evitar seuresfriamento no inverno. 1. Devido ao seu alto isolamento térmico e dispondo a maiorparte de sua superfície envidraçada a norte e leste. 2.Devido ao seu cuidadoso desenhobioclimático e orientação norte-sul os edifícios se esquentam por efeito de estufa eradiação solar direta.

    Sistemas de geração de resfriamentoAs residências se refrescam por si mesmas de três modos para evitar o seu aquecimentono verão: 1. Dispondo de superfícies envidraçadas ao sul e de proteções solares para a

    radiação solar direta e indireta. 2.Refrescando mediante a entrada de ventilaçãoproviniente de espaços sombreados originados dos pátios gerados pela descompactaçãoda casa. 3. Evacuando o ar quente ao exterior da residência por meio da convecçãonatural.

    Sistemas de Acumulação (calor e resfriamento)O calor gerado durante o dia no inverno (por efeito de estufa e radiação solar direta) seacumula nas lajes e nas paredes interiores com inércia térmica. Desta maneira, a casapermanece quente durante toda a noite sem necessidade de consumo energético. Oresfriamento gerado durante a noite no verão (por ventilação natural e queda de

    temperatura) se acumula nas lajes e nas paredes internas. Deste modo a casapermanece fresca durante o dia sem consumo energético.

    Inércia térmica do edifícioA inércia térmica de um edificio é um claro indicativo do seu comportamento térmico eao mesmo tempo do seu grau de aproveitamento dos recursos naturais.A inércia térmica praticamente só pode ser atingida através do aumento da massa dosedifícios. Quanto menor a massa = menor inércia térmica = pior comportamento térmico= menor conforto = maior consumo energético. Portanto, conseguimos um corretodesenho bioclimático aumentando a massa das envolventes exteriores, instalandocoberturas vegetais, utilizando um sistema construtivo portante a base de blocos de

    concreto, prevendo laje em toda a extensão da casa.

    Ventilação

  • 8/16/2019 Habitação Para Todos - Ribeirão Preto

    9/17

    A ventilação das residências se faz de forma continuada e natural através dos própriosmuros exteriores, que permite uma ventilação adequada sem perdas energéticas.Janelas bem orientadas permitem uma contínua circulação dos ventos a fim de refrescarnos dias quentes do verão e nos dias de alta umidade relativa do ar. As aberturas forampensadas de acordo com as inclinações do sol no verão e inverno para a cidade deRibeirão Preto. De acordo com a latitude da cidade correspondente a 21,2°, temos:

  • 8/16/2019 Habitação Para Todos - Ribeirão Preto

    10/17

    Análise sustentável

    Otimização de recursosO projeto se aproveita ao máximo dos recursos naturais tais como o sol (para esquentara casa), o vento (para refrescar e regularizar a alta umidade) e a água da chuva (para

    rega do jardim e descarga do banheiro). A modularidade imposta pelo sistemaconstrutivo é visto como um fator muito positivo, já que se eliminam os resíduos sólidosda construção e otimiza-se o tempo de construção. De fato, o simples e tradicionalmétodo construtivo permite que os próprios usuários possam construir mais da metadeda residência.

    Diminuição do consumo energéticoNeste projeto a casa se aquece por efeito de estufa, a água se esquenta por meio deplacas solares. A iluminação natural é predominante em todos os ambientes da casa,sendo necessária a utilização de energia elétrica somente quando não houver mais luznatural, e a ventilação é constante para refrescar nos meses quentes de verão. O

  • 8/16/2019 Habitação Para Todos - Ribeirão Preto

    11/17

    principal objetivo de um desenho bioclimático é eliminar os dispositivos tecnológicosque proporcionam calor e resfriamento a um edifício.

    Diminuição de resíduos e emissõesAs únicas emissões da casa foram geradas pela obtenção dos materiais a seremempregados. O mesmo acontece com resíduos,

    já que o sistema construtivo e os materiais empregados possuem um alto grau deindustriliazação, estando na medida exata para o uso.

    Melhoria da saúde e bem estar dos usuáriosA casa se ventila de forma natural e aproveita ao máximo a iluminação natural. Alémdisso, conta com pátios descobertos gerando possibilidades de lazer para os usuários, oque cria um ambiente saudável e proporciona o aumento de qualidade de vida aosocupantes da residência. Uma cobertura ajardinada permite também que os moradorescultivem seus próprios alimentos para consumo próprio, ou até mesmo desfrutem comouma área de sol.

    Diminuição do preço e da manutenção das casas.A racionalização dos processos construtivos e dos componentes da edificação sãopremissas básicas no combate ao déficit habitacional brasileiro. A industrialização daconstrução promove a economia em virtude da produção em grande escala, além dereduzir o tempo de execução da obra e o desperdício de materiais.

    Acessibilidade

      O conceito de “Habitação para Todos” (nome que dá origem ao concurso) foi defato levado a risca. Foram concebidas residências que permitem que os cadeirantes eportadores de necessidades especiais realizem todas suas funções da maneira maissimples possível.

      Todos os cômodos da casa foram minuciosamente pensados para poder atenderperfeitamente as normas de acessibilidade, dandoassim mais conforto aqueles que mais precisam.

  • 8/16/2019 Habitação Para Todos - Ribeirão Preto

    12/17

     Os espaços entre móveis e dimensões de portas foram todos feitos de modo que

    um cadeirante possa se locomover da maneira mais fácil possível dentro de sua própriaresidência.

    Implantaçãoperspectiva da implantação em Ribeirão Preto

      A implantação das residências foi feita pensando primeiramente na comodidadedos moradores. As residências foram implantadas de modo que tivessem as aberturas dasáreas de maior permanência orientadas Norte-Sul. As casas mesmo espelhadas nãodeixam de receber a iluminação e ventilação necessária.

      O terreno sugerido em Ribeirão Preto possui um desnível que foi facilmenteresolvido. Foi sugerido também, bolsões de estacionamento para os residentes evisitantes, todos bem próximos das casas e com vagas especiais para portadores denecessidades especiais. A implantação possui áreas verdes comuns visando manter apermeabilidade do terreno e a qualidade de vida.

    Quando pensamos na implantação dos conjuntos, devemos pensar no conceito dacriação da cidade.

    Frisamos a realidade de que cada terreno possui a sua morfologia, orientação,inserção social, enfim, suas peculiaridades, sendo cada implantação fruto de um estudoparticular a fim de proporcionar a idéia de bairros integrados a rede social e a malhaestrutural das cidades.

  • 8/16/2019 Habitação Para Todos - Ribeirão Preto

    13/17

    Memorial Descritivo  O projeto tem uma constante preocupação com os materiais que serão utilizadosna construção da mesma, cada elemento foi pensado para atender uma série derequisitos, são eles:  - Facilidade de construção;  - Custo baixo;  - Sustentabilidade e bioclimatismo;  - Adequação as normas. 

    De acordo com esses conceito desenvolvemos uma construção simples e queatende as necessidades de seus moradores.  A princípio a casa será construída com blocos de concreto estruturais da família29, sendo assim um projeto modulado para facilitar a construção. Não está descartadoum outro sistema construtivo.

    As paredes receberão uma pintura a cal, que apesar de exigir um padrão deexecução mais cuidadoso dos blocos de concreto possuem características importantes no

    funcionamento bioclimático da casa, pois não prejudicam a porosidade do bloco deconcreto, permitindo o respiro das paredes. Dessa forma, permitimos que a casa ventileno verão através da sua envoltória. O custo para essa solução passa a ser mais um fatordeterminante já que pode vir a ser mais barato do que as pinturas tradicionais que alémdo custo mais elevado criam uma camada seladora nas paredes impossibilitando suaventilação. 

    A caixilharia de alumínio será utilizada fora dos padões de mercado, porém sãopensadas de forma a garantir melhor insolação e ventilação para as unidades. O que noprincípio pode parecer um gasto maior, representa um enorme ganho em função damenor demanda de energia elétrica contratada mensalmente.

     

  • 8/16/2019 Habitação Para Todos - Ribeirão Preto

    14/17

      Na cobertura a utilização de telhas termoacústicas, mescladas com coberturasajardinadas representam um ganho no conforto térmico da residência e uma redução doconsumo de energia mensal. 

    No piso interno a utilização de uma cerâmica com dimensões de 30 x 30 cmgarante, devido a modulação dos blocos, um aproveitamento de praticamente 100% das

    peças, evitando desperdício e perda de material, eliminando assim os resíduos geradosna construção. 

  • 8/16/2019 Habitação Para Todos - Ribeirão Preto

    15/17

    Pranchas Apresentadas

  • 8/16/2019 Habitação Para Todos - Ribeirão Preto

    16/17

  • 8/16/2019 Habitação Para Todos - Ribeirão Preto

    17/17